• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE CIEPH CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÁRCIA CRISTINA ALVES PINHEIRO DA SILVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE CIEPH CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÁRCIA CRISTINA ALVES PINHEIRO DA SILVA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE CIEPH CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA

MÁRCIA CRISTINA ALVES PINHEIRO DA SILVA

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA CIATALGIA NA GESTAÇÃO

Porto Alegre - RS 2016

(2)

MÁRCIA CRISTINA ALVES PINHEIRO DA SILVA

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA CIATALGIA NA GESTAÇÃO

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Acupuntura da Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH.

Prof. Esp. Marcos Lisboa Neves

Porto Alegre - RS

(3)

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE CIEPH ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM ACUPUNTURA

MÁRCIA CRISTINA ALVES PINHEIRO DA SILVA

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA CIATALGIA NA GESTAÇÃO

Este artigo, apresentado como trabalho de conclusão do curso, foi analisado pelos professores e julgado aprovado para obtenção do grau de Especialista em Acupuntura.

Porto Alegre, 15 de setembro de 2016.

_________________________________________________________ Prof. Esp. Marcos Lisboa Neves

Presidente da Banca

_________________________________________________________ Prof. MsC. Fernando Antonio de Mello Prati

Membro da Banca

_________________________________________________________ Prof. Esp. Cleto Emiliano Pinho

(4)

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA CIATALGIA NA GESTAÇÃO Márcia Cristina Alves Pinheiro da Silva1

RESUMO

A auriculoterapia no tratamento da ciatalgia gestacional tem um papel importante na redução dos efeitos de dor gerados pelo aumento de peso comum a gestação, o trabalho busca o estudo de um caso de tratamento de paciente com sintoma de ciatalgia. A técnica utilizada foi estimular com semente de mostarda a área correspondente ao ciático conforme auriculoterapia, de acordo com a observação que foi desenvolvida na Medicina Tradicional Chinesa. No caso estudado é abordado o diagnóstico, a técnica, tratamento e o resultado, que foi positivo para a diminuição da percepção de dor ciática.

Palavras–chave: Auriculoterapia. Ciatalgia. Diagnóstico. Gestação. Sangria.

ABSTRACT

Auriculoterapy in the treatment of gestational sciatica plays an important role in reducing the effects of pain generated by the average weight increase of pregnancy, the essay studies a patient case of treatment with sciatica symptom. The technique was to enable mustard seed the area corresponding to the sciatic as auriculoterapy, according to the observation that was developed in Traditional Chinese Medicine. In the case studied it is approached the diagnosis, technique used the treatment and the result, which was positive for the decreased perception of sciatica.

Key-words: Auriculoterapy. Sciatica. Diagnosis. Gestation. Bloodletting.

1 Graduada em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Canoas – RS. E-mail:

(5)

1 Introdução

A ciatalgia na gestação é uma patologia que atinge inúmeras mulheres, em praticamente todas as fases da gravidez. Cerca de 50% das gestantes queixam-se de lombalgia conforme (NOVAES et al., 2006, p. 620). Os sintomas geralmente se manifestam através da dor lombar irradiada aos membros inferiores, a sintomática quase sempre se apresenta em função do sobrepeso que as mulheres adquirem na gestação, ou ainda pode ser fruto do agravamento de uma patologia pré-existente que pode ser a alteração do centro de gravidade, mudanças hormonais, mecânicas e vasculares, assim como frouxidão da musculatura, trazendo incômodo ao paciente. Segundo (NOVAES et al., 2006, p. 620), alguns desconfortos da lombalgia podem permanecer por um período de até três anos após o parto. Para (SABINO; GRAUER, 2008, p. 137) esse desconforto pode ter um impacto substancial sobre a vida durante a gravidez e podem ser de intensidade variável e de duração.

Um tratamento muito valioso que pode ser utilizado para minimizar ou até sanar os sintomas gerados pela ciatalgia gestacional é a auriculoterapia, que consiste numa técnica eficaz realizada nas orelhas dos pacientes para combater as dores e que será abordada neste estudo.

