• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO Brasília, agosto de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO Brasília, agosto de"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

REGULAMENTO

(2)

Prêmio Valores do Brasil – 4ª Edição

Regulamento

1. Eixo Temático: Empreendedorismo Sustentável.

2. Modalidade de participação: Interna e externa, mediante indicação.

3. Foco: Casos reais e experiências de sucesso de Planos de Negócios Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) com certificação Vigente, de Plano de Ações em Desenvolvimento Sustentáveis (PADS) validados, de ações/projetos em responsabilidade socioambiental, desenvolvidas por funcionários BB no exterior, de Projetos Voluntários BB/FBB/FIA, de Projetos Socioambientais do Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos e de Projetos Socioambientais desenvolvidos por Fornecedores do BB.

4. Descrição das Categorias:

Categorias Tipo Público Abrangência Premiação

Fornecedores BB (Projeto Socioambiental)

Indicativo/ Carta Convite (1projeto/empresa)

Fornecedores do BB Brasil Até cinco projetos

Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos (Projeto Socioambiental) Indicativo (até 2 projetos por empresa) FENABB Brasil

Até cinco projetos (Empresa + Entidade

onde foi desenvolvido o Projeto) BB Cartões BB Consórcios BB DTVM BB Seguridade BB Tecnologia Brasilcap Brasilprev Cassi Economus Elo Participações Inst. Cooperforte Inst. Votorantim Mapfre Previ Negócios Sustentáveis (Planos de Negócios DRS com certificação Vigente, PADS validados,

e/ou ações/projetos em responsabilidade socioambiental desenvolvidas nas agências BB no exterior. Indicativo (até 30 Planos de Negócios DRS e/ou PADS, sendo um por Super) + 1 projeto recebidos das Agência BB exterior

Agências que possuem Planos de Negócios DRS com certificação vigente e/ou PADS. Agências do BB no exterior que tenham ações e/ou projetos em responsabilidade socioambiental. Regiões Geográficas + Agências BB no exterior Cinco premiados (Planos de Negócios DRS ou PADS ou projeto da Agência BB no exterior), + representantes dos beneficiários, exceto exterior).

(3)

3 Voluntariado BB (projetos desenvolvidos por Voluntários BB) Indicativo (até 30 projetos um por Super). Voluntários BB (funcionários da Ativa ou aposentados) Regiões Geográficas Cinco Projetos, sendo um de cada região

(Voluntário + Entidade beneficiária)

(*) Todos os participantes, exceto os ganhadores, receberão Certificado de Participação.

5. Processo de Seleção: O processo de seleção se dará em três etapas:

5.1 Identificação

Categoria Negócios Sustentáveis – Planos de Negócios DRS identificados pelas Superintendências, dentro do universo dos 470 planos com certificação vigente e/ou Planos de Ação em Desenvolvimento Sustentável (PADS) dentre os 13 validados até julho de 2014. Todas as Agências do BB no exterior que desenvolveram ações/projetos em responsabilidade socioambiental em 2013.

Categoria Voluntariado BB - Projetos Voluntários BB/FBB/FIA – a UDS encaminhará às Gepes, até 31/07/2014, a relação dos 260 projetos apoiados com recursos oriundos da Fundação Banco do Brasil – FBB (2012 e 2013) e repasses do Fundo da Infância e Adolescência - FIA, realizados a partir de 2011.

Categoria Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos – Cada empresa poderá indicar até 2 projetos ou práticas socioambientais desenvolvidos ou apoiados em qualquer parte do país.

Fornecedores BB – Relação de 102 empresas fornecedoras de bens, produtos e/ou serviços para o Banco com contratos vigentes até a data do Prêmio. Sendo 75 segmentadas em 5 áreas de atuações empresariais, possuidoras dos maiores contratos e outros 27 fornecedores estratégicos. Serão convidados a participar,

encaminhando seus projetos, ações ou práticas socioambientais para o Banco do Brasil.

5.2 Pré-seleção

Sem prejuízo dos pilares da sustentabilidade, os critérios a serem observados quando da pré-seleção dos Planos de Negócios DRS, PADS validados, Projetos desenvolvidos pelos Voluntariados BB, Projetos e/ou Práticas Socioambientais desenvolvidos/apoiados por empresas do Conglomerado e Parceiros Estratégicos, bem como dos Fornecedores BB serão:

Postura empreendedora Desempenho Princípios RSA

Abrangência Quantidade de

beneficiários

Efetividade Inovação Relação custo x benefício Relevância da iniciativa Criatividade Replicabilidade Valorização dos recursos locais

Resultados Quantitativos e Qualitativos

Nível envolvimento da comunidade Contribuição para a preservação da

cultura, valores, tradições e respeito à diversidade.

(4)

Inovação - é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de

trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Pode ser também resultado da combinação original de coisas já existentes.

Criatividade - habilidade de gerar ideias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia. Resultados quantitativos – dados que indicam o progresso em relação aos objetivos estabelecidos.

Resultados qualitativos – melhorias sociais e ambientais que impactam na qualidade de vida dos beneficiários. Efetividade – capacidade da ação quanto a operar transformações duradouras no ambiente em que se atua. Nível envolvimento da comunidade – trata do protagonismo da comunidade no desenvolvimento da iniciativa.

CategoriaNegócios Sustentáveis

Com base na relação dos 470 Planos de Negócios DRS com certificação vigente (*) e que não foram premiados em edições anteriores, e os 13 PADS validados (**), a equipe DS da Super solicitará às agências responsáveis pelos Planos que preencham o formulário de inscrição (modelo anexo), indicando a contratação de Negócios Sociais (Pronaf, MCMV, Fies, Crédito Acessibilidade e MPO). Devem mencionar também se naquele Plano DRS há predominância de mulheres (mais de 50% dos beneficiários) e/ou liderança feminina. Estas situações serão consideradas como diferencial pela Comissão Julgadora no processo de seleção.

O Gerente da Agência ou Operador DRS assina e colhe assinatura do representante dos beneficiários, salva em pdf, e encaminha para a Superintendência jurisdicionante até 15/08/2014.

A Equipe DS da Superintendência formará um “Grupo Técnico” juntamente com representantes da Gepes jurisdicionante e realizarão a pré-seleção, escolhendo o melhor Plano de Negócios DRS que representará a sua jurisdição. A Equipe DS encaminhará o formulário de inscrição do plano pré-selecionado à UDS (caixa postal 9983) até 22/08/2014 assinado pelo Superintendente Estadual e/ou pelo Gerente Geral da Gepes.

Todas as Agências do BB no exterior poderão participar do PVB - 4ª Edição, encaminhando ações/projetos em responsabilidade socioambiental, desenvolvido por funcionários, para a UDS (caixa postal 9983), até 26/08/2014. A UDS formará um “Grupo Técnico”, e se reunirá em 28/08/2014 com até mais três outras Unidades do BB, para a pré-seleção do melhor projeto/ação, que representará as Agências BB no exterior.

(*) Disponível no Portal da UDS: http://uds.bb.com.br/group/portal/downloads, arquivo BIGDRS_2014-06v1.9.xlsx de 17/07/2014

(**) Disponível no portal UDS: uds.bb.com.br/nds

Categoria Voluntariado BB

De posse da relação dos projetos Voluntários BB/FBB/FIA da jurisdição, as Gepes farão contato com os voluntários convidando-os a participar do PVB 2014 – 4ª Edição. Em caso positivo, o formulário de inscrição (modelo anexo) deverá ser preenchido e assinado pelo voluntário e entidade apoiada, e em seguida, encaminhado para a Gepes jurisdicionante, em formato PDF, até 15/08/2014.

O “Grupo Técnico”, formado pela Equipe DS e Gepes realizará a pré-seleção, escolhendo o melhor Projeto, representante da jurisdição. A Gepes encaminhará o formulário de inscrição à UDS (caixa postal 9983) até 22/08/2014, devendo seu

(5)

5 encaminhamento ser assinado pelo Superintendente Estadual e/ou pelo Gerente Geral da Gepes.

Categoria Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos

Cada empresa participante encaminhará à UDS (uds@bb.com.br), até 22/08/2014 o formulário de inscrição (modelo anexo) de até 2 projetos desenvolvidos/apoiados pela empresa, observando os critérios descritos neste Regulamento.

Categoria Fornecedores BB

Cada empresa convidada poderá encaminhar à Dinop (dinop@bb.com.br), até 29/08/2014 o formulário de inscrição (modelo anexo) de uma ação, prática e/ou projeto desenvolvido/apoiado por ela, observando os critérios descritos neste Regulamento. A Dinop formará um “Grupo Técnico” e realizará a pré-seleção, escolhendo até 30 (trinta) melhores ações/projetos que serão encaminhados à UDS, até 02/09/2014.

5.3 Seleção:

O processo de seleção será de responsabilidade da “Comissão Julgadora”, constituída por Executivos e/ou Gerentes de Divisão de diversas Unidades do BB, que se reunirá em quatro ocasiões, uma para cada categoria, para a seleção dos projetos vencedores. As reuniões serão acompanhadas pela auditoria da KPMG.

Cada avaliador, componente da comissão julgadora, receberá com antecedência um caderno digital contendo as regras/critérios para avaliação e os formulários de inscrição dos Planos de Negócios DRS, do Projeto/Ação representante das Agências BB no exterior, Projetos Voluntariado BB, pré-selecionados pelas Superintendências e Rede Gepes, além dos projetos encaminhados pelo Conglomerado BB e Fornecedores BB para a UDS. A comissão julgadora se reunirá nos dias 2, 3, 4 e 5/09, no Edifício Sede I do BB, 16º andar, sala “Agua Brasil”, para realizar a seleção dos premiados, recebendo a ficha de votação, que deverá ser preenchida. A UDS fará apresentação de cada um dos projetos concorrentes, por categoria e região, quando for o caso.

A comissão julgadora terá como critérios de avaliação os mesmos descritos no item 5.2 deste Regulamento, e utilizarão o formulário de avaliação que contempla quesitos e pesos específicos, de acordo com cada categoria, conforme descritos nos anexos 1“a”,1”b”, 2, 3 e 4. Em caso de empate a comissão deverá identificar aquele que apresentou a maior nota no quesito de peso 3, seguido de peso 2, se persistir o empate.

Após o somatório das notas, serão identificados como vencedores, aqueles projetos/práticas que apresentarem a maior pontuação, para as Categorias Conglomerado BB e Parceiros, bem como Fornecedores BB. Para as categorias Negócios Sustentáveis e Voluntariado BB a Comissão Julgadora poderá optar pelos projetos que apresentarem a maior pontuação, independente da região que representa.

A KPMG fará a conferência das notas atribuídas ate 08/09/2014, e a UDS divulgará o resultado no dia 09/09/2014, em Agência Nacional de Notícias e os vencedores serão contatados via e-mail/telefone.

(6)

6. Evento de premiação: Acontecerá no CCBB/Brasília em 21/10/2014.

7. Disposições Gerais

7.1 Para as categorias Negócios Sustentáveis, Voluntariado, Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos, serão entregues dois troféus por projetos selecionados, sendo um para a dependência BB, voluntário, empresa participante e outro para a entidade beneficiada. Para a categoria Fornecedores BB serão entregues troféus somente para a empresa selecionada.

7.2 Caso o projeto/ação, representante das Agências BB no exterior, ficar entre os 5 melhores projetos da Categoria Negócios Sustentáveis, será entregue somente um troféu, para o funcionário BB (expatriado).

7.3 Para os funcionários que forem premiados poderá ser concedido abono (código 407) de até 2 (dois) dias úteis, que deverá ser solicitado à UDS (prefixo 9983), via correio Sisbb ou Colab, conforme IN 403-1.

7.4 Ao participar do Prêmio Valores do Brasil – 4ª edição os funcionários do BB, as instituições e as empresas estarão cedendo desde já, ao Banco do Brasil, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, o direito de utilizar e veicular fotos, vídeos, imagens e voz, no Brasil e exterior, em peças e campanhas publicitárias, encartes publicitários, programas e projetos de interesse, ou outros materiais de divulgação do Banco do Brasil S.A., em mídias indeterminadas.

7.5 Cada projeto poderá participar em uma única categoria. Entretanto, caso o funcionário seja Operador de DRS e também voluntário BB, poderá participar em mais de uma categoria, com projetos diferentes.

7.6 É vedada a participação de:

 Funcionários da Unidade Desenvolvimento Sustentável;

 Qualquer funcionário que fizer parte do processo de seleção, em qualquer uma das etapas;

 Qualquer Projeto, Plano de Negócios DRS, Prática Socioambiental ou Ação que tenha sido premiado em edições anteriores.

7.7 As despesas de deslocamento aéreo, hospedagem e alimentação dos premiados e seus respectivos acompanhantes, correrão por conta do Evento.

7.8 O Banco do Brasil se reserva o direito de efetuar toda e qualquer ação corretiva no regulamento para evitar ações que venham a interferir no bom funcionamento do Prêmio, tornando-o público.

7.9 Não poderão ser premiadas empresas, instituições e pessoas físicas que não apresentem regularidade fiscal perante a União, tanto no período de seleção dos projetos quanto do recebimento do Prêmio, assim como clientes do Banco do Brasil S.A. que estejam inadimplentes em suas obrigações.

(7)

7 ANEXO 1 “a”

Formulário de Avaliação – Categoria Negócios Sustentáveis

Plano de Negócios ou PADS: _____________________________________________

Superintendência Jurisdicionante: _________________________________________

Avaliador ______________________________________________________________

Quesitos Pontuação Nota Desempate

Peso Nota Social 1 - 6 4 Econômico 1 - 6 3 Ambiental 1 - 6 2 Cultural 1 - 6 1 Negócios Sociais e mulheres (*) 1-6 (**) 4 Total

(*) Pronaf, MCMV, Fies, Crédito Acessibilidade, MPO e Protagonismo Feminino.

(**) Contabiliza-se 1 ponto para a existência de cada um dos Negócios Sociais acima mencionados.

Escala de Pontuação:

1= Ausente 2= Fraco 3= Médio

(8)

Material de Apoio Categoria Negócios Sustentáveis

Os quesitos serão analisados sob os seguintes aspectos: Social

 Oportunidades de trabalho geradas;  Número de famílias beneficiadas;  Ações de capacitação realizadas;

 Práticas para coibir trabalho infantil, forçado ou degradante;

 Contribuição para acesso a direitos de cidadania, saúde e educação;  Melhoria da infraestrutura (água, energia, saneamento, comunicação);  Ações voltadas para redução das desigualdades regionais e interpessoais.

Econômico

 Contribuição para elevação da renda média das famílias envolvidas;

 Iniciativas voltadas para a distribuição de renda e o aumento das margens de ganho dos diversos segmentos envolvidos na atividade (agregação de valor);

 Acesso ao crédito e outros recursos financeiros;  Ação para promoção do acesso a novos mercados;

 Aplicação de novas tecnologias que levem a uma melhor produtividade, economia de recursos ou redução de despesas, sem impacto negativo sobre níveis de ocupação e inclusão social.

Ambiental

 Ações para mitigar possíveis impactos relacionados ao esgotamento de recursos, poluição, Utilização de área de preservação, acidentes e danos ambientais;

 Práticas de ecoeficiência (reciclagem de resíduos, reutilização de materiais ou redução de Consumo de matérias-primas e de desperdícios);

 Ações de preservação ambiental;

 Introdução ou aplicação de tecnologias “limpas”, ecológicas ou orgânicas.

Cultural

 Contribuição para a preservação da cultura, valores, tradições e respeito à diversidade.

Negócios Sociais

 Existência e impacto gerado pelos Negócios Sociais (Pronaf, MPO, Fies, Crédito Acessibilidade e PMCMV), contratados pelos beneficiários do Plano DRS, até a data da publicação deste Regulamento.

Protagonismo Feminino

 Predominância de mulheres entre os beneficiários do Plano de Negócios DRS (acima de 50%), ou a liderança feminina do grupo, de forma a evidenciar e valorizar o protagonismo das mulheres.

(9)

9 Critérios considerados na etapa de pré-seleção dos Planos de Negócios DRS:

Postura empreendedora Desempenho Princípios RSA

Abrangência Quantidade de

beneficiários

Efetividade Inovação Relação custo x benefício Relevância da iniciativa Criatividade Replicabilidade Valorização dos recursos locais

Resultados Quantitativos e Qualitativos

Nível envolvimento da comunidade Contribuição para a preservação da

cultura, valores, tradições e respeito à diversidade

Postura empreendedora:

Inovação - é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou

serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Pode ser também resultado da combinação original de coisas já existentes.

Criatividade - habilidade de gerar idéias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia. Desempenho:

Resultados quantitativos – dados que indicam o progresso em relação aos objetivos

estabelecidos

Resultados qualitativos – melhorias sociais e ambientais que impactam na qualidade de vida dos

beneficiários

Princípios RSA:

Efetividade – capacidade da ação quanto a operar transformações duradouras no ambiente em

que se atua.

Nível envolvimento da comunidade – trata do protagonismo da comunidade no desenvolvimento

(10)

ANEXO 1 “b”

Formulário de Avaliação Categoria Negócios Sustentáveis

Ações/Projetos em Responsabilidade Socioambiental – Agência Exterior

Ação/Projeto:_______________________________________________________

Agência BB/País:____________________________________________________

Avaliador:__________________________________________________________

Quesitos Pontuação Nota Desempate

Peso

Nota

Aderência aos princípios de RSA 1 - 6 3 Abrangência 1 - 6 2 Originalidade 1 - 6 1 Total Escala de Pontuação:

1= Ausente 2= Fraco 3= Médio

4= Bom 5 = Muito Bom 6= Excelente

(11)

11 Ações/Projetos em Responsabilidade Socioambiental – Agências BB Exterior

Os quesitos abaixo deverão ser analisados sob os seguintes aspectos:

Coerência aos princípios de RSA - dissemina os princípios e fortalece a cultura de RSA

internamente, além de influenciar positivamente os públicos externos.

Abrangência - atinge e interage com o maior número possível de públicos beneficiários. Originalidade - inovação apresentada.

Critérios considerados:

Postura empreendedora Desempenho Princípios RSA

Abrangência Quantidade de

beneficiários

Efetividade Inovação Relação custo x benefício Relevância da iniciativa Criatividade Replicabilidade Valorização dos recursos locais

Resultados Quantitativos e Qualitativos

Nível envolvimento da comunidade Contribuição para a preservação da

cultura, valores, tradições e respeito à diversidade

Postura empreendedora:

Inovação - é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou

serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Pode ser também resultado da combinação original de coisas já existentes.

Criatividade - habilidade de gerar ideias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia. Desempenho:

Resultados quantitativos – dados que indicam o progresso em relação aos objetivos

estabelecidos

Resultados qualitativos – melhorias sociais e ambientais que impactam na qualidade de vida dos

beneficiários

Princípios RSA:

Efetividade – capacidade da ação quanto a operar transformações duradouras no ambiente em

que se atua.

Nível envolvimento da comunidade – trata do protagonismo da comunidade no desenvolvimento

(12)

ANEXO 2

Formulário de Avaliação – Categoria Voluntariado BB

Projeto:_______________________________________________________________

Superintendência Jurisdicionante: ______________________________________

Avaliador: ___________________________________________________________

Quesitos Pontuação Nota Desempate

Peso

Nota

Social 1 - 6 3

Público envolvido 1 - 6 2

Valorização de recursos locais 1 - 6 1

Total

Escala de Pontuação:

1= Ausente 2= Fraco 3= Médio

4= Bom

.

(13)

13 Material de Apoio - Categoria Voluntariado BB

Os quesitos abaixo deverão ser analisados sob os seguintes aspectos:

Social

 Fortalecimento da identidade, da autoestima, da cidadania, aumentando as capacidades dos beneficiários e ampliando seu protagonismo social;

 Melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Público envolvido

 Participação de jovens e/ou mulheres e/ou comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, caboclos, pescadores artesanais, pomeranos).

Valorização de recursos locais

 Aplicação dos recursos financeiros do projeto na economia local, com compra/utilização de materiais e contratações no próprio município e/ou comunidade.

Critérios considerados na etapa de pré-seleção:

 Aderência aos princípios de Responsabilidade Socioambiental

 Criatividade - habilidade de gerar ideias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia.

 Resultados quantitativos – dados que indicam o progresso em relação aos objetivos estabelecidos.

 Resultados qualitativos – melhorias sociais e ambientais que impactam na qualidade de vida dos beneficiários.

(14)

ANEXO 3

Formulário de Avaliação

Categoria Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos

Projeto:______________________________________________________

Empresa:_____________________________________________________

Estado:______________________________________________________

Avaliador:___________________________________________________

Quesitos Pontuação Nota Desempate

Peso

Nota

Aderência aos princípios de RSA 1 - 6 3 Abrangência 1 - 6 2 Originalidade 1 - 6 1 Total Escala de Pontuação:

1= Ausente 2= Fraco 3= Médio

(15)

15 Material de Apoio – Categoria Conglomerado e Parceiros Estratégicos

Os quesitos abaixo deverão ser analisados sob os seguintes aspectos:

Coerência aos princípios de RSA - dissemina os princípios e fortalece a cultura de RSA

internamente, além de influenciar positivamente os públicos externos.

Abrangência - atinge e interage com o maior número possível de públicos beneficiários. Originalidade - inovação apresentada.

Critérios considerados:

Postura empreendedora Desempenho Princípios RSA

Abrangência Quantidade de

beneficiários

Efetividade Inovação Relação custo x benefício Relevância da iniciativa Criatividade Replicabilidade Valorização dos recursos locais

Resultados Quantitativos e Qualitativos

Nível envolvimento da comunidade Contribuição para a preservação da

cultura, valores, tradições e respeito à diversidade

Postura empreendedora:

Inovação - é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou

serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Pode ser também resultado da combinação original de coisas já existentes.

Criatividade - habilidade de gerar ideias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia. Desempenho:

Resultados quantitativos – dados que indicam o progresso em relação aos objetivos

estabelecidos

Resultados qualitativos – melhorias sociais e ambientais que impactam na qualidade de vida dos

beneficiários.

Princípios RSA:

Efetividade – capacidade da ação quanto a operar transformações duradouras no ambiente em

que se atua.

Nível envolvimento da comunidade – trata do protagonismo da comunidade no desenvolvimento

(16)

ANEXO 4

Formulário de Avaliação – Categoria Fornecedores BB

Projeto:________________________________________________________________

Empresa:_______________________________________________________________

Estado:_________________________________________________________________

Avaliador:_______________________________________________________________

Quesitos Pontuação Nota Desempate

Peso

Nota

Aderência aos princípios de RSA 1 - 6 3 Abrangência 1 - 6 2 Originalidade 1 - 6 1 Total Escala de Pontuação:

1= Ausente 2= Fraco 3= Médio

(17)

17 Material de Apoio – Categoria Fornecedores BB

Os quesitos abaixo deverão ser analisados sob os seguintes aspectos:

Coerência aos princípios de RSA - dissemina os princípios e fortalece a cultura de RSA

internamente, além de influenciar positivamente os públicos externos.

Abrangência - atinge e interage com o maior número possível de públicos beneficiários. Originalidade - inovação apresentada.

Postura empreendedora Desempenho Princípios RSA

Abrangência Quantidade de

beneficiários

Efetividade Inovação Relação custo x benefício Relevância da iniciativa Criatividade Replicabilidade Valorização dos recursos locais

Resultados Quantitativos e Qualitativos

Nível envolvimento da comunidade Contribuição para a preservação da

cultura, valores, tradições e respeito à diversidade

Postura empreendedora:

Inovação - é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou

serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Pode ser também resultado da combinação original de coisas já existentes.

Criatividade - habilidade de gerar ideias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia. Desempenho:

Resultados quantitativos – dados que indicam o progresso em relação aos objetivos

estabelecidos

Resultados qualitativos – melhorias sociais e ambientais que impactam na qualidade de vida dos

beneficiários

Princípios RSA:

Efetividade – capacidade da ação quanto a operar transformações duradouras no ambiente em

que se atua.

Nível envolvimento da comunidade – trata do protagonismo da comunidade no desenvolvimento

Referências

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

1.1 A presente licitação tem por objeto o registro de preços para Aquisição de Materiais (Vidrarias e Reagentes) para os Laboratórios de Química do

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Correspondem aos volumes medidos (uso administrativo da companhia, fornecimento a caminhões pipa) e volumes não medidos (combate a incêndios, lavagem de vias

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27