• Nenhum resultado encontrado

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - A RAZÃO DA NOSSA FÉ ASSIM CREMOS, ASSIM VIVEMOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - A RAZÃO DA NOSSA FÉ ASSIM CREMOS, ASSIM VIVEMOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A GLÓRIA É DE DEUS

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - A RAZÃO DA NOSSA FÉ

ASSIM CREMOS, ASSIM VIVEMOS

LIÇÃO 13 – SOBRE A FAMÍLIA E A SUA NATUREZA

INTRODUÇÃO

A família é uma benção de Deus para um ser humano, porém, nunca a família foi tão devastada pelas forças malignas como em nossos dias. Somente na presença do Senhor é que a família pode consagrar a seguinte assertiva: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" e garantir vitórias face aos grandes desafios da sociedade pós-modernidade. Nesta lição estudaremos sobre a origem da família, o seu conceito, propósitos e princípios básicos de sua existência, culminando com o reconhecimento dos grandes desafios a serem enfrentados para a subsistência da família.

1. UM PROJETO CHAMADO FAMÍLIA 1.1. A CRIAÇÃO DO HOMEM E DA MULHER

A Bíblia Sagrada apresenta dois relatos sobre a criação do homem, sendo que a primeira descrição aponta o homem com origem em Deus, possuindo os atributos morais de Deus (amor, justiça, bondade, etc), isto é, feito a sua imagem e semelhança, sendo-lhe outorgado o domínio sobre as demais coisas criadas. (Gn 1:26-27).

Na segunda descrição da criação do homem há uma alusão direta a origem material do homem, isto é, o homem foi criado do pó da terra e também de sua origem imaterial quando Deus soprou o fôlego de vida no nariz do homem se tornando ele alma vivente, consolidando a sua parte espiritual. (Gn 2:7).

Neste contexto, o homem foi criado com duas naturezas, quais sejam: uma material representada pelo seu corpo e uma outra imaterial e imortal representada pela sua alma e espírito. Esta tricotomia,(corpo, alma e espírito) representa a composição material e imaterial do homem. (1 Ts 5:23).

1.2. DEFINIÇÃO DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO

i. O corpo é a parte material do ser humano formado pelos mais variados elementos químicos advindos do pó da terra transformados em células, ossos, carne e sangue, que proporciona uma canal de comunicação com o mundo externo; (Mt 26:6-13)

ii. A alma é uma subparte imaterial do ser humano que dá funcionalidade e comando sobre o corpo; (Mt 26:36-38)

iii. O espírito é uma subparte imaterial do ser humano que proporciona um canal de comunicação

espiritual entre Deus e o homem.(Mt 27:45-50). Note-se que alma e espírito são diferentes (Hb 4:12-13)

2. A PRIMEIRA FAMÍLIA

A Constituição da primeira família no planeta terra foi gerada através primeiramente da criação de Adão (Gn2:4-7), e depois da criação da mulher, chamada Eva, da forma mais espetacular do que o homem, instituindo a primeira cirurgia, sendo o próprio Deus, Médico dos médicos, que se utiliza de uma anestesia, realiza o corte na carne de Adão, retira uma de suas costelas, cria a mulher e sara o local da carne cortada de Adão. (Gn 2:21-22).

Como foram os primeiros seres humanos criados, Adão veio do pó e Eva da costela de Adão , foram também os únicos que não deixaram pai e mãe para se unirem como uma só pessoa (Gn 2:24). Tiveram muitos filhos, sendo que os três primeiros foram Caim, Abel e Sete e foram enganados por Satanás. (Gn 4:1-2; Gn 5:1-3).

A criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, homem e mulher foram feitos a imagem e semelhança de Deus. O Senhor uniu o homem a mulher instituindo o casamento e a família, consagrando o modelo único de família projetada por Deus.

3. A CONSTITUIÇÃO DA FAMÍLIA AO LONGO DOS SÉCULOS 3.1. FAMÍLIA PATRIARCAL NO ANTIGO TESTAMENTO

(2)

A GLÓRIA É DE DEUS

É o modelo familiar em que a figura do pai era um líder inconteste de uma comunidade familiar com grau de parentesco entre si. (At 7:9)

Em grande parte no Antigo Testamento, a família patriarcal era poligâmica por duas razões básicas:

i. O grande número de homens alistados nos exércitos tombavam mortos nos campos de batalhas

deixando viúvas e filhas desamparadas formando uma superpopulação de mulheres que se casavam ou se juntavam aos homens remanescentes em busca de proteção e sustento.

ii. Muitos reis faziam questão de ter muitas mulheres para ao terem muitos filhos, se houvesse usurpação de seu trono por outrem, com morte de seu herdeiro direto, então, teria muitos outros herdeiros que poderiam reivindicar o trono, mantendo assim a perpetuação de sua dinastia. Vale salientar que este não era o modelo familiar que Deus estabelecera no Éden, mas permitiu esta situação pelas razões já mencionadas e que com a vinda de Cristo foi restabelecido o plano original da família especialmente no que tange um marido para uma só mulher e de uma só mulher para um só marido.

