• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA GUIA DO DOUTORANDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA GUIA DO DOUTORANDO"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

GUIA DO DOUTORANDO

Manual para consulta rápida

(2)

2

RECOMENDA-SE FORTEMENTE A LEITURA PERIÓDICA DO

SÍTIO DO PROGRAMA

www.ufrgs.br/ppgodo

(3)

3 SUMÁRIO Apresentação do Programa...05 Áreas de concentração...06 Linhas de pesquisa...07 Obrigações do discente...09 Créditos...10 Estágio docência...15 Defesa do projeto...16 Exame de qualificação...17 Defesa de tese...18 Bolsa de estudos...19 Procedimentos Matrículas...21 Aproveitamento de créditos...24

Atribuição de créditos por publicação...25

Procedimento para estágio docência...26

Encaminhamento de projetos de pesquisa...27

Procedimento para defesa de tese...28

(4)

4 Comissão de Pós-Graduação

Coordenador: Prof. Dr. Cassiano Kuchenbecker Rösing (ckrosing@hotmail.com)

Coordenador Substituto: Prof. Dr. Fabrício Mezzomo Collares (fabricio.collares@ufrgs.br)

Docentes:

Profa. Dra. Deise Ponzoni (deponzoni@yahoo.com) Prof. Dr. Manoel Sant'Ana Filho (manoel@ufrgs.br)

Prof. Dr. Fernando Neves Hugo (fernandoneveshugo@gmail.com)

Representante Discente: Felipe Weidenbach Degrazia (fdegrazia@hotmail.com)

Contato: ppgodo@ufrgs.br

(5)

5 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

O atual programa de Pós-Graduação foi reconhecido pela CAPES em 1991 como Curso de Mestrado em Patologia Bucal. Após a formação de 15 profissionais e consoante com a evolução das necessidades da Instituição ocorreu a expansão do Curso, em 1997, enquadrando-o nos novos critérios da Pós-graduação, passando a ser denominado Programa de Pós-graduação em Odontologia com três áreas de concentração; Patologia Bucal, Clínica Odontológica e Saúde Bucal Coletiva. A estrutura atual do Programa baseia-se no elemento chave da pós-graduação que é o Professor Orientador, isto é, sua(s) linha(s) de pesquisa, produtividade e capacidade de formação de recursos humanos, sempre em acordo com as avaliações e orientações da CAPES. Atualmente o programa apresenta o nível de Doutorado, nas áreas de Patologia Bucal, Clínica Odontológica e Saúde Bucal Coletiva.

Baseado na concepção atual, o foco central da atividade formadora é o Professor Orientador; assim, aqueles que se interessam pela formação em strictu senso nesta Instituição devem nortear-se pela produção científica do corpo docente. Entretanto, como missão, o programa objetiva formar pessoal de alta capacidade produtiva e apto a exercer as atividades docentes de pesquisa e ensino em instituições de ensino superior. Para isso, o docente formado no PPGODO obtém o título de Mestre em Odontologia com área de concentração em Patologia Bucal ou Clínica Odontológica ou Saúde Bucal Coletiva.

Atualmente, o PPGODO conta com 42 professores permanentes com elevada produção científica e capacidade de formação de pessoas. Além disso, o PPGODO conta com mais de 150 alunos matriculados nos níveis mestrado e doutorado.

(6)

6 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Clínica Odontológica

Visa formar e aperfeiçoar recursos humanos para a docência e pesquisa, enfatizando a interdisciplinaridade através das diferentes linhas de pesquisa.

Patologia Bucal

A Patologia Bucal é um ramo da ciência que apresenta papel fundamental no conhecimento da doença, através do estudo de todas as suas características (etiologia, patogenia, anatomia patológica, fisiopatologia, manifestações clínicas), o que dá uma base biológica à maioria das atividades clínicas, através de sua confirmação histopatológica.

Saúde Bucal Coletiva

Visa formar e aperfeiçoar recursos humanos odontológicos para serviços, docência e pesquisa em saúde bucal coletiva.

(7)

7 LINHAS DE PESQUISA

Diagnóstico de afecções buco-faciais

A presente linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar instrumentos e o processo de diagnóstico das diferentes afecções que acometem o sistema estomatognático, assim como de medidas terapêuticas para as mesmas. Incluem-se projetos de natureza clínico-laboratorial, para pacientes individuais e coletividade. Existe ênfase em tumores odontogênicos nesta linha de pesquisa uma vez que este tema estava contemplado com linha própria anteriormente.

