• Nenhum resultado encontrado

Ligando ou desligando Para ligar a calculadora, pressione [ ON ]: Para desligar a calculadora, pressione [ 2nd ] [ OFF ].

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ligando ou desligando Para ligar a calculadora, pressione [ ON ]: Para desligar a calculadora, pressione [ 2nd ] [ OFF ]."

Copied!
38
0
0

Texto

(1)



Índice

1. Guia Geral ... 2 1.1 Suprimento de Energia ... 2 1.2 Ajuste de Contraste ... 2 1.3 Leitura do mostrador ... 3 1.4 Marcações de tecla ... 3

1.5 Antes de começar os cálculos ... 4

Selecionando um modo ... 4

Selecionando um item dos menus exibidos ... 4

Usando teclas “2nd” ... 4

Cursor ... 4

Fazendo correções durante a entrada de dados ... 5

Função de Repetição ... 6

Função de exibição da posição de erro ... 6

Função de memória ... 6 Ordem de operações ... 6 Precisão e Capacidade ... 7 Condições de Erro ... 9 2. Mode 0 – MAIN ... 10 2.1 Cálculo aritmético ... 10 2.2 Formatos de exibição ... 10 2.3 Cálculos de parênteses ... 10 2.4 Cálculos de porcentagem ... 11

2.5 Função de cálculo contínuo ... 11

2.6 Função de resposta ... 11

2.7 Logarítmos e Antilogarítmos ... 11

2 .8 Cálculo de fração ... 11

2.9 Conversão de unidades de ângulo ... 12

2.10 Funções Trigonométricas / Trig. Inversas ... 12

2.11 Funções Hiperbólicas / Hip. Inversas ... 13

2.12 Transformação de coordenadas ... 13 2.13 Probabilidade ... 13 2.14 Outras funções ... 14 2.15 Conversão de unidade ... 14 2.16 Constantes de Física ... 14 3. Mode 1 – STAT ... 14 4. Mode 2 – Base-n ... 16 4.1 Conversões bases ... 16 4.2 Expressões negativas ... 16

4.3 Operações aritiméticas básicas para bases ... 16

4.4 Operações lógicas ... 17

5. Mode 3 – CPLX ... 17

6. Mode 4 – VLE ... 17

7. Mode 5 – QE ... 17

(2)

1 Guia Geral

1.1 Suprimento de Energia

§

Ligando ou desligando

Para ligar a calculadora, pressione [ ON ]: Para desligar a calculadora, pressione [ 2nd ] [ OFF ].

§ Substituição de pilha

O modelos SC-396 é energizado por duas pilhas alcalinas (GP76A). Se o mostrador ficar escuro e difícil de ler, as pilhas deverão ser subs-tituídas o mais breve possível.

Para substituir as pilhas:

1) Remova os parafusos e a tampa traseira

2) Substitua as pilhas velhas e instale as novas com as po-laridades nas direções corretas. Depois coloque os pa-rafusos de volta e pressione [ ON ] para ligar. § Desligamento automático

Esta calculadora desliga automaticamente quando não utilizada por aproximadamente 9-15 minutos. Ela pode ser reativada pressionando a tecla [ ON ]. Os ajustes do mostrador e memória serão retidas. § Operação de reajuste

Se a calculadora está ligada, mas apresenta resultados inesperados, pressione a seqüência [ 2nd ] [ RESET ]. Uma mensagem aparecerá no mostrador para confirmar se você quer reajustar a calculadora e apa-gar os conteúdos de memória.

RESET: N Y

Mova o cursor para “ Y ” com [ ], depois pressione [ ENTER ] para apagar todas as variáveis, programas, operações pendentes, dados estatísticos, respostas, todas as entradas anteriores, e memória. Para abortar a operação de reajuste sem apagar a calculadora, escolha “N”. Se a calculadora está emperrada e as operações fundamentais se tor-nam impossíveis, pressione simultaneamente [ 0 ] [ DMS ] para liberar a condição. Ela retornará aos ajustes pré-programados.

1.2 Ajuste de Contraste

Pressionando a tecla [ ] ou [ ] seguido de [ MODE ], o contraste da tela ficará mais claro ou mais escuro. Segurando qualquer uma dessas teclas, o mostrador ficará, respectivamente, mais claro ou mais escuro.

(3)

!

1.3 Leitura do mostrador

O mostrador inclui a linha de entrada, a linha de resultado, e indi-cadores.

MAIN é

74 – 8 + 7 66.

Linha de entrada ASC-396 mostra uma entrada de até 76 dígitos. Entra-das começam na esquerda; aquelas com mais de 11 dígitos deslocam-se para a esquerda. Pressione [ ] ou [ ] para mover o cursor para uma entrada. Pres-sione [2nd] [ ] ou [ 2nd ] [ ] para mover o cursor imediatamente ao início ou fim da entrada.

Linha de resultado Mostra um resultado de até 10 dígitos, como tam-bém um decimal, um sinal negativo, um indicador “x10”, e um expoente de 2 dígitos positivo ou nega-tivo. Resultados que excedem o limite de dígitos são mostrados em notação científica.

Indicadores Os indicadores seguintes aparecem no mostrador para indicar o estado atual da calculadora. Indicador Significado

M Memória independente

– O resultado é negativo, ou a linha de entrada está cheia

2nd O conjunto de teclas superiores está ativo MODE A seleção de modo está ativo

MAIN O modo principal está ativo STAT O modo de estatística está ativo Base-n O modo de Base-n está ativo

VLE O modo de equação linear variável está ativo QE O modo de equação quadrática está ativo CPLX O modo de número complexo está ativo DEGRAD O modo de ângulo: graus ou radianos ENGSCI A notação de Engenharia ou científica TAB O número de casas decimais mostrado está fixo HYP A função hiperbólica-trig. será calculada BUSY Enquanto uma operação estiver sendo executada ç è Há dígitos à esquerda ou direita do mostrador é ê Há resultados breves ou posteriores

que podem ser mostrados

1.4 Marcações de tecla

Muitas das teclas da calculadora são usadas para executar mais de uma função. As funções marcadas no teclado são diferentemente impressas para ajudá-lo a achar aquela que você precisa rápida e facilmente.

Indicador Indicador

Linha de Resultado Linha de Entrada

(4)

" Marcação de Teclado Significado

Branco Entrada de dados direta

Amarelo Pressione [ 2nd ] e depois tecla Verde Pressione tecla em modo de Base-n

1.5 Antes de começar os cálculos

§ Selecionando um modo

Pressionando [MODE] poderá entrar no menu Modo. Você pode escolher um dos seis modos operacionais, incluindo “ 0) MAIN ”, “ 1) STAT ”, “ 2) Base-n ”, “ 3) CPLX ”, “ 4) VLE ”, “ 5) QE ”. Como exemplo, escolha “ 2) Base-n ”:

Método 1: Deslocar-se pelos menus usando [ ] ou [ ] até que “ 2) Base-n ” seja mostrado. Depois entre no modo desejado pressionando [ ENTER ] . Método 2: Digite diretamente o número do modo, [2], para

entrar no modo imediatamente. § Selecionando um item dos menus exibidos

Muitas funções e ajustes estão disponíveis nos menus. Um menu é uma lista de opções exibidas através da linha de entrada. Pressionando a tecla [ DRG ] serás mostrado o menu para escolha do ajuste de ângulo sob o modo Principal (MAIN). Exemplo: Método: Pressione [ DRG ] para ver o menu, e depois mova

o cursor [ ] ou [ ] para um item que você queira. Pressione [ ENTER] enquanto o item es-tiver sublinhado.

