• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 05/2011. Período: 14 a 25 de março de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DA DIRETORIA Nº 05/2011. Período: 14 a 25 de março de 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 05/2011 Período: 14 a 25 de março de 2011 Informes:

1. Na revista UNESPCIÊNCIA, ano 2, nº 16, de fevereiro de 2011, foi publicada entrevista com o Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da FCT – UNESP. A íntegra da entrevista está disponível no seguinte endereço:http://www.unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/16/perfil.

2. Na semana de 14 a 18 de março, os alunos que ingressaram na FCT–UNESP no ano de 2011 receberam orientações sobre o uso da Biblioteca. As atividades foram coordenadas pela bibliotecária Teresa Raquel Vanalli.

3. Encontra-se em funcionamento na Biblioteca o display eletrônico utilizado para divulgar informes, notícias, dicas, orientações e informações diversas.

4. No dia 14 de março de 2011 foi realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de Rafael da Ponta Vicente, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho intitulado “Mobilidade: a ordem espacial dos deslocamentos urbanos numa sociedade desigual”, foi orientado pelo Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT-UNESP. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pelo CNPq.

5. No dia 14 de março foi realizada reunião da Direção com os Diretores de Área e respectivos substitutos, no período da manhã. Foram tratados assuntos relativos andamento do plano de atividades estabelecido para o ano de 2011. Apenas a Diretoria da Biblioteca não participou da reunião, justificando ausência.

6. No dia 14 de março houve reunião da Direção com os Chefes de Departamentos, no período da tarde, na qual se tratou da formação da Brigada de Incêndio da FCT -UNESP, da descentralização e execução orçamentária de 2011 e da alocação dos recursos da reserva técnica. Os Departamentos de Fisioterapia e de Educação Física não participaram da reunião.

7. No dia 14 de março entrou em exercício no Departamento de Educação a Profa. Dra. Rosiane de Fátima Ponce, nomeada em virtude de aprovação em Concurso Público para provimento de cargo de Professor Assistente, em RDIDP, no conjunto das disciplinas “Didática e Avaliação Educacional e Institucional”.

8. No início da manhã do dia 15 de março cerca de 100 alunos residentes na moradia estudantil fizeram um ato nas escadarias do prédio da Direção da FCT–UNESP com o intuito de solicitar melhorias na iluminação, na manutenção e na segurança. Às 10 horas do mesmo dia o Diretor, o Vice-Diretor, as Diretoras de Serviços e Administrativa, o Supervisor da Seção de Manutenção e o Chefe do Setor de Vigilância se reuniram com a Comissão de Moradia para definir ações imediatas e de

(2)

médio prazo para melhorar a iluminação e a manutenção, bem como para intensificar a vigilância. Foram trocadas lâmpadas externas, trocadas algumas portas e fechaduras e instalados refletores para melhorar a iluminação externa. Encontra-se em processo de compra de material e serviços de instalação de alambrados. Ações mais dispendiosas, como a aquisição e instalação de portões eletrônicos dependem de investimentos de maior vulto que serão feitos de acordo com a disponibilidade financeira da instituição.

9. No dia 15 de março entrou em exercício no Departamento de Física, Química e Biologia a Profa. Dra. Ana Cláudia Kasseboehmer, contratada como Professor Substituto, através de Concurso Público, para oferecimento do conjunto das disciplinas “Estágio Supervisionado I, II, III E IV e Instrumentalização para o Ensino de Química I e II”, durante o 1º semestre letivo de 2011.

10. No dia 16 de março, o Diretor e o Vice-Diretor se reuniram com membro da Diretoria Executiva da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (INTEPP) para tratar do envolvimento das empresas juniores e de recursos humanos qualificados da FCT–UNESP em projetos da incubadora.

11. No dia 16 de março entrou em exercício na Seção Técnica de Materiais o servidor técnico-administrativo Fernando Henrique Uemura Siqueira, contrato como Assistente Administrativo II, através de Concurso Público.

12. No dia 16 de março entrou em exercício no Departamento de Educação a Profa. Cláudia Cristina Garcia Piffer Lopes, contratada como Professor Substituto, através de Concurso Público, para oferecimento do conjunto das disciplinas “Estágio Supervisionado e Prática de Ensino da Educação Infantil e Metodologia e Prática de Ensino da Educação Infantil de 0 a 3 anos”, durante o 1º semestre letivo de 2011. 13. No dia 16 de março entrou em exercício no Departamento de Educação a Profa.

Juliana Casarotti Ferreira, contratada como Professor Substituto, através de concurso público, para oferecimento da disciplina “Comunicação e Expressão”, durante o 1º semestre letivo de 2011.

14. No dia 16 de março, o Diretor da FCT–UNESP se reuniu com o Sr. Jorge Targino para tratar de assuntos relacionados às cantinas, em especial, do Café do Campus, recentemente instalado.

15. No dia 16 de março foi lançado o volume 83 dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Nela foram apresentados quatro trabalhos sobre fósseis descobertos recentemente no Brasil, sendo um deles encontrado pelo ex-docente da FCT– UNESP, Prof. Dr. José Martin Suarez (Prof. Pepe), falecido em maio de 2007. A Academia Brasileira de Ciências, em colaboração com o Museu Nacional, apresentou restos fósseis de uma nova espécie de crocodiloformo (antepassado dos crocodilos) que habitou o país há 80 milhões de anos. Ele foi batizado de Pepesuchus deiseae, em homenagem ao Prof. Pepe e a paleontóloga Deise Dias Rego Henriques. O Prof. Pepe cursou Geografia na antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (que foi transformada em campus da UNESP). Em 1973, o referido professor defendeu a sua Tese de Doutorado em Ciências (Geologia) na Faculdade de Ciências e Letras de Presidente Prudente, com o trabalho “Contribuição à

(3)

Geologia do Extremo Oeste do Estado de São Paulo”. O Professor Pepe foi docente da UNESP durante 41 anos onde desenvolveu trabalhos em Geologia e Paleontologia. Em 1969 descobriu, descreveu e batizou uma espécie nova de tartaruga a Podocnemis elegans.

16. No dia 17 de março entrou em exercício no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente a Profa. Dra. Elizabeth Mie Arakaki, contratada como Professor Substituto, através de Concurso Público, para oferecimento do conjunto das disciplinas “Introdução ao Projeto e Trabalho Final de Graduação II e III”, durante o 1º semestre letivo de 2011.

17. No dia 18 de março foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo a Resolução UNESP 13/2011, que dispõe sobre o “Plano de Carreira Docente da UNESP”. A solicitação de mudança de nível poderá ser feita no momento da entrega do Relatório Trienal de Atividades Docentes e analisada inicialmente pelo Departamento que deverá verificar a documentação e comprovar se o docente solicitante atende aos requisitos para mudança de nível horizontal. No decorrer do ano de 2011, os docentes que atendem os requisitos poderão solicitar a mudança de nível a qualquer momento. No dia 19 de março foi publicada a Portaria UNESP 159/2011, dispondo sobre os procedimentos para operacionalização do Plano de Carreira.

18. No dia 18 de março, o Diretor da FCT participou de reunião do Fórum dos Diretores da UNESP realizada no Campus Experimental de Rosana. Na reunião foram discutidas e indicadas regras de funcionamento da sub-frota da Universidade que submetida a análise da Pró-Reitoria de Administração (PRAD).

19. No dia 18 de março de 2011 foi realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de Camilla Zamfolini Hallal, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. O trabalho intitulado “Análise de variáveis biomecânicas e do risco de quedas de indivíduos idosos submetidos à diferentes condições de marcha”, foi orientado pelo Prof. Dr. Mauro Gonçalves, do Departamento de Educação Física, da UNESP, Campus de Rio Claro.

20. No dia 18 de março de 2011 foi realizada a defesa pública de dissertação de mestrado de Nise Ribeiro Marques, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. O trabalho intitulado “Análise do princípio centrando do método pilates e de indicadores de resistência e estabilidade da coluna lombar”, foi orientado pelo Prof. Dr. Mauro Gonçalves, do Departamento de Educação Física, da UNESP, Campus de Rio Claro.

21. No dia 21 de março, no período da manhã, o Diretor participou da abertura da reunião de trabalho realizada pela Diretoria de Serviços e Seção de Atividades Auxiliares com os motoristas da FCT–UNESP.

22. No dia 21 de março, no período da tarde, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP se reuniram com membros do Diretório Acadêmico 3 de Maio no Anfiteatro Marcos Alegre (FUNDACTE) para esclarecer assuntos referentes aos limites legais e institucionais relativos ao consumo de bebidas alcóolicas nas instituições de ensino paulistas e a realização de confraternizações nos Campus da UNESP, inclusive na

(4)

FCT. Foi dado conhecimento aos alunos da Lei Estadual nº 13.545 publicada no diário Oficial de 21 de maio de 2009, que proíbe a compra, a venda, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos de ensino do

Estado de São Paulo (disponível em

http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2009/lei%20n.13.545,%20de%2020.05.2009.htm),

bem como da Portaria UNESP nº 525, de 27 de outubro de 2005 que regulamenta a realização de confraternizações na UNESP (http://www.unesp.br/gid/) e da Portaria FCT–UNESP nº 257/2010, que proíbe a realização de festas e o consumo de bebidas alcoólicas nas dependências da FCT. O Diretor e o Vice-Diretor deixaram claro que ambos têm a responsabilidade de cumprir e de fazer cumprir a legislação e as normas vigentes. Ficou absolutamente claro que a não observância da Lei estadual 13.545 e das portarias da UNESP e da FCT implicará na abertura de processo disciplinar e de acionamento judicial dos responsáveis, se for o caso. 23. No dia 22 de março, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião com as

Diretoras Administrativa e de Serviços e com a Supervisora da Seção Técnica de Materiais e o Senhor Ecio de Moraes Teixeira para definir procedimentos que agilizem a retirada de material patrimoniado (antigo e novo) deixados nos corredores. O servidor responsável pelo patrimônio será notificado e terá dois dias para disponibilizar ou dar destinação adequada aos bens.

24. No dia 22 de março, o Diretor da FCT–UNESP recebeu a Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlunzen que será a titular da Coordenadoria Geral de Políticas Públicas em Educação junto a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC no Ministério da Educação. Na ocasião foram discutidos assuntos relacionados a possibilidade de acessar recursos federais e estaduais para acelerar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo Magnífico Reitor da UNESP e a Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência, assinado em 12 de novembro de 2010.

25. No dia 22 de março entrou em exercício no Departamento de Matemática, Estatística e Computação o Prof. Raphael Garcia, contratado como Professor Substituto, através de Concurso Público, para oferecimento do conjunto das disciplinas “Arquitetura de Computadores; Microprocessadores; Circuitos Digitais; Iniciação à Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso”, durante o 1º semestre letivo de 2011.

26. No dia 22 de março entrou em exercício no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente o Prof. Rogerio Penna Quintanilha, contratado como Professor Substituto, através de Concurso Público, para oferecimento do conjunto das disciplinas “Legislação e Prática Arquitetônica; Técnicas Construtivas IV – Infraestrutura Urbana; Técnicas Construtivas V – Gerenciamento de Projetos e Financiamento de Intervenções Urbanas”, durante o 1º semestre letivo de 2011. 27. No dia 22 de março entrou em exercício na Seção Técnica de Materiais o servidor

técnico-administrativo Marcos Del Trejo, contrato como Assistente Administrativo II através de Concurso Público.

(5)

29. A partir do dia 23 de março estão disponíveis até às 21h00min no Café do Campus, as fichas referentes aos serviços da Biblioteca que foram transferidas da Cantina Universitária para o Café, em razão de sua localização.