3.2.A FAMÍLIA NUCLEAR NO NOVO TESTAMENTO

É a família tradicional formada por pai, mãe e filhos, sendo este modelo, o padrão familiar desenhado por Deus e que deve ser seguido pelos homens como referencial familiar. Em o Novo Testamento a monogamia é a regra doutrinária (1Co 7:1-2)

3.3. JESUS E A FAMÍLIA

i. Jesus, nosso Salvador e Senhor, veio a esse mundo por meio de uma família e tinha irmãos e irmãs (Mt 13:53-58)

ii. Gostava de viver em família. (Lc 10:38-42)

iii. Demonstrou muito cuidado com a família (Lc 7:11-17)

iv. Enfatizou o quinto mandamento como ordenança de proteção para a família.(Mt 15:1-9) 3.4. FAMÍLIA NA ATUALIDADE

A família na atualidade é a instituição mais visada para os ataques satânicos, pois a sua desagregação, implica na destruição do homem no estado biológico, social, psicológico e espiritual, desvirtuando todo o propósito de Deus para a vida em família.

A família é a célula "mater" da sociedade, sem família não existe sociedade estruturada e por consequência não existirá igreja. Mesmos nos casamentos mistos, o Apóstolo Paulo busca preservar a unidade e existência da família em amor e santidade. ( 1Co 7:12-14)

Sem família, não temos sociedade, sem sociedade saudável não temos igreja. Podemos mencionar claramente hoje dois fatores, dentre muitos, que desintegram uma unidade familiar, quais sejam: o Adultério e o abandono da criação moral e social dos filhos.

4. PROPÓSITOS DE DEUS PARA A CRIAÇÃO DA FAMÍLIA

Deus estabeleceu em seu coração quando criou a família o atendimento de várias necessidades do próprio homem que se vivesse só não teria condições de serem atendidas. Quando Deus projetou a família estava na realidade projetando a sua própria família, ou seja, a família de Deus com os seguintes propósitos:

4.1. EVITAR A SOLIDÃO DO HOMEM

Quando Deus criou o homem já tinha como propósito que ele não vivesse só e por isso mesmo criou uma companheira de modo a ter com ela uma comunhão e vida a dois (Gn 2:18-24; Sl 68:5-6; Sl 113:5-9; Ec 4:9-12).

4.2. PROMOVER O SEU BEM ESTAR SOCIAL

O homem pela sua própria natureza é um ser que necessita agregar-se para formar famílias, e a partir destas uma comunidade, e uma sociedade, vivendo relações interpessoais para presumidamente se organizarem, e viverem com o intuito de alcançar um bem estar social.

(3)

A GLÓRIA É DE DEUS

Marido e mulher, pais e filhos vivendo harmonicamente de maneira equilibrada terão um bem estar emocional, pois, o homem é um ser social, biológico, psicológico e espiritual. Ao ter equilíbrio nestas quatro plataformas, o psicológico que representa o modo de vida emocional estará em bem estar. A família é um grande centro de apoio para proteção e segurança do ser humano (Sl 128:1-6)

4.4. GERAR A PERPETUAÇÃO E A MULTIPLICAÇÃO DA ESPÉCIE

Deus ao criar Adão e Eva estabeleceu através de um ordenança que se multiplicassem tendo muitos filhos mostrando o padrão familiar de pais (homem e mulher) e filhos para uma família, sendo este modelo único e aceitável diante do Senhor. (Gn 1:27-28)

5. ENSINAMENTOS RECEBIDOS NA FAMÍLIA

A família equilibrada no viés espiritual é uma abundante fonte de ensinamentos para a formação social, moral, ética e espiritual de seus membros. Dentre os mais importantes ensinamentos podemos destacar que o convívio em família nos permite:

5.1. RECONHECER NA FAMÍLIA O AMBIENTE PERFEITO DE PROTEÇÃO E SUSTENTO

Como tudo o que Deus criou é perfeito, o Jardim do Éden é o maior símbolo de um habitat de pura perfeição, tudo harmonicamente equilibrado, céu, terra, mar, vegetação, animais do campo, peixes do mar, aves do céu e inserido nele o homem. Lugar onde não havia medo, maldade no coração do homem. O Éden foi a perfeita casa que Deus preparou para o homem. Assim deve ser a nossa casa em família, lugar de santidade e de amor que nos garante proteção e sustento (Gn 2:4-17).

5.2. DESPERTAR ZELO E CUIDADO PELA FAMÍLA E SEUS VALORES

O habitat edênico é o padrão ecológico que o homem deve realizar no cuidado com o planeta terra. Deus após criar todas as coisas ordena ao homem que cuide do seu lar. Deus na manifestação de seu infinito amor cuida muito bem de todos nós e também da sua criação. Assim devemos cuidar, zelar e guardar o nosso lar e a nossa família. (Sl 40:17).

5.3. DESENVOLVER NOSSAS APTIDÕES E TALENTOS

A ociosidade é um fator que leva o homem a sentir-se inútil, e por sua natureza, o homem precisa de atividade física para o corpo e também de exercício mental, e então, o Senhor, sabendo disto ordenou que o homem cuidasse do jardim para o exercício do corpo e da alma, para que se sentisse saudável. Da mesma forma é na família que desenvolvemos as nossas aptidões para servir a Deus e a sociedade. (Gn 2:15).

5.4. ADORAR A DEUS

Um lar sem a presença de Deus é incompleto, porque é pela presença do Senhor que um lar se enche de paz e de alegria permanente independente das circunstâncias. No Jardim do Éden, Deus estava todas as tardes face a face com Adão e Eva conversando. Deus deseja ter um relacionamento íntimo com cada um de nós. (Sl 33:11-15)

6. O VALOR E A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA FAMÍLIA

Deus valoriza a mulher e para isso fez questão de registrar em sua Palavra um louvor especial a mulher virtuosa homenageando-a e exaltando a qualidade de ser mulher. A mulher virtuosa possui virtudes morais, virtudes espirituais, age com ética e sobretudo depende de Deus, sendo esta a beleza da mulher que agrada a Deus e por isso, ela é honrada. (Pv 31:10-31)

6.1. A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA

6.1.1. A MULHER VIRTUOSA É DE EXTREMA CONFIANÇA

Um dos requisitos para se ter uma família estruturada e solidamente edificada nos aspectos social, ético, moral e espiritual é a integridade moral dos pais, considerando que a mulher assume um papel base e fundamental na relação familiar. A mulher virtuosa segundo a Bíblia Sagrada guarda uma confiabilidade, honradez e conduta irrepreensível para com o seu marido, tendo como qualidade suprema a fidelidade em tudo ao seu cônjuge, pois não temos como qualificar a solidez de um casamento sem a fidelidade conjugal e sobretudo o amor recíproco entre marido e mulher (Pv 31:10-11; Ct 6:3; Ct 4:12; Pv 12:4 ). 6.1.2. A MULHER VIRTUOSA É PRECIOSA

(4)

A GLÓRIA É DE DEUS

A Palavra de Deus faz louvor a mulher virtuosa expressando que ela é muito mais preciosa e de muito mais valor que finas joias. Não temos como comparar qualquer bem material em seu valor ao de uma mulher virtuosa, visto que o casamento constituído e construído na base do amor vale mais que o ouro, a prata, o carro, ou qualquer bem material que possamos imaginar. (Pv 31:10;Pv 19:14; Pv 18:22)

6.1.3. A MULHER VIRTUOSA É ELEGANTE

A mulher virtuosa reconhece o seu valor e em sendo mais preciosa do que as finas joias, não é uma mulher relaxada que não se cuida em sua apresentação pessoal, ao contrário devido a sua grande autoestima se veste com elegância e com muito bom gosto, porém com decência. Demonstra ter amor próprio ao seu corpo sem vaidades preservando sua saúde. (Pv 31:17; Pv 31:22).

Não podemos deixar de mencionar que a mulher virtuosa apesar de ser elegante e bela exteriormente, a sua beleza interior, isto é, a espiritual deve suplantar a beleza exterior, pois sua irretocável beleza se credencia pelo andar e viver com Deus.(Pv 31:30; Pv 11:22).

6.1.4. A MULHER VIRTUOSA É SEMPRE ELOGIADA

O comportamento ético e moral da mulher virtuosa lhe confere a capacidade de ser elogiada em todos os segmentos da família. Em primeiro lugar pelo marido onde é honrada e proclamada como melhor mulher do mundo e em segundo lugar pelos filhos que a qualificam como ditosa, ou seja, feliz, bem aventurada. (Pv 31:28-29).

6.1.5. A MULHER VIRTUOSA É ABENCOADORA

A mulher virtuosa honra o seu marido em tudo respeitando-o e sendo respeitada pela sua conduta ilibada. Ela é fonte de bênçãos para si, para seus filhos e especialmente para o seu marido de tal modo que sempre abre a sua boca para abençoá-lo . (Pv 31:23).

6.1.6. A MULHER VIRTUOSA É TEMENTE A DEUS

A mulher virtuosa é temente a Deus e como tal é também exaltada e louvada pelo Senhor, sendo ainda reconhecida como realizadora de boas obras e fonte de bons frutos (Pv 31: 30-31).

6.2. A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE

Deus deu a mulher a bênção de no seu ventre estabelecer a concepção e a geração de um ser semelhante a ela, mas que também guarda características de seu marido. A mulher se torna a mãe que proporciona a multiplicação e perpetuação da espécie.

6.2.1. A MULHER VIRTUOSA É EDUCADORA

Dizem que o amor de mãe pelos filhos guarda extrema semelhança com o amor ágape de Deus. A mulher virtuosa educa os seus filhos com sabedoria, serenidade, bondade, verdade embasado no amor, visando uma vida de integridade moral e espiritual para os seus filhos (Pv 31:26).

6.2.2. A MULHER VIRTUOSA É AFETUOSA

O cuidado com os filhos é característica permanente na mulher virtuosa e este cuidado é demonstrado quando ela abraça, beija e promove carinho em seus filhos, dando a devida atenção e inclinando os seus ouvidos a ouvi-los sem restrições. O tratamento da mãe virtuosa para com os filhos é preponderante na formação moral e na ética da personalidade dos filhos.(Pv 14:1)

6.3. A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA

6.3.1. A MULHER VIRTUOSA É LABORIOSA E EMPREENDEDORA

A sociedade contemporânea por força das imposições econômicas e sociais impõe a mulher uma dupla jornada de trabalho para a subsistência da família. A primeira jornada de trabalho nas atividades laborais em empresas dos mais variados ramos, ou ainda como empreendedora em seu próprio negócio e a segunda jornada em casa, isto é, no seu lar, sendo então merecedora de uma maior exaltação, porque assim ela demonstra ser uma incansável guerreira. Logo, é hora dos homens se sensibilizarem e reconhecerem que precisam ajudar suas respectivas esposas nas tarefas domésticas.

A mulher virtuosa demonstra extrema habilidade para compor tais tarefas no emprego e no lar, como já não bastasse somente as tarefas do emprego (Pv 31:13-16; Pv 31:18-19) e o mais impressionante é que

(5)

A GLÓRIA É DE DEUS

esta mulher além de ser laboriosa, mantém a casa em perfeita ordem sob todos os aspectos, contemplando ainda a sua grande capacidade de trabalhar e garantir prosperidade para sua família (Pv 31:27;Pv 31:21; Pv 31:24).

6.4. A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS

6.4.1. A MULHER VIRTUOSA É TEMENTE A DEUS E DE BOM TESTEMUNHO

A Palavra de Deus em Provérbios 1:7 diz que: " O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" e assim a mulher virtuosa é detentora do temor a Deus e isso se revela enfaticamente na sua conduta moral irrepreensível que lhe confere um nome honrado, com vida piedosa e limpa, com um comportamento exemplar diante de Deus e dos homens, com bom testemunho sempre abençoando e fazendo o bem todos os dias de sua vida. (Pv 31:30; Pv 31:25; Pv 31:12).

6.4.2. A MULHER VIRTUOSA É GENEROSA

Além do cuidado com os membros da família, a mulher virtuosa se preocupa com o próximo e segundo suas posses ajuda aos necessitados tanto no campo material como espiritual de forma previdente e com extrema generosidade de coração (Pv 31:20)

7. A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO

A Criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, sendo estes, feitos a imagem e semelhança de Deus e ao unir homem e mulher em uma aliança de corpo, alma e espírito, Deus instituiu o casamento e por conseguinte a família.O casamento segundo a vontade de Deus, deve ser balizado por princípios morais e espirituais, a saber:

7.1. PRINCÍPIOS MORAIS 7.1.1. A MONOGAMIA

Oriunda de dois vocábulos gregos : "Monos" que significa único e "Gamos" que significa casamento, a palavra monogamia é a forma de união determinada por Deus para o casamento e para a família, ou seja, um único homem para uma única mulher, uma única mulher para um único homem, tornando-se os dois uma só pessoas. (Gn 2:24)

7.1.2. A HETEROSSEXUALIDADE NO CASAMENTO

O casamento para Deus tem que ser realizado com base no princípio da heterossexualidade, ou seja, um homem unido a uma mulher pelos laços do matrimônio.

7.1.3. A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO

Casados para sempre até que a morte nos separe. A família é a célula "mater" da sociedade, sem família não existe sociedade estruturada e por consequência não existirá igreja. Mesmos nos casamentos mistos, o Apóstolo Paulo busca preservar a unidade e existência da família em amor e santidade. ( 1Co 7:12-14)

7.1.4. A FIDELIDADE NO CASAMENTO

O casamento é uma aliança entre um homem e uma mulher muito séria e quem é fiel ao seu cônjuge, é fiel acima de tudo a Deus, o criador do casamento.(Ct 6:1-3)

7.2. PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS 7.2.1. CRISTO NO CASAMENTO

A coluna principal de sustentação do lar é o próprio Deus, pois o lar que está edificado em Jesus não é destruído (Sl 127:1-5). Jesus Cristo é a principal base espiritual do casamento considerando que toda criação está resumida e centrada nEle, tendo nEle, o seu ser, propósito, destino e centro (Ef 1:3-10) 7.2.2. A ORAÇÃO NO CASAMENTO

A benção sobre o casamento não advém da vontade de homens em abençoá-lo, mas sim da oração, que outorga ao que clama ao Senhor, o poder e a autoridade espiritual para salvar-se das ameaças e dos inimigos. (Sl 3:1-8).

(6)

A GLÓRIA É DE DEUS

7.2.3. A PALAVRA DE DEUS NO CASAMENTO

Quem constrói o seu casamento sobre o fundamento da Palavra de Deus, manterá seu lar firme, mesmo diante das provações. Jesus afirmou que quem ouve os seus ensinamentos e vive de acordo com eles é “comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24-27)

8. DEVERES E DIREITOS DO MARIDO E DA MULHER NO CASAMENTO 8.1. DEVERES DA ESPOSA NO CASAMENTO

8.1.1.SER SUBMISSA AO MARIDO COMO AO SENHOR

Ser uma pessoa submissa significa realizar uma missão de forma espontânea sob a orientação da vontade de outrem. Logo, a esposa tem que ter a consciência de que sua adesão espontânea á vontade do marido está contribuindo eficazmente para a missão do marido na abrangência da vontade de Deus.(Cl 3:18)

A mulher não difere do homem em valor e dignidade. O papel da mulher não é competir com o marido e nem dominá-lo. O projeto de Deus é que a mulher seja submissa ao seu marido com alegria e espontaneidade. (Gl 3:23-29)

8.1.2. SER AUXILIADORA NOS SENTIDOS AFETIVO, SOCIAL, PROFISSIONAL E ESPIRITUAL (Gn 2:18)

Ser uma mulher auxiliadora é está ao lado do marido para completar, ajudar, complementar e apoiar, sendo o papel da mulher ampliado por sua idoneidade, isto é, alguém que concorda mental, física e espiritualmente com o seu marido. (Pv 31:10-31)

Uma mulher auxiliadora é preciosa(v.10), confiável(v.11), abençoadora(v.12), laboriosa(v.13-15,18,19,27), prudente (v.21,25), generosa(v.20), elegante(v.17,22), educadora(v.26), piedosa(v.25,30), elogiosa e elogiada(v.28-31)

8.2. DEVERES DO MARIDO NO CASAMENTO

8.2.1. AMAR A ESPOSA COMO CRISTO AMOU A IGREJA (Ef 5:25)

O amor de Jesus com a igreja é o padrão de amor do marido para a sua esposa. Jesus amou a sua igreja voluntariamente (Gl 2:20), profundamente(Jo 15:13), sacrificialmente (Jo19:1, 16-18) e com amor eterno (Jr 31:3 cf Jo 17:26).É o amor a base peculiar das afeições, da confiança e da fidelidade (1 Jo 4:18).

8.2.2. NÃO SE IRRITAR COM ELA (Cl 3:19)

O marido não deve ficar impaciente com sua esposa, não provocá-la ou ficar irado com ela. 8.2.3. COABITAR COM ENTENDIMENTO, DANDO HONRA À MULHER (1 Pd 3:7)

A vida de uma casa deve ser pacífica, onde deve prevalecer o diálogo, a paciência, a compreensão, a estima e a dignidade (Am 3:3)

8.2.4. CONSULTAR A ESPOSA (Tg 1:19)

Jamais o marido deve tomar decisões sem antes consultar a esposa. A prática deste gesto demonstra amor, prudência e sabedoria.

