• Nenhum resultado encontrado

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Elaine Prado

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SUGESTÕES PARA

O PROFESSOR

(2)

Copyright © 2016 Elaine Prado Projeto Editorial Magali Berggren Comelato Projeto Gráfico Paula Leite Assessoria Textual Lara Milani Assessoria Técnica Glorinha Bedicks Revisão Técnica Valterci Hulkinho Ilustrações Paulo R. Masserani Revisão Lara Milani

ESTE SUPLEMENTO É PARTE INTEGRANTE DO LIVRO “A ARTE DE BRINCAR COM MÚSICA - VOLUME 4” NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

Os sons dos instrumentos e as músicas citadas no livro do aluno podem ser encontrados no site da Editora Adonis: www.editoraadonis.com.br.

(3)

Planejando as aulas

Duração: 50 minutos.

Tema: o capítulo usado em aula.

Conteúdo: o que será aplicado em aula.

Objetivos: o propósito da aula, a meta a ser atingida. Procedimento/estratégia: como desenvolver os objetivos, os materiais utilizados, outros.

Avaliação: os objetivos foram atingidos?

♦ Música de livre escolha para ser trabalhada a cada

bimes-tre, podendo ser relacionada a aspectos culturais envolvi-dos, além de jogos e brincadeiras ou trabalho de canto e coral;

♦ Realização das atividades pedagógicas do livro; ♦ Música para flauta.

É de extrema importância que o professor conheça seu aluno e seus gostos musicais, a fim de realizar a seleção mu-sical. Ambos podem sugerir obras construtivas para sua inte-gração e para um desenvolvimento integral, desenvolvendo autonomia, criatividade, cooperação e responsabilidades.

Educar na música é crescer plenamente e com alegria. De-senvolver sem dar alegria não é suficiente. Dar alegria sem

desenvolver tampouco é educar.

(4)

CAPÍTULO 1

Tema: Um pouco de história

Objetivo: Hoje, com tantas tecnologias, é importante

co-nhecer um pouco da história da música. O objetivo é que você conheça seu aluno e o que ele pensa a respeito do que é música.

Tema: Música, comunicação e linguagem Conteúdo: A música como meio de comunicação

Desde o começo dos tempos, a música tem o poder de transmitir um sentimento. Uma simples trilha sonora pode marcar nossa vida.

Atualmente, nossos alunos não param para ouvir as letras cantadas nas rádios. O objetivo, então, é que eles percebam as diferentes formas de linguagem contidas em uma música e principalmente prestem atenção nelas, tirando suas pró-prias conclusões.

Na atividade “Teatro de sombras”, sugiro apresentar a música “Aquarela”, de Toquinho. Apresente o vídeo “Toquinho no mundo da criança” (https://www.youtube. com/watch?v=2-V21HepcgY&list=PL6A88D4CCDB0FA27A) e construa os personagens representados no teatro de sombras.

Converse com os alunos sobre a mensagem transmitida pela música. Depois, cada grupo deverá preparar seu próprio teatro de sombras.

(5)

Após a apresentação, faça uma roda da conversa, pergun-tando aos alunos, por exemplo: O que cada música transmi-tiu? Qual foi sua sensação? Quais são os personagens? Qual é a história que a música conta?

O objetivo é despertar nas crianças o aprendizado de uma escuta detalhada e consciente, tornando-as mais sensíveis e reflexivas em relação ao universo em que estão inseridas.

No meu blog (http://elaine-prado.blogspot.com.br) apre-sento atividades complementares que podem auxiliar no de-senvolvimento desta atividade.

(6)

CAPÍTULO 2

Tema: Relembrando o que já aprendemos Objetivo: Relembrar as qualidades do som:

1. Se é fraco ou forte (intensidade). 2. Se é grave, médio ou agudo (altura). 3. Que som é (timbre).

4. Quanto tempo dura (duração).

Para relembrar os instrumentos musicais e a orquestra, faça uma gincana com a atividade proposta no livro do alu-no. O grupo que conseguir decorar primeiro a sequência é o vencedor.

CAPÍTULO 3

Tema: A pauta musical

Objetivo: Conhecer a escrita musical

Neste livro os alunos terão conhecimento da escrita mu-sical integral. Procure transformar a aula em uma atividade lúdica, e em alguns momentos faça os exercícios junto com eles.

Atividades: Proponha jogos que envolvam a escrita na

(7)

CAPÍTULO 4

Tema: Valor das figuras musicais

Neste livro aprenderemos apenas o valor mais usado, mas comente com os alunos que as figuras podem mudar de acor-do com a música ou o compositor.

A forma mais fácil que encontrei nestes anos lecionando foi transformar os valores em dinheiro. Os alunos aprendem muito mais rápido e de forma divertida. Também dá para brincar de “Monopólio”, substituindo o dinheiro pelas figu-ras musicais e seus valores.

Jogo de baralho com as figuras musicais

Podem participar entre 3 e 4 alunos.

Objetivo: Completar a soma de 21 pontos com as cartas, ou chegar o mais próximo possível sem ultrapassar esse valor.

Embaralhar as cartas, cada jogador pegará 4 cartas so-mando o valor das figuras, observará se deve pegar mais car-tas ou não, dependendo do valor que já deu em suas carcar-tas.

Tema: Compassos

Neste livro os alunos aprenderão os compassos e os tem-pos de cada compasso.

Para alguns alunos pode ser um tema complicado, pois envolve matemática, apesar de serem contas simples. Se tive-rem muita dificuldade, faça as atividades com eles ou orga-nize-os em duplas, assim sentirão confiança para realizá-las.

Sugiro a exibição do vídeo “Donald no País da Matemági-ca” (www.youtube.com/watch?v=fP1RafNyJU4&feature=re-lated. Acesso em: 18 fev. 2016), que mostra como a música e a matemática estão ligadas desde os tempos mais antigos da nossa história e como ambas servem de base para a música da atualidade.

Se quiser, fale sobre a grande transformação pela qual a música passou, dividindo sua história em grandes períodos, cada um identificado pelo estilo e pela forma que o carac-terizavam. Um estilo musical não se faz da noite para o dia; até os grandes historiadores têm dificuldade em estabelecer datas precisas que marcam o início e o fim de cada período.

(8)

No meu blog você pode ler mais sobre a história da músi-ca, com as canções de cada época.

CAPÍTULO 5

Tema: O nosso instrumento musical

Neste capítulo falaremos do nosso instrumento musical: o nosso corpo. Por meio dele podemos produzir diversos sons, entre eles a voz.

Faça algumas brincadeiras de exercícios de voz e vocalises com os alunos. Eles vão adorar! Meu blog também traz ativi-dades rítmicas corporais para fazer em aula.

Tema: Gêneros musicais brasileiros

Objetivos: Conhecer canções e gêneros musicais;

desen-volver nos alunos a capacidade de interagir, conhecer e apre-ciar; de forma lúdica, entrar em contato com outros gêneros musicais.

Em um primeiro momento, pergunte aos alunos o que é um gênero musical e espere-os responder. Apresente-lhes alguns gêneros musicais mais conhecidos e suas músicas.

Uma sugestão de atividade é criar um tabuleiro com os alunos sobre o tema “Gêneros musicais brasileiros” (por exemplo: Início – Cite um cantor de samba – Pule 4 casas – Faça o ritmo do baião – Volte 2 casas – Diga quem é o Pai do Chorinho). Deixe que os alunos também participem dando sugestões.

Tema: Sinais musicais

Material: Jogo de tabuleiro dos sinais musicais que acom-panha o livro.

Participantes: até 4.

Os jogadores decidem quem começará o jogo. O primeiro jogador lança o dado e avança o número de casas corres-pondente. Se a casa tiver uma regra, ela deve ser cumprida. Vence o jogo quem chegar primeiro ao fim.

(9)

Tema: Os grandes nomes da nossa música

Toque para os alunos um trecho de cada música mais co-nhecida usando instrumentos ou percussão corporal. Torne sempre a atividade o mais lúdica possível, para um aprendi-zado integral.

Tema: Hinos brasileiros

Geralmente nossos alunos não sabem quantos hinos exis-tem nem quem os escreveu. Assim, se desejar, faça um proje-to para que eles conheçam um pouco dessa parte da história do nosso Brasil. Além dos hinos nacionais, sugira que pes-quisem se sua cidade ou até mesmo a escola têm um hino. Reescreva o Hino Nacional usando o vocabulário nas palavras que eles não entenderem e acharem complicadas. Eles vão achar bem divertido.

CAPÍTULO 6

Tema: Flauta doce

Não se esqueça de que o caderno de flauta deve ser traba-lhado em conjunto com as atividades pedagógicas do livro.

Proponha atividades lúdicas: formação de uma bandinha, ritmos com copos, arranjo melódico com um xilofone de ma-deira ou com boomwhackers (tubos melódicos). Consulte também meu blog, no qual disponibilizo músicas que podem ser usadas com as crianças.

Se sua turma for bem avançada, você já pode trabalhar com os sustenidos e os bemóis, propondo outras atividades de flauta.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Sabe-se que as praticas de ações de marketing social tem inúmeras funções, dentre estas o papel de atuar na mudança de valores, crenças e atitudes, porém os alunos da

Para tentar explicar essas transformações, procuramos suporte em conceitos necessários para a compreensão das transformações do espaço regional e local: o estudo da localização