• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS Os resumos serão aceitos nas seguintes áreas do CNPq:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS Os resumos serão aceitos nas seguintes áreas do CNPq:"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

3 a 7 de dezembro de 2018

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS 1. INSTRUÇÕES GERAIS

1.1. A inscrição dos resumos será realizada somente por meio eletrônico, via Portal de Eventos Científicos do II INTEGRAR. Cada inscrição dará direito à submissão de no máximo dois resumos.

1.2. O autor do resumo obrigatoriamente deverá estar inscrito no evento. Caso o autor não seja o apresentador, este último deverá ser integrante da equipe e assim como o autor, também estar inscrito.

1.3. Serão aceitos resumos nas modalidades RESUMO SIMPLES (Anexo 1), com até 500 palavras, e RESUMO EXPANDIDO (Anexo 3), que contenham resultados de pesquisas científicas e tecnológicas, atividades de extensão e de ensino, de acordo com as normas e modelos em anexo.

1.4. Os resumos serão aceitos nas seguintes áreas do CNPq:

1. MATEMÁTICA 2. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 3. CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 4. ASTRONOMIA 5. FÍSICA 6. QUÍMICA 7. GEOCIÊNCIAS 8. BIOLOGIA GERAL 9. GENÉTICA 10. MORFOLOGIA 11. FISIOLOGIA 12. BIOQUÍMICA 13. BIOFÍSICA 14. FARMACOLOGIA 15. IMUNOLOGIA 16. MICROBIOLOGIA 17. PARASITOLOGIA 18. ECOLOGIA 19. OCEANOGRAFIA 20. BOTÂNICA 21. ZOOLOGIA 22. ENGENHARIA CIVIL 23. ENGENHARIA SANITÁRIA 24. ENGENHARIA DE TRANSPORTES 25. ENGENHARIA DE MINAS

(2)

3 a 7 de dezembro de 2018

27. ENGENHARIA QUÍMICA

28. ENGENHARIA NUCLEAR

29. ENGENHARIA MECÂNICA

30. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

31. ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA

32. ENGENHARIA AEROESPACIAL 33. ENGENHARIA ELÉTRICA 34. ENGENHARIA BIOMÉDICA 35. MEDICINA 36. NUTRIÇÃO 37. ODONTOLOGIA 38. FARMÁCIA 39. ENFERMAGEM 40. SAÚDE COLETIVA 41. EDUCAÇÃO FÍSICA 42. FONOAUDIOLOGIA

43. FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

44. AGRONOMIA

45. RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA

FLORESTAL

46. ENGENHARIA AGRÍCOLA

47. ZOOTECNIA

48. RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE

PESCA

49. MEDICINA VETERINÁRIA

50. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

51. DIREITO

52. ADMINISTRAÇÃO

53. TURISMO

54. ECONOMIA

55. DESENHO INDUSTRIAL

56. PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

57. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 58. MUSEOLOGIA 59. COMUNICAÇÃO 60. SERVIÇO SOCIAL 61. FILOSOFIA 62. TEOLOGIA 63. SOCIOLOGIA 64. ANTROPOLOGIA 65. ARQUEOLOGIA 66. HISTÓRIA 67. GEOGRAFIA 68. PSICOLOGIA 69. EDUCAÇÃO 70. CIÊNCIA POLÍTICA 71. LINGUÍSTICA 72. LETRAS 73. ARTES 74. INTERDISCIPLINAR

(3)

3 a 7 de dezembro de 2018

75. ENSINO

76. MATERIAIS

77. BIOTECNOLOGIA

78. CIÊNCIAS AMBIENTAIS

1.5. Após o encerramento das inscrições, os resumos serão submetidos à avaliação da Comissão Científica a ser formada por professores e pesquisadores da instituição promotora do evento, bem como de outras instituições nacionais. Os itens a serem considerados nos resumos, no momento da avaliação, são: clareza, pertinência e consecução dos objetivos; qualidade da redação e organização do texto; originalidade do resumo e relevância do tema; descrição da metodologia, resultados e conclusão. O resultado da avaliação será enviado por meio eletrônico ao autor responsável pela submissão.

