• Nenhum resultado encontrado

Além disso, há três caixas de destaque ao longo do conteúdo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Além disso, há três caixas de destaque ao longo do conteúdo."

Copied!
156
0
0

Texto

(1)
(2)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

1

Prezado aluno,

Esta apostila é a versão estática, em formato .pdf, da disciplina online e contém todas as informações necessárias a quem deseja fazer uma leitura mais linear do conteúdo.

Os termos e as expressões destacadas de laranja são definidos ao final da apostila em um conjunto organizado de texto denominado NOTAS. Nele, você encontrará explicações detalhadas, exemplos, biografias ou comentários a respeito de cada item.

Além disso, há três caixas de destaque ao longo do conteúdo.

A caixa de atenção é usada para enfatizar questões importantes e implica um momento de pausa para reflexão. Trata-se de pequenos trechos evidenciados devido a seu valor em relação à temática principal em discussão.

A galeria de vídeos, por sua vez, aponta as produções audiovisuais que você deve assistir no ambiente online – aquelas que o ajudarão a refletir, de forma mais específica, sobre determinado conceito ou sobre algum tema abordado na disciplina.Se você quiser, poderá usar o QR Code para acessar essas produções audiovisuais, diretamente, a partir de seu dispositivo móvel.

Por fim, na caixa de Aprenda mais, você encontrará indicações de materiais complementares – tais como obras renomadas da área de estudo, pesquisas, artigos, links etc. – para enriquecer seu conhecimento.

Aliados ao conteúdo da disciplina, todos esses elementos foram planejados e organizados para tornar a aula mais interativa e servem de apoio a seu aprendizado!

(3)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

2

Este estudo pretende explicar o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional a partir da identificação de seus principais produtos e financiamentos. Aqui, vamos analisar o retorno e o risco envolvido nas operações básicas praticadas nos mercados financeiro e de capitais.

O foco fundamental da disciplina é apresentar uma abordagem atual dos mercados estudados e as principais estratégias de avaliação dos ativos negociados.

Sendo assim, esta disciplina tem como objetivos:

1. Descrever a estrutura e o funcionamento do mercado financeiro; 2. Analisar as estratégias utilizadas no mercado de capitais;

3. Resolver os cálculos das principais operações com a utilização de calculadora financeira.

(4)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

3

Introdução

Nesta aula, você vai conhecer o Sistema Financeiro Nacional (SFN): um conjunto de órgãos que tem como objetivo regulamentar e fiscalizar as instituições que executam a intermediação e a circulação da moeda e do crédito.

Regulado pelas Leis da Reforma Bancária (1964), do Mercado de Capitais (1965) e da Criação dos Bancos Múltiplos (1988), o SFN pode ser dividido em dois subsistemas.

O subsistema normativo é formado por instituições que estabelecem as regras e as diretrizes de funcionamento da intermediação financeira.

Já o subsistema operacional é composto pelas instituições que atuam na intermediação financeira e tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre poupadores e tomadores de empréstimos.

Vamos conhecê-los melhor? Bons estudos!

Objetivo:

1. Explicar a estrutura do SFN;

(5)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

4

Conteúdo

Subsistema normativo

Vamos iniciar este estudo conhecendo a estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), cujo objetivo é executar, regulamentar e fiscalizar as operações que são praticadas no mercado financeiro – necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia brasileira.

Seu organograma apresenta diversas instituições. Quando o decompomos, encontramos dois subsistemas: o normativo e o de intermediação. Neste momento, vamos nos aprofundar no primeiro.

O subsistema normativo é constituído por órgãos que:

Estabelecem as regras de funcionamento do mercado financeiro;

Definem os parâmetros para a intermediação financeira;

Fiscalizam a atuação das instituições financeiras e não financeiras.

Subsistema normativo

Entre os órgãos que compõem o subsistema normativo do SFN, estão: CMN = Conselho Monetário Nacional

Bacen = Banco Central do Brasil

CVM = Comissão de Valores Mobiliários

BNDES = Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social CEF = Caixa Econômica Federal

Subsistema normativo

(6)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

5

Conselho Monetário Nacional

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é constituído pelos seguintes membros: Ministro de Estado da Fazenda – Presidente do Conselho; Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; e Presidente do Bacen.

Compete ao CMN:

Autorizar a emissão de papel-moeda;

Determinar as diretrizes e normas da política cambial, a compra e venda de ouro e quaisquer operações com moeda estrangeira;

Regulamentar as condições de constituição, de funcionamento e de fiscalização das instituições financeiras;

Disciplinar as ferramentas de política monetária e cambial.

O CMN é fundamental por ser responsável pelas decisões mais importantes relativas ao funcionamento da economia do País.

Atenção

Os serviços de secretariado do CMN são realizados pelo Bacen. Seus integrantes são nomeados diretamente pela função que exercem, ou seja, o presidente do CMN sempre será o Ministro de Estado da Fazenda.

Banco Central do Brasil

Considerado o mais importante do País, o Banco Central do Brasil (Bacen) é responsável pela produção de papel-moeda e de moeda-metálica – dinheiro que circula em território brasileiro. Entre suas funções, estão a fiscalização de instituições financeiras do Brasil e a realização de operações bancárias – tais

(7)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

6

como empréstimos e cobrança de créditos de outras entidades financeiras. Além disso, o Bacen tem competência exclusiva para:

Fiscalizar, autorizar, normatizar e intervir nas instituições financeiras;

Emitir moeda – a Casa da Moeda fabrica o papel-moeda e a moeda-metálica, mas sua emissão e circulação são de responsabilidade do Bacen;

Executar serviços de colocação e retirada da moeda do meio circulante – ou seja, o total de cédulas e moedas em circulação em um país, que está em posse do público e dos bancos;

Receber os recolhimentos compulsórios;

Realizar operações de redesconto;

Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;

Fiscalizar e controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial.

Comissão de Valores Mobiliários

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada pela Lei nº 6.385/76 para fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. Entretanto, essa autarquia não possui competência para determinar o ressarcimento de eventuais prejuízos sofridos pelos investidores em decorrência da ação ou omissão de agentes do mercado – como as corretoras ou distribuidoras de valores. Entre as atribuições da CVM, estão:

(8)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

7

Regular e promover a expansão e o funcionamento do mercado de ações;

Fiscalizar o funcionamento das Bolsas de Valores, do mercado de balcão e das Bolsas de Mercadorias e Futuros (BMFs);

Proteger os investidores do mercado contra emissões irregulares de valores mobiliários, atos ilegais de acionistas de companhias abertas e o uso de informação relevante não divulgada no mercado de valores mobiliários;

Evitar fraudes ou manipulação que criem condições artificiais nos preços dos valores mobiliários negociados no mercado;

Assegurar o acesso do público a informações sobre os valores mobiliários negociados;

Garantir o cumprimento de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários;

Banco do Brasil

Até o ano de 1986, o Banco do Brasil (BB) era uma autoridade monetária, isto é, atuava na emissão de moeda. Atualmente, por determinação do CMN, esse direito foi revogado e passou a ser do Bacen, mas o BB ainda é o principal agente financeiro do governo federal.

O BB exerce três funções principais, funcionando como:

Banco comercial

Banco de investimento e desenvolvimento Agente financeiro do governo federal

(9)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

8

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia a comercialização de máquinas e de equipamentos novos fabricados no Brasil, bem como o incremento das exportações brasileiras.

Para a implementação de suas atividades, o BNDES conta com:

Recursos do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP);

Dotações orçamentárias;

Recursos captados no exterior.

Além disso, pela primeira vez, o banco assumiu a gestão de sua tesouraria, antes terceirizada para várias instituições – principalmente o BB. Essa decisão abriu espaço para captações no mercado doméstico via Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Letras Financeiras (LFs). A iniciativa foi resultado do processo realizado de 2010 a 2014 para que o BNDES ingressasse no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), o que ocorreu no fim de junho de 2014.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal (CEF) tem como objetivo básico e institucional financiar o desenvolvimento urbano e social. Esse órgão é o principal agente do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e contribui para melhorar a qualidade de vida da população.

Sua atuação inclui outras operações de caráter social, tais como:

A administração do PIS;

A gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

(10)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

9

O financiamento do crédito educativo;

A administração das loterias federais, que passaram a dar acesso bancário à população de baixa renda.

Subsistema de intermediação

Vamos tratar, agora, do segundo subsistema do SFN: o de intermediação. Como sua própria nomenclatura enfatiza, ele é composto por instituições que atuam na intermediação financeira. Sua função é operacionalizar a transferência de recursos entre poupadores e aqueles que necessitam de recursos, a partir das regras, das diretrizes e dos parâmetros definidos pelo subsistema normativo. Nesse grupo, estão:

As instituições financeiras bancárias e não bancárias;

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE);

As instituições não financeiras e auxiliares.

Atenção

A atuação das instituições que integram o subsistema de intermediação é subordinada à regulamentação estabelecida pelo CMN, pelo Bacen e pela CVM.

Caso não cumpram as normas editadas pelo CMN, essas entidades podem sofrer penalidades, que vão desde multas e pecuniárias até a própria suspensão de seus dirigentes e da autorização de seu funcionamento.

(11)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

10

Já conhecemos alguns deles. A partir de agora, vamos tratar daqueles que fazem parte dessas instituições.

Sistema Financeiro de Habitação

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) tem como objetivo facilitar o acesso da população de baixa renda à casa própria. Sua regulamentação variou bastante ao longo do tempo, mas não conseguiu sanar os problemas que foram surgindo. As duas fontes tradicionais de recursos do SFH são a caderneta de poupança – principal – e o FGTS.

A legislação determina que 70% dessa captação devem ser destinados a financiamentos habitacionais. Desse total, 80% devem ser aplicados em operações do SFH e o restante, em carteiras hipotecárias.

O SFH é composto pelas seguintes entidades:

Associação de Poupança e Empréstimo (APE)

Instituição constituída sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, cuja propriedade pertence a seus associados. Ela atua na área habitacional por meio de financiamentos.

A obtenção de recursos ocorre através de caderneta de poupança, e seus depositantes podem ser somente pessoas físicas – ou seja, seus membros.

Sociedade de Crédito Imobiliário (SCI)

Instituição cujo objetivo é financiar a compra e venda de bens imóveis, de loteamentos, as incorporações de prédios etc. Ela capta recursos por meio de Letras Imobiliárias e cadernetas de poupança.

Instituições financeiras

As instituições financeiras têm como objetivo principal intermediar recursos, ou seja, captar meios junto aos agentes poupadores – em especial, as famílias – e

(12)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

11

emprestá-los a empresas que deles necessitam para seu capital de giro ou para financiamentos de médio e longo prazos.

As principais instituições bancárias são:

Bancos múltiplos

Instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações de empréstimos e a captação das diversas entidades financeiras através das seguintes carteiras:

• Comercial – cujas instituições podem captar depósitos à vista;

• De investimento ou desenvolvimento – que somente pode ser operada por banco público;

• De crédito imobiliário; • De arrendamento mercantil;

• De crédito, financiamento e investimento.

Os bancos múltiplos devem ser compostos por, no mínimo, duas carteiras – uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento – e constituídos sob a forma de sociedades anônimas.

Bancos de desenvolvimento

Instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, cujo objetivo é ofertar recursos necessários ao financiamento, a médio e longo prazos, de projetos que visem alavancar o desenvolvimento econômico e social dos Estados e Municípios.

As operações de captação ocorrem através de: • Depósitos a prazo;

• Empréstimos externos;

• Emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, de cédulas de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico (TDEs).

(13)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

12

As operações ativas correspondem aos empréstimos e aos financiamentos dirigidos, prioritariamente, ao setor privado.

Sociedades de arrendamento mercantil (leasing)

Instituições constituídas sob a forma de sociedade anônima, cujo objetivo é realizar operações de arrendamento mercantil de bens nacionais, adquirindo-os de fornecedores e arrendando esses bens para o uso de outras empresas. As operações de captação dessas sociedades correspondem à (a):

• Emissão de debêntures; • Dívida externa;

• Empréstimos e financiamentos de instituições financeiras.

Os principais tipos de leasing são: • Financeiro;

• Operacional; • Lease-back.

Sociedades de crédito, financiamento e investimento

Instituições financeiras privadas que têm como objetivo financiar: • O CDC – crédito pessoal;

Os bens duráveis – tais como geladeira, fogão etc.

• Essas entidades captam recursos por meio de aceite e de colocação de Letras de Câmbio (LCs) e de Recibos de Depósitos Bancários (RDBs).

Bancos de investimento

Instituições financeiras especializadas em operações estruturadas para empresas. Essas operações envolvem a participação acionária ou societária de caráter temporário em empresas ou em financiamentos, a médio e longo prazos,

(14)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

13

para suprimento de capital fixo ou de giro, mediante a aplicação de recursos próprios ou captados junto ao público.

Tais entidades não possuem contas correntes de clientes e captam recursos via: • CDBs;

• Repasses de recursos externos e internos;

• Venda de cotas de fundos de investimento geridos por eles.

Além disso, estes bancos estão aptos a:

• Constituir, organizar e administrar fundos de investimento; • Administrar carteiras de valores;

• Assessorar negócios;

• Realizar lançamentos de ações de empresas e outros serviços do gênero.

Bolsa de Valores

O objetivo básico da Bolsa de Valores é proporcionar liquidez aos títulos que são negociados, diariamente, em sessões ou pregões de compra e venda – especialmente de ações – no mercado à vista, isto é, com liquidação imediata do negócio ou em um prazo bem curto.

A Bolsa também oferece outros produtos e serviços, tais como:

Títulos de renda fixa;

Câmbio pronto;

Contratos derivativos referenciados em ações, em ativos financeiros, em índices, em taxas, em mercadorias, em moedas etc.

(15)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

14

Bolsa de Valores

As principais instituições a operar na Bolsa de Valores são as:

Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários

Entidades constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Seu funcionamento depende da autorização do Bacen e da permissão da CVM.

