• Nenhum resultado encontrado

Esquadra. A Fragata Bosísio realizou a evacuação aeromédica. de tripulante de navio mercante. Fragata Independência completa 2.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esquadra. A Fragata Bosísio realizou a evacuação aeromédica. de tripulante de navio mercante. Fragata Independência completa 2."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

2

Centro de Comunicação Social da Marinha

Diagramação e Arte Final: CT (T) Ana Cristina Requeijo, 2ºSG ET Fábio Coelho Damasceno e

CB-DA Daniel Teodolino Barbosa Torres

Tiragem: 45 mil exemplares

Se desejar receber o Nomar por e-mail, cadastre-se em: ccsm@ccsm.mar.mil.br, digitando no campo assunto: “Nomar Digital”

MB na Internet: www.mar.mil.br Siga a Marinha:

Centro de Comunicação Social da Marinha

Esplanada dos Ministérios - Bl. N, anexo A, 3º andar Brasília - DF - CEP 70.055-900

Tel.: (0xx61) 3429-1040 / fax: (0xx61) 3429-1027

Diretor do CCSM: C Alte Paulo Mauricio Farias Alves

Assessor de Produção e Divulgação: CF Rogerio da Rocha Carneiro Bastos Assessor-Adjunto de Produção: CC Marcus Teixeira da Silva

Jornalistas Responsáveis: CC (T) Carla Cristina Daniel Bastos Peixoto - Reg. MTb 19135 e

CT (T) Felipe Picco Paes Leme - Reg. MTb 25199

Fragata “Independência” completa 2.500 dias de mar

No dia 19 de julho de 2011, a Fragata “Independência” (F44) completou 2.500 dias de mar e 572.599 milhas navegadas, ao longo de 32 anos.

Trata-se de um marco que ressalta a capacidade e a competência do Brasil no Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes, desenvolvido pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro na década de 70.

Fragata “Bosísio” realiza evacuação aeromédica

de tripulante de navio mercante

A Fragata “Bosísio” realizou a evacuação aero-médica de um tripulante do navio mercante “Ever Shining”, de bandeira panamenha, que se encontrava gravemente enfermo.

O mercante navegava a 610 milhas náuticas (cerca de 1.130 km) do porto do Rio de Janeiro, quando re-portou ao Serviço de Busca e Salvamento brasileiro, na madrugada do dia 7 de julho, a necessidade de atendimento urgente de um de seus tripulantes, em

A F44, construída no Brasil, foi lançada ao mar em 11 de dezembro de 1978 e incorporada à Marinha do Brasil em 1979. Representou o Brasil em diversas comissões operativas importan-tes, tais como “FRATERNO”, “UNITAS”, “TAPON”, “ATLASUR”, “EXPO 98”, “PASSEX”, “PANAMAX” e “JOINT WARRIOR”.

estado de coma devido a um traumatismo no dorso. A evacuação ocorreu na manhã do dia 8, quando foi lan-çada a aeronave orgânica AH-11A “Super Linx” com uma equipe médica.

Na tarde do mesmo dia, o helicóptero decolou com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, sendo o enfermo encaminhado, em seguida, por ambulância, a um hospital designado pela sua companhia de navegação.

Es

qu

ad

(3)

Nomar - julho 2011 - nº 831

Centro de Comunicação Social da Marinha

3

Marinha realiza resgates na Região Norte

O Navio-Patrulha (NPa) “Guanabara” realizou o resgate do pescador Helmut dos Santos, de 38 anos, na manhã do dia 6 de julho de 2011, que estava a bordo do barco Pesqueiro “Raymi”, a 600 milhas náu-ticas (cerca de 1.110 Km) da Ilha do Marajó (PA).

Helmut dos Santos foi gravemente ferido no olho esquerdo ao ser atingido por um anzol enquanto pes-cava. Após receber os primeiros socorros da equipe de saúde embarcada do Hospital Naval de Belém (HNBe), o pescador foi transferido para o NPa “Guanabara”, que iniciou o regresso para Belém, onde foi encami-nhado para o HNBe.

Em outra ação, o NPa “Parati” apoiou as buscas aos sobreviventes do naufrágio da embarcação “Diamante Negro”, que virou quando efetuava a travessia de Chaves (Ilha de Marajó) para Macapá (AP), com 41 pessoas a bordo. O NPa realizava Patrulha Naval nas proximidades da Ilha do Marajó (PA), sendo acionado no dia 12 de julho, encerrando a sua participação no dia 20 de julho.

Na madrugada do dia 1º de agosto, a Agência Fluvial de Itacoatiara, subordinada a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), resgatou, com vida, Bruno Marlus de Souza, que caiu da embarcação “B/M Cidade de Santarém I”, no Rio Amazonas. Relatos in-dicam que ele teria caído no rio, nas proximidades da comunidade Augusto Montenegro.

O resgate de Bruno aconteceu no mesmo dia,

cerca das 17h45, na Costa do Icurucauá, próximo ao município de Itacoatiara (AM). Na ocasião, encontra-va-se agarrado a um tronco dentro do Rio Amazonas. Em seguida, foi encaminhado para o Hospital de Itacoatiara, pois se encontrava debilitado e aparente-mente desidratado.

Momento em que Bruno é resgatado no Rio Amazonas Primeiros cuidados recebidos na ambulância do Hospital Naval de Belém

(4)

4

Centro de Comunicação Social da Marinha

Ativação do 15º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti

Foi realizada, no dia 11 de julho de 2011, no Comando da Divisão Anfíbia, no Rio de Janeiro, a Cerimônia de Ativação do 15º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti.

Cerca de 300 militares foram efetivados para integrar o novo contingente de militares que atuará na Missão das Nações Unidas para a Estabilização de Paz no Haiti (MINUSTAH), a partir do dia 2 de agosto.

Durante seis meses, os militares pas-saram por uma preparação que envolveu diversos adestramentos: treinamento em primeiros socorros; controle de distúrbios; patrulhas mecanizadas e a pé; controle de comboio; segurança de autoridade; ações cívico-sociais; e ocupação e operação de Ponto Forte.

A Marinha do Brasil participa da MINUSTAH desde o seu início, há sete anos, tendo por ela passado 4 mil militares da Força.

Navio-Escola “Brasil” realiza XXV Viagem

de Instrução de Guardas-Marinha

No dia 9 de julho de 2011, o Navio-Escola (NE) “Brasil” suspendeu da Base Almirante Castro e Silva, no Rio de Janeiro, para realizar a XXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), com retor-no previsto para o dia 18 de dezembro. O propósito da viagem é complementar e aperfeiçoar os conhe-cimentos teóricos adquiridos na Escola Naval pelos Guardas-Marinha, com a realização de aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias, administração naval, lide-rança, entre outras.

O NE “Brasil” visitará 20 portos: Salvador (BA); Tenerife (Espanha); Amsterdam (Holanda); São Petersburgo (Rússia); Hamburgo (Alemanha); Le Havre (França), Londres (Inglaterra); Lisboa (Portugal), Pireu (Grécia); Civitavecchia (Itália); Valência (Espanha);

Baltimore e Fort Lauderdale (EUA); Nassau (Bahamas); Cartagena (Colômbia); Guayaquil (Equador); Callao (Peru); Valparaíso (Chile); Montevidéu (Uruguai); e Buenos Aires (Argentina).

A Turma “Almirante Frontin”, que embarcou na XXV VIGM, é composta por 195 Guardas-Marinha, sendo 133 do Corpo da Armada, 30 do Corpo de Fuzileiros Navais e 32 do Corpo de Intendentes da Marinha. Participam, ainda, como convidados, um Segundo-Tenente da Força Aérea Brasileira, um Aspirante do Exército Brasileiro, dois integrantes da Marinha Mercante nacional, um diplomata do Ministério das Relações Exteriores e um Oficial da Marinha do Uruguai.

No dia 25 de julho, o NE “Brasil” atracou no porto de Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde per-maneceu até o dia 27 de julho.

Familiares despedem-se da tripulação do NE “Brasil”

(5)

Nomar - julho 2011 - nº 831

Centro de Comunicação Social da Marinha

5

Marinha assina contrato para o delineamento da

arquitetura do Sistema de Gerenciamento da “Amazônia Azul”

Entrega de prêmios CNTM 2010

O Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, V Alte Elis Treidler Öberg, e o Presidente da Fundação de Aplicações de Tecnologias Críticas (ATECH), Tarcísio Takashi Muta, assinaram, no dia 7 de julho de 2011, o contrato para o de-lineamento da arquitetura do Sistema de Gerenciamento da “Amazônia Azul” (SisGAAz).

O SisGAAz é um sistema de controle, proteção e defesa, composto pelos meios operativos da Marinha e

por diversos sensores, que visa ampliar a capaci-dade de monitoramento das Águas Jurisdicionais Brasileiras e das regiões de socorro e salvamento (SAR – Search and Rescue), sob a responsabili-dade do Brasil.

Além disso, possibilita uma rápida reação às ameaças identificadas, contribuindo para a prote-ção e a defesa dessa imensa área marítima. O Comandante de Operações Navais e

Diretor-Geral de Navegação, Alte Esq João Afonso Prado Maia de Faria presidiu, no dia 14 de julho de 2011, a ceri-mônia de entrega dos prêmios de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM) 2010, cuja coordenação cabe ao Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (ComCoNTraM).

O evento ocorreu no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de representantes da Comunidade Marítima, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil (MB).

Na ocasião, foram premiados navios mercantes, meios navais, aeronavais e Organizações Militares da MB que, por meio de informações valiosas, con-tribuíram de forma destacada para o Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) e para a salvaguarda da vida humana no mar.

Além disso, a cerimônia agraciou, pela primei-ra vez, uma Organização Militar da Força Aérea Brasileira, o 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, por sua contribuição para o SISTRAM, bem como barcos de pesca que prestaram auxílio a eventos de busca e salvamento.

(6)

Os atletas do Brasil conseguiram um feito inédito nos 5º Jogos Mundiais Militares, disputados no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 24 de julho de 2011, alcançando o 1° lugar no quadro geral de medalhas.

Após a 33ª posição conquistada na edição anterior dos jogos militares, que aconteceu em Hyderabad, na Índia, em 2007, quando apenas duas medalhas de prata e uma de bronze foram obtidas, as Forças Armadas brasileiras investiram em um projeto de longo prazo, com foco na atual edição dos jogos e nas Olimpíadas de 2012 e 2016, por meio do recru-tamento de atletas de alto rendimento para os seus quadros.

O resultado mostrou que o investimento foi proveitoso. Depois de ultrapassar os chineses no número de medalhas de ouro no penúltimo dia da competição, o Brasil consolidou a primeira colocação e encerrou a sua participação subindo ao pódio em 19 das 20 modalidades disputadas, com um total de 114 medalhas, sendo 45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze.

Antes do encerramento das competições, o Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de

Brasil encerra os 5º Jogos Mundiais

Militares em 1º lugar no quadro de medalhas

Moura Neto, fez um balanço positivo do evento e co-memorou os resultados alcançados com o projeto, garantindo a sua continuidade. “Esse é o berço dos atletas que irão disputar as Olimpíadas de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio de Janeiro. A Marinha continuará com o seu Projeto Olímpico, apoiando todos os atle-tas que tenham condições de bem representar o nosso País”.

Das medalhas conquistadas, os atletas da Marinha contribuíram, individualmente ou participando de equipes, com um total de 47 medalhas, das quais 20 foram de ouro, 13 de prata e 14 de bronze.

Es

po

rt

es

Equipe de futebol feminino sobe ao lugar mais alto do pódio

Equipe feminina de vela e Diogo Silva (taekwondo) ganham medalha de ouro

(7)

Nomar - julho 2011 - nº 831

Início da Construção dos Submarinos S-BR no Brasil

Início da Construção dos Submarinos S-BR no Brasil

C

ap

a

Na tarde de 16 de julho de 2011, a Presidenta Dilma Roussef participou da cerimônia de Início da Construção dos Submarinos S-BR no Brasil - parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil, realizada nas insta-lações da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí (RJ).

Nas suas palavras, a Presidenta Dilma afirmou que o projeto marca um momento estratégico para o Brasil, “que dá mais um passo em direção a afirmação da sua condição de País desenvolvido, com uma indústria sofisticada, capaz de absor-ver, dominar e utilizar tecnologias avançadas”. Ressaltou, ainda, a importância da modernização da Marinha do Brasil e do domínio da tecnologia de produção do submarino com propulsão nuclear para a segurança e proteção das riquezas do País, notadamente na área do pré-sal.

“Hoje é um dia importante para este progra-ma, pois marca o início efetivo da construção do primeiro de um total de quatro submarinos e consolida a primeira etapa da transferência de tecnologia da França para o Brasil”. A frase é do Presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), Gérard Solve.

Estiveram presentes ao evento o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o Ministro da Defesa, Nelson Jobim; o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; o Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto; e diversas outras autoridades civis e militares.

