• Nenhum resultado encontrado

Projeto-Exemplo-modelo- Fabio Wojtysiak

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto-Exemplo-modelo- Fabio Wojtysiak"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

INSTITUIÇÃO – MODELO PROJETO TÍTULO NOME Cidade mês ano NOME

(2)

título

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de____________________________________ como requisito parcial para aprovação da disciplina Métodos e Técnica da Pesquisa sob orientação do Prof. Dr. Alexandre B. Lopo.

Cidade mês 2015

(3)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...04

2. JUSTIFICATIVA...04

3. O PROBLEMA (QUESTÃO DE PESQUISA)...05

4. HIPÓTESES...05 5. OBJETIVOS...06 6. REVISÃO DE LITERATURA...07 7. METODOLOGIA...10 8. CRONOGRAMA...13 9. RECURSOS/ORÇAMENTO...14 10. REFERÊNCIAS...16

(4)

1. INTRODUÇÃO

exemplo

Ao abordar questões relacionadas à Educação Infantil e o processo de alfabetização e letramento, entende-se que são processos indissociáveis que devem caminhar juntos, sendo que alfabetizado é aquele aluno que conhece o código escrito, sabe ler e escrever. Desse modo, letramento, designa a ação educativa de desenvolver o uso de práticas sociais de leitura e escrita em contextos reais de uso, inicia-se um processo amplo que torna o indivíduo capaz de utilizar a escrita de forma deliberada em diversas situações sociais.

Dessa forma, a construção da linguagem escrita na criança faz parte de seu processo geral, se dá como um trabalho contínuo de elaboração cognitiva por meio de inserção no mundo da escrita pelas interações sociais e orais, considerando a significação que a escrita tem na sociedade.

De acordo com a convivência tecnológica, a criança é cercada por avanços atrativos como a televisão e a internet, ela tem acesso muito cedo com o mundo virtual por um lado isso é muito importante, por outro lado impede a oportunidade do contato com a cultura letrada, em suas diversas formas.

Nesse contexto, o processo de alfabetização e letramento deve ser planejado com base na realidade de cada indivíduo, com práticas pedagógicas contextualizadas capazes de motivar as crianças e jovens à curiosidade, o interesse e a necessidade em aprender ler e escrever, reconhecendo suas mais diversas funções.

Para nortear a realização deste trabalho, faz-se o seguinte questionamento Quais as ações que devem ser realizadas na educação infantil durante o processo de alfabetização e letramento capaz de contribuir no desenvolvimento da leitura e escrita?

Portanto, esta pesquisa busca responder algumas indagações referentes à alfabetização e letramento e especificamente sobre o desenvolvimento da escrita e da oralidade com o intuito de descrever a importância da expressão oral e do letramento na educação infantil, e a sua contribuição na formação integral da criança, bem como no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, social, afetivo.

(5)

2. JUSTIFICATIVA

exemplo

Esta pesquisa é importante em função de ...

Acredita-se que seja de fundamental importância tomar consciência de todo trabalho pedagógico deve ser norteado pelo Projeto Político Pedagógico da Escola, levar em consideração a realidade social, histórica e cultural dos indivíduos no desenvolvimento do trabalho pedagógico, e a partir daí reconhecer que cada ser humano desenvolve em ritmos e etapas diferenciadas de forma que todos necessitam de acompanhamento para que possa desenvolver suas habilidades.

Assim é pertinente destacar que na educação infantil é primordial a realização atividade lúdica, pois é brincando que a criança aprende e o brincar é indispensável, para o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima da criança, preparando-se para sê-las um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.

(6)

3. PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA exemplo

Qual a importância de Funções Trigonométricas para a formação técnica profissionalizante em Eletrotécnica?

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL ( APENAS UM) exemplo

Identificar as ações que devem ser realizadas na educação infantil durante o processo de alfabetização e letramento capaz de contribuir no desenvolvimento da leitura e escrita.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS ( NO MÁXIMO 3) exemplo

 Apresentar os tipos a Funções Trigonométricas, suas propriedades.

 Aplicar as Funções Trigonométricas, suas propriedade nos conhecimentos de circuitos elétricos.

 Analisar a importância do ensino contextualizado de Funções Trigonométricas para a formação do técnico em eletrotécnica

(7)

5. REVISÃO DE LITERATURA (DEVE TER ASSOCIADO AOS OBJETIVOS)

EXEMPLO

4.1. COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO INFANTIL (SUB CAPITULO)

Surgiram na França às primeiras instituições de educação infantil, no século XVIII, com o intuito de sanar ás situações de pobreza, abandono e maus-tratos de crianças pequenas, pois, os pais trabalhavam em fábricas e minas, deixando as crianças abandonada para ser mão de obra das indústrias criadas pela Revolução Industrial. Nesse período, as formas de tratar as crianças dos extratos sociais mais pobres da sociedade não eram consensuais. Setores da elite defendiam a ideia de que não seria bom para a sociedade como um todo, que se educassem as crianças pobres, era proposta a educação da ocupação e da piedade (OLIVEIRA, 2003).

Além disso, está mesma lei em seus artigos 17, parágrafo único e 18, inciso I e II prevê a gradual incorporação da educação infantil dos sistemas municipais de ensino. E, na sequência, são definidas as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil – Resolução CEB n° 01,de 07 de abril de 1999 – que em seu artigo 3°, inciso III, estabelece que as propostas pedagógicas para a educação infantil (logo, tanto a creche como para a pré-escola, indistintamente devem promover: “ [...] A educação que possibilite a integração entre os aspectos físicos, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível “ (BRASIL, 1999 p.52). exemplo de citação para menos de 3 linhas. Deve-se colocar no texto

A unificação das funções atribuídas à creche e a pré-escola, como verificaram a partir destas diretrizes, estabelecidas pelo CNE, é um posicionamento político, que reflete a opinião de especialistas da comissão especial de estudos sobre educação infantil que, a partir de estudos e pesquisas produzidas já na década de 80, defendiam o estabelecimento de objetivos comuns para estas duas instituições, de origens tão diversas (MONTENEGRO, 2001). Exemplo de referencia de fonte

Às creches, como instituições da assistência social, cabia às funções de proteção, amparo e guarda das crianças filhas de mães trabalhadoras, em regime semi-integral, que ao acolherem a criança afastando-as da rua, do trabalho servil, contribuindo para a diminuição da taxa de mortalidade infantil, visavam, primordialmente a, beneficiar as populações mais carentes e a sociedade em geral.

(8)

No que diz respeito às leis, historicamente a educação de crianças pequenas esteve a, margem do sistema educacional brasileiro, pois ate meados dos anos oitenta, pouco se fez em termos de legislação que garantisse a oferta desse nível de ensino. Somente com a aprovação da constituição federal de 1988 é que a criança de zero a seis anos foi concebida como “sujeito de direito”. Em seu artigo 205. A constituição federal destaca que a educação é um direito de todos. No art.208, inciso IV, apresenta a educação infantil como um dever do estado e no art. 227 apresenta a criança e o adolescente como prioridade nacional.

Exemplo de citação literal para mais de 3 linhas. Recuar até o 4.Usar fonte 10 ou 11

Art.205. A educação direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno exercício da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e será efetivado mediante a garantia de: IV atendimento em creche e pré- escola as crianças 0 a 6 anos de idade. Art.227. É dever da família, ela sociedade e do estado assegura a criança e ao adolescente com absoluta prioridade, o direito a vida é saúde a alimentação, ao lazer, a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligencia discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (BRASIL,1988 p.192).

Para Garcia e Leito Filho (2001), a constituição representa uma valiosa contribuição na garantia de nossos direitos. Justamente por ser fruto de um grande momento de discursão e participação da população civil e poder publico, intensificado com o progresso de transição do regime militar para a democracia. Na realidade, a constituição federal “foi um marco decisivo na afirmação dos direitos da criança no Brasil” (p.31). Em 1990, foi aprovada a lei 8.069/90 intitulada: Estatuto da criança e do Adolescente. ECA. Ao regulamento o art.227 da constituição federal (1988). Insere as crianças no mundo dos direitos humanos (BRASIL, 1988).

4.3 AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE DEVEM SER REALIZADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2º SUB CAPITULO) PODE TER ATÉ TRÊS

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o trabalho interdisciplinar vem para combater e criticar aquela concepção de aprendizagem que torna realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento a distanciado, pois a interdisciplinaridade leva a consideração que existe um contexto complexo e dinâmico no qual os indivíduos estão inseridos e há necessidade de se criar uma teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.

A partir deste intento é que se faz importante vivenciar o processo do aprender colocando-se no lugar da criança, permitindo que a criatividade e a imaginação aflorem através da interdisciplinaridade enquanto atitude.

(9)

6. METODOLOGIA

EXEMPLO

O presente trabalho aborda uma metodologia que consistiu de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa realizada através de estudos bibliográficos em livros, revistas, jornais e internet.

5.1 MÉTODOS procedimentos

O método que compreende o estudo qualitativo envolve uma série de questões que submergem o processo da experiência humana e as particularidades do contexto que se insere, permitindo assim ao pesquisador uma maior sensibilidade para compreender as situações e experiências identificadas no decorrer do processo. .

Para Triviños (1987), a pesquisa qualitativa compreende tanto atividades com investigações especificam, quanto de modo geral, pois é a partir desse método que o pesquisador poderá chegar ao resultado desejado a partir da realidade.

[...] A pesquisa qualitativa como uma “expressão genérica”. Isto significa, por um lado, que ela compreende atividades de investigação que podem ser denominadas específicas. E, por outro, que todas elas podem ser caracterizadas por traços comuns. Esta é uma ideia fundamental que pode ajudar a ter uma visão mais clara do que pode chegar a realizar um pesquisador que tem por objetivo atingir uma interpretação da realidade do Ângulo qualitativo. (TRIVIÑOS, 1987, p. 120).

Neste contexto, o método de investigação qualitativa que norteou esta pesquisa bibliográfica procurou entender, refletir, analisar e sistematizar as informações bibliográficas que foram levantadas para realização deste projeto.

Buscou obter resultados satisfatórios e coerentes no que se refere ao tema proposto. Sendo esse estudo uma ferramenta importante para analisar o meio investigado, além da interpretação dos dados encontrados como instrumentos essenciais no desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes na educação infantil visando o desenvolvimento da oralidade e da escrita.

(10)

Procure melhorar a metodologia. Defina melhor o método de abordagem e o procedimental

Segundo a Lakatos (2001, p. 106) existem duas modalidades de método claramente distintas pela sua inspiração filosófica, grau de abstração, finalidade, ação e momento que se situam. São eles:

Método de abordagem: caracterizado pela abordagem mais ampla, em nível de abstração mais elevado, dos fenômenos da natureza e da sociedade. Segundo a autora, existem, basicamente, quatro métodos de abordagem: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético. Gil (1999, p. 32) inclui o método fenomenológico a esta lista. Este método indica como será sua análise lógica dos dados

Método de procedimento: etapa mais concreta da investigação e tem finalidade mais restrita. Segundo a autora (2001, p. 106-112) existem inúmeros métodos de procedimentos, entre eles podemos citar: o método histórico, o método comparativo, o método monográfico, o método estatístico, o método tipológico, o método funcionalista e o método estruturalista.

(11)

7. CRONOGRAMA

EXEMPLO

ETAPAS DATAS

Definição do tema Maio 2015

Elaboração do projeto

Junho a setembro 2015 Levantamento bibliográfico

Julho 2015

Leitura e sistematização Julho a dezembro 2015

Revisão do projeto Outubro de 2015

Preparação do texto final Dezembro 2015

(12)

8. RECURSOS E ORÇAMENTO - ser realista EXEMPLO

Materiais Qtde Valor R$

Unitário Total

Lápis 03 0,50 1,50

Papel 2 resma 15 30,00

Encadernação 02 30 60,00

Impressão 03 50,00 150,00

Serviços de gráfica para encadernação

02 50,00 100,00

Custos com Prof. orientador 01 RS 600,00 RS 600,00

Total R$ _______

9. REFERÊNCIAS

(13)

ARENA, D. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de

iniciação da criança no mundo da cultura escrita. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998.

DIDONET, Vital. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um

bom começo. Em Aberto/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. v 18, n.73.

Brasília, 2001. p.11-28.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 15. Ed. São Paulo: Cartez, 2004.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf Referencial Curricular Nacional

Para a Educação Infantil. Acesso em 07/10/2015

MELLO, S; MILLER, S. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita em

crianças de 0 a 5 anos. Pró-Infantil: Curitiba, 2008.

MONTEIRO, Maria M. Leitura e Escrita: Uma análise dos problemas de aprendizagem. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

CRUVINEL,F.R. Ensinar a Ler na Escola: A leitura como prática Cultural. Ensino em

Referências

Documentos relacionados

Um outro sistema robótico do tipo rodas, figura 10, é utilizado para inspecionar e limpar a superfície interna de dutos de concreto (Saenz, Elkmann, Stuerze, Kutzner, &

APÓS AS PRIMEIRAS AVALIAÇÕES, CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE NÃO SE EXECUTAR A FASE DE AQUECIMENTO APÓS AS PRIMEIRAS AVALIAÇÕES, CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE NÃO SE EXECUTAR A FASE

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma