• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: MICRO CONCRETO COLORIDO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): BRUNO GINDRI BRITES

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): MATHEUS PIAZZALUNGA NEIVOCK

(2)

Micro Concreto Colorido

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.

Orientador: Me. Matheus Piazzalunga Neivock

Campo Grande

2012

(3)

O micro concreto é um grande avanço na tecnologia da construção civil, o mesmo é um concreto de propriedades superiores, na trabalhabilidade e na sua duração, substitui quantidade pela qualidade. Está pesquisa tem como objetivo encontrar o uso de diferentes tipos de aditivos químicos, para estudar as suas influências e achar a melhor porcentagem de superplastificantes para aumentar a sua resistência mecânica, aumentando assim a sua vida útil, também o uso de aditivos minerais para verificar as suas influências sobre o micro concreto, e produzir um micro concreto com uma resistência a compressão superior a 300 MPa. Com a incorporação de pigmentos em pó, utilizando várias cores, para dar uma melhor característica estética ao material, fazendo com que tenha maiores áreas de atuação e aplicação. Assim com os dados obtidos nos experimentos feitos em laboratório, esperamos encontrar uma melhor compacidade dos nossos materiais utilizados para a produção do micro concreto, chegando a altas resistências mecânicas no ensaio de resistência a compressão axial

Nos ensaios feitos em laboratório encontramos resistências superiores a 150 MPa, mas ainda precisamos de materiais e equipamentos para um melhor desempenho do material, com isto esperamos evoluir em nossas pesquisas e obter novos resultados com o micro concreto.

.

Palavras-chave – Micro Concreto, Aditivos Químicos, Aditivos Minerais, Alto

Desempenho, Coloração.

(4)

O mercado da construção civil está constantemente em expansão e a busca por novos materiais e novas tecnologias aliadas a sustentabilidade motivou o presente trabalho que busca um material mais resistente com a presença de um pigmento, para melhorar a sua característica estética, diminuir o impacto ambiental com a redução do uso de tinta ou outro tipo de materiais que são utilizados para dar coloração ao concreto.

De uma maneira geral, o concreto colorido é muito similar ao concreto convencional, a grande diferença se dá como o próprio nome já diz na coloração. Enquanto o concreto convencional apresenta-se em tons de cinza o concreto colorido pode assumir as mais diversas colorações, como por exemplo, preto, azul, vermelho, amarelo, verde e branco.

Outro aspecto muito importante é não permitir a influência do corante sobre as propriedades do concreto colorido, o pigmento adicionado deve apresentar características próprias que não interfiram negativamente nas propriedades do concreto. Em geral é requerido que o pigmento apresente uma função similar a uma adição mineral comumente utilizada na indústria de cimentos, como a escória, sílica ou metacaulim apresentam.

Uma vantagem que o concreto colorido apresenta sobre o concreto convencional é sua capacidade de identificação, muitas construtoras e fabricantes estão optando em confeccionar seus produtos utilizando colorações distintas para facilitar a identificação em canteiros de obras, eliminando o risco da aplicação de concreto fora de local determinado.

A preocupação com o meio ambiente ganha cada vez mais importância no mundo e também no Brasil, por esta razão, é fundamental que os próximos avanços tecnológicos na área da construção civil também apresentam esta característica.

Segundo Metha (2001), aumentar a vida útil das estruturas de concreto é uma solução fácil e efetiva para preservação dos recursos naturais,

“Se desenvolvermos nossa capacidade de projetar e construir estruturas de concreto que durem 500 anos, em vez de 50 anos, iremos multiplicar por 10 a produtividade de nossas reservas de matérias primas, o que significa dizer preservar 90% das mesmas.” (KUMAR METHA, Reducing the

(5)

Environmental Impact of Concrete. Concrete International. ACI, v.23, n. 10, Oct. 2001. p.61-66)

Esse argumento mostra que o aumento a vida útil das estruturas contribui de maneira significativa para a redução do impacto que a construção civil causa no meio ambiente.

