• Nenhum resultado encontrado

Baixada Santista recebe o revezamento da tocha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Baixada Santista recebe o revezamento da tocha"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Baixada Santista recebe o revezamento da

tocha

Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Santos estão na rota

desta sexta-feira (22)

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 chega a Santos, nesta sexta-feira (22). O comboio passa antes por Praia Grande, São Vicente e Guarujá. Neste 81º dia de evento, a tocha Olímpica será conduzida por diversos transportes alternativos como o bondinho, a canoa havaiana, a catraia, o teleférico e um paramotor. No total, serão 227 condutores e o comboio se deslocará por 155 quilômetros.

· A tocha olímpica chega a Praia Grande e percorre 8,8 quilômetros com início na Avenida Presidente Kennedy e chega a seu destino final na Avenida Presidente Castelo Branco, na orla da praia. Durante todo o período em que a tocha permanece na cidade, haverá uma

programação com exercícios físicos, brincadeiras infantis e muito mais. Quando o comboio chega ao ponto final, uma orquestra e um coral com 400 vozes recepcionam a tocha,

juntamente com uma homenagem feita por estudantes, atletas e participantes dos programas sociais da cidade que formarão aros Olímpicos humanos. Durante todo o trajeto, cerca de 2.700 alunos da rede municipal farão diversas apresentações com instrumentos musicais e gritos de guerra de incentivo aos condutores.

· Em São Vicente, o percurso de 4,5 quilômetros começará na Avenida Capitão Luís Antônio Pimenta, seguindo pelas avenidas Newton Prado, Getúlio Vargas e Embaixador Pedro de Toledo, até a Rua Frei Gaspar, no Centro. Depois passarão pela Rua Tibiriçá chegando até a Avenida Presidente Wilson. O ponto final da rota será a Avenida Manoel da Nóbrega, na Praça de Eventos do Itararé, onde haverá celebração. A tocha Olímpica ainda subirá ao Morro do Voturuá de teleférico e descerá de paramotor.

(2)

· A chama olímpica percorrerá cerca de 10 quilômetros pelas ruas do Guarujá. O revezamento começa próximo ao viaduto Floriberto Mariano, no sentido praia. O trajeto

passará pelas avenidas Puglisi, Marechal Deodoro da Fonseca, Miguel Estéfano, Rua Bolívia, Avenida Dom Pedro I, Rua Montenegro e Avenida Adhemar de Barros. Uma grande festa será realizada no meio do percurso, na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada, onde a

população poderá acompanhar a passagem da tocha Olímpica.

· Santos irá promover diversas atrações ao longo do percurso. No início do revezamento, no Parque Roberto Mário Santini, grupos de patinação, escolinhas de surfe e skate, e bandas das escolas públicas farão pequenas apresentações para o público. Na Vila Belmiro, as líderes de torcida e alunos das escolinhas de futebol do Santos darão as boas vindas para o comboio. · Durante o revezamento, a tocha será conduzida de bonde pela cidade. Ela sairá do Coliseu e fará um passeio até A Praça Mauá, em frente à prefeitura. Na Praça das Bandeiras, localizado na Praia do Gonzaga, Fernando Negrão e a banda 2+1 subirão ao palco da

cerimônia de celebração para contagiar o público para a chegada da chama Olímpica. Conheça alguns condutores do dia:

Adriano de Souza, mais conhecido como Mineirinho, é um surfista profissional brasileiro. Em 2011, venceu a terceira etapa da ASP World Tour na Praia da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro surfista brasileiro a liderar o ranking mundial do esporte. Em 2013, vence a segunda etapa WCT do ano, em Bell's Beach na Austrália, a mais antiga e tradicional etapa do mundial. Em 2015, ganha a terceira etapa do WCT, em Margaret River, também na Austrália. Na última etapa de 2015, em Pipeline, além de ser o primeiro brasileiro a conquistar a etapa, chegou ao inédito título mundial, derrotando o havaiano Mason Ho na semifinal. Foi o primeiro surfista brasileiro da história a ficar em 1° lugar no WCT, fato ocorrido em 2011, quando venceu a terceira etapa do mundial, na Barra da Tijuca. Será condutor em Santos.

(3)

José Macia, mais conhecido como Pepe, é o segundo maior artilheiro da história do Santos, com 405 gols marcados em 750 partidas. Ficou conhecido como o "Canhão da Vila", por seu chute de esquerda. Conquistou duas Copas do Mundo pela seleção brasileira, em 1958 e 1962. Além de Pelé, apenas dois jogadores marcaram mais gols que Pepe por um único clube: Roberto Dinamite, que pelo Vasco da Gama marcou 620 gols, e Zico pelo Flamengo, no qual marcou 500 gols. Um dos pontos fortes de Pepe era suas cobranças de falta. Conduz a tocha em Santos.

Rogério Sampaio é ex-judoca e foi o único atleta brasileiro a ganhar a medalha de ouro individual, nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. Conduz a tocha em Santos.

Mario Yamasaki é faixa preta de judô 4º DAN e jiu-jítsu 5º DAN, árbitro de MMA licenciado em vários estados dos Estados Unidos, mais reconhecido pelo seu trabalho no Ultimate Fighting Championship, além de ser fundador e instrutor-chefe da Academia Yamasaki, também nos Estados Unidos. Será condutor em Praia Grande.

Marcos de Jesus nasceu com má formação da medula óssea, ficando entre a vida e a morte. O esporte transformou sua vida e aumentou sua autoestima. Hoje, é praticante do atletismo e está na equipe do Fast Wheels há três anos, onde é o xodó e o caçula da turma, composta por 20 pessoas. Indicado pela Coca-Cola, conduz a tocha em Santos.

Marcio Atalla é referência quando o assunto é exercício físico no país. Ficou nacionalmente conhecido ao incentivar personalidades como o ex-jogador Ronaldo e o comediante Fabio Porchat a emagrecerem e praticarem atividade física no quadro ‘Medida Certa’, do ‘Fantástico’. Em 2015, fez o mesmo processo em um condomínio inteiro. Seu mantra é a mudança do estilo de vida contra o sedentarismo conjugado com alimentação equilibrada. Atalla é professor de Educação Física e tem especialização em treinamento de alto rendimento, com pós-graduação em nutrição pela USP. Conduz a tocha no Guarujá a convite da Coca-Cola.

Marcela Souza é professora de Educação Física e árbitra internacional de boxe. Viajou pelo mundo e estará presente como árbitra nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Conduz a tocha em Santos a convite da Nissan.

(4)

Jefferson Sestaro começou na canoagem por lazer e hoje está presente nos mais disputados campeonatos do país, sul-americanos e mundiais. Foi o representante brasileiro em duas etapas do circuito mundial de surfski, em 2011, em Portugal, e em 2013 disputou o 1º Ocean Racing World Championship, de canoagem oceânica. Será condutor em Santos a convite da Nissan.

Carlos Honorato é ex-atleta Olímpico de judô. Foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000, conquistou também um bronze no Mundial de Osaka, em 2003, e ficou em terceiro lugar no Jogos Pan-Americanos Santo Domingo 2003. Atualmente, ele é professor na Associação de Judô Rogério Sampaio, em Santos. Conduz a tocha na cidade indicado pelo Bradesco.

Pauê Aagaard sofreu um grave acidente, em 2000. Ele foi atropelado por um trem quando atravessava uma linha desativada em São Vicente, litoral de São Paulo. No acidente, Pauê perdeu parte das pernas, o que transformou sua vida numa superação de barreiras e limites. Surfista desde criança, queria voltar para as ondas. Para tanto, encontrou na natação e musculação um meio de acelerar o processo de reabilitação. Em menos de três meses, com fisioterapia, próteses, determinação e persistência, Pauê não só voltou a andar como também a surfar. Tornou-se o primeiro e único surfista biamputado do mundo. A convite do Bradesco, conduz a tocha em Santos.

José Oswaldo da Fonseca "Negrelli" foi atleta Olímpico de vôlei. Em 1964, foi convidado a participar do novo time do Santos de voleibol, sendo convocado para a seleção brasileira infantil. Aos 18 anos, passou para a seleção adulta. Participou dos Jogos Olímpicos Munique 1972 e foi prata nos Jogos Pan-Americanos Cidade do México 1975. Será condutor em Santos.

Manoel dos Santos Júnior é um ex-nadador brasileiro, ex-recordista mundial e medalhista de bronze dos 100 metros livres nos Jogos Olímpicos Roma 1960, a primeira da natação

brasileira. Um ano depois, em 21 de setembro de 1961, no Rio de Janeiro, nadando sozinho na piscina do Clube de Regatas Guanabara, estabeleceu um novo recorde mundial para os 100 metros livres, com o tempo de 53s6. Conduz a tocha em Santos.

(5)

Elizabeth Gomes apresentou, aos 28 anos, esclerose múltipla e perdeu os movimentos das pernas. A vitória contra a doença foi ser recordista brasileira e das Américas no lançamento de disco e arremesso de peso. Foi atleta da seleção brasileira de basquete sobre rodas nos Jogos Pequim 2008. Será condutora em Santos.

Alcídio Ferreira de Mello, o Cidão, é ex-jogador da seleção brasileira de vôlei. Jogou nos grandes clubes do Brasil e hoje trabalha com projetos sociais há mais de 13 anos, como o ‘Integrar Arte e Vida’, que leva esporte, educação e cultura para centenas de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto atende a 2.500 crianças. Será condutor em Santos. Leandro Guilheiro foi para Santos pequeno e começou a praticar esportes. Desde cedo, treinou na Associação Rogério Sampaio. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e Pequim 2008. Foi campeão mundial júnior 2002 e vice-campeão mundial em 2008. Será condutor em Santos.

Lucio Grottone foi um dos primeiros boxeadores a representar o Brasil em Jogos Olímpicos. Em Helsinque 1952, ficou em 5° lugar na categoria meio pesado. Participou, ainda, da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Buenos Aires 1951, conquistando medalha de prata. Será condutor em Santos.

Danielle Zangrando foi a atleta mais jovem de toda a delegação brasileira. Com apenas 16 anos, disputou os Jogos Olímpicos Atlanta 1996. Ela esteve também em Atenas 2004,

competindo no judô. Foi a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em um mundial de judô. Será comentarista de judô pela ESPN Brasil nos Jogos Rio 2016. Conduz a tocha em Santos.

Sanderlei Parrela é atleta Olímpico de atletismo e esteve nos Jogos Atlanta 1996 e Sydney 2000, como atleta, e Londres 2012, como treinador. Até hoje é recordista brasileiro e sul-americano dos 400 metros e do 4x400 metros. Será condutor em Santos.

Fabio Pereira foi o primeiro campeão brasileiro de canoagem e é detentor do recorde de 24 horas remando no mar. Foi responsável pela introdução da canoa havaiana no Brasil. Seu trabalho de fomento do esporte fez de Santos uma referência da modalidade no Brasil. Será condutor em Santos.

(6)

SOBRE SALA DE IMPRENSA Termos de Uso

Broadcasters Detentores de Direitos (RHBs): Os RHBs podem fazer a transmissão do Revezamento da

Tocha Olímpica no Brasil, de forma não exclusiva, de acordo com os termos de seus respectivos contratos firmados com o COI.

Broadcasters Não Detentores de Direitos (Non -RHBs): Os Non -RHBs podem fazer a transmissão do

Revezamento da Tocha Olímpica no Brasil (com exceção das cerimônias de abertura e encerramento), de forma não exclusiva, pelo prazo máximo de 36 (trinta e seis) horas após o evento. Qualquer transmissão relacionada a este evento, deve ser realizada de forma estritamente jornalística, sem criar ou ser apresentada como um programa focado no Revezamento da Tocha Olímpica.

Nenhuma associação comercial / promocional será permitida na cobertura do Revezamento da Tocha Olímpica. Principalmente, a transmissão do Revezamento da Tocha Olímpica não poderá (i) ser patrocinado ou de

qualquer for criar uma associação que crie a impressão de que o Non -RHBs e/ou qualquer entidade sem autorização e/ou seus produtos são conectados ou associados ao Revezamento da Tocha Olímpica, ao Jogos Olímpicos, ao COI e/ou ao Movimento Olímpico e (ii) implique, sugira ou represente os Non -RHBs como sendo detentores oficiais dos direitos de transmissão e/ou parceiros do Revezamento da Tocha olímpica, dos Jogos Olímpicos, do COI e/ou do Movimento Olímpico.

Cerimônias de Abertura e Encerramento: A parte do revezamento que ocorrerá durante as cerimônias de

abertura e encerramento dos Jogos faz parte dos direitos exclusivos concedidos aos RHBs e qualquer transmissão pelos Non-RHBs deve ser realizada em observância às Novas Leis de Acesso do COI.

Terms of Use

Rights Holding Broadcasters (RHBs): RHBs may broadcast the Olympic torch relay in Brazil, on a

non-Leandro Lattari começou a praticar o voo livre no ano de 2001. Hoje, contabiliza mais de 4 mil voos de parapente. Conduz a tocha em São Vicente.

Guilherme Parada, de 15 anos, nasceu em Santos, mas foi criado no município de São Vicente. É representante da cidade nas competições e eventos de skate. Desde muito cedo, é envolvido com a prática de outras modalidades esportivas como futebol, karatê, capoeira e surfe, mas encontrou no skate sua verdadeira paixão no início de sua adolescência. Conduz a tocha em São Vicente.

(7)

exclusive basis, in accordance with the terms of their respective media rights agreement with the IOC.

Non-Rights Holding Broadcasters (Non-RHBs): Non-RHBs may broadcast the Olympic torch relay in Brazil

(with the exclusion of the opening and closing ceremonies), on a non-exclusive basis, for a maximum of 36 hours after the event. Any such broadcast must be positioned as news only and not to create, or be positioned as, Olympic torch relay focused programming.

No commercial/promotional association is permitted with the coverage of the Olympic torch relay. In particular, broadcast of the Olympic torch relay may not (i) be sponsored or otherwise be associated in any way to give the impression that Non-RHBs and/or any unauthorized entities and/or products are linked to or associated to the Olympic torch relay, the Olympic Games, the IOC and/or the Olympic Movement and (ii) imply, suggest or represent Non-RHBs as being official rights holding broadcasters and/or partners of the Olympic torch relay, the Olympic Games, the IOC and/or the Olympic Movement.

Opening and Closing ceremonies: The part of the torch relay occurring during the opening and closing

ceremonies of the Games is part of the exclusive rights granted to RHBs and any broadcast by Non-RHBs must comply with the IOC News Access Rules.

Sala de imprensa

ÚLTIMOS TWEETS Tweets

Referências

Documentos relacionados

A relação entre turismo e espaço no município de São Miguel do Gostoso, localizado no litoral do Rio Grande do Norte (RN/Brasil), tem como principal cenário o segmento

Ainda no quadro das obrigações legalmente impostas, os produtores de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE), de Pilhas e Acumuladores (PA) e de Embalagens (E)

Nesta pesquisa, o objetivo principal é compreender em perspectiva comparada como as representações do Diabo, presentes nos Milagros de Nuestra Señora, de Gonzalo de

(NOME COMPLETO), nacionalidade, estado civil, profissão, portador(a) da carteira de identidade RG n.º (número de RG), inscrito(a) no CPF sob n.º (número de CPF),(qualificação

Moji nega- tivi nisu čudesno očuvani, opipljivi deo tog iskustva, koje je nekada obuzimalo sva moja čula, svu moju fi zičku snagu i moj mozak; to su tek naznake – ljudi, predela

Dessa forma, restringindo então essa análise sobre a perspectiva de apenas uma única temática, sendo ela a da prostituição, é válido apontar que os elementos através

Elija un área nivelada para el equipo para reducir la probabilidad de que éste se vuelque y para evitar que las lluvias fuertes arrastren el material suelto de la

2º - Pilotos: o Campeonato será aberto a pilotos portadores da licença de concorrente expedida pela Federação Catarinense de Motociclismo e Confederação