Compareceram, também, o Embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, e o Ministro da Defesa da França, Gérard Longuet.

Presidenta Dilma aciona máquina de corte da pri-meira chapa de aço para construção dos submarinos S-BR no Brasil

Presidenta Dilma com uma maquete do submarino S-BR

(8)

8

No período de 10 a 15 de julho de 2011, a Marinha do Brasil participou da 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada no campus da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.

Os estandes da Marinha apresentaram ao visitante, de modo interativo, as diversas atividades de pesquisa que realiza e apoia, cabendo à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Marinha a coordenação da exposição da Marinha no evento.

Entre as Organizações Militares expositoras esta-vam o Instituto de Pesquisas da Marinha, a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, o Centro de Análises de Sistemas Navais e o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

38ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Entre os dias 2 e 9 de julho de 2011, foi realizada, em Ilhabela (SP), a 38ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que contou com a participação de mais de 148 barcos. Entre eles, os principais veleiros da Argentina, Brasil, Qatar e Uruguai, além da participação dos campeões mundiais e medalhistas olímpicos Torben Grael, Bruno Prada e Robert Scheidt e das Marinheiras (RM-2) Martine Grael, Isabel Swan, Renata Decnop, Fernanda Decnop e Juliana Mota, medalhistas de ouro nos 5º Jogos Mundiais Militares.

Como parte da programação do evento, a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião (DelSSebastião) realizou oficinas de nós náuticos para as crianças. A Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro abriu o evento e realizou apresenta-ções públicas, nos dias 2 e 3 de julho.

Neste ano, no tradicional apoio à Regata, foram empregados os meios do Comando do 8º Distrito Naval e da DelSSebastião, que atuaram na Segurança do Tráfego Aquaviário, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, o Navio-Patrulha (NPa) “Gurupá” e uma aeronave UH-12 “Esquilo”, do Comando da Força Aeronaval.

O NPa “Gurupá” ofereceu apoio de assistência médica e primeiros socorros durante todo evento. O NVe “Cisne Branco”, atracado no cais comercial do Porto de São Sebastião, ficou aberto à visitação nos dias 4 e 5 de julho.

O Comando do 7º Distrito Naval, sediado em Brasília (DF), divulgou as formas de ingresso na Marinha e a Delegacia Fluvial de Brasília proferiu palestras sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário e aplicou provas para Arrais Amador.

Representando o Comando do 6º Distrito Naval, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário expôs frutos da flora pantaneira que podem ser utilizados em caso de sobrevivência, suas caracte-rísticas e curiosidades, e o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste apresentou os serviços realizados em sua área de jurisdição para que os navegantes possam transitar de forma segura por suas águas interiores.

V Alte Ilques apresenta a exposição da Marinha ao Ministro Aloízio Mercadante

(9)

Nomar - julho 2011 - nº 831

Centro de Comunicação Social da Marinha

9

Embaixada do Brasil em Montevidéu inaugura busto de Tamandaré

O Comandante de Operações Navais, Alte Esq João Afonso Prado Maia de Faria (foto, à esq.) pre-sidiu, no dia 28 de julho de 2011, a Cerimônia de Mostra de Ativação do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM).

Entre as diversas autoridades e convidados presentes estavam o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Alte Esq Fernando Eduardo Studart Wiemer e o Comandante-em-Chefe da Esquadra, V Alte Wilson Barbosa Guerra. O CGEM, criado pela Portaria nº 372, de 23 de outubro de 2009,

do Comandante da Marinha, está localizado na Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ) e subordinado ao Comando de Operações Navais. Seu propósito é contribuir para elevar a capacidade de Guerra Eletrônica da Marinha do Brasil.

O Termo de Ativação foi assinado pelo Comandante de Operações Navais e pelo CMG Wagner Antonio de Lima Gonçalves, Diretor empossado.

Após a assinatura, foi realizada inspeção nas ins-talações e o descerramento das placas de ativação e da primeira tripulação.

Ativado o Centro de Guerra Eletrônica da Marinha

No dia 11 de julho de 2011, por ocasião da visita do Gen Ex José Carlos De Nardi, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), ao Uruguai, o Embaixador do Brasil em Montevidéu, João Carlos de Souza-Gomes, realizou a cerimônia de inauguração do “Jardim dos Patronos”, localizado nas instalações da Chancelaria da Embaixada do Brasil.

O espaço é composto pelos bustos de Tamandaré, Caxias e Santos Dumont. O busto do Almirante Tamandaré foi doado à Adidância de Defesa e Naval do Brasil no Uruguai pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), e chegou a Montevidéu a bordo da Fragata “Constituição”, por ocasião da sua participação na Operação “ASPIRANTEX 2011”.

Da esq. para a dir.: Adido de Defesa e Naval CMG Ibsen; Adido do Exército Cel (Inf) Ronaldo; CEMCFA, Gen Ex De Nardi; Embaixador Souza-Gomes; Adido Aeronáutico, Cel (Av) Roger; e o Assistente do CEMCFA, Cel (Cav) Lopes

(10)

10

Centro de Comunicação Social da Marinha

O Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, participou do lançamento do livro “A Arte de Sansão C. Pereira”, realizado no dia 29 de julho de 2011, na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ). A obra reune reproduções de pinturas óleo sobre tela do artista.

Natural do Estado do Acre, o pintor brasileiro possui suas obras distribuídas no mundo inteiro, com destaque para as que estão no Museu do Vaticano, Metropolitan Museum of Art-Detroit (EUA), Casa Rosada (Buenos Aires), Museu Procópio Ferreira (Petrópolis), Assembleia Legislativa de Rio Branco (Acre) e no

Aeroporto Internacional Tom Jobim (Rio de Janeiro). Mais da metade de suas telas estão ligadas ao mar. Uma de suas últimas obras foi a pintura da cúpula da Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, que integra o patrimônio do centro histórico de Rio Branco.

A Marinha acolheu o projeto desde o início, pro-piciando a materialização do livro por meio de apoio institucional.

Na ocasião, o artista também foi homenageado com o descerramento do seu busto, oferecido pela Sociedade Brasileira de Belas Artes e esculpido pela artista plástica Áurea Maria Pereira Martins.

Brasil participa da 106ª Sessão do Conselho da IMO

Lançamento do livro “A Arte de Sansão C. Pereira”

Alte Esq (RM1) Aurélio (ao centro), C Alte Edervaldo (à es-querda) e CMG Fernandes (à direita) durante a sessão

Sansão Pereira e o Comandante da Marinha, Alte Esq Moura Neto (ao centro), durante o lançamento do livro

O Brasil participou da 106ª Sessão do Conselho da Organização Marítima Internacional (IMO), realizada em Londres, no período de 27 de junho a 01 de julho de 2011.

A delegação brasileira foi chefiada pelo Alt Esq (RM1) Aurélio Ribeiro da Silva Filho, Representante Permanente do Brasil junto à IMO, e contou com a participa-ção do Coordenador-Adjunto da Comissão Coordenadora dos Assuntos da IMO e Subchefe de Organização do Estado-Maior da Armada, C Alte Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

Durante a sessão, foi realizada a eleição do novo Secretário-Geral da Organização, sendo o Brasil um dos 40 países que com-põem o conselho com direito a voto.

Com o apoio de 23 Estados Membros, o candidato do Japão, Sr. Koji Sekimizu, foi eleito para assumir o cargo de Secretário-Geral por quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2012.

(11)

Nomar - julho 2011 - nº 831

Centro de Comunicação Social da Marinha

11

Força de Submarinos comemora 97 anos

Foi realizada, no dia 22 de julho de 2011, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a formatura da 16ª turma de técnicos da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM), composta por 83 alunos.

Presidida pelo Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, C Alte (EN) Arthur Paraizo Campos, a ceri-mônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Após a conclusão de três módulos semestrais, foram formados 20 técnicos em eletrotécnica, 20 em

estruturas navais, 20 em mecânica e 23 técnicos em eletrônica.

O Patrono da Turma foi o Sr. João Roberto Nunes Dias, Gerente Setorial de Transporte da PETROBRAS, que estava presente ao evento.

Na Ordem do Dia, o C Alte Arthur Campos ressaltou a importância da ETAM, que privilegia a educação pro-fissional e assegura a manutenção e o desenvolvimento de tecnologias estratégicas, a partir de adequada for-mação de mão-de-obra.

Escola Técnica do Arsenal de Marinha forma a 16ª turma de técnicos

No período de 15 a 23 de julho de 2011, o Comando da Força de Submarinos realizou diversas atividades para celebrar seu 97º aniversário.

