• Nenhum resultado encontrado

Solatube 160 DS Ideal para cozinhas, pequenos escritórios e vestíbulos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Solatube 160 DS Ideal para cozinhas, pequenos escritórios e vestíbulos."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

O que é o Solatube?

O Solatube é o mais avançado conceito mundial de difusão de luz natural em espaços interiores. Seja qual for a posição do Sol no céu, o sistema consegue captar, conduzir e espalhar a luz do dia de forma homogénea a toda uma divisão ou recinto.

Baseado em design e tecnologia de vanguarda, o Solatube é constituído por uma conduta reflectora hermética que retransmite os raios solares com extrema eficácia, absorvendo 99,9% dos raios ultra-violeta e minimizando a transferência de calor. Basta um único Solatube para iluminar uma área de até 33 m², mesmo com céu nublado.

20 anos de desenvolvimento apurado e uma experiência alargada por todo o mundo fazem inquestionavelmente do Solatube o produto líder no mercado da iluminação interior solar. O nosso astro-rei afasta qualquer escuridão, mas apenas o Solatube o pode guiar ao local exacto.

Tipos de Solatube

O Solatube encontra-se disponível em diversos tamanhos e com diferentes acessórios para se adaptar a qualquer estrutura. Para saber mais, clique num dos seguintes tipos de Solatube:

Solatube 160 DS

Ideal para cozinhas, pequenos escritórios e vestíbulos.

Solatube 290 DS

Perfeito para salas-de-estar, escritórios e vestíbulos de grandes dimensões.

(2)

Como funciona o Solatube?

O Solatube tem como base um conceito simples, mas de execução engenhosa. Através de prismas e espelhos reflectores especiais dispostos ao longo de uma conduta hermética, a luz solar é transferida para o interior de qualquer edifício ou residência.

O sistema é encimado por uma cúpula transparente, montada no telhado, que recebe a luz do Sol. Esta cúpula não só é extraordinariamente resistente ao choque, como repele poeiras e partículas através de uma carga electro-estática.

Ao longo do dia, o espelho parabólico e o padrão de prismas na base da cúpula redireccionam automaticamente a luz solar, optimizando a sua captação de acordo com a posição do Sol no céu. À medida que o Sol se aproxima do horizonte, o interior altamente reflector do tubo ajuda a manter o máximo de luminosidade, propagando luz perfeitamente branca e uniforme.

Todo o sistema é completamente hermético e isolado, impedindo a formação de humidade e a transferência de frio e calor. Compacto e ajustável, a sua montagem adapta-se a qualquer tipologia estrutural. Normalmente, basta uma manhã para instalar o Solatube.

(3)

Testemunhos

"É a melhor solução para espaços com luz em casas-de-banho ou espaços confinados. É como se houvesse uma autêntica clarabóia no tecto. Funciona muito bem."

Maria Santos Oliveira Coordenadora de Fiscalização e Gestão de Obra Omega, Serviços de Engenharia Lda

"O Solatube é a solução ideal para levar a luz a compartimentos sem contacto directo com o exterior. É um verdadeiro 3-em-1: iluminação, ventilação e poupança energética."

Silva Marques Arquitecto

(4)

Perguntas frequentes

Como se compara a quantidade de luz proporcionada pelo Solatube com a iluminação eléctrica ou com uma clarabóia?

A luz mede-se em lumens ou lux e o uso de energia em watts. Uma lâmpada de 100 watts produz 1200 lumens. Uma lâmpada fluorescente de 40 watts produz 2300 lumens.

• O Solatube 10" (250 mm) produz até 4600 lumens. • O Solatube 14" (350 mm) produz até 9100 lumens. • O Solatube 21" (530 mm) produz até 20 500 lumens.

A luminosidade de um Solatube 10" é comparável à de uma clarabóia de 70 cm x 70 cm e a de um Solatube 14" é equivalente à de uma clarabóia de 1,2 mts x 70 cm, com a vantagem de direccionar a luz solar de forma homogénea, sem frio, calor ou humidade.

E se o dia estiver nublado?

O Solatube é um sistema tubular altamente reflector que consegue transferir a luz solar directamente para o interior de qualquer divisão ou espaço com uma perda mínima de intensidade, mesmo em dias mais escuros. Os Solatube de 10" e 14" são equipados com a tecnologia RayBender, um conceito patenteado que tem por base uma lente especial capaz de direccionar com máxima eficácia os raios solares para o interior do tubo.

(5)

O Solatube também funciona se for montado na parte norte de uma casa?

Um Solatube funciona bem mesmo quando virado para norte, embora só atinja todo o seu potencial se estiver directamente exposto todo o dia à luz solar, que no nosso páis predomina do sentido sul.

Qual é o comprimento máximo de um Solatube?

Quanto mais longo o tubo, menor a quantidade máxima de luz que o sistema pode difundir. Para melhores resultados, não recomendamos um comprimento superior a 6 m para tubos de 10", 9 m para tubos de 14" e 12 m para tubos de 21". Se estes

comprimentos forem ultrapassados, a quebra de eficácia rondará os 15%, mas, mesmo nesta circunstância, a luminosidade é suficiente para levar luz natural a locais que de outra forma nunca a poderiam receber.

Porque é que o Solatube fornece mais luz do que uma clarabóia?

As clarabóias tradicionais passam a luz solar através de um vão construído no tecto, o que leva a que uma grande percentagem da luz seja absorvida pelas paredes do vão sem nunca atingir ao espaço que se pretende iluminar. Por seu lado, o Solatube é um sistema idealizado e desenvolvido de raiz para potenciar a reflexividade máxima da luz ao longo do seu tubo, espalhando-a uniformemente por toda a divisão com intensidade superior.

Até que ponto as baixas temperaturas e as latitudes mais a norte afectam o funcionamento do Solatube?

Há inúmeros Solatube instalados no Norte da Europa, Canadá e Estados Unidos. Como é completamente selado, o Solatube funciona perfeitamente em baixas

temperaturas ou em situações de calor extremo, sem transmitir calor no Verão nem frio no Inverno, abordagem que também evita quaisquer condensações no interior do tubo. Em temperaturas abaixo de zero, pode formar-se algum gelo na cúpula,

desaparecendo logo que a temperatura suba. É dificíl de instalar?

Não. Como é pequeno e compacto, o Solatube pode ser colocado entre vigas sem afectar a estrutura e sem necessidade de se contratar um pedreiro para que construa a caixa que normalmente é necessária para uma clarabóia. A instalação da conduta do Solatube é totalmente ajustável, permitindo uma montagem por secções

angulares de modo a contornar qualquer obstáculo até ao espaço a iluminar. Os tubos de extensão são curtos e de encaixe telescópico, simplificando e acelerando todo o processo de instalação.

Quanto tempo demora a instalação de um solatube?

(6)

Se o meu telhado estiver a ser construído ou reparado, qual é o melhor momento para instalar um Solatube?

Normalmente, assim que acabar o novo telhado. Para que a instalação seja mais rápida, pode deixar um buraco com um diâmetro 2 a 3 cm superior ao diâmetro do tubo a instalar. De qualquer modo, o Solatube pode ser instalado no momento que mais lhe convier sem dificuldades de maior.

E se não houver acesso ao sótão ou se eu tiver um tecto fora do comum?

O Solatube foi concebido para se adaptar a qualquer tipo de instalação, mesmo sem acesso ao sótão. Os diferentes tipos de base dos sistema e as vastas opções de montagem e configuração fazem com que se possa adaptar a qualquer caso.

Pode ser instalado em edifícios públicos?

Sim, há sistemas Solatube instalados neste tipo de edifícios por todo o mundo, incluindo escolas, igrejas, naves industriais, estações de correio, museus e hospitais.

O Solatube é estanque?

Desde que bem instalado, não haverá qualquer infiltração no Solatube. As bases de metal de polipropileno ou de fibra de vidro são fabricadas num molde de uma só peça especificamente concebida para evitar infiltrações.

Qual é o grau de resistência e durabilidade do Solatube?

Todas as peças são construidas com materiais de alta qualidade que lhes conferem uma enorme resistência às condições climatéricas.

• O duradomo (cúpula) patenteado é fabricado em resina acrílica especialmente formulada para resistir ao impacto e aos agentes químicos e atmosféricos, assim como às baixas temperaturas ou ao calor extremo.

• Os tubos são fabricados com uma chapa de alumínio e película reflectora aderida termicamente, protegida por uma capa anti-UV que previne a deterioração com o passar do tempo.

• As restantes peças são moldadas por injecção para assegurar a sua resistência e qualidade.

(7)

O Solatube necessita de manutenção?

O sistema não requer qualquer manutenção. Ao contrário de uma clarabóia tradicional, cujas telhas translúcidas, paredes e o próprio vidro necessitam de limpeza periódica, o Solatube foi desenhado como unidade hermética, e todos os seus componentes (cúpula, difusor e base) dispõem de juntas seladas por onde pó, partículas ou insectos não podem entrar. Além disso, a própria forma da base e a cúpula electro-estática evitam o acumular de sujidade. .

Há problemas de condensação com Solatube?

Não. O Solatube fica completamente selado à altura do tecto para evitar que o ar quente do interior da casa possa escapar através do tubo. A junta da cúpula permite que o sistema respire, misturando o ar exterior com o interior e evitando que se produza condensação.

Em caso de neve, qual é o peso que o Solatube consegue suportar? Os testes realizados confirmam que a cúpula suporta até 63 kg.

Qual é a garantia do produto?

A garantia dos componentes do sistema de transporte de luz natural é de 10 anos. Para todos os outros componentes, é de 3 anos.

Quais são as certificações do Solatube?

O Solatube recebeu aprovação oficial da parte das seguintes entidades: • International Conference of Building Officials (ICBO) #5057

• Southern Building Code Congress International (SBCCI) • Underwriters Laboratories, Inc.

• City of Los Angeles (RR)/425251 • Dade County (simulação de furacão)

• Department of Housing & Urban Development (HUD) (critérios para zonas de vento) Para ser aprovado pela ICBO, o Solatube foi submetido a todos os testes climatéricos e ambientais obrigatórios desta organização. O Solatube está também em plena conformidade com os requisitos do Uniform Building Code (UBC).

(8)

(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Uma agrofloresta foi implantada tendo espécies arbóreas frutíferas e florestais, plantas de cobertura, espécies adubadeiras, culturas anuais e como espécie-chave

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente