• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA EPL- CONCURSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA EPL- CONCURSOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES DE PORTUGUÊS -

BANCA

EPL- CONCURSOS

1. “Sabedoria doméstica: Para degelar. Uma ideia luminosa para degelar o congelador em tempo recorde: esvaziar a geladeira e com o secador de cabelo soprar ar quente na zona congelada. Todo o gelo cairá rapidamente, dando ao secador uma nova utilidade, distante de sua fama frívola". (Metro, 10-5-2017)

Como todo texto, este também mostra o uso de linguagem numa determinada função, que é:

A) apelativa ou conativa; B) referencial;

C) fática;

D) metalinguística; E) poética

2. A linguagem é a expressão do pensamento em palavras na forma oral, escrita e linguagem de sinais. No entanto, existem seis funções da linguagem, função emotiva, função referencial, função conativa, função metalinguística, função poética e função fática.

- Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Função emotiva ( expressiva): caracterizada pela subjetividade com o objetivo de emocionar. É centrada no emissor, ou seja, quem envia a mensagem. A mensagem não precisa ser clara ou de fácil entendimento.

II. Função denotativa (referencial ou informativa):

possui a finalidade de informar, notificar, anunciar, indicar, referenciar. A informação é objetiva sobre a realidade, um bom exemplo de função denotativa são as notícias.

III. Função conativa ( apelativa) : procura convencer o leitor, dar conselhos ou ordens. A função conativa está em livros didáticos, manuais, livros de autoajuda e textos publicitário.

IV. Função metalinguística : usa a mesma linguagem para explicar a mesma mensagem. Explica um código usando o próprio código.

V. Função poética: muitos confundem com a função emotiva. A emotiva tem como objetivo emocionar o leitor. Já a função poética se importa mais com a mensagem em si e a forma de como ela será transmitida. As palavras são usadas no sentido figurado.

VI. Função fática : interação entre emissor e receptor. Essa é a linguagem que mais usamos no dia a dia.

Quanto às funções da linguagem classificadas nas assertivas acima, está correto o que se afirma em:

A) apenas as assertivas I – II - IV - V - VI B) apenas as assertivas II – III – IV – V C) apenas as assertivas I – IV - V - VI D ) todas as assertivas estão corretas E) nenhuma das assertivas estão corretas

3. Considere o período e as afirmações abaixo. “A imprensa é a voz da sociedade pois a denúncia de crimes e desigualdades mobilizam

as pessoas.”

I. Observa–se o uso de metáfora. II. A pontuação está correta.

III. Há um problema de concordância verbal. -Está correto o que se afirma somente em: A) Apenas I

B) Apenas II C) Apenas III D) Apenas I e III E) Apenas II,III

4. Considere o período e as afirmações abaixo. “A leitura de Machado de Assis e de Clarice Lispector, contribuíram muito com a minha formação.”

I. Há um problema de concordância verbal. II. A pontuação está correta.

III. Observa-se a presença de metonímia. Está correto o que se afirma somente em: A) Apenas I e III

B) Apenas II C) Apenas III D) Apenas I

(2)

5. “O estudo da paz é, notoriamente, multidisciplinar e complexo. A coexistência de tendências díspares do pensamento nas Ciências Políticas dificulta ainda mais a compreensão e o trabalho de análise sobre o significado real de paz. Desse modo, a ideia principal é tentar listar alguns conceitos relevantes nas Ciências Políticas, oferecendo uma base teórica para quem se predispor a estudar o tema paz - A palavra paz, usualmente, significa a ausência da guerra. Os termos guerra e paz seriam, nesse caso, opostos, antônimos. São, portanto, situações extremas. E estão, de fato, situadas em polos opostos. Mas entre uma e outra existem situações e estágios intermediários.”

JORGE VIEIRA DA SILVA: Cientista político, Doutor em Ciências Políticas pela PUC/SP, Pesquisador especialista em Negociação Política Empresarial.

- Considerando-se a discussão desenvolvida no texto, constata-se que a palavra “paz” apresenta um caráter A) polissêmico B) unívoco C) metafórico D) simbólico E) Denotativo

6. Considere o período e as afirmações abaixo. “Os jovens, que são contestadores, não acham válido, muitas vezes, a opinião dos mais velhos.” I. Se as vírgulas que intercalam a oração adjetiva (“que são contestadores"). fossem retiradas, não haveria qualquer alteração de sentido.

II. Há um problema de concordância nominal. III. A pontuação não está correta.

- Está correto o que se afirma somente em: A) Apenas I

B) Apenas II

C) Apenas III D) Apenas I e III

E) Todas estão incorretas

7. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um exemplo de coloquialismo.

A) E, aí, nobre colega?!...

B) Toda unanimidade é burra...

C) Tô procurando trabalho.... D) Mande flores para Dilma.... E) Vamos rangar?

8. Observe a charge abaixo

Na sequência de 1 a 4 dos quadrinhos, podem ser identificadas as seguintes características de linguagem:

I. No primeiro quadrinho, há apenas a linguagem

verbal oral.

II. No segundo quadrinho, pode-se perceber apenas

a linguagem não-verbal.

III. No terceiro quadrinho, o chargista apresenta uma mistura entre o verbal escrito e o não-verbal. IV. No quarto quadrinho, há uma informação verbal escrita.

- Marque a alternativa CORRETA:

A) apenas as proposições III e IV são verdadeiras. B) apenas as proposições I e II são verdadeiras. C) apenas as proposições I e III são verdadeiras D) as proposições I,II,III e IV são verdadeiras.

(3)

E) todas as alternativas estão corretas

TEXTO – 1 para responder a questões abaixo

9. Os incentivos existem em três tipos de sabores básicos: econômico, social e moral. É muito comum que um único esquema de incentivos inclua as três variedades. Tomemos a campanha antitabagista dos últimos anos. O acréscimo da "taxa do pecado" de $ 3 em cada maço é um forte incentivo econômico contra a compra de cigarros. A proibição do fumo em restaurantes e bares é um poderoso incentivo social. E a afirmação do governo americano de que os terroristas angariam fundos com a venda de cigarros no mercado negro atua como um incentivo moral bastante estridente.

- No Texto , o uso dos vocábulos (sublinhados no texto) "sabores", para se referir a "incentivos", "negro", para qualificar "mercado", e "estridente", para qualificar o substantivo "incentivo", isso é exemplo de:

A) paronímia B) homonímia.

C) linguagem figurada. D) linguagem denotativa E) Linguagem poética

10. O Texto 1, para ser compreendido com sucesso, deve ser percebido como um texto: A) narrativo-descritivo; basta ver o cenário e os personagens que compõem o enredo apresentado. B) expositivo-argumentativo; há a definição de um conceito em torno do qual é construída uma argumentação.

C) descritivo-apelativo; predominam no texto estratégias de convencimento, semelhantes àquelas que ocorrem na publicidade.

D) expositivo-injuntivo; o texto é construído para indicar etapas e procedimentos que um determinado processo implica.

E) dissertativo-expositivo; onde o autor expõe sua concepção sobre o tema viver em sociedade, porém sem tentar trazer traços persuasivos.

11. TEXTO 2 para responder a questão abaixo

Aldo Bizzocchi .

Para que servem as palavras? Essa pergunta pode parecer absurda, mas, se pararmos para refletir, veremos que as palavras são nossa principal conexão com o mundo. Apenas não podemos conceber aquilo que não podemos nomear. As palavras são os signos que mais diretamente representam nossa visão de mundo. É evidente que palavras podem ser decompostas em signos menores, mas não pensamos nem nos expressamos por radicais ou afixos: são as palavras que estão na memória, estocadas para serem postas em discurso. E nem todas - talvez uma minoria - podem ser traduzidas por outros signos, desenhos, gestos, ruídos.

Nem todas as palavras representam "coisas" do mundo exterior à linguagem: palavras puramente gramaticais como preposições, conjunções e artigos são o cimento que une os tijolos da comunicação, como substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Estes são chamados de palavras lexicais, cheias ou exteroceptivas porque nos remetem ao "mundo", a vivências físicas ou mentais que abstraímos e

(4)

guardamos na mente sob a forma de conceitos. Já as palavras gramaticais são chamadas de vazias ou interoceptivas porque não representam conceitos, só exercem funções na própria língua, como conectar ou substituir palavras cheias.

A economia proporcionada pela linguagem articulada consiste no fato de que podemos usar um número finito, embora relativamente grande, de signos para dar conta de um número de vivências concretas que tende ao infinito.

Além de Platão, outros pensadores, como Kant, Frege, Russell e Wittgenstein se fizeram a pergunta "O que os signos significam?". Essa é talvez a mais importante questão da filosofia da linguagem. Trata-se de constatar que não podemos conhecer o mundo em que vivemos sem a mediação dos signos. Alguns filósofos chegaram mesmo a supor que a própria realidade é uma ilusão criada pela linguagem e, portanto, o conhecimento em si é simplesmente impossível.

Aliás, as únicas formas de conhecimento a priori, que independem da experiência, são a lógica e a matemática, justamente dois exemplos de linguagem formal. Ou seja, podemos lidar com a linguagem sem a realidade, mas não podemos lidar com a realidade sem a linguagem.

- Pode-se afirmar que o texto 2 acima é um(a) A) crônica informativa em que o autor fornece informações sobre o léxico e a gramática da língua. B) editorial predominantemente descritivo, dada a ênfase na descrição do léxico da língua portuguesa. C) artigo expositivo-argumentativo em que o autor argumenta em favor de uma tese sobre a função da linguagem

D) panfleto organizado dialogicamente, no qual se estabelece um diálogo explícito com o leitor por meio do uso da primeira pessoa do plural.

E) Informativo- noticiário que trata, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação

12.Completando-se o trecho “ Não se sabe o que pode vir daqui para a frente; vivemos em um cenário fulcral, em que tudo parece confuso, ... “ a alternativa que

introduz ideia de concessão é:

A) e o leitor se pergunta que diabos está acontecendo

com o mundo nos últimos anos e tenta, em vão, encontrar uma resposta.

B) é, por isso, que Abranches tem insistido em reunir

estudos comparativos entre políticas globais e de meio ambiente.

C) embora as potencialidades do ciberespaço possam

abrir modelos eficientes de participação política e democrática.

D) além disso, o fato de os oligopólios globais

regularem a economia é um agravante que pode piorar a situação.

E) por essa razão tem-se a sensação completa de caos e

desalento, o que produz muitas incertezas quanto ao futuro.

13. Leia o texto 3 abaixo para responder à questão

- No trecho " Muitas crianças sofrem com o excesso de atividades porque os pais acreditam que isso vai deixá-las mais preparadas para o futuro, e pensam que é necessário despertar a competitividade"

- a palavra destacada refere-se a A) muitas crianças.

B) preparadas para o futuro. C) pensam que é necessário. D) despertar a competitividade. E) excesso de atividades. 14) Leia as frases.

I. "O meu último sono, eu quero assim dormi-lo: num largo descampado"

(5)

II. "Brasília é uma estrela espatifada"

III. “Toda a emoção do mundo em suas mãos"

- Assinale a alternativa em que estão, correta e respectivamente, classificadas as figuras de linguagem destacadas.

A) eufemismo – metáfora – hipérbole. B) metonímia – catacrese – sinestesia. C) anacoluto – antítese – metáfora. D) aliteração – sinédoque – onomatopeia. E) perífrase – eufemismo – paradoxo

15 ) Observe as frases.

I. Um vento de emoção varreu o país de norte a sul. II. A primeira novela na Rádio Nacional provocou uma tempestade emocional entre os ouvintes.

III. O papel utilizado nesses 23 513 capítulos daria para erguer uma torre de 4 quilômetros de altura.

- É correto afirmar que ocorre linguagem figurada apenas em

A) I, sendo que vento é uma forma de intensificar a emoção.

B) II, sendo que tempestade é uma forma de mostrar a transformação vivida pelas pessoas.

C) III, sendo que torre é uma forma de exagerar a expansão das radionovelas.

D) I e II, sendo que vento é uma forma de indicar a abrangência das transformações vividas e tempestade, a sua intensidade.

E) II e III, sendo que tempestade é uma forma de indicar a abrangência das transformações vividas e torre, o local dessas transformações.

16) Leia o trecho abaixo :

“Na passada terça-feira, dia 22 de setembro de 2015, o real teve a maior desvalorização da sua história. Nesse dia foi preciso desembolsar R$ 4,0538 para comprar um dólar. Recorde-se que o Real foi lançado há mais de 20 anos, mais precisamente em julho de 1994.”

O trecho é um exemplo de função da linguagem: A) Referencial

B) Emotiva / expressiva C) Metalinguística D) Fática

E) Apelativa

17) Identifique a frase em que a função da linguagem predominante é a função expressiva. A) Não deixe de aproveitar esta oportunidade! B) Estou muito desapontada com o seu comportamento.

C) O corpo humano é formado por água (cerca de 70%).

D) Sim... Claro… Entendo…

E) "O poeta é um fingidor. Finge tão

completamente. Que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente”

18 ) Qual a função da linguagem presente na frase: “Os verbos transitivos são classificados em diretos, indiretos e diretos e indiretos.”

A) Função expressiva/emotiva; B) Função referencial;

C) Função metalinguística; D) Função fática.

E) Função poética

19 ) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em

A) “(....)

É de laço e de nó De gibeira o jiló

Dessa vida, cumprida a sol (....)”

(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)

B) “Protegendo os inocentes é que Deus, sábio demais, põe cenários diferentes

(6)

nas impressões digitais.”

(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.) C)“O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”

(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)

D)

E) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.” (Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br . acessado em julho de 2005.)

- Considere o TEXTO 4 abaixo para responder às questões.

(01) O servidor público é o indivíduo cuja atividade tem uma função social. Desta maneira, o servidor

público(conhecido popularmente como

funcionário público) trabalha para a administração do Estado, por exemplo, para uma prefeitura, um hospital público, uma escola pública ou em instituições de segurança nacional. Entende-se que o conjunto de Entende-serviços prestados pelo Estado deve ser gerenciado por servidores públicos, por isso eles trabalham para a comunidade, ou seja, para a população como um todo.

(02) Como regra geral, todo servidor público pode conseguir um emprego através da prestação de um concurso. Assim, podem concorrer todos os cidadãos que preencham os requisitos estabelecidos por lei em cada caso. Uma vez aprovado no exame, o servidor público pode assegurar seu lugar e obter um cargo de trabalho específico à sua função.

(03) Cada servidor público exerce sua atividade em determinada área. Por exemplo, existe o corpo de professores, de trabalhadores da saúde, da polícia, etc. Suas funções e atribuições, bem como os seus

salários e condições de trabalho, são regulamentados por lei. Este tipo de regulamentação faz com que os servidores públicos não estejam sujeitos às leis do mercado próprias da atividade do setor privado, já que suas funções têm um caráter essencialmente social.

(04) A ideia fundamental que rege a atividade de um funcionário público é precisamente fornecer um serviço à sociedade. Esses trabalhadores existem em todos os países e têm um valor estratégico para o conjunto da sociedade. Todo funcionário ou servidor público tem um estatuto que regulamenta sua atividade em todos os sentidos. Esse estatuto estabelece as regras que delimitam suas funções, assim como o regime sancionador que pode atingir os trabalhadores.

