• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ESTUDO DOS INDICADORES FINANCEIROS APLICADO NUMA AGROINDÚSTRIA TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE BRASIL INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JONATAS MATHEUS DA SILVA PORTERA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANTONIO MACOS GOMES, MARCIA ANDREA DE MELO BIO, MARCIA DONIZETH PRETE

(2)

ESTUDO DOS INDICADORES FINANCEIROS APLICADO NUMA AGROINDÚSTRIA

RESUMO: A JBS S/A é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, atuando nas áreas de alimentos, couro, biodiesel, colágeno e latas. A companhia está presente em todos os continentes, com plataformas de produção e escritórios no Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China, Rússia, entre outros países. A JBS S/A tem o compromisso de comprar gado apenas de fornecedores que respeitam e cumprem com os critérios socioambientais da companhia. O trabalho irá estudar os indicadores de análise de liquidez, endividamento, rentabilidade e atividade para avaliar o equilíbrio e desequilíbrio financeiro da empresa. Os índices financeiros e econômicos são importantes na tomada de decisão, sendo indispensável ao administrador na análise e interpretação destes indicadores. O objetivo do trabalho é estudar os indicadores financeiros da agroindústria para tomada de decisão. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com pesquisa histórica da empresa, tipo quantitativo e descritivo, baseado em referências bibliográficas. A pesquisa mostrou uma expansão da receita líquida de 18,7% devido ao crescimento dos orgânicos e disponibilidade de créditos que demonstra uma liquidez confortável, a rentabilidade é satisfatória aos acionistas. A empresa continua a aproveitar os benefícios da excelência operacional através da redução de custos e ganhos de eficiência, o que contribuiu para os bons resultados no período.

Palavras-chaves: Agroindústria. Operacional. Mercado.

1. INTRODUÇÃO

Para Bittencourt e Palmeira (2012), que através dos indicadores financeiros é possível comparar uma organização com outras do mesmo segmento e até de segmentos diferentes de mercado, estabelecendo critérios de avaliação do desempenho entre as empresas.

Uma etapa importante da análise financeira de uma empresa está é o cálculo e o estudo dos índices de desempenho, fornecendo informações que permitem

(3)

realizar o acompanhamento da situação financeira e econômica da empresa em qualquer momento. Sendo possível tomar as decisões gerenciais necessárias, visando corrigir erros que estão prejudicando o desempenho dos negócios no âmbito financeiro.

Os indicadores são úteis na gestão da empresa, para tomada de decisão. O objetivo do trabalho é estudar os indicadores financeiros, para analisar a situação financeira da empresa.

2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral

Estudar os indicadores financeiros aplicado numa agroindústria 2.2 Objetivo específico

a) Levantar dados primários da agroindústria em estudo; b) Analisar o relatório de contábeis da agroindústria;

c) Interpretar e discutar os dados primários e secundários da agroindústria.

3. METODOLOGIA

O desenvolvimento desta pesquisa tem como método de análise a pesquisa bibliográfica, através de estudo de caso e com dados qualitativos. De acordo com Gil (2010), a pesquisa bibliográfica tem um critério a ser seguido, ele diz que a pesquisa é realizada em um embasamento do material já criado, composto principalmente de livros e artigos científicos.

Para Lakatos; Marconi (2010), a pesquisa bibliográfica permite entender que, se de um lado a solução de um problema pode ser obtida através dela, por outro, a pesquisa de laboratório exige o levantamento do estudo do assunto que se propõe a analisar e solucionar o principal argumento. Afirma ainda que a pesquisa bibliográfica é considerada o primeiro passo de toda pesquisa científica. Vergara (2014) diz que estudo de caso tem caráter detalhado e profundo, e pode ou não ser feito em campo.

(4)

Para este trabalho, foram realizadas pesquisas através de diversos meios como: livros, artigos científicos, sites especializados e principalmente com o relatório anual e financeiro de 2013 e 2012 da empresa JBS.

4. DESENVOLVIMENTO

De acordo com Sanvicente (2010), a finalidade da análise pode ser uma entre muitas; tudo dependerá do ponto de vista adotado pelo analista, mas poderá referir-se ao passado, prereferir-sente ou futuro em termos de situação e dereferir-sempenho da empresa estudada.

Conforme Gitman (2010), a análise de índice envolve métodos de calcular e interpretar índices financeiros para avaliar a desempenho da empresa. Para expor a condição global de uma organização, Groppelli e Nikbakht (2010), analisam que os investidores consultam os índices para avaliar melhor o desempenho e o crescimento da empresa.

No trabalho foi aplicado diversos indicadores, entre eles de liquidez que para Groppeli e Nikbakht (2010), o grau de liquidez de um ativo depende da rapidez com que ele é transformado em caixa sem incorrer em perda substancial.

Para Souza (2003) os índices de liquidez são medidas de avaliação da capacidade financeira da empresa em satisfazer os compromissos para com terceiros, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades.

Outro índice aplicado no trabalho é de endividamento que para Groppelli; Nikbakht (2010) indica o percentual dos ativos totais que é financiado por capital de terceiros.

Conforme Weston; Brigham (2000), as empresas com índices de endividamento elevados têm retornos esperados mais altos quando a economia é normal, mas fica exposta ao risco da perda ao entrar em recessão. Já as empresas com baixos índices de endividamentos são menos arriscadas, todavia abandonam a oportunidade de alavancar seu retorno sobre o patrimônio.

O índice capital de terceiros conforme Téles (2003) indica o percentual de Capital de Terceiros (PCT) em relação ao Patrimônio Líquido (PL), retratando a dependência da empresa em relação aos recursos externos.

(5)

Análise da rentabilidade para Groppelli; Nikbakht (2010), começa com um exame da maneira pela qual os ativos foram empregados. Os bons dirigentes usam com eficiência seus ativos. Por meio do aumento da produtividade, eles são capazes de reduzir ou de controlar as despesas.

Segundo Matarazzo (2003), os índices de rentabilidade mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos, isto é quanto renderam os investimentos e, portanto, qual o grau de êxito econômico da empresa.

Afirma Barata (2003), que o giro do ativo significa a eficiência com que a empresa utiliza seus ativos, com o objetivo de gerar reais de vendas. Quanto mais for gerado as vendas, mais eficientemente os ativos serão utilizados.

Conforme cita Gitman (2010), a margem de lucro líquida representa a proporção de cada unidade monetária da receita de vendas restante após a dedução de todos os custos e despesas, incluindo juros, impostos e dividendos de ações preferenciais.

Para Sanvicente (2010), este índice compara o lucro pertencente aos acionistas com o volume de rendas gerado pela empresa em suas operações. É idêntico aos valores calculados na análise vertical da demonstração de resultados.

A rentabilidade do ativo é calculada quando se deseja ter uma ideia da lucratividade, como um todo, do empreendimento, venham de onde vierem os recursos, admitindo-se as aplicações realizadas. Para Matarazzo (2003), uma medida da capacidade da empresa em gerar lucro líquido e assim poder capitalizar-se. Desta maneira ocorre um desempenho comparativo da empresa ano a ano. Propõem Groppelli e Nikbakht (2010), as margens de lucro bruto mostram o grau de eficiência da administração de uma empresa para usar materiais e mão-de-obra no processo de produção.

Os índices de atividade determinam a rapidez com que uma empresa pode gerar caixa se houver necessidade. Groppelli e Nikbakht (2010) descrevem que quanto mais rápido uma empresa puder converter os estoques e contas a receber em caixa, melhor para ela. Os seguintes índices e cálculos consideram o ano tendo 360 dias.

Para Gitman (2010), os índices de atividade medem a velocidade com que as várias contas são convertidas em vendas ou caixas (entradas ou saídas). No que se refere as contas de ativo ou passivo circulante, as medidas de liquidez são geralmente inadequadas, porque as diferenças na composição dos ativos e passivos

(6)

circulantes de uma empresa podem afetar significativamente sua liquidez verdadeira.

Já Barros (2003), este indicador indica as rotações sofridas pelo capital e por valores empregados na produção, indicando quantas vezes foram empregados e recuperados. Procuram estudar o processo de produção da empresa. Numa empresa industrial, por exemplo, estão vinculados à aquisição de insumos, sua transformação no processo de produção, a venda do produto final e o recebimento (Silva, 2009).

5. RESULTADOS

A JBS S.A. é uma empresa brasileira que foi fundada em 1953, na cidade de Anápolis no interior do Estado de Goiás, pelo então fundador José Batista Sobrinho, com capacidade de abate de cinco cabeças de gado por dia. Era o começo de uma trajetória de sucesso.

Em 2005, foi o ano da criação JBS S.A., e início do processo de internacionalização, reestruturação do grupo Friboi com a criação da JBS S.A, período em que se iniciou o processo de internacionalização com a aquisição da Swift Armour S.A., maior produtora e exportadora de carne bovina na Argentina.

Em 2008, a JBS S.A. amplia seus negócios no exterior e consolida sua liderança mundial no setor de carnes, e no ano seguinte a incorporação de gigante brasileira marca um ano de sucesso e crescimento. Hoje a JBS S.A. é maior empresa frigorifica no setor de carnes do mundo.

Segundo Weston e Brigham (2000), as demonstrações financeiras divulgam tanto a posição de uma empresa em um determinado período, quanto suas operações no decorrer de algum período passado, além de poderem ser utilizadas na previsão de lucros e dividendos futuros.

Para Assaf Neto (2015), a análise das demonstrações financeiras visa basicamente uma avaliação do desempenho da empresa, notadamente como forma de identificar os resultados (consequências) retrospectivos e prospectivos das diversas decisões financeiras tomadas. Conforme tabela 1, são demonstrados os indicadores da empresa em 2013 e 2012.

(7)

TABELA 1 - Análise dos Indicadores. 30/06/2013 31/12/2012 INDICE DE LIQUIDEZ Liquidez Corrente 1,34 1,35 Liquidez Seca 1,06 1,08 Liquidez Geral 0,77 0,81 INDICE DE ENDIVIDAMENTO

Participação de capitais de terceiro 0,35 0,28

Capitais de 3° sobre capitais próprios 54,28 38,98

Participação das dividas de curto prazo

sobre endividamento total 90,62 107,15

INDICE DE RENTABILIDADE

Giro do Ativo 0,11 0,11

Margem Líquida 0,28 0,15

Rentabilidade do Ativo 0,81 0,47

Rentabilidade do Patrimônio Líquido 1,56 0,82

Margem de lucro 19,58 19,15

INDICE DE ATIVIDADE

Prazo médio de estocagem (PME) 0,16 0,18

Prazo médio de recebimento (PMR) 0,17 0,19

Prazo médio de pagamento (PMP) 7,27 9,58

Ciclo operacional 0,33 0,37

Ciclo Financeiro -6,94 -9,21

FONTE: ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2013 - JBS AS

Conforme os dados apresentados, na análise de balanço da JBS S/A, a liquidez corrente obteve em 2013 um saldo de 1,34, o qual é considerável aceitável numa empresa, e em 2012 foi de 1,35.

Para o autor citado acima, Índice de Liquidez Seca é similar ao Índice de Liquidez Corrente, exceto que ele exclui o estoque, que é geralmente o ativo circulante menos líquido. Um ILS de 1,0 ou maior é ocasionalmente recomendável, mas da mesma forma que o ILC, um valor aceitável depende substancialmente do setor. Um ILS fornece uma melhor medida da liquidez global quando o estoque da empresa não pode ser facilmente convertido em dinheiro. Já no analise de resultado do balanço da JBS S/A, no ano de 2013 foi de 1,06 e em 2012 de 1,08 o que acaba ocasionalmente recomendável.

(8)

Na concepção de Iudicibus (2017), o Índice de Liquidez Geral (ILG) tem como objetivo evidenciar de forma quantitativa a representação do ativo circulante somado com o realizável a longo prazo em relação ao passivo diminuindo de seu patrimônio líquido. Esse índice demonstra capacidade de pagamento total das dívidas, representadas pelo curto e longo prazo. E com isso, na análise da JBS S/A, a empresa em 2013 teve uma parcial de 0,77, enquanto que em 2012 obteve de 0,81.

O indicador de endividamento mostra a posição do capital próprio em relação ao capital de terceiros. Na participação de Capitais de Terceiros da empresa, foi de 0,35 em 2013, e de 0,28 em 2012. O capital de terceiros sobre capitais próprios da empresa, já foi um pouco pior, porque esse índice mostra que quanto maior, pior será para a empresa, e em 2013, foi de 54,28 e no ano de 2012 de 38,98. Já na participação das dívidas de curto prazo sobre o endividamento, foi um pouco pior ainda, porque a participação das dívidas foi elevada em 2013 que foi de 90,62 e muito mais elevada ainda em 2012, que obteve 107,15. Gitman (2010) relata que, o índice de endividamento geral mensura a proporção do total de ativos financiados pelos credores da empresa. Quanto maior for esse índice, maior será o montante de dinheiro de outras pessoas sendo usado em uma tentativa de gerar lucros.

Os indicadores de rentabilidade servem para medir a capacidade econômica da empresa, isto é, evidenciam o grau de êxito econômico obtido pelo capital investido na empresa. São calculados com base em valores extraídos da demonstração do resultado do exercício e do Balanço Patrimonial. O Giro do Ativo da empresa foi o mesmo resultado em 2013 e em 2012, que foi de 0,11. A margem líquida conseguiu resultado de 0,28 em 2013, e 0,15 em 2012. A rentabilidade do Ativo aprimorou uma margem em 2013 de 0,81 em 2012 de 0,47. Já a rentabilidade do Patrimônio Líquido, em 2013 foi de 1,56 o que é considerável um quociente positivo para a empresa, em 2012 de 0,82. A margem de lucro alcançou em 2013 um ganho de 19,58, é um lucro considerável bem agradável para as finanças da empresa, em 2012 foi um pouco menor quando atingiu uma margem de 19,15.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho usou a pesquisa bibliográfica, tendo o foco principal nas aplicações dos indicadores financeiros, nas análises dos demonstrativos contábeis da empresa JBS S/A, no ano de 2012 e 2013.

(9)

A empresa utilizou os principais indicadores financeiros para avaliar a sua situação econômica e financeira. Foram utilizados os indicadores de liquidez, rentabilidade, atividade e endividamento, nos demonstrativos contábeis, Balanço Patrimonial, com o Ativo Circulante, e o Passivo Circulante, e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Através dos indicadores apresentados observou-se que o ano de 2013, apresentou melhor resultado que em 2012.

7. FONTES CONSULTAS

ASSAF NETO, A. Estrutura e análise de balanços. São Paulo: Atlas, 2015. BARATA, P. V. A. Rentabilidade: retorno sobre o investimento. Universidade Federal do Pará, Belém, set. 2003. Disponível em:

<http://www.peritocontador.com.br/ artigos/ colaboradores/Artigo_-_Rentabilidade.pdf>. Acesso em 21 ago. 2017.

BARROS, M. N. J. Indicadores de atividade: a sua contribuição na gestão empresarial. Curso de Ciências Contábeis da UFPA, 2003. Disponível em: <http://www.peritocontador.

com.br/artigos/colaboradores/ARTIGO_INDICADORES_DE_ATIVIDADE.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2017.

BITTENCOURT, M.; PALMEIRA, E. M. Gestão financeira. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. 165, 2012. Disponível em:

<http://www.eumed.net/cursecon/ ecolat/ br/12/bmp.html>. Acesso em: 20 ago.2017. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, E. Administração Financeira. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

HOJI, M. Administração financeira e orçamentária. 12.ed, São Paulo: Atlas, 2017.

IUDÍCIBUS, S. Análise de Balanços. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

JBS S.A. Demonstrações contábeis intermediárias acompanhadas do Relatório dos Auditores Independentes ITR: Informações Trimestrais 30 jun. 2013.

Disponível

em:<http://jbss.infoinvest.com.br/ptb/2545/DF%20JBS%20300613_Portugu%EAs_C omParecer.pdf>. Acesso em: 21 agost. 2017.

(10)

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico:

procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATARAZZO, D. C. Análise Financeira de balanços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SANVICENTE, A. A. Administração Financeira. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010. SILVA, L. G. L. Análise dos demonstrativos financeiros: capacidade de

pagamento. Belém, 2009. Disponível em: <http://www.peritocontador.com.br/artigos/ colaboradores/ Capacidade _de_Pagamento.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2017.

SOUZA, S. V. Liquidez: a saúde financeira das empresas. Trabalho apresentado para Avaliação do CEF da disciplina Análise dos Demonstrativos Contábeis II, do Curso de Ciências Contábeis da UFPA, cursado no 1º Semestre de 2003. Disponível em:

http://www.peritocontador.com.br/artigos/colaboradores/Liquidez%5B1%5D._A_Sa_ de_Financeira_das_Empresas.pdf. Acesso em: 18 ago. 2017.

TELÉS, C. C. Análise dos demonstrativos contábeis: índices de endividamento. Universidade Federal do Pará, Belém, ago. 2003. Disponível em:

<http://www.peritocontador.com.br/artigos/colaboradores/Artigo_índices_de_Endivid amen to.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2017.

WESTON, J. F.; BRIGHAM, E. Fundamentos da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson Makron Bookks, 2000.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Se por mapas estratégicos, de eficácia comprovada, como ferramenta de gestão estratégica, ou por outro método de indicadores, se faz necessário um modelo de gestão

Para contemplar las imágenes de reproducción en la pantalla de su televisor, le recomendamos que alimente su videocámara de un tomacorriente de la red utilizando el adaptador

Resultado n´ umero um no Google para a busca “composita” Prop´osito da p´agina: fazer pessoas clicarem em an´ uncios e gerar receita para o dono. Busca web 40

A leitura do processo de produção socioespacial requer a análise das categorias relevantes ao pensamento geográfico.No que tange aos aspectos teóricos buscou-se suporte em

Através da pesquisa foi possível evidenciar que a dimensão (conjuntos de indicadores) mais presente é a ligada aos aspectos econômicos e financeiros, o conjunto

2001, foi dada ênfase apenas ao alongamento dos músculos isquiotibiais, enquanto o tratamento por meio da RPG alongou todos os músculos da cadeia posterior e, por meio do

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Por meio da análise dos indicadores ambientais, de base quantitativa e qualitativa, torna- se possível identificar os pontos mais relevantes em uma cavidade natural para cada