O tratamento a partir da orelha é utilizado regularmente na Medicina Tradicional Chinesa, para os chineses ela tem relação com os demais órgãos e regiões do corpo e por isso pontos localizados no pavilhão auricular podem a partir da estimulação, propiciar tratamento das dores e patologias em geral.

No mundo ocidental o primeiro a utilizar a técnica que tratava as dores com procedimentos nas orelhas dos pacientes, foi o médico francês Paul Nogier que por volta de 1950/1951 descreveu essa região como sendo a semelhança da figura de um feto de posição invertida dando o nome auriculoterapia. A técnica que utilizava no tratamento de ciatalgia, a partir da cauterização de um ponto no pavilhão auricular. Esse foi um importante avanço para a introdução da auriculoterapia no meio ocidental e a disseminação deste importante método de tratamento às práticas medicamentosas convencionais.

Em 1990 a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a auriculoterapia terapia de microssistema que traz benefício, como a promoção,

(6)

manutenção da saúde no tratamento de diversas enfermidades (NEVES, 2011, p. 10). Desde então essa técnica vem sendo utilizado com mais frequência.

2 Objetivos

2.1 Objetivo geral

Apresentar alternativa no tratamento da ciatalgia em gestante a partir da técnica de auriculoterapia.

2.2 Objetivos específicos

a) Verificar a eficiência da técnica de auriculoterapia com sangria no tratamento de paciente gestante.

b) Incentivar o estudo e a pesquisa a respeito do tema.

3 Diagnóstico em auriculoterapia

Para a realização do diagnóstico em auriculoterapia é necessário a identificação e localização de alterações em regiões no pavilhão auricular. As alterações percebidas recebem o nome de pontos ou áreas reagentes, a partir delas é possível localizá-las por meio de inspeção, palpação e eletrodiagnóstico.

No diagnóstico por inspeção, realiza-se uma minuciosa verificação de todas as partes da orelha para constatar a presença de manchas, escamações, aumento de vascularização ou formações de nódulos, deste modo pode-se constatar o local e fase da disfunção. Na palpação realiza-se pressão digital ou com o auxílio de um lápis exploratório para identificar pontos dolorosos na orelha e presença de cistos, tubérculos, cordões, edemas ou escamações. Já na técnica de

(7)

eletrodiagnóstico, detecta-se pontos auriculares com o uso de um aparelho específico que indica a sensibilidade através de uma luz indicadora dos pontos e um emissor sonoro. (NEVES, 2011, p. 26).

4 Aplicação das técnicas

Algumas técnicas procedimentais são de extrema importância para se realizar tratamentos de ciatalgia, sendo que as aplicações corretas destes procedimentos auxiliarão de forma importante para se obter bons resultados no tratamento que se objetiva.

Para o caso em estudo, foram utilizadas as técnicas de sangria e sementes na auriculoterapia. A técnica de sangria consiste na extração de pequena quantidade de sangue a partir da punção em pontos específicos no ápice da orelha para eliminar calor, ativar a circulação do Qi e Xue, que libera estagnações e acalma a dor, conforme os fundamentos da Medicina tradicional chinesa (NEVES, 2011, p. 51). A auriculoterapia consiste na determinação de pontos correspondentes à área do corpo a ser tratada onde é realizada a compressão constante de pontos específicos através da aplicação de pequenas sementes estimuladoras e não invasivas durante alguns dias.

5 Metodologia

No presente trabalho descreve o tratamento em gestante, com dor ciática tratada com a técnica de auriculoterapia nos pontos localizados correspondentes ao nervo ciático.

Inicialmente foi realizada a limpeza do pavilhão auricular utilizando álcool 70% da marca LBS, após essa limpeza, foi observada a ativação da circulação no sentido ascendente, partindo do lóbulo até o ápice da orelha, realizada a preensão dos dedos polegares e indicador, dando ênfase às regiões reagentes, que tem a função terapêutica para posterior aplicação da técnica de sangria.

(8)

Quanto a sangria, localizou-se o ápice e com a lanceta foi feita a punção do ponto, que consistiu na retirada de gotas de sangue até estancar o sangramento, com luvas descartáveis da marca Descarpack e algodão da marca Cremer.

Também foi utilizada a técnica que consistiu na identificação do ponto da área correspondente no pavilhão auricular à patologia referida pelo paciente. Com a ajuda de uma pinça no ponto foi fixada a semente de mostarda recoberta por um pedaço de esparadrapo da marca Cremer, essa semente estimulou por alguns dias esse ponto, ativando os nervos correspondentes aos órgãos e partes do corpo que estão entrelaçados nessa região e que estão interligados à rede nervosa cerebral.

6 Caso

Este estudo foi realizado através do tratamento com auriculoterapia e sangria em paciente com aproximadamente 25 semanas de gestação, 34 anos, sem nenhuma doença associada, mas com restrições medicamentosas aos analgésicos tradicionais. Após a anamnese e coleta de dados pessoais, importantes para a avaliação deste caso e escolha do tratamento apropriado, a paciente apresentava queixa de dores com irradiação na parte inferior da perna direita com Escala Visual Analógica – EVA com intensidade 8 (severa). O procedimento foi realizado em 5 sessões, sendo que o tratamento completo durou 5 semanas, se acompanhou a paciente semanalmente, o tratamento foi realizado entre maio e junho no ano de 2013.

7 Resultados

Durante o andamento do tratamento foi observada a eficácia dos procedimentos sempre antes e depois das consultas, para observar se o tratamento estava ofertando o resultado esperado no que diz respeito a diminuição das dores localizadas na ciatalgia à direita.

Para nortear a avalição dos resultados, utilizou-se a Escala Visual Analógica - EVA, sendo que após a realização da primeira sessão, a paciente

(9)

relatou percepção de dor grau 4 (moderada), com esse decréscimo considerável, notou-se que o tratamento apresentou êxito já no primeiro procedimento.

Nas sessões seguintes, novamente foram realizadas verificações de percepção de dor da paciente na Escala Visual Analógica - EVA antes e após os procedimentos, e o resultado observado foi a regressão da dor até o grau 2 (leve), já na segunda consulta realizada.

Para continuidade do tratamento foi realizado o acompanhamento da paciente nas demais sessões e foram percebidas ações analgésicas, uma vez que não retornou o estado de dor até a alta do tratamento na quinta sessão.

Como resultado, destacou-se a efetividade da auriculoterapia no tratamento da ciatalgia para este caso, uma vez que foi notada drástica queda da intensidade de dor referida pela paciente durante e após o tratamento, sendo que foi notado resultado imediato desde as primeiras sessões. Fato relevante é que após a aplicação da técnica a intensidade medida na Escala Visual Analógica - EVA que era medida na primeira consulta percepção 8 (severa), diminuiu para grau 2 (leve), no decorrer do tratamento, percebendo analgesia.

8 Discussão

O tratamento da ciatalgia em gestante teve êxito em função da utilização da prática de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, a auriculoterapia. O processo levou em conta não somente a aplicação de técnicas recomendadas para a patologia, como também a realização de anamnese criteriosa e inspeção do pavilhão auricular. Levou-se em conta a leitura corporal referente à expressão, aparência da paciente, assim como a maneira que a mesma descreveu os sintomas e reagiu a palpação. Uma vez que o diagnóstico auricular estiver completo em todos os seus aspectos, é hora de começar o tratamento. (ROMOLI, 2009, p. 329).

No diagnóstico o ponto a ser tratado fica destacado na avaliação, tornando-se reativo quando existe algum problema na área que representam, portanto, são considerados pontos de diagnóstico (NEVES, 2011, p. 37). Foi realizado tratamento no ponto referente ao nervo ciático, pois o pavilhão auricular leva os nomes de acordo com a anatomia. O ponto ou região referente ao ciático,

(10)

está localizado no centro da cruz inferior (bilateral, anterior e posterior) (NEVES, 2011, p. 39). A paciente apresentava queixa de dores mensuradas na Escala Visual Analógica – EVA com intensidade 8 (Severa).

