• Nenhum resultado encontrado

AMANDA BEATRIZ BARBOSA SILVA CARACTERIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DAS NR S 06, 12 E 17 NUMA USINA TERMOELÉTRICA NO RIO GRANDE DO NORTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AMANDA BEATRIZ BARBOSA SILVA CARACTERIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DAS NR S 06, 12 E 17 NUMA USINA TERMOELÉTRICA NO RIO GRANDE DO NORTE"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO CENTRO MULTIDISCIPLINAR BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

AMANDA BEATRIZ BARBOSA SILVA

CARACTERIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DAS NR’S 06, 12 E 17 NUMA USINA TERMOELÉTRICA NO RIO GRANDE DO NORTE

ANGICOS-RN 2018

(2)

AMANDA BEATRIZ BARBOSA SILVA

CARACTERIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DAS NR’S 06, 12 E 17 NUMA USINA TERMOELÉTRICA NO RIO GRANDE DO NORTE

Monografia apresentada à Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Campus Angicos, para obtenção do Título de Bacharel em Ciência e Tecnologia.

Orientadora: Profa. Dra. Sileide de Oliveira Ramos.

ANGICOS-RN 2018

(3)
(4)
(5)

Dedico este trabalho aos meus pais, Cristiana Vieira da Silva e Joab Barbosa do Nascimento por sempre estarem ao meu lado, me ajudando e incentivando a batalhar pelos meus objetivos, e ao meu irmão, Pedro Ítalo, por segurar a minha mão durante toda essa caminhada.

(6)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida, por caminhar ao meu lado e ser tão misericordioso, me fortalecendo a cada passo. Obrigada Deus!

A rainha da minha vida, minha mãe e exemplo, Cristiana, uma mulher de fibra, guerreira, que não mede esforços pra ajudar a todos que estão a sua volta, além de ser a dona do coração mais lindo que eu conheço. Obrigada por ser meu espelho e contribuir para me tornar quem eu sou hoje. Saiba que o seu sorriso me motiva todos os dias a nunca desistir dos meus sonhos.

A pessoa mais batalhadora que conheço, o meu pai, Joab, que me deu tudo que preciso e muito mais do que eu mereço. Que trabalhou e trabalha dez, doze horas seguidas para dar a melhor educação que alguém poderia ter. Obrigada por me ensinar o verdadeiro significado de esforço e determinação.

Ao meu nego, meu irmãozinho, Ítalo, que durante todo esse tempo sempre me recebia em casa com um sorrisão no rosto, me apoiando e me aconselhando com o seu jeito singular a continuar a minha jornada.

A minha avozinha, minha veinha, Maria de Lourdes, por todas as orações direcionadas a mim, por ouvir todos os meus desabafos e apreensões que carregava o meu coração.

As minhas tias (os) e priminhos (as) por serem os maiores e melhores lideres de torcida que alguém possa ter e principalmente por não duvidarem de mim, nem por um instante. Quero que saibam que sem o apoio de vocês não teria conseguido forças para continuar dando passos tão firmemente.

Aos meus amigos, Jady Clesio e Dolglas Tavares, que a Universidade me permitiu conhecer. Vocês conquistaram um espaço enorme no meu coração. Obrigada por cada abraço e paciência. Obrigada por serem tão presentes e por compartilhar junto comigo os nossos sonhos e projetos de vida.

(7)

A todos os meus amigos (as) que de uma forma ou de outra me ajudaram e desejaram o meu sucesso, agradeço por confiarem no meu potencial.

A todos оs professores que eu tive o prazer de conhecer e que foram fundamentais para a minha vida acadêmica. Obrigada por dividir os seus saberes.

(8)

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”

(9)

RESUMO

É continua a busca por ferramentas ou meios que auxiliem na melhoria dos processos de qualquer organização, implementando de forma significativa, seja com responsabilidade social, Segurança do Trabalho ou qualidade em qualquer âmbito. Nesse contexto, é notável, o bom desempenho da segurança do trabalho, uma vez que garante a prevenção de acidentes laborais que prejudicam a integridade física e mental do trabalhador. Assim, a questão que norteou este trabalho está relacionada à caracterização e verificação das NR’s 06, 12 e 17 em uma usina termoelétrica localizada no Rio Grande do norte, onde parte dos dados obtidos se deu através de uma visita técnica realizada no ambiente de trabalho a ser analisado. Sabendo disso, devem-se adquirir noções básicas e considerar que o homem está constantemente exposto a riscos desempenhando diversas atividades cotidianas. Pode-se afirmar então, que a termoelétrica em questão não é caracterizada apenas pela produção de energia elétrica mais também pela produção de vapor para a injeção em poços de petróleo. Onde, o processo resume-se a queima de um combustível que leva ao aquecimento da água em uma caldeira e consequentemente a expansão dos gases causa o movimento das turbinas. Como consequência disso, é necessário nesse ambiente de trabalho um controle acerca dos equipamentos de proteção individual que é utilizado quanto a cada risco especifico, caracterizando tanto as máquinas utilizadas na empresa; quanto à frequência de manutenção e as áreas relacionadas à NR 17. Por conseguinte, à medida que a caracterização é feita, verifica-se quanto às medidas de prevenção já implantadas e a rigorosidade política referente à Segurança e Medicina do Trabalho. Palavras-chave: Segurança do trabalho. Termoelétrica. Riscos ocupacionais. Normas Regulamentadoras.

