• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA ATELIER LIVRE XICO STOCKINGER CURSOS REGULARES 2º SEMESTRE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA ATELIER LIVRE XICO STOCKINGER CURSOS REGULARES 2º SEMESTRE 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSOS REGULARES

2º SEMESTRE 2016

GRAVURA

XILOGRAVURA

Wilson Cavalcante (Cava)

Dia / Turno: quarta-feira – tarde ou noite Duração: 2 semestres

Prática de gravar em diferentes materiais como madeira, MDF, borracha, plástico ou linóleo tendo a xilogravura como linguagem expressiva. Edições observando diferentes berços, registros, nomenclaturas e convenções.

Ingresso: sem pré-requisitos, entrevista. METAL [INTRODUÇÃO e INTERMEDIÁRIO] Wilson Cavalcante (Cava)

Dia / Turno: terça-feira - noite Duração: 2 semestres

Técnicas de gravar e imprimir a calcografia: Gravação direta, indireta, água forte, água tinta e uso de diferentes papeis. Edições observando berços, registros, nomenclaturas e convenções.

Ingresso: sem pré-requisitos, entrevista LITOGRAFIA [INTRODUÇÃO]

Fernanda Soares

Dia/Turno: terça-feira - tarde Duração: 2 semestres

Teoria e prática em atelier: ponçagem, desenho, acidulações e edição de pedras litográficas. Experimentação de recursos como xerox, chine-collé e maneira negra, estimulando a construção de uma linguagem própria, leituras e visitas a

exposições.

Ingresso: entrevista, prática em desenho. INTRODUÇÃO à GRAVURA

Renato Garcia

DIA/TURNO: terça-feira – manhã DURAÇÃO: 1 semestre Esta oficina se pretende apresentar para o aluno as noções básicas sobre a prática e o aprendizado em gravura ( Monotipias, xilogravura e ponta seca). Através de aulas práticas e expositivas, serão trabalhadas noções básicas de gravação, entintagem e impressão.

(2)

TRIDIMENSIONAL

PAPIETAGEM, ESTUQUE em 3 DIMENSÕES Eleonora Fabre

Dia/ Turno: terça-feira – tarde

Construções em papel, arame e tela a partir de formas projetadas. Exercícios com solda ponto e revestimentos.

Ingresso: Sem pré requisito

OBJETO POEMA [INTRODUÇÃO/ INTERMEDIÁRIO] Eleonora Fabre

Dia /Turno: quarta-feira – manhã. Duração: 1 semestre

Exercícios de colagem em 3 dimensões a partir de um objeto dado ou escolhido. Ressignificação e aproveitamento das formas e ou objetos do cotidiano.

Ingresso: Sem pré requisito

ASSEMBLAGEM EM 3 DIMENSÕES Eleonora Fabre

Dia/Turno: quarta-feira – tarde Duração: 1 semestre

Colagem de diversos materiais para construção em três dimensões. Ingresso: por ordem de inscrição e sem pré-requisito.

OFICINAS MULTIDISCIPLINARES

CONTAR e ESCUTAR no ESPAÇO PÚBLICO:

o parque, a praça e o mercado [INTRODUÇÂO/ INTERMEDIÁRIO] Ana Flávia Baldisserotto

Dia/Turno: segunda-feira - tarde Duração: 2 semestres

As noções de tempo, memória, história, ficção, autoria e alteridade são exploradas a partir da experiência de compartilhar narrativas orais, visuais e textuais no ambiente interno e externo ao grupo. As metodologias de trabalho incluem: práticas de contar e escutar, deambulação e escuta participativa nos espaços públicos da cidade, leitura e análise coletiva de textos, elaboração de projetos. Ingresso: entrevista; aceita alunos com ou sem experiência em arte

(3)

DESENHO E PINTURA

AQUARELA [INTRODUÇÃO] Ana Isabel Lovatto

Dia/Turno: sexta- feira - manhã Duração: 1 semestre Técnicas básicas: pinceladas, aguadas, manchas, úmido s/ úmido e úmido s/ seco, áreas brancas, degrades a partir da observação de elementos da natureza. Ingresso: prática em desenho, por ordem de inscrição.

PINTURA [INTRODUÇÃO] Ana Isabel Lovatto

Dia/Turno: quarta-feira – tarde _Duração: 1 semestre

Confecção de um guia prático a partir das misturas de cores. Escalas de tons e valores, cores quentes e frias. Colagem de imagens ou texturas diversas, escolhendo uma composição para interpretação da mesma sobre papel e tela. Ingresso: prática em desenho, por ordem de inscrição.

DESENHO DOS DIAS [INTRODUÇÃO / INTERMEDIÁRIO] Ana Flávia Baldisserotto

Dia / Turno: Quinta-feira/ noite Duração: 1 semestre O desenho como forma de ampliar a percepção do cotidiano, através de propostas que possibilitem diferentes formas de pensar: gesto, corpo, casa, cidade, tempo, memória, palavra. O curso visa produzir um campo experimental para o desenvolvimento de projetos artísticos individuais e/ou coletivos.

Ingresso: entrevista

DESENHO DE OBSERVAÇÃO ORGÂNICA [INTRODUÇÃO]

Ana Flávia Baldisserotto

Dia / Turno: terça-feira/ tarde Duração: 1 semestre Prática do desenho a partir da observação das plantas, desde aquelas que cultivamos em nossos quintais, sacadas, jardins e vasos caseiros, incluindo também as árvores que povoam nossa cidade.

Ingresso: entrevista

EXERCÍCIOS BÁSICOS DE DESENHO E PINTURA [ INTRODUÇÃO ] Renato Garcia dos Santos

Dia / Turno: segunda-feira, manhã Duração: 1 semestre Esta oficina se pretende apresentar para o aluno as noções básicas sobre a prática e o aprendizado em desenho e pintura subsidiando a construção de uma prática autônoma. Através de aulas práticas e expositivas, serão trabalhadas noções básicas relativas à: uso da linha no desenho, esboço, luz e sombra, perspectiva, profundidade, entendimento e uso da cor.

(4)

CURSOS EXTRAS

ARTE CONTEMPORÂNEA, DÉCADA A DÉCADA: ÊNFASE BRASIL Maria Helena Bernardes

Dia/Turno: terça-feira / noite

Panorama das principais características da arte contemporânea entre 1960 e 2010, enfatizando os acontecimentos vividos na arte do Brasil e da América do Sul em relação ao desenvolvimento internacional da arte contemporânea. O objetivo é proporcionar uma visão abrangente e introdutória sobre as origens, desenvolvimento e atualidade de vertentes representantes do fenômeno cultural há 60 anos descrito como “arte contemporânea”.

Ingresso: por ordem de inscrição

RAZÃO E SENSIBILIDADE NA ARTE DO SÉCULO 21 MARIA HELENA BERNARDES

Dia/Turno: quinta-feira / tarde

Com ênfase na produção do século 21, o programa contempla obras e ações que atualizam os legados do Romantismo e do pensamento racionalista ocidental. O objetivo é introduzir uma multiplicidade de formas e estratégias poéticas da arte recente, nas quais operam mente-mão-coração, trinômio ancestral no fazer artístico.

Ingresso: por ordem de inscrição AQUARELA [INTRODUÇÃO] Carla Pilla

Dia/Turno:

Turma A Quarta-feira/ Tarde Turma B Quarta-feira/ Noite

Apresentacc ão e exercicios das tecnicas basicas da aquarela. Orientacc ões sobre cores e composicc ão. Pratica de aquarelas com a tematica de objetos e de

paisagens, a partir de fotografias e da observacc ão, em sala de aula e ao ar livre. Ingresso: por ordem de inscrição

VAMOS DESENHAR? Fabriano Rocha

Dia/Turno: quinta-feira/ noite

Deixando de lado a idéia de que saber desenhar é um dom com o qual já se nasce, o curso irá oportunizar conhecer fundamentos e materiais básicos do desenho e desenvolver as habilidades perceptivas e manuais necessárias a uma expressão gráfica prazerosa e desenvolta.

(5)

CERÂMICA/ Introdução Eduardo Vergara Rocha Dia/Turno: terça-feira, noite Duração: 2 semestres

Técnicas de preparação do barro e modelagem como placas, rolinhos e maciço ocado. Orientação no uso de diferentes ferramentas, estilos e queimas.

Ingresso: por ordem de inscrição Iniciação à PINTURA

Hô Monteiro

Dia/Turno: quinta-feira /tarde

Noções básicas de pintura acrílica, percepção sensorial e criatividade. A pintura privilegia a educação da observação, composição e aplicação da representação da forma, da realidade ou de uma idéia, elementos formativos para a aquisição de uma sensibilidade estética. A pintura na história da arte. Estudo da cor,

perspectiva, luz e sombra, forma e volume. Composição no plano: profundidade, equilíbrio e simetria;

Ingresso: por ordem de inscrição SERIGRAFIA

Dilermando Pedott Antonio Carlos Paim

Turma A: Terça-feira/ tarde Turma B: Quinta-feira/ noite

História da serigrafia, técnicas de produção de fotolito e gravação da matriz serigráfica pela exposição à luz UV, fotossensibilidade, preparo da emulsão e da tela além de métodos de produção e reprodução de imagens como estêncil, monotipia e serigrafia fotográfica.

(6)

AÇÕES COLABORATIVAS

ARMAZÉM DE HISTÓRIAS AMBULANTES Coordenação: Ana Flávia Baldisserotto

Banca itinerante de escambo que atua nas ruas da cidade de Porto Alegre, oferecendo ao passante produtos gerados em parceria com sua rede de

colaboradores espontâneos.Os itens disponíveis são trocados por histórias orais ou escritas. Os relatos recebidos retornam ao acervo do armazém, gerando uma microeconomia poética, uma circulação de fragmentos sensíveis, de memórias e ficções anônimas.

Local: Parque Farroupilha, nas proximidades do largo central, entre a altura do chafariz e do espelho d’água

Horário: quartas-feiras à tarde, quinzenalmente

Agenda e notícias: Facebook e blog: http://www.historiasambulantes.com.br/ COMITÊ DE ARTE LIVRE – CAL

Grupo aberto a todos os inscritos nas oficinas do Atelier Livre com o objetivo de proporcionar visibilidade à produção dos artistas, através de palestras, debates e exposições, em parceria com o Atelier Livre e a Secretaria Municipal de Cultura. Programação permanente:

Café com Arte: Palestra mensal ministrada por artista ou teórico convidado no Bar do Lupi, Centro Municipal de Cultura, sempre às 17h.

Em Baixo da Escada: Encontro com artistas cujas obras estão em exposição no Saguão do Centro Municipal de Cultura ou no Espaço Alternativo do Atelier Livre. Escambo: Encontro de integração entre os participantes das oficinas do Atelier Livre, com troca de obras de arte, nos meses de maio e outubro.

PASSEIOS PELA ARTE

Coordenação: Miriam Tolpolar

Viagens culturais, caminhadas, visitas a exposições, monumentos e obras de arte públicas, como forma de conhecer e debater a preservação da memória e as possibilidades contemporâneas da arte. Os Passeios pela Arte têm roteiros específicos e são orientados por especialistas da área, previamente divulgados em nosso blog e página do facebook.

(7)

Cronograma

SEMESTRE II

Inscrições de alunos novos: 04 a 29 de julho

30º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre: 18 a 22 de julho Seleção: 01 a 05 de agosto

Início das aulas: 08 de agosto

Encerramento das aulas: 16 de dezembro

Rematrículas: 16 de novembro a 02 de dezembro

MATRÍCULAS

ATELIER LIVRE XICO STOCKINGER Centro Municipal de Cultura

Av. Erico Veríssimo, 307

CEP90160- 181 / Porto Alegre/ RS

alivre@smc.prefpoa.com.br

atelierlivre.wordpress.com Secretaria do Atelier Livre Fones/ 3289 8057/ 3289 8058

Referências

Documentos relacionados

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos

* Ementa: A disciplina de Seminários em Terapêutica tem como propósito principal, a atualização dos alunos nos principais aspectos da terapêutica clínica e pesquisa

Calendário Escolar – Cursos de Graduação-2º semestre de 2015 Calendário Escolar – Cursos de Graduação-2º semestre de 2015. Calendário Escolar – Pós Graduação –

Os ferros de engomar Fagor geram vapor contínuo e constante de grande intensidade, de modo que perderá menos tempo a passar a roupa a ferro.. E graças ao golpe de vapor,

7.13.4 Após a análise de todos os recursos impetrados e tendo a Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) manifestando-se sobre eles, a Gerência do

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, doravante denominada PMPA, através da Secretaria Municipal da Cultura, doravante denominada SMC, torna público e comunica

Se não estiver selecionada e a planilha atual não estiver vazia, o PI Builder usará os cabeçalhos de coluna para estender possíveis dados e recuperar dados sem abrir a janela

A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE, através da Secretaria Municipal da Cultura, comunica aos interessados que estará recebendo, via e-mail no endereço: