• Nenhum resultado encontrado

MINICURSO 01. Título: Os estereótipos do profissional de secretariado no cinema, na televisão e na literatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINICURSO 01. Título: Os estereótipos do profissional de secretariado no cinema, na televisão e na literatura"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

QUINTA-FEIRA – 10.10.13 Tarde

MINICURSO 01

Título: Os estereótipos do profissional de secretariado no cinema, na televisão e na literatura

Resumo:

Assim como ocorre com muitos outros profissionais, os secretários estão comumente vinculados a diversos tipos de estereótipos, como o de imagem física e o de gênero. Uma das causas para esta percepção, em muitos casos equivocada, é fruto da representação deste profissional em obras de ficção, como no cinema e na televisão. Este minicurso tem como objetivo promover a reflexão e o debate acerca dos estereótipos do profissional de secretariado presentes em obras literárias, filmes e programas de televisão. A primeira parte do minicurso consistirá na exposição do referencial teórico acerca do conceito de estereótipos para, em seguida, serem apresentados trechos de diferentes obras, que possibilitarão aos participantes não somente levantar questionamentos, mas também constatar a evolução social da profissão ao longo dos anos.

Ministrante: Emili Barcellos Martins Santos

Curriculum Vitae:

Mestre e Doutoranda em Letras pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa. Atua como Secretária Executiva da Chefia da Embrapa Gado de Leite. Desenvolve pesquisas na área de secretariado e de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras para secretários e é integrante do Comitê Estratégico de Educação do Projeto Docente&Docente do Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo.

Quantidade máxima de alunos: 25 vagas

MINICURSO 02

Título: Oratória - a arte de falar em público Resumo:

O minicurso tem por objetivo proporcionar um ambiente de descontração para que os participantes possam expor seus medos e receios no momento da exposição pública. A metodologia será aplicada com brincadeiras e dinâmicas, ensinando divertindo, sempre trazendo a exposição aos alunos. O curso será essencialmente prático.

(2)

Mesmo quem ainda não fez nenhuma capacitação nesta área poderá participar sem

grandes dificuldades. O importante é aprender como fazer.

Será uma excelente oportunidade para expor seus medos e melhorar

sua performance de oralidade. O foco será para apresentações de seminários, papers, TCC's, formatura e explanações orais em eventos.

Ministrante: Simone Dias – UFPE

Curriculum Vitae: Mestra em Administração, Secretária Executiva, Profª do DCA/UFPE, Coordenadora do MBA Executivo em RH/UFPE, palestrante, ministrante de cursos nas áreas gerencial e administrativa.

Quantidade de vagas: 50 vagas

MINICURSO 03

Título: “A utilização da Gestão do Conhecimento e da Informação na Atuação Secretarial”

Resumo:

Neste minicurso pretende-se discutir o papel do profissional na organização por meio do compartilhamento de ideias e experiências, bem como da utilização do desenvolvimento das competências profissionais e individuais em conjunto com a Gestão do Conhecimento e da Informação na atuação do Secretário Executivo adequada ao novo modelo organizacional. Busca-se identificar a atuação deste profissional em suas quatro dimensões com o objetivo de alcançar os resultados organizacionais, tendo em vista que as organizações públicas e privadas utilizam a gestão do conhecimento como principal estratégia e recurso para aplicação de novas práticas do conhecimento.

Ministrante: Ana Cristina Brandão Ribeiro Silva - Faculdade Alvorada

Curriculum Vitae: Mestre em Ciências da Educação, Pós Graduada em Gestão de Pessoas, Qualificação em Gestão por Processos e Formação Gerencial, Bacharel em Secretariado Executivo. Autora do Capítulo - Desafios e Perspectivas da Gestão de Pessoas do Livro Gestão Secretarial: O desafio da visão holística. Desenvolve pesquisa sobre Educação, Gestão de Pessoas, Administração e Secretariado. 21 anos de experiência no setor público federal. Coordenadora e Docente de Curso de Secretariado Executivo. Membro da Sociedade Científica de Secretariado. Foi membro da Comissão Assessora de Avaliação do ENADE na área de Secretariado Executivo.

Quantidade de vagas: 40 vagas

(3)

Título: Pesquisa Científica Como Ferramenta de (Re)Construção do Secretariado Executivo

Resumo:

Considerando-se que a realidade peculiar ao campo do Secretariado Executivo envolve simultaneamente aspectos materiais e simbólicos (individuais e sócio-culturais), o minicurso tem por objetivo analisar a produção de conhecimentos no campo do Secretariado Executivo em termos de dois elementos básicos: o sujeito investigador e o seu objeto de estudo. Ganham cada vez mais relevância as reflexões acerca dos métodos e técnicas de caráter qualitativo e quantitativo à disposição da investigação dos diversos fenômenos que compõem o campo do Secretariado Executivo. Cabe aos profissionais do Secretariado Executivo em geral e, mais especificamente, àqueles inseridos no contexto acadêmico, não apenas o domínio de diferentes métodos e técnicas de pesquisa científica como também o desenvolvimento de uma consciência epistemológica capaz de fortalecer seu papel de produtores do conhecimento.

Ministrante: Alberto Santos Arruda - UFPB

Curriculum Vitae: Professor Adjunto da UFPB; Psicólogo; Mestrado em Psicologia Social (UFPB); Doutorado em Psicologia Cognitiva (UFPE).

Quantidade de vagas: 60 vagas.

SEXTA – 11.10.13 Tarde

MINICURSO 05

Título: Tradução para a atuação secretarial Resumo:

O secretário executivo exerce o papel de facilitador da comunicação nas empresas, sendo ele o elo entre os clientes e diversos ramos de atividades da empresa, tendo como responsabilidade conhecer e primar pelo bom relacionamento com todos. Cabe ao secretário na sua atuação diária, eventualmente, realizar negociações internacionais, ser intérprete e fazer versões e traduções de documentos, para que dessa forma consiga atender às necessidades de caráter internacional ao qual a empresa faz parte.

Assim, o objetivo deste minicurso é proporcionar aos participantes conhecimentos sobre procedimentos de tradução para a área secretarial, a fim de contribuir com a aplicação da prática da tradução para o secretariado.

(4)

Curriculum Vitae: Licenciada em Letras Português/Inglês, bacharel em Tradução e bacharel em Secretariado Executivo Trilingue pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Professora de língua inglesa há 16 anos. Atualmente, é professora assistente na UEM, ministrando disciplinas da área de língua inglesa e tradução nos cursos de letras e secretariado executivo bem como coordenadora do curso de Secretariado. Ministra cursos e palestras também na área de excelência da atuação do profissional de secretariado. Coordenadora do Projeto de Pesquisa GESET - Grupos de Estudos do Secretariado Executivo Trilingue/UEM.

Quantidade de vagas: 40 vagas

MINICURSO 06

Título: A Gestão do Conhecimento como Instrumento para o Secretário Executivo

Resumo:

Vive-se hoje na Sociedade do Conhecimento, então é importante para que processos e rotinas que precisam ser gerenciados na organização sejam feitas de forma eficiente; dessa forma é necessário que se tenha noção sobre Gestão do conhecimento, pois as organizações são envolvidas pelo conhecimento e experiência das pessoas. Assim, para Araújo (2008), a Gestão do conhecimento é uma ferramenta importante para que as empresas sobrevivam em um mundo globalizado, já que o conhecimento se tornou o recurso de maior valor competitivo entre as organizações. Dessa maneira, o minicurso abordará conceitos sobre Gestão do Conhecimento, demonstrando como ela pode contribuir para as atividades do Secretário Executivo em seu ambiente organizacional. Ministrante: Marcelo Correia

Curriculum Vitae:: Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Estado do Pará no curso de Secretariado Trilíngue, com realização de pesquisas na área de Administração da produção, diagnósticos complexos em empresas. Participante dos grupos de pesquisas GESUST(Grupo de Estudos e pesquisas em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Sustentável), NEGEO ( Núcleo de Estratégia, Gestão e Estudos Organizacionais) e NIEPC(Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos.

Quantidade de vagas: 60 vagas

MINICURSO 07

(5)

Resumo:

A educação tem passado por mudanças, pois a tecnologia tem imergido na vida dos sujeitos diretamente ligado a esta categoria, cotidianamente. Mais recentemente, com a chegada dos tablets e smartphones esse comportamento foi intensificado, pois, através deles muitos aplicativos têm possibilitado uma maior interação do mundo real com o mundo virtual. É neste intuito, de contribuir para que o estudante de secretariado e o professor aproveitem a internet como uma ferramenta didática de aprendizado e inter-relacionamento, que proponho um minicurso justificado pela imersão abrupta da internet no meio ambiente físico de aprendizagem, a sala de aula. Espera-se que os participantes olhem com outros olhos os softwares e páginas de internet, as quais são acessadas diariamente, para identificar como torná-los um meio de comunicação eficiente entre aluno e professor. É preciso que os envolvidos no processo ensino-aprendizagem saibam usar alguns recursos virtuais como um esteio para facilitar a interação e a troca de conhecimento, assim como para organizar suas atividades diárias. Ministrante: Cibelle Santiago

Curriculum Vitae: Mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, UPE; Pós Graduação em Cerimonial e Protocolo, ESURP; Graduação em Secretariado Executivo, UFPE; Secretária Executiva em empresa Privada; Professora Universitária; Palestrante; Autora de artigos científicos publicados em revista eletrônica e eventos secretariais; e Examinadora em Banca de TCC na ESURP.

Quantidade de vagas: 100 vagas

MINICURSO 08

Título: Os novos instrumentos e ferramentas tecnológicas nas atividades secretariais

Resumo:

A capacidade de adaptação e o acompanhamento da evolução do mundo, em qualquer segmento, como pessoa e profissional que vive no século XXI é indispensável para quem quer ser bem sucedido. Para continuarmos competitivos é necessário seguir este processo de constante evolução. Este minicurso permitirá que os participantes conheçam e apliquem novos instrumentos e ferramentas tecnológicas em seus trabalhos. Logo, ele proporcionará o aperfeiçoamento dos profissionais ao integrar as novas tecnologias como Prezi, DropBox, CardScan, Skype e Google Docs nos hábitos laborais cotidianos.

Ministrante: Letícia Gomes Almeida e Larissa Reis Matoso

Curriculum Vitae: Letícia Gomes Almeida e Larissa Reis Matoso estão no 7º período do curso de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Federal de Viçosa. Além de atuarem no Centro Acadêmico, onde discutem questões político-administrativas do curso, visando à melhoria contínua da qualidade de ensino. As discentes também estão inseridas no mercado de trabalho. Larissa trabalha como secretária da diretoria nacional

(6)

na Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas e Letícia é coordenadora pedagógica em uma unidade da Fisk.

Quantidade de vagas: 100 vagas.

MINICURSO 09

Título: Secretariando nas Nuvens: O uso de tecnologias online para obtenção, manipulação e salvamento de dados

Ministrantes: Maika Bueque Zampier, Francisco Valdevino Fernandes Favaro e Ednaldo Carneiro Alves Júnior

Referências

Documentos relacionados

Isso fica perceptível, na proposta de Posner, quando diz que a democracia pragmática é aquela mais adequada ao caráter pragmático do povo americano e também para

O objetivo central dessa pesquisa é destacar a importância da Praça Tancredo Neves e seu arredor para a Cidade de Vitória da Conquista no qual está inserida, categorizando esse

O objetivo deste projeto foi levar aos estudantes do Ensino Fundamental uma proposta de educação patrimonial, através da conscientização do papel de cada indivíduo como

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

que é o que o ternário normalmente pede, não sei se vocês viram essa questão na História da Música, mas tipo, não sei se vocês lembram que a fórmula de compasso

candidaturas: as candidaturas devem ser efetuadas nos 10 dias úteis a contar a partir da data da presente publicação, em suporte de papel através do preenchimento de formulário

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor