• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): VITOR HUGO FLORIANO SANTANA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): KARINA LUMENA DE FREITAS ALVES ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

Ao estudar alternativas de investimento, dois aspectos fundamentais são investigados de imediato, o risco e o retorno envolvidos na operação. Este trabalho traz a abordagem destes dois aspectos a uma excelente e ainda pouco explorada opção de investimento para pessoas físicas, o Tesouro Direto. O ato de investir é de suma importância, uma vez que pode otimizar o capital e proporcionar segurança financeira, porém, as alternativas são diversas e ainda geram muitas dúvidas para a maioria dos brasileiros. O presente estudo visa apresentar a alternativa de investimento em LTN (Letra do Tesouro Nacional) e em LFT (Letra Financeira do Tesouro), que são os títulos públicos mais procurados, com o objetivo geral de analisar e comparar os riscos e retornos destes ativos. Este trabalho pode ser classificado como uma pesquisa aplicada por utilizar modelos de cálculos e análises para diagnosticar uma realidade, com abordagem quantitativa, uma vez que foram analisados dados estatísticos e relações entre variáveis para chegar às conclusões desejadas. As variáveis utilizadas foram o retorno médio, o desvio e o coeficiente de variação. Os resultados obtidos permitem concluir que o investimento em LTN é mais arriscado e pode ser mais rentável, portanto mais indicado para investidores que acompanham o mercado, atentos às perspectivas da economia, enquanto a LFT é uma opção mais segura, indicada para investidores conservadores, que não acompanham as tendências do mercado.

INTRODUÇÃO

É de conhecimento comum que a prática de poupar dinheiro é extremamente importante para alcançar estabilidade financeira e uma situação mais confortável no futuro, porém, apenas poupar não é suficiente, pois o dinheiro parado perde poder de compra em função da inflação, sendo assim, é necessário investir o recurso financeiro poupado. O assunto investimento ainda gera muitas dúvidas e insegurança na grande maioria dos brasileiros, que por falta de educação financeira recorrem majoritariamente à poupança, aplicação segura, porém de baixo retorno.

(3)

Uma alternativa também segura e com rentabilidade muito mais atraente é o Tesouro Direto, que consiste em um programa de negociação de títulos públicos a pessoas físicas por meio da internet. Para o pequeno investidor, o Tesouro Direto é considerado uma opção de investimento de baixo custo e segura, visto que os títulos públicos são protegidos pelo Tesouro Nacional e considerados os ativos com menor risco em uma economia. Estes títulos são emitidos pelo governo no intuito de captar recursos para a manutenção de suas atividades e contas. Basicamente, o investidor adquire um título por determinado período de tempo e após seu vencimento ou venda resgata o valor do principal mais os juros pelo capital investido. Os títulos oferecem retornos significativos e possuem variadas rentabilidades, como pós-fixada, prefixada e indexada a índices de preços.

Sempre que se trata de investimento é fundamental obter informações precisas e confiáveis a respeito do risco e retorno envolvidos na operação. Neste trabalho foram estudados os títulos públicos prefixados e pós-fixados mais procurados pelas pessoas físicas, com o intuito de analisar e comparar seus respectivos riscos e retornos. Para tal, primeiramente foi discutido o conceito e funcionamento do investimento em títulos públicos, em seguida foram abordadas as LTNs (Letras do Tesouro Nacional) e as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), que são os títulos prefixados e pós-fixados mais procurados pelas pessoas físicas respectivamente, demonstrando os procedimentos para calcular suas rentabilidades e com base nos históricos de rentabilidade analisar risco e retorno por meio dos métodos, retorno médio, desvio padrão e coeficiente de variação. Após os cálculos, análises e comparações, este trabalho aponta a melhor opção para diferentes perfis de investidores e diferentes momentos da economia, com taxas de juros distintas.

OBJETIVOS

O objetivo geral da presente abordagem é analisar e comparar os riscos e retornos de investir em LTNs e LFTs. A este propósito relacionam-se os objetivos específicos de apresentar o funcionamento dos títulos públicos mencionados, pesquisar os preços de compra e de venda dos mesmos dentro do período determinado, calcular

(4)

suas rentabilidades anuais, e com base no histórico de rentabilidade calcular retorno médio, desvio padrão e coeficiente de variação.

