• Nenhum resultado encontrado

Aspectos bíblicos e teológicos sobre a promoção da vida humana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aspectos bíblicos e teológicos sobre a promoção da vida humana"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

A Palavra de Deus e o cuidado para com o próximo

“O Senhor disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ O Senhor disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim!’” (Gn 4, 9-10).

Aspectos bíblicos e teológicos sobre

a promoção da vida humana

(3)

“O Evangelho da vida, que ressoa, logo ao princípio, com a criação do homem à imagem de Deus para um destino de vida plena e perfeita (cf. Gn 2, 7; Sab 9, 2-3), vê-se contestado pela experiência dilacerante da morte que entra no mundo, lançando o espectro da falta de sentido sobre toda a existência do homem. […]

(4)

“Este primeiro assassínio é apresentado, com singular eloquência, numa página paradigmática do Livro do Génesis: página transcrita cada dia, sem cessar e com degradante repetição, no livro da história dos povos.” (Evangelium vitae , 7; Cf. 8-28)

(5)

 “Sempre me angustiou a situação das pessoas que são objeto das diferentes formas de tráfico. Quem dera que se ouvisse o grito de Deus, perguntando a todos nós: «Onde está o teu irmão?» (Gn 4, 9). Onde está o teu irmão escravo? Onde está o irmão que estás matando cada dia na pequena fábrica clandestina, na rede da prostituição, nas crianças usadas para a mendicidade, naquele que tem de trabalhar às escondidas porque não foi regularizado?

(6)

“Não nos façamos de distraídos! Há muita cumplicidade... A pergunta é para todos! Nas nossas cidades, está instalado este crime mafioso e aberrante, e muitos têm as mãos cheias de sangue devido a uma cómoda e muda cumplicidade.” (Evangelii gaudium, 211) Cuidar da Fragilidade 209-216:

(7)

 DGAE 5ª Urgência

“Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.” (Jo 10, 10)

“A nova época que, pela graça deste mesmo Deus, haverá de surgir precisa ser marcada pelo amor e pela valorização da vida, em todas as suas dimensões. A omissão diante de tal desafi o será cobrada por Deus e pela história futura.” (DGAE, 66).

A Igreja ao serviço da vida plena para

todos

(8)

 “É pedida uma conversão contínua, permanente, que, embora exigindo o afastamento interior de todo o mal e a adesão ao bem na sua plenitude, se atua concretamente em passos que conduzem sempre para além dela. Desenvolve-se assim um processo dinâmico, que avança gradualmente com a progressiva integração dos dons de Deus e das exigências do seu amor definitivo e absoluto em toda a vida pessoal e social do homem.”

(9)

É, por isso, necessário um caminho pedagógico de crescimento, a fim de que os fiéis, as famílias e os povos, antes, a própria civilização, daquilo que já receberam do Mistério de Cristo, possam ser conduzidos pacientemente mais além, atingindo um conhecimento mais rico e uma integração mais plena deste mistério na sua vida.” (Familiaris consortio, 9; cf. 34)

(10)

“Dos sacerdotes, esperem os leigos a luz e força espiritual. Mas não pensem que os seus pastores estão sempre de tal modo preparados que tenham uma solução pronta para qualquer questão, mesmo grave, que surja, ou que tal é a sua missão. Antes, esclarecidos pela sabedoria cristã, e atendendo à doutrina do magistério, tomem por si mesmos as próprias responsabilidades.” (Gaudium et spes, 43)

(11)

Cuidar da vida que é dom de Deus e

direito de todos

(12)

 Ecologia humana

“Enquanto justamente nos preocupamos [...] em preservar o ‘habitat’ natural das diversas espécies animais ameaçadas de extinção [...] empenhamo-nos demasiado pouco em

salvaguardar as condições morais de uma autêntica ‘ecologia humana.” (Centesimus Annus 38; cf. 39; Caritas in Veritate, 51)

(13)

“Os fiéis leigos que, a qualquer título ou a qualquer nível, se empenham na ciência e na técnica, bem como na esfera médica, social, legislativa e económica, devem corajosamente enfrentar os «desafios » que lhes lançam os novos problemas da bioética. Como disseram os Padres sinodais, « os cristãos devem exercer a sua responsabilidade como donos da ciência e da tecnologia, não como seus escravos.

(14)

“Em ordem a esses "desafios" morais, que estão para serem lançados pela nova e imensa força da tecnologia e que põem em perigo, não só os direitos fundamentais dos homens, mas a própria essência biológica da espécie humana, é da máxima importância que os leigos cristãos — com a ajuda de toda a Igreja — tomem a peito o enquadramento da cultura nos princípios de um humanismo autêntico, de forma que a promoção e a defesa dos direitos do homem possam encontrar fundamento dinâmico e seguro na sua própria essência, aquela essência que a pregação evangélica revelou aos homens.” (Christifideles laici , 38)

(15)

ENTRAVES À CULTURA DA VIDA

O eugenismo

A teoria de gênero (a diferença é indiferente)

O utilitarismo (pragmatismo)

O consumismo (economia x política)

O hedonismo (“prazer”, “satisfação”)

(16)

“No seio do « povo da vida e pela vida », resulta decisiva a responsabilidade da família: é uma responsabilidade que brota da própria natureza dela — uma comunidade de vida e de amor, fundada sobre o matrimónio — e da sua missão que é « guardar, revelar e comunicar o amor ». Em causa está o próprio amor de Deus, do qual os pais são constituídos colaboradores e como que intérpretes na transmissão da vida e na educação da mesma segundo o seu projeto de Pai.”

(17)

“É, por conseguinte, o amor que se faz generosidade, acolhimento, doação: na família, cada um é reconhecido, respeitado e honrado porque pessoa, e se alguém está mais necessitado, maior e mais diligente é o cuidado por ele.

A família tem a ver com os seus membros durante toda a existência de cada um, desde o nascimento até à morte. ”

(18)

“Ela é verdadeiramente « o santuário da vida (...), o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta, e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico ». Por isso, o papel da família é determinante e insubstituível na construção da cultura da vida.” (Evangelium vitae, 92)

(19)

Os três poderes: Legislativo – Judiciário -

Executivo

Exercício da democracia

A Ética (moral) e a democracia: nem tudo que é

legal é necessariamente moral.

A vida e família no debate político do

Brasil

(20)

Missão e importância da Comissão

em Defesa e Promoção da Vida

(21)

 Os objetivos devem ser concretos e devem provir das necessidades identificadas na avaliação da diocese/paróquia. ESTES DEVEM ABRANGER AS QUATRO ÁREAS DO PLANO PASTORAL DE AÇÃO: ESPIRITUAL, EDUCATIVO, SERVIÇO DE CUIDADO PASTORAL E PROMOÇÃO/DEFESA DA VIDA.

(22)

QUESTÕES ATUAIS SOBRE A VIDA E A FAMÍLIA

Aborto

Controle de natalidade (métodos contraceptivos)

RA (Reprodução Assistida)

Pesquisas com células-tronco

(23)

Homossexualidade

Pesquisas com seres humanos

Prostituição

Eutanásia (ortotanásia, distanásia)

Tráfico de pessoas e de órgãos (CF 2014)

Ecologia

Drogas

Objeção de consciência

(24)

EV 95. « Comportai-vos como filhos da luz. (...) Procurai o que é agradável ao Senhor, e não participeis das obras infrutuosas das trevas » (Ef 5, 8.10-11). No contexto

social de hoje, marcado por uma luta dramática entre a « cultura da vida » e a « cultura da morte », importa

maturar um forte sentido crítico, capaz de discernir os verdadeiros valores e as autênticas exigências.

(25)

AÇÃO PASTORAL e CIVIL – TRÊS PASSOS

Curto prazo

Coleta de assinaturas para projetos de lei e outros;

Apoio a ações legislativas que contribuem com a vida;

Ações após aprovação de leis, decisões do judiciário etc. Estar atento ao que se propõe nas secretarias e ministérios Diálogo e articulação com parlamentares

(26)

Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro Hora da Vida

(27)

Médio prazo

Conselhos municipais (saúde, mulher, juventude etc.); Associações de família, pró-vida, associação de juristas

(âmbito civil), de médicos, articulação entre elas

Programas de acolhida e acompanhamento em favor da vida: CAM, Projeto Raquel, Sonho de Mãe, Fazenda da Esperança etc.

(28)

Pastoral Familiar (Setor Vida e

Família)

Comissão de respeito, promoção e defesa da vida

Associações

Pró-vida

Conselhos

municipais

CEP -

CONEP

Associações

de famílias

Articulações

políticas

Comissão de Bioética Pastorais Movimentos, comunidades religiosas e novas, serviços etc.

Projetos

Instâncias de formação

(29)

Formação contínua – material já existente e sendo

elaborado (formações pontuais e cursos; manual de

bioética para jovens e adultos; livros; panfletos;

audiovisual etc.);

Programas em parceria com TVs católicas e seculares

(TV Canção Nova e Século 21 etc.);

Formação para a paternidade responsável (métodos

(30)

Longo prazo

Educação das crianças, adolescentes e jovens através de material didático;

Formação dos jovens profissionais das áreas da medicina, enfermagem, direito, assistência social e outras para o comprometimento

eclesial, profissional, social e político. Ex. Seminário 20 anos da Evangelium vitae.

(31)
(32)

 CONTATOS:

Pe Rafael C. Fornasier

SES Quadra 801 Conjunto “B” CEP: 70200-140 – BRASÍLIA-DF TEL.: (61) 2103-8300; 34432900 vidafamilia@cnbb.org.br www.cnpf.org.br www.cnbb.org.br skype: padreraf

Referências

Documentos relacionados

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Índices como os de riqueza de espécies e de diversidade tradicional, que são medidas de diversidade alfa, não são suficientes se o propósito for selecionar sítios

Os trabalhadores têm consciência de que as condições de suas atividades profissionais estão mudando e que somente uma formação contínua irá capacitá-los para

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de