Biomateriais e técnicas terapêuticas em odontologia

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar materiais e abordagens terapêuticas utilizadas em odontologia, com vistas ao desenvolvimento de propostas de abordagem clínica que tenham sustentação na literatura, envolvendo propriedades químicas, físicas e biológicas dos materiais, assim como avaliação de procedimentos utilizados na prática odontológica. Nessa linha de pesquisa, recursos de pesquisa laboratorial e clínica são avaliados individual e coletivamente.

(8)

8

Epidemiologia, etiopatogenia e repercussão das doenças da cavidade bucal e estruturas anexas

A presente linha de pesquisa tem por objetivo, a partir de recursos epidemiológicos estudar a distribuição das doenças bucais e sua repercussão nas populações, assim como os fatores a ela associados. Assim, fatores de risco podem ser determinados, contribuindo para que estratégias preventivas e de abordagem clínica sejam determinadas. Também visa estudar aspectos que envolvam a causa dos problemas relacionados à odontologia, utilizando-se de recursos metodológicos em seres humanos, animais e em laboratório.

Câncer bucal

Esta linha de pesquisa baseia-se no fato de que o câncer bucal é de significativa incidência, não tendo a sobrevida modificada (em torno de 50 %) nos últimos 20 anos, sendo necessário seu estudo sob aspectos epidemiológicos, etiopatogênicos, manifestações clínicas, comportamentos a ele associados, procurando estabelecer estratégias preventivas, de determinação de risco, de diagnóstico precoce, envolvendo pacientes individualmente assim como as populações.

(9)

9 OBRIGAÇÕES DO DISCENTE

Para concluir a formação de doutor e receber o título, o discente deve cumprir todas as exigências a seguir:

 Completar um total de 40 créditos;

 Comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras;  Realizar o estágio docência, com duração de 30h;  Realizar a defesa de seu projeto de tese;

 Submeter-se a um exame de qualificação;  Defender uma tese.

TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO

PERÍODO MÁXIMO DE 48 MESES, A CONTAR DA

(10)

10 CRÉDITOS

As disciplinas do PPGODO estão divididas em três núcleos, devendo o aluno ao término da formação ter cursado 40 créditos. Obrigatoriamente, o discente deve cursar todas as disciplinas do Núcleo de formação específica e 24 créditos do Núcleo de formação docente/pesquisador. Os créditos restantes podem ser obtidos por meio de disciplinas do Núcleo de formação complementar, disciplinas oferecidas em outros Programas de Pós-Graduação (reconhecidos pela CAPES) ou publicações.

Núcleo de formação específica

To d as a s discip lin as sã o o b rig ató ria s

- Mestrado em Clínica Odontológica

 Metodologia e Pesquisa Avançada I (3 cr)  Metodologia e Pesquisa Avançada II (3 cr)  Metodologia e Pesquisa Avançada III (3 cr)  Metodologia e Pesquisa Avançada IV (3 cr)

- Mestrado em Patologia Bucal

 Pesquisa em Patologia Bucal I (3 cr)  Pesquisa em Patologia Bucal II (3 cr)  Pesquisa em Patologia Bucal III (3 cr)  Pesquisa em Patologia Bucal IV (3 cr)

- Mestrado em Saúde Bucal Coletiva

 Metodologia e Pesquisa Avançada em Saúde Bucal Coletiva I (3 cr)

 Metodologia e Pesquisa Avançada em Saúde Bucal Coletiva II (3 cr)

 Metodologia e Pesquisa Avançada em Saúde Bucal Coletiva III (3 cr)

 Metodologia e Pesquisa Avançada em Saúde Bucal Coletiva IV (3 cr)

(11)

11

As disciplinas do Núcleo de formação específica estão concatenadas de forma que o objetivo ao final das quatro disciplinas é que o aluno envie para publicação um trabalho de pesquisa (não relacionado à tese) em consonância com as linhas de pesquisa propostas pelo Programa de Pós-Graduação. Para tal espera-se que ao final de cada disciplina o aluno tenha:

 Disciplina I: projeto aprovado na Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia e, quando for o caso, em comitê de ética;

 Disciplina II: finalizado a coleta de dados;  Disciplina III: analisado e interpretado os dados;

 Disciplina IV: enviado para publicação, em periódico qualificado, o manuscrito de sua pesquisa.

As atividades das disciplinas serão desenvolvidas em um sistema tutorial. Professores pesquisadores (orientadores dos alunos) terão responsabilidades de acompanhar todas as etapas da pesquisa, desde a elaboração do projeto de pesquisa até a submissão do artigo.

Visto que o objetivo final das disciplinas do Núcleo está vinculado ao adequado desenvolvimento de todas as atividades desde a primeira disciplina, os créditos referentes serão atribuídos somente após a conclusão das quatro disciplinas.

(12)

12

Núcleo de formação docente/pesquisador

To d as a s d iscip lin as são o b rig ató ria

s  Seminário de Literatura Avançada (4 cr) Bioestatística Especial (4 cr)

Epidemiologia Especial (4 cr)

Núcleo de formação complementar

 Análise Estatística em R (3 cr)  Análise Estatística no MPlus (3 cr)

 Aplicação de Métodos Moleculares de Diagnóstico para o Estudo das Infecções Orais (3 cr)

 Atenção Primária à Saúde (3 cr)

 Planejamento e políticas de saúde bucal coletiva (4 cr)  Promoção de Saúde (4 cr)

 Biologia Bucal e Envelhecimento (1 cr)

 Biologia Celular, Histologia e Embriologia Avançada (4 cr)  Biologia Molecular na Pesquisa (3 cr)

 Biomateriais para Odontologia (4 cr)  Bioquímica (2 cr)

 Cancer Biology Seminars (2 cr)  Clínica Integrada da Criança (5 cr)  Clínica Integrada do Adulto (5 cr)  Ensaios Clínicos Randomizados (3 cr)  Estomatologia I (4 cr)

 Estomatologia II (4 cr)

 Farmacologia Clínica para Odontologia (2 cr)  Fundamentos de Fotografia em Odontologia (1 cr)  Fundamentos de Histometria (1 cr)

 Fundamentos de Laserterapia em Odontologia (1 cr)  Genética (3 cr)

 Histotécnica (1 cr)  Imunohistoquímica (2 cr)

 Inovação e Empreendedorismo em Odontologia (3 cr)  Manejo de Animais de Laboratório (1 cr)

(13)

13

 Métodos de Diagnóstico por Imagens (1 cr)  Microbiologia e Imunologia (4 cr)

 Microscopia Eletrônica de Varredura de Amostras Odontológicas (3 cr)  Normas e Ensaios Mecânicos Aplicados à Odontologia (3 cr)

 Patologia Cirúrgica (2 cr)

 Patologia Radiográfica Dentomaxilofacial (2 cr)  Revisões Sistemáticas e Meta-análise (3 cr)  Seminários de Literatura Língua Inglesa (4 cr)

Técnicas Básicas em Microscopia Eletrônica de Transmissão (2cr)

Cabe ressaltar que as disciplinas no Núcleo de formação específica e do Núcleo de formação docente/pesquisador não são oferecidas todos os semestres. As disciplinas do Núcleo de formação complementar podem não ser oferecidas no período da formação, bem como novas disciplinas podem ser incluídas no Programa.

A primeira matrícula efetuada no Programa deve ser feita presencialmente e as demais via portal do aluno. Previamente ao início da matrícula os alunos serão comunicados via e-mail sobre o período para efetuar a matrícula, bem como as disciplinas ofertadas no período. Para solicitação de equivalência ou atribuição de créditos por disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação consulte a página 24.

(14)

14 Atribuição de créditos por disciplina

O aluno pode converter suas publicações durante o período do doutorado em créditos. O número de créditos para cada artigo será atribuído com base no impacto da revista (Qualis-CAPES) onde o estudo foi publicado, conforme a relação a seguir:

Quadro 1. Conversão da publicação em créditos.

O procedimento para solicitar a atribuição de créditos por publicação está descrito na página 25.

Publicação Número de créditos

A1 e A2 6 créditos B1 5 créditos B2 4 créditos B3 3 créditos B4 2 créditos B5 1 crédito

Livro Completo Internacional 4 créditos Livro Completo Nacional 2 créditos Capítulo de Livro Internacional 2 créditos Capítulo de Livro Nacional 1 crédito

(15)

15 ESTÁGIO DOCÊNCIA

Como pré-requisito para a obtenção do título de Doutor, o aluno deve realizar um estágio docência com alguma turma da Graduação. A atividade é regulamentada pela Resolução nº 42/99 do CEPE e deve ter duração de 30 horas.

Dentre os critérios estabelecidos destacam-se:

“Art. 1º - O Estágio Docência, na Graduação, poderá ser realizado em disciplinas/turma de caráter eletivo/facultativo ou obrigatório.

§ 1º - O Plano de Estágio de Docência na Graduação do pós-graduando deverá ser submetido à aprovação pelo Departamento ao qual está afeta a disciplina/turma, consultado previamente o professor responsável pela mesma.

Cabe ressaltar que a possibilidade de estágio docência deve estar contemplada no Plano de Ensino da disciplina;

§ 3º O desenvolvimento da disciplina, quando da realização do Estágio de Docência na Graduação, deverá ser acompanhado pelo professor responsável pela disciplina/turma.

Art. 4 – O estágio de Docência será supervisionado pelo orientador do pós-graduando, o qual possibilitará o acesso de seu orientado aos recursos didático-pedagógicos necessários ao desenvolvimento da atividade.”

Os procedimentos para realização do Estágio Docência estão descritos na página 26.

(16)

16 DEFESA DO PROJETO

O aluno tem prazo máximo de 12 (doze) meses, a contar da

data da primeira matrícula no PPGODO para entregar seu projeto

de tese, com a aprovação por escrito do professor orientador. O projeto deverá ser apresentado a uma comissão avaliadora composta de dois professores doutores (ver ofício "Ofício para composição de banca de Defesa de Projeto" disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/copy2_of_formularios). A referida comissão emitirá parecer único: a) aceitando o projeto;

b) propondo modificações com reapresentação em 30 dias; c) rejeitando o projeto.

A não entrega do projeto no prazo ou sua rejeição pela comissão no prazo de 12 meses determina o desligamento do aluno do Programa.

Previamente à realização da fase experimental o aluno deverá submeter o Projeto de Pesquisa do estudo à Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia (consultar página 27), e quando necessário a um comitê de ética. Após a aprovação, o professor orientador deverá enviar para o e-mail ppgodo@ufrgs.br uma cópia em pdf do Sistema Pesquisa, comprovando a aprovação do projeto na Comissão de Pesquisa, para registro no sistema da Pós-Graduação. Se o projeto de pesquisa for aprovado em outra comissão de pesquisa, externa à Unidade, o orientador deverá enviar ao Programa uma cópia do documento referente à aprovação.

(17)

17 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Para obtenção do título de Doutor exige-se a aprovação em exame de qualificação que se constituirá de uma aula em nível de pós-graduação com duração de 50 a 60 minutos sobre tema a ser definido pela Comissão Coordenadora ou defesa de sua produção intelectual. Deverá ser realizado após a conclusão dos créditos e até

30 dias antes da defesa de Tese. Será avaliado pôr uma Comissão de

doutores nomeada pela Comissão de Pós-Graduação. O professor orientador pode sugerir a composição da banca por meio do

formulário encontrado em

(18)

18 DEFESA DE TESE

O aluno deverá ao final do curso entregar uma Tese ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Esta deverá ser elaborada conforme a resolução nº 093/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS. A tese poderá ser confeccionada na forma de:

a) Tese tradicional;

b) Tese que contenha artigo(s) pronto(s) para submissão à publicação;

c) Tese que contenha artigo(s) já publicado(s).

Nas alternativas (b) e (c) a Tese deverá conter, além do(s) artigo(s), os elementos identificatórios normatizados pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS, Introdução ao tema ou problema, contendo descrição geral dos objetivos e uma ampla revisão bibliográfica, bem como Considerações Finais, contendo síntese dos resultados gerais que serviram de base para as conclusões, e mais Referências Bibliográficas pertinentes à Introdução e ao capítulo final, além dos Anexos, sendo todos estes elementos redigidos em Português.

A Tese deverá ser defendida pelo aluno em sessão pública, para uma banca composta pelo professor orientador e mais três professores examinadores. Dois examinadores devem ser externos ao programa, sendo um deles de outra Instituição (consultar página 28).

Ressalta-se que a defesa somente poderá ser realizada após o cumprimento de todos os créditos.

(19)

19 BOLSA DE ESTUDOS

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia não se responsabiliza pela concessão de bolsa de estudos aos alunos. As bolsas disponibilizadas pela CAPES para o Programa serão distribuídas entre os professores orientadores, conforme ranking do PPGODO (considera publicações, número de aulas ministradas, índice h, dentre outros fatores) e esses as destinarão aos seus orientados.

Lembrando que para estar apto a receber bolsa, o aluno deverá dispor de tempo de dedicação exclusiva às atividades do PPGODO.

Os bolsistas CAPES deverão enviar anualmente um relatório de atividades (consultar página 29, para mais detalhes sobre a elaboração do relatório).

(20)

20

(21)

21

Matrícula

 Procedimentos para efetuar a primeira matrícula no PPGODO

Preencher o formulário a seguir (disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/copy2_of_formularios) e comparecer na secretaria do PPGODO na data especificada.

(22)

22

 Procedimentos para efetuar as demais matrículas 1º Acessar o portal do aluno (www.ufrgs.br);

(23)

23

3º Acessar a guia "Solicitação de matrícula";

4º Selecionar as disciplinas desejadas e clicar em "Enviar ao orientador". Nesse momento sua solicitação será enviada ao seu orientador. OBS.: Marcar atentamente as disciplinas do Núcleo de formação específica referentes à sua área de concentração.

5º Acompanhar pelo portal do aluno o aceite do professor orientador para as disciplinas solicitadas, bem como a efetivação da matrícula.

(24)

24

Aproveitamento de créditos

Preencher o formulário a seguir (disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/copy2_of_formularios) e entregar na secretaria do PPGODO. O mesmo formulário destina-se ao aproveitamento e equivalência de créditos. A homologação dos créditos será realizada pela Comissão de Pós-Graduação.

(25)

25

Atribuição de créditos por publicação

Preencher o formulário a seguir (disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/copy2_of_formularios) e entregar na secretaria do PPGODO. A homologação dos créditos será realizada pela Comissão de Pós-Graduação.

(26)

26

Estágio docência

1º Elaborar um Plano de atividades (carga horária mínima 30h/aula) com aval do Professor Regente da Disciplina em que o aluno realizará a atividade. Cabe ressaltar que a possibilidade de estágio docência deve estar contemplada no Plano de Ensino da disciplina; 2º Submeter o Plano de atividades a apreciação pelo Departamento em que a disciplina está lotada e pelo professor orientador(a); 3º Entregar na secretaria do PPGODO o formulário para estágio

docente, disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/copy2_of_formularios

4º Realizar o estágio sob supervisão do professor orientador;

5º Enviar ao PPGODO um relatório das atividades desenvolvidas, com aval do seu (sua) orientador(a) e regente da disciplina para incluí-lo no histórico do aluno com atribuição de conceito.

(27)

27

Encaminhamento de projetos de pesquisa

1º Cadastrar o estudo no sistema Pesquisa da UFRGS, no portal do servidor (tarefa realizada pelo professor orientador);

2º Preencher, digitalizar o formulário a seguir (disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/copy2_of_formularios), inseri-lo no sistema Pesquisa e enviar à Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia da UFRGS;

3º Aguardar a aprovação da COMPESQ para iniciar a fase experimental.

OBS.: Caso o estudo necessite a aprovação de um Comitê de Ética, enviar o Projeto ao Comitê específico.

(28)

28

Defesa de Tese

1º Verificar se foram cumpridos todos os créditos obrigatórios; 2º Definir com o orientador a composição da banca examinadora, que obrigatoriamente deverá ser composta por:

- Professor orientador;

- Três professores doutores (dois deles externos ao PPGODO, sendo ao menos um de outra Instituição);

3º Solicitar a composição de banca via Portal do Aluno;

4º Entregar na secretaria do Programa o ofício para composição de banca de tese (disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/copy2_of_formularios), juntamente com cinco exemplares originais e um arquivo eletrônico (em CD) da tese, com no mínimo 30 dias de antecedência da defesa pública;

5º O julgamento da dissertação se fará, após apresentação por parte do candidato de seu trabalho e arguição por parte da banca examinadora, seguindo os tempos:

- apresentação: 50min;

- arguição: 45min para cada professor;

- defesa: 45min para responder a cada professor.

6º Se aprovado na defesa de tese, o aluno deverá entregar uma cópia da tese e um arquivo eletrônico (em CD), com as correções eventualmente recomendadas pela Banca Examinadora, referendadas pelo professor orientador.

(29)

29

Relatório bolsista CAPES

1º Elaborar anualmente um relatório de atividades e entregar na secretaria do PPGODO, conforme o modelo disponível em:

Referências

Documentos relacionados

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

[r]

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,