• Nenhum resultado encontrado

C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2002

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2002"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

C N

C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

R E L A T Ó R I O D E A C T I V I D A D E S

2 0 0 2

2 0 0 2

2 0 0 2

2 0 0 2

(2)

C N

C o m i s s ã o

d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

Aprovado pelo Conselho Geral, na reunião de 09 de Julho de 2003

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA

(3)
(4)

C N

C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2002 4/11

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

ANO DE 2002

APRESENTAÇÃO

O presente relatório de Actividades da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) foi elaborado nos termos do disposto na alínea e) do artigo 10º do Decreto-Lei nº 367/99, de 18 de Setembro.

O relato das actividades é desenvolvido de acordo com a seguinte estrutura:

1 - ASPECTOS GERAIS ... 5

2 - ACTIVIDADES REALIZADAS... 8

2.1- PROGRAMA1–REESTRUTURAÇÃOEMODERNIZAÇÃO ... 8

2.2- PROGRAMA2–HARMONIZAÇÃOCONTABILÍSTICAEAPOIOTÉCNICO... 8

2.2.1 - Projecto 2.1 – Normalização contabilística... 8

2.2.2 - Projecto 2.3 – Apoio legislativo... 8

2.2.3 - Projecto 2.4 – Esclarecimento técnico... 9

2.3- PROGRAMA3–RELAÇÕESINSTITUCIONAIS,COMUNICAÇÃOEIMAGEM ... 9

2.3.1 - Projecto 3.1 – Cooperação nacional ... 9

2.3.2 - Projecto 3.2 – Participação comunitária... 9

2.3.3 - Projecto 3.3 – Relações internacionais... 10

2.3.4 - Projecto 3.5 – Imagem externa ... 10

2.3.5 - Projecto 3.6 – Internet ... 10

2.4- PROGRAMA4–ORGANIZAÇÃOINTERNA... 10

(5)

C N

C o m i s s ã o

d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2002 5/11

No ponto 1 abordam-se questões de natureza genérica sobre o que foi a actividade desenvolvida pela CNC, quer através do Conselho Geral (CG), quer pela Comissão Executiva (CE).

No ponto 2 dá-se conta do que foi realizado, por reporte ao Plano de Actividades.

1 - ASPECTOS GERAIS

No ano de 2002 o CG reuniu a 05 de Junho e a 18 de Dezembro.

Na primeira daquelas reuniões o CG, após apreciação, aprovou o Relatório de Actividades de 2001 e a Directriz Contabilista n.º 29 – Matérias ambientais, documentos cujos projectos lhe foram submetidos pela CE.

Nessa reunião procedeu-se, ainda, a eleições para o Conselho Geral e para a Comissão Executiva e à recomposição desta devido às rotações de mandatos, conforme se descreve:

Eleição dos dois Secretários do Conselho Geral, de entre os membros deste órgão (conforme nº 2 do art. 8º do DL 367/99);

Eleição, por votação secreta, do Presidente da Comissão Executiva, de entre os membros do Conselho Geral (conforme al. e) do art. 7º do DL 367/99);

Eleição, por escrutínio secreto entre os representantes das instituições de ensino e científicas, dos dois membros que deverão integrar a Comissão Executiva (conforme al. j) do nº 1 do art. 9º do DL 367/99);

Eleição, por escrutínio secreto entre os representantes das entidades do sector privado da economia, do membro que deverá integrar a Comissão Executiva (conforme al. l) do nº 1 do art. 9º do DL 367/99);

Rotações de mandatos:

Comunicação de que, por acordo entre as partes interessadas, o representante da Ordem dos Economistas continuaria a integrar a Comissão Executiva durante o mandato agora iniciado (conforme al. f) do nº 1 do art. 9º do DL 367/99);

Confirmação pelo representante da APOTEC da sua integração na Comissão Executiva (conforme al. h) do nº 1 do art. 9º do DL 367/99);

(6)

C N

C o m i s s ã o

d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2002 6/11

Eleição, por escrutínio secreto, do Vice-Presidente da Comissão Executiva, de entre os membros deste órgão (conforme al. f) do art. 7º do DL 367/99);

Na reunião de 18 de Dezembro o CG, após apreciação, aprovou o Plano de Actividades para 2003 (conforme al. b) do art. 7º do DL 367/99) e iniciou a Discussão sobre o “Projecto de linhas de orientação para um novo modelo de normalização contabilística “, documentos que lhe foram submetidos pela CE.

Nessa reunião procedeu-se, também, à recomposição da CE, por rotação de mandato entre os representantes da Associação dos Consultores Fiscais e da Associação Fiscal Portuguesa (conforme al. i) do nº 1 do art. 9º do DL . 367/99).

Durante o ano realizaram-se 50 reuniões da CE.

No exercício das suas competências, a CE assegurou o essencial do trabalho da CNC, tendo desenvolvido acções de natureza técnica e corrente, designadamente:

− estudo, análise e debate das matérias envolvidas na produção de directrizes contabilísticas;

− emissão de pareceres e respostas a consultas, na sequência de solicitações de diversas entidades;

− preparação das participações nas reuniões:

− do Comité de Regulamentação Contabilística,

− do Comité de Contacto das Directivas Contabilísticas,

− do Fórum Consultivo dos Órgãos de Regulamentação Contabilística, a funcionar no âmbito do EFRAG - European Financial Reporting Advisory Group,

− do Grupo de Trabalho criado pelo Conselho Europeu, visando a discussão e concertação final de posições relacionadas com a proposta da Directiva que visou a modernização das directivas contabilísticas em ordem à sua coerência com a evolução a nível da normalização contabilística internacional,

(7)

C N

C o m i s s ã o

d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2002 7/11

− do Grupo de Trabalho criado pelo Conselho Europeu, visando a discussão e concertação final de posições relacionadas com o Regulamento (CE) nº 1606/02, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo à aplicação das normas internacionais de contabilidade,

− e do Grupo Intergovernamental de Peritos em Normas Internacionais de Contabilidade e Relato Financeiro (ISAR);

− realização de tarefas de índole normativa, organizacional e administrativa.

Para atenuar os efeitos decorrentes da inexistência do Secretariado Técnico, continuou a contar-se com o apoio de um quadro técnico superior da Inspecção-Geral de Finanças.

Durante o ano de 2002 foi recebida e expedida diversa correspondência por correio electrónico para além dos documentos recebidos (311) e expedidos (119) em suporte de papel.

Em matéria bibliográfica, foi mantida assinatura do "Comprehensive Package" do IASB, verificando-se também terem sido obtidos, por oferta, o livro "Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria – Adenda e Actualização”, de Joaquim da Cunha Guimarães, o livro "Da Teoria da Contabilidade às Estruturas Conceptuais", de Domingos Cravo, os nºs 2 a 7, II Série, dos “Estudos do I.S.C.A.A. ”.

Na sequência das reuniões internacionais a que se fez referência foi recolhida ou recebida diversificada documentação.

Foram ainda recebidas as seguintes publicações periódicas: Boletim da APECA, Boletim da CMVM, Boletim Informativo da ADCES, InfoEuro, Jornal de Contabilidade, Revisores e Empresas, Revista da CTOC, Revista de Contabilidade e Finanças, e também os CDs – ROM da OROC e da CTOC.

(8)

C N

C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2002 8/11 2 - ACTIVIDADES REALIZADAS

2.1 - PROGRAMA 1 – REESTRUTURAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

Prosseguiram os trabalhos de levantamento e estudo da situação actual, visando a reestruturação da CNC (projecto 1.1)

Foram desenvolvidos os trabalhos com vista à revisão e modernização do POC, que culminaram com a apresentação ao Conselho Geral de 18 de Dezembro de um “Projecto de Linhas de Orientação para um Novo Modelo de Normalização Contabilística” (projecto 1.2).

2.2 - PROGRAMA 2 – HARMONIZAÇÃO CONTABILÍSTICA E APOIO

TÉCNICO

2.2.1 - Projecto 2.1 – Normalização contabilística

Foi preparada a Directriz Contabilística nº 29 – Matérias Ambientais que, como atrás se referiu, foi aprovada na reunião de 05 de Junho do CG, encontrando-se presentemente pendente de homologação por parte do Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

2.2.2 - Projecto 2.3 – Apoio legislativo

Foram emitidos três pareceres com características de apoio legislativo, dois dos quais relacionados com os pedidos de admissão da APECA - Associação Portuguesa das Empresas de Contabilidade, Auditoria e Administração, e da Administração Geral Tributária como membros do Conselho Geral da CNC.

O terceiro parecer respeitou ao projecto de alteração do Decreto-Lei nº 44/99, de 12 de Fevereiro.

(9)

C N

C o m i s s ã o

d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2002 9/11

2.2.3 - Projecto 2.4 – Esclarecimento técnico

Nos termos da alínea h) do Decreto-Lei nº 367/99, de 18 de Setembro, a CNC respondeu a 26 consultas (12 das quais relacionadas com a dispensa das obrigações do DL nº 44/99), envolvendo, algumas delas, múltiplas e complexas questões, as mais relevantes das quais se encontram divulgadas no site da CNC.

2.3 - PROGRAMA 3 – RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, COMUNICAÇÃO E

IMAGEM

2.3.1 - Projecto 3.1 – Cooperação nacional

Por solicitação da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a CNC emitiu dois pareceres, sendo um sobre o Regulamento Relativo ao Plano Contabilístico dos Fundos de Investimento Imobiliário e o outro respeitante ao Projecto de Regulamento sobre Sociedades de Titularização de Créditos.

2.3.2 - Projecto 3.2 – Participação comunitária

Ao longo do ano, membros da CE participaram nas reuniões no âmbito da UE que a seguir se indicam, tendo-se, a tal propósito, desenvolvido trabalhos de análise e de preparação dessas reuniões quanto às posições a expressar, e de reflexão e apreciação das discussões ocorridas nesses fóruns, feita com base nos relatórios produzidos pelos elementos que nelas participaram.

As reuniões em causa foram as seguintes:

− Comité de Contacto das Directivas Contabilísticas - 1 reunião;

− Comité de Regulamentação Contabilística - 2 reuniões;

− Grupo de Trabalho/Modernização das Directivas Contabilísticas e Regulamento 1606/2002 - 4 reuniões;

(10)

C N

C o m i s s ã o

d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2002 10/11

2.3.3 - Projecto 3.3 – Relações internacionais

Desenvolveu-se trabalho de análise de diversa documentação recebida e relacionada com as matérias em curso no âmbito do ISAR e participou-se numa reunião promovida por esta entidade.

2.3.4 - Projecto 3.5 – Imagem externa

Inseridas neste projecto, a CNC correspondeu a diversas solicitações que lhe foram dirigidas por entidades ligadas ao ensino, participando em eventos promovidos pelas mesmas.

2.3.5 - Projecto 3.6 – Internet

Ao longo do ano o site da CNC (www.cnc.min-financas.pt), foi sendo actualizado e enriquecido com o desenvolvimento dos temas publicados. Por outro lado, intensificou-se o uso do correio electrónico, sobretudo entre os membros da Comissão Executiva, tornando mais profícuas as suas reuniões de trabalho pela tempestividade no conhecimento prévio da documentação a analisar.

2.4 - PROGRAMA 4 – ORGANIZAÇÃO INTERNA

Ao nível da organização interna deu-se continuidade ao desenvolvimento e manutenção dos dados sobre os membros dos órgãos da CNC, à reorganização do arquivo e do acervo bibliotecário, bem como à execução de todas as acções inerentes ao apoio técnico e logístico às reuniões da CE e do CG e à actividade geral da CNC. Aqui se incluem, naturalmente, os trabalhos relacionados com o planeamento da execução das acções, bem como com a preparação dos planos e relatórios de actividades e a preparação do orçamento e o acompanhamento da sua realização.

(11)

C N

C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a

C

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2002 11/11 2.5 - NOTA FINAL

O quadro seguinte dá nota da repartição percentual do tempo total envolvido nas 50 reuniões da CE ocorridas no ano, não incluindo, portanto, o tempo ocupado fora destas, quer na análise e preparação de documentos, quer na participação em reuniões e eventos nacionais e internacionais.

ACTIVIDADES TEMPOS

em %

PROGRAMA 1 – REESTRUTURAÇÃO E MODERNIZAÇÃO 31.1 PROGRAMA 2 – HARMONIZAÇÃO CONTABILÍSTICA E APOIO

TÉCNICO

39,0

Projecto 2.1 – Normalização contabilística 15.8

Projecto 2.3 – Apoio legislativo 9,1

Projecto 2.4 – Esclarecimento técnico 14,1

PROGRAMA 3 – RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, COMUNICAÇÃO E IMAGEM

19,3

Projecto 3.1 – Cooperação nacional 1,2

Projecto 3.2 – Participação comunitária 15,7

Projecto 3.3 – Relações internacionais 0,3

Projecto 3.5 – Imagem externa (política de informação) 0,6

Projecto 3.6 – Internet 1,5

PROGRAMA 4 – ORGANIZAÇÃO INTERNA 10,6

Aprovado pela Comissão Executiva na reunião de 04 de Junho de 2003

O PRESIDENTE DA COMISSÃO EXECUTIVA

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o

Use o Conversor de Mídia Philips para converter os arquivos de vídeo, para corrigir o tamanho da tela e transferir os vídeos do seu computador para o seu aparelho.. Esta aplicação

do na Bacia do Ibicui de 1982 a 1985, foram estudados e identifica dos como Leporinus striatus Kner, 1859 e seus dados mer;sticose mor fométricos comparados com os da

A publicação das Orientações pela CMVM tem o condão de esclarecer e densificar os parâmetros que serão considerados pela CMVM na avaliação de adequação para o exercício

O que significa que eles não foram nutridos e tratados para entrar em outras linhas produtivas, como leite e ovos.. E que eles cairiam em algo como um desemprego funcional:

3.6 Conhecimento de extração de dados, validação, agregação e análise de ferramentas e técnicas 3.7 Conhecimento de vários tipos de revisões de processo de monitoramento de

Jâatzîmç, ka pagasta pârvaldç arî var saòemt Daugavpils novada domes pieòemto lçmumu kopijas un sçþu protokola izrakstus.. Pagasta pârvalde organizç tai valdîjumâ