• Nenhum resultado encontrado

26_PLANO TCC I PRODUCAO_ER322A_12_02_2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "26_PLANO TCC I PRODUCAO_ER322A_12_02_2017"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: TCC I

CODIGO: ER 322A

ANO: 2017 SEMESTRE: 1º

PROFESSOR: Dr. Rubens Carneiro Ulbanere

PERFIL DO EGRESSO E PERFIL INTERMEDIÁRIO

O egresso de formação do profissional do Curso Engenharia de Produção é compatível com as exigências e práticas de uma organização contemporânea, seja ela de atuação regional, nacional, global ou de natureza privada, pública, não governamental e entidades civis. É, também, um agente capaz de compreender o passado e projetar o futuro, analisar as tecnologias emergentes, que seja comprometido com o avanço científico, filosófico e cultural, que promova a qualidade de vida e bem estar social, que respeite os direitos humanos, o equilíbrio ecológico.

São componentes do perfil: Sólida formação científica e profissional abrangente das atividades inerentes ao do Engenheiro de Produção; Capacidade de identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens, recursos e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais; Visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade, sustentada pela consciência de uma responsabilidade no contexto amplo e individual; Espírito crítico, colaborativo, empreendedor, criativo e flexível, ter iniciativa, capacidade de julgamento e tomada de decisão, ser apto a coordenar e atuar em equipes multidisciplinares, ter habilidade em comunicação oral e escrita e saber valorizar a formação continuada; Apto para gerenciar o trabalho e atuar em equipes multidisciplinares; Comprometido com a ética profissional, com a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e segurança da sociedade; Capacitado ao aprendizado contínuo, que seja social, econômica e politicamente responsável, que tenha visão sistêmica e globalizada e Habilidades que prestigiem a criatividade, o

(2)

trabalho em grupo, a comunicação e expressão.

EMENTA

Aplicação de metodologias, técnicas e normas da UNAERP e da ABNT para o desenvolvimento de um projeto de engenharia de produção ou a elaboração de um trabalho científico na área. A elaboração da monografia será realizada sob a orientação de um professor. A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvida em dois períodos através das disciplinas de TCC-I – aplicada no primeiro semestre e de TCC-II, no segundo semestre.

OBJETIVO GERAL (Refere-se ao objetivo do professor em relação a sua disciplina)

Oportunizar que o aluno realize um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, estimulando-o a construir seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; conclui-lo e apresenta-lo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Referem-se aos objetivos que o aluno deve atingir)

Compreender o significado da lógica formal, dialética e científica.

Aplicar as metodologias e normas como instrumentos do pensamento e de elaboração de texto;

Realizar pesquisas científicas, elaborar textos e montar o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

RECURSOS DIDÁTICOS

O docente orientará sobre as técnicas de escolha do tema da pesquisa; montagem da estrutura e elaboração do TCC, na prática, em laboratório de informática. Os alunos terão acesso a plataformas e sites de pesquisas, incluindo as técnicas de redação e montagem de trabalhos científicos. Serão apresentadas e detalhadas as normas da UNAERP e da ABNT.

CONTEÚDO

A pesquisa científica; Escolha do tema do TCC; Delimitação do tema; Formulação da questão-problema; Definição dos objetivos gerais e específicos;

(3)

Estrutura do TCC - Resumo; Summary; 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Justificativa; 4. Revisão bibliográfica; 5. Materiais e métodos; 6. Resultados e discussão; 7. Conclusões; 8. Referências; Descrição do processo metodológico; Redação do texto; Tipos de Pesquisa; Formulação de instrumentos de pesquisa; Tabulação dos dados obtidos: quali-quantitativos; Análise dos resultados.

AVALIAÇÃO:

A avaliação parcial tem o valor de até 10,0 (dez) pontos, e contem duas partes. A parte “a” é formada por questões sobre a aplicação de normas técnicas e elementos do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno, com o valor de até 5,0 (cinco) pontos. A parte “b” refere-se a entrega de um resumo impresso, no dia da prova, contendo os seguintes elementos referentes ao TCC do aluno: Resumo; Summary; 1. Introdução, 2. Objetivos; 3. Justificativa; 4. Referências. O peso dessa prova é de 0,4. Serão consideradas as normas da ABNT e da UNAERP para a avaliação da prova e do trabalho impresso.

Para a prova final, serão consideradas duas partes. A parte “a” refere-se a questões sobre o TCC do aluno e tem o valor de até 3,0 (três) pontos. A parte “b” tem o valor de até 7,0 (sete) pontos, representados pelos seguintes trabalhos: um resumo impresso a ser entregue no dia da prova, contendo os seguintes elementos: Resumo; Summary; 1. Introdução, 2. Objetivos; 3. Justificativa; 4. Revisão bibliográfica, 5. Materiais e métodos, 6. Resultados esperados; e 7. Referências. Esse documento tem o valor de até 3,0 (três) pontos. O outro documento é uma apresentação em PPP, contendo esses elementos, contidos em seis slides, a qual será apresentada no período entre 13/03/2017 a 07/06/2017. O arquivo em PPP deverá ser enviado para o e-mail do professor – rulbanere@gmail.com ANTES DA REALIZAÇÃO da exposição. O valor dessa apresentação e o cumprimento dessa ação pelo aluno na data do agendamento tem o valor de até 4,0 (quatro) pontos. O peso dessa prova é de 0,6. Serão consideradas as normas da ABNT; da UNAERP e as orientações sobre a apresentação do TCC - para a avaliação da prova e da exposição.

BIBLIOGRAFIA

A bibliografia refere-se ao perfil dos temas variados abordados em cada semestre do curso, de acordo com as necessidades emergentes do mercado e do mundo. Para os procedimentos de pesquisa e elaboração dos elementos do TCC, são indicadas as seguintes referências:

(4)

BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. (Impresso e Biblioteca Virtual da Pearson).

BRASIL, Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Comissão de Estudos de Documentação, NB 61, ABNT, São Paulo, SP.

BRASIL, Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Comissão de Estudos de Documentação, NB 66, ABNT, São Paulo, SP.

BRASIL, Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Comissão de Estudos de Documentação, NB 6023, ABNT, São Paulo, SP.

BRASIL, Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Comissão de Estudos de Documentação, NB 10520, ABNT, São Paulo, SP.

BRASIL, UNESP, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Normas para a Elaboração de Dissertações e teses, São Paulo, SP, 32 p., 2007.

CERVO L. e BERVIAN, C., Metodologia cientifica. 3 a., McGraw-Hill do Brasil, São Paulo, 249 p., 2008.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995.

FERRARI, A. T. Metodologia da ciência, 2 a., Kennedy Editora, Rio de Janeiro, RJ., 241 p., 2004.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Editora Ática, 2000.

GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho cientifico. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientifica. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

POPPER, K. A lógica da pesquisa cientifica, 9 a., Editora Culturix Ltda, São Paulo, SP., 566 p., 2004.

(5)

RODRIGUES, A. F. Como elaborar referência bibliográfica. 3. ed. São Paulo: Humanitas, 2004.

SANTOS, A. R. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. Cortez & Moraes Editora Ltda. São Paulo, 145 p., 2008.

SILVA, E. Metodologia do trabalho acadêmico. 3. ed. rev. e atual. Curitiba, PR: Juruá Ed., 2010.

UNAERP Universidade de Ribeirão Preto, Manual de Citação, Ribeirão Preto, Editora UNAERP, 2008.

UNAERP Universidade de Ribeirão Preto, Manual de Referência, Ribeirão Preto, Editora UNAERP, 2008.

VERA, A. A. Metodologia da pesquisa cientifica. Editora Globo, Porto Alegre, RS., 128 p., 2007.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Prof. Dr. Rubens Carneiro Ulbanere rulbanere@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

[r]

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,