1.6. Serão escolhidos para apresentação na modalidade Banner, os Resumos Simples e Expandidos aprovados pela comissão avaliadora. Para apresentação Oral, serão escolhidos somente os aprovados entre os Resumos Expandidos, em sessões coordenadas/organizadas pela comissão científica do evento, em horário definido pela comissão.

1.7. As apresentações ORAIS terão duração de 10 minutos, mais 5 minutos de arguição para o público e as apresentações em banner por E-pôster, 15 minutos.

1.8. O apresentador em banner escrito mesmo após ser avaliado, deverá permanecer no local de exposição por 1 hora.

1.9. Para submeter o(s) resumos(s) à coordenação científica do evento, é necessário que o autor/apresentador esteja regularmente inscrito no site do evento e efetive o pagamento do boleto de 22 a 29 de outubro de 2018.

1.10. Para submissão de resumos o autor deverá definir se o mesmo é de pesquisa, extensão ou ensino.

1.11. É OBRIGATÓRIA a participação e submissão de resumos dos bolsistas de Iniciação Científica (Ciclo 2017/2018) e de extensão ao evento.

1.12. É OBRIGATÓRIA a participação dos bolsistas atuais de Iniciação Científica (Ciclo 2018/2019) em palestras e/ou minicursos. A submissão e apresentação de resumos não é obrigatória, mas é recomendada.

1.13. É OBRIGATÓRIA a participação do professor orientador ao lado dos bolsistas de Iniciação Cientifica, quando da apresentação de seu resumo pelo seu orientado ou com justificativa de ausência.

1.14. Todos os resumos aprovados serão apresentados por meio de comunicação Oral ou Banner.

(4)

3 a 7 de dezembro de 2018

1.15. Será divulgado no site do evento, o cronograma contendo as datas e horários de apresentação dos resumos aprovados. Não serão tolerados atrasos por quaisquer motivos.

1.16. Serão selecionados os 3 (três) melhores resumos de cada categoria (pesquisa, ensino e extensão), nas formas oral e banner, os quais serão anunciados no dia do encerramento do evento e receberão certificados de Honra ao Mérito como melhores resumos do Seminário. Será premiado, também, o BANNER MAIS SUSTENTÁVEL e criativo, dentro de critérios pré-estabelecidos.

2. NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS

2.1 A qualidade do texto (gramática, ortografia e formatação), bem como as

opiniões e conceitos emitidos nos resumos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es);

2.2 Os resumos simples e resumos expandidos serão publicados em formato

digital nos anais do evento que estarão disponíveis no site do mesmo.

2.3 Os artigos deverão ser salvos em formato PDF, seguindo os modelos

disponíveis no site do evento. (Anexo 2 e 4)

2.4 Os resumos simples serão de acordo com o Anexo 1.

2.5 O resumo expandido, em formato digital, deverá conter introdução,

objetivo, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, referências e, agradecimentos (opcional). (Anexo 3)

2.6 O número máximo de autores por resumo científico será de 06 (seis);

2.7 O número limite de participação em resumos como coautor é de no

máximo 03, exceto o orientador.

3. APRESENTAÇÃO NA FORMA DE BANNERS

3.1. Serão aceitos resumos apresentando resultados parciais de pesquisas que estejam em andamento;

3.2. O banner é um instrumento didático utilizado para apresentação de resumos na forma de pôster, mas a cada resumo é necessário confeccionar um novo, o que gera gasto excessivo de papel que muitas vezes é descartado no ambiente e demora muito para se decompor por ser plastificado. O principal componente de um banner é a lona sintética, este é um material nobre muito resistente que provem de matérias-primas não natural, onde sua síntese é petroquímica. A tecnologia também permitiu o melhoramento da produção de banners, e atualmente é possível encontrar materiais altamente resistentes a calor, umidade e com impressão em alta definição como a Lona de Vinil (ROCHA, 2009). O banner ecológico, dependendo do material em que for produzido, pode ser reaproveitado. Para a edição deste ano, repensou-se essa forma de apresentar trabalho e estabelecendo COMO REGRA, o uso de materiais menos agressivos ao meio ambiente, o seja, não será permitido o uso de papel plastificado ou em lona plástica. No anexo 5, apresentam-se alguns modelos que podem ser copiados. O banner ainda deverá manter

(5)

3 a 7 de dezembro de 2018

o formato padrão ABNT (90cm x 120cm), orientação retrato (Vertical). A comissão organizadora também incentiva implementação do E-pôster (pôster ecológico), seguindo com a postura sustentável para diminuição de impressão de papéis em eventos. Para esta apresentação, será necessário o uso de um aparelho de televisão (não disponibilizado pelo evento). Cada televisão será utilizada para apresentação de 4 (quatro) resumos, ou seja, cada autor deverá trazer sua televisão e combinar a apresentação dos resumos com mais 3 autores. O autor que optar por essa forma de apresentação, terá que informar à comissão antecipadamente.

3.3. Os banners escritos deverão ser fixados 30 minutos antes de se iniciarem as atividades de apresentação de acordo com a orientação que será fornecida pela coordenação cientifica do evento;

3.4. Os banners, bem como seus apresentadores e orientadores, deverão permanecer no local da exposição até o final do horário de apresentação, este deverá ser checado pelos autores na programação definitiva do evento que estará disponível no site do mesmo.

3.5. Além da dimensão padrão (0,90 m de largura e 1,20 m de altura), o banner deve estar de acordo com o anexo 5.

3.6. Todos os resumos apresentados serão devidamente avaliados pela comissão científica, portanto o autor/apresentador deverá estar presente no período de apresentação.

3.7. São de responsabilidade do autor/apresentador a fixação e a retirada do banner. No caso de fixação incorreta, a organização reserva o direito de retirar e colocar conforme determina o regulamento.

4. APRESENTAÇÃO EM FORMA ORAL

4.1. Serão aceitos resumos expandidos apresentando resultados parciais de pesquisas em andamento.

4.2. As apresentações orais serão limitadas a 10 minutos, tendo mais 05 minutos para questionamentos e comentários, totalizando 15 minutos de apresentação;

4.3. Cada sessão oral terá um coordenador para avaliação dos resumos e um secretário para controle do tempo e ordenamento das apresentações;

4.4. Para a apresentação oral será disponibilizado ao apresentador um equipamento Multimídia e notebook.

5. CERTIFICAÇÃO

5.1. Os certificados de participação e de apresentações orais e de banners serão registrados pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA e disponibilizados para os autores por meio do site do evento.

(6)

3 a 7 de dezembro de 2018

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADES PERÍODOS

Inscrição no evento 22 de outubro de 2018

Submissão de resumos 22 a 29 de outubro de 2018

Resultados 16 de novembro de 2018

Realização do Evento e Apresentações de resumos

3 4 a 7 de dezembro de 2018.

7. CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES E VALORES

DATA SEMINÁRIO MINICURSO SEMINÁRIO + MINICURSO 22/10/2018

A 04/12/2018

R$ 20,00 R$ 15,00 R$ 35,00

7.1 Para participação no Minicurso é obrigatória a inscrição no Seminário.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. Não serão aceitos resumos já publicados em edições anteriores de eventos técnicos-científicos;

8.2. Simples descrições de projeto ou intenção de resumo não serão aceitos e torna-se obrigatório citar conclusões, mesmo que preliminares;

8.3. Não serão aceitos resumos que não estejam de acordo com as normas do evento, sem revisão gramatical, ortográfica e de digitação com todos os dados (Anexos 1 e 3);

8.4. Não serão aceitos resumos que não sejam de alguma das áreas do item 1.3.

Belém, 22 de outubro de 2018.