Conforme (NEVES, 2011, p. 22) descreve a Escala Visual Analógica - EVA:

é geralmente usada para graduar a intensidade da dor percebida pelo paciente, mas também pode ser usada para medir qualquer sensação de desconforto ou queixa na tentativa de quantificar a gravidade da queixa, além de servir como parâmetro para avaliar a evolução do tratamento. (NEVES, 2011, p. 22).

Como base foi utilizada a tabela de diagnóstico e pontos a serem tratados, a intensidade de dor se enquadra em aguda, pois no diagnóstico apresentou dor á palpação II e lll, reatividade elétrica forte e edema á palpação (NEVES, 2011, p. 39).

A aplicação da técnica de auriculoterapia foi possível, pelo fato de que a anatomia do pavilhão auricular possui aspectos importantes para sinalizar patologias do corpo.

Segundo descreve (NEVES, 2011, p. 15), a grande quantidade de ramificações nervosas derivadas dos nervos espinhais e cranianos ligam os pontos auriculares a regiões cerebrais que estão ligadas através da rede nervosa aos órgãos e partes do corpo.

9 Conclusão

Para a execução do tratamento com a auriculoterapia em gestante, foco deste trabalho, procurou-se realizar além de um diagnóstico criterioso, a aplicação da técnica de forma eficaz para que se obtivesse resultados imediatos e duradouros, uma vez que estava latente o aspecto da fisiologia da paciente, que tinha dificuldades de locomoção, diminuição da flexibilidade em função do aumento de peso, o que dificultou a procura por tratamento logo no início dos sintomas, tornando o caso bem específico. Foi possível observar uma resposta positiva no resultado do

(11)

tratamento, principalmente em relação a analgesia, fator que se torna de extrema relevância, uma vez que havia restrições medicamentosas para a paciente.

Por fim, percebe-se que a auriculoterapia vem se consolidando como recurso alternativo ou complementar às práticas ocidentais, conhecida e cada vez mais procurada, consequentemente estudada no meio acadêmico. Desta forma salienta-se a importância no investimento em pesquisas científicas que comprovam a eficácia da auriculoterapia, assim como a paulatina popularização desta técnica que se mostrou eficiente no tratamento da ciatalgia em gestante.

(12)

REFERÊNCIAS

NEVES, Marcos Lisboa. Manual Prático de Auriculoterapia. 3ª ed. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2011.

_____. Diagnóstico da acupuntura: avaliação e tratamento. 2ª ed. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2011.

NOVAES, Flávia Silva; SHIMO, Antonia Keiko Kakuda; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. Lombalgia na gestação. Rev Latino-Am Enfermagem. 2006; julho-agosto; 14(4):620-4.

ROMOLI, Marco. Diagnóstico da acupuntura auricular. São Paulo: Roca, 2013. SABINO Jennifer, GRAUER Jonathan N. Pregnancy and low back pain. Curr Rev Musculoskelet Med. 2008; Jun; v.1(2): 137-41. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Até a década de 1980, a espécie foi intensivamente estudada em habitats com baixo grau de antropização, como o Pantanal matogrossense e os Llanos venezuelanos, regiões

Reações raras (ocorre entre ≥ 1/10.000 e < 1/1.000 dos pacientes que utilizam este medicamento): leucopenia (redução do número de glóbulos brancos ou células de defesa

Desta forma, considerando a importância do cuidado materno no desenvolvimento cognitivo dos filhotes, este estudo buscou esclarecer alguns mecanismos que possam

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da

Este trabalho, seguindo o método Design Science Research, fez uma revisão da literatura, uma análise bibliométrica e o estudo de uma empresa para encontrar os elementos da