Entre as atividades básicas das Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVMs), estão:

• Subscrever emissões de títulos e valores mobiliários;

• Operar em BMFs por si mesmas ou por conta própria e de terceiros – clientes;

• Administrar carteiras de títulos e valores mobiliários;

• Comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros;

• Criar e administrar fundos e clubes de investimento; • Fazer a intermediação de operações de câmbio.

AS CTVMS estão sujeitas, permanentemente, à fiscalização da Bolsa de Valores na esfera de sua competência.

Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários

Entidades que atuam na intermediação de títulos e valores mobiliários, nos mercados financeiro e de capitais.

Autorizadas a funcionar pelo Bacen, as Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs) assemelham-se bastante às CTVMs.

A partir de 2 de março de 2009, através de decisão da CVM, essas instituições foram aprovadas a operar diretamente nos ambientes e sistemas de negociação dos mercados organizados de Bolsas de Valores.

(16)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

15

Organismos financeiros internacionais

Vamos conhecer, agora, os principais organismos financeiros internacionais. São eles:

Fundo Monetário Internacional (FMI) Banco Mundial

Banco Interamericano de Desenvolvimento Banco de Compensações Internacionais

Organismos financeiros internacionais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) planeja e acompanha programas de ajustes estruturais, como já ocorreu com o Brasil. Seus objetivos são:

Cuidar da estabilidade do Sistema Monetário Internacional (SMI) através da promoção da cooperação e da consulta a assuntos monetários entre seus 184 países-membros;

Evitar que desequilíbrios nos sistemas cambiais e nos balanços de pagamentos de seus países-membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais;

Oferecer ajuda financeira aos países-membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;

Colaborar para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos;

(17)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

16

Incentivar a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta dos problemas financeiros e colaboração nesse sentido;

Fortalecer a expansão equilibrada do comércio, trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos.

Organismos financeiros internacionais

O Banco Mundial (BM) contribui com medidas de desenvolvimento econômico e social e fornece financiamentos para governos. Esse capital deve ser destinado, essencialmente, à (ao):

Infraestrutura de transporte;

Geração de energia;

Saneamento.

Além da esfera governamental, as empresas de grande porte também podem adquirir empréstimos através do BM, mas é necessário apresentar a viabilidade dos projetos. Além disso, o país de origem da empresa deve garantir o pagamento dos recursos.

Organismos financeiros internacionais

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) utiliza dados baseados na experiência de outras ações já empreendidas para tomar decisões e medir o impacto desses projetos, buscando aumentar o efeito no desenvolvimento do país. O BID é composto por 47 estados-membros, dos quais:

26 países são beneficiários e pertencem à América Latina e ao Caribe, além de deter 50,02% do poder de voto – o Brasil tem, aproximadamente, 11% de participação;

(18)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

17

21 países restantes incluem seus fundadores – o Canadá e os Estados Unidos, que é seu maior acionista, com 30,01%;

16 desses países restantes são europeus – entre os quais, estão Portugal, Japão, Coreia do Sul e Israel.

Seu capital de US$ 100 bilhões é distribuído por esses estados-membros. Cada país nomeia um governador, cujo poder de voto é proporcional ao capital do banco subscrito por seu país.

O BID empresta a: Governos nacionais, estaduais e municipais; empresas do setor privado; organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Organismos financeiros internacionais

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) funciona como um fórum elevado de discussão sobre questões relacionadas ao Sistema Financeiro Internacional (SFI) e apoia os bancos centrais dos países, atuando como seu “Bacen”. O dever do BIS é ajudar tais bancos centrais na busca de estabilidade monetária e financeira, a fim de promover a cooperação internacional nessas áreas.

Entre suas atribuições, estão:

Promover a discussão e facilitar a colaboração entre os bancos centrais;

Apoiar o diálogo com outras autoridades responsáveis por promover a estabilidade financeira;

Realizar pesquisas sobre questões políticas que confrontam os bancos centrais e as autoridades de supervisão financeira;

(19)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

18

Atuar, servindo como um agente ou administrador no âmbito de operações financeiras internacionais;

Além dos bancos centrais, seus clientes incluem as organizações internacionais.

Atenção

O BIS não aceita depósitos ou presta serviços financeiros a pessoas físicas ou jurídicas.

Atividade proposta

Em se tratando de regulamentação do mercado financeiro, seu principal componente – o Bacen – tem uma importância fundamental. Explique suas principais funções.

(20)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

19

Chave de resposta

As principais funções do Bacen são:

Executar a política monetária através do controle da emissão de moeda – a Casa da Moeda fabrica o papel-moeda e a moeda-metálica, mas sua emissão e circulação são de responsabilidade do Bacen;

Colocar e retirar essa moeda do meio circulante – ou seja, o total de cédulas e de moedas em circulação em um país, que está em posse do público e dos bancos; Executar a política cambial através da fiscalização e do controle do fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial.

(21)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

20

Aprenda Mais

Para saber mais sobre os tópicos estudados nesta aula, acesse o Portal da

Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA) em http://portal.anbima.com.br/Pages/home.aspx

Referências

ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BRASIL. Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Disponível em: <www.febraban.org.br>. Acesso em: 5 fev. 2015.

(22)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

21

Exercícios de fixação

Questão 1

As instituições que compõem o subsistema normativo do SFN são: a) CMN, BID, BB e CEF.

b) Bacen, CVM, APE e CEF.

c) Bacen, CVM, BB, BNDES, CMN e CEF. d) CMN, CVM, BB, BNDES e FEBRABAN.

Questão 2

Uma das competências exclusivas do Bacen é:

a) Assegurar o acesso do público a informações sobre os valores mobiliários negociados.

b) Evitar fraudes ou manipulação que criem condições artificiais nos preços dos valores mobiliários negociados no mercado.

c) Administrar o PIS, gerir o FGTS, pagar os benefícios do INSS, financiar o crédito educativo e administrar as loterias federais.

d) Executar serviços de colocação e retirada da moeda do meio circulante – ou seja, o total de cédulas e moedas em circulação em um país, que está em posse do público e dos bancos.

Questão 3

A empresa pública federal cujo principal objetivo é financiar, a longo prazo, investimentos em todos os segmentos da economia – nos âmbitos social, regional e ambiental – é a seguinte:

(23)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

22

b) Bacen. c) CEF d) BB

Questão 4

O CMN é composto pelos seguintes membros:

a) Ministro de Estado da Fazenda, Chefe da Casa Civil e Presidente do Bacen. b) Presidente do BB, Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e

Gestão e Presidente do Bacen.

c) Ministro de Estado da Fazenda, Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e Presidente do Bacen.

d) Ministro de Estado da Fazenda, Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e Presidente da República.

Questão 5

Um dos objetivos do BB é:

a) Fiscalizar, autorizar, normatizar e intervir nas instituições financeiras. b) Promover, através de financiamento, as atividades agropecuárias do

Brasil.

c) Fiscalizar e controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial.

d) Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários – ações, debêntures e commercial papers.

(24)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

23

O organismo financeiro internacional considerado o “Bacen” dos bancos centrais é o: a) BM b) BID c) FMI d) BIS Questão 7

As instituições que compõem o SBPE são:

a) CEF, APEs, SCIs e bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário. b) SCIs, CEF, DTVMs e bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário. c) APEs, SCIs, BNDES e bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário. d) CEF, APEs, SCIs e bancos de desenvolvimento com carteira de crédito

imobiliário.

Questão 8

Um dos objetivos do FMI é:

a) Trabalhar para eliminar a pobreza e a desigualdade e promover o crescimento econômico sustentável.

b) Realizar pesquisas sobre questões políticas que confrontam os bancos centrais e as autoridades de supervisão financeira.

c) Oferecer ajuda financeira aos países-membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados.

(25)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

24

d) Fornecer financiamentos para governos, que devem ser destinados, essencialmente, à infraestrutura de transporte, à geração de energia e ao saneamento.

Questão 9

As instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações de empréstimos e a captação das diversas entidades financeiras através das carteiras comercial, de investimento ou desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento são chamadas de:

a) CTVMs

b) Bancos múltiplos c) Bancos comerciais d) Bancos de investimento

(26)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

25

Banco de Compensações Internacionais (BIS): Da nomenclatura em

inglês Bank of International Settlements (BIS), trata-se de uma organização financeira internacional, fundada em 1930, com sede na Basileia, na Suíça, que tem como objetivo promover a cooperação monetária e financeira internacional.

Banco do Brasil (BB): Instituição financeira estatal constituída sob a forma

de sociedade de economia mista, cujo controle acionário é da União, com participação de 68,7% do capital da empresa.

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): Órgão que trabalha

para eliminar a pobreza e a desigualdade e promover o crescimento econômico sustentável. O BID auxilia os clientes na elaboração de projetos e oferece financiamento, assistência técnica e conhecimentos para apoiar intervenções de desenvolvimento.

Banco Mundial (BM): Grupo de instituições financeiras cujo objetivo

principal é fomentar o crescimento econômico e a cooperação em nível mundial, contribuindo para a promoção do processo de crescimento econômico dos países em desenvolvimento que são membros dessas instituições.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES):

Empresa pública federal cujo principal objetivo é financiar, a longo prazo, investimentos em todos os segmentos da economia – nos âmbitos social, regional e ambiental.

BMF&BOVESPA: Companhia cujo capital social é constituído pela emissão de

(27)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

26

Títulos e Valores Mobiliários (CTVMs), que têm o direito de operar em seu pregão.

Bolsa de Valores: Instituições sem fins lucrativos constituídas para

oferecer às sociedades corretoras um local em que se realizem os pregões para negociação de:

• Ações; • Mercadorias;

• Contratos derivativos; • Contratos futuros;

• Índices por ordem de investidores do mercado de capitais através das sociedades corretoras associadas.

Carteiras hipotecárias: Operações a taxas de mercado.

Cédulas de debêntures: Títulos mobiliários emitidos por bancos comerciais,

de investimento, de desenvolvimento e bancos múltiplos com carteira comercial, de investimento ou de desenvolvimento. Sua garantia é dada pelo próprio banco emitente das cédulas, as quais conferem a seus titulares – investidores – o direito de crédito contra o emitente por seu valor nominal acrescido dos juros estipulados.

Disponível em: http://goo.gl/0VLvV6. Acesso em: 5 fev. 2015.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM): Autarquia vinculada ao Ministério

da Fazenda que atua sob a orientação do CMN.

Debêntures: Títulos de crédito ao portador emitidos por uma empresa em

troca de empréstimo a juros e amortizável a longo prazo, cuja garantia é o valor do patrimônio e a confiabilidade, e não itens ou bens especificados. Fonte: Dicionário Aulete Online.

(28)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

27

Fundo Monetário Internacional (FMI): Órgão criado em 1945 que surgiu

da Conferência de Bretton Woods como uma das bases da ordem econômica internacional do pós-guerra.

Tal conferência foi realizada em 1944 entre os Estados Unidos e o Reino Unido, e funcionou com sucesso até os anos 1960 – altura em que os primeiros problemas se manifestaram.

Seus objetivos principais eram:

• Promover a cooperação internacional através das instituições monetárias;

• Facilitar a expansão do comércio internacional; • Implementar a estabilidade dos câmbios;

• Contribuir para a instituição multilateral de pagamentos.

Mercado de balcão: Aquele que efetua, principalmente, negócios de compra

e venda com ações de empresas não registradas nas Bolsas de Valores.

Recolhimentos compulsórios: Depósitos obrigatórios feitos pelos bancos

comerciais junto ao Bacen, cuja finalidade é aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País.

Redesconto: Linha de empréstimo concedida pelo Bacen a outro banco, caso

este não consiga captar recursos com o público – emissão de Certificado de Depósito Bancário (CDB) – ou com o mercado interbancário – emissão de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) – para manter sua posição junto ao Bacen positiva ou zerada.

Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE): Órgão

constituído pelas seguintes entidades:

• CEF;

(29)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

28

• SCIs;

• Bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário.

Títulos de Desenvolvimento Econômico (TDEs): Títulos emitidos por

bancos comerciais, de desenvolvimento, de investimento, bancos múltiplos com carteira comercial ou de investimento e caixas econômicas, para a captação de recursos destinados ao financiamento de projetos no âmbito de empresas brasileiras de capital nacional.

Disponível em: http://goo.gl/e2iXgg. Acesso em: 5 fev. 2015.

Valores mobiliários: Como exemplos de valores mobiliários, podemos

citar: • As ações; • As debêntures;

• Os commercial papers ou notas promissórias – títulos de curto prazo emitidos pelas empresas para financiar seu capital de giro.

(30)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

29

Aula 1

Exercícios de fixação

Questão 1 - C

Justificativa: O subsistema normativo tem o papel de editar normas que definem as regras para a transferência de recursos dos poupadores aos tomadores, bem como o de controlar o funcionamento das instituições e entidades que exercem as atividades de intermediação financeira. Esse subsistema é constituído pelos seguintes segmentos: CMN, Bacen, CVM, BB, BNDES e CEF.

Questão 2 - D

Justificativa: As primeira e segunda opções são atribuições da CVM, e a terceira, da CEF.

Questão 3 - A

Justificativa: O BNDES financia a comercialização de máquinas e de equipamentos novos fabricados no Brasil, bem como o incremento das exportações do País.

Questão 4 - C

Justificativa: O CMN é constituído pelo Ministro de Estado da Fazenda – Presidente do Conselho –, pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Presidente do Bacen. Os serviços de secretariado são exercidos pelo Bacen, e seus integrantes são nomeados diretamente pela função que exercem, ou seja, o presidente do CMN sempre será o Ministro de Estado da Fazenda.

Questão 5 - B

Justificativa: As primeira e terceira opções são funções do Bacen, e a última é atribuição da CVM.

(31)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

30

Questão 6 - D

Justificativa: O BIS funciona como um fórum elevado de discussão sobre questões relacionadas ao Sistema Financeiro Internacional (SFI) e apoia os bancos centrais dos países.