Outro importante fator é o aumento de resistência mecânica, com resistências maiores é possível projetar seções mais delgadas com o mesmo desempenho de seções mais robustas, economizando significativamente a quantidade de material necessário na edificação.

O hotel Unique em São Paulo (figura 1) referência mundial em design moderno e original, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake e executado pelo engenheiro Mário Franco, mostra a aplicação destes conceitos, utiliza concreto de alto desempenho em sua estrutura e concreto colorido em sua fachada. O projeto foi agraciado com o I Prêmio Talento Engenharia Estrutural em função da complexidade, elegância e emprego dos mais diversos materiais.

(6)

Figura 1 – Hotel Unique, São Paulo, SP, Brasil

Fonte: ABCP, 2010.

O concreto colorido de alto desempenho alinha estes dois aspectos fundamentais, uma elevada resistência e a coloração, aspectos muito importantes não apenas do ponto de vista estético e estrutural, mas principalmente sobre o ambiental, onde permite uma significativa redução dos materiais utilizados.

2 Objetivos

3.1 Objetivo Geral

Desenvolver um micro concreto de alto desempenho colorido capaz de atingir elevadas resistências no ensaio de compressão axial.

3.2 Objetivos Específicos

1. Incorporar diversas adições minerais em diferentes quantidades verificando a influência destas na resistência do material;

(7)

2. Avaliar a influência de diferentes tipos de cimento sobre as propriedades mecânicas e coloração do material.

3. Avaliar a influência de diferentes aditivos químicos e quantidade de incorporação na resistência final do material;

4. Trabalhar com corantes líquidos e sólidos em diferentes teores; 5. Realizar a etapa de cura dos CP utilizando a técnica de cura térmica.

3 Justificativa

A pesquisa proposta não possui grande material de consulta, uma vez que a literatura disponível não alia os conceitos a serem abordados, resistência e coloração, em um mesmo estudo.

Em geral é comum encontrar concretos de alto desempenho, onde os autores procuram combinar diferentes materiais e adições minerais para obter elevadas resistências entretanto o aspecto visual é deixado de lado.

O IBRACON, instituto brasileiro do concreto fundado em 1972, promove regularmente um concurso entre estudantes de engenharia de todo o Brasil, justamente para promover a pesquisa nesta área, o concurso consiste na elaboração de concretos coloridos com a maior resistência possível, existem regras claramente definidas para que os concretos sejam aceitos para o concurso. Um dos critérios mais importantes é justamente a coloração, os concretos recebem um multiplicador em sua pontuação em função da intensidade de coloração obtida.

O emprego de pigmentos está relacionado diretamente com a resistência mecânica desejada, uma vez que a utilização de pigmentos reduz a quantidade de materiais importantes para o aumento da resistência, logo, pode-se afirmar que a resistência e coloração são inversamente proporcionais.

O foco do trabalho é entender como diferentes tipos e teores de pigmentos interagem com os materiais cimetíceos e suas adições minerais, visando sempre a maior resistência e intensidade de coloração possível, a

(8)

figura 2 apresenta um exemplo de micro concreto colorido confeccionado no laboratório de materiais do curso de Engenharia Civil da Anhanguera Uniderp.

Figura 2 – Corpo de prova de concreto colorido produzido no laboratório de materiais do curso de Engenharia Civil da Anhanguera Uniderp.

Fonte: Gindri, 2012.

4 Viabilidade

O maior empecilho para a execução do trabalho é a disponibilidade dos materiais consumíveis, recipientes para acondicionamento adequado destes e da balança de precisão, materiais estes que serão solicitados e descritos detalhadamente na seção de orçamento.

Após a chegada dos materiais consumíveis e balança de precisão será possível a elaboração de uma série de misturas (traços) utilizando a betoneira e argamassadeira disponível no laboratório para a confecção dos corpos de prova, em seguida realizar a cura destes na câmara úmida e banho-maria em diferentes idades e rompê-los na prensa hidráulica para verificação da resistência a compressão.

(9)

Toda a execução dos ensaios será realizada no Laboratório de Materiais do curso de Engenharia Civil da Universidade Anhanguera-Uniderp. Eventualmente poderá ser requisitado o auxílio a empresa Mecfor, para a execução do processo de retificação dos corpos de prova, entretanto este procedimento é dispensável, caso não seja possível a parceria o estudo poderá prosseguir sem grandes prejuízos.

5 Metodologia para o desenvolvimento

do projeto

Será avaliado a influência de diferentes pigmentos em diferentes tipos de cimentos na resistência a compressão axial dos materiais formulados.

Para a realização da pesquisa inicialmente é desejável que os materiais consumível necessário para a execução estejam disponíveis no laboratório.

Serão utilizados 3 tipos de cimentos Portland: CP II E 32, CP V ARI e Cimento Portland Branco para aplicação estrutural.

Sobre estes cimentos serão incorporadas três tipos de adições minerais, sílica ativa, microssílica ativa e escoria de alto forno nos teores de 2, 5 e 10%. Devido a natureza das adições minerais, que se tratam de materiais particulados muito fino, será necessário a introdução de aditivos químicos superplastificantes para corrigir a reologia da pasta, serão incorporados teores de 1, 2, 3, 4 e 5% sobre a massa do cimento. Logo após os testes iniciais serão definidas porcentagens de misturas entre as adições minerais e adições químicas para determinar a maior resistência mecânica do micro concreto.

Após a determinação da maior resistência mecânica será incorporado a mistura 4 colorações de corantes sólidos e 4 colorações de corantes líquidos, os percentuais de corantes utilizados nas mistura serão de 0,5, 1, 2, 3, 4 e 5% em massa.

(10)

Todos os corpos de prova serão moldados de acordo com NBR 5738:2003 – Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova, utilizando os moldes de Ø 5 cm x 10 cm.

Os ensaios de compressão axial serão realizados de acordo com NBR 5739:2007 – Concreto – Ensaios de compressão de corpos-de-prova cilíndricos

6 Cronograma

Definidas porcentagens de misturas entre as adições minerais e adições químicas para determinar a maior

1ª. Etapa – Revisão de Literatura

2ª. Etapa – Revisão/Readequação dos Problemas Propostos

3ª. Etapa – Aguardar Chegada dos Materiais/Verificar a Disponibilidade dos Materiais

4ª. Etapa – Preparação dos Traços a Serem Pesquisados 5 ª Etapa – Preparação do Artigo Parcial

6ª Etapa – Confecção dos Corpos de Prova

7 ª Etapa - Controlar a Etapa de Cura dos Corpos de Prova 8 ª Etapa – Verificar a Resistência

9 ª Etapa – Readequação dos Traços

10 ª Etapa – Preparação do Artigo para o Conic

11 ª Etapa – Refazer os Procedimentos Citados Anteriormente 12 ª Etapa – Elaboração do Artigo Final

(11)

A tabela a seguir resume as atividades programadas para serem realizadas durante o programa de pesquisa apresentado.

FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1ª. Etapa X X 2ª. Etapa X 3ª. Etapa X X X 4ª. Etapa X X X 5ª. Etapa X X 6ª. Etapa X X X 7ª. Etapa X X X X 8ª. Etapa X X X X 9ª. Etapa X X X 10ª. Etapa X X 11ª. Etapa X X X 12ª. Etapa X X

Legenda: Entrega do artigo parcial

Preparação para participação no Conic

Entrega do artigo final - concurso interno

7 Orçamento Detalhado e Remuneração

do Pesquisador

O pedido de material é realizado de acordo com a disponibilidade de orçamento para o projeto, isso não implica que todos os itens solicitados são imprescindíveis para execução do projeto, entretanto, como existe a possibilidade do recurso foi acrescentado materiais para que fiquem para uso posterior do laboratório e próximas pesquisas.

Além destes materiais, o projeto conta ainda com uma ajuda de custo de 25% (revertido em desconto na mensalidade) para o acadêmico que irá desenvolver os trabalhos.

