• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Município de Saldanha Marinho. Edital nº 021/2015. Processo Seletivo de nº 05/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Município de Saldanha Marinho. Edital nº 021/2015. Processo Seletivo de nº 05/2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Edital nº 021/2015. Processo Seletivo de nº 05/2015

Disciplina o procedimento seletivo para contratação emergencial no Município de Saldanha Marinho - RS.

O Prefeito Municipal de Saldanha Marinho - RS, Sr. Volmar Telles do Amaral no uso de suas atribuições legais e em consonância com a Lei Municipal de nº 1818/2015 de 15 de julho de 2015, torna pública a realização de procedimento seletivo destinado à contratação temporária de dois Técnico (a) em Enfermagem para suprir a carência existente na Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal, conforme disposto no Anexo Único deste Edital:

1. Da Seleção

1.1. O procedimento de seleção pública será regulado pelas normas do presente Edital e realizado sob responsabilidade da Comissão para Organizar, Elaborar e Realizar Seleção Pública, constituída pela Portaria Municipal nº 076/2015;

1.2. Este procedimento destina - se a atender às necessidades temporária do Município de Saldanha Marinho- RS.

Cronograma 27 e 28/07/ 2015 - Prazo de inscrições

29/07/2015 - Divulgação de Inscrições

30/07/2015 - Realização da Prova Objetiva no Salão de Atos da Prefeitura Municipal. Horário: 14:00 horas.

- Divulgação do Gabarito Preliminar 15 minutos depois de encerrada a prova escrita.

03/08/2015 - Prazo para Recursos do Gabarito e da Prova Objetiva 05/08/2015 - Divulgação dos Resultados dos Recursos

Sorteio Público

06/08/2015 - Divulgação da Classificação e Homologação do Resultado Final. 2. Das Inscrições

2.1. As inscrições serão efetuadas nos dias 27 e 28 de julho de 2015, das 07h 45min às 11h 45min e das 13h 30min às 17h 00min, no Setor de Pessoal da Prefeitura, situado na Avenida Silva Tavares nº1127.

2.2. São requisitos necessários para a inscrição no Procedimento Seletivo:

I- Ser brasileiro nato, naturalizado, ou cidadão português, na situação do inciso II, parágrafo 1º, do artigo 12 da Constituição Federal;

II - Ter idade mínima de 18 anos, no momento da inscrição;

III - Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino; IV - Estar em dia com as obrigações eleitorais;

V- Taxa de inscrição, que deverá ser paga na tesouraria desta Prefeitura.

________________________________________________________________________ Avenida Silva Tavares nº 1127, centro. CEP 98.250-000 Fone 55 3373 1072 - 1172.

(2)

2.3. O preenchimento da ficha de inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato. 2.4. Constatada alguma irregularidade a inscrição será anulada e o candidato excluído do procedimento seletivo.

2.5. A inscrição será efetivada pelo:

2.5.1. Preenchimento da Ficha de Inscrição, sem emendas ou rasuras;

2.5.2. Cópia da Carteira de Identidade e/ou Carteira de Motorista e/ou CTPS e CPF, acompanhada do original;

2.5.3. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

2.5.4. Será permitida a inscrição por procuração com reconhecimento de firma. 3. Das etapas do Procedimento de Seleção Pública

A prova objetiva, de múltipla escolha, será realizada no dia 30 de julho de 2015, às 14:00 horas na Prefeitura Municipal-RS, em Saldanha Marinho - RS, com duração máxima de 3 horas,

Os candidatos ficam convocados a comparecer com antecedência de no mínimo trinta minutos, munidos do comprovante de inscrição, caneta de tinta azul ou preta, da Cédula de Identidade e do CPF.

O gabarito será liberado quinze minutos depois de encerrada a prova escrita. 4 - Da Classificação e Desempate:

A classificação para o cargo de Técnica em Enfermagem obedecerá ao maior número de pontos obtidos na prova escrita objetiva, que valerá 100 pontos, sendo 05 pontos por questão, sendo dez questões de português e dez questões de específica para o cargo de Técnica em Enfermagem, elaborada com base nas atribuições do cargo, conforme disposto no Anexo Único. Em caso de empate prevalecerá à maior pontuação obtida na prova Específica para o Cargo de Técnica em Enfermagem. Permanecendo o empate, será realizado sorteio.

5 - Dos Recursos

Os recursos da prova escrita, devidamente fundamentados, somente serão recebidos no horário de expediente do dia 03/08/2015, o qual deverá ser entregue em duas vias, devidamente assinada pelo recorrente.

O candidato que pretender apresentar recurso poderá obter cópia de sua prova. A classificação final será afixada no mural da Prefeitura Municipal e publicada no Jornal Minuano.

A Banca Examinadora é a última instância para Recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá Recurso adicional ou pedido de reconsideração.

6 - Condições de Trabalho:

O Contratado estará sujeito ao uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, bem como prestação de serviços externos à noite e nos domingos e feriados.

7- DA CONTRATAÇÃO

A contratação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, por meio de Contrato entre o Município de Saldanha Marinho e o candidato selecionado terá o prazo de três dias para assumir a Contratação após a comunicação do Setor de Recursos Humanos via e-mail cadastrado pelo candidato na inscrição, e onde a remuneração atenderá ao disposto na Lei Municipal de nº 1818/2015 de 15 de julho de 2015.

(3)

O resultado da prova escrita, bem como e o resultado final do Procedimento Seletivo serão afixados no mural da Prefeitura Municipal e divulgando o ultimo, também, no Jornal Minuano.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS 9.1. Será excluído do concurso, a qualquer momento, o candidato que: a) descumprir quaisquer das instruções contidas neste Edital;

d) desrespeitar membro da Comissão encarregada desse procedimento;

c) perturbar a ordem dos trabalhos, decorrente de comportamento inadequado.

9.2. O candidato selecionado deverá comparecer ao setor de pessoal da Prefeitura Municipal munido dos seguintes documentos:

a) Cédula de Identidade, Carteira do Coren, CTPS e CPF b) Comprovante de Renda e Bens;

c) Comprovante de quitação das obrigações eleitorais;

d) Comprovante de quitação das obrigações militares, para os homens; e) Comprovante de residência;

f) Comprovante de escolaridade ( 2º Grau e Curso de Técnica em Enfermagem); g) CTPS (carteira de trabalho e inscrição PIS/PASEP);

h) Conta bancária, Banco do Brasil ou SICREDI. i) Atestado médico que está apto ao trabalho.

Saldanha Marinho - RS, 23 de julho de 2015.

Volmar Telles do Amaral Prefeito Municipal Registre-se e Publique-se

Inês Paulina Napp Pertile Chefe de Gabinete

Anexo Único

Cargo Vagas Carga Horária Remuneração

Total Escolaridade

Técnico(a) em Enfermagem

02 40 horas semanais 1.326,05 2º Grau Completo e Curso Específico

A Composição da Remuneração deste Cargo será de acordo com a Lei Municipal de nº 1818/2015 de 15 de julho de 2015.

Prova de Língua Portuguesa para o cargo de Técnico em Enfermagem:

1) Fonética: Alfabeto. Ortografia oficial vigente, inclusive nova regra ortográfica. Fonemas (conceito; classificação dos fonemas; classificação das vogais; encontros vocálicos; classificação das consoantes; encontros consonantais; dígrafos; notações léxicas). Sílaba (classificação das palavras; divisão silábica; acento tônico e classificação das palavras; análise

________________________________________________________________________ Avenida Silva Tavares nº 1127, centro. CEP 98.250-000 Fone 55 3373 1072 - 1172.

(4)

fonética; pronúncia correta). Acentuação gráfica. Notações léxicas. Sinais de pontuação. Abreviaturas e siglas. 2) Morfologia: Estrutura das palavras (radical; tema; afixos; vogais e consoantes de ligação; cognatos; desinências; vogal temática; palavras primitivas e derivadas; palavras simples e compostas). Formação das palavras (derivação; composição; redução; hibridismo; onomatopéias). Sufixos. Prefixos. Radicais gregos. Classificação, flexão das palavras (substantivo; artigo; adjetivo; numeral; pronome; verbo; advérbio; preposição; conjunção; interjeição), formas variantes, emprego e análise morfológica. 3) Semântica: Significação das palavras (sinônimos; antônimos; homônimos; parônimos; polissemia; sentido próprio e sentido figurado; denotação e conotação). 4) Sintaxe: Análise sintática (noções; frase; oração; núcleo de um termo; período). Termos essenciais da oração (sujeito; predicado; predicação verbal; classificação dos verbos quanto à predicação; predicativo). Termos integrantes da oração (objeto direto; objeto indireto; complemento verbal; complemento nominal; agente da passiva). Termos acessórios da oração (adjunto adnominal; adjunto adverbial; aposto; vocativo). Período composto (orações coordenadas; principais; subordinadas), orações reduzidas, orações interferentes e análise sintática. Sintaxe de concordância (concordância nominal; concordância verbal; casos especiais). Sintaxe de regência (regência nominal; regência verbal; casos especiais). Sintaxe de colocação. Emprego dos modos e tempos. Emprego do infinitivo. 5) Estilística: Figuras de linguagem (figuras de palavras; figuras de construção; figuras de pensamento; vícios de linguagem; qualidades da boa linguagem). Língua e suas modalidades (ação e interação; verbal e não verbal; interlocutores; língua; códigos; código linguístico; norma-padrão e variedades linguísticas; a linguagem do texto; cruzando linguagens; texto, discurso, gêneros do discurso; intencionalidade discursiva; a carta pessoal e os gêneros digitais; diálogo; descrição; coerência e coesão textuais). Prosa e poesia. Versificação. Adjetivos pátrios. Superlativo. Formas de tratamento. 6) Compreensão, interpretação e análise de texto. Significação contextual de palavras e expressões. Informações literais e inferências. Recursos de coesão.

Prova de Conhecimento Específico para Técnica em Enfermagem

2) O exercício profissional da Enfermagem. Fundamentos de Enfermagem. Noções básicas de saúde e doença. Ações de Enfermagem com relação à aferição de sinais vitais, realização de curativo, cuidado com a higiene, conforto e segurança ao paciente. Preparo do paciente para exames. Organização da unidade do paciente. Administração de medicamentos - métodos e vias, posologias de drogas e soluções; intoxicação. Primeiros socorros. Enfermagem médico-cirúrgica. Assistência de Enfermagem ao paciente cirúrgico no pré, trans e pós-operatório. Prevenção e controle de infecção hospitalar. Assistência de Enfermagem a pacientes em situação de urgência e emergência. Enfermagem materno-infantil. Assistência de Enfermagem à mulher no ciclo vital - gestante, parturiente e puerpério, no parto normal e de risco e ao recém nascido normal e de risco. Assistência à criança nas fases de lactente, pré-escolar, escolar e adolescente no seu desenvolvimento. Enfermagem em Saúde Pública. Noções de epidemiologia, cadeia epidemiológica, vigilância epidemiológica, indicadores de saúde. Atenção primária em saúde. Assistência de Enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto-parasitárias, crônico-degenerativas e processo de reabilitação. Programa Nacional de Imunização. Programa de Assistência à Saúde da Mulher, Criança e do Trabalhador. Enfermagem em saúde mental. Integração da assistência de Enfermagem às novas políticas públicas de atenção à saúde mental da criança e adulto. Equipe de saúde. Educação para saúde. Métodos de esterilização de materiais. Assistência de enfermagem em programas

(5)

Política de Assistência Social à pessoa idosa. Noções de ética e cidadania. Ética profissional. Política Nacional de Atenção Básica. Política Nacional de Promoção da Saúde. Programa de Saúde da Família. Sistema de Informação de Atenção Básica - SIAB. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária. Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica – SINAN. Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Indicadores de saúde. Endemias/epidemias. Portadores de necessidades especiais. Campanhas e programas oficiais de prevenção e combate a doenças. 2) Legislação indicada e suas alterações: Constituição Federal - Arts. 6º, 196 a 200, 227 a 230; Lei Federal nº.7.498/86; Decreto nº.94.406/87; Lei Federal nº.7.853/89; Lei Federal nº.8.069/90; Lei Federal nº.8.080/90; Lei Federal nº.8.142/90; Lei Federal nº.8.742/93; Decreto nº.1.651/95; Norma Operacional Básica do SUS - NOB/96; Portaria GM/MS nº.1.886/97; Decreto nº.3.298/99; Lei Federal nº.10.098/00; Portaria GM/MS nº.693/00; Portaria GM/MS nº.1.968/01; Lei Federal nº.10.424/02; Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS-SUS 01/02; Lei Federal nº.10.741/03; Decreto nº.5.296/04; Portaria GM/MS nº.587/04; Portaria Estadual nº.40/04; Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil - Ministério da Saúde (2004); Portaria GM/MS nº.648/06; Portaria GM/MS nº.687/06; Decreto nº. 6.214/07; Lei Federal nº.12.303/10.

________________________________________________________________________ Avenida Silva Tavares nº 1127, centro. CEP 98.250-000 Fone 55 3373 1072 - 1172.

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Após a gastroplastia, a hidroginástica tem sido uma atividade física de suma importância, uma vez que segundo Gonçalves (1996) pode proporcio- nar aos seus adeptos: auxílio no

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição