• Nenhum resultado encontrado

ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 13 1º TRIMESTRE 11 de maio a 17 de maio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 13 1º TRIMESTRE 11 de maio a 17 de maio"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

0

ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 13 – 1º TRIMESTRE

11 de maio a 17 de maio

COMPONENTE CURRICULAR:

CURRÍCULO INTEGRADO

PROFESSOR(A):

MÁRCIA, TATIANA, CARMEN, CÍNTIA E EDNA

ANO/ TURMA:

(2)

1 Querido estudante lassalista, fique atento à Planilha de Acompanhamento de Avaliação e organize seus estudos.

Viva Jesus em nossos corações! Para sempre! Boa semana!

Estas são as competências e habilidades que trabalharemos durante a semana: Componente Curricular: HISTÓRIA

COMPETÊNCIAS

C1. Compreender o processo de formação e organização administrativa, política, social e religiosa de sua coletividade.

HABILIDADES:

H2. Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA COMPETÊNCIAS:

C1. Desenvolver a leitura de forma autônoma em diferentes gêneros textuais, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por tipologias, temas e autores.

C2. Compreender e apreciar textos literários e não literários, orais e escritos.

C3. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma contextualizada, utilizando recursos de coesão pronominal e articuladores de relações de sentido.

C5. Empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação.

HABILIDADES:

H5. Inferir o efeito de humor produzido pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas. H11. Reconhecer uma história em quadrinhos.

H12. Identificar, em narrativas ficcionais, a estrutura da narração: ambientação, apresentação do estado inicial da ação, surgimento do conflito, ponto máximo de tensão do conflito, desenlace ou desfecho.

H13. Identificar recursos do discurso direto e os efeitos de sentido desse uso.

H14. Identificar, no discurso direto dos personagens, variedades linguísticas como recurso de verossimilhança. H18. Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

H30. Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.

H35. Utilizar conhecimentos linguístico-gramaticais: regras de concordância, discurso direto, vírgulas em enumerações, regras ortográficas.

H44. Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

H45. Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

H52. Identificar informações, opiniões e posicionamentos em situação de escuta.

H57. Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

H63. Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares e contextuais e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.

H83. Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

Componente Curricular: MATEMÁTICA COMPETÊNCIAS

C1. (Re)conhecer, no contexto social, operações e diferentes significados e representações dos números naturais e racionais.

(3)

2 C2. Compreender as quatro operações básicas da matemática e suas relações para (re)conhecer, utilizar e calcular valores em situações-problema.

C3. Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. HABILIDADES

H1. Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

H8. Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

H9. Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Componente Curricular: CIÊNCIAS Competências:

C1: Compreender a propriedades específicas da matéria, relacionando ao ciclo da água e a importância dessa substancia para a manutenção da vida.

Habilidades:

H2: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

H3: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

H4: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desse recurso.

Componente Curricular: GEOGRAFIA Competências

C4. Desenvolver e aplicar o pensamento espacial, exercitando a leitura e manuseio de representações diversas.

Habilidades:

H10. Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

H11. Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.

Componente Curricular: ENSINO RELIGIOSO COMPETÊNCIA

C2. Analisar as diversas narrativas religiosas nas manifestações religiosas. HABILIDADES

H5. Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

(4)

3 ________________________________________________________ _______________________________________________________________

5

º

ANO – 1º Trimestre – Semana 13 – de 11 de maio a 17 de maio

_____________________________________________________________________________

Aula: 11/05 TERÇA-FEIRA

Atividade de Ciências

Querido estudante, você sabia que entramos na Década do Oceano? Você sabe o que isso significa?

Vamos ler juntos o texto da revista Ciência Hoje das Crianças, que explica um pouco mais sobre esse assunto.

http://chc.org.br/artigo/dez-anos-para-cuidar-do-oceano/

A partir da leitura do texto, responda às perguntas em seu caderno.

1. O que significa dizer que a próxima década (de 2021 a 2030) será chamada “Década do Oceano”?

2. Quem serão os responsáveis por assegurar o sucesso desse projeto?

3. Dos 10 desafios para salvar o oceano, escolha 3 que você considera mais importantes e explique a escolha. 4. Leia a tirinha e escreva um parágrafo contando como você pretende participar desse compromisso e com quais dos 10 desafios você poderá contribuir?

https://www.youtube.com/watch?v=5P4XiiLK-ZE Livro de Ciências “Porta Aberta para o Mundo”

Atividade de Matemática

Na aula de Matemática de hoje, faremos as atividades do livro “A Conquista da Matemática” sobre problemas matemáticos. Você também precisará do seu caderno.

Aula: 12/05 QUARTA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

Olá, amores!! Faremos atividades no livro Faça 1. Deixe seu material organizado para aula!

Atividade de História

Galerinha! Na aula de História, vamos conversar um pouco sobre os impostos cobrados na Mesopotâmica e também relacionaremos com os impostos que pagamos nos dias atuais.

Para a aula de História, deixe separado os seguintes materiais: - Caderno de História, estojo completo e caneta marca texto.

(5)

4

Pagamentos de Impostos na Mesopotâmia

Os palácios e, muitas vezes, os templos possuíam oficinas, como vimos no texto da semana 12, em que eram feitos tecidos, objetos de cerâmica, peças de metal, estátuas, móveis, joias. [...]

No entanto, todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados.

Uma parte dos bens produzidos pela população era entregue obrigatoriamente ao palácio na forma de

impostos (e os templos, na forma de oferendas). Uma das cenas mais comuns na arte mesopotâmica era,

justamente, a procissão de pessoas levando seus produtos para os palácios. [...]

Responda às questões. 1- Na Mesopotâmia, o imposto era voluntário ou obrigatório?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 2- A quem os mesopotâmicos pagavam os impostos?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 3- Escreva uma semelhança e uma diferença entre a nossa sociedade e os mesopotâmicos em relação ao

pagamento dos impostos.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 4- Pesquise. A quem são pagos e para que servem os impostos no Brasil hoje?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 5- No Brasil, é comum ouvir críticas severas ao mau uso do dinheiro dos impostos por alguns prefeitos. Será que o dinheiro dos impostos tem sido bem aplicado no município onde você mora? Converse com sua família.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

Impostos nos dias atuais: Como o próprio nome se refere, o imposto é um tributo obrigatório pago aos governos estadual, municipal e federal. Os impostos têm como objetivo custear os gastos públicos. Isso quer dizer que, por meio dessa arrecadação, o governo financia: a educação; o transporte; a moradia; a saúde, etc.

(6)

5  Que sugestões, você e sua família, dariam como alternativas, visando o melhor aproveitamento do uso dos

impostos?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

Aula: 13/05 QUINTA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

1. Power Point: Variedades Linguísticas

2.Observe a imagem retirada do Facebook e responda às perguntas a seguir:

a) Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ b) Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale

dessa forma?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ c) Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Olá turma!! Na aula passada trabalhamos com as histórias em quadrinhos e tirinhas.

Hoje daremos continuidade a esse trabalho, estudando o tipo de linguagem

(7)

6

Atividade de Ensino Religioso

Olá, pessoal! Hoje, vamos conhecer um pouquinho da história de João Batista de La Salle.

La Salle colocava a realidade diante do espelho. O espelho chamado JESUS. Nesse espelho, ele refletia toda a realidade. Foi ali que ele percebeu os homens divididos em privilegiados e marginalizados.

Embora acostumado a viver na harmonia, La Salle preferiu abrir os olhos às desarmonias e às misérias. Por que tanta riqueza para poucos e tanta miséria para tantos? Quem foi que repartiu o bolo desta forma? Não haveria possibilidade de reparti-lo segundo o Evangelho? O que será que La Salle fez?

Vamos pesquisar no site abaixo e escrever as respostas no caderno.

http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-joao-batista-de-la-salle/263/102/

1. Onde e quando nasceu La Salle? Quando ele morreu? 2. Por que o dia 15 de maio é dedicado a La Salle? 3. Escreva algumas informações sobre a vida de La Salle.

Aula: 14/05 SEXTA-FEIRA

Atividade de Matemática

Em Matemática, avançaremos mais um pouco nas expressões numéricas. Aprenderemos expressões com o sinal de parênteses além das quatro operações. Depois, faremos mais atividades com problemas matemáticos.

(8)

7

EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM AS QUATRO OPERAÇÃO E SINAIS DE ASSOCIAÇÃO.

Veja essa expressão

Nessa expressão aparecem, além das quatro operações, sinais de associação.

Esses sinais são empregados para auxiliar na ordem em que efetuamos as operações.

( ) parênteses

[ ] colchetes

{ } chaves

Nas expressões numéricas que possuem as quatro operações, precisamos saber a ordem de qual operação efetuamos primeiro.

Você já sabe que as multiplicações e divisões são resolvidas primeiro, dependendo da ordem em que aparecem e depois, as adições e subtrações, também respeitando a ordem em que aparecem.

No entanto, agora vamos incluir os sinais de associação, e assim a regra sofre algumas modificações. Vamos começar com os parênteses. Quando houver parênteses na expressão, resolva primeiramente a operação que está dentro dos parênteses, para depois começar a resolver as outras operações com a regra já existente. Veja o exemplo:

20 + 25 + 2 X 10 : 5 + 20 – ( 30 – 2 X 8 ) =

20 + 25 + 2 X 10 : 5 + 20 – ( 30 – 16 ) =

20 + 25 + 2 X 10 : 5 + 20 – 14 =

20 + 25 + 20 : 5 + 20 – 14 =

20 + 25 + 4 + 20 – 14 =

45 + 4 + 20 – 14 =

49 + 20 – 14 =

69 – 14 =

55

Quando tiver duas ou mais operações dentro dos sinais de associação, se resolve de acordo com a regra que já

existe nas

expressões com as quatro operações.

(9)

8 1 – Ligue as expressões numéricas ao resultado correto.

2 – Resolva as expressões em seu caderno. a) ( 7 + 6 ) X 6 = b) ( 6 + 2 ) X 2 – 10 = c) 52 – ( 25 + 78 : 13 ) = d) 35 + ( 13 X 8 – 4 ) = e) 500 – ( 216 : 6 ) X 12 = f) 5 X ( 1 512 : 24 ) – 125 =

(10)

9 3 – Resolva os problemas matemáticos.

a) Numa eleição para prefeito de uma cidade concorreram dois candidatos. O vencedor obteve 56 275 votos, o outro obteve 9 698 votos. As pessoas que votaram em branco ou anularam, foram 23 746. Quantos eleitores participaram dessa eleição?

b) Numa doceria, os bombons recheados são vendidos em caixas com 12 unidades em cada uma. Quantas dessas caixas serão necessárias para colocar 1 512 bombons recheados? Se cada caixa for vendida por R$ 17,00, quanto a doceria irá receber se vender todas as caixas?

c) Um comerciante comprou 45 aparelhos eletrônicos para sua loja e pagou R$ 4 590, 00 por todos eles. Quantos aparelhos esse comerciante comprou para sua loja?

d) Se Camila der 5 voltas completas numa pista de corrida, ela vai percorrer 4 725 metros. Roberto deu apenas 3 voltas completas na mesma pista. Quantos metros Roberto percorreu?

e) Na garagem de um prédio estão estacionados carros e motos. O total de rodas é de 252. Sabendo que nesta garagem há 18 motos, qual é o número de carros estacionados?

Atividade de Geografia

Na semana passada, trabalhamos com as linhas imaginárias que são traçadas nos globos terrestres e nos mapas. É importante conhecê-las, pois facilitam a localização na superfície da Terra.

Na aula de hoje, vamos realizar algumas atividades para compreender melhor esse assunto. Atividade

Você vai assistir ao vídeo “Você sabe, o que é Pangeia? GUIA HISTÓRICO” e escrever no caderno:  O que é a Pangeia?

 O que aconteceu com esse supercontinente?

https://www.youtube.com/watch?v=0AoStILixYE

(11)

10 1. Observar o planisfério e responder as questões.

I. Quais continentes tem terras no hemisfério:

a. norte? _______________________________________________________________________ b. sul? _________________________________________________________________________ c. leste? ________________________________________________________________________ d. oeste? _______________________________________________________________________

II. Em relação à linha do Equador, em que hemisfério estão os seguintes paralelos:

a. Círculo Polar Ártico: ___________________________________________________________ b. Trópico de Câncer: ____________________________________________________________ c. Trópico de Capricórnio: ________________________________________________________ d. Círculo Polar Antártico: ________________________________________________________

III. Em que hemisfério se localiza o território brasileiro em relação:

a. à linha do Equador? ___________________________________________________________ b. ao Meridiano de Greenwich? ___________________________________________________

IV. A unidade federativa onde você vive se localiza em quais hemisférios?

(12)

11

Aula: 17/05 SEGUNDA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

Olá, turminha!! Daremos continuidade às atividades sobre VARIEDADES LINGUÍSTICAS. 1. Leia com atenção a conversa entre Chico Bento e sua professora.

(13)

12 2. Para se comunicarem, Chico Bento e a professora usam a Língua Portuguesa. Compare o modo como cada um deles fala.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 3. A língua usada por Chico Bento é diferente daquela usada em livros, jornais e revistas. Apesar disso, é possível compreender o que ele diz? Justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4. Podemos dizer que o personagem Chico Bento fala errado? Explique.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 5. A Língua Portuguesa que falamos no Brasil não é igual em todo lugar. Nessa tirinha por exemplo, Chico Bento, por viver no campo, fala o “dialeto caipira”, isto é, um português diferente daquele que é usado em outros lugares. Se você fala diferente de Chico Bento, então que palavras utilizaria no lugar de:

 intão?____________________________  fessora? _________________________  qui?_____________________________  feiz?_____________________________

Além das variações resultantes da localização geográfica, uma língua também pode apresentar variações recorrentes de outros fatores como idade, profissão, grau de escolaridade, etc. Por exemplo uma pessoa mais velha do que nós, ou que exerce uma determinada profissão pode usar a língua de uma forma diferente da nossa.

Atenção:

 Do ponto de vista linguístico, não existe uma variedade linguística melhor ou mais correta do que a outra. Mesmo assim as variações linguísticas muitas vezes são motivos de preconceito. Pessoas vindas do interior ou regiões distantes dos grandes centros urbanos podem ser inferiorizadas por usar uma variedade linguística diferente da norma padrão da língua.

6. Pesquise alguns exemplos de palavras que sofrem variação linguística nas diferentes regiões do Brasil e registre:

Dialeto é uma variedade regional da língua que pode

estar no vocabulário, na pronúncia e no significado das

(14)

13

Atividade de Matemática

Hoje, aprenderemos sobre DECOMPOSIÇÃO DE UM NÚMERO NATURAL EM FATORES PRIMOS. Preste atenção na explicação da professora antes de realizar as atividades da folha e do livro “A Conquista da Matemática”.

DECOMPOSIÇÃO DE UM NÚMERO NATURAL EM FATORES PRIMOS

Existem infinitos números naturais que são primos.

Qualquer número composto pode ser obtido como o produto de fatores primos.

Vejam alguns exemplos: 28 = 2 x 2 x 7

60 = 2 x 2 x 3 x 5 32 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2

Existe um processo para decompor um número composto em fatores primos. Vejamos como decompor o número 60 utilizando esse processo.

60 2

30 2

quocientes 15 3 fatores primos

5 5

1

60 = 2 x 2 x 3 x 5

Forma fatorada.

PASSO A PASSO

Escrevemos 60 a esquerda de um traço vertical.

Dividimos 60 pelo menor divisor primo, que é 2, colocando à direita do traço.

O quociente 30 é escrito embaixo do 60.

Dividimos 30 pelo menor divisor primo, que é 2, colocando à direita do traço.

O quociente 15 é escrito embaixo do 30.

Dividimos 15 pelo menor divisor primo, que é 3, colocando à direita do traço.

O quociente 5 é escrito embaixo do 15.

Dividimos 5 pelo menor divisor primo, que é 5, colocando à direita do traço.

O quociente 1 é escrito embaixo do 1, e assim chegamos ao final, pois 1 : 1 = 1.

TODO NÚMERO NATURAL COMPOSTO PODE SER OBTIDO COMO RESULTADO DA

MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS PRIMOS. DIZEMOS QUE ELE ESTÁ

DECOMPOSTO EM FATORES PRIMOS.

(15)

14 1 – Responda.

a) Quantos divisores naturais tem um número primo?

______________________________________________________________________________ b) Quais são os números primos menores que 10?

______________________________________________________________________________ c) Quais são os números primos maiores de 10 e menores que 20?

______________________________________________________________________________

2 – Faça a decomposição em fatores primos de cada número natural. Veja o exemplo: 1 - 180 2 90 2 45 3 15 3 5 5 1 180 = 2 x 2 x 3 x 3 x 5 2 – 48 3 – 125 4 – 300 5 – 90 6 – 120 7 – 140 8 – 128 9 – 121

Referências

Documentos relacionados

Plano de Longo Prazo Plano de Longo Prazo Projeto do Sistema de Produção Projeto do Sistema de Produção. (Plano Mestre)

se existem muitos ogum que ainda nos fogem do conhecimento também temos outros muito conhecidos estou falando de ogum iara seu nome (iara) siguinifica (senhor) trabalha junto com

Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo

C1. Analisar e compreender o movimento de migração nos espaços geográficos ocupados, seu significado histórico, levando em conta a dignidade humana. Descrever e analisar

E, como o assunto era mais interessante, ninguém nem ligou para a página que Joana tinha feito para Camila. E aí, outro ditado que a mãe de Joana sempre dizia veio à mente da

H3. Analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Componente Curricular:

Assurant incluiu como Documentos 31 e 32 em seu Relatório Anual de 2011 no Formulário 10-K depositado com as certifi cações SEC do Diretor Executivo e Diretor Financeiro da

REEXAME NECESSÁRIO N° 0000492-84.2013.815.0311. ORIGEM: 3.ª VARA DA COMARCA DE PRINCESA ISABEL. Romero Marcelo da Fonseca Oliveira. JUÍZO: Maria do Socorro Lima. ADVOGADO: