• Nenhum resultado encontrado

GABARITO COMENTADO DAS QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO COMENTADO DAS QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GABARITO COMENTADO DAS QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL 1) A – Como regra, o registro não é requisito para a caracterização do empresário. Todavia, a situação do empresário rural tem regulamentação própria no art. 971 do CC, onde fica claro que o mesmo somente poderá ser considerado empresário para os fins de Direito após o competente registro.

2) B – A necessidade de averbação do pacto antenupcial consta do art. 979 do CC. 3) C – O Código traz um capítulo próprio para tratar da escrituração empresarial. A necessidade de clareza e fidelidade do balanço empresarial encontra-se no art. 1.188 do CC.

4) B – A questão versa sobre as formalidades do trespasse. Se não restarem ao alienante bens suficientes para solver o passivo, deve-se observar o art. 1.145 do CC, segundo o qual a eficácia da alienação dependerá do consentimento, expresso ou tácito, de todos os credores, em 30 dias a partir da notificação.

5) C – O nome empresarial do empresário individual é regido pelo art. 1.156 do CC, sendo-lhe lícita apenas a forma de firma, constituída pelo seu nome completo ou abreviado, podendo ser aditada designação mais específica sobre sua pessoa ou atividade.

6) A – Na condição de servidor público, José tem impedimento para exercício de atividade empresarial, não podendo fazê-lo na condição de curador, razão pela qual deve nomear gerentes, mediante aprovação judicial, na forma do art. 975 do CC. 7) D – As restrições ao exercício de atividade empresarial pelo incapaz constam do art. 974 do CC, sendo-lhe vedado o exercício da administração.

8) B - É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade (art. 967 do CC).

9) D – A solidariedade pelo pagamento de dívidas pretéritas por ocasião do trespasse encontra-se regida pelo art. 1.146 do CC, sendo o prazo de um ano contado a partir da publicação, para débitos vencidos, ou a partir do vencimento, para débitos vincendos. 10) A – Trata-se de exceção à outorga uxória ou marital disposta no art. 978 do CC, que tem por objetivo facilitar as negociações empresariais.

11) A – O parâmetro de responsabilidade dos acionistas é o preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas, de acordo com o art. 1º da Lei n. 6.404/76.

12) A – O sócio admitido em sociedade já constituída não se exime das dívidas sociais anteriores à admissão (art. 1.025 do CC).

13) C – Em vista do princípio da preservação da empresa, a regra é que se opera a resolução em relação a um sócio. Esta regra e suas respectivas exceções, em relação à sociedade simples, encontram-se inscritas no art. 1.028 do CC.

(2)

14) B – A assembleia geral tem competência para deliberar sobre todos os negócios da companhia (art. 121 da Lei n. 6.404/76). Já a possibilidade de separação para realização de negócios autônomos decorre do conceito de universalidade de fato disposto no art. 90 do CC, conceito no qual se enquadra a noção de estabelecimento.

15) C – A renúncia do administrador de sociedade limitada é regida pelo art. 1.063, §3º do CC, cuja redação foi reproduzida na questão.

16) A – No tocante à comprovação da sociedade em comum, o art. 987 dispõe que os sócios somente podem prova-la por escrito, mas os terceiros, de qualquer modo. Já no que se refere à responsabilidade patrimonial, a mesma encontra-se no art. 989 e 990 do CC.

17) A – A eleição de administrador não sócio, enquanto pendente a integralização do capital social depende da aprovação da unanimidade dos sócios, consoante art. 1.061 do CC.

18) C – A transferência de ações escriturais dá-se por lançamento, consoante art. 35, §1º da Lei n. 6.404/76.

19) B – O art. 1.028 do CC estabelece as hipóteses de resolução em relação a um sócio, sendo certo que, de acordo com a redação do art. 1.032 do CC, o marco para aferir o termo inicial da responsabilidade é a averbação da resolução.

20) D – O art. 110, §2º da Lei n. 6.404/76 é claro ao vedar atribuição de voto plural a qualquer espécie de ação.

21) B – A sociedade cooperativa é regida pelos artigos 1.093 a 1.096 do CC. A responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada (art. 1.095) e seu capital social pode ser variável ou mesmo dispensado (art. 1.094, I). O direito a voto pode ser exercido independentemente da participação no capital social (art. 1.094, VI)

22) B – Consoante art. 146 da Lei n. 6.404/76, o diretor de sociedade anônima deve ser residente no país, sendo irrelevante sua residência em estado membro diverso daquele da sede.

23) C – A responsabilidade solidária do sócio retirante pelos débitos trabalhistas da sociedade dá-se até o limite de 2 anos, na forma do art. 10-A da CLT.

24) A – Pautada no princípio da preservação da empresa, não havendo disposição específica, em caso de morte deve a sociedade resolver-se apenas em relação ao falecido, persistindo em relação aos demais sócios. Isso é ratificado pelo art. 1.053 do CC que prevê a regência supletiva pelas normas da sociedade simples.

25) C – A integralização das quotas é uma obrigação social extensível aos condôminos de quotas, nos termos dos parágrafos 1º e 2º do art. 1.056 do CC c/c art. 1.004 do CC. 26) B – Em que pese não poder participar das negociações, sob pena de responsabilidade solidária, o sócio participante pode fiscalizar a gestão do sócio ostensivo, conforme art. 993 do CC.

27) B – Na forma do art. 991 do CC, somente o sócio ostensivo exerce o objeto social da sociedade em conta de participação.

(3)

28) B – Na sociedade limitada é vedada contribuição ao capital social em serviços, sendo isso facultado apenas na sociedade simples.

29) C – Dada a aplicação supletiva das regras da sociedade limitada à EIRELI (art. 980-A, §6º do CC), é permitida a nomeação de administrador não sócio, quer responderá pelos prejuízos causados a terceiros no exercício das atribuições.

30) D – Nos termos do art. 1.144 do CC, o contrato de trespasse somente produzirá efeitos perante terceiros após sua averbação no Registro Público de Empresas Mercantis e sua publicação na imprensa oficial. Todavia, o art. 71 da LC 123 que trata das micro e pequenas empresas dispensa a necessidade de publicação para empresas desta natureza.

31) A – A questão trata do conceito do contrato de agência e pode ser resolvida a partir do teor do art. 710 e seu parágrafo único do CC.

32) D - Faturização ou factoring é o contrato pelo qual um empresário (faturizado) cede a outro (faturizador), no todo ou em parte, os créditos provenientes de suas vendas mercantis a terceiro, mediante o pagamento de uma remuneração conforme o montante de tais créditos. “É um contrato que se liga à emissão e transferência de faturas”. (DINIZ, 2011, p.777). A empresa de factoring não se equipara a uma instituição financeira, sendo apenas fiscalizada pelo Banco Central. Apesar disso, está autorizada a operar com limites de juros superiores aos estipulados pelo Código Civil.

33) B – A locação não residencial é regulamentada pela Lei n. 8.245/91. No artigo 54-A, introduzido pela Lei n. 12.744/2012, fica estabelecido que na locação não residencial de imóvel urbano na qual o locador procede à prévia aquisição, construção ou substancial reforma, por si mesmo ou por terceiros, do imóvel então especificado pelo pretendente à locação, a fim de que seja a este locado por prazo determinado, prevalecerão as condições livremente pactuadas. O parágrafo 1º do mesmo artigo autoriza a renúncia ao direito de revisão dos alugueis pelo prazo do contrato.

34) A – A circular de franquia é regida atualmente pelo art. 2º da Lei n. 13.966/2019, sendo correto afirmar que no tocante aos requisitos apontados na resposta, os mesmos encontram correspondência no inciso XI e alíneas do artigo em comento.

35) D – O conceito do contrato de leasing ou arrendamento mercantil encontra-se inscrito no art. 1º, parágrafo único da Lei n. 6.099/74: “Considera-se arrendamento mercantil, para os efeitos desta Lei, o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta”. O direito de compra ao final também está plasmado na lei em comento, em seu art. 5º, alínea “c”.

36) A – Trata-se de transporte multimodal, definido no art. 2º da Lei n. 9.611/98 nos seguintes termos: “Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal”. Portanto, visto que a questão trata de transporte rodoviário, aéreo e ferroviário, trata-se claramente de transporte multimodal.

(4)

37) A - Conforme art. 2° da Lei 8955/1994: “Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”

**Contudo, a questão é anterior à nova lei sobre o contrato de franquia. Atualmente, o contrato é regido pela Lei n. 13.966/2019, cujo art. 1º assim o define: “Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”.

38) D – Sociedade que explora serviços aéreos públicos de transporte tem regulamentação especial na Lei de Falências. Isso implica dizer que em nenhuma hipótese ficará suspenso o exercício de direitos derivados de contratos de locação, arrendamento mercantil ou de qualquer outra modalidade de arrendamento de aeronaves ou de suas partes e tais créditos não se submeterão à recuperação judicial (art. 199, §§ 1º e 2º da LF).

39) D – Quanto às relações contratuais do devedor, pode o administrador judicial deliberar quanto ao cumprimento do contrato. Se decidir não executá-lo, habilitará o crédito na classe própria (art. 119 da LF).

40) A – Em razão da manutenção das condições originais, a credora não terá direito a voto nem será computada no quórum de deliberação, na forma do art. 45, §3º da LF. 41) A – Na falência, os créditos dos sócios e administradores é classificado como subordinado, na forma do art. 83, inciso VIII, alínea “b” da LF.

42) B – Caberá ao devedor ou à massa falida suportar as despesas de custeio do administrador judicial e seus auxiliares, na forma do art. 25 da LF. Sua remuneração não excederá 5% do valor devido ou do valor apurado na venda dos bens da massa, podendo ser reduzido a 2% no caso de Microempresas e Empresas de pequeno porte. 43) D – Em virtude do disposto no art. 83, inciso IV da LF, o crédito devido em favor de microempresa e empresa de pequeno porte goza de privilégio especial.

44) B – Em homenagem ao princípio da par condictio creditorium, o plano de recuperação extrajudicial não pode contemplar o pagamento antecipado de dívidas nem tratamento desfavorável aos credores que a ele não estejam sujeitos (art. 161, § 2º da LF).

45) C – A restituição em dinheiro é regida pelo art. 86 da LF, sendo certo que seu inciso I prevê justamente a hipótese de a coisa não mais existir ao tempo do pedido de restituição.

(5)

46) B – A competência para questões falimentares e recuperacionais é no local do principal estabelecimento do devedor, consoante art. 3º da LF.

47) B – Uma vez demonstrado o conluio no intuito de prejudicar a massa falida, cabe ajuizamento de ação revocatória, nos termos do art. 130 da LF, a ser ajuizada no juízo da falência (art. 134 da LF).

48) B – Em virtude da existência de sócios comuns entre credora e devedora, caracteriza-se uma sociedade coligada, sujeita às disposições do art. 43 da LF, segundo o qual os sócios do devedor, bem como as sociedades coligadas, controladoras, controladas ou as que tenham sócio ou acionista com participação superior a 10% do capital social do devedor ou em que o devedor ou algum de seus sócios detenham participação superior a 10% (dez por cento) do capital social, poderão participar da assembleia geral de credores, sem ter direito a voto e não serão considerados para fins de verificação do quórum de instalação e de deliberação.

49) D – A execução de título extrajudicial submete-se à regra geral de suspensão disposta no art. 6º, caput da LF.

50) B – Conforme art. 6º, §7º da LF, a execução fiscal não se suspende com o processamento da RJ. A ação persiste até a localização de bens penhoráveis, ocasião em que serão arrecadados em favor da massa e reservados para distribuição na ordem do art. 83 da LF.

51) B – Nos termos do art. 163, 5º da LF, nos créditos em moeda estrangeira, a variação cambial só poderá ser afastada se o credor titular do respectivo crédito aprovar expressamente previsão diversa no plano de recuperação extrajudicial. Portanto, suprimida a variação sem sua concordância, resta prejudicada a aprovação do plano. 52) C – Trata-se de hipótese de restituição em dinheiro, pagamento que antecede até mesmo o início dos pagamentos dos credores concursais e extraconcursais. Conforme, art. 86, inciso I da LF, se a coisa não mais existir ao tempo do pedido de restituição, hipótese em que o requerente receberá o valor da avaliação do bem, ou, no caso de ter ocorrido sua venda, o respectivo preço, em ambos os casos no valor atualizado; 53) A – A decretação de falência impede ou suspende o exercício de vários atos. Exemplos destas restrições encontram-se no art. 116 da LF, dentre os quais contempla a suspensão do exercício do direito de retirada ou recebimento de quotas ou ações dos sócios da sociedade falida.

54) D – A decretação de falência pode ser motivada pela impontualidade injustificada, pela execução frustrada, pela convolação de recuperação judicial em falência e pelos atos de falência. Estes últimos são regidos pelo art. 94, inciso III que fixa um rol exemplificativo de atos de falência, quando não previstos pelo plano de recuperação judicial. A questão trata da previsão do art. 94, inciso III, alínea “g” da LF.

55) A – As restrições ao pedido de recuperação judicial constam do art. 48 da LF, sendo a obtenção de RJ nos 5 anos anteriores ao pleito um destes impedimentos.

(6)

56) C – O art. 163 da LF aponta a necessidade de quórum de 3/5 de cada classe para aprovação do plano de recuperação extrajudicial. Deste modo, em vista do potencial prejuízo da desistência de um dos credores, o art. 161, § 5º da LF impõe a necessidade de anuência expressa dos demais signatários do plano para que seja cabível a desistência.

57) A – Nos termos do art. 80 da LF, considerar-se-ão habilitados os créditos remanescentes da recuperação judicial quando incluídos no quadro geral de credores, prosseguindo as habilitações em curso.

58) A – A resposta pode ser extraída do teor das Súmulas 258 do STJ (A nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou) e 233 do STJ (O contrato de abertura de crédito, ainda que acompanhado de extrato da conta-corrente, não é título executivo). 59) C – A resposta pode ser extraída do art. 26, §1º da Lei n. 9.492: “Na impossibilidade de apresentação do original do título ou documento de dívida protestado, será exigida a declaração de anuência, com identificação e firma reconhecida, daquele que figurou no registro de protesto como credor, originário ou por endosso translativo”.

60) B – O art. 889 do CC e o art. 75 da LUG elencam os requisitos essenciais da nota promissória, sem os quais o título não produz efeito. Assim sendo, o avalista, aquele que garante o pagamento, pode opor exceção perante o credor, tendo em vista a existência de vício manifesto no título

61) B – Acerca do cruzamento especial, dispõe o art. 44, §2º da Lei n. 7.357: “O cruzamento geral pode ser convertido em especial, mas este não pode converter-se naquele”. Na sequência, complementa o §3º: “A inutilização do cruzamento ou a do nome do banco é reputada como não existente”.

62) D – A resposta pode ser localizada no art. 15, item 2 da LUG: “O endossante pode proibir um novo endosso e, neste caso, não garante o pagamento às pessoas a quem a letra for posteriormente endossada”. A cláusula inserida pelo endossante só vale para ele mesmo. A vedação de novo endosso só valeria para a cadeia toda se realizada pelo emitente.

Saliente-se que os novos endossos após a cláusula proibitiva de endosso são válidos, mas não perante o endossante.

Importa destacar também que a solidariedade cambiária exige que o credor busque o cumprimento primeiro com o devedor principal. Frustrado o pagamento, emerge o direito ao protesto do título, a partir do qual o credor estará legitimado a cobrar os demais coobrigados.

63) C – O art. 12 da Lei 5.474 faz uma adaptação do art. 899 do CC para estabelecer uma nova ordem preferencial de avalizados: “O pagamento da duplicata poderá ser assegurado por aval, sendo o avalista equiparado àquele cujo nome indicar; na falta da indicação, àquele abaixo de cuja firma lançar a sua; fora desses casos, ao comprador”. Na falta de indicação de nome e de firma, presume-se prestado em favor do comprador. Registre-se que a duplicata é um título emitido pelo credor em razão de compra e venda mercantil ou prestação de serviços, contra o devedor para que este realize o competente pagamento. Logo, o comprador é o devedor contra quem o título é emitido.

(7)

64) D – Esta questão repete o art. 12 da Lei 5.474: “O pagamento da duplicata poderá ser assegurado por aval, sendo o avalista equiparado àquele cujo nome indicar; na falta da indicação, àquele abaixo de cuja firma lançar a sua; fora desses casos, ao comprador”.

Todavia, importante destacar que pela natureza do negócio realizado, seria mais adequado falar em duplicata rural, regida pelo Decreto 167/67. Ademais, ao contrário do que afirma a letra “A”, a cláusula à ordem é requisito de validade da duplicata, logo, não pode ser suprimida.

65) C – A resposta encontra fundamento no art. 27 da Lei n. 7.357: “O endosso posterior ao protesto, ou declaração equivalente, ou à expiração do prazo de apresentação produz apenas os efeitos de cessão”. Destaque-se que o prazo de apresentação do cheque é de 30 dias quando emitido no lugar onde deve ser pago, ou 60 dias quando emitido em lugar diverso do pagamento (art. 33, Lei n. 7.357)

66) C – O aval em branco é aquele que não indica o beneficiário. O art. 899 do CC estabelece uma ordem de beneficiários na falta de indicação: àquele cujo nome indicar; na falta de indicação, ao emitente ou devedor final. Como a questão não detalha a existência de firma, presume-se que seja prestado em favor do emitente.

67) B – A existência de cláusula “à ordem” autoriza a circulação do título por endosso, sendo o endossante um dos coobrigados da cadeia.

68) C – Segundo art. 900 do CC, o aval posterior ao vencimento (ou póstumo) produz os mesmos efeitos do anteriormente dado. Ademais, segundo Súmula 189 do STF “avais em branco e superpostos, consideram-se simultâneos e não sucessivos”.

O aval sucessivo ocorre quando mais de um avalista garante ao mesmo tempo a obrigação de um único avalizado. Em outras palavras, um avalista garante outro avalista, podendo cobrar seu avalizado integralmente. Já no aval simultâneo todos os avalistas garantem diretamente o avalizado, logo, o avalista que pagar a dívida só pode cobrar dos demais avalistas as respectivas quotas partes.

Tem-se, pois, a solidariedade e autonomia entre os avalistas para fins de cobrança, sendo a quota parte de cada um apurada no plano interno.

69) C – O endosso mandato confere ao endossatário o poder de cobrar o débito do devedor, mas não lhe transfere a titularidade do crédito, que continua a pertencer ao endossante.

70) B – Nos termos do art. 909 do CC, o proprietário que perder ou extraviar o título ou for injustamente desapossado dele, poderá obter novo título em juízo, bem como impedir que sejam pagos a outrem capital e rendimentos.

71) C – De acordo com a Súmula 387 do STF: “A cambial emitida ou aceita com omissões, ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-fé antes da cobrança ou do protesto”, todavia, o preenchimento pode ser questionado judicialmente se comprovadamente abusivo.

72) D – Cabe ação contra todos o emitente e todos os coobrigados, visto que a duplicata foi levada a protesto dentro do prazo legal (30 dias), nos termos do art. 13, §4º da Lei n. 5.474/68.

(8)

73) A – Súmula 370 STJ: Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado.

74) C – A proteção da patente de invenção tem prazo de validade de 20 anos (art. 40 da LPI), todavia, isso não se confunde com o prazo prescricional para postular em juízo contra a violação de direito de propriedade industrial. O art. 225 da LPI é claro ao estipular prazo prescricional de 5 anos para reparação de danos causados ao direito de propriedade industrial.

75) B – Os legitimados para requerer o registro da patente estão arrolados no art. 6º, §2º da LPI

76) D – A resposta encontra fundamento no art. 130 da LPI. Registre-se que não basta o formato ornamental, é necessário que o desenho seja suscetível de fabricação industrial, tendo prazo de vigência de 10 anos, prorrogável por 3 períodos sucessivos de 5 anos cada. A ação de nulidade é de competência da Justiça Federal.

77) B – A licença compulsória encontra fundamento no art. 68 da LPI, sendo cabível nos casos de exercício abusivo, não exploração ou desatendimento às necessidades do mercado.

78) C – A cessão é autorizada pelos artigos 134 e 135 da LPI. A vigência do registro da marca é de 10 anos, renováveis sucessivamente. No tocante às definições das marcas, estas podem ser localizadas nos artigos 123, 125 e 126 da LPI.

79) C – As restrições à patenteabilidade encontram-se inscritas nos artigos 10 e 18 da LPI.

80) A – As definições de marca encontram-se nos artigos 123, 125 e 126 da LPI. A marca notoriamente conhecida tem proteção em seu ramo de atividade, já a marca de alto renome goza de proteção em todos os ramos. No tocante à marca coletiva, considera-se aquela que identifica produtos ou serviços de uma mesma entidade. 81) A – A resposta pode ser extraída do art. 10 da LPI

Referências

Documentos relacionados

Compreende nesse conceito bens imóveis e os móveis (veiculo, embarcação ou aeronave). c) Por militar em serviço ou atuando em razão da função, em comissão de natureza

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as funções destinadas ao pedagogo no meio empresarial, dando a valorização necessária, visto que muitas pessoas não sabem

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Usando a operação AND descrita anteriormente, a máquina RJ 01 conclui que o endereço de destino não é da rede dela e, nesse caso, envia para o gateway padrão, porque o host não

Se o cinema é a arte do ritmo, como vimos a partir das discussões engendradas no primeiro e segundo capítulo; se ele pode alguma coisa no espaço estéril da