8.2.5. ASSISTI-LA MATERIAL E ESPIRITUALMENTE (Ef 5:28-29)

Deve provê-la materialmente e desenvolver em conjunto com ela, uma vida espiritual irrepreensível. 8.2.6. PROTEGÊ-LA FÍSICA E MORALMENTE (Ct 4:12)

O marido não deve considerar-se apenas o senhor do lar, e, sim, o protetor, a começar pela esposa. 9. A ERA DAS CRISES

Em nossos dias hodiernos o liberalismo social, por conta de fortíssimas ações de grupos sociais organizados sob a tutela de principados e potestades malignas, tem desencadeado uma completa

(7)

A GLÓRIA É DE DEUS

desestruturação social com a tentativa de mudar valores sociais, morais e espirituais absolutos, exarados na Palavra de Deus, por valores de concepção e execução pecaminosa, consubstanciados na razão e na experiência inconsequente. (2 Tm 3:1-5; Sl 36:1-4)

A ingerência do Estado, tem propiciado por meio da base educacional e das pseudos-livres relações sociais amparadas pela criação de leis espúrias, grandes ameaças e ataques a constituição e mantença da família no padrão pai, mãe e filhos perfeitamente harmonizados com a Palavra de Deus. (Mt 22:15-22). 9.1. A SECULARIZAÇÃO EM NOSSO TEMPO

Definimos secularização como um movimento de ordem humanística que busca o desenvolvimento do homem em todas as áreas a partir da razão, da ciência e das organizações sociais sem reconhecer as realidades sobrenaturais, religiosas ou espirituais.

A separação da Igreja do Estado em nosso tempo permitiu em avançada velocidade promover a secularização da educação, a suposta supremacia da ciência sobre a religião, a larga aplicação das teorias econômicas e sociais humanísticas regendo as relações sociais em detrimento do espiritual. A família e a igreja nos dias atuais por conta desta secularização efetiva em diversas frentes da formação do homem é profundamente atacada em seus valores espirituais segundo os ensinos da Bíblia Sagrada, que se obscurecem tornando o cristianismo de hoje um cristianismo secularizado, pelos seguintes fatores: 9.1.1. MATERIALISMO

É a doutrina filosófica que diz que as únicas coisas que existem são substâncias materiais. Os fenômenos mentais, a consciência, as sensações e sentimentos são explicados como modificações da substância material sem a introdução de substância mentais ou espirituais distintivas. Em suma é a doutrina que advoga que o ter é mais importante do que o ser, a matéria é de maior valor para o homem do que espiritual. O cristianismo contraria o utilitarismo - a vida não é uma corrida atrás de riquezas e autopromoção (1 Tm 6:6-10)

9.1.2. RELATIVISMO

A base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. É o estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas de Deus. Em suma, algo que é absolutamente errado na concepção de alguns é perfeitamente certo na concepção de outros. O cristianismo contraria o existencialismo - a vida não é só aqui e agora, existe uma vida após a vida terrena. (Jo 3:16)

9.1.3. LIBERALISMO SOCIAL

É tipificado pela consecução de todas atividades humanas, dentre elas: as ciências, artes, filosofias, educação, economia, etc, livres de qualquer contexto da Palavra de Deus. A maneira de viver num mundo liberal não comunga com os interesses espirituais, e todo regramento das relações sociais são chanceladas por meio da razão e da experiência do homem em torno de um valor social, moral, emocional, desprovido de alinhamento com a vontade divina. O cristianismo contraria o hedonismo - a vida não é o prazer carnal e a satisfação de desejos. (Ec 2:1-11)

9.1.4. ATEÍSMO - FALSOS ENSINOS TEOLÓGICOS

O Ateísmo implícito e explícito tem se fortificado nos bancos escolares em todos os níveis estabelecendo uma crença de que não existe Deus, seres ou acontecimentos imateriais e espirituais. A única coisa que importa neste mundo são os eventos materiais.(Sl 53:1; Tt 1:10-16; 1 Jo 4:1-10). O cristianismo contraria o materialismo - o homem não é só matéria é um ser moral e espiritual (1 Ts 5:23). 9.1.5. A PERIGOSA INFLUÊNCIA DOS VALORES SOCIAIS E CULTURAIS DE UMA SOCIEDADE Como cristãos, temos que realizar uma leitura de mundo, de modo a evitar que os valores sociais e culturais da sociedade a qual estamos inseridos venha a nos causar:

i. A preguiça mental de pensar, avaliar e julgar uma situação qualquer e assim ser seduzido e manipulado por interesses de terceiros.

ii. A exaustão emocional caracterizada por um comportamento insensível a qualquer situação moral, ética, social, espiritual, etc.

iii. A confusão psicológica que tira da pessoa a capacidade de discernir o que é certo ou errado

(8)

A GLÓRIA É DE DEUS

iv. A desorientação moral que propiciará a condição da flacidez moral ser enaltecida e os valores morais absolutos de Deus serem tripudiados.

v. O esfriamento espiritual que nos afasta de Deus.

Assim, devemos rejeitar que a influência da cultura, tradições e costumes de uma sociedade que contradigam a Verdade revelada na Palavra de Deus façam a regência de nosso comportamento nas relações sociais. (Lv 18:24-30)

10. UMA FAMÍLIA EM CRISE

Por conta da forte influência do secularismo, relativismo, liberalismo, ateísmo e outras ideologias sobre a família fomentado pelo Estado, esta tem sofrido transformações degradantes em suas relações sociais por causa dos seguintes fatores:

10.1.1. DESOBEDIÊNCIAS DOS FILHOS AOS PAIS

O liberalismo social prega a pseudo liberdade na criação dos filhos, onde pais que vierem a aplicar qualquer ação de natureza disciplinar a filhos desobedientes ou rebeldes, devem ser passíveis de punições, inclusive com a perda do poder sobre os filhos, que poderão ser recolhidos a instituições governamentais para serem educados por agentes do governo.

A Bíblia Sagrada ordena que os pais devem ser os educadores por excelência de seus filhos, inclusive com a aplicação de punições disciplinares para que os efeitos sobre a formação espiritual, emocional e intelectual dos filhos sejam benéficas e duradouras (Pv 22:6; Ef 6:1-4; Pv 23:12-14; Pv 13:24; Pv 29:15-17).

10.1.2. LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Correntes científicas tem aventado a legalização do aborto, através da permissão para interrupção da gravidez até 12ª semana de gestação.

A Palavra de Deus condena veementemente esta prática, pois ninguém tem o direito de tirar a vida de um ser humano indefeso criado por Deus. Ademais esta irresponsável legalização do aborto fomentaria a promiscuidade no âmbito das famílias, especialmente nas jovens e adolescentes, ferindo frontalmente os princípios doutrinários manifestados por Yahweh na Bíblia Sagrada(Ex 21:22-25; Jr 1:4-5; Mt 5:21-22 ). 10.1.3. LEGALIZAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO (PROFISSÃO)

A prostituição é a mais relevante destruição da dignidade humana, pois corpo, prazeres carnais são trocados por dinheiro, onde o ser humano passa a ser objeto descartável. A sociedade prostituída no campo sexual desestabiliza a família, cria relações promíscuas, traições, quebra de confiança, adultérios, homicídios e outros males sociais de consequências danosas imensuráveis.

Não há como tolerar a prática da prostituição que é condenada pelo Senhor em todos os aspectos em sua Palavra. Jesus condena o pecado da prostituição, mas ama e perdoa o pecador arrependido.(Lc 7:36-50 ) 10.1.4. PERMISSÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO DE DROGA ILÍCITA

O uso de drogas e psicotrópicos, não estabelecidos por tratamentos médicos, se consubstanciam em nossos dias como o maior e mais complexo problema de ordem social. Muitas famílias são destruídas, tantos pais como filhos, são alijados do convívio normal em sociedade, perdem família, bens materiais, enfim perdem tudo e ficam como itinerantes nos grandes centros urbanos depreciados e marginalizados pela sociedade. Os dependentes de drogas vivem como sub-humano sem qualquer perspectiva de vida digna.

O uso de drogas sejam lícitas ou ilícitas que promovem uma dependência química, um vício próprio pela vontade de consumo do homem, tem a absoluta reprovação do Senhor YAHWEH. A Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, proclama exacerbadamente que as drogas tiram o entendimento de um ser social e humano, provocando diversificados pecados condenados pelo Senhor.(Pv 20:1; Pv 23:29-35 )

10.1.5. CONDESCENDÊNCIA COM A DELINQUÊNCIA

As relações sociais, embora sejam muito complexas, pois são resultados de muitos fatores emocionais, biológicos, sociológicos e até políticos, se não forem devidamente cuidados pelas autoridades competentes desembocam numa delinquência generalizada. Vivemos neste momento em todos os lugares de nosso país com uma delinquência desenfreada sem quaisquer perspectivas de solução,

(9)

A GLÓRIA É DE DEUS

abrandamento ou minimização e, pelo contrário, observamos uma tendência cada vez mais de agravamento. Sistemas judiciais desestruturados que não atendem imediatamente aos anseios do povo pela justiça, promovendo direta ou indiretamente a sensação de prevalência da violência.(Ec 8:11) Deus examina tanto o justo como o iníquo, e abomina aquele que ama a violência. (Sl 11:4-5 ) É no coração do homem que nasce toda sorte de pecado, e é no coração dele transformado por Cristo que o desejo delinquente é aniquilado.Mc 7:21-23; Mt 11:28-30 )

10.1.6. NOVAS RELAÇÕES MATRIMONIAIS

Sobre estes modelos matrimoniais que o liberalismo social intenta padronizar como relação social familiar, tais como: casais do mesmo sexo, casamentos arranjados pelas redes sociais e empresas especializadas, casamentos com cada cônjuge morando na casa de seu respectivo pais, união de um homem com uma mulher para apenas gerar filhos e satisfazer o sonho de ser pai ou mãe e as relações sexuais ilícitas. dentre outras. Estes modelos fogem do padrão dado por Deus para o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel. (1 Co 6:10).

10.1.7. IDEOLOGIA DE GÊNERO

Na concepção da ideologia de gênero o corpo de uma pessoa é visto como um elemento de

opressão que promove um determinismo biológico, ou seja, uma identidade biológica (masculino ou feminino) que não lhe deixa opções sexuais e retira da pessoa o desejo de escolher sua orientação sexual. Assim a ideologia de gênero faz a vontade da pessoa prevalecer (autodeterminação) ultrapassando os limites impostos pela identidade biológica, através de sua livre opção sexual, independente de possuir um estereótipo masculino ou feminino. A pessoa é supostamente livre para escolher o tipo de relação sexual que deseja ter em sua vida social e cultural.

10.1.8. CANAIS DE INFORMAÇÃO DO LEGALISMO SOCIAL

O Liberalismo social adentra aos ninhos familiares através da mídia falada, escrita e televisiva, pela internet, especialmente nas redes sociais, pelos vídeos games fomentando a violência na base dos jogos de guerra e de matanças, sendo a televisão o maior veículo de comunicação formador de opinião que transforma as famílias e mais especificamente o indivíduo como "marionete" em torno de um valor social, moral, emocional, desprovido de alinhamento com a vontade divina.

O maior instrumento para essa relação de domínio da TV sobre a sociedade é o secularismo que tipifica que todas atividades humanas - ciências, artes, filosofias, educação e economia - são livres de qualquer contexto da Palavra de Deus. A maneira de viver neste mundo não comunga com os interesses espirituais. A tecnologia é importante no desenvolvimento do ser humano, não podemos nos tornar escravos dos recursos tecnológicos, mas aproveitá-los para o bem social. A Bíblia registra que não devemos colocar coisas más diante de nossos olhos. (Sl 101:1-4)

11. CONCLUSÃO

As famílias tem sido atacadas através de vários meios. Satanás tem utilizado diversas formas sutis para destruir as famílias seja pelo liberalismo social, materialismo, secularismo e relativismo. Mas é pela Palavra de Deus, que podemos vencê-lo e salvaguardar nossos filhos e cônjuge em perfeita paz e comunhão.Que o Espírito Santo nos acompanhe e nos dê sabedoria dos altos céus para assimilarmos os propósitos de Deus para com o casamento e a família, neste momento de tão grande crise dos valores sociais.

Referências

Documentos relacionados

RESUMO - O autor estudou distúrbios de memória em pacientes epilépticos com crises parciais complexas (CPC), com os objetivos de: 1) identificar estes distúrbios; e 2) comparar

Faria (2006) analisou trabalhos já realizados no Brasil, e em outros países, no que se refere às atitudes em relação à Matemática e concluiu que existem pontos em comum entre

Responsável por 2 a 17% das mortes de pessoas com epilepsia, a maioria dos casos de morte súbita inexplicada é relacionada às crises, em geral não testemunhadas, que ocorrem

- evitar um acúmulo excessivo de humidade no interior do compartimento devido à transpiração normal dos alimentos (especialmente da fruta e da verdura fresca), que em

Nem pedagogia professoral, nem empirismo pedagógico: a for- mação do espírito científico, quer seja na história das Ciências, quer seja na educação das crianças, requer

Para preparar-se para esta prova o aluno deve, seguindo o cronograma apresentado, ler o livro recomendado para a sua série e responder às questões propostas em cada capítulo.

Marras (2000) observa que a questão de ser classificado X ou Y depende do ponto de vista do gestor. Isso significa que o ângulo de análise do indivíduo pode causar

In the present study, we synthesized six analogs of mastoparan-L obtained by rational design of peptides and evaluated its effect in vitro against Gram-positive and