• Nenhum resultado encontrado

word

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "word"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)Disciplina de. Informática. Estudo Dirigido de MS Word. Informática.

(2) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 1. SUMÁRIO. EXERCÍCIO 01: INTRODUÇÃO. 2. EXERCÍCIO 02: FORMATAÇÃO. 10. EX ERCÍCIO 03: FORMATAÇÃO. 12. EXERCÍCIO 04: FORMATAÇÃO. 14. EXERCÍCIO 05: LISTAS, MARCADORES E BORDAS. 17. EXERCÍCIO 06: COLUNAS. 19. EXERCÍCIO 07: TABELAS. 21. EXERCÍCIO 08: LOCALIZAR E SUBSTITUIR. 23. EXERCÍCIO 09: CAIXAS DE TEXTO. 25. EXERCÍCIO 10: DESENHO. 26. EXERCÍCIO 11: MALA DIRETA. 28. EXERCÍCIO 12: MARCA D’ÁGUA E OBJETOS. 30. EXERCÍCIO 13: EQUAÇÃO. 31. EXERCÍCIO 14: IMPRESSÃO. 32.

(3) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. EXERCÍCIO 01: INTRODUÇÃO ASSUNTOS: ♦ Digitar um texto ♦ Selecionar texto para edição ou formatação ♦ Usar barra de ferramentas e status ♦ Apagar, substituir, copiar e mover textos ♦ Mudar a aparência do texto e sua posição na tela ♦ Nomear e gravar documento ♦ Encerrar sessão de trabalho do MS Word 1.. CONFIGURANDO A PÁGINA ♦. Selecione o menu Arquivo > Configurar Página. ♦. Margens: § Superior: 3 cm § Inferior: 2 cm § Esquerda: 3 cm § Direita: 2 cm § Posição da medianiz: Esquerda § Orientação: Retrato § Páginas: Normal § Aplicar: No documento inteiro A orientação Paisagem é utilizada quando desejamos trabalhar com o papel no sentido horizontal. Vamos ver como ficaria! Observe o campo Visualização e lembre de voltar a orientação para Retrato!. 2.

(4) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. ♦. Tamanho do papel: § Tamanho do papel: A4 (veja que Altura e Largura são automaticamente configurados) § Largura: 21 cm § Altura: 29,7 cm. ♦. Origem do Papel (depende da impressora): § Primeira Página: Bandeja padrão § Outras Páginas: Bandeja padrão. ♦. Seção § Início da seção: Nova página. ♦. Cabeçalhos e rodapés: § Cabeçalho: 1,5 cm § Rodapé: 1 cm. ♦. Página: § Alinhamento Vertical: Superior. ♦. Números de linha...: sem seleção Bordas...: sem bordas. ♦. Ao final da configuração clique no botão. 3.

(5) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. 2.. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 4. SALVANDO O ARQUIVO. Salve o arquivo que você irá trabalhar, seguindo as instruções abaixo. É importante que você realize essa operação o mais cedo possível para evitar que perca o trabalho realizado, caso alguma falha ocorra. ♦ ♦ ♦ ♦. Selecione o menu Arquivo > Salvar como... Selecione a unidade de disco e a pasta destino para o arquivo: G:/Informatica/Word Digite o nome do arquivo: Exercicio01 (o Word colocará automaticamente a extensão .DOC) Clique em Salvar. Durante o trabalho, não esqueça de freqüentemente salvar o arquivo, clicando no ícone Salvar. !!!.

(6) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. 3.. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. UTILIZANDO AS BARRAS DE FERRAMENTAS PADRÃO E FORMATAÇÃO. ♦ ♦. Fonte: Times New Roman Tamanho: 12. ♦. Alinhamento: à esquerda. ♦. Zoom: 100% (selecione ou escreva o valor 100%). 5.

(7) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. 4.. 6. UTILIZANDO A BARRA DE STATUS OU MENU EXIBIR ♦. 5.. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. Modo: layout de impressão (ou layout de página em versões anteriores). DIGITANDO TEXTOS. Digite os textos a seguir, observando que: ♦ Não é necessário pressionar Enter ao final de cada linha do texto. O Word faz isto de forma automática. Utilize o Enter apenas quando finalizar um parágrafo. ♦ As teclas de acentuação devem ser digitadas antes das letras para que tenham efeito. ♦ Para escrever apenas uma letra em maiúsculo, pressione e segure a tecla Shift ñ. ♦ Para escrever várias letras em maiúsculo, ative (pressione) a tecla Caps Lock. ♦ ♦. Para avançar a primeira linha, pressione a tecla Tab (em alguns casos, Ctrl+Tab). Para apagar uma letra, tecle Backspace ou Delete.. BATERIAS USADAS O lixo doméstico tem se alterado significativamente diante de nosso padrão de consumo. Em nosso dia-adia, aumentamos cada vez mais a quantidade de produtos descartáveis. Das pilhas comuns, passamos às pilhas em pílulas ou baterias para re lógios, câmaras, calculadoras, lanternas, uma série de equipamentos eletroeletrônicos que realizam o sonho de consumo do homem deste fim de século. Esse descarte ganhou nova dimensão com a popularização dos telefones celulares. O que fazer com suas baterias inutilizadas?. COMO FUNCIONA UM TELEFONE CELULAR? Uma conversa via telefone celular é em essência realizada por meio de uma transmissão de rádio. A voz é transmitida via rádio-freqüência, similar à radio-difusão convencional, com uma modulação FM (idêntica à rádiodifusão FM). A pessoa pode usar determinadas freqüências para transmissão, que são, a cada ligação, alocadas através de uma Estação Rádio Base (ERB) mais próxima. Cada ERB responde por uma determinada área geográfica de atendimento. Um sistema de telefonia celular é formado por ERBs e um equipamento central para a coordenação do sistema, chamado Central de Controle Celular (CCC).. PESQUISA NA FLORESTA O maior experimento científico já realizado na Amazônia transformou alguns pontos da s elva em cenário de cinema. Os laboratórios têm coisas como um radar de 8 metros de diâmetro, antenas parabólicas, piloto de avião vestido de astronauta, uma torre metálica com 64 metros de altura e dezenas de computadores. Essa incrível parafernália é utilizada por mais de 150 pesquisadores de dez países. Eles trabalham no Experimento de Grande Escala da Biosfera e Atmosfera na Amazônia, cuja sigla, em inglês, é LBA..

(8) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. 6.. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 7. VISUALIZANDO A FORMATAÇÃO DO PARÁGRAFO. Após digitar todos os textos, dê um clique no botão Mostrar/ ocultar ¶ Observe o indicativo de marca de parágrafo ¶ (símbolo que indica o pressionar de ENTER) e os pontos · entre palavras (indicativo do espaço entre palavras) e as setas ? (indicativas de tabulação). Estes indicativos são não-imprimíveis, não aparecendo quando da impressão do documento, servindo apenas para exibição em vídeo.. 7.. COPIANDO, RECORTANDO E COLANDO TEXTO. Selecione o texto, posicionando a ponta do mouse no início do texto e, mantendo-o pressionado. arrasteo até o fim do texto. Observe que o texto ficou com uma cor de fundo escura em contraste com as letras que ficaram claras. Na barra de Menu, ou com um clique no botão esquerdo do mouse, selecione Editar > Copiar. Uma forma rápida para fazer isso é usar o atalho Ctrl+C ou usar o ícone. O texto foi copiado para a Área de Transferência do Windows.. ..

(9) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 8. Dê um clique com o botão do mouse em qualquer parte do texto para desmarcá-lo. Vamos copiar o texto numa nova página. A forma mais elegante de iniciar uma nova página é inserir uma quebra de página, pressionando as teclas Ctrl+Enter ou através do menu Inserir > Quebra... > Quebra de página. Uma maneira alternativa (e muito feia!) é posicionar a ponta do mouse no fim da última palavra do texto e pressionar a tecla Enter até atingir a segunda página. Na barra de menus selecione Editar > Colar. Uma forma rápida para fazer isso é usar o atalho Ctrl+V ou o ícone . Observe que o texto foi copiado no início da 2ª página.. 8.. FORMATANDO O TEXTO. Inicie a formatação dos textos copiados para a página 2 seguindo as instruções: ♦ ♦ ♦. Selecione o título do primeiro texto: "BATERIAS USADAS" Na barra de formatação ative Negrito e Centralizar Repita este procedimento para os outros títulos dos textos. ♦ Selecione o primeiro texto (sem o título) e ative Centralizar na barra de formatação ♦ Selecione o segundo texto (sem o título) e ative Alinhar à direita na barra de formatação ♦ Selecione o terceiro texto (sem o título) e ative Justificar na barra de formatação.

(10) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 9. Mova o mouse na barra de rolamento vertical e observe como ficou o texto em relação às diversas formas de alinhamento das linhas. O texto deverá se apresentar como segue:. BATERIAS USADAS O lixo doméstico tem se alterado significativamente diante de nosso padrão de consumo. Em nosso dia-a-dia, aumentamos cada vez mais a quantidade de produtos descartáveis. Das pilhas comuns, passamos às pilhas em pílulas ou baterias para relógios, câmaras, calculadoras, lanternas, uma série de equipamentos eletroeletrônicos que realizam o sonho de consumo do homem deste fim de século. Esse descarte ganhou nova dimensão com a popularização dos telefones celulares. O que fazer com suas baterias inutilizadas?. COMO FUNCIONA UM TELEFONE CELULAR? Uma conversa via telefone celular é em essência realizada por meio de uma transmissão de rádio. A voz é transmitida via rádio- freqüência, similar à radio-difusão convencional, com uma modulação FM (idêntica à rádio-difusão FM). A pessoa pode usar determinadas freqüências para transmissão, que são, a cada ligação, alocadas através de uma Estação Rádio Base (ERB) mais próxima. Cada ERB responde por uma determinada área geográfica de atendimento. Um sistema de telefonia celular é formado por ERBs e um equipamento central para a coordenação do sistema, chamado Central de Controle Celular (CCC).. PESQUISA NA FLORESTA O maior experimento científico já realizado na Amazônia transformou alguns pontos da selva em cenário de cinema. Os laboratórios têm coisas como um radar de 8 metros de diâmetro, antenas parabólicas, piloto de avião vestido de astronauta, uma torre metálica com 64 metros de altura e dezenas de computadores. Essa incrível parafernália é utilizada por mais de 150 pesquisadores de dez países. Eles trabalham no Experimento de Grande Escala da Biosfera e Atmosfera na Amazônia, cuja sigla, em inglês, é LBA. 9.. ENCERRANDO O WORD. Para finalizar o Word clique em Arquivo > Sair, ou no botão fechar. Não esqueça de salvar o arquivo!. R EPITA O EXER CÍCIO A TÉ T ER C ERT EZA QU E APR END EU O C ONT EÚD O! DICA: Para desfazer qualquer procedimento, basta clicar no botão Desfazer na barra padrão!.

(11) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 10. EXERCÍCIO 02: FORMATAÇÃO ASSUNTOS: ♦ Formatação de página ♦ Formatação de texto ♦ Cópia e movimentação de texto ♦ Controle de exibição 1.. Configure a página com todas as margens iguais a 1 cm; tamanho de papel Tamanho personalizado, Largura e Altura 20 cm x 30 cm; orientação Retrato e alinhamento vertical Centralizado.. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio02.doc. 3.. Digite os textos da página a seguir, tentando manter o mesmo padrão (não relativo à quantidade de caracteres por linha, mas sim com relação à justificação do parágrafo, tamanho de fontes, negritos, itálicos e sublinhados).. 4.. Ajuste o título do texto "QUEM VIVIA EM ROMA?" para letra tamanho 16, em negrito e sublinhado, parágrafo centralizado.. 5.. Ajuste o primeiro parágrafo de seu texto para fonte tipo Courrier New com tamanho 15, texto justificado.. 6.. Ajuste a fonte do texto "A CASA PATRÍCIA" para fonte ARIAL tamanho 7.. 7.. Ajuste o controle de Zoom para 150% e verifique como ficou o texto. 8.. Retorne o controle de Zoom para Largura da página.. 9.. Copie o texto "QUEM VIVIA EM ROMA" para depois de "A CASA PATRÍCIA". Para isso, recorte cole. o texto.. 10. Salve o arquivo.. e.

(12) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 11. QUEM VIVIA EM ROMA? Era um orgulho dizer “sou cidadão romano”. Esse título garantia privilégios: o cidadão não pagava impostos, tinha direito de voto e de participação política. E também deveres, especialmente o de ser soldado. – Mickey, nós não somos cidadãos? – Sim, mas com outros direitos e deveres. Nossas leis atuais até que são parecidas com as deles, pois se basearam nas Doze Tábuas e no Código do imperador Justiniano. A riqueza separava os grupos sociais. Os cidadãos ricos, ou patrícios, eram os grandes donos de terras e comerciantes. Usavam três nomes desde criança: o nome próprio, do clã e o da família. Os pobres ou plebeus, ganhavam a vida trabalhando nas cidades como artesãos e pequenos comerciantes, ou no campo. Durante a república, todo romano trabalhava e pagava impostos. Na época do Império o título de cidadão se estendeu a todos seus moradores, inclusive os plebeus, que começaram a viver do trigo grátis (das colônias) distribuído pelo Estado. Deixaram de pagar impostos e seu trabalho passou a ser feito pelos escravos, na maioria prisioneiros de guerra sem qualquer direito. – Que vida boa a dos cidadãos, né? – Sem dúvida, Mas os escravos é que pagaram a farra toda.. A CASA PATRÍCIA Os patrícios viviam em mansões de pedra, com colunas e pisos de mármore, paredes com lindos afrescos pintados e móveis de bronze, marfim ou madeira rara. A entrada da casa era decorada com mosaicos, onde se lia “Cuidado com o Cão”. Depois vinham o atrium (salão principal, de teto aberto) e o impluvium (tanque que colhia a água da chuva). Os quartos, a biblioteca e outras salas davam para o atrium. Daí se chegava ao tablinium, que servia de ante-sala, e ao peristilo, uma varanda coberta que se abria para um jardim interno. do Peristilo vinha a iluminação da sala de jantar (o triclinium), da cozinha e da sala de banhos. Lá também ficava o lararium, um altar para os deuses domésticos (os lares). – A sala de jantar tinha camas? Poxa! – assustou-se o Pateta. – Eh, eh! Sim. As camas eram usadas para comer. A pessoa ficava deitada, deixando os escravos servir a comida. – Vou colocar algumas camas na minha sala de jantar. Iac! Para a iluminação noturna os romanos usavam principalmente lamparinas que queimavam azeites. Contrastando com todo esse luxo, os plebeus viviam amontoados em “cortiços” verticais, sem água. Usavam lavatórios públicos..

(13) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 12. EXERCÍCIO 03: FORMATAÇÃO ASSUNTOS: ♦ Correção ortográfica ♦ Textos em letras maiúsculas e minúsculas ♦ Inserir Quebra de página ♦ Voltar / Refazer digitação e operação ♦ Apagar, copiar e mover áreas selecionadas de texto 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio03.doc. 3.. Digite os textos da página a seguir. Existem algumas palavras digitadas de forma errada. Não as corrija! Prossiga com a digitação se digitar alguma palavra errada. A correção será feita utilizandose o corretor ort ográfico.. 4.. O primeiro texto deve ser digitado usando alinhamento à esquerda sem numeração de linhas. 5.. O segundo texto deve ser digitado usando alinhamento justificado. 6.. O terceiro texto deve ser digitado usando alinhamento centralizado. 7.. Após a digitação efetue as operações seguintes: ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦. Vamos ♦ ♦ ♦. 8.. Inserir uma Quebra de página: selecione Inserir > Quebra > Quebra de página > OK Selecione os dois primeiros textos digitados. Copie-os para a página 2. Posicione o cursor no início do primeiro texto. Selecione o botão de Ortografia e gramática e proceda à correção ortográfica dos textos. Selecione o título do primeiro texto. Selecione Formatar > Maiúsculas e minúsculas... Na caixa de diálogo seguinte, selecione MAIÚSCULAS. Selecione o título do segundo texto. Selecione, na janela Maiúsculas e minúsculas..., a opção Primeira Letra De Cada Palavra Em Maiúscula Selecione o título do terceiro texto. Selecione, na janela Maiúsculas e minúsculas..., a opção Inverter Selecione todo o primeiro texto. No teclado, aperte a tecla Delete.Observe que o texto foi apagado. Para desfazer a operação de apagar, selecione Editar > Desfazer Digitação. Esta operação é semelhante a usar o botão . Selecione todo o segundo texto. Vamos movê-lo para o fim do terceiro texto. Selecione Editar > Recortar. Posicione o curso uma linha após o terceiro texto. Selecione Editar > Colar. Observe que o texto foi recortado e colado (movido) para o fim do terceiro texto. refazer o procedimento de mover um texto, usando uma outra seqüência de ações: Desfaça a operação efetuada anteriormente usando o botão Desfazer. Selecione todo o segundo texto novamente. Observe que o texto ficou destacado em escuro. Posicione o ponteiro do mouse sobre a região marcada e mantendo o botão pressionado desloque-o para o fim do terceiro texto. Observe que o texto foi movido.. Salve o arquivo..

(14) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 13. Moda As mulheres ricas tinham escravas para se arrumar; e passavam óleos para pentear e prender os cabelos. Cobriam-se com uma túnica de lã ou de linho, sobreposta pela estola presa com cintos. Sobre a túnica, os homens usavam a toga, um imenso manto pregueado. Dependendo da importância, as pessoas vestiam roupas definidas: os senadores portavam togas com uma larga faixa de cor púrpura. Sair de casa apenas de túnica seria para eles um vexame. Isto era coisa qeu só cidadãos ou escavos podiam fazer.. A ESCOLA A escola romana tinha apenas uma sala. Podia ser tanbém uma tenda separada da rua por uma cortina. Muitos professores eram gregos. Os rapazes e as meninas iam a escolas diferentes, onde aprendiam a ler, escrever e contar. – Humm... Como é que as criancas podiam aprender a escrever se não existiam papel e lápis? Ora, é simples. Escreviam com uma caneta de osso sobre tábuas recobertas de ceras. Para os romanos, o estudo era considerado lazer. Várias exercícios eram de forma de jogo. Para conhecer o alfabeto, comiam pequenos doces com o formato das letras. Mas, apesar das brincadeiras, a disciplina era muito severa. Aos 13 anos, as meninas trocavam a escola pelas tarefas domésticas. Os rapazes iam para a escola secundária.. profissiões Romanos, gregos, egípcios, orientais e gauleses circulavam pelas ruas de Roma, capital de muitos povos. As lojas e oficinas ficavam no térreo dos grandes edifícios. Nas calçadas, amontoava m-se mercadorias de vendedores ambulantes. Roma era famosa pelo comércio variado e por ter bons serviços. Havia barbeiros, livreiros, tintureiros, padeiros, farmacêuticos e açougueiros. Nas oficinas, trabalhavam os artesãos: oleiros (fazendo tijolos e ânforas), ferreiros, marceneiros, ourives, vidraceiros, etc. Um dos produtos mais importantes do comércio era o aseite, usado na iluminação e na cozinha, e como sabão, nos banhos..

(15) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 14. EXERCÍCIO 04: FORMATAÇÃO ASSUNTOS: ♦ Definir recuos, tabulação, parágrafos e margens ♦ Formatar parágrafos, tabulação e espaçamentos 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio04.doc. 3.. Digite os textos da página seguinte.. 4.. Mude a fonte para Arial, tamanho 12. Para os títulos, use tamanho 14.. 5.. Copie todos os textos para uma segunda página, seguindo as instruções: ♦ No menu Editar, selecione a opção Selecionar tudo (ou tecle Ctrl+T) ♦ Clique sobre o botão Copiar (ou tecle Ctrl+C) ♦ Coloque o cursor no final do texto ♦ No menu Inserir, selecione a opção Quebra ♦ Na janela Quebra deixe marcada apenas a opção Quebra de página e clique sobre o botão OK ♦ Clique sobre o botão Colar (ou tecle Ctrl+V). 6.. Modifique as margens dos textos, seguindo as instruções: ♦ Selecione o primeiro texto. ♦ Ajuste o marcador de margem esquerda para posição 2 e o de margem direita para a posição 14 da linha régua. ♦ Selecione o terceiro texto. ♦ Ajuste o marcador de margem esquerda para a posição 3 e o da margem direita para 12. ♦ Selecione o alinhamento justificado. ♦ Insira uma quebra de página depois do terceiro texto da forma explicada anteriormente. ♦ Selecione todo o quarto texto. ♦ Ajuste o marcador de recuo de primeira linha para a posição 4 e o marcador de margem esquerda para a posição 2. Mantenha o marcador de margem direita na posição 16. Observe como ficou o texto. ♦ Selecione todo o quarto texto outra vez. ♦ Ajuste o alinhamento para justificado, marcador de margem direita para a posição 13 e o marcador de recuo à esquerda para a posição 3. Observe como ficou o texto. Marcador de Recuo à esquerda. Margem esquerda Marcador de Recuo da primeira linha. Marcador de Recuo à direita.

(16) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. Há outra forma de manipular as margens do texto: ♦ Selecione todo o quarto texto outra vez. ♦ Selecione na barra de menu principal Formatar > Parágrafo ♦ Preencha Alinhamento: Esquerda ♦ Preencha Recuo: Esquerdo = 2 e Direito = 2 ♦ Preencha Espaçamento: Antes = 0 pt (pontos) e Depois =18 pt ♦ Preencha Entre linhas: Duplo Utilize o botão de Ajuda. 7.. No menu Formatar > Tabulação preencha as caixas de diálogo seguindo as instruções abaixo ♦ Marca de tabulação: 5 cm (clique em Definir) ♦ Tabulação padrão: 2 cm ♦ Alinhamento: Esquerdo ♦ Preenchimento: 1 Nenhum Utilize o botão de Ajuda. 8.. para explorar os conceitos acima. Salve o arquivo.. para explorar os conceitos acima. 15.

(17) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 16. COSTUMES Os romanos faziam três refeições por dia : jentaculum, prandium e cena. As duas primeiras eram leves. A cena, mais importante, era servida no meio da tarde, depois do trabalho. Os banquetes dos ricos patrícios podiam durar dias ! Eles comiam filés de urso, javalis, flamingos cozidos, tortas de legumes, salsichas de faisão, azeitonas, nozes, tâmaras, queijos e frutas. Plebeus e escravos limitavam-se a comer sopas de farinha e pão.. PÃO E CIRCO Para fazer o povo esquecer o sofrimento do dia-a-dia, os imperadores romanos promoviam muitas festas, muitos jogos, espetáculos e lutas. O calendário tinha 175 feriados por ano. Todas as cidades possuiam um teatro, onde se encenavam as tragédias e comédias, e um coliseu (anfiteatro oval ou circular, com uma arena no centro) para os jogos e as lutas. Era na arena do circo que os gladiadores lutavam entre si ou contra leões e tigres. As corridas de bigas (carros com duas rodas) e o teatro romano eram muito apreciados. O imperador seguia o lema romano: “Pão e Circo” para o povo ! (Leia-se: trigo e espetáculos de graça).. RELIGIÃO Os romanos adoravam vários deuses. Entre eles, Júpiter, Marte, Apolo e as deusas Jono, Minerva e Vênus. Toda família tinha um pequeno santuário em seu jardim, onde venerava os lares e penates, espíritos protetores das casas. Mas o culto principal acontecia nos templos. Os sacerdotes conduziam as cerimônias e, nas preces públicas, um flautista acompanhava o ritmo da recitação.. A LEGIÃO ROMANA O exército romano foi o mais poderoso e disciplinado da época. Para os romanos, aumentar seu poder significava conquistar territórios, o que foi feito por suas legiões. A legião era um grupo de 6.000 homens, divididos em 10 coortes, com 3 unidades táticas de 2 centúrias (1 centúria = 100 homens) cada uma. As legiões tinham número, nome e sobrenome. Eles foram também grandes inventores de armas. Os soldados dispunham de uma espada curta de dois gumes, o gládio, e grandes lanças para o ataque. Já para a defesa, usavam uma armadura feita com tiras de couro ou metal, a lorica; um capacete com proteções laterais, o elmo; e um escudo retangular. Quando não estavam em combate, faziam treinamentos militares, erguiam acampamentos e pontes ou trabalhavam em obras públicas: construção de estradas, aquedutos, fortalezas e teatros. A maioria dos cidadãos se alistava no serviço militar porque queria. Só com voluntários – e muito bem pagos – era possível organizar um exército de vencedores. Ser legionário romano era uma honra..

(18) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 17. EXERCÍCIO 05: LISTAS, MARCADORES E B ORDAS ASSUNTOS: ♦ Digitar uma lista ♦ Manipular Marcadores e Numeração ♦ Utilizar Bordas e Sombreamento ♦ Classificar Textos em uma Lista 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio05.doc. 3.. Inicie a criação do texto da página seguinte: ♦ Digite uma linha em branco (tecle Enter) ♦ Digite o título: “UNIDADES BÁSICAS DE UM COMPUTADOR”. 4.. Coloque borda e sombreamento no título seguindo as instruções a seguir: ♦ Selecione o título ♦ Formate-o conforme a seguir: Centralizar, Negrito, Times New Roman, 18, Azul ♦ No menu Formatar > Bordas e sombreamento... selecione ou preencha: o Bordas o Sombreamento § Definição: Sombra § Preenchimento: Amarelo § Estilo: Indicado ao lado § Estilo: 15% § Cor: Azul § Cor: Azul § Largura: 4 ½ pt § Aplicar a: Parágrafo § Aplicar a: Parágrafo. 5.. Digite os demais itens, formatando como Times New Roman, 18, Azul, observando letras maiúsculas e minúsculas e digitando a numeração e os marcadores.. 6.. Utilize os ícones de Numeração , Marcadores formatar os itens de acordo com o mostrado.. 7.. Para conseguir formas diferentes de marcadores e seqüências, também pode ser utilizado o menu Formatar > Marcadores e numeração.... , Diminuir recuo. e Aumentar recuo. 8. Classifique em ordem alfabética crescente cada um dos itens da lista de DISPOSITIVOS DE I/O: ♦ ♦. 9.. Selecione o menu Tabela > Classificar... Na caixa de diálogo Classificar texto escolha: § Classificar por: Parágrafos § Tipo: Texto § Crescente Salve o arquivo.. para.

