• Nenhum resultado encontrado

Matão/São Lourenço do Turvo Dobrada JORNAL COMÉRCIO. Edição de Agosto de 2019 Distribuição Gratuita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Matão/São Lourenço do Turvo Dobrada JORNAL COMÉRCIO. Edição de Agosto de 2019 Distribuição Gratuita"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

JORNAL COMÉRCIO

DO

Matão/São Lourenço do Turvo • Dobrada

Edição 1283 • 02 de Agosto de 2019 • Distribuição Gratuita

/jcmatao

www.jcmatao.com.br

Baixa umidade do ar coloca Matão em estado de atenção

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana

Umidade relativa do ar

significa, em termos sim-plificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na tem-peratura observada.

A umidade do ar é mais baixa principalmente no fi-nal do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represas e quando a temperatura diminui (or-valho).

De acordo com a Orga-nização Mundial da Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

| Pág 3

IFSP abre inscrições para cursos de espanhol e francês

| Pág 5

Shows da Facima 2019

são divulgados

| Pág 7 Divulg ação Assessoria de Imprensa

Inscrições para

Frente de Trabalho

começarão

segunda-feira

Serão 25 pessoas contratadas para

atuação em órgãos e setores públicos

municipais

| Pág 5

Umidade do ar na cidade ontem (1°) chegou a 27% e nesta sexta-feira (2) a previsão é que atinja 24%

Interessados devem procurar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Novidades sobre o

caso do hacker de

Araraquara

Parte do material exposto por Vermelho

inclui artistas, esportistas e políticos

| Pág 2

(2)

02 de Agosto de 2019

2 • REGIÃO

JORNAL COMÉRCIO

DO

Vermelho teria hackeado governador do Rio, membro da

Fuvest e 2 milionários

Parte do material exposto pelo hacker inclui artistas, esportistas e políticos

A lista de contatos

obti-dos ilegalmente por meio de agendas telefônicas subtra-ídas clandestinamente per-mitiu a Walter Delgatti Neto, o Vermelho, apontado pela Polícia Federal (PF) como a cabeça pensante em toda a organização presa na Opera-ção Spoofing [que também deteve três amigos dele, to-dos de Araraquara], ter aces-so aos telefones celulares de inúmeras pessoas.

É fato que a invasão ao celular do ministro Sérgio Moro [e, posteriormente, a série de publicações sobre a relação entre ele e os pro-motores durante a Lava Jato deram uma repercussão ao tema], mas não se pode ig-norar a falta de foco do ha-cker. Ele ofereceu conteúdo contra o ministro a uma pes-soa que nem ligada a parti-do político é. Além disso, ex-pôs conversas de políticos e buscou por artistas, juristas e esportistas.

E os alvos foram realmen-te plurais. A Polícia Fede-ral (PF), em Brasília, ainda faz uma perícia em todo o material apreendido com o hacker mais comentado do Brasil. No bate-papo en-tre Vermelho e a pessoa de Araraquara, iniciado no dia 15 de junho, seis dias depois do início da Vaza Jato [nome dado à série de reportagens publicadas pelo site The In-tercept], já era madrugada quando o próprio hacker sai mostrando uma série de imagens, entre elas, a pró-pria tela com ícones de Te-legram de pessoas que havia invadido.

Nesta tela, um novo nome é revelado. Em um arquivo de Telegram parcialmente encoberto tem o nome de Witzel. A suspeita é que seja

uma invasão eletrônica re-ferente a Wilson José Wit-zel, que é advogado, ex-juiz federal, ex-fuzileiro naval e atual governador do Rio de Janeiro filiado ao PSC. O nome dele aparecia bem próximo do outro político importante, o ex-governa-dor de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, que tam-bém teria sido hackeado.

Um dos homens mais ri-cos do Brasil aparentemente também teve o perfil invadi-do pelo hacker de Araraqua-ra, ao menos, segundo os ar-quivos que ele mantinha na tela do seu computador [e expostos ao mostrar uma imagem ao amigo de Ara-raquara durante uma con-versa via WhatsApp no dia 16 de junho]. Trata-se do em-presário Abílio Diniz, eleito pela revista Forbes, em 2016, a 477ª pessoa mais rica do mundo, 14º lugar entre os brasileiros. Ele é um dos do-nos do Grupo Carrefour, en-tre outras empresas.

Nesta tela tem ainda o nome de Patrícia Marino [que seria a empresária, advogada e fundadora do Instituto Humanitas360, voltado ao combate à vio-lência, Patrícia Rieper Le-andrini Villela Marino. Ela é casada com o presidente do Conselho de Adminis-tração do Itaú para a Amé-rica Latina, Ricardo Villela Marino]. Na imagem, logo abaixo de Abílio Diniz está o arquivo de Girlana Peixo-to. Ela é ligada ao Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal. No ban-co desde 2002, desde 1º de setembro de 2015 é a corre-gedora da Caixa.

Quem também pode ter tido o Telegram invadido pelo hacker de

Araraqua-ra é o médico e professor Edmund Chada Baracat. Na tela do computador de Vermelho havia um arqui-vo renomeado para “Edu-mun Fuvest”. O professor, talvez, tenha escolhido por-que, além de ser titular da disciplina de Ginecologia, é o pró-reitor para gradu-ação da Universidade de São Paulo (USP) na gestão 2018/2019 [que define di-retrizes para 182 cursos e 60 mil alunos] e um dos res-ponsáveis pelo processo se-letivo para ingresso nas uni-versidades, a Fuvest.

Até o fechamento dessa edição, a PF não confirma todos os nomes. Muitos des-ses registros mostrados ao longo da semana a repor-tagem obteve por meio de uma conversa entre Verme-lho e uma pessoa de Arara-quara, cujo conteúdo virou uma prova irrefutável das invasões cometidas pelo ha-cker de Araraquara. Por ou-tro lado, ouou-tros nomes já fo-ram divulgados. A conversa informal via Whatsapp co-meçou no dia 15 de junho, seis dias depois das primei-ras reportagens publicadas pelo The Intercept.

Advogado diz que inten-ção de suposto hacker era vender conversas de Moro

para o PT

O advogado de dois dos suspeitos de hackear o ce-lular do ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou nes-ta quarnes-ta-feira (24) que, se-gundo seu cliente, o objeti-vo de Vermelho era vender o conteúdo das mensagens interceptadas ao Partido dos Trabalhadores (PT). As de-clarações foram dadas por Ariovaldo Moreira, que é de

Araraquara e virou defensor de Gustavo Henrique Elias Santos e de sua mulher, Sue-len Oliveira - ambos em pri-são temporária no âmbito da Operação Spoofing. Ver-melho também está detido.

“Ele [Gustavo] confirma que o Walter [Vermelho] ti-nha ao menos informações acerca da conta de Telegram do juiz Moro. A única coi-sa que ele acrescentou a mais é que a intenção [de

Vermelho] era vender essas informações ao PT”, dis-se Moreira a jornalistas, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, depois de acompanhar os depoi-mentos de seus clientes. O advogado disse ainda que Gustavo “não estava envol-vido na empreitada crimi-nosa” e que seu cliente não sabe se a venda do material ao partido político de fato ocorreu.

Ainda na noite de quar-ta-feira, o PT divulgou uma nota na qual afirmou que o inquérito que apura a atu-ação de supostos hacke-rs para invadir o celular do ministro Sérgio Moro se tor-nou uma “armação” contra o partido. A mensagem foi enviada depois da entrevista do advogado Ariovaldo Mo-reira.

| Fonte: A Cidade On

Arara-quara Jornal do Comércio: uma publicação da Editora Embassy Ltda. ME

Rua Rui Barbosa, 1860 | Vila Santa Cruz | Matão-SP | CEP 15990-330 | Fone: 16 3382-6787

Presidente Manoel Amoroso Coordenadora Geral Vanessa Prado jcmatao.financeiro@gmail.com Jornalista Responsável Natali Galvão - MTB 59.767/SP reportagem@jcmatao.com.br Diagramação Fernanda Mattos artefinal@jcmatao.com.br Departamento Comercial Alessandro Leite comercial@jcmatao.com.br Colaboradores Gerrá Maccagnan Kuka Possari Gil Bonfim Representante Comercial REVESP (11) 5051-4611

O conteúdo dos artigos assinados é de total responsabilidade de seus autores e, não representam, neces-sariamente, a opinião do jornal. Re-servamo-nos o direito de resumir os artigos ou não publicá-los. Co-laboradores com colunas ou edito-rias assinadas, editoriais ou sociais, não possuem vínculo empregatício com a empresa.

Fernando Frazão / Agência Brasil

(3)

02 de Agosto de 2019

JORNAL COMÉRCIO

DO

CIDADE • 3

Baixa umidade do ar coloca Matão em estado de atenção

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana

Umidade relativa do ar significa, em termos simpli-ficados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momen-to em relação ao momen-total má-ximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no fi-nal do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represas e quando a temperatura diminui (or-valho).

De acordo com a Orga-nização Mundial da Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. En-tre os problemas decorren-tes da baixa umidade do ar estão: complicações alérgi-cas e respiratórias devido ao ressecamento de muco-sas; sangramento pelo na-riz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletri-cidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrô-nicos; e aumento do poten-cial de incêndios em pasta-gens e florestas.

Segundo a escala psi-crométrica do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à

Agricultura (Cepagri), que aponta os níveis de criti-cidade da umidade do ar, classificados em atenção (entre 21% e 30%), alerta (entre 12% e 20%) e emer-gência (abaixo de 12%), Ma-tão chegou ao estado de atenção nesta quinta-feira (1°), pois a umidade do ar atingiu 27%.

Nesta sexta-feira (2), a previsão é que a umida-de do ar chegue a 24%; no sábado (3), 33%, pois a previsão, segundo o Cli-matempo, é que chova (8 milímetros) a qualquer hora do dia. No domingo (4) e na segunda-feira (5), a umidade do ar deve ficar acima de 60%, pois também estão previstas chuvas (15 e 10 milímetros respectiva-mente).

Mas a partir de terça-fei-ra (6), a umidade do ar deve voltar a atingir índices infe-riores a 60%. Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar exer-cícios físicos ao ar livre en-tre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de va-porizadores, toalhas mo-lhadas, recipientes com água, molhamento de jar-dins, etc.; sempre que pos-sível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; e consumir água à vontade.

| Natali Galvão

Consumir água à vontade é um dos cuidados recomendados

Divulg

(4)

02 de Agosto de 2019

4 • CIDADE

JORNAL COMÉRCIO

DO

PEVs começam a funcionar aos sábados

Horário de funcionamento é das 8h às 16h nas unidades localizadas no Distrito Industrial Adolfo Baldan e na Vila Cardim

A Prefeitura de Matão,

por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamen-to e Recursos Hídricos, in-forma que, a partir de agora, os Pontos de Entrega Volun-tária (PEVs) da cidade fun-cionam aos sábados. O ho-rário de funcionamento é das 8h às 16h, com pausa para o almoço das 11h às 13h, nas unidades localiza-das na Rua José Perlato, 940, no Distrito Industrial Adol-fo Baldan, e na Avenida Bra-sil, ao lado do CAIC, na Vila Cardim. Além disso, os pon-tos também funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com horário de almoço.

Os PEVs são utilizados para descarte de entulho e restos de poda até 1m³ (aproximadamente uma carretinha reboque de um eixo), mobília,

eletrodo-mésticos, além de reciclá-veis e lixo eletrônico, como baterias, pilhas e lâmpadas fl uorescentes. Lembrando que a implantação destes pontos faz parte do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e atende uma determinação da Lei Municipal nº 5132/2017.

Marcos Nascimento, se-cretário da pasta, expli-ca que a população deve descartar o entulho cor-retamente nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) porque estes locais são do-tados de uma estrutura pró-pria para recebimento de resíduos sólidos. “Quere-mos que nossa população descarte o entulho correta-mente para que a Prefeitu-ra recolha periodicamente nos PEVs e faça a destina-ção apropriada por meio de uma triagem. Quero

ressal-tar que vamos abrir aos sá-bados porque era um pe-dido das pessoas que não conseguem realizar o

des-carte durante a semana por conta do horário e dias de funcionamento ou porque realizam limpeza em suas

residências apenas no fi nal de semana. Fico feliz que os matonenses estão pre-ocupados com questões

ambientais e ajudando a administração municipal”, conclui.

| Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Câmara voltou do recesso

parlamentar na quinta-feira

Devido ao feriado do padroeiro da cidade, sessão ordinária

acontecerá na quarta-feira (7)

Após o recesso parlamen-tar, os vereadores voltaram aos trabalhos na quinta-feira (1°) e devido ao feriado do padroei-ro da cidade, na terça (6), ex-cepcionalmente se reunirão na quarta-feira (7), às 19h, para mais uma sessão ordinária. Durante o recesso as sessões ordinárias foram suspensas no

período entre os dias 18 e 31 de julho, porém o atendimento ao público aconteceu normal-mente, de segunda a sexta-fei-ra, das 8h às 17h.

O presidente, vereador Luis Manzini, convida a população em geral para participar das sessões ordinárias, que nor-malmente acontecem às

se-gundas, às 19h, e assim acom-panhar de perto os trabalhos realizados pelos vereadores. “O legislativo matonense estará de portas abertas para atender à população e juntos debater-mos os problemas da cidade e procurarmos soluções”, disse Manzini.

| Assessoria de Imprensa

Pontos também funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com horário de almoço

Secretaria de Meio Ambiente

atende em novo endereço

A Prefeitura de Matão informa que a Secretaria de Meio Ambiente, Sanea-mento e Recursos Hídricos está atendendo em novo endereço desde terça-fei-ra (30). Agoterça-fei-ra, a pasta está

localizada na Rua Dobra-da, 150, no Jardim Buscardi. Atendendo das 8h às 17h, os telefones para contato são 3383-4060 e 3383-4055. Esta secretaria municipal mudou de prédio para

me-lhor atender a população e ter um local para guardar insumos e equipamentos que são utilizados nas pra-ças e outros locais de res-ponsabilidade da pasta. | Assessoria de Imprensa

(5)

02 de Agosto de 2019

JORNAL COMÉRCIO

DO

CIDADE • 5

IFSP abre inscrições para os cursos de espanhol básico e

francês básico

Cursos de introdução ao gerenciamento de projetos de produtos inovadores e programação para arduino também são oferecidos

Começa nesta sexta-feira

(2) o período de inscrições para os cursos de francês bá-sico e espanhol bábá-sico gratui-tos oferecidos pelo Câmpus Matão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-nologia de São Paulo (IFSP). Para participar dos cursos é necessário ter o ensino mé-dio completo. São oferecidas 30 vagas para cada curso. A inscrição deve ser feita pelo site mto.ifsp.edu.br até o dia 11 de agosto.

O curso de francês básico terá 40 horas de duração e as aulas acontecerão às quintas--feiras, das 18h30 às 20h30.

Já o curso de espanhol bá-sico terá 60 horas de dura-ção e as aulas acontecerão às quartas-feiras, das 18h às 21h.

Outros

O IFSP está recebendo as inscrições para os cursos de introdução ao gerenciamento de projetos de produtos ino-vadores e programação para arduino, também gratuitos. A inscrição para ambos deve ser feita pelo site mto.ifsp. edu.br até o dia 6 de agosto. O curso de introdução ao gerenciamento de projetos de produtos inovadores terá 40 horas de duração e as au-las acontecerão às quintas--feiras, das 18h às 21h. Para participar é preciso ter o en-sino superior completo ou em andamento. São ofereci-das 40 vagas.

O curso de programação

para arduino terá 40 horas de duração e as aulas acon-tecerão às terças-feiras, das 13h às 17h. Para participar é necessário ter o ensino fun- damental completo com co-nhecimentos em informáti- ca. São oferecidas 20 vagas.| Natali Galvão

Natali Galvão Assessoria de Imprensa

ALIENAÇÃO DIRETA

PROPOSTAS ATÉ 10/08 - 11H

Imóveis

Comerciais e Residenciais

w w w . h a s t a p u b l i c a . c o m . b r

(16)3461-5950 | (16)3461-5955

vendas@hastapublica.com.br

C o n fi r a e m n o s s o s i t e :

TRT15ª - MATÃO

TRT15ª - MATÃO

Inscrições para Frente de Trabalho

começarão segunda-feira

Serão 25 pessoas contratadas para atuação em órgãos e setores

públicos municipais

A Prefeitura de Matão infor-ma que o município receberá o programa Frente de Traba-lho. Serão 25 pessoas contrata-das mediante inscrições e se-leção realizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvol-vimento Econômico. As inscri-ções começarão na segunda--feira (5) e serão finalizadas na quarta-feira (7). Os interes-sados devem procurar a pas-ta responsável que fica locali-zada na Avenida 28 de Agosto, 651, no Centro, das 8h às 17h, com a cópia dos seguintes do-cumentos: RG, CPF, compro-vante de endereço, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e PIS/Pasep. O telefone para contato é 3384-7575.

Os cargos são disponibili-zados aos trabalhadores

de-sempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos 2 anos no Estado de São Pau-lo. Por meio do Governo do Estado de São Paulo, o proje-to proporciona qualificação profissional e renda para ci-dadãos que estão desempre-gados e em situação de alta

vulnerabilidade social, além de uma bolsa-auxílio. Dentre as atividades realizadas pelos contratados estão: limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais, sendo secreta-rias, escolas, departamentos, entre outros.

| Assessoria de Imprensa

Interessados devem procurar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico

(6)

02 de Agosto de 2019

6 • CULTURA, LAZER E EVENTOS

JORNAL COMÉRCIO

DO

O QUE ACONTECE NO FIM DE SEMANA

Água Doce Cachaçaria • 3384-7889

02/08 (Sex) – 20h30: Marcinho. 03/08 (Sáb) – 20h30: Josafá.

Bar do Ponto (Turvo) • 99742-3887

02/08 (Sex) – 20h30: Denys e Lucas.

Hangar 1399 • 99640-1399

Clube da Melhor Idade • 3382-2894

02/08 (Sex) – 21h30: Baile do Arraste Pé - Banda Chique no Úrtimo

02/08 (Sex) – 21h: Alan D / Robb e Boardsc / Renato Dias / Côco

03/08 (Sáb) – 21h: Ruan e Molina / DVJ Carlinhos

Cia dos Espetinhos • 3384-9192

03/08 (Sáb): Francisco Acústico.

Choppão • 3384-9646

02/08 (Sex) – 21h30: Tony e Dener.

Akademia da Boemia • 98839-4499

02/08 (Sex) – 20h30: Banda 8090 03/08 (Sáb) – 20h30: Mr. Moe

04/08 (Dom)- 20h30: Marlon Oliveira / DJ ViniCore / DJ Nerixx

12ª edição do “Carinho não tem idade” é realizada em Matão

Idosos participaram de diversas atividades de saúde, cuidados com a beleza e dança

A Prefeitura de Matão, por

meio da Secretaria de Assis-tência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), realizou a 12ª edição do projeto “Carinho não tem idade” no último domingo (28). O evento aconteceu no salão social da Paróquia San-ta Cruz. Para auxiliar nos tra-balhos, estiveram presentes voluntários do projeto Pescar (Citrosuco), Conselho Tute-lar, Pastoral da Pessoa Ido-sa, Caravana da Beleza Ne-gra, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Grupo Paz--Lhaçada e alunos do curso de enfermagem da Etec “Syl-vio de Mattos Carvalho”, den-tre outros voluntários.

Patricia Moraes, presiden-te do Conselho Municipal do Idoso (CMI), fala a importân-cia que é realizar o “Carinho não tem idade” para os

ido-sos. “Este projeto é tão ma-ravilhoso que estamos na 12ª edição, sendo uma homena-gem ao Dia dos Avós. Temos que valorizar os idosos, mos-trando que nos importamos para que eles se sintam úteis e não passem despercebidos. Por isso, realizamos esta festa com muito amor, carinho e dedicação. Quero agradecer ao prefeito Edinardo Esque-tini e ao Carlão Rondanin, além de todos os parceiros que fazem do ‘Carinho não tem idade’ um evento de su-cesso”, destaca.

Para atender a demanda, foi oferecido um café da ma-nhã aos participantes, que também tiveram à disposi-ção atividades como teste de glicemia e aferição de pres-são arterial, cuidados com a beleza (serviços de mani-cure e cabeleireiro) e sorteio de brindes. De acordo com

Antônio Carlos Rondanin (Carlão), secretário da pas-ta, é gratificante participar da 12ª edição do “Carinho não tem idade”. “Queremos sem-pre melhorar e trazer novida-des para este evento porque é muito importante para os idosos. Neste projeto ofere-cemos aos idosos momentos

diferentes de seu cotidiano por meio de ações pontuais e motivadoras dentro de um contexto social, em particu-lar, a integração social. Ano que vem realizaremos nova-mente este grande evento. Portanto, preciso agradecer a todos os participantes, ao Cucão que trouxe a

Carava-na da Beleza Negra, à Patricia que está à frente do Conselho Municipal do Idoso, ao padre Marcelo Jolli que cedeu o es-paço e ao nosso prefeito Edi-nardo Esquetini que sempre nos apoia”, diz.

O projeto “Carinho não tem Idade” foi criado em 2011, por intermédio de um

projeto de trabalho de con-clusão de curso das alunas do Serviço Social do COC Ma-tão. Na ocasião, as estudan-tes escolheram o bairro Vila Santa Cruz para realização da pesquisa, uma vez que ali se concentra um número ex-pressivo de idosos.

| Assessoria de Imprensa

Evento aconteceu no salão social da Paróquia Santa Cruz, no último domingo (28)

Assessoria de Imprensa

Cidade é representada no

Encontro Regional de Santos Reis

Companhia de Santos Reis “Padre Marcos Pião” participou do evento que aconteceu

em Cravinhos

No dia 21 de julho (do-mingo), a Companhia de Santos Reis “Padre Mar-cos Pião” participou do 19° Encontro de Com-panhias de Santos Reis de Cravinhos, realizado pela Secretaria Munici-pal de Cultura de Cravi-nhos. O evento contou com a presença de cerca de 20 companhias de di-versas cidades da região. Na oportunidade, a Companhia de San-tos Reis “Padre Marcos Pião” apresentou músi-cas do repertório da

Fo-lia de Reis, bem como mostrou danças típicas e outras particularida-des. Para a participação no encontro, a compa-nhia matonense teve o apoio da Prefeitura de Matão, por meio da Se-cretaria de Educação e Cultura.

Esta celebração acon-tece entre o Natal (25 de dezembro) e a Festa de Reis (6 de janeiro). A Fo-lia de Santos Reis, Reisa-do, Companhia de Reis ou simplesmente Folia de Reis é um cortejo de

caráter religioso realiza-do em vários estarealiza-dos realiza-do Brasil. Além disso, é um auto popular, sagrado e folclórico. Trata-se ainda da manifestação popular mais difundida do Brasil, sendo um teatro do povo, e rica em ritos e crenças próprias, as quais repre-sentam a história da via-gem dos três Reis Magos à gruta de Belém. Repro-duzindo de forma sim-bólica essa procissão, os grupos vão de casa em casa adorar o Menino Deus no presépio.

Os Reis Magos, Balta-zar, Belquior e Gaspar, foram os primeiros a adorar o Menino Deus. Desta forma, reconhe-cendo naquele Menino o Rei dos reis, oferece-ram-lhe presentes como ouro, incenso e mirra. O ouro significa a realeza daquele menino, o in-censo simboliza sua di-vindade e a mirra sim-boliza sua humanidade e o sofrimento através do qual ele salvaria a huma-nidade.

(7)

02 de Agosto de 2019

JORNAL COMÉRCIO

DO

CULTURA, LAZER E EVENTOS • 7

Shows da Facima 2019 são divulgados

Dezenove atrações musicais são esperadas no evento, que acontecerá de 14 a 18 de agosto

Na noite desta

quarta-fei-ra (31), duquarta-fei-rante o coquetel de lançamento da Feira Agro Co-mercial e Industrial de Matão (Facima) 2019, realizado na Associação Comercial e Em-presarial (ACE), foram divul-gados os shows que acon-tecerão no evento, que será realizado neste mês.

No dia 14 (quarta-feira) serão quatro atrações: Dani e Danilo, Peão Carreiro e Sil-vano, César e Renan e Alan e Aladim.

No dia 15 (quinta-feira) também serão quatro atra-ções: Junior Mambelli, Trio Bravana, Zé Henrique e Gaby Violeira.

No dia 16 (sexta-feira), mais quatro atrações: Viola Bruta, Athaíde e Alexandre, Galvão e Galatti e João Lucas e Miguel.

No dia 17 (sábado) haverá três shows: Matheus e Gusta-vo, Rodrigo Morais e Murillo e Bruna e Bianca.

No dia 18 (domingo) terá quatro apresentações: Victor e Mallu, Guilherme e Gustavo, Paulo Cezar e Ernan e Sandra e Sueli.

A programação ficou sob os cuidados da Rádio Cida-de, emissora oficial do evento que acontecerá no Conjunto Poliesportivo “Laert José Ta-rallo Mendes”.

No coquetel, também foram passadas dicas para ajudar no planejamento de estandes e regras para os expositores.

A Facima 2019 é uma reali-zação da ACE e do Sindicato do Comércio Varejista (Sinco-mércio), com o apoio da Pre-feitura.

| Natali Galvão

Divulgação

Coquetel de lançamento aconteceu no auditório da ACE

3ª Semana Municipal da Música termina em Matão

Interatividade e dinâmicas marcaram evento que ofereceu Master Class, workshop, Encontro de Corais, palestras, apresentações musicais de oficinas e projetos sociais

A 3ª Semana Municipal da

Música (SeMMus) aconte-ceu de 22 a 27 de julho e ofereceu atividades como canto coral, palestras, apre-sentações instrumentais dos alunos da Escola Mu-nicipal de Artes das oficinas culturais de violão, violino, viola de arco, violoncelo, te-clado, acordeom, viola cai-pira e sopros, dentre outras ações. Com o objetivo de in-centivar a produção artísti-ca, difundir o conhecimento acerca da música erudita e demais estilos musicais jun-to à comunidade majun-tonen- matonen-se e músicos participantes do evento, a realização foi da Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura.

A programação reuniu também Master Class para cordas friccionadas, apre-sentação da Orquestra Jo-vem de Matão, workshop

para coralistas e Encon-tro de Corais com a parti-cipação de sete coros que apresentaram o trabalho de pesquisa musical. As apre-sentações foram realizadas em diversos locais, sendo na Comunidade Espírita Cairbar Schutel, Igreja Cris-to Vive, Igreja de Nossa Se-nhora Aparecida, Casa da Cultura e praça Dr. Leôni-das Calígola Bastia.

A 3ª SeMMus trouxe ain-da Márcia Gregório (palestra “Neuroeducação e os Bene-fícios da Música”), Rosân-gela Falcão (temática “Can-to que te quero Tan“Can-to”), o professor e maestro Moa-cir Carlos (tema “Educando por Meio da Música”), pro-fessores de musicalização com apresentação de proje-tos sociais (Casa do Peque-no Cidadão da Vila Pereira e SOS Cidadania), Coral Can-to da Rosa (EMEF AnCan-tonio

Carlos Manzini), educado-res sociais (Vinicius Belar-dinucci, Michael Silva, Luiz Fernando Daguano, Benedi-to Fernandes, sob a orienta-ção de Danilo Gomez) com alunos das oficinas culturais (violão, viola caipira, canto coral, violino).

O Master Class foi minis-trado pelo maestro e violi-nista Eduardo Augusto de Almeida Silva, com a par-ticipação de integrantes da Orquestra Jovem de Matão (iniciantes e avançados). Na oportunidade, Eduar-do Augusto se apresentou junto aos integrantes da Orquestra de Matão e, pos-teriormente, regeu a peça “Arioso”, de Johann Sebas-tian Bach. Durante a pro-gramação, Michael Silva e Eduardo Augusto tocaram juntos a peça “Duo de Violi-nos Op38 nº01”, de F. Mazas. O calendário fechou com

a realização de Workshop e Encontro de Corais, sob a regência da Maestrina Fla-via Bombonato. As apre-sentações dos coros Grupo Vocal Marias (regência Da-nilo Gomez), Coro Paulista São Carlos (regência Flavia Bombonato), Coro Anjos e Vozes da ETAM Taquaritinga (regência Gildo Legure), So-rema Canto Livre (regência Luiz Piquera), Coro Frater (regência Danilo Gomez), Coro e Osso (regência Luiz Piquera), Coral Municipal de Matão (regência Danilo Gomez) e União dos Coros com as peças “Trillo” e “E Nana Kakou I Na Manu”, sob regência da maestrina Fla-via Bombonato.

As respectivas atividades tiveram como público os educadores (projetos so-ciais), coordenadores pe-dagógicos, ADI´s, profes-sores, diretores de escolas

(rede pública municipal, estadual e federal de ensi-no, além das escolas parti-culares), coralistas, músi-cos e demais membros da sociedade civil. Danilo Go-mez, diretor da divisão de Formação Cultural do De-partamento de Cultura e re-gente da Orquestra Jovem de Matão, acredita que o evento foi muito importante porque reuniu um público heterogêneo, porém mui-to interessado na mui- totalida-de da programação. “Pototalida-de- “Pode-mos afirmar que toda grade oferecida foi de qualidade e pertinente, pois contribuiu expressivamente para o co-nhecimento coletivo. Gra-tidão a todos os envolvidos nessa proposta”, diz.

Edeneia Serafim (Neia), secretária interina de Edu-cação e Cultura, salienta que a 3ª Semana da Música con-tribuiu positivamente para

o aperfeiçoamento de todos os músicos e coralistas en-volvidos na proposta, uma vez que a difusão do co-nhecimento é sempre fun-damental. “Creio que as te-máticas proferidas durante o evento foram enriquece-doras para nossos educado-res, porque o conhecimento adquirido poderá ser mul-tiplicado em sala de aula. Além disso, o evento pro-moveu união entre os par-ticipantes, integração, co-nhecimento e aprendizado para todos os envolvidos. Parabenizo todos os envol-vidos na organização deste evento, pois é gratificante ver talentos serem revelados por intermédio de nossas oficinas culturais, cujo pro-pósito é fazer chegar a todos as manifestações artísticas e culturais de maneira gra-tuita”, frisa.

(8)

02 de Agosto de 2019

8 • ESPORTES

JORNAL COMÉRCIO

DO

1° nos Regionais, ginástica rítmica de Matão classifica-se

para os Jogos Abertos do Interior

Equipe formada por seis ginastas teve como técnicas Carolina Gonçalves e Priscila Nagata

A ginástica rítmica de

Ma-tão ficou em primeiro lugar na classificação final, no 63° Jogos Regionais. Na segunda coloca-ção ficou Franca; na terceira, Ribeirão Preto; e na quarta, Olímpia. A competição acon-teceu em Franca, entre os dias 15 e 27 de julho.

A equipe é formada por seis ginastas: Maria Clara Ribeiro, Gabriela Rafacho, Laura Mil-soni, Ana Laura Agulhare, Be-tina Valdez e Nicole Degrava. A medalha de ouro foi conquis-tada na categoria conjunto de cinco arcos.

Além disso, elas também se apresentaram nas categorias individual de mãos livres, na qual Maria Clara Ribeiro ga-nhou uma medalha de bron-ze; individual de bola, na qual Maria Clara Ribeiro levou mais uma medalha de bronze;

indi-vidual de fita, na qual Gabriela Rafacho conquistou uma me-dalha de bronze; e individual de corda, na qual Gabriela Ra-facho garantiu uma medalha de prata.

As técnicas da equipe são Carolina Gonçalves e Priscila Nagata. “Esse resultado vem de muito treino e muita dedi-cação da equipe”, diz Caroli-na. Por ter ficado em primei-ro lugar, Matão classificou-se para o 83° Jogos Abertos do Interior, que acontecerá em Marília, de 11 a 23 de novem-bro. A competição é organi-zada pela Secretaria de Es-porte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ). Essa será a segunda vez que a cidade irá receber os Jogos Abertos “Horácio Baby Bario-ni”, após 56 anos.

| Natali Galvão Equipe exibe as medalhas e o troféu conquistados na competição

Divulgação

Matão fica em 6° nos Jogos Regionais

Seis modalidades classificaram-se para o 83° Jogos Abertos do Interior

Terminou no último

sába-do (27) o 63° Jogos Regionais e Matão ficou em 6° lugar na classificação final, atrás de Franca (1°), Ribeirão Pre-to (2°), Araraquara (3°), Ser-tãozinho (4°) e Batatais (5°). O ranking vai até a 49ª po-sição.

Classificação final por modalidades A ginástica rítmica até 14 anos conquistou medalha de ouro. Ganharam me-dalhas de prata a ginástica artística até 14 anos, o bas-quete masculino, o hande-bol feminino, a malha e o taekwondo masculino. Es-sas modalidades classifi-caram-se para o 83° Jogos Abertos do Interior.

Ficaram na quarta

coloca-ção o futsal feminino, o biri-bol, o karatê feminino, a na-tação masculina e o xadrez masculino. Em quinto lugar ficaram o handebol mascu-lino e o karatê mascumascu-lino.

Na sexta colocação fica-ram o atletismo ACD (atletas com deficiências) masculino e a natação feminina. Em sé-timo lugar ficaram o ciclis-mo feminino e o taekwondo

feminino. Na oitava coloca-ção ficaram o atletismo ACD feminino, o tênis masculino, o voleibol feminino e o vôlei de praia feminino.

| Natali Galvão

Matonense enfrentará o

Flamengo de Guarulhos

neste sábado

Jogo será às 15h, no Estádio Municipal “Dr.

Hudson Buck Ferreira”

A Sociedade Esportiva Matonense (Sema) jogará contra a Associação Atlé-tica Flamengo no sába-do (3), às 15h, no Estádio Municipal “Dr. Hudson Buck Ferreira”.

A partida da 19ª rodada acontecerá após a derro-ta por 2 a 1 contra o José Bonifácio Esporte Clube no último sábado (27), em José Bonifácio.

O jogo da 18ª rodada do Campeonato Paulista Sub 23 Segunda Divisão começou às 15h, no Es-tádio Municipal “Antonio Pereira Braga”.

A Matonense saiu na frente com o gol de We-ber aos 30 minutos do primeiro tempo, mas João empatou 5 minutos de-pois. Paulo fez o segundo gol do José Bonifácio aos 48 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, a Águia Azul está em tercei-ro lugar no Grupo 12 com 5 pontos, atrás do São José Esporte Clube com 6 e do Flamengo de Guarulhos também com 6. Em últi-mo lugar está o Tricolor do Vale com 3 pontos. | Natali Galvão

(9)

02 de Agosto de 2019

JORNAL COMÉRCIO

DO

GERAL • 9

Ass ess oria de I mpr ens a

Prefeitura informa

mudanças no Plantão

Odontológico

Atendimentos de final de semana e feriados serão feitos no Centro de

Especialidades Odontológicas (CEO) a partir de agosto

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, a partir de agosto, o Plantão Odon-tológico de final de sema-na e feriados da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíso será trans-ferido para o Centro de Es-pecialidades Odontológicas (CEO), que fica localizado na Rua Prudente de

Mora-es, 1075, no Centro. O ho-rário de atendimento será das 7h às 16h. O telefone para contato é 3382-3779. Lembrando que nos dias de ponto facultativo não have-rá atendimento.

Já o plantão de final de semana e feriados que es-tava sendo feito na UBS do Bairro Alto, em virtude da reforma desta unidade,

também está funcionando no CEO. Durante a semana, os atendimentos odonto-lógicos de urgência estão sendo feitos na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Nova Guarani, localizado na Avenida Maria Campos Salto, 1540, na Nova Gua-rani, nos horários das 7h às 12h e às 14h.

| Assessoria de Imprensa

CEO fica localizado na Rua Prudente de Moraes, 1075, no Centro

Ação Social acontecerá neste

sábado na Vila Jandira

A Faculdade Anhan-guera, em parceria com a Paróquia Divino Espírito Santo, realiza neste sábado (3) a Ação Social “Matão na Comunidade” com di-versas atividades gratuitas para a comunidade, das 10h às 14h.

Além de jogos, brinca-deiras e orientação jurídi-ca e contábil, a faculdade

também fará a doação de roupas e agasalhos arreca-dados por alunos e profes-sores da Anhanguera du-rante o mês de julho.

A coordenadora acadê-mica da Anhanguera de Matão, Fernanda Frattini, acredita que a ação é uma oportunidade para aproxi-mar a população local da comunidade acadêmica.

“Arrecadamos doações na faculdade durante todo o mês de julho para aju-dar a quem precisa. Nos-sos alunos e professores dos cursos de Educação Física, Direito, Ciências Contábeis, Serviço Social e Enfermagem estarão jun-tos para atuar em prol da comunidade”, conta. | Assessoria de Imprensa

Secretaria de Educação

realiza planejamento do 2°

semestre do ano letivo

As aulas da Rede Pública Municipal de Educação re-tornaram na última semana (23 de julho). Porém, antes da volta às aulas, a Prefeitura de Matão, por meio da Secre-taria de Educação e Cultura, realizou o planejamento do 2º semestre do ano letivo de 2019 no dia 22 de julho. Do encontro nas unidades esco-lares, participaram diretores, professores e coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mé-dio. O objetivo foi reunir a equipe para pautar as prio-ridades em evidências e re-tomar as metas para propor-cionar melhorias pontuais na

implementação da prática pedagógica.

O replanejamento é fun-damental para que todas as prioridades sejam levantadas e todos os envolvidos anali-sem os aspectos pertinentes ao programa de ensino para este semestre. Dentre os as-suntos estavam: avanços e necessidades de aprendiza-gem de cada turma; informa-ções que estão por trás das avaliações externas e inter-nas (qualitativa e quantitati-va); perspectivas dos alunos em relação à escrita; análise das ações pedagógicas rea-lizadas pela escola (proje-tos); metodologia, grupos de

apoio, momentos de recupe-ração, avaliações e planos de adaptação curricular aos es-tudantes com dificuldades de aprendizagem.

Sendo assim, os dados le-vantados pela equipe esco-lar foram importantes para atender às necessidades de aprendizagem do próximo período, estabelecendo as metas realistas e objetivas. Para mais informações, bas-ta procurar a Secrebas-taria de Educação e Cultura, que fica localizada na Rua José Boni-fácio, 1176, no Centro. Aten-dendo das 8h às 17h, o telefo-ne para contato é 3383-6606. | Assessoria de Imprensa

Do encontro nas unidades escolares, participaram diretores, professores e coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ass ess oria de I mpr ens a

(10)

02 de Agosto de 2019

10 • GERAL

JORNAL COMÉRCIO

DO

Detran.SP licencia veículos com placas

terminadas em 5 e 6 no mês de agosto

Taxa custa R$ 90,20 e por mais R$ 11 o motorista recebe o documento em casa; passo a passo

está disponível em detran.sp.gov.br

Tem veículo com placa fi -nal 5 ou 6? Então, chegou a sua vez de fazer o licen-ciamento anual obrigatório agora em agosto. O Depar-tamento Estadual de Trân-sito de São Paulo (Detran. SP) ressalta que é possível li-cenciar de forma eletrônica, por meio do sistema bancá-rio, sem precisar ir até uma unidade de atendimento. O valor da taxa do serviço é de R$ 90,20 e por mais R$ 11 o motorista pode receber o documento em casa.

O Detran.SP ressalta que não basta apenas pagar a taxa, é preciso que haja a emissão do documento. Por isso não é aconselhável dei-xar para a última hora. Os mais esquecidos podem contar com a ajuda do De-tran.SP e receber gratuita-mente um alerta 30 dias an-tes do vencimento via SMS e push no celular. Para isso,

é só cadastrar o celular no portal detran.sp.gov.br e au-torizar o recebimento.

Hoje, o Estado de São Pau-lo tem mais de 30 milhões de veículos registrados. Para circular, todo veículo preci-sa estar com o licenciamen-to em dia, independente-mente do ano de fabricação. O passo a passo para fazer o serviço pode ser consulta-do em detran.sp.gov.br, na área de “Veículos”>”Licen-ciamento Anual”. A página disponibiliza um “tira dú-vidas” e também um chat online para o motorista se informar melhor sobre o li-cenciamento.

Como licenciar – O valor do licenciamento em 2019 é de R$ 90,20 para todo tipo de veículo. Não é necessário ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para pa-gar a taxa. Basta informar o número do Registro

Nacio-nal de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancá-rio ou selecionar essa op-ção nos terminais eletrô-nicos das agências ou no internet banking. É preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas, por exemplo. Algu-mas unidades do Detran.SP dispõem de máquina para pagamento com cartão de débito. Não precisa espe-rar chegar o mês do final de placa do veículo. É pos-sível licenciar de forma an-tecipada.

Retirada do documento – Com o comprovante de pa-gamento e um documento de identifi cação em mãos, o condutor pode ir ao De-tran.SP ou posto Poupatem-po para solicitar a emissão do documento. Se preferir, pode pagar junto com a taxa o custo de envio pelos Cor-reios, de R$ 11, para

rece-ber o documento em casa. A entrega pode ser acom-panhada pelo portal www. detran.sp.gov.br, em “Ser-viços Online”.

Apreensão do veículo – Licenciamento em atraso gera a remoção do veículo ao pátio. Além disso, o pro-prietário recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na ha-bilitação por conduzir ve-ículo que não esteja devi-damente licenciado, o que é infração gravíssima, con-forme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Pagar o licenciamento em atraso também gera a cobrança de multa e juros. Caso não seja feito, o dono do veículo pode ter o nome inscrito no Cadastro Infor-mativo dos Créditos não Quitados (Cadin) e na dívi-da ativa do Estado pelo dé-bito em aberto.

| Assessoria de Imprensa

Para circular, todo veículo precisa estar com o licenciamento em dia, independentemente do ano de fabricação

(11)

02 de Agosto de 2019

JORNAL COMÉRCIO

DO

ENTRETENIMENTO • 11

Alguém contra o casamento

No casamento, o padre diz:

- Se tiver alguma pessoa que é contra esse casamento, que fale agora ou cale-se para sempre!

Então, só um levantou a mão. E o padre diz: - Meu fi lho, não vale! Você é o noivo!

Áries (21/03 a 20/04)

Caso você consiga fortalecer seu lado mais tolerante hoje, poderá obter resultados que a pressa e a velocidade não são capazes de prover. É tempo de manter a concen-tração naquilo que deseja realizar.

Touro (21/04 a 20/05)

Hoje é um dia em que as conexões com as profundezas da sua alma podem se intensifi car. Esteja então preparado para superar eventuais obstáculos com positi-vidade. É tempo de viver a sua espiritualidade.

Leão (22/07 a 22/08)

Um novo ciclo começa agora para você, e com ele todos os caminhos se abrem. Use a imaginação para elaborar seus sonhos, criando então os caminhos rumo às re-alizações. É tempo de se sentir animado.

Virgem (23/08 a 22/09)

Ao se deparar com alguma situação que demande a sua plena atenção, procure se concentrar nos fatos para poder fa-zer boas avaliações, obtendo assim as melhores orientações. É tempo de direcionar a mente.

Libra (23/09 a 22/10)

Muitos dos questionamentos inter-nos que você vem fazendo tendem a apresentar respostas mais claras hoje. E para isso é preciso que você esteja atento para per-cebê-las. É tempo de usar a sua sensibilidade.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Hoje a sensibilidade deve amplifi car a sua criatividade, e por isso é preciso deixar que a imaginação e a fantasia fl uam natu-ralmente, sem limitações. É tempo de acreditar no potencial das suas ideias.

Sagitário (22/11 a 21/12)

As pesquisas e os estudos podem agora ser boas ferramentas para a sua evolução profi ssional. O importante é ter em mente os assuntos que você deseja conhecer a fundo. É tempo de investir no intelecto.

Capricórnio (22/12 a 20/01)

Para que você possa conquistar suas ambições, é preciso honrar a sua au-tonomia e apostar nas suas decisões. Afi nal, o seu coração está guiando os seus passos. É tempo de fortalecer a autoconfi ança.

Aquário (21/01 a 19/02)

A fase é favorável para o amor, seja cuidando da relação que se tem, ou se abrindo por completo para que bons encontros possam acontecer. O que importa é se abrir para o afeto. É tempo de celebrar o outro.

Peixes (20/02 a 20/03)

Caso seja necessário adotar uma pos-tura de liderança no seu trabalho, lembre de fazer isso com alegria e generosidade, infl uenciando positivamente quem está ao seu lado. É tempo de estimular o outro.

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Procure hoje se dedicar mais ao seu relacionamento amoroso, investin-do em momentos de satisfação e fazeninvestin-do com que o outro se sinta seguro em relação aos seus sentimentos. É tempo de celebrar o amor.

Câncer (21/06 a 21/07)

Este é o momento de perceber as ati-vidades e os mecanismos que favo-recem a sua vitalidade, já que você vive um ciclo em que as suas realizações só dependem da sua dedicação. É tempo de boas conquistas.

PASSATEMPO

HORÓSCOPO

(12)

02 de Agosto de 2019

12 • CULINÁRIA

JORNAL COMÉRCIO

DO

Iogurte grego caseiro

Ingredientes • 2 litros de leite inte-gral (aquecido a 45°C)

• 1 pote de iogurte na-tural (em temperatura ambiente)

• Gotinhas de essência de baunilha

• Adoçante a gosto Opções de frutas para

acompanhamento • Ameixa em calda • Abacaxi em calda • Frutas vermelhas Modo de fazer Em um recipiente, co-loque o leite aquecido a 45°C. Teste a temperatu-ra com o dedo. Deve su-portar por 10 segundos. Adicione o iogurte natu-ral em temperatura

am-biente. Misture e tampe. Cubra com um tecido e guarde em um lugar que mantenha quentinho por 8 horas.

Em um escorregador,

coloque um pano de pra-to limpo e despeje seu iogurte. Deixe dessorar na geladeira por 8 ho-ras. Transfi ra o iogurte pra um novo recipiente,

adicione as gotinhas de essência, adoce a gosto. Misture.

Separe em porções e adicione as frutas em calda de sua preferência.

Divulg

ação

Dica para arrasar

na cozinha

Omelete leve Quer fazer uma omelete mais leve? Então

experimen-te misturar um pouco de lei-te aos ovos enquanto balei-te. Assim, ela fi ca bem cremosa e cresce muito mais.

(13)

02 de Agosto de 2019

JORNAL COMÉRCIO

DO

COLUNA SOCIAL

por Gil Bonfim• 13

Leonardo da Rocha, João Pedro Velozo, Raul Slompo, Otávio Pinto e

Matheus Gonçalvez no Spot Burger João Victor Paixão, Murillo Polli, Leonardo Leite, Matheus Bagarolo, Kenzo Iada, Marcos Torres, Leonardo Bocchi e Rafael Fernandes no Spot Burger

Janaína Ferreira no Hangar 1399 Adriana Santos e Edson Venâncio no Hangar 1399

Anne Ketherine Oliveira comemorando seu aniversário no Hangar 1399

Juliana Emilio no Hangar 1399 Priscila Vassoreli, Érica Oliveira e Lilian Helen no Hangar 1399

Vanessa Gaifatti e Natalia Barbosa no Hangar 1399

(14)

02 de Agosto de 2019

14 • COLUNA SOCIAL

por GERRA.COM.BR

JORNAL COMÉRCIO

DO

Os chefs Rodrigo Casale e Tiago Frujuelle com os proprietários Rafael, Livia e Yuri em noite de 1ª Hamburgada Boi Brabo, que aconteceu no dia 31 de julho e foi um sucesso total

Mariluci, Aline, Evelize e Paulo na noite da 1 ª Hamburgada Boi Brabo Equipe Marina Modas: Franciele, Gislaine, Marina, Angélica e Renata em noite de Workshop Melissa Veridiana e Humberto em noite de Hamburgada

(15)

02 de Agosto de 2019

JORNAL COMÉRCIO

DO

Coluna Social

por JC Matão • 15

Márcia Gregório e Helaine Arruda Cruz no Encontro de Mulheres Empresárias e Empreendedoras Regina Galli, Cristina Scudeller, Vanessa Gomes e Silmara Lacerda no Othon Suítes Hotel durante o Encontro de Mulheres Empresárias e Empreendedoras

Claudia Chiozzini Bellini e Luis Paulo Bellini na Academia Boa Forma, na Sorema Denise Nicolucci, Lello Araujo e Natália Garcia na Sorema durante a inauguração da Academia Boa Forma

Fernanda Mattos, Fernanda Tomazini e Jaqueline Tangoda curtindo o final de

(16)

02 de Agosto de 2019

16 • COLUNA SOCIAL

por Kuka Possari

JORNAL COMÉRCIO

DO

tg3

.com.br

03_anuncio_260x140_JC.indd 1 17/07/2019 18:40 Zé Paulo Panegossi, integrante da Banda os Milionários, durante apresentação Jovani e Claudia prestigiando a quermesse ao som de Os Milionários Antonio e Miriam Zucolo na inauguração da Academia Boa Forma, na Sorema

Mario Johansen e Polegato curtindo a quermese da Paróquia Senhor

(17)

O majestoso Rio São Lourenço

EDIÇÃO 37 | 02 DE AGOSTO DE 2019

INFORMATIVO

Nessa edição

A importância do Aquífero Guarani

Pág 2

CMS Criança. Aprenda brincando

Pág 4

Diga não à poluição

Pág 3

A poucos quilômetros de Matão, no distrito de

Silvâ-nia, entre belas árvores e um túnel, registro histórico

do século XIX, perto da Estrada de Ferro, em um

local também conhecido como Estrada da ‘Boiadeira’,

que era muito utilizada por todos que precisavam

chegar até aqui, caminho este feito por empresários

e cidadãos que vieram se instalar na cidade, quando

o município de Matão começava a nascer, começa a

brotar um fio de água cristalina, onde a poucos metros

já pode-se ouvir o barulho de suas águas. É neste

local, tão importante para a história da nossa cidade e

seu desenvolvimento, que nasce o Rio São Lourenço.

O rio vai seguindo seu leito e o volume de água

começa a aumentar e ganhar grandeza, e assim ele

percorre as principais ruas e avenidas de Matão,

passa pelas cidades de Taquaritinga, Itápolis e vai

desaguar em Borborema, no Rio Tietê.

É um dos rios mais importantes do Estado de São

Paulo, e pelo seu curso e suas margens é possível

observar ricas belezas naturais. Ele também é fonte

de sustento para a região, um dos principais recursos

para a agricultura e também para a pesca, seja por

lazer ou como sustento para muitos.

Em 2005, quando a CMS (Companhia Matonense de

Saneamento) chegou em Matão, o Rio São Lourenço

estava praticamente todo poluído, com impurezas

provenientes das limpezas das casas e dos banhos

da população, e com todos os dejetos dos vasos

sanitários, pois esses eram lançados diretamente no

rio. Este cenário tão preocupante para o rio, para a

saúde dos matonenses e para o meio ambiente só

começou a mudar, e para muito melhor, com a vinda

da nossa ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)

para o município. Sua chegada foi um grande divisor

de águas para o desenvolvimento de Matão em todos

os quesitos.

(18)

2

Matão está sobre o maior manacial de água doce do mundo, o Aquífero Guarani

Expediente: Informativo da Companhia Matonense de Saneamento (CMS) • Endereço: Via Luiz Gonzaga Silva Leite, 200 - Matão - SP • CEP 15995-070 • Fone: 16 3382-5855. Material encartado no Jornal do Comércio.

A importância do Aquífero Guarani

Matão é uma cidade com uma

população de mais de 80 mil

habi-tantes, e figura entre os principais

municípios do Estado, com

parti-cipação relevante na composição

do PIB regional, sendo um dos

berços do agronegócio, indústrias

de processamento de suco e do

gênero alimentício. Quando

fala-mos da sua exuberância

ambien-tal, a cidade torna-se ainda mais

importante e interessante, pois

está sobre o maior manancial de

água doce subterrâneo do mundo,

o Aquífero Guarani.

O Aquífero Guarani abrange

partes dos territórios do

Uru-guai, Argentina, Paraguai e,

prin-cipalmente, Brasil, ocupando

1.200.000 km². O nome foi

pro-posto em 1996 pelo geólogo

uru-guaio Danilo Anton. Ele é capaz

de abastecer a população

brasi-leira durante 2.500 anos.

A maior parte, 70% ou cerca de

840.000 km² da área ocupada pelo

Aquífero Guarani está no subsolo

do centro-sudoeste do Brasil. O

restante se distribui entre o

nor-deste da Argentina (255.000 km²),

noroeste do Uruguai (58.500 km²)

e sudeste do Paraguai (58.500

km²), nas bacias do rio Paraná e

do Chaco-Paraná. A população

atual do domínio de ocorrência

do aquífero é estimada em 15

mi-lhões de habitantes.

No Brasil ele integra o

territó-rio que compreende oito estados:

Mato Grosso do Sul (213.200 km²),

Rio Grande do Sul (157.600 km²)

São Paulo (155.800 km²),

Para-ná (131.300 km²), Goiás (55.000

km²), Minas Gerais (51.300 km²),

Santa Catarina (49.200 km²) e

Mato Grosso (26.400 km²).

Não se sabe com precisão a

quantidade de água armazenada

no Aquífero Guarani, no entanto,

conforme a Agência Nacional de

Águas (ANA), as reservas

perma-nentes de água são da ordem de

45 mil quilômetros cúbicos, sendo

que aproximadamente 65% desse

total está localizado no território

brasileiro.

O armazenamento da água no

Aquífero Guarani ocorre em

fun-ção da estrutura geológica do

local. De acordo com o geólogo

José Luís Albuquerque, do

Insti-tuto de Pesquisas Tecnológicas

da Universidade de São Paulo,

essa região é composta de pouca

argila e muita areia, funcionando

como uma espécie de esponja

gi-gante, em que ocorre a absorção

das águas das chuvas, que ficam

confinadas sob centenas de

me-tros de rochas impermeáveis.

(19)

3

Diga não à poluição

Como vimos nas páginas anteriores,

a importância do Rio São Lourenço é

vital para toda a região, assim como o

local onde ele está abrigado, o Aquífero

Guarani, é para todo o Brasil, e sua

pre-servação é palavra de lei para o

desen-volvimento econômico, social,

ambien-tal e para a saúde de toda a população

que vive nas cidades em que seu leito

percorre.

Em Matão, a CMS tem como uma de

suas missões a responsabilidade para

com o meio ambiente e a sociedade, a

companhia investe constantemente em

ações que buscam consolidar o

cresci-mento sustentável, direcionando seu

in-vestimento social privado para alcançar

mudanças significativas na sociedade.

Os serviços de água tratada, coleta e

tratamento de esgoto levam à

melho-ria da qualidade de vida das pessoas,

sobretudo na saúde, com redução da

mortalidade infantil, melhorias na

edu-cação, na valorização dos imóveis, na

renda do trabalhador, na despoluição

dos rios e na preservação dos recursos

hídricos e da natureza como um todo.

A CMS possui um índice de eficiência

de remoção de carga orgânica de mais

de 98%, e isso quer dizer que o

esgo-to doméstico de Matão que passa pelo

tratamento da companhia é devolvido

ao Rio São Lourenço como água

lim-pa e cristalina, devidamente adequada

para manter os ecossistemas do rio,

preservar a vida dos peixes e toda a

fauna e a flora presentes em toda

ex-Com o tratamento de esgoto doméstico feito pela CMS, a água devolvida ao Rio São Lourenço após os processos, é limpa e cristalina

tensão do São Lourenço, tornando o rio

e suas margens, não só fundamental

para Matão por diversos fatores, mas

também lembrado por quem passa por

aqui, como um dos mais belos cartões

postais da cidade.

Somos privilegiados por ter uma ETE

que investe em nosso desenvolvimento,

fazendo com que Matão faça parte de

um seleto grupo de municípios, apenas

12% em todo o País, com 100% de

es-goto doméstico tratado. A CMS se

preo-cupa e investe na preservação do meio

ambiente, e está sempre em busca do

bem-estar da população matonense. A

preservação da vida e da espécie

hu-mana é a verdadeira responsabilidade

social empregada dia a dia pela

com-panhia, antes o que era poluição no Rio

São Lourenço agora é água cristalina e

fonte de vida.

(20)

4

CMS Crianca

Faça como a CMS, dê mais vida ao meio ambiente

Visite a CMS

Agende sua visita e conheça a CMS através dos contatos

E conheça de pertinho tudo o que uma das maiores empresas do Brasil tem para nos ensinar, e também um

pouco mais sobre seus inúmeros projetos sociais e ambientais.

16

3382-5855

www.

ciamatonense

.com.br

Caça-palavras

Vamos colorir

Você sabia?

Preservar o meio ambiente também é coisa de criança Proteger o meio ambiente é tarefa para todos nós, in-dependentemente de nossa idade. Ajudar é fundamental para que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece, tendo acesso a ar puro, água limpa e à variedade de espécies que aqui vivem.

Para proteger o meio ambiente, não é necessário ter muito dinheiro ou participar de alguma organiza-ção, basta querer e fazer sua parte. Confira algumas atitudes que você pode realizar no seu dia a dia para ajudar a salvar nosso planeta:

Economize energia. Será que é mesmo necessário utilizar o computador e deixar a televisão ligada ao mesmo tempo? Algumas vezes ligamos vários aparelhos eletrônicos que não serão utilizados, gastando uma

energia desnecessária.

Separe o lixo. Separar o lixo orgânico do reciclável é essencial para garantir a destinação correta de cada produto. Reciclar um produto é muito melhor para o meio ambiente que fabricar outro, uma vez que economiza-mos recursos naturais e diminuíeconomiza-mos o lixo no planeta. Não jogue lixo nas ruas. Jogar lixo nas ruas causa poluição, doenças e também o crescimento dos índices de enchentes. Caso não haja lixeira por perto, guarde o lixo até chegar em casa.

Ande mais a pé. Veículos automotores liberam muitos poluentes para a atmosfera, sendo assim, é fundamental, sempre que possível, optar por ir a pé ou quem sabe de bicicleta. Outra alternativa é utilizar o transporte

público.

Reaproveite. Algumas vezes jogamos no lixo obje-tos que poderiam ser utilizados para outros fins. Seja criativo e evite o aumento de lixo no planeta.

Evite o uso de produtos descartáveis e sacolas plásticas. O uso desses produtos, apesar de bastante prático, contribui para o aumento da produção de lixo. No que diz respeito ao uso de sacolas plásticas, ao fazer compras, leve sua própria bolsa de pano ou lona para evitar desperdícios.

Repasse as dicas! Espalhar o conhecimento sobre como cuidar da natureza ajuda a formar cidadãos mais preocupados com o meio ambiente. Que tal fazer sua parte e repassar essas ideais?

Referências

Documentos relacionados

Quadro 16 Exemplos de aspectos e impactos de responsabilidade social presentes em construtora 81 Quadro 17 Análise dos requisitos da NI3R 16001:2004 e exemplos de aplicação

Especificamente, o método crescente pode ser utilizado como progressão de cargas leves para pesadas como forma de preparação e/ou “aquecimento” para a utilização de

v Tivoli Decision Support (consulte o conjunto de documentação do Tivoli Decision Support) é necessário para ver dados de desempenho de aplicativo agregados armazenados no banco

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

[r]