Questão 7 - A

Justificativa: As DTVMs, o BNDES e os bancos de desenvolvimento NÃO fazem parte do SBPE.

Questão 8 - C

Justificativa: A primeira opção é função do BID, a segunda, do BIS, e a última, do BM.

Questão 9 - B

Justificativa: Os bancos múltiplos devem ser compostos por, no mínimo, duas carteiras – uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento – e constituídos sob a forma de sociedades anônimas.

(32)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

31

Introdução

Nesta aula, analisaremos a estrutura do mercado financeiro e entenderemos a definição de intermediação financeira no mercado monetário.

Além disso, conheceremos os principais tipos de títulos públicos negociados nesse mercado e o sistema de liquidação e custódia desses títulos.

Por fim, trataremos do mercado de crédito, dos empréstimos de curto e médio prazos e dos serviços bancários prestados nele.

Bons estudos!

Objetivo:

1. Explicar a estrutura do mercado financeiro, com ênfase no mercado monetário; 2. Identificar a importância do mercado de crédito.

(33)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

32

Conteúdo

Mercado financeiro

Para darmos início a esta aula, vamos entender o conceito de intermediação financeira. Essa atividade é tradicionalmente exercida pelos bancos e se desenvolve, de forma segmentada, no mercado financeiro, com base em vários critérios – incluindo o prazo das operações.

Por esse parâmetro, o mercado financeiro apresenta a seguinte divisão: • Mercado monetário;

• Mercado de crédito; • Mercado de capitais; • Mercado cambial.

Divisão gráfica

Aqui, vamos tratar dos mercados monetário e de crédito. Mas, antes disso, vamos visualizar a divisão gráfica do mercado financeiro:

Mercado monetário

O mercado monetário é um segmento do mercado financeiro em que se negociam as operações de curto prazo – tesouraria dos bancos –, em apenas um dia – denominadas overnight – ou em poucos dias.

Sua finalidade é dar aos agentes econômicos a possibilidade de transformar os recursos de que dispõem em títulos ou valores com alto grau de liquidez.

(34)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

33

O mercado monetário exerce, portanto, o papel fundamental de propiciar liquidez de curto prazo ao restante do mercado financeiro. Em outras palavras, ele permite que as instituições financeiras – os bancos – distribuam a liquidez dos agentes econômicos que possuem recursos para outros com deficiência de caixa. Por meio dessas operações praticadas pelos bancos, ocorre, aqui, a livre formação de preços – taxas de juros.

Em função disso, o Banco Central (Bacen) pode utilizar esse mercado como base para a execução de sua política monetária, através da colocação ou retirada de recursos da economia. Consequentemente, o Bacen administra a taxa de juros de curto prazo.

Atenção

No mercado de crédito e em outros mercados, as taxas de juros praticadas pelos bancos nos depósitos captados – ou Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) – e no crédito concedido – capital de giro – são formadas com base nas taxas de juros do mercado monetário.

Mercado de crédito

Vamos tratar, agora, do mercado de crédito. Nele, atuam as diversas instituições financeiras e não financeiras que oferecem serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazos.

Tais serviços praticados nas operações de crédito consistem na captação de recursos junto aos possuidores, que, posteriormente, são destinados a empresas ou pessoas físicas – os tomadores –, conforme mostra o esquema a seguir:

O principal órgão responsável pelo controle, pela fiscalização e pela normatização desse mercado é o Bacen.

(35)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

34

Atividade proposta

Antes de finalizarmos esta aula, vamos fazer uma atividade!

Com base no que estudamos, identifique o título mais negociado na CETIP e sua importância no mercado de crédito.

(36)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

35

Chave de resposta

O título mais negociado na CETIP é o CDI, que possui as mesmas características de um CDB, mas não pode ser vendido para outros investidores e serve apenas para empréstimos entre bancos. O CDI mede o custo do dinheiro para tais empréstimos e é um referencial mínimo para a formação de juros no mercado.

Aprenda Mais

Para saber mais sobre a importância do mercado monetário para as instituições financeiras, leia o texto Obrigações dos bancos junto ao Bacen.

Para saber mais sobre os ratings, leia o texto S&P eleva ratings de curto

prazo de 8 bancos brasileiros.

Referências

ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BRASIL. Secretaria do Tesouro Nacional. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em: 6 fev. 2015.

CENTRAL de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos. Disponível em:

(37)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

36

Exercícios de fixação

Questão 1

Pelo critério do prazo das operações, o mercado financeiro divide-se em:

a) Mercado de crédito, mercado de capitais, mercado monetário e mercado cambial.

b) Mercado de crédito, mercado interbancário, mercado monetário e mercado cambial.

c) Mercado de capitais, mercado monetário, mercado cambial e mercado de títulos públicos.

d) Mercado monetário, mercado cambial, mercado de títulos públicos e mercado interbancário.

Questão 2

Assinale a opção que apresenta a diferença básica entre o SELIC e o CETIP: a) O CETIP só negocia títulos privados.

b) O SELIC só negocia títulos públicos.

c) O SELIC e o CETIP negociam títulos públicos e privados.

d) O CETIP negocia, principalmente, títulos privados e alguns públicos.

Questão 3

Suponha que o fator diário apurado para a taxa SELIC seja de 0,040884%. Nesse caso, a taxa anual correspondente será igual a:

a) 10,95% b) 10,85% c) 16,09%

(38)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

37

d) 14,92%

Questão 4

A taxa anual CETIP de 15,50% é representada por um fator diário de: a) 0,061508% b) 0,042466% c) 0,057199% d) 0,040036% Questão 5 O objetivo da venda da LTN é: a) Cobrir o déficit público. b) Promover a reforma agrária. c) Quitar dívidas junto ao INSS.

d) Renegociar dívidas da União por força de lei.

Questão 6

O mercado de crédito é aquele que:

a) Negocia as operações de curto prazo em um dia ou em poucos dias. b) Realiza operações de investimento e financiamento de médio e longo

prazos.

c) Oferece serviços de intermediação financeira de recursos de curto e médio prazos.

(39)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

38

d) Oferece serviços de intermediação financeira de recursos de curto, médio e longo prazos.

Questão 7

O tipo de empréstimo utilizado para suprir as necessidades imediatas de caixa de uma empresa é chamado de:

a) Hot money. b) Capital de giro. c) Crédito consignado. d) Desconto de duplicatas .

Questão 8

O percentual de provisionamento determinado pelo Bacen que deve ser feito pelos bancos com atrasos de 120 dias em sua carteira de crédito é de:

a) 10% b) 30% c) 25% d) 100%

Questão 9

As partes envolvidas na emissão de um cheque são: a) Sacado e sacador.

b) Sacador e beneficiário.

(40)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

39

d) Emitente, beneficiário, sacado e depositário.

Questão 10

O descasamento por disponibilidade do fluxo de caixa de um banco ocorre quando:

a) As captações de recursos levam em consideração a inflação esperada em seus custos.

b) As captações de recursos estão com prazos muito diferentes dos empréstimos concedidos.

c) O banco faz um empréstimo sem ter recursos para liberar ou capta recursos sem ter para quem emprestar.

d) A captação é feita no exterior, em moeda estrangeira, e sua aplicação, realizada com juros fixos ou indexados à inflação.

(41)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

40

Agentes econômicos: Como exemplos de agentes econômicos, podemos

citar:

• As famílias; • As empresas; • O próprio governo.

Intermediação financeira: Processo de captação de recursos junto às

pessoas físicas e jurídicas que têm excesso deles. Posteriormente, esses recursos são repassados, com juros, para tomadores com necessidades financeiras.

Liquidez: Velocidade e facilidade a partir das quais um ativo – ouro, CDB etc.

(42)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

41

Aula 2

Exercícios de fixação

Questão 1 - A

Justificativa: De acordo com o critério do prazo das operações, os mercados interbancário e de títulos públicos NÃO fazem parte do mercado financeiro.

Questão 2 - D

Justificativa: O CETIP negocia títulos da dívida pública de estados e municípios. Já o SELIC é responsável pela guarda dos títulos que compõem a DPMFi de emissão do Tesouro Nacional. Nessa condição, o sistema faz a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia desses títulos.

Questão 3 - B

Justificativa: Na calculadora HP 12c, realizamos a operação da seguinte forma:

Valor Tela 0,040884 ENTER 100 ÷ 1 + 252 Yx 1 - 100 x 10,85%

(43)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

42

Questão 4 - C

Justificativa: Na calculadora HP 12c, realizamos a operação da seguinte forma:

Valor Tela 15,50 ENTER 100 ÷ ÷ + + 1/x Yx 1 - 100 x 0,057199% Questão 5 - A

Justificativa: A LTN é um dos instrumentos financeiros de renda fixa emitidos pelo governo federal para captar recursos junto à sociedade. O objetivo desses instrumentos é executar a política fiscal do governo, a fim de financiar suas despesas e cobrir o déficit público.

Questão 6 - C

Justificativa: O mercado de crédito realiza operações de curto e médio prazos. As primeira, segunda e quarta opções apresentam características dos mercados monetário e de capitais.

Questão 7 - A

Justificativa: Ao hot Money é um empréstimo de curto prazo. As segunda, terceira e quarta opções apresentam empréstimos de prazos maiores, cujos custos são desnecessários.

(44)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

43

Questão 8 - B

Justificativa: De acordo com a tabela de ratings do Bacen...

Classe de risco Dias de atraso Percentual de provisionamento

AA - 0% A - 0,5% B 15 a 20 dias 1% C 31 a 60 dias 3% D 61 a 90 dias 61 a 90 dias E 91 a 120 dias 30% F 121 a 150 dias 50% G 151 a 180 dias 70% H Acima de 180 dias 100% Questão 9 - D

Justificativa: A primeira opção apresenta as partes envolvidas na emissão de uma duplicata, e a terceira, aquelas envolvidas na emissão de uma LC. A segunda opção não está completa.

Questão 10 - C

Justificativa: A primeira opção NÃO representa um descasamento no fluxo de caixa. A segunda representa um descasamento de prazo no fluxo de caixa, e a última, um descasamento de moeda.

(45)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

44

Introdução

Nesta aula, daremos continuidade ao estudo do mercado financeiro.

De início, abordaremos os principais papéis negociados e os financiamentos praticados no mercado de capitais.

Em seguida, entenderemos como as operações do mercado de ouro são realizadas no Brasil.

Por fim, trataremos do mercado cambial, a partir da análise das taxas de câmbio, do cupom cambial e das taxas internacionais de juros.

Objetivo:

1. Explicar o funcionamento do mercado de capitais; 2. Analisar a formatação do mercado cambial.

(46)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

45

Conteúdo

Mercado de capitais

O mercado de capitais está estruturado para fornecer financiamentos de médio e, principalmente, de longo prazo – em especial, para investimentos. Dessa forma, quando uma empresa precisa captar um volume muito grande de recursos – o que uma instituição financeira, sozinha, não teria como emprestar –, procura fazê-lo no mercado de capitais ou mercado de valores mobiliários.

Nesse mercado, as instituições financeiras atuam como prestadoras de serviços, de modo a:

Auxiliar as empresas no projeto de emissões de valores mobiliários e em sua colocação junto ao público investidor;

Promover o processo de formação de preços e a liquidez;

Criar condições adequadas para as negociações secundárias.

Depositary Receipts

Os American Depositary Receipts (ADRs) ou, simplesmente, Depositary Receipts (DRs) são cotados em dólares e negociados diretamente nas bolsas norte-americanas como se fossem ações das empresas estado-unidenses.

As ações-objeto de compra por parte de um investidor são depositadas em um banco de custódia no Brasil, que, por sua vez, instrui uma instituição depositária nos Estados Unidos para a emissão dos correspondentes ADRs.

Brasilian Depositary Receipts

Os Brasilian Depositary Receipts (BDRs) são uma alternativa de aplicação para os investidores brasileiros, que podem diversificar sua carteira de

(47)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

46

investimentos. No Brasil, negociamos três tipos de BDRs, de acordo com os níveis a seguir:

Debêntures

A emissão de uma debênture ocorre através de uma escritura de emissão – contrato –, ou seja, um documento em que são determinadas as condições sob as quais a debênture será emitida. Entre essas condições, estão:

Os direitos conferidos pelos títulos.

A quantidade de títulos.

As datas de emissão e vencimento – resgate.

Os deveres da empresa emissora.

O valor total da emissão.

(48)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

47

Principais financiamentos

Vamos apresentar, agora, os principais financiamentos que ocorrem no mercado de capitais. São eles:

• Financiamento de capital de giro • Operações de repasses

• Arrendamento mercantil (leasing) • Oferta Pública de Ações

• Securitização de recebíveis • Securitização de exportação

• Securitização de recebíveis imobiliários • Ratings das dívidas

• Forfaiting

Mercado de ouro no Brasil

Os principais negócios de ouro no Brasil são realizados na BM&FBOVESPA. Sua cotação é afetada pelo comportamento das taxas de juros internacionais, pela taxa de câmbio e pelo risco-país. O ouro tem sua negociação realizada nos seguintes mercados: Mercado à vista. Mercado de balcão. Mercado futuro. Mercado de opções. Mercado a termo.

(49)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

48

Mercado cambial

O mercado de câmbio abrange as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, e as operações com ouro-instrumento cambial realizadas por meio das instituições aprovadas a operar nesse mercado pelo Bacen.

Podem ser autorizados a atuar no mercado cambial: • Os bancos múltiplos; • Os bancos comerciais; • As caixas econômicas; • Os bancos de investimento; • Os bancos de desenvolvimento; • Os bancos de câmbio; • As agências de fomento;

• As sociedades de crédito, financiamento e investimento;

• As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVMs); • As Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs); • As sociedades corretoras de câmbio.

Conheça, a seguir, algumas taxas de câmbio.

As operações de câmbio estão segmentadas em dois mercados: • Mercado primário;

• Mercado secundário.

Swap cambial

A formação da taxa de câmbio no Brasil segue a lei da oferta e da procura, ou seja, se estiver sendo mais procurada do que ofertada, seu preço sobe e vice-versa.

Sempre que julgar necessário e para alcançar os objetivos da política monetária, o Bacen poderá intervir no mercado de câmbio, de modo a: • Realizar leilões de compra ou venda de moeda estrangeira, a fim de

(50)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

49

• Realizar operações de compra ou venda de contratos de swap cambial para os investidores.

A operação de swap cambial ocorre sem a necessidade do uso físico da moeda.

Atenção

Caso queira segurar o aumento do preço de cotação do dólar americano, o Bacen deve vender swap cambial nessa moeda através de leilões. Com tal estratégia, no final do contrato, o banco pagará ou receberá a diferença entre as taxas.

Essa operação equivale à venda do dólar para pagamento futuro. Se o preço do dólar estiver caindo e o Bacen quiser segurar essa queda, deve fazer a operação inversa.

Vale lembrar, também, que o poder de compra de uma moeda em relação à outra é chamado de paridade cambial. Se for possível comprar um bem no Brasil, por exemplo, por R$ 2,21 e se o mesmo bem tiver o preço de US$ 1 nos Estados Unidos, podemos afirmar que as duas moedas encontram-se em equilíbrio.

Taxa de câmbio real, PTAX e cupom cambial

A taxa de câmbio real tem como objetivo avaliar a competitividade dos produtos nacionais em relação aos estrangeiros. Ela pode ser calculada a partir da seguinte fórmula:

(51)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

50

Portanto, essa taxa é obtida da relação da taxa de câmbio nominal deflacionada pela relação da inflação interna do país com a inflação externa da moeda do outro país.

Taxas internacionais de juros

Os financiamentos obtidos no exterior, em sua maioria, estão atrelados a duas taxas internacionais de juros. São elas:

Prime rate

Taxa de juros básica utilizada por bancos comerciais norte-americanos em empréstimos a clientes preferenciais. Geralmente, esses clientes representam grandes corporações.

A prime rate é, em boa parte, determinada pela taxa dos títulos federais. Nos Estados Unidos, ela é normalmente estabelecida em cerca de 300 pontos acima das taxas de referência da taxa dos títulos federais. Cada grupo de 100 pontos desses 300 equivale a 1% a.a.

London Interbank Offered Rate (LIBOR)

Como estudamos brevemente na aula anterior, trata-se da taxa de juros referencial utilizada para operações em torno de dois anos, isto é, a taxa de juros que os bancos oferecem para emprestar recursos no mercado interbancário londrino.

London Interbank Bid Rate (LIBID)

Ligeiramente inferior à LIBOR, esta taxa é aquela que os bancos se dispõem a aceitar em relação a depósitos.

(52)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

51

Atividade proposta

Antes de finalizarmos esta aula, vamos fazer uma atividade!

De acordo com o que estudamos, as operações de câmbio estão segmentadas em dois mercados distintos. Identifique-os e explique-os.

(53)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

52

Chave de resposta

Os dois mercados referentes às operações de câmbio são o primário e o secundário ou interbancário.

No primeiro, são efetuadas operações quando da entrada ou da saída de moeda estrangeira do País. Esse é o caso das operações feitas com exportadores, importadores, turistas etc.

Já no segundo, são realizados negócios entre bancos. Nesse caso, a moeda estrangeira é transferida do ativo de uma instituição para o de outra, e não existe fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País.

Referências

ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BRASIL. Associação Brasileira das Empresas de Leasing (ABEL). Disponível em: <http://www.leasingabel.org.br/>. Acesso em: 13 fev. 2015.

______. Banco Central do Brasil. FAQ – Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?RED-FGCFAQ>. Acesso em: 13 fev. 2015.

Exercícios de fixação

Questão 1

O investidor em ações é sócio da empresa. Por isso, ele tem alguns benefícios financeiros, quais sejam:

a) Dividendos, valorização do preço, bonificação e conversibilidade. b) Dividendos, valorização do preço, bonificação e direito de subscrição. c) Bonificação, direito de subscrição, voto em assembleia e conversibilidade. d) Valorização do preço, bonificação, direito de subscrição e voto em

(54)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

53

Questão 2

O direito de subscrição equivale:

a) À diferença entre o valor da compra e o valor da venda – quando realizada. b) À parte do lucro anual da empresa distribuído ao sócio em dinheiro. Todo

sócio tem o direito de receber o dividendo obrigatório fixado em lei. c) Ao resultado do aumento de capital da empresa, que origina o lançamento

de novas ações. Nesse caso, o acionista é consultado para que a empresa saiba se ele quer comprar a ação no lançamento.

d) Ao resultado da incorporação de reservas – como, por exemplo, o lucro – ao capital social. Nesse caso, novas ações são emitidas e distribuídas gratuitamente em quantidade proporcional à participação no capital da empresa.

Questão 3

Os recibos que representam valores mobiliários de emissão de companhias abertas com sede no exterior e que são emitidos pelos bancos no Brasil denominam-se: a) BDRs b) LCIs c) ADRs d) Debêntures Questão 4

Quando o investidor paga um prêmio para ter o direito de comprar o lote de ações por um preço predefinido, ele realiza o seguinte tipo de contrato sobre ações:

(55)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

54

a) Bonificação b) Financiamento c) Opção de venda d) Opção de compra Questão 5

A garantia quirografária de uma debênture:

a) A assegura por bens vinculados a sua emissão, que são de propriedade da empresa emissora ou de terceiros.

b) Indica que, no caso de falência da empresa, os debenturistas só têm preferência de recebimento sobre o crédito de seus acionistas.

c) Não proporciona privilégio algum sobre o ativo da emissora, competindo, em igualdade de condições, com os demais credores em caso de falência da companhia.

d) Assegura o privilégio sobre os ativos da emissora em caso de falência, mas os bens-objeto da garantia não ficam vinculados a sua emissão, o que possibilita à emissora dispor desses bens sem a prévia autorização dos debenturistas, devendo substituí-los por outros.

Questão 6

No mercado de capitais, há um tipo de financiamento que, normalmente, é contratado a longo prazo. Essa operação financeira representa uma forma de concessão de crédito em que a instituição que repassa os recursos recebidos deve oferecer as mesmas condições ao tomador do crédito. Estamos nos referindo à (ao):

(56)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

55

b) Operação de repasses. c) Arrendamento mercantil d) Securitização de recebíveis

Questão 7

A classificação de risco de crédito que se enquadra no grau de investimento é atribuída às dívidas que:

a) Não são pagas em dia.

b) Apresentam baixo risco de calote.

c) Têm grande chance de não serem honradas.

d) São pagas, preferencialmente, apenas sobre o crédito de seus acionistas.

Questão 8

Analisando o mercado de ouro no Brasil, podemos conceituar o mercado de balcão como aquele em que se realizam negociações:

a) Por telefone e fora do ambiente das bolsas de valores.

b) Sobre o direito de comprar ou de vender o metal por um preço fixo em uma data futura.

c) Em bolsa, nas quais se trocam certificados de propriedade, e a entrega do ouro ocorre em 24 horas.

d) Nas quais o investidor se compromete a comprar ou vender certa quantidade do metal por um preço fixado, na data de realização do negócio para pagamento em período futuro.

(57)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

56

Questão 9

O lease-back é uma operação financeira (em) que:

a) As empresas realizam para suprir necessidades de caixa, reordenar seu fluxo de caixa ou desenvolver novos projetos e empreendimentos.

b) O arrendatário adquire o bem no final do contrato – se quiser, pelo seu VRG, que, normalmente, tem um valor muito pequeno, pois o bem foi pago ao longo da operação.

c) A arrendatária não tem a intenção de adquirir o bem no final do contrato – ela simplesmente pode prorrogar o prazo contratual após a utilização do bem ou devolvê-lo à arrendadora.

d) A entidade empresarial que necessita de recursos por um prazo mais longo para capital de giro vende um ativo seu para uma empresa de leasing por meio de um único contrato de arrendamento e, simultaneamente, arrenda-o, sem que esse bem tenha sido removido do local.

Questão 10

Considere os seguintes dados: • Taxa de CDI = 12% a.a.; • Variação cambial = 9% a.a.

Com base nessas informações, o cupom cambial será igual a: a) 3%

b) 5,5% c) 2,75% d) 2,57%

(58)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

57

American Depositary Receipt (ADRs): Certificados de depósito emitidos

por bancos norte-americanos, que representam ações de empresas sediadas fora dos Estados Unidos.

Brasilian Depositary Receipts (BDRs): Recibos que representam valores

mobiliários de emissão de companhias abertas com sede no exterior. Eles são emitidos por instituição depositária – banco – no Brasil.

Contratos de swap cambial: Trocas ou negociações de uma diferença que

pode ocorrer entre os seguintes itens:

• Taxa de juro efetiva – Certificado de Depósito Interbancário (CDI) para o período entre a data da operação e a data de vencimento;

• Variação cambial – variação da taxa de câmbio da moeda negociada e cotação de venda, no segmento de taxas livres, entre o dia útil anterior à data de operação até a data de vencimento.

Debênture: Título de dívida de longo prazo das sociedades anônimas que

assegura a seus possuidores – debenturistas – direito de crédito contra a companhia emissora.

Risco-país: Indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica

de cada país e orientar os investidores estrangeiros a respeito da situação financeira de um mercado emergente. Denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+), o risco-país é calculado por bancos de investimento e agências de classificação de risco.

Disponível em http://www.brasilescola.com/economia/riscopais.htm. Acesso em: 13 fev. 2015.

(59)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

58

Aula 3

Exercícios de fixação

Questão 1 - B

Justificativa: O voto em assembleia e a conversibilidade NÃO são benefícios financeiros.

Questão 2 - C

Justificativa: A primeira opção corresponde ao conceito de valorização da ação. A segunda representa a noção de dividendos, e a última, a bonificação.

Questão 3 - A

Justificativa: Os BDRs são uma alternativa de aplicação para os investidores brasileiros, que podem diversificar sua carteira de investimentos.

Questão 4 - D

Justificativa: A bonificação e o financiamento NÃO representam contratos de opções sobre ações. No caso da put option, o investidor recebe – e não paga – um prêmio para comprar uma opção de venda que lhe confere o direito de vender o ativo por um preço predefinido.

Questão 5 - C

Justificativa: A primeira opção diz respeito à garantia real. A segunda, à garantia subordinada, e a última, à garantia flutuante.

Questão 6 - B

Justificativa: A operação de repasse NÃO pode cobrar pelo serviço de intermediação financeira – somente uma comissão de repasse.

(60)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

59

Questão 7 - B

Justificativa: As primeira e terceira opções correspondem às dívidas que têm, respectivamente, ratings D e de BB até D – aquelas que se enquadram no grau especulativo. E a última representa o conceito de garantia subordinada das debêntures.

Questão 8 - A

Justificativa: A segunda alternativa equivale à noção de mercado de opções. A terceira, ao conceito de mercado à vista, e a última, ao de mercado a termo.

Questão 9 - D

Justificativa: A primeira opção corresponde à noção de financiamento de capital de giro. A segunda, ao conceito de leasing financeiro, e a terceira, ao de leasing operacional.

Questão 10 - C

Justificativa: De acordo com a fórmula para calcular o cupom cambial e com base nos dados fornecidos, temos:

Cupom cambial = 1+Selic ou CDI1+Var.cambial-1

Cupom cambial = 1+0,12÷1+0,09-1

(61)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

60

Introdução

Nesta aula, vamos analisar os principais produtos negociados no mercado financeiro.

Trataremos, portanto, dos produtos passivos, das obrigações, dos bancos e das empresas, bem como dos produtos ativos bancários e dos empréstimos.

Basearemos essa análise em cálculos realizados para verificar os resultados efetivos desses produtos.

Bons estudos!

Objetivo:

1. Demonstrar fórmulas e a metodologia dos cálculos dos produtos do mercado

financeiro;

(62)

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

61

Conteúdo

Produtos do mercado financeiro

Vamos iniciar esta aula retomando alguns conceitos já definidos anteriormente, mas, agora, o objetivo é aprofundar o assunto a partir de um estudo mais detalhado dos produtos do mercado financeiro. Para começar, vejamos as definições seguir:

Cerificado e Recibo de Deposito Bancário

Vamos iniciar esta aula retomando alguns conceitos já definidos anteriormente, mas, agora, o objetivo é aprofundar o assunto a partir de um estudo mais detalhado dos produtos do mercado financeiro.

Comecemos pelos Certificados e Recibos de Depósitos Bancários (CDBs e RDBs). Como já vimos, a diferença entre esses títulos é simples: o RDB NÃO pode ser endossado, ou seja, transferido para outra pessoa.

A remuneração paga por eles aos investidores pode ser: • Prefixada;

• Pós-fixada;

• Flutuante – atrelada a alguma taxa, como, por exemplo, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Certificados de Depósitos Interbancários (CDIs)

Como já estudamos, os Certificados de Depósitos Interbancários (CDIs) têm como objetivo fazer a intermediação de recursos entre as instituições financeiras. Essas operações são de curtíssimo prazo – geralmente de um dia. Os juros cobrados no mercado interbancário são chamados de DI over e calculados de forma linear para o período mensal. Depois, eles são capitalizados pelos dias úteis da operação. Nesse mercado, não incidem impostos.

Embora apresentassem maior risco, no primeiro semestre de 2014, as cotações das taxas CDI estavam abaixo das cotações das taxas dos títulos públicos – do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).

Referências

Documentos relacionados

 Serão nulas as questões com erros de digitação ou falta de dados que possam comprometer sua compreensão;  Questões de múltipla escolha rasuradas serão desconsideradas;..

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Para as instalações configuradas de forma personalizada a partir de componentes da Viessmann, está disponível um programa de cálculo de fácil utilização que calcula a eficiência

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-