(19) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. UNIDADES BÁSICAS DE UM COMPUTADOR 1. CPU 2. MEMÓRIA 3. DISPOSITIVOS DE I/O ♦ CPU ⇒ Microprocessador ♦ MEMÓRIA A) Memória Principal B) Memória Secundária DISPOSITIVOS DE I/O a) Dispositivos de Entrada • teclado (numérico ou alfanumérico) • mouse • mesa digitalizadora • tela sensível ao toque • leitora ótica ∗ digitalizador de imagem (scanner) ∗ leitora de caracteres ótico (OCR) ∗ leitora de códigos de barra b) Dispositivos de Saída • vídeo • impressora • plotter c) Dispositivos de Entrada/Saída • fitas e discos magnéticos • modem • interfaces / protocolos • terminais de computadores. 18.

(20) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 19. EXERCÍCIO 06: COLUNAS ASSUNTOS: ♦ Digitação de texto em colunas ♦ Formatação de colunas 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio06.doc. 3.. Formate os cabeçalhos dos textos da seguinte forma: fonte Arial, tamanho 8, itálico, alinhado à esquerda. 4.. Formate o primeiro e segundo textos da seguinte forma: fonte Times New Roman, tamanho 9, normal, alinhamento justificado. 5.. Para o primeiro texto, selecione Formatar > Colunas... e na caixa de diálogo Colunas ajuste: ♦ Número de Colunas: 2 ♦ Linhas entre colunas: £ (não) ♦ Largura e espaçamento: § Largura: 7 cm § Espaçamento: 2 cm § Colunas de mesma largura: R (sim) § Aplicar: no texto selecionado. 6.. Para o segundo texto, selecione Formatar > Colunas... e na caixa de diálogo Colunas ajuste: ♦ Número de Colunas: 3 ♦ Linhas entre colunas: R (sim) ♦ Largura e espaçamento: § Colunas de mesma largura: £ (não) § Largura colunas 1 e 3: 4 cm § Espaçamento: 1,4 cm § Aplicar: no texto selecionado. 7.. Após a digitação e formatação o texto deve ser similar ao apresentado na próxima página.. 8.. Salve o arquivo..

(21) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 20. CD-ROM FOLHA 94 Autor: MARIA EDICY MOREIRA Editoria: INFORMÁTICA Página: 6-3 Edição: Nacional Tamanho: G 222 JAN 5, 1994 Legenda Foto: Catálogo eletrônico desenvolvido pela QI Informática apresenta carros nas lojas Toyota Crédito Foto: Marcelo Soubhia/Folha Imagem Empresas usam tecnologia para treinamento e serviços Gessy Lever adere à multimídia para troca de idéias MARIA EDICY MOREIRA. A multimídia deixa de ser um mero instrumento de lazer para entrar também nas empresas. Essa tecnologia ganha espaço em indústrias, bancos, lojas de automóveis e magazines. Na Gessy Lever, indústria de produtos alimentícios e de higiene, a multimídia se destaca no marketing. Usando redes e o programa de trabalho em grupo "Notes", os profissionais de marketing trocam experiências e idéias sobre embalagens e publicidade com seus colegas de vários países. A Toyota usa a multimídia para apresentar seus carros nas lojas. O Bamerindus instalou nos aeroportos quiosques que permitem consultar dados sobre seguros e até fazer seguro de vida antes de viajar. O BCN (Banco. Nacional de Crédito) deve colocar no próximo mês, em agências, quiosques multimídia para divulgação de informações e produtos. Os clientes poderão, ainda, movimentar suas contas e fazer investimentos. O banco, segundo o gerente de desenvolvimento, Sérgio Ximenes, 44, levará a multimídia para as gerências para apoio no atendimento a clientes. Uma das principais diferenças da multimídia nas empresas em relação ao uso doméstico está na forma como a tecnologia chega aos usuários. Enquanto no mercado doméstico, CD-ROM já virou quase sinônimo de multimídia, nas empresas a palavra-chave para popularização da tecnologia está nas redes.. Autor: CAETANO TRAINA JR.; AGMA J. MACHADO TRAINA Editoria: INFORMÁTICA Página: 6-4 Edição: Nacional Tamanho: G 442 JAN 5, 1994 Observações: SUB-RETRANCA Usuário tem que conhecer padrões Especial para a Folha. Em multimídia, existem alguns padrões de fato, como o MIDI para música sintetizada, e os arquivos .WAV da Microsoft. Como as necessidades são muitas, as estruturas também o são. A Philips, principal companhia a desenvolver e a estabelecer padrões para CD, publica especificações para diferentes aplicações, identificadas por cor. A mais antiga, produzida com a Sony em 1982 e conhecida como "livro vermelho" ou CDDA ("CD-Digital Audio"), define padrões dos CDs de áudio, indicando o formato de armazenagem como dois canais amostrados em 44,1 KHz em 16 bits usando PCM linear ("Pulse-Code Modulation"), que permite 75 minutos de música em um CD. A gravação de áudio em PCM é a mesma utilizada em arquivos .WAV suportados pelo "Windows", embora com outras taxas de amostragem e quantização. Como um computador pode ter acesso a outros tipos de informações gravadas em CD, foi criado em 1983 outro. padrão, conhecido como CDROM, ou "livro amarelo". Esse padrão não indica a estrutura de diretórios que um disco deve ter, e por isso a indústria o refinou, criando o padrão "High Sierra", com modificações mínimas como ISO-9.660. Hoje a maioria dos CD-ROM disponíveis atendem a esse padrão, o qual faz parte também do padrão MPC, que indica a necessidade de leitura de discos de áudio padrão "red book". A partir do final dos anos 80, a indústria precisou armazenar informações em CDs que não podiam ser atendidas por esses padrões. Diversos formatos, frequentemente conflitantes, forem surgindo. Esses formatos destinam-se a atender áudio com taxas de amostragem e formato diferente daquele definido pelo "red book"; armazenagem de imagens de alta resolução; seqüências de vídeo animadas; produtos interativos, que sincronizam áudio e vídeo animado. Hoje, um padrão importante é o CD-ROM XA (CD-ROM "extended architecture"), criado em 1989 pela Microsoft, Philips e Sony. Ele faz a gravação intercalada de texto, áudio e vídeo. num mesmo arquivo, permitindo assim sua reprodução sincronizada. Aproveitando esse padrão a indústria criou outros, que o refinam em diversas aplicações, como o Photo-CD da Kodak, para armazenagem de imagens de alta resolução (é possível armazenar imagens com resolução próxima a de filmes fotográficos). Há também o padrão ADPCM ("Adaptative Differencial Pulse-Code Modulation") para armazenagem de áudio com diversas taxas de amostragem e compactado; e o padrão DVI ("Digital Video Interleaved") da Intel para animações de tela inteira. Integrando todas essas formas, o padrão "livro verde" ou CD-I ("CD-Interactive") da PhilipsSony incorpora os padrões CD-DA, CD-ROM, CD-ROM XA com algum padrão de compactação para áudio e vídeo, e Kodak Photo-CD, mas não especificam a compactação ADPCM e nem a extensão multisessão para Photo-CD. (CTJr. e AJMT)..