(12)

Material de Consumo Código Microsiga do Material de Consumo Quantidade Valor em Reais Cimento CPV-ARI 6 sc 150,00

Areia Campo Grande 1 m³ 150,00

Cimento Branco Estrutural 6 sc 540,00

Super Plastificante Glenium 51 2 sc 150,00

Super Plastificante SCC 160 2 sc 150,00

Micro Sílica 2 sc 120,00

Pó de Aço Inoxidável 5 kg 175,00

Pó Cobre 5 kg 450,00

Pó de Níquel 5 kg 200,00

Pigmento em Pó Xadrez Azul 5 kg 110,00

Pigmento em Pó Xadrez Amarelo 5 kg 110,00

Pigmento em Pó Xadrez Verde 5 kg 110,00

Pigmento em Pó Xadrez Vermelho 5 kg 110,00

Corante Líquido Roxo 20 bisnagas 90,00

Corante Líquido Vermelho 20 bisnagas 90,00

Corante Líquido Verde 20 bisnagas 90,00

Corante Líquido Azul 20 bisnagas 90,00

Corante Líquido Amarelo 20 bisnagas 90,00

Corante Líquido Laranja 20 bisnagas 90,00

Balança Digital de Precisão 5 kg / 0,01 g 1 uni 2700,00

Balança Digital de Precisão 30 kg / 1 g 1 uni 800,00

Triturador Industrial Croydon ½ CV de 2L Copo de Aço Inox

1 uni 780,00

Tambor de PVC/PEAD com Tampa Roscada de 200L

6 480,00

Tambor de PVC/PEAD com Tampa Roscada de 100L

6 420,00

Tambor de PCV/PEAD com Tampa Roscada de 50L

6 300,00

Paquímetro de 150 mm 1 uni 110,00

Paquímetro de 300 mm 1 uni 290,00

Máquina Fotográfica 1 uni 400,00

Total 9345,00

8 Resultados Esperados

A partir dos ensaios feitos em laboratório foram obtidos resultados com micro concretos acima de 150 MPa no ensaio resistência a compressão axial. Estes resultados nos encaminharam a tentar produzir um microconcreto estrutural, pois as pesquisas sobre este tema seguem despertando interesse e

(13)

ocupando lugar nacional e internacional de destaque. Fazendo o estudo da literatura podemos melhorar as características reológicas com diferentes teores de aditivos químicos e aditivos minerais, dando ao material um melhor desempenho mecânico, acabamento superficial para o mesmo ser empregado em sistemas construtivos industrializados. Com estas adequações esperamos conseguir uma resistência mecânica superior a 300 MPa. O micro concreto que deve ter seu campo de atuação ampliado, este é o resultado esperado do projeto, dar ao mesmo uma maior resistência aliado a características estéticas, que podem dar ao consumidor uma maior economia em uma obra com o seu uso, pois o material já apresentando cor, não precisa do uso de tintas para sua cobertura, e maior durabilidade de sua residência, no caso de uma casa de sistema de alvenaria pré-moldada.

Referências

METHA, K. Reducing the Environmental Impact of Concrete. Concrete International. ACI, v.23, n. 10, Oct. 2001. p.61-66;

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738/2003 –

Moldagem e cura de corpos-de-prova cilíndricos ou prismáticos de concreto. ABNT/CB-18 – Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e

Agregados, CE-18:301.03 – Comissão de Estudo de Ensaios Fisicos para Concreto Fresco, Rio de Janeiro, 2003;

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739/2007

Concreto - Ensaios de compressão de corpos-de-prova cilíndricos.

ABNT/CB-18 – Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados,

CE-18:301.02 – Comissão de Estudo de Ensaios Fisicos para Concreto Fresco, Rio de Janeiro, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Para os materiais de ambas as espécies observa-se uma diminuição da estabilidade térmica dos filmes de nanocelulose obtidos após 10 ciclos de processamento mecânico no

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da

Não existem dados clínicos disponíveis para pacientes com alteração hepática grave (Child Pugh C) (ver itens “Contra-indicações” e “Características Farmacológicas”). -

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,