(05) Do ponto de vista social, a atividade dos servidores públicos é avaliada como um posto de trabalho seguro e estável, diferentemente do vaivém da atividade privada. Pode-se dizer que é um trabalho invejado, especialmente em época de crise. Por outro lado, em certas ocasiões, os funcionários ou servidores públicos são percebidos de maneira crítica por alguns setores da sociedade (na maioria dos países, são bem conhecidas as piadas sobre funcionários públicos, assim como alguns comentários sobre suas condições de trabalho). No entanto,

independentemente do tipo de avaliação feita sobre esses empregados, sua função social é indiscutível. Disponível em: http://queconceito.com.br/servidor-publico. Acesso em: 08/07/2018. Adaptado.

20. O título de um texto pode destacar não só o seu tema como também o ponto de vista do autor sobre esse tema.

- Considerando o Texto 1, assinale o título que sintetiza o ponto de vista do autor acerca do serviço público.

A) Serviço público: áreas de atuação B) Como conseguir um emprego público C) Requisitos legais para ser servidor público D) A função social do servidor público E) A estabilidade do serviço público

21. Analise as informações a seguir.

1.As pessoas que trabalham em instituições de segurança nacional são servidores públicos.

2.Para concorrer a uma vaga no serviço público, os cidadãos devem atender a alguns requisitos.

(7)

3.Servidores públicos têm os melhores salários, quando comparados aos da iniciativa privada. 4.No Brasil, a sociedade costuma reconhecer e admirar o trabalho dos servidores públicos.

Estão em conformidade com as informações do Texto 4, A) 1 e 2. B) 1 e 3. C) 1 e 4. D) 2 e 3. E) 2 e 4.

22. Pode-se admitir que uma palavra ou expressão está em relação de oposição com outra, quando entre elas se estabelece um contraste de sentidos. No Texto 1, observam-se sentidos opostos entre:

A) servidor público e funcionário público. B) hospital público e escola pública. D) estatuto e regras.

C) comunidade e população.

E) serviço público e atividade privada.

23. No Texto 4, por meio da expressão destacada, o autor sinaliza equivalência de sentidos entre dois segmentos no seguinte trecho:

A) “Entende-se que o conjunto de serviços prestados pelo Estado deve ser gerenciado por servidores públicos, por isso eles

trabalham para a comunidade, ou seja, para a população como um todo.” (1º parágrafo)

B) “Como regra geral, todo servidor público pode conseguir um emprego através da prestação de um concurso. Assim, podem concorrer todos os cidadãos que preencham os requisitos estabelecidos por lei”. (2º parágrafo)

C) “Cada servidor público exerce sua atividade em determinada área. Por exemplo, existe o corpo de professores, de trabalhadores da saúde, da polícia, etc.” (3º parágrafo)

D) “Este tipo de regulamentação faz com que os servidores públicos não estejam sujeitos às leis do mercado próprias da atividade do setor privado, que suas funções têm um caráter essencialmente social.” (3º parágrafo)

E) “Esse estatuto estabelece as regras que delimitam suas funções, assim como o regime

sancionador que pode atingir os trabalhadores.” (4º parágrafo)

24. Acerca de elementos coesivos presentes no Texto 4, analise as afirmações a seguir.

1. A repetição da expressão “servidor público” em todos os parágrafos do texto contribui para a manutenção do tema ao longo de todo o texto. 2. No trecho: “Uma vez aprovado no exame, o servidor público pode assegurar seu lugar e obter um cargo de trabalho específico à sua função.”, o autor optou pelo uso de uma forma singular, mas o leitor deve perceber que a afirmação que vem na sequência vale para todos os servidores públicos.

3. No trecho: “Esses trabalhadores existem em todos os países e têm um valor estratégico para o conjunto da sociedade.”, as formas verbais “existem” e “têm” compartilham o mesmo sujeito, razão pela qual ele não precisou ser repetido antes de “têm”.

4. No trecho: “No entanto,

independentemente do tipo de avaliação feita sobre esses empregados, sua função social é indiscutível.”, o segmento destacado deve ser compreendido como: “a função social desses empregados” (os funcionários públicos). Estão CORRETAS: A) 1, 2 e 3, apenas. B) 1, 2 e 4, apenas. C) 2, 3 e 4, apenas. D) 1, 3 e 4, apenas. E) 1, 2, 3 e 4. 25. Releia:

“Pode-se dizer que [a atividade pública] é um trabalho invejado especialmente em época de crise. Por outro lado, em certas ocasiões, os funcionários ou servidores públicos são percebidos de maneira crítica por alguns setores da sociedade (...)”.

- Com a expressão destacada, o autor:

A) acrescenta novos argumentos a favor da vantagem de se ter um emprego público.

B) argumenta a favor da importância de que se reveste a atividade pública na nossa sociedade.

(8)

C) estabelece uma dúvida quanto a valorizar ou não o trabalho do servidor público na sociedade.

D) introduz um contraste entre as formas como as pessoas veem o trabalho do servidor público. E) justifica por que alguns setores da sociedade depreciam o trabalho dos servidores públicos. 26. TEXTO 5

http://www.conexaocidade.com/2016/12/stj-decide-que-desacato-servidor.html. Acesso em: 08/07/2018.

- Na leitura e interpretação do Texto 5, o leitor deve considerar tanto o texto verbal (o que é composto pelas palavras) quanto o texto não verbal, isto é, as imagens e os demais recursos gráficos.

Sobre o modo como os recursos verbais e os não verbais são empregados no Texto 5, analise as afirmativas a seguir.

1. No texto verbal, o emprego do recurso gráfico das letras maiúsculas (DESACATO) pretende destacar o tema.

2. Na figura humana da direita, os três traços próximos ao rosto e o dedo em riste indicam movimento e uma postura ativa, agressiva. Tais recursos são apropriados para representar um ataque ao funcionário.

3. Imagens no balão de fala da figura humana à direita, como cobra e bomba, além de sobrancelhas arqueadas e dentes à mostra, são recursos que conferem agressividade à cena. 4. As duas figuras humanas se assemelham, tanto pelos traços estilísticos do artista quanto pela postura igualmente passiva, como tais figuras são retratadas no texto.

Estão CORRETAS: A) 1, 2 e 3, apenas. B) 1, 2 e 4, apenas. C) 1, 3 e 4, apenas. D) 2, 3 e 4, apenas. E) 1, 2, 3 e 4.

(9)

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - INTERPRETAÇÃO, FUNÇÕES DA LINGUANEM E FIGURAS DE LINGUAGENS - LOTE ÚNICO

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA I B F C - PROF. JOAQUIM BISPO (75) 98150-6123

TOME NOTA DE ALGUMAS FIGURAS DLINGUAGEM MUITO COMUM EM SUA PROVA

1 - eufemismo ( Transforma uma mensagem desagradável em algo mais suave. )

Exemplo: Entregou a alma a Deus.

2 – metáfora ( É uma relação de semelhança entre a palavra e o que ela representa )

Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.) 3– hipérbole. ( É relacionada com o exagero )

Exemplo: Quase morri de estudar.

4- metonímia ( É o uso de uma palavra para representar algo muito próximo a ela. Acontece, por exemplo, quando o nome de uma marca representa o produto )

Exemplo: Costumava ler Shakespeare. (Costumava ler as obras de Shakespeare.

5 – catacrese ( um termo que existe devido à falta de uma palavra específica para nomear algo. Assim, é utilizado um substantivo que já representa outra coisa. A catacrese já é utilizada na linguagem coloquial e não é uma invenção do autor )

Exemplo: Pé da mesa, pé de alface - Embarcou há pouco no avião. 6– sinestesia. ( É quando sentidos diferentes atuam ao mesmo tempo. )

Exemplo: Com aquele olhos frios, disse que não gostava mais da namorada.

7- anacoluto ( A estrutura sintática da frase é interrompida por algum elemento “solto”. O recurso faz a linguagem escrita se parecer com a linguagem oral, dando espontaneidade à mensagem.)

Exemplo: Eu, parece que estou ficando zonzo. (Parece que eu estou ficando zonzo.)

8– antítese ( É uma relação que explora contrastes, mas sem a contradição presente no paradoxo.

Exemplo: Os poemas em verso livre são enfadonhamente iguais (Drummond – Nova reunião)

9 -aliteração ( É utilizar, consecutivamente, palavras com consoantes que produzem sons parecidos. O resultado é um trava-língua.

10– sinédoque ( substituição de um termo por outro, ocorrendo uma redução ou ampliação do sentido desse termo.)A parte pelo todo (ou o todo pela parte)

Exemplo: Vou sair de casa de meus pais e ter meu próprio teto. (casa)

11– onomatopeia. ( É um processo para formar palavras que tentam reproduzir determinado som)

(10)

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - INTERPRETAÇÃO, FUNÇÕES DA LINGUANEM E FIGURAS DE LINGUAGENS - LOTE ÚNICO

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA I B F C - PROF. JOAQUIM BISPO (75) 98150-6123

12 - perífrase ( Consiste na substituição de um termo ou expressão curta por uma expressão mais longa que serve para transmitir a mesma ideia.)

Exemplo : O rei do reggae espalhou uma mensagem de amor e paz enquanto esteve neste mundo. 13 - ironia ( É quanto há um contraste entre o que está escrito (ou é falado) e a mensagem que o interlocutor quer transmitir. )

Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.

14 - zeugma ( É um recurso que omite um termo que já foi mencionado antes na oração. É como se fosse uma elipse. )

Exemplo: Fiz a introdução, ele a conclusão. (Fiz a introdução, ele fez a conclusão.)

15 - Pleonasmo ( É quando uma ideia implícita em outra palavra é repetida para reforçá-la. )

Exemplo: A mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.)

16 - Paradoxo ( O paradoxo cria uma mensagem que parece absurda. Relaciona características opostas de maneira simultânea. )

Exemplo: Os tempos mudavam, no devagar depressa dos tempos. (Guimarães Rosa – A terceira margem do rio)

17 - Personificação (prosopopeia) ( Dá características de pessoas a elementos não humanos, como objetos, plantas e animais. A personificação também é como se fosse uma metáfora, mas a qualidade é especificamente humana. )

Exemplo: Árvores se abraçam.

18 - Comparação explícita. (Ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos de comparação (como, assim, tal qual).

Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.

19- Elipse ( Omissão de uma palavra que se identifica de forma fácil.) Exemplo: Tomara você me entenda (Tomara que você me entenda). 20 - Polissíndeto ( Uso repetido de conectivos.)

Exemplo: As crianças falavam e cantavam e riam felizes

21 - Anáfora ( Repetição de uma ou mais palavras de forma regular.)

Exemplo: Se você sair, se você ficar, se você quiser esperar. Se você “qualquer coisa”, eu estarei aqui sempre para você.

22 - Assíndeto ( Omissão de conectivos. É o contrário do polissíndeto. ) Exemplo: Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo único — Será contado para efeito deste artigo o tempo de serviço prestado em. outro cargo público, desde que entre a cessação do anterior e o

Partindo deste pressuposto, para observar sinais precoces de TEA é necessário entender o que é esperado para um desenvolvimento saudável do indivíduo.. Importância dos primeiros

9) Leia as afirmações relativas a formas verbais empregadas no texto. II – A forma verbal sejam está no modo subjuntivo porque indica uma ação possível, hipotética. III –

Elas precisam ser elaboradas por meio das diferentes linguagens que temos à nossa disposição – linguagem escrita, linguagem verbal, para-linguagem e linguagem não verbal –

a) A relação entre linguagem verbal, “Eu te conheço?”, “Ah. Lembrei.”, e a linguagem não verbal, conforme apresentada no 2º quadrinho, participa da produção do efeito

Psicologia Organizacional e do Trabalho - Dra Maria Auxiliadora Motta Barreto..

2 – Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social

 Linguagem Não Verbal: ao contrário da linguagem verbal, a não verbal não apresenta a palavra como unidade, ou seja, esse tipo de linguagem não faz uso da fala ou