(22) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 21. EXERCÍCIO 07: TABELAS ASSUNTOS: ♦ Digitação de texto em tabelas ♦ Formatação de tabelas ♦ Classificação de texto em tabelas 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio07.doc. 3.. Digite o Título "Orçamento" centralizado, fonte ARIAL, tamanho 20 e borda inferior. 4.. Crie uma tabela seguindo as instruções abaixo: ♦ Antes de criar a tabela verifique se a fonte selecionada é Times New Roman, tamanho 12 ♦ Selecione Tabela > Inserir > Tabela... § Número de colunas: 6 § Número de linhas: 25 § Largura de coluna fixa: Automático Observe o aparecimento das linhas de grade da tabela (se a opção estiver habilitada no menu Tabela > Mostrar linhas de grade).. 5.. Digite os itens da primeira linha da tabela (linha de título). 6.. Para a tabela não ficar com colunas de largura auto-ajustáveis, desabilite Tabela > Propriedades da tabela... > Opções... £ Auto-redimensionar para ajustar o conteúdo.. 7.. Ajuste a largura de cada coluna através do menu Tabela > Propriedades da tabela... > Coluna > R Largura preferencial: ♦ Item: 1,3 cm ♦ Quant.: 1,7 cm ♦ Discriminação: 5,8 cm ♦ Preço Unitário: 3 cm ♦ Unid.: 1,5 cm ♦ Preço Total: 3 cm. 8.. Formate as colunas: ♦ "Item", "Preço Unitário" e "Preço Total" ajustadas à direita ♦ "Quant." e "Unid." centralizandas ♦ "Discriminação" ajustadas à esquerda. 9.. Digite os valores. Ao final de cada um deles, pressione Tab para passar para o item seguinte.. 10. A última linha da tabela deverá conter o total ♦ Para totalizar a coluna "Preço Total", selecione Tabela > Fórmula.... ♦ Digite a fórmula “=SOMA(ACIMA)” ou “=SUM(ABOVE)” e selecione o formato “#.##0,00”. 11. Após a digitação da tabela proceder uma auto-formatação. ♦ Selecione Tabela, desative Ocultar linhas de grade e selecione AutoFormatação da Tabela... ♦ Na caixa de diálogo AutoFormatação da Tabela... selecione: § Formato: Tabela com grade 4 § Selecione as opções: Linha de título e Última linha Explore as outras formatações de tabela! 12. Copie a tabela para o início de uma nova página 13. Faça uma ordenação alfabética da tabela: ♦ Selecione toda a tabela copiada, exceto a linha TOTAL ♦ Selecione Tabela > Classificar... ♦ Escolha Classificar por "Discriminação", Tipo Texto, Crescente para a classificação 14. Salve o arquivo..

(23) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 22. ORÇAMENTO Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23. Discriminação Instalação do canteiro de obras Tijolo branco Tijolo 8 furos Barro Areia Brita Cimento Cerâmica p/ piso Azulejo decorado Ferro 3/8” Tinta Esquadrias p/ janela Esquadrias p/ porta Telha colonial Fio elétrico 1.5 mm2 Tomada universal Interruptores Cano pvc 1/2” Torneiras Luminárias Disjuntores Quadro de medição Registro de passagem TOTAL. Unid. – mil mil m3 m3 m3 saco m2 m2 kg lata m2 m2 mil rolo uma um vara uma uma um um um. Quant. Preço Unitário 1 1.000,00 8 200,00 35 120,00 18 50,00 18 40,00 6 35,00 200 7,00 120 30,00 15 40,00 10 3,00 25 25,00 15 300,00 20 250,00 3 40,00 10 35,00 30 4,00 15 4,00 12 6,00 8 80,00 12 25,00 5 15,00 1 40,00 05 50,00. Preço Total 1.000,00 1.600,00 4.200,00 900,00 720,00 210,00 1.400,00 3.600,00 600,00 30,00 625,00 4.500,00 5.000,00 120,00 350,00 120,00 60,00 72,00 640,00 300,00 75,00 40,00 250,00 26.412,00.

(24) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 23. EXERCÍCIO 08: LOCALIZAR E SUBSTITUIR ASSUNTOS: ♦ Visualização de impressão documentos ♦ Localizar e substituir textos ♦ Localizar e substituir formatação 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio08.doc. 3.. Abra o arquivo Exerciocio06.doc (Exercício 06). 4.. Selecione todo o texto, usando Editar > Selecionar tudo. 5.. Copie o texto selecionado e cole dentro do arquivo Exercicio08.doc, utilizando Editar > Copiar e Editar > Colar. 6.. Visualize como o texto deveria ser impresso: ♦ Selecione Arquivo > Visualizar impressão. ♦ Explore os diversos ícones da barra de ferramentas do item Visualizar Impressão, com exceção do ícone da impressora.. 7.. Saia do modo de visualização, clicando em Fechar e posicione o cursor no início do texto.. 8.. Vamos realizar a localização de uma palavra em um texto, pesquisando a palavra “CD-ROM”. ♦ Selecione Editar > Localizar... ♦ Na caixa de diálogo Localizar digite a palavra CD-ROM (em maiúsculo) para o item Localizar. ♦ ♦ ♦ ♦ ♦. Expanda as opções clicando em Para o item Direção selecione a opção Abaixo. Ative a opção Diferenciar maiúsculas de minúsculas. Clique em Localizar próxima. Repita este procedimento até atingir o fim do texto..

(25) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. 9.. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 24. Repit a o procedimento acima utilizando agora a opção Editar > Substituir... ♦ No item Localizar preencha com “CD-ROM” (em maiúsculo) ♦ No item Substituir por preencha com “cd-rom” (em minúsculo) ♦ No item Direção escolher a opção Tudo ♦ Selecione a opção Diferenciar maiúsculas de minúsculas. ♦ Clique no botão Substituir para as duas primeiras substituições e um clique no botão Substituir tudo para as demais. ♦ Após o processo de substituição de “CD-ROM” por “cd-rom”, feche a caixa de diálogo de Substituir.. 10. Vamos proceder a uma nova localização da palavra CD-ROM, agora, independentemente de estar em letras maiúsculas ou minúsculas. Para isto, basta desativar a opção Diferenciar maiúsculas de minúsculas e proceder como anteriormente. 11. Vamos realizar um processo de localização de formatação: ♦ Desloque o cursor para o início do texto. ♦ Selecione Editar > Localizar... e na caixa de diálogo Localizar selecione Especial. ♦ Na nova caixa de diálogo aberta, escolha Marca de parágrafo (marca de final de linha; significa que a tecla Enter foi pressionada), procedendo o processo de localização. 12. Vamos proceder a um processo de substituição de formatação: ♦ Desloque o cursor para o início do texto. ♦ Selecione Editar > Substituir... e na caixa de diálogo Substituir posicione o cursor em Localizar. ♦ Clique no botão Formatar e escolha a opção Fonte e na caixa de diálogo de fontes escolha: Arial, Itálico, tamanho 8. ♦ Posicione o cursor em Substituir por... ♦ Clique novamente no botão Formatar, escolha outra vez a opção Fonte e selecione na caixa de diálogo de fontes a opção: Arial, Normal, tamanho 10. ♦ Verifique o que aconteceu com o texto! 13. Salve o arquivo..

(26) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 25. EXERCÍCIO 09: C AIXAS DE TEXTO ASSUNTOS: ♦ Utilizar caixas de texto ♦ Formatar caixas de texto utilizando as ferramentas de desenho 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio09.doc. 3.. Elabore um cartaz de divulgação de um curso, conforme abaixo, utilizando caixas de texto e as ferramentas de desenho ♦ Ative a barra de ferramentas Desenho no menu Exibir > Barra de ferramentas > Desenho ou ative o ícone. ♦. na barra de ferramentas Padrão.. Explore a barra de ferramentas e identifique os ícones AutoFormas, Linha, Caixa de texto, Inserir WordArt, Cor do preenchimento, Cor da linha, Cor da fonte, Estilo da linha, Estilo do tracejado Estilo da seta, Estilo de sombra, Estilo 3D. CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA CLIENTELA •. Interessados em Geral Nº DE VAGAS •. 15 vagas. HORÁRIO DO CURSO • •. Dias: 3ª e 5ª Feiras Hora: 19h às 22h15min PERÍODO DO CURSO • • •. Início: 30/02/2000 Término: 31/02/2000 Carga Horária: 20 horas. CUSTOS • •. Valor Total: R$ 30,00 Forma de Pagamento: 2 x R$ 15,00 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO •. MS Word. Informações na Gerência de Informática.

(27) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 26. EXERCÍCIO 10: D ESENHO ASSUNTOS: ♦ Utilizar ferramentas de desenho ♦ Formatar fontes e marcadores 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio10.doc. 3.. Elabore os slides mostrados a seguir, utilizando as ferramentas de desenho.. INFORMÁTICA: Evolução e Conceitos ◊ SOCIEDADES v Agrícolas v Industriais v Serviços ♦ Processo de transformação da sociedade: Informação Automática. INFORmação. INFORMÁTICA. AutoMÁTICA. Automação. ∗ Sociedade TELEMÁTICA: Telecomunicações com Informática.

(28) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 27. COMPONENTES DE UM SISTEMA HARDWARE. SOFTWARE. PEOPLEWARE Pessoas / Usuários IMPACT OS DA INFORMÁTICA. C. Alguns efeitos positivos. Aumenta a informação disponível Reduz tempo para executar tarefas Reduz custos Aumenta a produtividade, a qualidade e a satisfação Melhora a qualificação do profissional. D. Alguns efeitos negativos Aumenta custos Reduz a flexibilidade Aumenta a resistência e a insegurança Provoca desemprego.

(29) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 28. EXERCÍCIO 11: MALA D IRETA ASSUNTO: ♦ Utilizar mala direta 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Crie e formate uma tabela de com 10 linhas e as seguintes colunas: Nome, Endereço, Bairro, Cidade, UF, CEP.. 3.. Salve o arquivo com o nome Exercicio11_dados.doc. 4.. Digite a carta a seguir em um novo arquivo:. Prezado(a) Sr.(a) , Vimos comunicar o atraso de uma prestação de compras realizadas em nossa loja. Caso já tenha regularizado a situação, desconsidere o aviso. Lembramos que em nossas lojas sempre têm uma promoção que encanta nossos clientes. Endereço: Bairro: Cidade/UF:. CEP:. 5.. Salve o arquivo com o nome Exercicio11_modelocarta.doc. 6.. Para criar uma mala direta, primeiramente vamos exibir a barra de ferramentas de Mala direta selecionando Ferramentas > Cartas e correspondências > Mostrar barra de ferramentas ‘Mala direta’. 7.. Todas as operações para gerar a mala direta serão realizadas a partir do arquivo Exercicio11_ modelocarta.doc. 8.. Selecione o ícone Abrir fonte de dados. 9.. Para cada item da carta, existe uma associação no arquivo de dados. Essa associação será feita usando o ícone Inserir campos de mesclagem e selecionando o item apropriado. Pode-se aplicar formatação diferente aos campos; entretanto, essa formatação será repetida quando mandarmos gerar a mala direta. O modelo da carta ficará com a seguinte aparência:. e localize o arquivo Exercicio11_dados.doc.. Prezado(a) Sr.(a) «Nome», Vimos comunicar o atraso de uma prestação de compras realizadas em nossa loja. Caso já tenha regularizado a situação, desconsidere o aviso. Lembramos que em nossas lojas sempre têm uma promoção que encanta nossos clientes. Endereço: «Endereço» Bairro: «Bairro» Cidade/UF: «Cidade»/«UF». CEP: «CEP». Note que os campos «Nome», «Endereço», «Bairro», «Cidade», «UF» e «CEP» foram inseridos..

(30) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 29. 10. Salve o arquivo Exercicio11_ modelocarta.doc para não perder os procedimentos realizados. 11. O próximo passo é mesclar o documento, ou seja, fazer com que os valores que estão no arquivo de dados sejam colocados nos valores correspondentes no aquivo modelo. Para isso, selecione o ícone Mesclar para novo documento. , Mesclar registros, Todos.. 12. Um novo arquivo, com o nome genérico Cartas1 ... CartasN, será gerado, no qual cada página possuirá os dados referentes a uma linha da tabela do arquivo de dados. 13. Salvar o arquivo da mala direta com o nome Exercicio11_maladireta.doc Existem diversas outras formas de se fazer mala direta, inclusive com outras fontes de dados (Access, Excel etc). 14. Suponha agora que em vez de uma carta, desejamos fazer um relatório com os dados. Vamos criar um arquivo chamado Exercicio11_modelorelatorio.doc, com as seguintes linhas que devem se repetir até o final da página (não pode passar de uma folha!):. Nome: Endereço: Bairro: Cidade/UF: CEP: 15. Vamos novamente associar os campos com o ícone Inserir campos de mesclagem, repetindo essa seqüência até o final da página:. Nome: «Nome» Endereço: «Endereço» Bairro: «Bairro» Cidade/UF: «Cidade»/«UF» CEP: «CEP» 16. Se mandarmos mesclar o documento da maneira que está, apenas os dados da primeira linha serão colocados. Confira o resultado. 17. Para que os registros seguintes sejam também mesclados é necessário acessar Inserir campo do Word > Próximo registro posteriores à primeira.. antes do primeiro campo, nas seqüências. 18. O arquivo, que deve mais uma vez ser sal, terá a seguinte estrutura, sendo que, até o final da folha, a segunda seqüência se repete:. Prezado(a) Sr.(a) «Nome», Endereço: «Endereço» Bairro: «Bairro» Cidade/UF: «Cidade»/«UF» CEP: «CEP» Prezado(a) Sr.(a) «Próximo registro»«Nome», Endereço: «Endereço» Bairro: «Bairro» Cidade/UF: «Cidade»/«UF» CEP: «CEP» 19. Selecione Mesclar para novo documento, Mesclar registros, Todos. Salve o arquivo gerado como Exercicio11_relatorioOK.doc.

(31) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 30. EXERCÍCIO 12: MARCA D’ ÁGUA E O BJETOS ASSUNTOS : ♦ Utilizar marca d’água ♦ Formatar AutoForma, Objeto ou Figura 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio12.doc. 3.. Leia o texto a seguir e reproduza-o.. Para formatar um elemento gráfico, clique em AutoForma, Objeto ou Figura (menu Formatar ou botão esquerdo do mouse). As opções de formatação variam dependendo do elemento gráfico inserido. Por exemplo, se tiver inserido uma figura, selecione Desbotado na caixa Cor (Figura > Controle de imagem) para formatar a figura com as configurações de brilho e contraste predefinidas que funcionam bem com marcas d'água. Você também pode ajustar o brilho e o contraste da figura manualmente usando os controles deslizantes Brilho e Contraste. Para formatar o elemento gráfico de modo que o texto do documento flua acima dele em vez de dispor-se ao seu redor, clique em AutoForma, Objeto ou Figura (menu Formatar). Na guia Layout, clique em Atrás. Para formatar o texto na caixa de texto, selecione-o, clique em Fonte no menu Formatar e selecione as opções desejadas. Para girar o texto, clique em Direção do texto no menu Formatar e selecione a opção desejada. Como a caixa de texto é um objeto de desenho, você pode usar as opções da barra de ferramentas Desenho para formatar suas bordas, cor de plano de fundo e assim por dia nte..

(32) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 31. EXERCÍCIO 13: EQUAÇÃO ASSUNTO: ♦ Utilizar o Microsoft Equation 1.. Configure a página como no EXERCÍCIO 01. 2.. Salve o arquivo com o nome Exercicio13.doc. 3.. Insira um objeto do tipo equação, selecionando Inserir > Objeto > Microsoft Equation. 4.. É possível “desenhar” equações e fórmulas matemáticas com os mais diversos símbolos através dessa ferramenta.. 5.. Vamos tentar construir a seguinte equação, utilizando os recursos. x= y+. 6.. x=. 7.. x= 8.. 2 ×z + 5 5. Vamos tentar construir as equações abaixo, utilizando também os recursos. −b± ∆ 2a. ∆ = b 2 − 4 ac. Por fim, faça a equação abaixo! 3. {. }. 2 ⋅ 5 + 38 × (a − b ). Salve o arquivo.. (a + b ).

(33) ESTUDO DIRIGIDO DE MS WORD. INFORMÁTICA / CEFET-RN 2006. 32. EXERCÍCIO 14: IMPRESSÃO ASSUNTO: ♦ Imprimir um documento do Word 1.. Abra o arquivo Exercicio12.doc. 2.. Selecione Arquivo > Imprimir.... 3.. Em Zoom, clique na opção desejada na caixa Ajustar ao tamanho do papel. Você pode especificar que um documento em tamanho A4 seja impresso em papel A5, diminuindo automaticamente o tamanho da fonte e dos elementos gráficos. Esse recurso é semelhante ao recurso de redução/ampliação de uma máquina de fotocópia.. 4.. Esse procedimento dimensiona seu documento somente para esta sessão de impressão. Para dimensionar os documentos dessa maneira para todas as sessões de impressão, clique em Ferramentas > Opções > Imprimir. Marque a caixa de seleção Permitir ajuste de A4/Carta.. 5.. Para que o procedimento de impressão seja executado, é necessário haver pelo menos uma impressora instalada.. 6.. Se a impressão já estiver configurada, pode-se imprimir diretamente através do ícone. ..

(34)

Referências

Documentos relacionados

CAUSA-EFEITO A Estratégia Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente Perspectiva Interna Perspectiva do Aprendizado “Para atingir nossa visão, como. queremos ser vistos pelos

PAPA JOÃO XXIII, a respectiva área de intervenção é objecto de uma profunda alteração em termos de desenho urbano, sendo proposta “…uma solução urbanística

Objeto : Rescisão do contrato celebrado entre as partes, referente à função VIGIA, desempenhada pelo contratada na SECRETARIA DE ASSISTENCIA/CRAS

Departamento de Engenharia Mecânica Energia e Fluidos. CLIMATIZAÇÃO Tabelas

Para Sella (2008; 2017), a função da música no MSE é proporcionar um estímulo diferenciado de percepção e comunicação não verbal e, além disso, enriquecer o

a excitação em degrau sendo aplicada ao processo de forma sequencial, é possível estimar cada uma das quatro funções de transferência da matriz (Equação 14), utilizando

• materijal: ruka i garderobna šipka od čelika, ploča za pričvršćivanje od aluminija, kućište, spojnice i potezna šipka od plastike • površina: ruka i garderobna šipka

10 do Protocolo Adicional à Convenção Americana em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, de 1999, também conhecido como Protocolo de São Salvador, o