O estudo realizado é de grande relevância acadêmica, pois traz análises precisas de uma ótima opção de investimento que ainda é pouco explorada, e cabe ao administrador gerir finanças empresariais e pessoais. No âmbito empresarial, o assunto abordado também é muito importante, pois além das receitas operacionais, uma empresa busca receitas financeiras por meio de aplicações e investimentos, e o Tesouro Direto consiste em uma opção interessante.

Algumas teorias ressaltam a importância do tema estudado nesta pesquisa. Segundo disposto no site do Portal do Investidor (2014):

Poupar e investir são atitudes relacionadas, sem poupança é difícil acumular recursos para realizar investimentos. Poupar significa acumular valores no

presente para utilizá-los no futuro, investir é empregar o dinheiro poupado em aplicações que rendam juros ou outra forma de remuneração ou correção. Com hábitos de poupança e investindo adequadamente, uma pessoa pode aumentar seu patrimônio pessoal e familiar para alcance de objetivos. Por outro lado, um investimento inadequado ao perfil do investidor pode resultar em prejuízos e, assim, comprometer os recursos poupados. (PORTALDOINVESTIDOR,2014)

Segundo o site do Tesouro Nacional (2014):

O rendimento da aplicação em títulos públicos é bastante competitivo se comparado com as outras aplicações financeiras de renda fixa existentes no mercado. As taxas de administração e de custódia são baixas e o Imposto de Renda só é cobrado no momento da venda, pagamento de cupom de juros ou vencimento do título. (TESOURO NACIONAL, 2014)

Gitman (2002), afirma que no sentido mais básico, risco pode ser definido como possibilidade de perda. Os ativos de maiores possibilidades de perda são considerados como mais arriscados do que aqueles de menores possibilidades de perda. Mais formalmente, os termos risco e incerteza são usados indiferentemente com referência à variabilidade de retornos esperados, relativos a um dado ativo.

Para Gitman (2002), em administração a palavra retorno significa: aplicação de recursos financeiros, materiais ou pessoais em um determinado fim à espera de resultados satisfatório a curto, médio ou longo prazo (tempo).

(5)

MÉTODO

Em um primeiro momento, a pesquisa visa apresentar o conceito e funcionamento do investimento em títulos públicos, além de especificar características dos títulos públicos prefixados e pós-fixados mais procurados pelas pessoas físicas, que são as LTNs e LFTs respectivamente. Quanto à sua natureza, essa parte da pesquisa pode ser classifica como exploratória, pois busca trazer maior familiaridade com elementos do problema e compreender melhor o assunto (GIL, 2008). A abordagem a priori é qualitativa, visto que consiste na obtenção de dados descritivos sobre o objeto de estudo, reunindo conceitos de diferentes fontes (NEVES, 1996). O método utilizado nesta primeira fase é bibliográfico, pois serão coletados dados secundários em artigos, livros e sites para subsidiar a abordagem inicial do trabalho. Será utilizado algo que já foi desenvolvido, testado, e está disponível (FREIRE-MAIA, 1998).

Após o primeiro momento antes citado, a pesquisa entra em uma parte mais densa que visa explorar a fundo o problema de pesquisa. Nesta etapa serão coletados os históricos de preços das LTNs e LFTs para calcular suas rentabilidades, demonstrando os procedimentos para realizar estes cálculos, e com base nos resultados históricos obtidos, serão realizadas análises de risco e retorno dos títulos por meio dos métodos, retorno médio, desvio padrão e coeficiente de variação. Esta parte consiste em uma pesquisa aplicada ou experimental, pois serão utilizados modelos de cálculos e análises para diagnosticar uma realidade e explicar o problema estudado. Como afirma Gil (2008), a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que podem influenciá-lo, definir as formas de controle e dos efeitos que a variável produz no objeto. A abordagem é quantitativa, uma vez que foram analisados dados estatísticos e relações entre variáveis para chegar às conclusões desejadas. Segundo Queiroz (2006), a abordagem quantitativa lida com a possibilidade de estabelecer relações causais entre os fenômenos. O método utilizado

(6)

é o Survey ou levantamento de dados, visto que serão realizados cálculos estatísticos com amostras de um período determinado para obter os dados necessários ao objetivo da pesquisa. A pesquisa Survey pode ser descrita como a obtenção de dados, ou informações sobre o objeto por meio de um instrumento de pesquisa (FREITAS, 2000).

Quadro 1 – Variáveis do estudo.

Fonte: Elaborado pelo autor com base na teoria.

O quadro elenca e explica as variáveis utilizadas para realizar os cálculos no instrumento de pesquisa e viabilizar as análises de risco e retorno efetuadas neste trabalho. O preço do título é utilizado para calcular o retorno em determinado período, este retorno somado a retornos de outros períodos permite determinar o retorno médio, que por sua vez é necessário para encontrar o desvio padrão e o coeficiente de variação.

Variáveis Explicação

Preço do Título Valor monetário do título público na data determinada.

Retorno Médio Média aritmética ou ponderada dos retornos financeiros em um determinado período.

Desvio Padrão Indicador estatístico mais comum do risco de um ativo, mede a dispersão em torno do valor esperado.

Coeficiente de Variação Medida de dispersão relativa útil na comparação de riscos de ativos com retornos esperados diferentes, mede o risco sobre retorno.

(7)

ANÁLISE DOS DADOS

Por meio do instrumento de pesquisa foram coletados preços de compra e de venda das LTNs no intervalo de 01/2010 a 12/2014. Com base nos preços foram calculadas as rentabilidades anuais dentro do período estabelecido, que por sua vez foram utilizadas para calcular os indicadores estatístiticos de análise. Já na abordagem das LFTs o período utilizado compreende de 03/2010 a 01/2015, e assim como no caso das LTNs, foram calculadas as rentabilidades anuais no período para subsidiar os calculos estatísticos.

A tabela 1 contém os dados referentes ao risco e retorno da aplicação em LTNs. Estes títulos apresentaram retorno médio de 11,35%, desvio padrão de 6,40% e coeficiente de variação de 0,56 no período. Uma análise comparativa destes dados com os referentes ao risco e retorno das LFTs indica que as LTNs oferecem possibilidade de maior retorno atrelada a um maior risco, ou seja, maior variabilidade do retorno esperado. A LTN é um título pré-fixado, portanto a taxa de retorno é predefinida no momento da compra, anulando a variabilidade. Porém, quando o papel é resgatado antes do vencimento o investidor pode conseguir rentabilidade maior que a prevista ou amargar perdas devido à oscilação do valor de face do título, que acontece em função das oscilações nas curvas de juros futuros. Quando você compra uma LTN, a taxa prefixada de retorno reflete as expectativas dos juros futuros naquele momento, porém se depois a expectativa passa a ser de juros mais altos a taxa prefixada da LTN passará a ser maior, isso quer dizer que o título adquirido anteriormente passa a ser menos atrativo e a valer menos no mercado secundário. Porém pode acontecer o contrário, caso as expectativas para os juros diminuam, o valor de face do título adquirido vai aumentar, gerando oportunidade de maior lucro no curto prazo. Sendo assim, a análise de risco e retorno presente aplica-se somente ao caso de retirada do recurso investido antes da data de vencimento.

A tabela 2 é composta por dados referentes ao risco e retorno da aplicação em LFTs. Estes títulos apresentaram retorno médio de 9,06%, desvio padrão de 2,99% e coeficiente de variação de 0,33 no período especificado. Comparando estes dados com os das LTNs, verifica-se que as LFTs oferecem um retorno médio menor sobre

(8)

investimento atrelado a uma menor variabilidade do retorno esperado, ou seja, menor risco, mostrando-se uma opção de investimento mais conservadora. A variação do preço das LFTs segue a variação da SELIC (taxa básica de juros da economia brasileira), portanto a rentabilidade destes títulos depende da mesma. Se a Selic subir, a tendência é que a remuneração seja maior, e vice-versa, o que torna baixo o risco de mercado deste título, pois caso precise liquidá-lo antes do previsto o investidor irá obter a rentabilidade equivalente à taxa Selic no período de posse.

Tabela 1 – Instrumento de Pesquisa do título LTN.

Fonte: Elaborado pelo autor com base na teoria.

A tabela 1 reúne dados quantitativos e cálculos substanciais para as análises realizadas. Nele encontra-se a relação dos preços de compra e de venda do título(LTN) em todo o período especificado, os procedimentos de cálculo e os resultados das variáveis Retorno médio, desvio padrão e coeficiente de variação.

(9)

Tabela 2 – Instrumento de Pesquisa com o Título LFT.

Fonte: Elaborado pelo autor com base na teoria.

A tabela 2 reúne dados quantitativos e cálculos substanciais para as análises realizadas. Nele encontra-se a relação dos preços de compra e de venda do título (LFT) em todo o período especificado, os procedimentos de cálculo e os resultados das variáveis Retorno médio, desvio padrão e coeficiente de variação.

(10)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após a realização de cálculos e análises de risco e retorno dos títulos públicos prefixados e pós-fixados mais procurados pelas pessoas físicas, LTNs e LFTs respectivamente, é possível concluir que o investimento em LTN é mais arriscado. Embora tenha rentabilidade prefixada, a aplicação neste título oferece maior risco, pois caso haja necessidade de resgatar o recurso antes da data de vencimento do título o investido corre risco de amargar perdas devido à oscilação de valor do papel. Se o juros subirem o preço da LTN caem e o investidor terá perdas no curto prazo. Assim, este título é indicado principalmente quando a taxa de juros está alta, mas existe a tendência de que ela recue. Esta opção de investimento é recomendada para investidores que acompanham o mercado, atentos às perspectivas da economia.

Na análise comparativa com as LTNs, as LFTs mostraram-se uma opção de aplicação mais segura, porém com menor retorno médio sobre o investido. O papel paga um rendimento equivalente à taxa Selic, portanto, é o título mais indicado em caso de expectativa de que a taxa de juros suba ou permanece em um patamar elevado, o que torna a remuneração mais atrativa. O investimento em LFT é recomendado para investidores mais conservadores ou investidores que não acompanham o mercado e podem precisar resgatar o dinheiro a qualquer momento, pois caso o façam receberão o principal mais uma rentabilidade correspondente à variação da Selic durante o período de aplicação.

(11)

REFERÊNCIAS

GITMAN, Lawrence Jeffrey; MADURA, Jeff. Tradução Maria Lucia G. L. Rosa.

Administração Financeira: uma abordagem gerencial. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2003.

Conheça o Tesouro Direto: texto explicativo sobre o funcionamento do tesouro direto. Disponível em:

<http://www.tesouro.fazenda.gov.br/conheca-o-tesouro-direto>. Acesso em: 11 Ago. 2014.

Balanço e Estatísticas: estatísticas sobre vendas, recompras, evolução e perfil do estoque, número de investidores cadastrados e títulos mais rentáveis no mês, além de histórico de rendimentos dos títulos públicos.

Disponível em:

<http://www.tesouro.fazenda.gov.br/balanco-e-estatisticas>. Acesso em: 14 Out. 2014.

Porque investir: texto explicativo sobre os conceitos de poupar, investir, e a importância da educação financeira.

Disponível em:

<http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/antes_investir/antes_inve stir.html>.

Acesso em: 13 Ago. 2014.

Fatores acumulados: página para acesso ao valor da Selic acumulada no período desejado.

Disponível em:

<

http://www.bcb.gov.br/?SELICACUMUL>. Acesso em: 15 Nov. 2014.

QUEIROZ, Luiz Ricardo. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: perspectivas da pesquisa quantitativa e da pesquisa qualitativa.

Disponível em:

<http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/claves/article/view/2719/2324>. Acesso em: 23 Nov. 2014.

Referências

Documentos relacionados

Ao adicionar o calcário nos solos para elevar a saturação de bases, os solos argilosos apresentaram maior resistência à mudanças de acidez potencial (H+Al) quando comparados ao

Este artigo relata um trabalho realizado no Posto COOPERCARGA, situado em Concórdia, SC, onde foram identificados os custos das operações executadas e propostos relatórios para

Nos quadros a seguir, são indicados para cada alternativa de resposta de algumas questões do Questionário do Estudante, a nota média obtida, o desvio-padrão e o percentual

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A vontade de poder que deu lugar a configurações reativas, como as da moral judeu-cristã, também gera relações de poder fortes, sadias, exultantes. É possível

We report the case of a 39-year-old woman diagnosed with systemic lupus erythematosus, who presented at the emergency clinic with exudative erythema multiforme which started 10

E você está desperdiçando sua vida.”Um dia Ramakrishna deu a Vivekananda um certo método de conscientização para praticar: “Vá para seu quarto,feche a porta e