Para os itens de menu seguidos por um valor de argumento, entre com o valor de argumento enquanto o item estiver sublinhado. O item e o valor de argumento são exibidos na tela anterior.

§ Usando as teclas “ 2nd ”

Para executar as funções marcadas em amarelo, pressione [ 2nd ] e depois a tecla correspondente. Quando você pressionar [ 2nd ], o indicador “ 2nd ” exibido indica que você estará selecionando a se-gunda função da próxima tecla que você pressionar. Se você pressio-nar [ 2nd ] por engano, simplesmente pressione [ 2nd ] novamente para remover o indicador “ 2nd ”.

§ Cursor

Pressionando a tecla [ ] ou [ ] você moverá o cursor à esquerda ou à direita. Mantenha pressionada quaisquer dessas teclas para mover o cursor em alta velocidade.

Pressionando [ ] ou [ ] você pode deslocar o mostrador para cima ou para baixo se houver entradas anteriores escondidas no mostra-dor. Você pode usar novamente ou editar uma entrada anterior quan-do ela estiver na linha de entrada.

(5)

#

§ Fazendo correções durante a entrada de dados

Para apagar um caracter no cursor, faça o caracter ficar sublinhado usando [ ] ou [ ] para mover o cursor, e depois pressione [ DEL] para apagar o caracter. Além disso, segurando para baixo [ DEL ] você poderá apagar todos os caracteres à direita. Depois de apaga-dos os caracteres à direita, apague um caracter à esquerda de cada vez pressionando [ DEL ].

Para substituir um caracter, faça o caracter ficar sublinhado usando [ ] ou [ ] para mover o cursor, e depois digite a entrada nova para substituir o caracter.

Para inserir um caracter, mova o cursor à posição do caracter onde você queira inserí-lo. Ele será inserido na frente do caracter depois de pressionar [ 2nd ] [ INS ] e entrar com um novo caracter.

(Nota): O cursor piscante [ ] significa que a calculadora está em modo de entrada. Caso contrário, se o cursor piscante é exibido como “ _ ”, significa que a calculadora está em modo de edição.

Para apagar todos os caracteres, use a tecla [ CL ]. § Função de Repetição

• Esta função armazena a mais recente operação executada. De-pois que a execução estiver completa, pressionando a tecla [ ] ou [ ] a tela exibirá a operação desde o início ou fim. Você poderá continuar movendo o cursor com [ ] ou [ ] para editá-lo. Para apagar um dígito, pressione [ DEL ]. (ou, em modo de edição, simplesmente digite sobre o dígito. Veja Exemplo 1. • A função de repetição pode manter dígitos de entrada de dados

até 228 caracteres. Depois que a execução estiver completa ou durante a entrada, você poderá apertar as teclas [ ] ou [ ] para exibir os passos de entradas anteriores e editar os valores ou comandos para execução subsequente.Veja Exemplo 2. (Nota): A função de repetição não é apagada nem mesmo

quan-do [ CL ] é pressionaquan-do ou a energia é desligada. As-sim, os conteúdos podem ser trazidos de volta para a tela até mesmo depois que [ CL ] é pressionado. Porém, a função de repetição é apagada quando modo ou ope-ração é comutada.

§ Função de exibição da posição de erro

• Quando um cálculo matematicamente incorreto é executado, a fun-ção de exibifun-ção da posifun-ção de erro lhe indicará com o cursor onde está o erro. Pressione [ ] ou [ ] para mover o cursor e depois digite uma entrada correta. Você também poderá apagar um erro pressionando [ CL ] e depois re-entrar os valores e expressão des-de o início. Veja Exemplo 3.

(6)

$ § Função de memória

• Pressione [ M+ ] para adicionar um resultado à memória corrente. Pressione [ M- ] para subtrair o valor da memória corrente. Para chamar novamente o valor na memória corrente, pressione [ MRC]. Para apagar a memória corrente, pressione [MRC] duas vezes. Veja Exemplo 4.

• A calculadora tem oito variáveis de memória para uso repetido: A, B, C, X, Y, X1, X2, PROG. Você poderá armazenar um número racional em variáveis A, B, C, X, Y, X1, X2 e uma expressão no PROG. Veja Exemplo 5.

• [ P/V RCL ] traz de volta todas as variáveis. • [ SAVE ] permite armazenar valores às variáveis. • [ 2nd ] [ RECALL ] traz de volta o valor da variável. • [ 2nd ] [ CL-VAR ] apaga todas as variáveis exceto PROG. • [ 2nd ] [ CL-PROG ] apaga os conteúdos de PROG § Ordem de operações

Cada cálculo é executado na seguinte ordem de precedência: 1) Expressão dentro dos parênteses.

2) Coordena transformação, e funções Tipo B que serão requeridos pressionando a tecla de função antes de entrar, por exemplo, sin, cos, tan, sin-1, cos-1, tan-1, sinh, cosh, tanh, sinh-1, cosh-1, tanh1,

log, ln, 10x, ex, , NEG, NOT, X' ( ), Y' ( ).

3) Funções Tipo A que requerem entrada de valores antes de pres-sionar a tecla de função, por exemplo, X 2, o ' ", !, X-1, %, r, g.

4) Exponenciação ( ^ ), x

5) Frações

6) Formato de multiplicação abreviada em frente das variáveis, , RAND.

7) ( – )

8) Formato de multiplicação abreviada em frente das funções Tipo B, 2 3, Alog2, etc.

9) nPr, nCr 10) x, ÷ 11)+, -12) AND, NAND 13) OR, XOR, XNOR

14) Conversão (A , F D, DMS)

• Quando funções com a mesma prioridade são usadas em séries, a execução é feita da direita para a esquerda.

ex ln 120 ® ex{In (120)}

De outra maneira, a execução é feita da esquerda para direita. • Funções compostas são executadas da direita à esquerda. • Qualquer coisa contida dentro de parênteses recebe

(7)

% § Precisão e Capacidade

Precisão de saída de dados: ±10 o dígito

Dígitos internos: 24 dígitos

Em geral, todo cálculo razoável é exibido em mantissa de até 10 dígitos ou mantissa de 10-dígitos mais exponente com 2-dígitos de até 1099.

Números usados como entrada de dados devem estar dentro da variação da função dada como se segue:

Funções Variação de Entrada de Dados sin x, cos x, tan x Deg : | X | < 4.5 x 1010 deg

Rad : | X | < 2.5 x 108 rad

Grad : | X | < 5 x 1010 grad

Contudo, para tan x Deg : | X | 90 (2n+1) Rad : | X | (2n+1) Grad : | X | 100 (2n+1) (n é um inteiro) sin-1 x, cos-1x| X | 1 tan-1x| X | < 1 x 10100 sinh x, cosh x | X | 230.2585092 tanhx| X | < 1 x 10100 sinh-1x| X | < 5 x 1099 cosh-1x 1 X < 5 x 1099 tanh-1x| x | < 1 log x, ln x 1 x 1099 X < 1 x 10100 10 x -1 x 10100< X < 100 e x -1 x 10100 < X 230.2585092 x 0 X < 1 x 10100 x2 | X | < 1 x 1050 1/x| X | < 1 x 10100, X 0 3 x | X | < 1 x 10100 X1 0 X 69, X é um inteiro P(x.y) X2+Y2< 1 x 10100 R(r, ) 0 r < 1 x 10100 Deg: | | < 4.5 x 1010 deg Rad: | | < 2.5 x 108 rad Grad: | | < 5 x 1010 grad

Contudo, para tan x Deg: | | 90 (2n+1) Rad: | | (2n+1) Grad: | | 100 (2n+1) (n é um inteiro)

(8)

&

Funções Variação de Entrada de Dados DMS | DD |, MM, SS.SS < 1 x 10100, 0 MM, SS.SS | x | < 2.777777777 x 1096 Xy X > 0 : -1 x 10100 < Y log X < 100 X = 0 : Y > 0 X < 0 : Y = n, 1 /(2n+1), n é um inteiro mas -1 x 10100 < Y log | X | < 100 x Y y > 0 : x 0, –1 x 10100 < logY < 100 y = 0 : x > 0 y < 0 : x = 2n+1, l/n, n é um inteiro.(n 0) mas –1 x 10100 < log | y | < 100 nPr, nCr 0 r n, n < 10 100, n, r n, r são inteiros. STAT | x | < 1x10100, | y | < 1 x 10100 SC-396 : 1 – VAR : n 40,2 – VAR: n 40 FREQ. = n, 0 n < 10100 x, y, x, y, a, b, r : n 0 Sx, Sy : n 0,1 Base-n DEC : – 2147483648 X 2147483647 BIN : 10000000000000000000000000000000 X 11111111111111111111111111111111 (para negativo) 0 X 01111111111111111111111111111111 (para zero, positivo)

OCT :

20000000000 X 3777777777 (para negativo)

0 X 17777777777 (para zero ou positivo)

HEX:

80000000 X FFFFFFFF (para negativo)

(9)

' § Condições de Erro

A mensagem de erro aparecerá no mostrador e o cálculo adicional se tornará impossível quando quaisquer das condições seguintes acontecer.

DOMAIN Er Ao especificar um argumento para uma função fora da variação válida. DOMAIN Er Valor FREQ (Em estatísticas 1-VAR) < 0 ou

não-inteiro.

DIVIDE BY 0 Você tentou dividir por 0.

OVERFLOW Er Quando o resultado de cálculos de função excede a variação especificada. STAT Er Quando não em modo STAT, pressione

[ DATA ] ou [ STATVAR ]

SYNTAX Er (1) São feitos erros de entrada de dados. (2) Quando argumentos incorretos são

usados em comandos ou funções que requerem argumentos.

NOSOL Não há nenhuma solução ou infinito para a equação simultânea sob o modo VLE. NO REAL SOL Não há nenhuma solução racional para equação quadrática sob o modo QE. LENGTH Er Uma entrada excede 84 dígitos depois da

multiplicação que implica em auto-correção. Para liberar os erros acima, pressione tecla [ CL ].

(10)



2. Mode 0 – MAIN

2.1 Cálculo aritmético

• Operações aritméticas são executadas pressionando as teclas na mesma sequência como na expressão. Veja Exemplo 6. • Para valores negativos, pressione [(-)] antes de introduzir o valor.

Veja Exemplo 7.

• Para operações aritméticas mistas, multiplicação e divisão têm pri-oridade sobre adição e subtração. Veja Exemplo 8.

• Resultados maiores que 1010 ou menores que 10-9 são exibidos em

forma exponencial. Veja Exemplo 9.

2.2 Formatos de exibição

• Formatos de casas decimais são selecionados pressionando [ 2nd] [ TAB] para exibir o menu. Para ajustar as casas decimais a n (F0123456789), introduza um valor n diretamente ou pressi-one a tecla [ ENTER ] enquanto o item estiver sublinhado. (O ajuste pré-programado é notação de ponto flutuante F e o valor n é •). Veja Exemplo 10.

• Mesmo se o número de casas decimais for especificado, o cálculo interno para uma mantissa é executado em 24 dígitos, e o valor de exibição é armazenado em 10 dígitos. Para arredondar esses valo-res para o número especificado de casas decimais, pvalo-ressione [ 2nd ] [ RND ]. Veja Exemplo 11.

• Formatos de exibição de número são selecionados pressionando [ 2nd ] [ SCI / ENG ] para exibir o menu. Os itens no menu são FLO (para ponto flutuante), SCI (para científico) e ENG (para engenha-ria). Pressione [ ] ou [ ] até que os formatos desejados estejam sublinhados, e então pressione [ ENTER ]. Veja Exemplo 12. (Nota): O formato de engenharia é semelhante ao formato

científi-co, exceto que a mantissa pode ter até três dígitos à esquer-da dos decimais, em vez de somente um, e o expoente é sempre um múltiplo de três. É útil para engenheiros con-verterem unidades baseadas em múltiplos de 103.

• Você pode introduzir um número em forma de mantissa e expoente com a tecla [EXP]. Veja Exemplo 13.

2.3 Cálculos de parênteses

• As operação dentro de parênteses são sempre executadas antes. Você pode usar até 14 níveis de parênteses consecutivos em um único cálculo. Veja Exemplo 14.

• Parênteses fechados ocorrendo imediatamente antes de uma ope-ração da tecla [ ENTER ] podem ser omitidos, não importando quantos são requeridos. Veja Exemplo 15.

(11)



• Se um sinal de multiplicação "x" ocorre imediatamente antes de uma operação, os parênteses podem ser omitidos. Veja Exemplo 16. (Nota): A calculadora pode auto-corrigir multiplicação abreviada

na frente de todas as funções, exceto variáveis de memória, parênteses esquerdos, funções tipo B.

• Desta maneira, tipo abreviado não será usado neste manual. Veja Exemplo 17.

• O resultado correto não pode ser derivado entrando [ ( ] 2 [ + ] 3 [ ) ] [ EXP ] 2. Assegure-se de introduzir [x] 1 entre o [)] e [EXP] no exemplo abaixo. Veja Exemplo 18.

2.4 Cálculos de porcentagem

• [2nd ] [ % ] divide por 100 o número no mostrador. Você pode usar esta sequência para calcular porcentagens, somas, descontos, e relações de porcentagens. Veja Exemplo 19.

2.5 Função de cálculo contínuo

• A calculadora lhe permite repetir a última operação executada pres-sionando a tecla [=] para cálculo adicional. Veja Exemplo 20. • Mesmo que os cálculos são concluídos com a tecla [=], o resultado

obtido pode ser usado para o cálculo adicional. Veja Exemplo 21.

2.6 Função de resposta

• Função de resposta armazena o resultado calculado mais recente-mente. É retido até mesmo depois que a energia permacer desliga-da. Uma vez que um valor numérico ou expressão numérica é introduzida e [ ENTER ] é pressionado, o resultado é armazenado através desta função. Veja Exemplo 22.

(Nota): Mesmo que a execução de um cálculo resulte em erro, a memória de resposta retém seu valor atual.

2.7 Logaritmos e Antilogaritmos

• A calculadora pode calcular logaritmos comuns, naturais e antilogaritmos usando [LOG ], [ LN ], [ 2nd ] [ 10x ], e [ 2nd ] [ ex ].

Veja Exemplo 23.

2.8 Cálculo de fração

A exibição de valor de fração é apresentado como segue: Exibição de

Exibição de 56 5 / 12

(12)



• Para introduzir um número misto, entre a com a parte inteira, pres-sione [ A b/c ], entre o numerador, pressione [ A b/c ], e entre o

deno-minador. Para entrar uma fração imprópria, entre o numerador, pres-sione [ A b/c ], e entre com o denominador. Veja Exemplo 24.

• Durante um cálculo de fração, se o algarismo for redutível, um alga-rismo é reduzido aos termos mais baixos depois de pressionar uma tecla de comando de função ([+], [ – ], [ x ] ou [ ÷ ] ) ou a tecla [ = ]. Pressionando [ 2nd ] [ A b/c d/e ], o valor exibido será

convertido à fração imprópria e vice-versa. Veja Exemplo 25. • Para converter entre um resultado decimal e fracionário, pressione

[ 2nd ][ F D ] e [ ENTER ]. Veja Exemplo 26.

• Cálculos contendo ambas as frações e decimais são realizados em formato decimal. Veja Exemplo 27.

2.9 Conversão de unidades de ângulo

• As unidades de ângulo ( DEG, RAD, GRAD ) são ajustadas pressio-nando [ DRG ] para exibir o menu de ângulo. A relação entre as três unidades de ângulo é:

180 ° =- rad = 200 grad Conversões de ângulo (Veja Exemplo 28.):

1. Mude os ajustes pré-programados de ângulo para as uni-dades que você quer converter.

2. Introduza o valor da unidade a ser convertida. 3. Pressione [ DMS ] para exibir o menu. As unidades que

você pode selecionar são o (graus), ' (minutos), " (segundos), ' (radianos); * (gradianos) ou DMS (Graus-Minutos-Segundos).

4. Escolha as unidades que você está convertendo. 5. Pressione [ ENTER ] duas vezes.

• Para converter um ângulo em notação DMS, selecione " DMS" que converte uma entrada para as notações DMS, i.e., onde 1° 30

'

10

"

representa 1 grau, 30 minutos, 10 segundos. Veja Exemplo 29. • Para converter uma notação DMS em decimal, selecione o(graus),

'

(minutos),

"

(segundos). Veja Exemplo 30.

2.10 Funções Trigonométricas / Trig. Inversas

• Sua calculadora provê funções trigonométricas padrões e trigonométricas inversas: - sin, cos, tan, sin-1, cos-1e tan-1. Veja

Exemplo 31.

(Nota): Ao usar essas teclas, assegure-se de que a calculadora esteja ajustada para a unidade de ângulo que você quer.

(13)

!

2.11 Funções Hiperbólicas / Hip. Inversas

• Sua SC-396 utiliza [ 2nd ] [ HYP ] para cálculo das funções hiperbólicas e hiperbólicas-inversas - sinh, cosh, tanh, sinh-1,

cosh-1e tanh-1. Veja Exemplo 32.

(Nota): Ao usar essas teclas, assegure-se de que a calculadora esteja ajustada para a unidade de ângulo que você quer.

2.12 Transformação de coordenadas

Pressionando [ 2nd ] ( R P ] será exibido um menu para converter coordenadas retangulares em coordenadas polares ou vice-versa. Veja Exemplo 33.

Coordenadas retangulares Coordenadas polares

P( x, y) x + y i = r ( cos + i sin )

(Nota): Quando usar essas teclas, assegure-se de que a calculado-ra esteja ajustada pacalculado-ra a unidade de ângulo que você quer.

2.13 Probabilidade

• Pressionando [ PRB ] e exibido o menu de probabilidade. Veja Exemplo 34. Com as seguintes funções:

nPr Calcula o número de permutações possíveis de n itens tomando r a cada vez.

nCr Calcula o número de combinações possíveis de n itens tomando r a cada vez.

! Calcula o fatorial de um n inteiro positivo especificado onde n 69.

(14)

"

2.14 Outras funções (X

-1

, .

x

X

2

, )

• A calculadora também provê funções de recíproco ([X-1]), raiz qua-drada ([ ] ), raiz universal [ x ], quadrado( [ X 2 ] ) e exponenciação

( [ ] ). Veja Exemplo 35.

2.15 Conversão de unidade

• Sua calculadora tem uma característica de conversão de unidade embutida que lhe permite converter números de unidades métricas para unidades inglesas e vice-versa. Veja Exemplo 36. 1. Entre com o número que você quer converter.

2. Pressione [2nd] [CONV] para exibir o menu. Existem 7 menus, cobrindo distância, área, temperatura, capacidade, peso, ener-gia, e pressão.

3. Use [ ][ ] para deslocar-se através da lista de unidades até que um menu de unidades apropriadas seja mostrado. Depois tecle [ENTER].

4. Pressionando [ ] ou [ ] pode-se converter o número para uma outra unidade.

2.16 Constantes de Física

• Você pode usar um número de constantes de Física em seus cálcu-los. Com as constantes seguintes:

Símbolo Significado Valor

c Velocidade de luz 299792458 m / s g Aceleração de gravidade 9.80665 m.s-2

G Constante gravitacional 6.6725985x10-11N.m2 kg-2

Vm Volume molar do gás ideal 0.0224141m3mol-1

NA Número de Avagadro 6,022136736x 1023 mol-1

e Carga elementar 1.6021773349 x 10-19 C

m

e

Massa de elétron 9.109389754 x 10-31 kg

mP Massa de próton 1.672623110 x 10-27kg

h Constante de Plank 6.626075540 x 10-34 J.s

k Constante de Boltzmann 1.38065812 x 10-23J.K-1

Para inserir uma constante à posição do cursor (Veja Exemplo 37): 1. Pressione [CONST] para exibir o menu de constantes de Física. 2. Pressione [ ] até que a constante que você deseja seja sublinhada. 3. Pressione [ ENTER ].

3 Mode 1 - STAT

Há três operações de menu no menu de estatísticas: 1-VAR (para ana-lisar dados em um único conjunto de dados), 2-VAR (para anaana-lisar dados emparelhados de dois conjuntos de dados) e CLR-DATA (para apagar todos os conjuntos de dados). Veja Exemplo 38.

(15)

#

§ Para introduzir dados para análise estatística: 1. Do menu de estatísticas, escolha 1-VAR ou 2-VAR. 2. Pressione [ DATA].

3. Entre com um valor -X e pressione [ ]

4. Entre a com freqüência (FREQ) do valor -X (em modo 1-VAR) ou o valor Y correspondente (em modo 2-1-VAR) e pres-sione [ ].

5. Para entrar com mais dados, recomece a partir do passo 3. § Para analisar dados que você introduziu:

1. Pressione [ STATVAR ]. Uma faixa de variáveis estatísticas (veja tabela abaixo) é exibida nos menus de resultados estatísticos. A primeira variável ( n ) é sublinhada e seu valor estará na linha de resultado.

2. Pressione [ ] para deslocar-se pelo menu de resultados esta-tísticos. O valor de cada variável é exibido na linha de resultado. 3. Para usar um valor em um cálculo, pressione [ ENTER ] quando os valores forem exibidos. Os valores são copiados para a linha de entrada.

4. Para chamar novamente um valor para um dado valor x (ou y) e para y (ou x), selecione a variável x' ( ou y' ), pressione [ ENTER], entre com c valor dado, e pressione [ ENTER] novamente. Variável Significado

n Número de valores X ou pares de x-y entrados. x ou y Média dos valores X ou valores de y Sx c Sy Divergência padrão da amostra de valores x ou

valores y

x ou y Divergência padrão da população de valores x ou valores y

x ou y Somatória de todos os valores x ou valores y x 2 ou y2 Somatória de todos os valores x2 ou valores y2

x y Somatória de (x x y) para todos os pares x-y a intercepta y na regressão linear

b Declive de regressão linear r Coeficiente de correlação

x' Predição de valores de x dados a,b,e valores de a y y' Predição de valor y dado o valor de a, b e x. (Nota): Se uma mensagem de erro aparece no mostrador sob

menu STATVAR, simplesmente pressionando [ ] ou [ ] pode se continuar vendo o próximo valor de vari-ável estatística.

(16)

$ § Para ver ou mudar dados :

1. Pressione [ DATA ].

2. Pressione [ ] para deslocar-se através dos dados que você introduziu.

3. Para mudar uma entrada, exiba-a e introduza os novos dados. O novo dado que você introduzir reescreve por cima da entrada antiga. Pressione [ ] ou [ ENTER ] para salvar a mudança. (Nota): Mesmo que você saia do modo STAT, todos os dados no

modo1-VAR e 2-VAR ainda são retidos a menos que você apague todos os dados selecionando o modo CLR-DATA.

4. Mode 2 - Base-n

4.1 Conversões de bases

• O sistema de números (10,16, 2, 8) é ajustado pressionando [ 2nd] [ dhbo] para exibir o menu, fazendo um dos itens sublinhados seguido de [ENTER]. Um símbolo correspondente - “d“, “h“, “b“, “o” aparece no mostrador. (O ajuste pré-programado é d: base de-cimal). Veja Exemplo 39.

(Nota) : A variação total de números manejados neste modo é 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Se valores não válidos para o sistema de número particular são usados, anexe o designador correspondente (d, h, b, o), ou uma mensa-gem de erro aparecerá.

Base binária ( b ) : 0, 1 Base Octal (o): 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 Base decimal (d ) : 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Base Hexadecimal ( h ) : 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F • Pressionando [ ] pode-se usar a função de bloco para exibir um

resultado em base octal ou binária que excede 8 dígitos. O sistema é designado para exibir até 4 blocos. Veja Exemplo 40.

4.2 Expressões negativas

• Bases n binário, octal e hexadecimal, a calculadora representa nú-meros negativos usando notação de complemento. O complemento é o resultado da subtração daquele número de 10000000000 na base daquele número pressionando a tecla [ NEG ] em base não-decimal. Veja Exemplo 41.

4.3 Operações aritméticas básicas para bases

• A unidade lhe permite calcular em base de número diferente da decimal. A calculadora pode somar, subtrair, multiplicar e dividir números binários, octais, e hexadecimais.

(17)

%

4.4 As operações lógicas

• Operações lógicas são executadas através de produtos lógicos (AND), lógica negativa (NAND), somas lógicas (OR), somas lógi-cas exclusivas (XOR), negação (NOT), e negação de somas lógilógi-cas exclusivas (XNOR). Veja Exemplo 43.

5. Mode 3 – CPLX

• O modo complexo lhe permite somar, subtrair, multiplicar e dividir números complexos. Veja Exemplo 44. Os resultados de uma ope-ração complexa são exibidos como segue:

Re Valor racional Im Valor irracional ab Valor Absoluto ar Valor de argumento

6. Mode 4 – VLE

• O modo de equações lineares variáveis (VLE) pode resolver um conjunto de equações simultâneas com dois números desconhe-cidos como segue:

ax + by = c

d x + e y = f, onde x são números desconhecidos.

• Em modo VLE, você simplesmente introduz cada coeficiente (a, b, c, d, e, f ) na ordem correta, e a calculadora resolve automaticamen-te para x, y. Veja Exemplo 45.

7. Mode 5 – QE

O modo de equações quadráticas (QE) pode resolver equações como segue: ax2 + bx

+ c = 0, onde x e y são números desconhecidos.

• Em modo QE, vocë simplesmente introduz cada coeficiente (a, b, c) na ordem correta, e a calculadora resolve automaticamente todos os valores de x. Veja Exemplo 46.

(18)

&

18. Exemplos

Exemplo 1

Mudar 123 x 456 para 12 x 457. 123 [x] 456 [=] MAIN DEG 123 * 456 é 56088.

[ ] [ ] [ ] [DEL] MAIN DEG

12 * 456 é

[ ] [ ] [ ] 7 MAIN DEG

12 * 457 é

[ENTER] MAIN DEG

12 * 457 é

5484.

Exemplo 2

Depois de executar 1 + 2, 3 + 4, 5 + 6, use a função (replay) para rechamar.

1 [+] 2 [=] 3 [+] 4 [=] MAIN DEG 5 [+] 6 [=] 5 + 6 é 11. [ ] MAIN DEG 5 + 6 é [ ] MAIN DEG 3 + 4 é ê [ ] MAIN DEG 1 + 2 ê

Exemplo 3

14÷0x2.3 erroneamente entrado ao invés de 14÷10x2.3

1. 14 [÷] 0 [x] 2.3 MAIN DEG

[ENTER] DOMAIN Er

2. MAIN DEG

14 / 0 * 2.3 é [3] [2nd] [INS] 1 MAIN DEG

[ENTER] 14 / 10 * 2.3 é

(19)

'

Exemplo 4

[(3 x 5) + (56 ÷ 7) - (74 - 8 x 7)] = 5 3 [x] 5 [M+] MAIN DEG 3 * 5 é M 15. 56 [÷] 7 [M+] MAIN DEG 56 / 7 é M 8.

[MRC] [ENTER] MAIN DEG

23 é

M 23.

74 [-] 8 [x] 7 [2nd] [M-] MAIN DEG

74 - 8 * 7 é

M 18.

[MRC] [ENTER] MAIN DEG

5 é M 5. [MRC] [MRC] [CL] MAIN DEG é –

Exemplo 5

1. Coloque o valor 30 na variável A

2. Multiplique 5 à variável A, depois coloque o resultado na variável B.

3. Adicione 3 à variável B

4. Para apagar os conteúdos de todas as variáveis 5. Ajuste PROG = 3 X + 5 Y

6. Ajuste X = 55, Y = 6, obtenha 3 X + 5 Y = 195

1. [2nd] [CL-VAR] MAIN DEG

30 [SAVE] CA B C X Y è

[ENTER] MAIN DEG

30 C A é

30.

2. 5 [x] [2nd] [RECALL] MAIN DEG

A B C X Y è 30. [ENTER] [ENTER] MAIN DEG

5 * 30 é

(20)



[SAVE] [ ] [ENTER] MAIN DEG

Ans C B é

150.

3. [P/V RCL] [?] MAIN DEG

[ENTER] [+] 3 B + 3 é

[ENTER] MAIN DEG

B + 3 é

153.

4. [2nd] [CL-VAR] MAIN DEG

[P/V RCL] A B C X Y è

5. 3 [P/V RCL] MAIN DEG

[ ] [ ] [ ] A B C X Y è

[ENTER] [+] 5 MAIN DEG

[P/V RCL] [ ] [ ] A B C X Y è [ ] [ ]

[ENTER] MAIN DEG

3 X + 5 Y

[SAVE] [ ] MAIN DEG

ç X1 X2 PROG

[ENTER] MAIN DEG

3X + 5Y C PROG é 0

6. [P/V RCL] [ ] MAIN DEG

[ENTER] 3 X + 5 Y é

[ENTER] 55 MAIN DEG

X = 55 é

[ENTER] 6 MAIN DEG

Y = 6 é

[ENTER] MAIN DEG

3 X + 5 Y é

(21)



Exemplo 6

1 ÷ 2 x 3 = 7 1 [÷] 2 [x] 3 [=] MAIN DEG 1 ÷ 2 * 3 é 7 .

Exemplo 7

-3.5 + 8 ÷ 2 = 0.5 [(-)] 3.5 [+] 8 [÷] 2 [=] MAIN DEG -3.5 + 8 / 2 é 0.5

Exemplo 8

7 + 10 x 8 ÷ 2 = 47 7 [+] 10 [x] 8 [÷] 2 [=] MAIN DEG 7 + 10 * 8 / 2 é 47.

Exemplo 9

12369 x 7532 x 74103 = 6903680613000 12369 [x] 7532 [x] 74103 MAIN DEG [=] 12369 * 7532 * èé 6.903680613x 1012

Exemplo 10

6 ÷ 7 = 0.857142857... 6 [÷] 7 [=] MAIN DEG 6 / 7 é 0.857142857

[2nd] [TAB] MAIN DEG

[ ] [ ] [ ] F0123456789

[ENTER] MAIN DEG TAB

6 / 7 é

0.86 [2nd] [TAB] 4 MAIN DEG TAB

6 / 7 é

0.8571 [2nd] [TAB] [?] MAIN DEG

6 / 7 é

(22)

Exemplo 11

1. 1 ÷ 6 x 67 = 1 2. RND (1 ÷ 6) x 6 = 1.002

1. [2nd] [TAB] MAIN DEG

[ ] [ ] [ ] [ ] F0123456789 [ENTER] 1 [÷] 6 [=] MAIN DEG TAB

1 / 6 é

0.167

[x] 6 [=] MAIN DEG TAB

Ans * 6 1.000

2. [2nd] [RND] MAIN DEG TAB

1 [÷] 6 [=] RND (1 / 6) é

0.167

[x] 6 [=] MAIN DEG TAB

Ans * 6 é 1.002

Exemplo 12

1 ÷ 6000 = 0.000166... 1 [÷] 6000 [=] MAIN DEG 1 / 6000 é 0.000166667 [2nd] [SCI / ENG] [?] MAIN DEG

FLO SCI ENG

[ENTER] MAIN DEG SCI

1 / 6000 é

166.666666667X10 -04

[2nd] [SCI / ENG] [?] MAIN DEG SCI

FLO SCI ENG

[ENTER] MAIN DEG ENG

1 / 6000 é

166.6666667X10 -06

Exemplo 13

0.015 = 1.5 x 10-3

1.5 [EXP] [(-)] 3 MAIN DEG

[ENTER] 1.5 E-3 é

(23)

!

Exemplo 14

(5 - 2 x 1.5) x 3 = 6 [(] 5 [-] 2 [x] 1.5 [)] [x] MAIN DEG 3 [=] (5 - 2 * 1.5) * 3 è é 6 .

Exemplo 15

2 + 3 x (5 + 4) = 29 2[+] 3[x][(] 5[+] 4[=] MAIN DEG 2 + 3 * (5 + 4 é 29.

Exemplo 16

(7 - 2) x (8+5) = 65 [(] 7 [-] 2 [)] [(] 8 [+] 5 MAIN DEG [=] (7 - 2) * (8 + 5 é 65.

Exemplo 17

2 x {7 + 6x (5 + 4)} = 122 2 [x] [(] 7 [+] 6 [x] [(] MAIN DEG 5 [+] 4 [=] 2 *( 7+6 * ( 5 + é 122.

Exemplo 18

(2 + 3) x 102 = 500

[(] 2 [+] 3 [)] [x] 1 [EXP] MAIN DEG

2 [=] (2 + 3) * 1E2 é 500.

Exemplo 19

1. 120 x 30 % = 36 2. 88 ÷ 55 % = 160 1. 120 [x] 30 [2nd] [%] [=] MAIN DEG 120 * 30% é 36. 2. 88 [÷] 55 [2nd] [%] [=] MAIN DEG 88 / 55% é 160.

(24)

"

Exemplo 20

3 x 3 x 3 x 3 = 81 3 [x] 3 [=] MAIN DEG 3 * 3 é 9. [x] 3 [=] MAIN DEG Ans * 3 é 27. [=] MAIN DEG Ans * 3 é 81.

Exemplo 21

Para calcular ÷ 6 depois de 3 x 4 = 12

3 [x] 4 [=] MAIN DEG 3 * 4 é 12. [÷] 6 [=] MAIN DEG Ans / 6 é 2.

Exemplo 22

123 + 456 = 579 è 789 – 579 = 210 123 [+] 456 [=] MAIN DEG 123 + 456 é 579. 789 [-] [2nd] MAIN DEG

[ANS] [ENTER] 789 - Ans é

210.

Exemplo 23

1. ln7 + log100 = 3.945910149 2. 10 2 = 100 3. e-5 = 0.006737947 1. [LN] 7 [4] [+] MAIN DEG [LOG] 100 [=] ln(7) + log(1) è é 3.945910149 2. [2nd] [10x] 2 [=] MAIN DEG 10 ^ (2) é 100. 3. [2nd] [ex] [(-)] 5[=] MAIN DEG e ^ (-5) é 0.006737947

(25)

#

Exemplo 24

7 2/3 + 14 5/7= 22 8/21 7 [A b/c ] 2 [ Ab/c ] 3 [+] MAIN DEG 14 [Ab/c ] 5 [Ab/c ] 7 [=] 7 . 2 . 3 + 14 . 5 èé 22. 8/21

Exemplo 25

4 2/4= 4 4 [Ab/c ] 2 [Ab/c ] 4 MAIN DEG [ENTER] 4 . 2 . 4 é 4 1/2 [2nd] [Ab/c d/e ] MAIN DEG [ENTER] Ans a b/c d/e é 9/2 [2nd] [Ab/c d/e ] MAIN DEG [ENTER] Ans a b/c d/e é 4 1/2

Exemplo 26

4 1/2 = 4.5 4 [Ab/c ] 1 [Ab/c ] 2 MAIN DEG [2nd] [ F D ] 4 1 2 F D é [ENTER] 4.5

Exemplo 27

8 4/5 + 3.75 = 12.55 8 [Ab/c ] 4 [Ab/c ] 5 MAIN DEG [+] 3.75 [ENTER] 8. 4. 5 + 3.75 é 12.55

Exemplo 28

2 rad. = 360 deg. [DRG] MAIN DEG DEG RAD GRD [ENTER] 2 [ ] [DMS] MAIN DEG

[ ] [ ] [ ] o

' "

r g è [ENTER] [ENTER] MAIN DEG

2 – r é

(26)

$

Exemplo 29

1.5 = 1o30 '0" ( DMS )

1.5 [DMS] [ ] MAIN DEG

ç DMS [ENTER] [ENTER] MAIN DEG

1.5 è DMS é 1o 3 0 ' 0 "

Exemplo 30

2o451 10.511= 2.75291667 2 [DMS] MAIN DEG o ' " r g è

[ENTER] 45 [DMS] MAIN DEG

[ ] o ' " r g è

[ENTER] 10.5 [DMS] MAIN DEG

[ ] [ ] o ' " r g è

[ENTER] [ENTER] MAIN DEG

2o 45' 10.5" é

(27)

%

Exemplo 31

1. Sin 30 Deg. = 0.5 — 2. Sin30 Rad. = –0.988031624 3. sin -10.5 = 33.33333333 Grad.

1. [DRG] MAIN DEG

DEG RAD GRD [ENTER] [SIN] 30 MAIN DEG

[ENTER] sin (30) é

0.5

2. [DRG] [ ] MAIN DEG

DEG RAD GRD [ENTER] [ENTER] MAIN R A D

sin (30) é

- 0.988031624

3. [DRG] [ ] MAIN R A D

DEG RAD GRD

[ENTER] [2nd] MAIN DEG

[SIN-1] 0.5 [ENTER] sin-1 (0.5) é

33.33333333

Exemplo 32

1. cosh 1.5+2=4.352409615 2. sinh-1 7=2.644120761

1. [2nd] [HYP] [COS] MAIN DEG

1.5 [ ] [+] 2 [=] cosh (1.5) + 2 è é 4.352409615

2. [2nd] [HYP] [2nd] MAIN DEG

[SIN-1] 7 [=] sinh-1 (7) é

(28)

&

Exemplo 33

1. Se x = 5, y = 30, quais são os valores de r, ? Resp: r = 30.41381265, = 80.53767779 o

2. Se r = 25, = 56o, quais são os valores de x, y?

Resp: x =13.97982259, y = 20.72593931

1. [2nd] [R P] MAIN DEG

R Pr R P è [ENTER] 5 [2nd] MAIN DEG

[.] 30 R Pr (5, 30) é

[ENTER] MAIN DEG

R Pr (5, 30) é 30.41381265 [2nd] [R P] [ ] MAIN DEG

R Pr R P è [ENTER] 5 [2nd] MAIN DEG

[.] 30 R Pr (5, 30) é

[ENTER] MAIN DEG

R Pr (5, 30) é 80.53767779 2. [2nd] [R P] [ ] [ ] MAIN DEG

çP Rx P Ry [ENTER] 25 [2nd] MAIN DEG

[.] 56 P Rx (25, 56)è é

[ENTER] MAIN DEG

P Rx (25, 56)è é 13.97982259 [2nd] [R P] [?] MAIN DEG

çP Rx P?Ry [ENTER] 25 [2nd] MAIN DEG

[.] 56 P Ry (25, 56)è é

[ENTER] MAIN DEG

P Ry (25, 56)è é 20.72593931

(29)

'

Exemplo 34

1. 7! ÷ [(7 - 4) !] = 840 2. 7! ÷ [(7 - 4) ! x 3!] = 35 3. 5! = 120

4. Gera um número randômico entre 0 e 1 (para SRP-280)

1. 7 [PRB] MAIN DEG

nPr nCr ! è [ENTER] 4 [ENTER] MAIN DEG

7nPr4 é

840.

2. 7 [PRB] [ ] MAIN DEG

nPr nCr ! è [ENTER] 4 [ENTER] MAIN DEG

7nPr4 é

35.

3. 5 [PRB] [ ] [ ] MAIN DEG

nPr nCr ! è [ENTER] [ENTER] MAIN DEG

5 ! é

120.

4. [PRB] [ ] MAIN DEG

ç RANDM [ENTER] [ENTER] MAIN DEG

RANDM é

(30)

!

Exemplo 35

1. 1 125 =8 — 2. 22 + 4+21 = 9 3. 3 27 = 3 — 4. 74 = 2401 1. 1.25 [2nd] [X-1] [=] MAIN DEG 1.25-1 é 0.8 2. 2 [X2] [+] [ 1 ] 4 [+] 21 [=] MAIN DEG 22+ (4+21) é 9. 3. 3 [2nd] [X1 ] 27 [=] MAIN DEG 3X (27) é 3. 4. 7 [^] 4 [=] MAIN DEG 7^4 é 2401.

Exemplo 36

1yd2 = 9ft2 = 0.000000836 km2 (SRP-280)

1 [2nd] [CONV] [ ] [ ] MAIN DEG

ft2 yd2m2 è é

[ENTER] MAIN DEG

ft2 yd2 m2 è 1. [ ] MAIN DEG ft2 yd2 m2 è 9. [ ][ ][ ] MAIN DEG ç km2 hectars è 0.000000836

Exemplo 37

3 xG = 2.0019 x 10-10

3 [x] [CONST] MAIN DEG

[ ][ ] c g G Vm NA è

[ENTER] [ENTER] MAIN DEG

3 * 6.673 E-11 èé

(31)

!

Exemplo 38

1. Entrar dado: X 1 = 3, Freq. = 2; X 2 = 5, Freq. = 9, depois encontrar x = 4.6363636 e Sx = 0.809039835. 2. Entrar dado: X 1 = 3, Y 1 = 4; X 2 = 5, Y 2 = 7,

depois encontrar x = 4.6363636 e Sx = 0.809039835 3. Ajuste y = 6, obtenha x' = 4.333333333

4. Mudar Y 1 = 4 como Y 1 = 9 e X 2 = 5 como X 2 = 8, depois encontrar Sx = 3.535533906

1. [MODE] 1 STAT DEG

1 - VAR 2 - VAR è

[ENTER] [DATA] 3 STAT DEG é

X1 = 3 ê

[ ] 2 STAT DEG

FREQ1 = 2 é

ê [ ] 5 [ ] 9 [STATVAR] STAT DEG

n x Sx sX è 11. [ ] STAT DEG n x Sx sX è 4.636363636. [ ] STAT DEG n x Sx X è 0.809039835.

2. [MODE] 1 [ ] STAT DEG

1-VAR 2-VAR è [ENTER] [DATA] 3 [ ] STAT DEG

4 [ ] 5 [ ] 7 Y2=7 é

ê

[STATVAR] STAT DEG

n x Sx sX y è 2. [ ] [ ] STAT DEG n x Sx sX y è 1.414213562 [ ] [ ] [ ] [ ] STAT DEG ç Sy sy x' y' è 1.5

(32)

! 3. [ ] S T A T DEG ç Sy sy x' y' è [ENTER] 6 S T A T DEG x' (6) [ENTER] S T A T DEG x' (6) 4.333333333 4. [DATA] [ ] 9 [ ] 8 S T A T DEG X 2 = 8 é ê [STATVAR] [ ] [ ] S T A T DEG n x Sx X y è 3.535533906

Exemplo 39

31 10 = 1F 16 = 11111 2 = 37 8 [MODE] 2 B a s e - n d 31 [ENTER] B a s e - n d31 é 31 d [dhbo] B a s e - n Base d h b è d [ENTER] B a s e - n D H B O 31 d [ ] B a s e - n D H B O 1F h [ ] B a s e - n D H B O 11111 b [ ] B a s e - n D H B O 37 o

(33)

!!

Exemplo 40

477710 = 10010101010012 [MODE] 2 B a s e - n b [dhbo] [ ] B a s e - n Base d h b è b [ENTER] 4777 B a s e - n [ENTER] Base d h b d4777 é 10101001 1b [ ] B a s e - n d4777 é 1 0 0 1 0 2b

Exemplo 41

1. Como 3A 16 é expresso como um negativo? Resp.: FFFFFFC6

1. [MODE] 2 B a s e - n

h

[NEG] 3 [A] B a s e - n é

[ENTER] NEG h3A

(34)

!"

Exemplo 42

123410 + 1EF 16 ÷ 248 = 23528 = 125810 [dhbo] [ENTER] B a s e - n [ ] [ ] [ ] D H B O O [ENTER] [dhbo] [ ] B a s e - n Base d h b è O [ENTER] 1234 [÷] B a s e - n d1234 + O [dhbo] [ ] [ ] B a s e - n Base d h b è O [ENTER] 1EF [÷] B a s e - n ç 1234 + h1EF / O [dhbo] [ ] B a s e - n ç O [ENTER] 24 B a s e - n ç 4+h1EF/o 24 O [ENTER] B a s e - n d1234 + h1EF/è é 2352 O [dhbo] [ENTER] [ ] B a s e - n D H B O 1258 d

Exemplo 43

10102AND (A 16 OR 7 16) = 10102 [dhbo] [ENTER] B a s e - n [ ][ ] [ENTER] b [dhbo] [ ][ ][ ] B a s e - n

[ENTER] 1010 [AND] [(] ç1010 AND ( é b [dhbo] [ ][ ][ENTER] B a s e - n

A [OR] [dhbo] [ ][ ] b1010 AND ( è é

(35)

!#

Exemplo 44

(7 - 9i) + (15 + 12i) = 22 + 3i ab = 22.20360331, ar = 7.765166018 [MODE] 3 CPLX DEG 7 [+][(-)] 9[i][+]15[+] CPLX DEG 12 [i] [ENTER] Re Im ab ar 22. [ ] CPLX DEG Re Im ab ar 3. [ ] CPLX DEG Re Im ab ar 22.20360331 [ ] CPLX DEG Re Im ab ar 7.765166018

Exemplo 45

{

3 X +5 Y = 5

ð

X = 5, Y = 2 X – 4 Y = 13

[MODE] 4 VLE DEG

a x + b y = c , d x + è [ ] 3 VLE DEG a = 3 é [ ] 5 VLE DEG b = 5 é [ ] 5 VLE DEG c = 5 é [ ] 1 VLE DEG d = 1 é [ ] [(-)] 4 VLE DEG e = -4 é [ ] 13 VLE DEG f = 13 é

(36)

[ ] VLE DEG X Y 5 . [ ] VLE DEG X Y -2.

Exemplo 46

X2 - 5X + 6 = 0 X = 2 ou 3 [MODE] 5 Q E DEG ax2+bx+c=0 [ ] 1 Q E DEG a = 1 é [ ] [(-)] 5 Q E DEG b = -5 é [ ] 6 Q E DEG c = 6 é [ ] Q E DEG X1 X2 é 3 . [ ] Q E DEG X1 X2 é 2.

(37)

Certificado de Garantia

GARANTIA: 180 DIAS

É importante que seja lido o Manual de Instruções de uso do produto. Assim sendo, ficam expressas as seguin-tes condições de garantia:

1. A Elgin oferece garantia contra qualquer defeito de peças ou de fabricação, pelo prazo estipulado para cada um de seus produtos, contados a partir da data da entrega do equipamento, conforme expresso na Nota Fiscal de Compra, que passa a fazer parte inte-grante deste certificado.

2. Constatado o eventual defeito de fabricação, o con-sumidor deverá entrar em contato com a Assistência Técnica Autorizada mais próxima, pois somente es-tas estão qualificadas para examinar e reparar o pro-duto em garantia. O propro-duto será examinado e repa-rado nos postos de Assistência Técnica.

3. No prazo de garantia, as partes, peças e componen-tes que eventualmente apresentarem defeito de fa-bricação, serão substituídos gratuitamente. A mão-de-obra aplicada no serviço também não acarretará nenhum tipo de ônus para o consumidor.

4. Fica convencionado que esta Garantia perderá total-mente a sua validade, se ocorrer uma das hipóteses expressas a seguir:

A) Se o defeito apresentado for ocasionado pelo con-sumidor ou terceiros estranhos ao fabricante. B) Se o produto for examinado, alterado, adulterado,

fraudado, ajustado, corrompido ou consertado por pessoa não autorizada pelo fabricante.

(38)

C) Se qualquer peça, parte ou componente agregado ao pro-duto, caracterizar-se como não original, adequado ou novo e, ainda, não encontrar-se dentro das especificações téc-nicas da Elgin.

D) Se ocorrer a alimentação do produto com fonte diversa da recomendação do Manual de Instruções.

E) Se o número de série, que identifica o produto, estiver de alguma forma alterado ou rasurado.

5. Estão excluídos desta garantia os eventuais defeitos decor-rentes do desgaste natural do produto ou pela negligência do consumidor no cumprimento das instruções do manual do produto.

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Segundo – Os resgates destinados exclusivamente ao pagamento de imposto de renda (“come-cotas”) incidente sobre rendimentos derivados das aplicações

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Para a produção sintética de metabólitos fúngicos bioativos, alguns parâmetros podem ser analisados, como a composição do meio de cultivo, pois as características

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

pontos onde se penduram os prolongamentos significantes, onde se penduram as séries de significantes. Nesse sentido, podemos entender a frase de Lacan, há do Um.. conjunto de suas

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,