(10)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Composição da matriz energética em %...19 Tabela 2 - Caracterização das principais Nr’s utilizadas na Termoelétrica...23 Tabelas 3 - Principais EPI utilizados na Termoelétrica...28

(11)

LISTA DE SIGLAS E ABREVIAÇÕES

NR’S Normas Regulamentadoras AET Análise Ergonômica do Trabalho EPI Equipamentos de Proteção Individual EPC Equipamentos de Proteção Coletiva AT Ambiente de Trabalho

(12)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Esquema ilustrativo simplificado do funcionamento de uma usina

termoelétrica...20

Figura 2 – Usina Termoelétrica...25

Figura 3 - Equipamentos de proteção individual de emergência...29

Figura 4 – EPI distribuído em pontos estratégicos da usina termoelétrica...29

(13)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 14 2. OBJETIVOS ... 15 2.1 OBJETIVO GERAL ... 15 2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO ... 15 3. REFERENCIAL TEÓRICO ... 16 3.1 SEGURANÇA DO TRABALHO ... 16

3.1.1 Fundamentação e desenvolvimento da Segurança do Trabalho no mundo e no Brasil ... 17

3.2 USINAS GERADORAS DE ENERGIA...19

3.3 PRINCIPAIS NORMAS REGULAMENTADORAS ABORDADAS ... 21

3.3.1 Verificação de outras Normas Regulamentadoras no ambiente de pesquisa ... 22

4. METODOLOGIA ... 24

4.1 CARACTERIZAÇÃO E ASPECTOS GERAIS DO LOCAL DA PESQUISA...24

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES ... 27

5.1 ANÁLISE E BALANÇO DOS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL UTILIZADOS ... 27

5.1.1 Análise e balanço dos principais equipamentos de uso coletivo ... 30

5.2 ANÁLISES DA DISPOSIÇÃO DAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ... 31

5.3 ANÁLISE ERGONOMICA DAS ÁREAS ADIMINSTRATIVAS...32

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...34

7. REFÊRENCIAS BIBLIOGRAFICAS ... .35

ANEXO 1 - FÓRMULARIO DE ANÁLISE PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA...38

(14)

14

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Bueno (1988), deve-se entender como trabalhar um conjunto de exercícios ou atividades onde se aplica energia física em algum serviço ou profissão, realizado por um indivíduo, sejam elas fisicamente ou mentalmente. Em outras palavras, o trabalho possibilita ao homem o alcance dos seus objetivos e metas.

Fundamentado nisso, o homem durante o trabalho desempenha diversas atividades e está exposto a vários riscos constantemente. Esse fato é um dos motivos para a busca de condições trabalhistas mais adequadas, onde o empregado possa desenvolver as suas funções de maneira eficaz e eficiente (SANTOS, 2012).

Assim, considerando o crescimento populacional e consequentemente o aumento da demanda de produção de energia elétrica para a realização de diversas atividades, as usinas termoelétricas vêm ganhando proporção em utilização nos últimos anos, onde esse processo de geração de energia se obtém através da transformação de energia térmica em mecânica para a movimentação das turbinas para só assim ser gerado a energia. (MATOS, 2013)

Em meio às diversas máquinas e equipamentos utilizados para a realização desse processo a inspeção de saúde e segurança no ambiente de trabalho se faz criteriosamente necessária na busca de identificar, quantificar e prevenir possíveis riscos a saúde do trabalhador visando o melhor desempenho da equipe atuante na empresa para a obtenção de melhores resultados. (SANTOS, 2012)

A partir disso, deve-se considerar o grau de importância que a empresa atribui para com as orientações estabelecidas pelo Ministério de Trabalho e Emprego. Onde, a necessidade de caracterização do ambiente de trabalho é fundamental para a verificação e distinção de cada risco específico. Isto é, se os critérios requisitados estão sendo cumpridos como estabelecidos nas Normas.

Dessa forma, o trabalho possui destaque na fundamentação da Segurança e Medicina do Trabalho nos processos realizados em uma usina termoelétrica localizada no Rio grande do Norte, buscando caracterizar e verificar as medidas preventivas utilizadas pela empresa, à atuação do gerenciamento de pessoas voltadas à Segurança, considerando os materiais necessários utilizados pela empresa, o grau de treinamento dos funcionários e os empregados submetidos a riscos mais elevados.

(15)

15

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Caracterizar a empresa e verificar o cumprimento das NR’s 06,12 17.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

 Caracterizar a disposição do ambiente de trabalho das áreas relacionadas à NR 17;

 Verificar os principais riscos direcionados a ergonomia;

 Verificar os principais equipamentos de proteção individual e coletivo utilizados;

(16)

16

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 SEGURANÇA DO TRABALHO

A visão das pessoas atualmente acerca do termo ‘Segurança no trabalho’ é totalmente reduzida, direcionada apenas a prevenção de acidentes. Contudo, a Saúde e a Segurança do Trabalho vai muito além da prevenção. Podemos entendê-la como medidas adotadas para minimizar os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade das pessoas envolvidas. Por essas razões, está diretamente relacionada à análise de todos os aspectos das condições de trabalho e a dimensão da variedade dos problemas de saúde e segurança. A necessidade de colaboração entre empregados e empregadores se faz totalmente necessária para o começo de uma prática de conscientização (PEIXOTO, 2011).

Para a adoção dessas medidas, fazem-se necessários profissionais qualificados, a fim que, todo o planejamento ocorra de maneira que beneficie a todos. Dentre esses profissionais podemos citar: Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança, Técnico de Segurança, Enfermeiro do Trabalho e o Técnico de Enfermagem do Trabalho (FERREIRA; PEIXOTO, 2012).

Sabendo disso, a Segurança do Trabalho é um fator decisivo dentro de uma empresa uma vez que esse sistema reduz os riscos de acidentes, promove a saúde, melhora os resultados e a imagem da organização criando consequentemente, oportunidades de crescimento. Assim, as características de uma cultura prevencionista devem partir do próprio profissional para a sua própria segurança e não apenas por exigência da empresa. Pode-se definir essa adaptação a cada fator de risco encontrado como qualificação as novas exigências do mercado de trabalho. Considerando que, hoje, buscam não apenas especialidades mais conhecimento amplo de várias áreas (OLIVEIRA; OLIVEIRA; ALMEIDA, 2010).

A partir desses fatos, pode-se desenvolver um histórico analisando a qualidade do ambiente de trabalho antes da Segurança do Trabalho e depois, considerando número de acidentes como parâmetro para o nível de desenvolvimento.

(17)

17

3.1.1 Fundamentação e desenvolvimento da Segurança do Trabalho no mundo e no Brasil

O trabalho sempre fez e faz parte da vida dos seres humanos, é através dele que se consegue alcançar objetivos, desenvolver conhecimento intelectual e gerar riquezas. Assim, pode-se afirmar que devido a esse trabalho o homem esteve constantemente exposto a riscos desempenhando diversas atividades cotidianas. Desde a antiguidade, em 400(a.C) aproximadamente, Hipócrates identificou envenenamento por chumbo em mineiros e metalúrgicos, esse fato comprova o longo histórico das doenças causadas pelo ambiente de trabalho (FERREIRA; PEIXOTO, 2012).

De 1400 a 1500, mais precisamente em 1473, Ellenborg caracterizou o reconhecimento do perigo de alguns vapores metálicos e descreveu um envenenamento ocupacional por mercúrio e chumbo. A partir das primeiras descrições começaram a surgir constantemente temas relacionados à segurança do trabalho. Como em 1556, Georgius Agricola elabora a descrição do processo de mineração, fusão e refino dos metais, mencionando doenças e acidentes acontecidos incluindo sugestões para prevenção e a inclusão do uso de ventilação para essas atividades. (FERREIRA; PEIXOTO, 2012).

Seguindo esse raciocínio, o ano de 1700 também foi marcado por um estudo realizado para caracterizar doenças relacionadas ao trabalho com indicações de prevenções nas atividades. Bernardino Ramazzini, o autor da obra ficou conhecido como o pai da medicina do trabalho graças a essa contribuição que caracterizou mais de 50 profissões da época. Essa pesquisa traz à tona uma ‘introdução’ do que se conhece hoje por segurança do trabalho, ou seja, algo novo e importante para os colaboradores envolvidos (FERREIRA; PEIXOTO, 2012).

Assim, pode-se apontar que palavra trabalho geralmente esteve ligada a acontecimentos negativos. A época da escravidão e as péssimas condições de trabalho a que os empregados eram submetidos durante a revolução industrial são fatos que validam essa afirmação. Em meados do século XVIII, tomando como marco histórico a revolução industrial, onde foi cenário de grandes transformações econômicas, pode-se notar o crescimento das doenças e número de mortes entre os trabalhadores, devido às precárias condições a que os trabalhadores eram submetidos. A partir disso, pode-se considerar os primeiros passos para o

(18)

18

desenvolvimento da seguridade no ambiente de trabalho, já que durante a escravidão apenas os escravos (não cidadãos) estavam submetidos aos riscos e não havia preocupação com a saúde dos mesmos (CAMISASSA, 2016).

Dessa maneira, de acordo com Tavares (2009), o primeiro ambiente laboral amparado por lei ligado diretamente a proteção do trabalhador foram às fábricas, devido às inúmeras situações de risco a que os trabalhadores são expostos, tais como: lesões por esforço repetitivo, fadiga relacionado a uma carga horária de trabalho muito extensa, assim como ruído oriundo do barulho das máquinas. Nesse sentido, foram adotadas medidas e dados os primeiros passos para a melhoria das condições de trabalho para o empregado.

Quando comparado a outros países, o Brasil é recente quando se trata de Segurança do Trabalho. Considerando que, até a alguns anos atrás ainda era utilizado o braço escravo nas lavouras de café e na realização de diversas outras atividades. De acordo com alguns dados disponibilizados pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, o número de acidentes de trabalho ocorridos em 2016 diminuiu cerca de 7% quando comparado ao ano anterior. Em 2015, ocorreram cerca de 622.379 acidentes, enquanto em 2016, ocorreram 578. 935.

A Indústria foi o setor da economia que apresentou uma queda mais significativa no número de notificações de doenças do trabalho, passando de 7.082 para 5.023, uma redução de 29.07%.

Para o começo dessa diminuição contínua em 1978, foram estabelecidos procedimentos voltados à Segurança e Medicina do Trabalho, denominados de Normas Regulamentadoras (NR’s). Essas Normas são consideradas de observância obrigatória tanto em empresas privadas quanto públicas. Atualmente existem 36 normas, abordando diversos assuntos de diferentes ambientes, com riscos distintos. Com o decorrer do tempo, as orientações descritas nas normas necessitam de atualização ou até mesmo revogar alguma, como é o caso da NR 27 que foi revogada em 2008. (CAMISASSA, 2015)

Segundo Peixoto (2011), a área de saúde e segurança ocupacional já está sendo considerada estratégica na ação de crescimento e desenvolvimento, buscando qualidade e melhoria nas condições de trabalho e de vida dos trabalhadores em meio a um mercado de trabalho tão competitivo. A implantação de uma cultura prevencionista depende não apenas de legislação mais de fiscalização

(19)

19

para uma melhoria continua, além de aumentar a competitividade entre as próprias empresas.

3.2 USINAS GERADORAS DE ENERGIA

Considerando o aumento da população brasileira e consequentemente o aumento da demanda de produção de energia elétrica para as mais diversas atividades, se faz necessário uma produção que supra a necessidade da população. Para isso, uma das alternativas com baixo custo e eficiência considerável é a produção de energia por meio de usinas hidroelétricas, onde é produzida através da força do movimento das águas (QUEIROZ; et al. 2013).

Basicamente, o processo de produção em usinas hidroelétricas se dá através da transformação de energia cinética em energia elétrica, onde as turbinas transformam energia cinética originada do movimento das águas em energia. Durante esse movimento as turbinas estão conectadas aos geradores e produzem energia (QUEIROZ; et al. 2013).

O Brasil é um país com grande disponibilidade de recursos hídricos, devido a isso, a maior parte da energia produzida provém das usinas hidroelétricas, assim como podemos observar na Tabela 1, onde percebe-se a grande predominância das mesmas, apesar de nos últimos anos se estar buscando outras fontes de energia. A energia solar não está presente na tabela por ser apenas 0,02% da matriz energética e devemos considerar também 5,4% de energia importada (DUCROQUET; DEMASI, 2016).

Tabela 1 – Composição da matriz energética em %

Matriz energética % Renováveis ou não

renováveis

Hidroelétrica 61,3 Renovável

Eólica 5,9 Renovável

Termoelétrica 1,7 Renovável

Termoelétrica 24,3 Não renovável

Nuclear 1,4 Não renovável

(20)

20

Analisando de forma ampla, apesar das hidrelétricas serem responsáveis pela maior parte da energia produzida no Brasil, deve-se considerar que não é sempre que essas usinas funcionam a 100% de sua capacidade, devido a diversos fatores que interferem nessa produção, como o baixo nível de água nos rios. Compreendendo isso, uma alternativa viável são as termoelétricas que utilizam combustíveis fósseis no processo de produção. Esses tipos de usinas, em especial as de gás natural, possuem um funcionamento bem simples. O processo se dá, basicamente, através da queima de combustíveis, que ao queimar os gases resultantes se expandem, levando o combustível a aquecer a caldeira com água, causando o movimento das turbinas que por sua vez acionam um gerador. A partir desse processo, os gases de exaustão da turbina são lançados diretamente no ambiente, sendo essa a parte desperdiçada. Por esse motivo, os níveis de eficiência são considerados baixo, cerca de 35%. (SOUSA, 2009)

Em razão disso, pode-se observar na Figura 1, um esquema ilustrativo exemplificando basicamente como se dá o funcionamento de uma usina termoelétrica.

Figura 1 - Esquema ilustrativo simplificado do funcionamento de uma usina termoelétrica

FONTE: Pena (2014).

As termoelétricas podem ser caracterizadas pela flexibilidade no acompanhamento da carga, podem ser instaladas em regiões próximas de consumo para reduzir o custo com torres e linhas de transmissão, a operação com elevada segurança e disponibilidade, menor tempo de construção e baixo custo por KW instalado o que favorece na redução de riscos e uma grande competitividade no mercado (SOUSA, 2009).

(21)

21

Apesar das vantagens citadas também deve-se considerar as desvantagens, já que os gases soltos na atmosfera devido a queima dos combustíveis contribuem para o aquecimento global através do efeito estufa e chuvas ácidas. Essa alternativa quando comparada ao investimento feito em usinas hidroelétricas acaba se tornando mais cara devido o preço dos combustíveis fósseis utilizados durante o processo (LIMA; SOUZA, 2014).

3.3 PRINCIPAIS NORMAS REGULAMENTADORAS ABORDADAS

Considerando a aplicação de orientações específicas no decorrer de todo o processo de produção da termoelétrica, a pesquisa terá ênfase e relação com as NR’s de: Equipamentos de produção individual (NR 06), Máquinas e equipamentos (NR 12) e Ergonomia (NR 17)

Devido ao processo realizado na usina ser contínuo toda equipe deve estar utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para cada risco específico, assim como está disposto na NR 06 onde podemos definir EPI basicamente como todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a Segurança e Saúde no Trabalho. Com isso, nota-se que tanto o empregador quando o empregado estão sujeitos a obrigações para o cumprimento de tais normas. (BRASIL, 1978)

Assim como a execução da NR 06 depende dos dois lados, a NR 12, é baseada principalmente na execução por parte do empregador em que de acordo com as orientações dispostas na Norma, pode-se afirmar que:

Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais normas regulamentadoras. (BRASIL, 1983)

Desse modo, essa NR, garante que as máquinas e equipamentos sejam seguros para uso de todos os funcionários. Considerando isso, a empresa possui a responsabilidade pela implantação das devidas medidas de proteção relacionadas a essa norma.

(22)

22

A outra NR ressaltada na pesquisa é referente à Ergonomia (NR 17) onde visa à adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, que podem incluir aspectos de levantamento, transporte e descarga de materiais e as condições ambientais do posto de trabalho. (BRASIL, 1978)

3.3.1 Verificação de outras Normas Regulamentadoras no ambiente da pesquisa

Ao analisar um ambiente tão amplo quanto o de uma usina direcionando as características dos locais de trabalho e as atividades desempenhadas pelos trabalhadores a Segurança do Trabalho, deve-se ter uma noção básica de algumas das NR’s estabelecidas pelo Ministério de Trabalho em Emprego. Onde, para a proteção da integridade das pessoas envolvidas na empresa as Normas estão interligadas de forma a estabelecer toda assistência necessária para melhor desempenho do profissional.

Assim, considerando o processo, os materiais utilizados, a extensão do ambiente de trabalho (AT) e as atividades realizadas dentro do ambiente laboral, podem-se identificar as principais Normas encontradas no ambiente analisado como mostra a Tabela 2 a seguir:

(23)

23

Tabelas 2 – Caracterização das principais Nr’s utilizadas na Termoelétrica

Número da NR Do que se trata? Relação com a empresa 4 Serviços especializados

em engenharia de segurança e em medicina do trabalho;

Promove a saúde e protege a integridade do trabalhador no local de trabalho;

5 Comissão interna de

prevenção de acidentes;

Equipe responsável pela orientação em prevenção de acidentes; 6 Equipamento de proteção individual; EPI’s especializados em todos os processos necessários; 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade; Necessidade de instalações seguras; 12 Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos;

Disposição das máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho; 13 Caldeiras, vasos de pressão e tubulação; Caldeiras e vasos de pressão presentes na empresa; 15 Atividades e operações insalubres;

Exposição dos empregados a agentes nocivos a saúde;

17 Ergonomia; Analise Ergonômica

direcionado aos prédios administrativos;

26 Sinalização de segurança; A sinalização de segurança esta presente em toda a extensão da usina;

35 Trabalho em altura. Trabalho em altura

realizado com finalidade de observar a usina de uma determinada área.

(24)

24

4. METODOLOGIA

4.1 CARACTERIZAÇÃO E ASPECTOS GERAIS DO LOCAL DA PESQUISA

Segundo dados disponibilizados pela usina termoelétrica localizada no Rio Grande do Norte, através de visita técnica realizada no dia 6 de junho de 2018, a empresa tem capacidade instalada de 367,92MW em duas turbinas a gás natural, produzindo cerca de 610t/h de vapor, e consequentemente, tem capacidade para atender em torno de 60% do consumo do estado. Além de ser baseada na geração de energia elétrica também esta relacionada à produção de vapor para a injeção em poços de extração de petróleo e o fornecimento de água potável para consumo do próprio ambiente.

A usina opera hoje com cerca de 100 (cem) funcionários dentre eles efetivos e terceirizados, alguns deles sendo um Engenheiro Mecânico, um Engenheiro Elétrico, dois Técnicos de Segurança e Operadores de Máquinas onde a sequência das atividades desempenhadas é baseada em um processo contínuo, como consequência, há uma escalação para os trabalhadores onde são divididos em turnos. Sendo, 90% (noventa por cento) das atividades realizadas pelos operadores de máquinas são realizadas pelo computador analisando variáveis e os outros 10% (dez por cento) estão divididos entre funcionários de nível técnico, geralmente cuidando da manipulação de válvulas e outros trabalhadores de setores em geral.

A usina é composta basicamente pelos elementos abaixo:

 Reservatórios de água filtrada (2)

 Reservatórios de água desmineralizada (2)  Caldeiras (2)

 Turbinas (2)  Geradores (2)

 Prédios do administrativo (2)

Os prédios administrativos, dentre os elementos citados foram analisados de forma a direcionar a NR 17. Sendo aplicado um questionário para obtenção de dados importantes utilizados no decorrer do trabalho. Por questões éticas a

(25)

25

organização decidiu manter o próprio nome e algumas informações mais especificas em sigilo. Como por exemplo: Número de acidentes já ocorridos na empresa, mapas de risco em arquivo, histórico de problemas quanto à gestão de pessoas, identidade dos técnicos de segurança e fabricante dos equipamentos utilizados.

A empresa dispõe além de escritórios, um laboratório de química para desempenhar atividades básicas como analises do material utilizado, sendo a água um dos materiais constantemente verificados. Essas atividades são desempenhadas por um químico juntamente com o auxilio de dois técnicos de laboratório.

Deve-se enfatizar uma atividade realizada por um funcionário, onde a sua função trata-se de observar a usina de forma a relatar possíveis problemas. Esse empregado executa sua função em um espaço confinado e em altura.

Pode-se observar na Figura 2, a usina de uma forma geral durante a visita técnica:

Figura 2 - Usina Termoelétrica

Fonte: Autoria própria (2018)

Inicialmente, adentrando na empresa, todos os visitantes são equipados com vestimenta e equipamentos de proteção individuais adequados sendo instruídos inicialmente por vídeos de orientação acerca do que se vai encontrar. Dentre esses equipamentos temos: macacão apropriado para ambiente, botas, capacete de segurança, protetor auricular, óculos e luvas. Observando setores mais específicos

(26)

26

por partes, é notável a necessidade que cada ambiente dispõe de uma sinalização característica. Para a realização de alguns processos, agentes químicos como ácido sulfúrico, sulfato de alumínio e hipoclorito de sódio é utilizado em algumas atividades. Compreendendo isso, vários indicadores nos canos e instalações da usina se fazem necessários para a orientação e cautela de todos os trabalhadores e visitantes. Além do manuseio de agentes químicos a empresa dispõe também de duas caldeiras e duas turbinas para dar continuidade ao processo. Esses elementos juntos dispõem de grandes riscos para todos os profissionais que trabalham nesse ambiente.

A usina até o momento não foi marcada por mortes relacionadas a acidentes de trabalho exatamente por ter uma política forte de conscientização e aplicação de pensamentos prevencionistas, buscando sempre a interação dos Técnicos de Segurança com os funcionários; aplicando novas medidas para a melhoria frequente, buscando manter a gestão de pessoas totalmente supervisionada e atualizada acerca das mudanças que podem vir a ocorrer nas normas.

A empresa dispõe além de escritórios um laboratório de química para desempenhar atividades básicas como analises do material utilizado, sendo a água um dos materiais constantemente verificados. Essas atividades são desempenhadas por um químico juntamente com o auxilio de dois técnicos de laboratório.

(27)

27

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nesta seção será explanada cada área analisada da termoelétrica, utilizando como parâmetro as Normas Regulamentadoras que orientam no cumprimento das obrigatoriedades tanto do empregador quanto do empregado, acerca da Segurança e Saúde no Trabalho. Esta abordará o mapeamento simplificado das zonas de risco analisadas. Observando setores mais específicos por partes, é notável a necessidade que cada ambiente dispõe de uma sinalização característica.

De início, deve-se considerar o ruído (NR 15, ANEXO 1), que apesar de não fazer parte de uma NR abordada no trabalho merece destaque por ser considerado o fator mais agravante para aquele ambiente, com duração ininterrupta e consequentemente, causando incomodo para todos aqueles que tenham uma estadia frequente no local. Esse risco, apesar de não ter origem nos prédios, se propaga por toda a extensão da usina e pode causar riscos nocivos a saúde, como: estresse, falta de concentração e problemas no aparelho auditivo. Considerando a finalidade da termoelétrica e a importância de todo o processo, o ambiente de trabalho acaba se tornando estressante, e de certa forma influenciando nas decisões tomadas pelos operadores (BRASIL, 1978).

5.1 ANÁLISE E BALANÇO DOS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL UTILIZADOS

Como definido anteriormente, podem-se definir equipamentos de proteção individual como todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. (BRASIL, 1978)

Quanto aos EPI’s à empresa disponibiliza todos os equipamentos necessários para a proteção dos empregados e se responsabiliza por orientar, treinar, higienizar e cuidar da manutenção de cada um, esses pontos descrevem as responsabilidades do empregador. Cabe então ao empregado cuidar da conservação do equipamento e cumprir as determinações do empregador.

Deve-se considerar nessa seção uma característica importante relacionado à gestão de pessoas para uso desses equipamentos. Onde, a necessidade do uso parte de início, para a própria segurança do empregado e como consequência, a

(28)

28

empresa economiza com possíveis problemas que possam vir a ocorrer no futuro. Portanto, a educação e consciência profissional se tornam essencial. A empresa pensando nisso, de tempos em tempos realiza ações de conscientização, buscando sempre a qualificação profissional dos seus empregados, e claro garante a eficiência da mesma, realiza fiscalizações através de um profissional responsável, o Técnico ou Engenheiro de Segurança, onde eles fazem o controle de todos os funcionários que trabalham na termoelétrica.

Dentro da empresa há um registro de treinamento onde o empregado fornece informações básicas sobre conservação dos EPI, já que é de responsabilidade do empregado usar e cuidar do seu equipamento. Esse tipo de cuidado e orientação é de certa forma importante para o histórico da empresa, onde todos trabalhem em um local e com colaboradores que emitam segurança.

Assim, foi verificado na usina durante a visita, que todos os empregados estavam utilizando ou portando o EPI necessário para aquele local assim como orienta a NR 06.

De acordo com a Tabela 2, observamos os principais EPI utilizados seguidos pela sua funcionalidade no AT:

Tabelas 3 – Principais EPI utilizados na Termoelétrica

EPI Funcionalidade

Capacete Contra impactos no crânio

Óculos Contra luminosidade intensa e impactos de partículas volantes

Protetor facial Proteger contra radiação UVA e UVB Protetor auditivo Protege contra ruídos

Macacão Anti chamas (reduz possibilidade de queimaduras) Luvas Contra a ação de agentes abrasivos e escoriantes Calçado Contra impacto e choques elétricos

Cinturão de segurança Utilizados para proteção em altura Fonte: Adaptado da NR 06 2017

A usina também está equipada com EPI’s de emergência, assim como verificado na pesquisa e podemos observar na Figura 3.

(29)

29

Figura 3 - Equipamentos de proteção individual de emergência

Fonte: Autoria própria (2018)

Nota-se na Figura 4 abaixo a aplicação da NR 06, onde é fundamental que os EPI de emergência estejam localizados em pontos estratégicos prevendo os possíveis acidentes para aquele AT:

Figura 4 – EPI distribuído em pontos estratégicos da usina termoelétrica

(30)

30

5.1.1 Análise e balanço dos principais equipamentos de uso coletivo

Assim como os EPI, existem os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) que é um dispositivo ou meio com a finalidade de preservar a integridade física e a saúde de um grupo de pessoas que estão desenvolvendo algum tipo de serviço em certo local (BELTRAMI; STUMM, 2013).

Pode-se observar que ao lado de cada tonel contendo produtos químicos estão posicionados chuveiros de emergência assim como podemos observar na Figura 5.

Figura 5 – EPI localizado próximo a tonéis de agentes químicos

Fonte: Autoria Própria (2018)

De forma ampla, a usina está repleta de sinalizações de segurança, como placas de aviso, orientações em tonéis com cores específicas referentes às substancias contidas, corrimão de escadas, proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, placas de proibido estacionar, mapas de risco dispostos em lugares visíveis e avisos de perigo eminente. Essas predisposições têm como objetivo alertar e orientar trabalhadores e visitantes no local sobre os riscos existentes ali com a finalidade de melhorar a eficácia e a eficiência nas atividades.

(31)

31

5.2 ANÁLISES DA DISPOSIÇÃO DAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

A usina possui vários equipamentos e máquinas que fazem parte de um processo contínuo, ou seja, caso ocorra um erro humano e essas máquinas parem de funcionar mesmo que por um curto período de tempo, o prejuízo que a empresa terá poderá ser de milhões de reais. Por isso, a manipulação de válvulas manuais, a verificação de um estoque rígido dos produtos utilizados é feito com frequência e cautela.

Sabendo disso, a NR 12, garante que as máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso de todos os funcionários. Considerando esse fato, a empresa possui a responsabilidade pela implantação das devidas medidas de proteção relacionadas a essa norma.

Inicialmente, é importante ressaltar que a empresa possui um inventário das máquinas e equipamentos com identificação, características gerais, capacidade produtiva e recursos financeiros para manutenções. Onde, a partir disso, cada máquina vai possuir um acompanhamento de manutenção e operação diferente.

Compreendendo o AT da termoelétrica e o processo, a empresa possui duas caldeiras, que basicamente produzem vapor para alimentar as turbinas. O processo de funcionamento se dá pela alimentação das mesmas pela queima do gás natural, combustível extraído de poços de petróleo. Esse equipamento necessita de uma atenção diferenciada devido à proporção dos riscos que aquele local traz para cada funcionário. As caldeiras em especifico deve conter um prontuário com informações básicas importantes, como: especificação dos materiais, características funcionais, data da próxima manutenção, data de fabricação, além de ser fixada em seu corpo de fácil acesso e bem visível, uma placa de identificação com informações mínimas. (BRASIL, 1978)

Para esse sistema, segundo a NR 13 (1978), “Profissional habilitado” é aquele que tem competência legal para exercer a profissão de engenheiro nas atividades referentes a caldeiras.

Dando seguimento, a termoelétrica possui duas turbinas que são alimentadas pelas caldeiras através de vapor, assim, a energia mecânica promovida pela turbina é transformada em eletricidade. Em concordância disso, é um equipamento que necessita de manutenção frequente e um manual cedido pelo fabricante com as especificações e informações necessárias. Além disso, todos os funcionários devem

(32)

32

ser preparados com as devidas orientações para situações de emergência ou caso aconteça alguma situação inesperada que ofereça riscos ao trabalhador. (NR 12, 2018)

Todo esse processo deve ser observado de perto e com frequência, apesar da maioria das etapas serem analisadas pelo computador através de sistemas específicos. Sendo assim, os operadores circulam durante toda a extensão da usina, verificando válvulas e fazendo algumas atividades manuais trazendo equipamentos necessários para a realização da mesma.

5.3 ANALISE ERGÔNOMICA DAS ÁREAS ADMINISTRATIVAS

De acordo com Melatti (2014), a Ergonomia trata-se de adaptações da área de trabalho, para que os aspectos que dificultem o desenvolvimento do trabalho possam ser solucionados de forma a melhorar a qualidade de vida da atividade laboral. Compreendendo esses fatos, a termoelétrica é constituída por dois prédios administrativos onde os mesmos dispõem dos maiores índices de riscos ergonômicos da empresa.

Assim, primeiramente, nos escritórios foi verificado iluminação adequada e o uso ar-condicionado na temperatura de 23°C, assim como exige a NR 17. Essas duas medidas estabelecidas trazem conforto e melhorias ao AT, onde aumenta o desempenho do empregado. No que diz respeito à postura do profissional e a qualidade do local onde são desempenhadas atividades com um grau elevado de riscos ergonômicos a termoelétrica é criteriosamente cuidadosa.

Posteriormente, analisando a disposição do escritório e considerando as principais atividades daquele local, a repetitividade dos movimentos podem causar lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) que consequentemente, é causado por jornadas de trabalho prolongadas e monotonia das atividades. As cadeiras, mesas e a iluminação estavam bem dispostas aparentemente, e inicialmente, assim como estabelece a NR 17 (2007). Com películas nas janelas garantindo uma boa iluminação, evitando reflexos causados pelo sol, mantendo a linha de visão necessária ao empregado para um bom desempenho de sua atividade.

Deve-se considerar também que, a AET depende de cada empregado de maneira a manter a postura correta e usar o EPI indicado para cada risco, seguindo

(33)

33

todo o padrão estabelecido na requerida NR, caso contrário o empregador pode tomar as devidas medidas a partir da gravidade de cada ato.

É valido que o empregado pode se recusar a trabalhar caso a sua função esteja exposta a um determinado risco sabendo que o empregador não está cumprindo o seu papel para com as normas, bem como, o empregador pode punir ou até mesmo demitir por justa causa um empregado, caso o mesmo não esteja desempenhando o que lhe foi orientado junto com a direção da empresa e as normas.

(34)

34

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados obtidos através da visita técnica e do questionário aplicado durante o acompanhamento e explicação do processo, pode-se considerar que:

 Com a realização da visita a usina, nota-se que o trabalho exige dos funcionários uma cautela e minuciosidade em qualquer decisão que vá ser tomada. Devido a isso, o ambiente de trabalho é favorável ao desempenho e a qualidade de trabalho dos empregados;

 A empresa possui uma política rigorosa quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual e verifica através de uma fiscalização frequente o cumprimento da mesma;

 Quanto à Ergonomia, à primeira vista, analisando os prédios administrativos, os equipamentos e objetos de trabalho estavam dispostos como exigido na norma, sendo o seu cumprimento também dependente de empregado para empregado;  A Termoelétrica direcionada à Segurança do Trabalho de maneira geral, é firme quanto aos deveres dos funcionários com a empresa, o que implica em decisões adequadas quanto ao descumprimento das mesmas;

 A política de investimento é firme, considerando que os empregados estão constantemente se requalificando á medida que o tempo passa, já que a empresa incentiva á busca por melhoria na qualificação;

 Portanto, verifica-se o cumprimento total acerca das orientações dispostas nas Normas estudadas.

(35)

35

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BUENO, Franciso da S. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. São Paulo: Lisa, 1988.

BELTRAMI, Monica; STUMM, Silvana. EPI e EPC. Instituto Federal do Paraná, educação à distância. Ministério da educação, 2013.

BRASIL. (a) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 04 – Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2016. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em: 07 Agosto. 2018. BRASIL. (b) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 05 – Comissão interna de prevenção de acidentes. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2011. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em: 07 Agosto. 2018. BRASIL. (c) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 06 – Equipamentos de proteção individual - EPI. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2017. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em: 03 Agosto. 2018. BRASIL. (d) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2018. Disponível em: < http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em: 03 Agosto. 2018. BRASIL. (e) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 12 – Máquinas e equipamentos. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2018. Disponível em: <

http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em: 03 Agosto. 2018.

BRASIL. (f) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 13 – Caldeiras e vasos de pressão. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2018. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr13.htm> Acesso em: 20 Agosto. 2018.

BRASIL. (g) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 15 – Atividades e operações insalubres. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2014. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr13.htm> Acesso em: 20 Agosto. 2018.

BRASIL. (h) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 17 - Ergonomia. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2007. Disponível em: <

(36)

36

BRASIL. (i) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 26 – Sinalização de segurança. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015. Disponível em: <

http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em: 07 Setembro. 2018.

BRASIL. (j) Ministério do Trabalho e Emprego. NR 35 – Trabalho em altura. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015. Disponível em: <

http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em: 07 Setembro. 2018.

BRASIL. Secretaria de Previdência, Ministério da Fazenda. Anuário estatístico de

acidentes de trabalho em 2016. Disponível em:

<http://www.previdencia.gov.br/2018/04/anuario-acidentes-de-trabalho-apresentam-queda-de-7-em-2016/>. Acesso em 15 de Setembro de 2018.

CAMISASSA, Mara Queiroga. Segurança e saúde no trabalho: NRs 1 a 36 comentadas e descomplicadas. Rio de janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2016.

DUCROQUET, Simon; DEMASI, Beatriz. Onde é gerada a energia elétrica no Brasil. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/06/08/Onde-%C3%A9-gerada-a-energia-el%C3%A9trica-no-Brasil> Acesso em: 29 de Julho de 2018.

FERREIRA, Leandro Silveira; PEIXOTO, Neverton Hofstadler. Segurança do trabalho 1. Santa Maria: UFSM, CTISM, sistema escola técnica aberta do brasil, 2012.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Energia Hidrelétrica"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm>. Acesso em 04 de setembro de 2018.

LIMA, Maria Thereza da Silva Lopes; SOUZA, Marina Corrêa de. Discorrendo sobre o uso das termoelétricas no Brasil. Revista do centro de ciências naturais e exatas, UFSM - Santa Maria, 2014.

MATOS, Felipe Jales de. Acompanhamento do processo de produção de energia termoelétrica na usina termoaçu no município do Alto do Rodrigues/RN. 2013. Tese – Universidade Federal Rural do Semi-árido, Angicos 2013.

MELATTI, Juliana. Ergonomia; Infoescola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/saude/ergonomia/> Acesso em: 08 de Agosto de 2018. OLIVEIRA, Otávio José de; OLIVEIRA, Alessandra Bizan de; ALMEIDA, Renan Augusto de. Gestão da Segurança e saúde no trabalho em empresas produtoras de baterias automotivas: um estudo para identificar boas práticas; UNESP, 2010. Bauru – SP, Brasil.

(37)

37

PENA, Rodolfo F. Alves. Energia termoelétrica; Brasil Escola, 2014. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-termoeletrica.htm>. Acesso em 28 de junho de 2018.

PEIXOTO, Neverton Hofstadler. Segurança do trabalho. Colégio técnico industrial de Santa Maria, 2011. Disponível em:

<http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_ctrl_proc_indust/tec_autom_ind/ seg_trab/161012_seg_do_trab.pdf> Acesso em 15 de Agosto de 2018.

PORTALEDUAÇÃO. Equipamentos de proteção coletiva. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/equipamentos-de-protecao-coletiva-(epc)/36201> Acesso em: 08 de Agosto de 2018.

QUEIROZ, Rosemar de et al. Geração de energia elétrica através de energia hidráulica e seus impactos ambientais. Revista do centro do centro de ciências naturais e exatas – UFSM, Santa Maria, 2013.

SOUSA, Francisco José Rocha de. A Geração Termelétrica: A Contribuição das Térmicas a Gás Natural Liquefeito. 2009. 146 f. Dissertação (Mestre) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual De Campinas, Campinas, 2009

TAVARES, Cláudia Regime Gomes. Introdução à segurança do trabalho. Natal: Secretaria de Educação à distância- SEDIS, 2009.

SANTOS, Adolfo Alberto M et al. Saúde e segurança no trabalho no Brasil: Aspectos institucionais, sistemas de informação e indicadores. 2. ed. São Paulo: IPEA: Fundacentro, 2012.

(38)

38

ANEXO 1 – FORMULÁRIO DE ANÁLISE PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA

ETAPA 1– CARACTERIZAÇÃO DA TERMOELÉTRICA

1- Qual a quantidade de energia produzida pela usina? 2- Qual o número total de funcionários?

3- De forma sucinta, quais as etapas que ocorrem no processo de geração de energia?

4- Qual a disposição dos prédios e quais a responsabilidades dos setores analisados?

ETAPA 2 – FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA E APLICAÇÃO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS

5- Já houve algum acidente de trabalho na empresa?

6- Qual a frequência de manutenção das máquinas e equipamentos na usina?

7- Quantos e quais os responsáveis por garantir a eficiência das medidas preventivas na termoelétrica?

8- Quantas caldeiras e quantas turbinas existem na empresa?

9- Quais os principais equipamentos de proteção individual utilizado? 10-Como a empresa lida com a gestão de pessoas?

Referências

Documentos relacionados

(como as que costumam acontecer entre diversas táticas do campo político das esquerdas) ou evidentes (como as que ocorrem entre embatedores que se colocam em polos antagônicos),

Júlio Nonato Silva Nascimento - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil.. Adriana Karin Goelzer Leining - Universidade Federal do Paraná,

A este respeito podemos indicar na Sacrosanctum Concilium as seguintes referências: no nº 2, onde a liturgia é apresentada como lugar da manifestação da

V - Os bens referidos nos incisos V a VII do art. A incomunicabilidade dos bens enumerados no artigo antecedente não se estende aos frutos, quando se percebam ou vençam durante

Para obter mais informações sobre como retirar e introduzir o cartão, consulte a Capa de Protecção do Cartão SD S9 fornecido com o dispositivo. Guarde a Capa de Protecção

O presente trabalho tem como tema o ensino de Geografia na Educação Integral e o objetivo é compreender como se dá o ensino-aprendizagem de Geografia desenvolvida

Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.. Pedagogia das tecnologias

A pesquisa tem caráter prescritivo, uma vez que as informações relevantes, obtidas a partir da análise de relacionamentos interorganizacionais cooperativos (horizontais