• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE EXERCÍCIOS POP ART

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE EXERCÍCIOS POP ART"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

LISTA DE EXERCÍCIOS

PROFESSORA: SOFIA Aluno (a): __________________________________________________________________________________________________________ EXTENSIVO

POP ART

Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life).

Esse é um termo em inglês que significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante os encontros de um grupo de artistas intitulado "Grupo Independente". Depois, difundiu-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.

A pop art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular (apesar de estar muito interligada a ela), mas uma interpretação feita pelos seus artistas da cultura dita popular e de massas.

Este fenômeno artístico baseou-se, em grande medida, na estética da cultura de massas, a mesma criticada pela Escola de Frankfurt.

O movimento influenciou grandemente o grafismo e os desenhos relacionados à moda. Características da pop art

• Aproximação da arte com a vida cotidiana;

• Utilização de cores intensas e vibrantes;

• Reproduções de peças publicitárias;

• Inspiração na cultura de massa;

• Uso da serigrafia;

• Imitação da estética industrial;

• Reproduções em série do mesmo tema;

• Uso da imagem de celebridades;

• Inspiração no universo das história em quadrinhos.

In the Car, de Roy Lichtenstein, é um óleo sobre tela de 1963. Junto com Andy Warhol, esse artista é destaque na pop art

(2)

Os artistas dessa corrente trabalhavam com cores vivas, inusitadas e massificadas pela publicidade. Eles elegiam as imagens pictóricas e os símbolos de natureza popular.

Esses símbolos eram ironizados de modo a constituir uma crítica subjetiva ao excesso de consumo da sociedade capitalista. Isso porque o capitalismo é incentivado de forma abundante pela dimensão publicitária, cinematográfica, etc.

Entretanto, de certa forma, a pop arte alimentava-se e confundia-se com essa indústria cultural.

Apesar de diferirem pelo mundo afora, os artistas, de modo geral, mantinham as mesmas temáticas, os desenhos simplificados e as cores saturadas.

A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX por meio de um retorno à arte figurativa. Fazia um bom contraponto ao expressionismo abstrato e ao hermetismo da arte moderna.

Ela recusa-se à separação entre arte e vida. Daí a arte pop ser capaz de se conectar ao seu público a partir de signos e símbolos extraídos do imaginário da cultura de massa e da vida cotidiana.

Este feito foi levado a cabo quando estes artistas utilizaram na arte a linguagem do design comercial. Com isso, diluíram as diferenças que separavam arte erudita da arte popular.

Obras de Andy Warhol

Andy Warhol tornou-se o representante mais conhecido da Pop Art no Mundo.

Ficou famoso por retratar ídolos da música popular e do cinema, evidenciando o quanto estas figuras são impessoais e vazias. São exemplos Marilyn Monroe, Michael Jackson e Elvis Presley.

1. Marilyn Monroe (1962)

A primeira representação de Marilyn foi feita logo após o falecimento da diva, em 1962. Depois foi reproduzida novamente em outras cores e formatos.

Marilyn Monroe (1962), Andy Warhol. A primeira série de imagens mostra a diva colorida, e a segunda em preto e branco é como se sugerisse a morte da celebridade.

(3)

2. Triple Elvis (1963)

Triple Elvis (1963), de Warhol, retrata o ídolo da música Elvis Presley 3. Coca cola (1963)

Warhol também representou a impessoalidade do objeto ao reproduzir as garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell.

(4)

4. Sopa Campbell (1962)

Com a obra Sopa Campbell (1963), as vendas do produto aumentaram muito nos EUA Outros artistas da Pop Art

O Independent Group (IG), estabelecido em Londres no ano 1952, é considerado o precursor do movimento de Pop Art. As obras dos artistas britânicos acolheram essa cultura nos trabalhos de:

• Eduardo Luigi Paolozzi (1924-2005)

• Richard Hamilton (1922-2011)

• Peter Blake (1932)

A colagem O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes? (1956), de Richard Hamilton, é considerada uma das primeiras obras da pop art

(5)

Já nos Estados Unidos, os artistas produziram de modo isolado até 1963. A partir daí, suas obras passaram a ser reunidas e expostas em galerias de arte. Os seus principais artistas são:

• Andy Warhol (1928-1987) • Roy Lichtenstein (1923-1997) • Claes Oldenburg (1929) • James Rosenquist (1933-2017) • Tom Wesselmann (1931-2004) • Wayne Thiebaud (1920) • Jasper Johns (1930) Pop Art no Brasil

No Brasil, a Pop Art surgiu em outro contexto histórico. Aqui, estava em curso a ditadura militar e os artistas utilizaram a estética pop para se comunicar com as massas e, assim transmitir críticas ao sistema.

Não há vagas (1965), Rubens Gerchman, é uma crítica social Os principais nomes da pop art brasileira são:

Antonio Dias (1944)

• Rubens Gerchman (1942-2008)

• Claudio Tozzi (1944)

O artista contemporâneo Romero Britto utiliza hoje em dia a estética da pop art para produzir suas obras. Entretanto, ele não possui caráter crítico.

(6)

EXERCICIOS 1. (Enem 2016)

Colcha de retalhos representa a essência do mural e convida o público a a) apreciar a estética do cotidiano.

b) interagir com os elementos da composição. c) refletir sobre elementos do inconsciente do artista. d) reconhecer a estética clássica das formas.

e) contemplar a obra por meio da movimentação física.

2. (Unesp 2016) Essa nova sensibilidade artística, apesar de heterogênea, pode ser resumida através da atenção à forma e ao tema, assim como ao processo. A forma inclui cores saturadas, formas simples, contornos relativamente nítidos e supressão do espaço profundo. O tema deriva de fontes preexistentes e manufaturadas para consumo de massa.

(David McCarthy. Movimentos da arte moderna, 2002. Adaptado.)

(7)
(8)

3. (Unicamp 2014)

A imagem acima, obra de Andy Warhol, pertence a uma série que faz referência a outros ícones do século XX. Sobre o artista e a obra é correto afirmar que:

a) Che Guevara, Pelé e Marilyn Monroe são referências em suas áreas de atuação e foram retratados por Warhol porque o artista queria que os jovens os imitassem.

b) O artista denunciava as ações do regime cubano, por meio da imagem de Che Guevara, ao mesmo tempo em que criticava o predomínio cultural americano, ao fazer trabalho semelhante com Marilyn Monroe.

c) A Pop Art, na qual se insere Andy Warhol, é um movimento de valorização da cultura midiática, daí sua predileção por representantes de esquerda e de minorias, como mulheres e negros.

d) A proliferação de imagens produzidas pela publicidade, cinema, TV e jornais estimulou uma pintura que trouxe para a tela, com a Pop Art, referências conhecidas.

(9)

4. (Ufg 2013) Analise a imagem a seguir.

Andy Warhol foi um dos representantes da art pop, surgida na Inglaterra e nos Estados Unidos na década de 1950. A imagem apresentada traduz a concepção desse movimento artístico, quando

a) escolhe uma personalidade feminina para tema, associando a arte à luta do movimento feminista. b) apresenta um único rosto em sequência, demonstrando a singularidade dos indivíduos celebrados. c) transforma imagens veiculadas na indústria cultural, ampliando as possibilidades de relação com a arte. d) fortalece o mito do american way of life, utilizando-se de personagens icônicas.

e) critica o padrão de beleza feminina, expondo o elitismo das produções cinematográficas.

5. (Uerj 2011) Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.

(10)

O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

a) taylorismo – produção flexível b) fordismo – produção em série

c) toyotismo – fragmentação da produção d) neofordismo – terceirização da produção

Leia o texto, analise as figuras e responda à questão a seguir.

A conservação de alimentos é a arte de mantê-los o mais estáveis possível em suas características físicas, químicas e biológicas. Existem vários métodos para isso, entre eles, a conservação pelo frio, a irradiação e o uso de conservantes químicos.

6. (Uel 2009) Considerando as figuras e o universo da Arte Pop, é correto afirmar que:

a) No Brasil, Antonio Dias e Wesley Duke Lee produziam obras cujos temas eram mais ingênuos e, devido ao atraso tecnológico, não utilizavam as mesmas técnicas que os americanos.

b) A temática da Arte Pop era inspirada em imagens futuristas europeias, pois eram utilizadas as cores primárias chapadas e o traço era duro e simplificado.

c) Os estereótipos da pintura contemporânea, além de constituírem o universo pop, atestam a influência da visualidade oriental com seus tons saturados e temática política.

d) Apresentam um tipo de figuração própria dos meios de comunicação de massa, que, repetida inúmeras vezes, pode ser reconhecida sem ser observada.

e) No repertório plástico dos artistas vinculados à Arte Pop, observa-se forte carga subjetiva, traduzida pelo gesto lírico-dramático cuja influência vem do expressionismo abstrato.

Referências

Documentos relacionados