30. No dia 23 de março houve uma reunião com a presença da Diretora Técnica Administrativa; Diretora Técnica Acadêmica; Supervisora da Seção Técnica de Comunicações e Supervisor da Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos para definição dos procedimentos administrativos a serem executados na Unidade para a operacionalização do Plano de Carreira Docente. Os procedimentos serão divulgados após o recebimento de instrução que está sendo elaborada e será encaminhada pela CPA.

31. No dia 23 de março foi publicada a licitação na modalidade “Pregão Presencial nº 11/2011-FCT”, que tem por objeto a terceirização dos serviços de limpeza, asseio e conservação predial das seguintes instalações: Prédio do Departamento de Geografia (Docente I), prédio dos Departamentos de Educação e de Matemática, Estatística e Computação (Docente II), Prédio dos Departamentos de Cartografia e de Planejamento, Urbanismo e Ambiente (Docente III), Prédio do Departamento de Física, Química e Biologia (DFQB), Prédio da Central de Grupos de Pesquisa, Prédio do Centro Cultural “Alvanir de Figueiredo” (Anfiteatros 6 e 7, sala de informática, sanitários e corredores) e Piso inferior da nova Central de Laboratório da Cartografia. As empresas interessadas em participar do certame deverão efetuar vistoria aos locais até o dia 6 de abril. A sessão pública para a realização do Pregão será realizada no dia 7 de abril, às 9h00min.

32. No dia 23 de março foi publicada a licitação na modalidade “Pregão Presencial nº 12/2011-FCT”, que tem por objeto a contratação de empresa técnica especializada para demolição da edificação que sustenta a caixa d’água da Área Central da FCT. As empresas interessadas em participar do certame deverão efetuar vistoria aos locais até o dia 1º de abril e a sessão pública para a realização do Pregão se dará no dia 4 de abril, às 9h00min.

33. No dia 24 de março foi publicada a licitação na modalidade “Leilão Administrativo nº 01/2011-FCT”, que objetiva a alienação de nove veículos sendo sete pertencente a subfrota da Reitoria e dois da Unidade. A sessão pública será realizada no dia 12 de abril, às 9h30min.

34. No dia 24 de março deu-se a abertura dos envelopes proposta e documentação referentes a licitação na modalidade “Convite nº 02/2011-FCT”, que tem por objeto a contratação dos serviços de recuperação estrutural do Prédio dos Departamentos de Educação e de Matemática, Estatística e Computação (Docente II). A empresa vencedora foi a Engebras Construções e Comércio Ltda, pelo valor global de R$ 101.535,50.

35. No dia 24 de março, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião com cerca de vinte servidores da Instituição que têm autorização para utilizarem recursos de adiantamento para a resolução de problemas emergenciais. As orientações foram dadas pela Diretora Administrativa, Senhora Mara Lúcia Ascenço Dedubiani e pelo servidor Laércio Marques Caíres, responsável pela análise das prestações de contas - adiantamentos da FCT–UNESP.

(6)

36. As aulas do primeiro ano do Curso de Geografia foram remanejadas da Central de Salas de aula IV para a Central de Salas de aula V em virtude do ingresso de um aluno cadeirante no curso de Geografia. A Central de Salas de aula IV ainda não dispõe de sanitários adequados ao uso de deficientes.

O que está previsto para os próximos dias:

1. No dia 26 de março será realizado o 2º Trote Solidário de Presidente Prudente, promovido pelas Empresas Juniores da FCT/UNESP. O projeto, em sua segunda edição, tem como objetivo coletar o maior número possível de gêneros alimentícios nas residências próximas ao campus, fazendo valer o espírito de solidariedade aos calouros e a todos que quiserem participar do evento. Inicialmente o horário marcado para o encontro dos voluntários será às 8h00min do dia 26 de março (sábado) na Praça da Geografia (próxima ao Discente IV) da FCT/UNESP. Após a formação dos grupos de voluntários (a partir das 9h00min) será iniciada a coleta nos arredores da Faculdade - Jd. das Rosas e adjacências. Todo alimento coletado será entregue ao Serviço Social da Universidade e os beneficiados com a campanha serão designados pela coordenação do Trote Solidário, a cargo da Assistente Social, Sra. Maria Regina Kemp Falcon Vila Real.

2. No dia 28 de março, a partir das 14h30m, será realizada reunião para definir as atribuições e as estratégias de ação da Comissão de Comunicação que será instituída na FCT–UNESP.

3. No dia 28 de março, a partir das 16 horas, será realizada reunião com técnicos da área de Tecnologia da Informação para tratar do aprimoramento das páginas vinculadas ao site da FCT–UNESP.

4. A partir de 28 de março, a Empresa Topo Sat Ambiental Ltda dará início ao levantamento planialtimétrico cadastral no interior dos prédios da UNESP/FCT. Dois funcionários da empresa realizarão as medições nas salas de professores, secretarias de departamentos, seções, diretorias, laboratórios etc.

5. No dia 29 de março, no período da manhã, o Diretor da FCT–UNESP participará de reunião extraordinária do Conselho de Curadores da Fundação para o Vestibular da UNESP (VUNESP). No mesmo dia, no período da tarde, o Diretor se reunirá com o Prof. Dr. Ricardo Samih Georges Abi Rached, Magnífico Pró-Reitor de Administração da Universidade para tratar do plano de renovação da sub-frota da Unidade da FCT–UNESP.

6. No dia 30 de março, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP participarão de Assembleia da FUNDACTE.

7. No dia 31 de março, o Diretor da FCT–UNESP participará de reunião do Conselho Executivo da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (INTEPP).

8. No dia 4 de abril, às 16h00min, será realizada reunião para instalar a Comissão de Conforto Ambiental e Uso Inteligente de Energia Elétrica da FCT–UNESP. Serão definidas as atribuições e sistemática de trabalho da comissão.

(7)

9. No dia 5 de abril, o Consul da China no Brasil, os Diretores do Instituto Confúcio no Brasil e na China visitarão a FCT–UNESP. A atividade será coordenada pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT–UNESP. 10. No dia 27 de abril, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP participarão de

audiência com o Magnífico Vice-Reitor no exercício da Reitoria para tratar de vários assuntos de interesse da Unidade.

Boas notícias para o Boletim podem ser enviadas para o seguinte endereço:

boletim@fct.unesp.br.

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa pretende ampliar a compilação e a disponibilização de informações sobre os registros de desastres ocorridos em todo o território nacional nos últimos 22 anos (1991

 Facilitar, apoiar a disseminação, divulgação da Lei e Regulamento florestal, e das boas praticas do MFS, a nível das províncias e distritos (incluir nestes processos

Tectona Forest of Zambézia e uma empresa com fim de lucro de investimento estrangeiro para o estableciemento de plantaçoes de Teca com el fim de produção de madeira de alta

Das intervenções propostas para o MozFip destacam-se as seguintes: (i) Facilitar e apoiar o funcionamento (normas de funcionamento, atribuições, responsabilidades

Além disso, também há registro de que a condutividade afetou a composição de espécies de libélulas na França (6). O presente trabalho busca respostas para os se-

OS ARREMATANTES DISPÕEM DO PRAZO DE 07 (SETE) DIAS ÚTEIS, A CONTAR DA DATA DA LIBERAÇÃO PARA RETIRADA DOS BENS ARREMATADOS, QUE SERÁ NOS DIAS 10 /07 A 18/07 DE 2019 ATÉ ÀS

ABSTRACT: A quantitative, descriptive and retrospective study was undertaken to screen for the characteristics of elderly people who took the physical and mental aptitude test to

adotar cuidados sobre o Efeito Peltzman para que o risco continue sendo percebido mesmo que decrescente e não. ocorram novas ondas de contaminação pela