Profa. MÔNICA TRINDADE ABREU DE GUSMÃO PRESIDENTE DO COMITÊ INSTITUCIONAL DO PIBIC

Profa. MARIA DE NAZARÉ MARTINS MACIEL

(7)

3 a 7 de dezembro de 2018

ANEXO 1

NORMAS PARA RESUMO SIMPLES

O resumo é um pequeno texto sobre um artigo científico. É nele que você ressalta as informações importantes sobre o artigo, por meio do objetivo, resultado, métodos utilizados e conclusão, os quais precisam ser citados no resumo.

O texto não deve exceder o limite de 500 palavras.

Após o texto, destacam-se as palavras-chave do resumo, aquelas palavras ou expressões que se destacam em relação a ele.

Este resumo e as palavras-chave são redigidas pelo(s), o autor(es) do resumo acadêmico. O resumo segue o mesmo formato dos textos. É preciso destacar o título anunciando a página do resumo. Tanto o texto quanto as palavras-chave seguem a mesma formatação. Lembre-se de sempre usar a mesma fonte em todas as partes do resumo.

Os padrões da ABNT para a página do resumo:

 Fonte tamanho 10 para Arial ou 12 para Times New Roman.

 Título centralizado, em caixa alta e negrito.

 E-mail do autor principal.

 Texto e palavras-chave justificados e com 1cm entre linhas.

 Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 5 palavras, separadas por ponto e

(8)

3 a 7 de dezembro de 2018

ANEXO 2

(9)

3 a 7 de dezembro de 2018

ESTIMATIVA DO PLASTOCRONO EM CRAMBE (Crambe abyssinica) EM DIFERENTES ÉPOCAS DE CULTIVO EM CAPITÃO POÇO

Raimundo Leonardo Lima de OLIVEIRA1; Layla Gerusa Souza LIMA2; Leane Castro de

SOUZA3; Antonio Robson MOREIRA4; Antonia Vanderlane Albuquerque da COSTA5;

Raimundo Thiago Lima da SILVA6

Objetivou-se com este resumo estimar o plastocrono na cultura do crambe em duas épocas de semeadura no município de Capitão Poço estado do Pará. O experimento foi conduzido na área experimental do campus de Capitão Poço da Universidade Federal Rural da Amazônia, onde foi realizada a semeadura em setembro de 2013 e janeiro de 2014 e utilizou-se a cultivar de crambe ‘FMS Brilhante’. A fim de determinar o plastocrono nos diferentes subperíodos, foram gerados, para as duas épocas, modelos de regressão considerando os seguintes subperíodos: emergência até o início do florescimento (EM-FL), emergência até o início da frutificação (EM-FRUT), emergência até a senescência (EM-SEN). Para cada época de cultivo, foi gerado uma regressão linear entre o número de nós acumulados (NN) na planta e a soma térmica acumulada (STa) a partir da emergência. O plastocrono (°C dia nó-1) foi considerado como sendo o inverso do coeficiente angular da regressão linear entre NN e STa. Diferentes épocas de semeaduras e subperíodos de desenvolvimento da cultura apresentaram valores diferentes sobre o plastocrono em Crambe. As estimativas mais seguras de obtenção de plastocrono são aquelas que levam em consideração os subperíodos compreendidos EM-FL, EM-FRUT e EM-SEN.

(10)

3 a 7 de dezembro de 2018

ANEXO 3

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

O resumo expandido deverá conter, no máximo 4 a 5 páginas.

O texto será formatado para o tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm.

Deverá ser confeccionado em modo justificado com espaçamento entre linhas simples. No resumo expandido deve constar o Título, Autores, e-mail do autor principal, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências;

Deve ter um título com todas as letras em maiúsculo, em negrito e centralizado. Elaborar um título claro e conciso que de preferência não ultrapasse 2 linhas. Os nomes dos autores devem estar completos, sem abreviações.

(11)

3 a 7 de dezembro de 2018

ANEXO 4

(12)

3 a 7 de dezembro de 2018

Título do Resumo

Primeiro Autor1; Segundo Autor2; Terceiro Autor3 ; até no máximo 6

1Afiliação institucional do primeiro autor; 2Afiliação institucional do segundo autor; 3Afiliação

institucional do terceiro autor.

e-mail do autor principal

RESUMO

Deve ser apresentado com parágrafo único. Dentro do resumo expandindo, recomenda-se o que esse resumo tenha no máximo de 250 palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões do resumo.

PALAVRAS-CHAVE

Deverão ser incluídas, no mínimo três e no máximo cinco, expressões relacionadas ao tema do resumo, separadas por ponto e vírgula [;].

INTRODUÇÃO

O texto da introdução deverá contemplar uma pequena revisão sobre a temática na qual o resumo está inserido.

Deverá ainda apresentar o contexto geral do resumo.

Indicar de forma sucinta, no último parágrafo, os principais objetivos a serem atendidos pelo resumo.

MATERIAL E MÉTODOS

Indicar as metodologias utilizadas no resumo para atingir os objetivos propostos. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Apresentar os resultados obtidos no resumo e sua discussão em relação ao conhecimento já disponível.

(13)

3 a 7 de dezembro de 2018

Nos resultados poderão ser apresentadas tabelas, gráficos e outras ilustrações que sejam essenciais à boa compreensão do texto.

A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com o referencial teórico utilizado em outros resumos de extensão, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

CONCLUSÃO

Indicar de forma objetiva as principais conclusões obtidas pelo resumo. Deve ser elaborada com

o verbo no presente do indicativo, em frases curtas e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não ultrapassar duzentas palavras.

AGRADECIMENTOS

Item não obrigatório, onde os autores poderão agradecer as instituições de financiamento e fomento, colaboradores, entre outras.

REFERÊNCIAS

As referências deverão ser apresentadas de acordo com as normas a seguir.

Digitar a referência na margem esquerda usando-se espaço simples (um) entre as linhas e espaço duplo para separar as referências entre si. A referência poderá ser eletronicamente associada. Para isso, o autor deve disponibilizar no arquivo eletrônico (e-mail, disquete ou CD) o "Hyperlink" da rede de computadores da referência citada de acordo com o exemplo abaixo:

Livros e folhetos:

HARBORNE, J.B. Introduction to ecological biochemistry. 3.ed. London: Academic Press, 1988. 382 p.

Artigos publicados em Revista Científica:

LATORRACA, J.V.F.; ALBUQUERQUE, C.E.C. Efeito do rápido crescimento sobre as propriedades da madeira. Floresta e Ambiente, Seropédica, V.7, n.1, p.279-291, 2000.

( http://www.ifrrj.br/institutos/if/revista/pdf/p279.pdf)

Monografias, Dissertações e Teses:

ROQUE, R.M. Manejo de Virola surinamensis no estuário amazônico.1998. 75f. Monografia (Especialização em Ciências Ambientais) – Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

PAIVA, S. R. Aspectos da biologia celular e molecular de espécies de Plumbaginaceae. 1999. 120f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

(14)

3 a 7 de dezembro de 2018

BRITO, E. O. Produção de chapas de partículas de madeira a partir de maravalhas de Pinus elliottii Engelm. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil. 1995. 120 f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Congressos, Conferências, Encontros e outros eventos:

CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais... Belém: Livros

Técnicos, 1985. 320 p.

Normas Técnicas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2000. 22 p.

Patente:

NOGUEIRA, M.M. Branqueamento de celulose kraft através de oxigênio. BR. n. MT023467, 31 maio 1978.

CASA ERLAN LTDA (Seropédica – RJ). Marcos Antônio da Silva. Embalagens especiais. BR n. DT456345, 12 outubro 1990.

Referências legislativas:

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Portaria n. 187, de 16 de setembro de 1998. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 set. 1998. Seção 2, p. 8301-8302.

Citação de citação:

DIX, B.; MARUTZKY, R. Untersuchungen zur Gewinnung von Polyphenolen aus Nadelholzrinden. Holz als Roh- und Werkstoff, München, v. 41, p. 45-50, 1983 apud DIX, B.; OKUM, J.; ROFFAEL, E. Tannine als Bindemittel in Holzwerkstoffen. Teil 1. Eigenschaften tanninhaltiger Fichtenrindenextrakte. HolzZentralblatt, Stuttgart, v. 125, p. 385, 1999

Capítulos de livros:

KUITERS, A.T.; van BECKHOVEN, K.; ERNST, W.H.O. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In: FANTA, J. (Ed.) Forest dynamics research in Western and Central Europe. Wageningen: Pudoc, 1986. p. 140-170.

Resumos apresentados em Congresso:

FERNANDES, F.S.; FERREIRA, M.C. STAPE, J.L. Sistemas alternativos de produção de mudas de Eucalyptus. In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 5., 1986, Olinda. Anais... São Paulo: Soc. Bras. de Silvicultura, 1986. p. 73.

SILVA, E.A.; LARA, F.M. Influência de genótipos de Solanum spp na predação de Myzus persicae por Cycloneda sanguinea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 7., 1998, Rio de Janeiro. Resumos dos resumos apresentados... Rio de Janeiro: Editora Nova, 1998. p. 23.

BARNETT, J.P. Relating seedling morphology and phisiology of container-grown southern pines to field success. In: CONVENTION OF THE SOCIETY OF AMERICAN FORESTERS, 1983, New Orleans.

Proceedings... New Orleans: USDA, 1983. p. 405-409.

(15)

3 a 7 de dezembro de 2018 Artigo de Jornal:

NUNES, E. Madeiras alternativas da Amazônia. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 14, 20 ago. 2000.

Traduções:

WILLEITNER, H. Proteção Florestal. Tradução de Marcos Peixoto. São Paulo: Nova, 1985. 360 p. Original inglês.

Resumos aceitos para publicação:

ALMEIDA, M.V. Qualidade da madeira de E. urophylla da região de Seropédica – RJ. Floresta e Ambiente, Seropédica, 2001. No prelo

SANTANA, R. Effect of the fost growth on the wood. Floresta e Ambiente, Seropédica, 2001. In press.

Documentos eletrônicos:

BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El niño e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em: <http://www.cntp.embrapa.br/agromet/el nino2>. Acesso em: 6 abr. 2001.

Documentos CD – Rom:

PALMA, H.A.L.; BALLARIM, A. W. Demarcação e densidade da madeira juvenil e adulta de Pinus taeda L. In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURA DE MADEIRAS , EB 117.01,

2002, Uberlândia. Anais.... Universidade Federal de Uberlândia, 1 CD – Rom.

(16)

3 a 7 de dezembro de 2018

ANEXO 5

MODELO DE BANNER e Sugestões de materiais

MATERIAL E MÉTODOS

Endereço institucional e e-mail

03 a 07 de Dezembro de

2018

(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

A metodologia de processamento de imagens definida neste trabalho pode ser utilizada como base para desenvolver um sistema automatizado que processe imagens aéreas,

3º da Resolução 51, mesmo que uma norma editada pelo CAU/BR garanta aos arquitetos a maior margem de atuação possível, ela não pode restringir a atuação dos profissionais

regime do contrato individual de trabalho, as condições de atribuição do direito a trabalhar em regime de horário flexível ou em trabalho a tempo parcial encontram- se,

A forma do apoio a conceder às candidaturas a aprovar no âmbito do presente Convite reveste a natureza de Subvenção não reembolsável conforme estipulado na alínea a) do Artigo

Nos países onde se procura medir o aumento dos custos per capita em saúde, ou a também chamada VCMH (variação dos custos médico-hospitalares), nota-se que esses custos

Comissão Científica   Presidente:  João Gamelas    Membros:  Jorge Mineiro   António Oliveira   Paulo Felicíssimo    Rogério Barroso  

Salzano Vieira da Cunha 2º Pavimento 58 Reaproveitamento de Resíduos de Palmilha II 34020 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Educação Profissional Técnica de Nível

aumenta mais R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) por mês, então nós temos que pensar muito, eu acho presidente, antes de nós colocar em votação, discutir muito esse projeto, que já