• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: HISTÓRIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): SAMANTHA CARVALHO LUZ AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): EDNA MARA FERREIRA DA SILVA ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

O presente projeto prevê a aplicação de procedimentos de difusão, preservação e assimilação de conteúdos culturais e históricos representativos da identidade brasileira, e, em particular, das raízes da identidade sul mineira com o propósito de contribuir para a ampliação de oportunidades de criação, produção, circulação e fruição desses valores e para a permanente construção da memória cultural brasileira. As ações previstas no projeto visam valorizar a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional, possibilitando acesso democrático aos seus bens culturais e históricos.

Nossa proposta volta-se para a preservação de acervos históricos da região do sul de Minas. As ações e projetos vinculados ao Centro de Memória Cultural do Sul de Minas - CEMEC têm primado pela preservação de vasta documentação (atas da câmara municipal, processos cíves e criminais, livros notariais, acervo fotográfico, acerco de colégios religiosos, etc.) que cobre o período do século XVIII ao XX. Tal material se constitui em um bem cultural de grande valor. Nesse sentido, os projetos e as pesquisas desenvolvidas, cujo principal objetivo é o de higienizar, organizar, sistematizar, acondicionar a documentação, digitalizar e posteriormente colocar à disposição de um público vasto, seja de estudantes, historiadores, estudiosos ou leigos, preserva a memória e o patrimônio histórico-cultural sul mineiro

2. INTRODUÇÃO

A conservação dos suportes das informações organizadas é fundamental por que estes carregam a memória de uma instituição ou pessoa, e devem receber tratamento adequado para manter sua integridade física, sejam eles em papel ou nos diferentes suportes eletrônicos.

Tendo em vista a importância do CEMEC como fonte de informação para a pesquisa, é indispensável que se efetue um diagnóstico dos documentos que estão ali depositados para que, possam ser adotadas medidas preventivas de conservação para o acervo.

Por se tratar de um arquivo histórico, deve-se levar em conta os cuidados com a preservação dos documentos, sob sua guarda, observando todos os processos que acabam por deteriorar os documentos, ou que possam ocasionar a perda dos mesmos, como as condições ambientais, o espaço físico, a temperatura e

(3)

umidade relativa do ar, o armazenamento e o mobiliário, os agentes biológicos, a iluminação utilizada, o desgaste resultante do manuseio e a segurança.

A função principal de um arquivo é servir ao usuário, disponibilizando as informações contidas nos documentos, seja este usuário um administrador, um historiador ou um cidadão comum, tanto pelo seu valor probatório, histórico ou informativo. O acesso aos documentos deve ser eficiente, e para isto, o arquivo precisa estar em conformidade com a metodologia arquivística, que regem as funções de gestão dos arquivos como a criação, a aquisição, a classificação, a avaliação, a descrição, a conservação, e a comunicação ao usuário.

A preservação como uma função arquivística está no mesmo patamar de importância das outras funções, sendo que as atividades de classificação, avaliação e descrição são atividades intelectuais, o arranjo atividade prática e são resultados da preocupação com a informação documental. A conservação abrange atividades concernentes à preservação do suporte documental, que constitui o “corpo físico” da informação.

3. OBJETIVOS:

O projeto “Olhar o passado, rever memórias: pesquisa e conservação em acervos do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas” tem por objetivo dar continuidade ao processo de preservação de acervo documental e referencial, considerado de valor excepcional sob o ponto de vista histórico e cultural existente no Centro de Memória Cultural do sul de Minas. Dessa são ainda objetivos do trabalho:

• Constituir, especificamente, uma reflexão acerca do universo jurídico-processual do Brasil Império na região sul da Província de Minas Gerais, definindo como recorte espaço-temporal o termo de Lavras, no período correspondente a 1830 até 1889.

• Possibilitar a recuperação da história do judiciário mineiro, especialmente questões ligadas aos elementos criminais, e de aspectos populacionais, econômicos, sociais e culturais da história da região do Sul de Minas.

• Envolver os alunos nas técnicas de leitura paleográfica, indispensável para fundamentar a atividade de pesquisa

(4)

• Contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento profissional dos bolsistas e alunos do curso de História.

• Disponibilizar em suporte digital o acervo documental do fundo forense de Lavras

4. METODOLOGIA:

Os procedimentos metodológicos foram estabelecidos em etapas que vão desde o levantamento bibliográfico das temáticas sugeridas, direta ou indiretamente, pelo trabalho de pesquisa; até a elaboração de uma base de dados considerando as informações catalogadas sobre a documentação consultada.

As etapas a serem cumpridas pelo bolsista, sob orientação e acompanhamento da coordenadora do projeto, consistem em:

1) Levantamento e leitura da bibliografia referente aos temas da pesquisa. 2) Processo de identificação e descrição dos documentos.

3) Sistematização dos dados descritos e elaboração de uma base de dados. 4) Alimentação da base de dados.

5) Revisão da base de dados.

Durante todo o processo de execução do trabalho, em suas diferentes etapas, são feitas reuniões entre o bolsista e a coordenadora para discussão das temáticas propostas e para acompanhamento das atividades.

5. DESENVOLVIMENTO

Até o presente momento as primeiras etapas do projeto já foram cumpridas, a saber, a uma revisão bibliográfica e o levantamento, descrição e identificação dos processos. Foram arrolados cerca de 500 processos distribuídos em 40 caixas, cada uma com um número de documentos variados. Para sistematizar os dados de uma forma homogênea, foi elaborado um roteiro que é composto com o número da caixa, o tipo de documento, o nome do autor(a) do documento, o responsável jurídico, o local em que foi feito o processo, assim como a data e um breve resumo, contendo

(5)

uma descrição dos atos dos envolvidos, suas motivações, e algumas observações que possam levar a um entendimento mais abrangente sobre o ocorrido.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Por se tratar de um projeto ainda em andamento, os dados já coletados nos dão um panorama de como era formado a sociedade da região sul mineira inserida no Império do Brasil.

Como os primeiros documentos pesquisados fazem parte do acervo do fórum de Lavras especificamente dos processos criminais, é possível inferir sobre alguns dados preliminares no que se refere a esse tipo documental. Em primeiro lugar, já naquela época, havia um número considerável de pessoas que cometiam seus delitos utilizando-se de armas de fogo. O perfil e as motivações desses crimes têm como maior índice homens (geralmente pretos e/ou pardos) que fazem algum tipo de “acerto de contas” devido a rixas que envolvem adultério e embriagues, dentre outros. A atualização dos bancos de dados dar-se-á de forma constante, na medida em que os dados forem processados e qualificados usando os critérios pré-estabelecidos.

7. FONTES CONSULTADAS

CAMARGO, Célia Reis. “Os centros de documentação das universidades: tendências e perspectivas”. In: Arquivos, Patrimônio e Memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP:FAPESP, 1999.

CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2011.

DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros – Núcleo Regional de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1996.

FAUSTO, Boris. Crime e Cotidiano: a criminalidade em São Paulo (1880-1924). São Paulo: Editora da Universidade se São Paulo, 2001.

(6)

GADDIS, John Lewis. Paisagens da história. Como os historiadores mapeiam o passado. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

HESPANHA, Antônio Manuel. Justiça e Litigiosidade: História e Prospectiva. Lisboa: Fundação Calouste: Gulbekian, 1993.

HOBSBAWN, Eric. Sobre história. São Paulo: Cia. Das Letras, 1998 DAL RI JUNIOR, Arno. Estado e seus inimigos: a representação política na História do direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 2006.

LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VELLASCO, Ivan de Andrade. As Seduções da Ordem: violência, criminalidade e administração da justiça: Minas Gerais-século XIX. Bauru, São Paulo: EDUSC/ANPOCS, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Ressalta-se que os valores de motilidade semelhantes entre o sêmen diluído em citrato-gema e o adicionado ao meio à base de leite, até 120 minutos pós-diluição, sugere que ambos

No currículo do fundamental II e médio, geometria, é um dos três blocos propostos para serem desenvolvidos pelo currículo de matemática do estado de São Paulo,

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

satisfação com 201 usuários Educação Permanente Capacitação/Treinamento de Motoristas Número de profissionais capacitados, qualificações/ classificação