• Nenhum resultado encontrado

CIDADE DE CURITIBA GANHA MAIS UM POSTO RDP PETRÓLEO CONHEÇA AS NORMAS DA ANP SOBRE AS PLACAS E ADESIVOS OBRIGATÓRIOS PARA POSTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIDADE DE CURITIBA GANHA MAIS UM POSTO RDP PETRÓLEO CONHEÇA AS NORMAS DA ANP SOBRE AS PLACAS E ADESIVOS OBRIGATÓRIOS PARA POSTOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Julho e Agosto | 2013 | Ano 07 | Ed. 36

Conexao

Conexao

ss

Págs. 3 e 4

CIDADE DE CURITIBA

GANHA MAIS UM

CONHEÇA AS NORMAS DA ANP

SOBRE AS PLACAS E ADESIVOS

GESTÃO

EXPANSÃO

(2)

EDITORIAL

Através deste informativo produzido bimestralmente pela RDP Petróleo, é possível cultivar o elo criado entre a Distribuidora, seus clientes e amigos que acompanham e participam da trajetória da empresa ao longo dos anos. Para tanto, a cada edição a pauta é cuidadosamente preparada para informar sobre as novidades do setor, noticiando acontecimen-tos relevantes, trazendo orientações úteis sobre a gestão de um posto, além de atualizar a todos com relação aos empreen-dimentos recentes e inovações da própria RDP Petróleo.

Nesta 36ª edição destacamos a parceria rmada entre a RDP Petróleo e a Mobil Lubri cantes, o que representa um grande avanço para os Postos da rede bandeirada consideran-do a credibilidade da marca Mobil associada à con abilidade conquistada pela RDP. Além disso, dividimos com o leitor a satisfação de ter inaugurado mais um Posto RDP Petróleo na capital paranaense.

Com relação às novidades do nosso segmento, as notícias do setor deste Conexão RDP trazem as novas diretrizes instituídas a partir da Portaria nº 4 do Inmetro para que o revendedor saiba o modo adequado de agir ao solicitar procedimentos de manutenção ou conserto nas bombas de combustíveis.

Outro ponto importante destacado nesta mesma editoria é a divulgação do Relatório Anual da Revenda 2013, disponível na internet a todos os interessados e com dados que podem auxiliar nas decisões de novos negócios a partir do estudo apresentado.

Referente à gestão dos postos revendedores, há um destaque especial nesta edição sobre as placas e adesivos obrigatórios exigidos pela ANP. Isto porque é de fundamental importância manter-se atento e informado quanto ao que deve ser comunicado em um posto, de acordo com o padrão estabelecido. São atitudes como esta que evitam transtornos futuros e podem assegurar o sucesso do negócio.

En m, ressaltamos a participação da RDP Petróleo em mais uma Campanha em favor do meio ambiente. Trata-se da segunda edição da Campanha do Dia da Árvore que ocorrerá em Joinville, no estado de Santa Catarina. A idéia dos organiza-dores é tornar esta iniciativa uma tradição na cidade.

Com isso, desejamos a todos uma boa leitura e bons negócios.

CARO LEITOR,

EXPEDIENTE

Rua Mateus Leme, 4360 - São Lourenço - Curitiba/PR - CEP: 82200-000 - Fone: 41 3254-5330 | www.rdppetroleo.com.br

Publicação bimestral da: RDP - Rejaile Distribuidora de Petróleo LTDA. Projeto grá co e diagramação: Jorge Lourenço - marketing@rdppetroleo.com.br

Jornalista Responsável: Melina Abou-Rejaile Flor - Mtb. 4446 Impressão: Grá ca Capital - 1.500 exemplares

Rafael Rejaile Diretor Administrativo

(3)

DESTAQUE

RDP PETRÓLEO FIRMA PARCERIA

COM MOBIL LUBRIFICANTES

Atuando no Brasil desde 1955, a Mobil Oil é amplamente reconhecida pelo per l inovador e pela avançada tecnologia em lubri cantes e serviços. A empresa foi fundada há mais de um século, em 1866, sob o nome Vacuum Oil, em Nova York. Anos depois, e 1899, o produto foi registrado como Mobiloil, inspirado na palavra latina mobilis que signi ca "capaz de ser movido", em alusão aos novos veículos automotores. Desse momento em diante, a MobilOil vem se destacando cada vez mais na produção de óleos e lubri cantes e consolidando seu espaço devido à excelência da qualidade do produto que comercializa. Diante dessa longa trajetória, a Mobil transmite a credibilidade, a con ança e a segurança que a RDP Petróleo espera de seus parceiros.

De acordo com pesquisas realizadas no setor, a troca de óleo é um dos principais itens para a manutenção adequada de um veículo. Além da qualidade do produto, há mais três requisitos que são considerados de extrema relevância: a agilidade na execução do serviço, a quali cação da equipe que o realiza, e o cuidado com o ambiente.

Em resposta a condições como estas, a parceria estabeleci-da entre a Mobil e a RDP irá oferecer um serviço diferenciado aos consumidores através do Programa Mobil Oil Express, atendendo desse modo às necessidades crescentes do setor, além da preocupação com a e ciência, a qualidade do produto e o bom atendimento.

Com isso, o Programa Mobil Oil Express irá proporcionar aos postos RDP a possibilidade de elevar ainda mais a qualidade dos seus serviços a partir da realização de treina-mentos com foco em atendimento, lubri cação e técnicas de venda; campanhas exclusivas e ações em parceria com a Stock Car; propagação de informações bastante úteis através do manual operacional ilustrado que foi desenvolvido para facilitar as ações de rotina realizadas nos postos; e a Troca Inteligente, uma alternativa prática e e caz para a revenda de lubri cantes que oferece economia para o cliente, pois este só paga a quantidade de lubri cante que precisa. Além disso, com a Troca Inteligente a armazenagem do produto é otimiza-da e o descarte de embalagens é eliminado, gerando sustenta-bilidade.

Membros das diretorias das duas empresas assinam o contrato de parceria

(4)

DESTAQUE

Nos últimos meses alguns postos RDP Petróleo tiveram a oportunidade de promover o Dia Ativo Mobil. O evento, com duração de um dia, tem por objetivos: divulgar a aliança Mobil/RDP, sanar dúvidas dos clientes referentes aos combustí-veis e lubri cantes comercializados no posto, e apresentar ao consumidor o atendimento diferenciado que o local oferece.

Para tanto, é realizado um trabalho de comunicação visual no posto que inclui, sempre que possível, a exposição de um carro da Stock Car, e para os clientes que prestigiarem o evento, são oferecidos diversos brindes personalizados.

Acompanhe alguns Dias Ativos Mobil já realizados:

CONHEÇA ALGUMAS AÇÕES DA MOBIL EM PARCERIA COM A RDP

GESTÃO

PLACAS E ADESIVOS OBRIGATÓRIOS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Ter atenção para evitar erros passíveis de autuação é um

dos requisitos primordiais para a sobrevivência de uma empresa. Para tanto, em se tratando de Postos de Combustíveis, um ponto fundamental é conhecer e atender às exigências referentes a placas e adesivos obrigatórios. A Agência Nacional do Petróleo estabelece um padrão para estas placas, visando facilitar a identi cação e a visualização.

Em primeiro lugar, os dados informados na placa devem re etir a realidade do posto. Em geral, o principal problema em relação a isso são as alterações que o próprio posto implanta em seu funcionamento. Isto porque nem sempre estas mudanças são informadas ao consumidor, sejam elas relativas ao horário de atendimento, funcionamento em feriados, ou quaisquer outras. Manter informações desatuali-zadas é um erro grave.

Outro ponto importante é informar características dos produtos em local visível. Um exemplo é a informação sobre a nocividade do combustível.

No caso dos produtos aditivados, o posto deve informar ao consumidor todos os benefícios destes produtos. É obrigató-rio destacar o registro do aditivo.

Em relação ao GNV, as placas informativas são obrigatórias e não são passíveis de correção por medida reparadora, já que são consideradas como informação de segurança. Um erro comum diz respeito ao fornecedor do produto. Muitos postos informam que a bandeira fornece gás natural, mas na nota scal aparece uma concessionária de gás. A placa deve trazer a informação da nota scal sempre.

Sobre o painel de preços, embora o padrão seja estabele-cido pela ANP, é preciso cuidar para não induzir o consumidor ao erro. Um exemplo seria inverter a ordem dos combustíveis na placa para destacar aquele que apresenta um valor mais atraente. O consumidor, acostumado com o preço da gasolina em primeiro lugar, é levado a concluir que é este o combustível que está com um preço menor.

Contudo, para veri car se o Posto está respondendo adequadamente ao padrão exigido pela ANP, basta acessar o site da Agência Nacional do Petróleo www.anp.gov.br. A autuação por qualquer incorreção nestes materiais resulta em multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 15 mil, e as scaliza-ções podem vir de diversos órgãos: ANP, Secretarias da Fazenda, Instituto de Pesos e Medidas, Polícia e, em alguns estados, do Procon.

(5)

NOTÍCIAS DO SETOR

RELATÓRIO ANUAL DA REVENDA 2013

Em 12 de julho deste ano, durante a abertura do painel "O cenário atual e as perspectivas dos biocombustíveis no Brasil", foi lançado o Relatório Anual da Revenda 2013. O evento, promovido pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubri cantes - Fecombustíveis - ocorreu no Rio de Janeiro, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e contou com a participação de presidentes de sindicatos do comércio, da produção, da distribuição e da revenda de combustíveis.

Considerado um instrumento importante de pesquisa para o setor de combustíveis no Brasil, o Relatório traz os principais dados e informações referentes a este segmento, como o número de agentes no mercado, o total de scalizações, as composição das vendas nos postos, os preços dos principais insumos, as alterações na legislação, entre outros.

Este relatório, que está em sua quinta edição, contemplou ainda uma análise dos dados por combustível com informa-ções como margens dos postos e das distribuidoras, evolução dos preços e mudanças tributárias.

Entre os aspectos de maior destaque do Relatório está o aumento da participação da gasolina e do diesel no faturamen-to do sefaturamen-tor, e a redução da representatividade do etanol. Além disso, foi ressaltado o crescimento de aproximadamente 12% nas vendas de combustíveis líquidos em comparação a 2012.

Para acessar o Relatório Anual da Revenda 2013 na íntegra, basta acessar o site:

Desde janeiro deste ano a Portaria nº 4 do Inmetro instituiu novas diretrizes que aumentam o controle sobre os serviços realizados nos postos de combustíveis.

Destinada aos pro ssionais que trabalham na manutenção e/ou conserto de bombas medidoras para combustíveis líquidos, a portaria traz como principal novidade a redução para cinco dias do prazo de comunicação ao Inmetro sobre o procedimento realizado na bomba. Antes, o prazo para este registro se estendia até o dia 15 do mês seguinte.

Com isso, as o cinas autorizadas a fazer manutenção nos equipamentos passaram a ser solidárias ao posto nos casos em que forem identi cadas fraudes ou mesmo a existência de dispositivos que tenham como objetivo lesar o consumidor. A o cina poderá, a partir desta Portaria, receber advertência, multa e até perder a concessão. Fraudes metrológicas também serão encaminhas ao Ministério Público.

Através de uma senha de acesso ao portal Inmetro, as

o cinas devem registrar o serviço feito no estabelecimento. Desse modo, em apenas cinco dias o Ipem saberá quais bombas foram reparadas e qual o motivo de tais reparos.

Com relação ao lacre, as o cinas credenciadas recebem lacres de cor azul com os quais identi cam o serviço feito nas bombas. Antes cada o cina tinha lacres diferentes, agora o Inmetro decidiu padronizar. O mecânico identi ca a bomba com a etiqueta de 'reparado' e comunica o Inmetro/Ipem. Além da marcação de 'reparado', há um lete com numeração seqüencial, que retorna para o Ipem e permite o rastreamento do serviço.

Diante disso, qualquer irregularidade ou problema identi cado pelo dono do posto no lacre da bomba deve ser comunicado ao Ipem, ou deve-se solicitar a relacração do instrumento ou da bomba à o cina mecânica contratada. Caso a scalização encontre um equipamento sem lacre ou com lacre rompido, o posto será noti cado e autuado. Se o problema estiver no medidor de volume, novamente o Ipem deve ser comunicado, o instrumento deve ser aferido e receber novo lacre. Se o problema for nas bombas, é preciso que o mecânico relacre no posto. O ideal é que o revendedor paralise a bomba até regularizar a situação.

NOVAS DIRETRIZES NO CONTROLE DO INMETRO

A PARTIR DA PORTARIA 4

(6)

A Rede bandeirada RDP permanece prosperando no sul do país, e a mais recente conquista é o Posto Mediterrâneo localizado na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 284, no Bairro Parolin da capital paranaense.

O posto foi inaugurado em junho deste ano e está devidamente equipado para responder às exigências do consumidor atual, oferecendo uma diversi cada loja de conveniências em um ambiente amplo e organizado. Soma-se a esta infra-estrutura uma equipe de colaboradores

prepara-da para prestar um atendimento rápido e e ciente.

Totalmente reestruturado com a bandeira RDP Petróleo, o Posto já apresentou resultados positivos desde a inaugura-ção, o que prova a preferência do consumidor por um local que transmite segurança e con abilidade.

EXPANSÃO

Nos dias 20 e 21 de setembro, a cidade catarinense de Joinville será o cenário da 2ª Edição da Campanha do Dia da Árvore realizada pela ACIJ - Associação Comercial e Industrial de Joinville, através do Núcleo de Postos de Revenda de Veículos Automotivos.

Esta Campanha visa promover a

educação e a conscientização ambiental da população, e consiste na distribuição de sementes nativas e mudas de árvores nos postos de combustíveis de Joinville. Entre os participantes estão os Postos RDP Petróleo que mais uma vez investem nesta iniciativa demonstrando a constante preocupação da Distribuidora e de seus parceiros com a conservação e manutenção da natureza.

RDP APÓIA A 2ª EDIÇÃO DA CAMPANHA DO DIA DA ÁRVORE EM JOINVILLE

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

O presente estudo analisou 520 casos de exposições ou intoxicações por paracetamol registradas no Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC), no período

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from