• Nenhum resultado encontrado

RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

SENADO FEDERAL

Plenário – 12 a 14/09 – 14h – Sessão deliberativa

O Plenário do Senado deve votar, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 77/2015, que estabelece prestação de contas simplificada para municípios de pequeno porte. A medida favorece a adoção de regras mais simples para a celebração de convênios e transferências de créditos da União e estados.

O Plenário também deve votar, em primeiro turno, a PEC 14/2016, que transforma a carreira dos agentes penitenciários em uma carreira policial, instituindo as polícias penais estaduais; e a PEC 4/2017, que proíbe a filiação partidária de integrantes da Justiça Eleitoral nos dois anos anteriores à posse no cargo ou ao início do exercício da função.

Também está na pauta o PLS 206/2017, que institui o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, permite a propaganda eleitoral paga no rádio e na televisão, e restringe o horário eleitoral gratuito aos canais de rádio e de televisão de responsabilidade do poder público.

Resultado: O Senado aprovou o PLS 354/2014 que institui procedimentos menos burocráticos para a renegociação do crédito rural; o PLS 163/2017, que cria a Semana Nacional de Prevenção do Suicídio e de Valorização da Vida; e o PLC 56/2017, que regulamenta a atuação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. As matérias seguem para análise da Câmara.

O Senado também aprovou, em primeiro turno, por unanimidade, a criação das polícias penais federal, estaduais e distrital. Com isso, os agentes penitenciários passam a ter os direitos inerentes à carreira policial. A Proposta de Emenda à Constituição 14/2016 ainda terá que passar por três sessões de discussão antes da votação em segundo turno. Depois, se aprovada, seguirá para a Câmara.

(2)

Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul – 12/09 – 14h30 – Plenário 15

Audiência Pública sobre o "Acordo de Cooperação entre os Estados Partes do Mercosul e Estados Associados para a Criação de Equipes Conjuntas de Investigação, assinado em San Juan, Argentina, em 2 de agosto de 2010". Convidados: Leandro Daiello Coimbra, diretor-geral da Polícia Federal; Renato Antonio Dias, diretor-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal; representante do Exército Brasileiro; representante do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras; Carlos Bruno Ferreira da Silva, procurador da República e secretário de Cooperação Internacional adjunto do MPF; Ricardo Pael Ardenghi, procurador da República e representante do Ministério Público Federal no Grupo de Trabalho de Fronteiras; Gabriela Aguirre Grompone, diretora da Unidade de Cooperação Internacional do Ministério Público do Uruguai.

Resultado: Reunião cancelada.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – 13/09 – 10h – Plenário 03

Item 01 – PLS 513/2013, do senador Renan Calheiros - Altera a Lei de Execução Penal. Relator: senador Jader Barbalho.

Resultado: Projeto adiado.

Item 02 – PLS 86/2017, do senador José Serra - Altera a legislação eleitoral para instituir o voto distrital misto nas eleições proporcionais.

O relator, senador Antonio Anastasia, apresentou parecer pela aprovação, com emendas.

Resultado: Concedida vista coletiva.

Item 27 – PEC 61/2007, do senador Antonio Carlos Valadares - Altera o art. 45 da Constituição Federal, para estabelecer o sistema eleitoral misto para as eleições de Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores.

O relator, senador Valdir Raupp, apresentou parecer pela aprovação, com substitutivo.

(3)

Item 42 – PEC 102/2015, do senador Antonio Carlos Valadares - Institui o parlamentarismo e dá outras providências.

O relator, senador Roberto Rocha, apresentou parecer pela aprovação, com substitutivo.

Resultado: Projeto adiado.

Item 44 – PLS 116/2017, da senadora Maria do Carmos Alves - Regulamenta o art. 41, § 1º, III, da Constituição Federal, para dispor sobre a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável.

O relator, senador Lasier Martins, apresentou parecer pela aprovação, com substitutivo.

Resultado: Concedida vista coletiva.

(extrapauta) Item 46 – Ofício S 59/2017, do senador Alvaro Dias - Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 130-A, inciso VI, da Constituição Federal, e de acordo com a Resolução nº 7, de 2005, do Senado Federal, a indicação do Senhor GLAYDSON SANTO SOPRANI MASSARIA, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público, na vaga destinada ao Senado Federal.

Relator: senador Antonio Anastasia.

Resultado: Relatório lido e concedida vista coletiva.

(extrapauta) Item 49 – Ofício S 63/2017, do senador Ronaldo Caiado - Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 130-A, inciso VI, da Constituição Federal, e de acordo com a Resolução nº 7, de 2005, do Senado Federal, a indicação do Senhor JOÃO MARCOS AMARAL, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público, na vaga destinada ao Senado Federal.

Relator: senador Wilder Morais.

Resultado: Relatório lido e concedida vista coletiva.

(extrapauta) Item 50 – Ofício S 61/2017, do senador Benedito de Lira - Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 130-A, inciso VI, da Constituição Federal, e de acordo com a Resolução nº 7, de 2005, do Senado Federal, a indicação do Senhor EMMANUEL CAMPELO DE SOUZA PAREIRA, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público, na vaga destinada ao Senado Federal.

Relator: senador Antonio Anastasia.

(4)

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Plenário –12 a 14/09 – 14h – Sessão deliberativa

Na pauta do Plenário da Câmara, a reforma política (PEC 77/2003), que modifica o fundo eleitoral e cria novo sistema eleitoral.

Ainda na pauta, a Medida Provisória 783/17, que permite o parcelamento de dívidas com a União, tanto de pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Também poderá ser analisado o Projeto de Lei 8107/17, que desmembra 26,45% da área da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim para criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim, ambas localizadas em Novo Progresso, no sudoeste do Pará.

Resultado: Nenhum projeto foi votado no Plenário da Câmara nessa semana.

Comissão Especial Sistema Penitenciário – 12/09 – 14h30 – Plenário 12

Audiência Pública para discussão de medidas que visem a restruturação e modernização do Sistema Penitenciário Brasileiro. Convidados: Ela Wiecko, subprocuradora-geral da República; Júlio Ferreira de Andrade, secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça.

Resultado: A subprocuradora-geral da República Ela Wiecko disse, em audiência pública, que não há recursos para manter tantas pessoas presas. "Nós temos poucos recursos para atender toda essa gente na cadeia, então temos que equilibrar essa entrada e saída [de presos]". Para o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça Júlio Ferreira, um dos problemas que leva à superlotação é exatamente a dificuldade que o juiz tem na hora de conceder a progressão de pena, porque no Brasil ou se está preso em regime fechado ou se está solto, porque não há estrutura adequada de monitoramento dos presos nos regimes aberto e semiaberto.

Comissão Especial PL 6726/2016 – Limite Remuneratório – 12/09 – 14h30 – Plenário 09

(5)

Reunião de instalação e eleição do presidente.

Resultado: Foi instalada a Comissão Especial que irá analisar o Projeto de Lei 6.726/2016. A proposta regulamenta o teto do funcionalismo público, redefinindo o que deve ser submetido ao limite remuneratório. O deputado Benito da Gama (PTB/BA) foi eleito presidente da comissão e o deputado Rubens Bueno (PPS/PR) designado relator.

Comissão de Finanças e Tributação (CFT) – 13/09 – 10h – Plenário 04

Item 01 – PL 3729/2004, do dep. Luciano Zica - Dispõe sobre o licenciamento ambiental, regulamenta o inciso IV do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, e dá outras providências. O relator, deputado Mauro Pereira, apresentou parecer pela aprovação, com substitutivo.

Resultado: Retirado de pauta.

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) – 13/09 – 15h – Plenário 06

Item 02 – PL 6662/2016, da Comissão Especial destinada a elaborar proposta de Lei Orgânica da Segurança Pública no Brasil - Dispõe sobre a Lei Orgânica da Segurança Pública.

O relator, deputado Alberto Fraga, apresentou parecer pela aprovação, com substitutivo.

Resultado: Concedida vista.

Comissão de Legislação Participativa (CLP) – 14/09 – 9h30 – Plenário 03

Audiência pública para discutir os diversos projetos de lei que dispõem, direta ou indiretamente, sobre o direito constitucional de reunião. Convidados: Deborah Duprat, Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão do MPF; Darcy Frigo, presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos; Lucas Sada, advogado do Instituto de Defesa de Direitos Humanos da Rede de Justiça Criminal; Camila Marques, coordenadora do Centro de

(6)

Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação; Patrick Mariano, advogado da Rede Nacional de Advogados Populares; Mário Campagnani, representante da Justiça Global.

Resultado: A Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, falou sobre a importância do direito a reunião dentro da ordem constitucional, relacionando esse direito ao princípio fundamental da soberania do povo. “A soberania não se encerra no momento do voto [...] A soberania é um instrumento do povo contra o próprio Estado, é uma maneira do povo se colocar face ao Estado. O Estado regulamentar esse direito é inverter os sinais da própria soberania. Seria o Estado, de certa forma, dizer como, onde e de que forma essa soberania vai se exercitar; de que forma e até onde o povo pode se insurgir”, opinou.

Respeitosamente,

Natasha Machado Assessora Parlamentar Fone.: (61) 3961-9012 (61) 99121-2238

DR. JOSÉ ROBALINHO CAVALCANTI PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE - BIÊNIO 2015/2017

Referências

Documentos relacionados

A cirurgia, como etapa mais drástica do tratamento, é indicada quando medidas não invasivas como dietas restritivas e a prática regular de exercícios físicos

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,