• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

TRILHA DA

APRENDIZAGEM

(2)

Língua Portuguesa Leia o texto e responda:

(3)

9- Na frase “RENDE TANTO QUE SÓ FOME DE ELEFANTE PARA DAR CONTA”, a expressão

grifada significa que o molho de tomate. A( ) dá para fazer muitos pratos.

B( ) é muito saboroso.

C( ) pode ser usado em qualquer receita. D( ) tem um sabor muito forte.

10- Por que a propaganda não usou a expressão “fome de leão no lugar fome de elefante?

A( ) porque elefantes comem molho de tomate e os leões não. B( ) porque o elefante é o “garoto propaganda” da marca. C( ) porque elefante come mais que leão.

11- Leia os textos com atenção e responda:

(4)

B- Qual o objetivo do texto do primeiro quadro?

R:_____________________________________________________________ C- Qual o gênero textual utilizado no quadro 4?

(5)
(6)

MATEMÁTICA Questão 01

Arme e efetue as multiplicações:

a) 2252 x 25 b)1235 x 52 c) 3258 x 24 Questão 02 Efetue a adição: a) 4 319 + 1 843 + 8 740 = b) 148 + 184 + 418 + 481 + 814 + 841 = c) ) 200 + 100 + 350 = d) 350 + 250 + 405 = Questão 03 O Sucessor de 690 é: a) 691 b) 689 c) 699 d) 690 Questão 04 O antecessor de 299 é: a) 298 b) 199 c) 299 d) 300 Questão 05

A seqüência dos números pares em ordem decrescente correta é: a)0,2, 4, 6, 8, 10, 12... b)2,4,6,8,10,12... c) 0,4,6,8,10,12... d)0,2,4,6,10,12,14...

Questão 06

Os divisores de 27 na ordem crescente são respectivamente:

a)1,3,9,27 b)27,9,3,1 c)27,9, 1, 3 d)1,27,9,3

Questão 07

Dê os antecessores e os sucessores de:

a) _______________ 313 _________________ b) ______________ 1209 _________________ c) _______________ 59 __________________ a) _______________ 999 _________________ a) _______________ 2071 _________________

(7)

Questão 08

Marque os números abaixo que são divisíveis por 2: A) ( ) 18 B) ( ) 135 C) ( ) 40 D) ( ) 780

Questão 09

Marque os números abaixo que são divisíveis por 3: A) ( ) 276 B) ( ) 873 C) ( ) 945 D) ( ) 4700

(8)

HISTÓRIA

Bom dia! Iniciaremos nossos estudos sobre A Mesopotâmia.

Mesopotâmia foi o nome da região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, principalmente onde hoje se concentra o Iraque. Essa região é considerada um dos berços da civilização, uma vez que as primeiras cidades do mundo surgiram lá. A palavra “Mesopotâmia” teve origem no idioma grego e significa “terra entre rios”, fazendo menção exatamente aos dois rios que

banhavam seu território.

A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.

Sumérios

Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur, Uruk e Eridu. As cidades sumérias logo assumiram a condição de cidades-estado, ou seja, possuíam total autonomia e uma administração própria.

Essas cidades estiveram em constante estado de guerra umas com as outras pela disputa de terras. Cada uma delas possuía um deus ou deusa distinto e, para a adoração desse deus, eram construídos templos conhecidos como zigurates. As cidades sumérias desenvolveram uma característica típica dos agrupamentos humanos: as diferenças entre classes sociais. Na Suméria, existia uma pequena classe bem estabelecida e privilegiada que vivia à custa do trabalho das classes baixas.

(9)

Os sumérios criaram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios por volta de 3000 a.C. para manter um registro sobre a contabilidade do comércio, do palácio real e da produção agrícola. Os registros escritos eram realizados em blocos de argila a partir de um objeto pontiagudo conhecido como cunha. Outros povos que habitaram a região também utilizaram-se da escrita cuneiforme.

→ Acádios

Por volta de 2200 a.C., os acádios, um povo que habitava a região central da Mesopotâmia, conquistou as grandes cidades da Suméria e fundaram o Império Acádio. Os acádios tinham Ágade como sua principal cidade e tiveram Sargão I como importante rei. Esse império foi um dos primeiros centralizados da humanidade.

O Império Acádio, no entanto, teve um curto período de existência. Rebeliões internas, aliadas à pressão exercida pela chegada de outros povos estrangeiros, como os gútios e os elamitas, enfraqueceram esse império. O enfraquecimento dos acádios permitiu a conquista do poder pelos amoritas.

Amoritas

Os amoritas eram um povo semita originário do deserto da Arábia que haviam se estabelecido na cidade da Babilônia. Por volta de 1900 a.C., esse povo constituiu um império na região, conhecido como Primeiro Império Babilônico. A cidade da Babilônia foi transformada em um importante centro urbano e comercial de toda a Mesopotâmia.

O principal rei dos amoritas foi Hamurábi, responsável por expandir as fronteiras do Primeiro Império Babilônico. Atribui-se a Hamurábi o feito de ter promovido um grande desenvolvimento no plantio agrícola com a construção de inúmeros canais de irrigação. Ele também ficou conhecido por organizar um conjunto de leis mesopotâmicas em um mesmo código, conhecido como Código de Hamurábi.

O Código de Hamurábi agrupava uma série de leis tradicionais da Mesopotâmia sobre o lema da Lei de Talião: “olho por olho, dente por dente”. Assim, de acordo com esse código, todo aquele que cometesse algum delito teria uma punição proporcional e equivalente ao dano que tivesse causado.

Após a morte de Hamurábi, o Primeiro Império Babilônico passou por um processo de enfraquecimento que contou com intrigas políticas e rebeliões populares. Além disso, a chegada de povos estrangeiros contribuiu para o fim do domínio babilônico. Nesse período, destacaram-se

os ataques dos cassitas e dos hititas.

(10)

Os assírios eram um povo que habitava a região norte da Mesopotâmia e que, ao longo do segundo milênio a.C., organizaram uma sociedade extremamente militarizada. O exército assírio era considerado o mais poderoso e organizado de seu tempo. Isso porque os assírios formaram um exército profissional em constante treino, que utilizava armas de metal e carros de guerra puxados por cavalos.

Os assírios ficaram conhecidos como guerreiros cruéis em batalha, pois utilizavam-se de técnicas de tortura e execução extremamente cruéis. Assim, a partir da formação de um exército profissional, eles iniciaram a conquista da Mesopotâmia e, por volta de 1200 a.C., já haviam conquistado praticamente toda a região.

Um dos reis mais conhecidos dos assírios foi Assurbanipal, que foi o responsável por mandar construir a grande Biblioteca de Nínive (a cidade de Nínive era a capital dos assírios). A Biblioteca de Nínive concentrou inúmeros blocos de argila com escrita cuneiforme com importantes registros sobre a vida política, social e cultural dos povos da Mesopotâmia, o que permitiu aos historiadores ampliar os conhecimentos sobre a região.

Durante o reinado de Assurbanipal, o Império Assírio sofreu um grande declínio e, em 612 a.C., foi conquistado pelos caldeus, auxiliados pelos medos (povo que habitava as planícies do Irã).

Caldeus

Os caldeus, conhecidos como neobabilônicos, constituíram o Segundo Império Babilônico ao conquistar a Mesopotâmia dos assírios em 612 a.C. O império formado pelos caldeus foi extremamente curto e, nesse período, Nabucodonosor foi seu principal rei. Atribui-se a Nabucodonosor o feito de ter ordenado a destruição de Jerusalém e de ter promovido grandes construções na cidade da Babilônia.

Entre as construções mais conhecidas da Mesopotâmia, e atribuídos ao reinado de Nabucodonosor, estavam os Jardins Suspensos da Babilônia. Os Jardins Suspensos da Babilônia são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo, porém, muitos historiadores questionam sua existência pelo fato de não haver indícios arqueológicos e registros escritos sobre essa construção além dos registros feitos pelos gregos.

Após a morte de Nabucodonosor, o domínio dos caldeus entrou em decadência, e esse povo foi

conquistado pelos persas, liderados por Ciro II em 539 a.C.

Por Daniel Neves- Graduado em História

Atividade 01- De acordo com o texto na Mesopotâmia existiam as cidades estados. Explique como

era o funcionamento politico destas cidades.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(11)

______________________________________________________________________________

Atividade 02 Entre as construções mais conhecidas da Mesopotâmia, e atribuídos ao reinado de

Nabucodonosor, estavam os Jardins Suspensos da Babilônia. Explique oque eram estes jardins e por que sua existência é questionada.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Atividade 03- Após a leitura do texto sobre a Mesopotâmia, responda ao que se pede:

Qual o significado da palavra Mesopotâmia?

(A) Império do Nilo. B) Terra Entre Rios. (C)Império do Tigre. (D)Império do Eufrates.

Atividade 04- Mesopotâmia foi o berço de muitos povos da antiguidade oriental, como os sumérios,

responsáveis pelo desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, e os assírios, famosos por terem construído a Grande Biblioteca de Nínive. O termo “Mesopotâmia” foi cunhado pelos gregos e seu significado faz menção:

(A) Á posição geográfica daquela região entre os rios Tigre e Eufrates. (B) A uma lenda existente na região a respeito de um ser mítico.

(C) Á produção de tinta púrpura, que era parte importante do comércio da região. (D) ao primeiro povo que habitou naquela região antes dos sumérios.

Atividade 05 - Preencha as lacunas abaixo sobre o conceito de política nas sociedades do crescente fértil, utilizando o banco de palavras para tornar o texto coerente( reservatórios, sedentarizada, centralizada ,água e civilização)

A Mesopotâmia é considerada um dos berços da _____________, pois abrigou os primeiros povos da humanidade que se organizaram de maneira______________. Os primeiros a fixaram-se na região foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles foram os responsáveis pela

construção das primeiras cidades, como Ur e Eridu. As cidades sumérias eram consideradas_ _____________________ por possuir administração independente uma das outras. Os sumérios também construíram as primeiras barragens, ___________ e canais de irrigação para conter as cheias dos rios e armazenar e transportar___________ para regiões distantes.

(12)

Atividade 06- Os Mesopotâmicos acreditavam que as leis eram determinadas pelos deuses e

administradas pelo rei. O mais antigo código de leis que conhecemos é o código de Hamurabi que foi um rei da antiga Babilônia. Por que este código se baseava na vingança pessoal? Leia o texto com atenção para responder á questão.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

CIÊNCIAS

Instruções: Leia o texto abaixo, e se possível pesquise outras fontes como livros e vídeos no YouTube. Você pode procurar por títulos como “Materiais naturais e sintéticos”.

Materiais naturais e sintéticos

A variedade de materiais existentes à nossa volta é tão grande que, por uma questão de organização, aprendemos a classificá-los, para melhor os distinguir. A classificação pode ser feita de diferentes formas, e a classificação de acordo com a sua origem é uma dessas hipóteses.

Assim, podemos, por exemplo, classificá-los de acordo com a sua origem em Materiais Naturais ou Sintéticos.

Materiais naturais: As matérias-primas ou materiais naturais têm origem animal, vegetal ou mineral. Tal

como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza. Este pode apresentar-se em duas formas:

Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o

oferece.

Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado.

Materiais sintéticos: Um Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem de forma artificial e não

extraído diretamente da Natureza. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais.

Os materiais sintéticos podem ser produzidos a partir materiais naturais ou a partir de materiais que já foram transformados pelo homem.

EXEMPLOS DE MATERIAIS NATURAIS NÃO MANUFATURADOS

Madeira das árvores Pepita de ouro Petróleo bruto EXEMPLOS DE MATERIAIS NATURAIS MANUFATURADOS

(13)

Tecido de lã Anel de ouro Mobília de madeira EXEMPLOS DE MATERIAIS SINTÉTICOS

Fio de nylon Plásticos Garrafas de vidro Fonte: http://www.explicatorium.com/cfq-7/materiais-naturais-sinteticos.html

QUESTÃO 01 – Por qual motivo classificamos os materiais?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ QUESTÃO 02 – Quanto a sua origem, como os materiais podem ser classificados? Explique:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ QUESTÃO 03 – Sob quais formas os materiais Naturais se apresentam? Explique:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(14)

GEOGRAFIA:

ESPAÇOS DE PRODUÇÃO

O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos. Trata-se, contudo, de um conceito que possui várias definições e abordagens.

De maneira geral, é correto dizer que há uma produção do espaço geográfico, ou seja, ele é resultante das atividades sociais nas esferas econômica, cultural, educacional e outras. Por esse motivo, compreendê-lo é também uma forma de entender o próprio ser humano e a estrutura das sociedades.

Há que se dizer que, além de produzido, o espaço geográfico é propriamente concebido. Isso quer dizer que, além de resultado das práticas e intervenções humanas sobre o meio, ele é fruto da forma com que as pessoas enxergam a realidade. Nesse sentido, o espaço também interfere nas diferentes maneiras com que podemos apreender a realidade e a ela dar significado, ganhando, nesse sentido, uma substância, em termos de conteúdo, que lhe dá uma dinâmica própria.

O ser humano transforma paisagens naturais culturais por meio de atividades econômicas que realiza, como agricultura, a pecuária, a indústria, o comércio e a prestação de serviços. Essas atividades estão relacionadas umas com as outras e com os espaços onde são desenvolvidas, seja no campo ou nas cidades. Observe o esquema:

A atividade do setor agrícola é uma das mais importantes da economia brasileira, pois, embora componha pouco mais de 5% do PIB brasileiro na atualidade, é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações em conjunto com a pecuária, segundo dados da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa). A produção agrícola no Brasil, portanto, é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país.

A história da economia do Brasil é também a história da sociedade brasileira. Compreender nosso passado econômico é compreender como nós formamos enquanto sociedade, povo, territorialidade. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, em 2019, o Brasil ocupava a nona

(15)

posição no ranking econômico mundial. Entretanto, estar no top 10 em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial não significa ser um país rico e desenvolvido. Isso é a história quem nos garante. A economia brasileira foi criada em contexto de valorização da exportação, com baixo índice de desenvolvimento no solo nacional.

A economia brasileira é considerada, em 2018, a nona economia mundial e a primeira da América Latina, segundo dados do FMI. O PIB do Brasil é estimado em 2,14 trilhões de dólares.

O país atingiu o posto de sétima economia mundial em 1995 e se manteve entre as dez primeiras economias desde então.

Importante lembrar que os indicadores econômicos não refletem, necessariamente, bons indicadores sociais.

A economia brasileira atual é diversificada e abrange os três setores: primário, secundário e terciário. O País há muito abandonou a monocultura ou o direcionamento unicamente para um tipo de indústria.

Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.

Igualmente, possui uma importante indústria de carne, com a criação e abate de animais, ocupando o posto de terceiro produtor mundial de carne bovina.

Confira os dados da EcoAgro, de 2012, sobre a agroindústria brasileira:

Em termos de indústria de transformação, o Brasil se destaca na produção de peças para abastecimento dos setores automotivos e aeronáuticos.

Da mesma forma é um dos principais produtores de petróleo do mundo, dominando a exploração de petróleo em águas profundas. Mesmo assim é destaque na produção de minério de ferro. Quando consumimos uma mercadoria industrializada – um lápis, por exemplo –, estamos utilizando um produto que foi transformado. Isso significa que um material-base (no caso do lápis, a madeira) foi utilizado e modificado por uma técnica industrial ou artesanal para que pudesse atender a uma determinada finalidade.

(16)

Esse “material-base” utilizado para produzir uma determinada mercadoria é chamado de matéria-prima. Portanto, matérias-primas são os materiais retirados da natureza ou produzidos no meio rural para serem transformados em mercadorias. Em vários casos, a matéria-prima em si pode ser diretamente utilizada pelo consumidor, como os vegetais e as frutas, pois não precisa ser transformada industrialmente.

Ainda se destaca a presença das agriculturas familiar e moderna, sendo que, agricultura familiar corresponde à produção agrícola desenvolvida por famílias, cujo rendimento é voltado para a subsistência delas. Essas famílias geralmente moram nas terras em que desenvolvem o cultivo. A mão de obra utilizada normalmente é do próprio núcleo familiar. Não há uso de fertilizantes no solo nem mesmo técnicas para correção. O terreno voltado para esse tipo de agricultura, de modo geral, é pequeno, e a produção é diversificada. A agricultura familiar representa cerca de 80% da produção mundial de alimentos, portanto, é de extrema importância para a economia.

Esse tipo de agricultura moderna corresponde à monocultura, ou seja, é cultivado um único produto agrícola. Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente. Em virtude da intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade. Empregam-se máquinas e tecnologias para aumentar o rendimento do cultivo. A agricultura comercial provoca alguns impactos negativos no meio ambiente, como desmatamento, esgotamento dos solos e uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos.

Para uma melhor compreensão, um mapa mental, sobre as principais formas de transformação do espaço brasileiro.

(17)

ATIVIDADES

1) Cite dois exemplos de atividades econômicas que podem ser desenvolvidas nos espaços: a) Produção; ______________________________________________________________________________ b) Da circulação; ______________________________________________________________________________ c) Do consumo; ______________________________________________________________________________

2) Explique a diferença entre a agricultura familiar e a agricultura moderna.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(18)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

4) Explique a seguinte afirmação “O Brasil possui uma das maiores áreas agricultáveis

do mundo”.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

5) Aponte três exemplos da importância da agricultura para o Brasil.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(19)

ENSINO RELIGIOSO

LEIA O TEXTO E RESPONDA A ATIVIDADE: SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Os símbolos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes religiões no mundo. Neste contexto, o símbolo é definido como qualquer coisa que veicule uma concepção: pode ser uma palavra, um som, um gesto, um ritual, um sonho, uma obra de arte, uma notação matemática, cores, textos e outros. (PARANÁ, 2008)1

OS SÍMBOLOS COMUNICAM

Como sempre convivemos em grupos, a comunicação é necessária, até mesmo como um modo de garantir a sobrevivência.

Você já reparou como a linguagem não é uma exclusividade humana?

Os animais se comunicam por seus gestos corporais, modo de respirar, sons. Os insetos, plantas e animais são hábeis na comunicação por cores. O vermelho de um inseto pode servir como sinal de “Afaste-se, sou perigoso!” ou “Não me coma: sou venenoso!”

É impressionante observar como a vida se comunica pelos sons, cores, formas, tamanhos etc. Do mesmo modo as religiões comunicam suas mensagens desde a construção das formas e cores do templo, até os gestos utilizados nos rituais. Tudo é comunicação! É preciso ser um bom leitor e uma boa leitora do mundo para compreender a diversidade.

Enaide Severo de Araújo1

Utilizamos em nosso dia a dia sinais, gestos e símbolos sem perceber. Como seria o mundo se não houvesse a linguagem simbólica?

Você consegue conversar com alguém pessoalmente sem fazer uso de gestos ou palavras?

É divertido realizar comunicação usando símbolos! Decifre a carta enigmática a seguir.

Só será possível compreender a mensagem da carta enigmática se você conhecer o significado das figuras. As figuras funcionam como um código de linguagem, onde quem escreve e quem lê reconhece os significados.

Compreendemos, então, que a linguagem é feita de símbolos. A linguagem humana se aprimorou quando os primeiros homens e mulheres começaram a repetir sons da natureza (ruídos de animais, barulho de cachoeiras, ruído dos ventos, trovões etc.). Assim a música também começou. Pelas necessidades do corpo como a fome, a sede, o medo, a dor, o prazer etc., as pessoas se colocaram

(20)

a produzir mensagens indicando o que sentiam, mensagens por sons, por gestos, por posturas, expressões do rosto, etc.

ATIVIDADE:

1- Decifre a CARTA ENIGMÁTICA. CARTA ENIGMÁTICA: É uma “carta-jogo”, ou seja, uma carta com ilustrações no meio do texto verbal para que a leitura vire um suspense.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(21)

INGLÊS

Equipe responsável pela elaboração do material: professores e gestores do 6ºao 9º ano da

Escola Municipal CIME Tancredo de Paula Almeida.

Referências

Documentos relacionados

• Diferenças entre os estados podem ser explicadas em parte por suas diferenças históricas: no início da década de 2000, pequenos proprietários e possuidores rurais do

• Differences between states can be in part explained by historical differences in deforestation behavior: in the early 2000s, smallholders in Mato Grosso cleared forest in

Por isso fracassaram suas tentativas de construir um império, a despeito delas terem durado um tempo relativamente longo, mais de três séculos no caso do Novo

Considerando uma avaliação de qualidade de forma quantitativa e classificatória, na variável de dados relevantes da realidade, utilizados para medidas serem

Gráfico 26 - Análise dos resultados da questão 4 da turma de Tecnologia em Redes de Computadores De acordo com os resultados obtidos na análise gráfica da questão 4,

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

(2005), o preço estabilizado passou a ser um referencial de comparação entre alternativas e permitiu associar-se o conceito de valor como diferencial entre produtos similares.

E mesmo que cada centímetro do pênis ou do escroto do homem possa aumentar sua voluptuosidade a limites insuspeitados, existem zonas, muito reduzidas em alguns