No dia 15 de julho, ocorreu a cerimônia militar que contou com a presença de vários ex-Comandantes da Força de Submarinos e foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Alte Esq João Afonso

Prado Maia de Faria. Durante o evento, foram agraciados com o Diploma de “Submarinista Honorário” militares não submarinistas e civis que prestaram relevantes serviços ou que contribuíram de alguma forma para o en-grandecimento da Força. Na ocasião, foram homenageados, também, militares que se destacaram pelo elevado número de horas de imersão, de mergulho e de atividades de mergulho de combate.

No dia 16 de julho, foram realizadas a “VII Gincana de Artes” e a “V Regata à Vela”. No dia 19 de julho, aconteceu a “II Corrida Rústica da Força de Submarinos”, com per-curso de 5 km, que contou com a presença de 300 atletas de diferentes Organizações Militares da Marinha.

Na noite de 23 de julho, o CMG (CN) Nelson Dendena ofereceu bênçãos em ação de graças em uma missa realizada ao ar livre na Praça Alte Júlio Hess. Em seguida, ocor-reu a tradicional confraternização no Salão Nobre da Força de Submarinos, destacan-do-se as presenças do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto.

(12)

12

Centro de Comunicação Social da Marinha

Jo

rn

al d

a P

ra

ia

dos Engenheiros da MB em Lorient

Tradições Navais

Os 26 engenheiros da Marinha do Brasil (MB) que estão estagiando na Escola de Projeto de Submarinos da empresa DCNS em Lorient, na França, participaram, no dia 7 de julho de 2011, no estádio de Moustoir, de uma partida de futebol contra os instrutores e funcionários da empresa.

Em agosto, os 26 engenheiros e mais cinco prove-nientes do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) iniciam o Curso de Projeto Complementar de Submarino Nuclear de Ataque.

Após a conclusão, prevista para o primeiro semes-tre de 2012, eles serão movimentados para o CTMSP onde desenvolverão o Projeto Básico do Submarino de Propulsão Nuclear, iniciando, em seguida, a construção do meio nas futuras instalações do Estaleiro e da Base Naval de Submarinos, em Itaguaí (RJ).

A Flâmula de Comando

No topo do mastro dos navios da Marinha do Brasil existe uma flâmula com 21 estrelas. Ela indica que o navio é comandado por um Oficial de Marinha. Se alguma autoridade a quem o Comandante esteja su-bordinado, dentro de sua cadeia de comando, estiver a bordo, a flâmula é arriada e substituída pelo pavilhão-símbolo daquela autoridade.

A flâmula é trocada somente nas passagens de co-mando e em nenhum outro caso é arriada.

Tradições Navais

Tradições Navais

Marinha forma duzentos novos Marinheiros

A emoção tomou conta de familiares e amigos, na manhã do dia 30 de junho de 2011, quando duzen-tos novos marinheiros se formaram, na Base Naval de Natal (BNN). A cerimônia, presidida pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Flávio Macedo Brasil, Comandante da BNN, onde foi realizado o curso, teve início com o canto do Hino Nacional.

Após a leitura da Ordem de Serviço, foi realizada a entrega de prêmios aos primeiros colocados no curso de formação.

Ao término da cerimônia, os marinheiros se con-fraternizaram com seus familiares.

Marinha do Brasil entrega

uniformes à Guarda Costeira de Cabo Verde

Foi realizada, no dia 14 de julho de 2011, a cerimô-nia de doação de fardamento para a Guarda Costeira de Cabo Verde (GCCV), na cidade de Praia, capital da-quele país.

A cerimônia, presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, contou com a presença de autoridades militares cabo-verdeanas e de representantes da Embaixada do Brasil em Cabo Verde. A Marinha do Brasil foi representada pelo Oficial da Comissão Naval Brasileira na Europa, CC (IM) Victor Leal Domingues.

A doação faz parte do projeto de cooperação para fornecimento e substituição total do fardamento da GCCV que, até então, usava os mesmos uniformes dos demais contingentes militares daquele país.

Vice-Comandante do

Comando Sul dos EUA visita o GRUMEC

O V Alte Joseph D. Kernan, Vice-Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos da América, visitou o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), no dia 14 de julho de 2011, sendo recebido pelo C Alte Afrânio de Paiva Moreira Junior, Comandante da Força de Submarinos.

O Comando Sul é um dos Comandos Conjuntos das Forças Armadas dos EUA, que atuam nas diversas áreas geográficas globais, sendo subordinado direta-mente ao Ministério da Defesa. O Almirante Kernan é mergulhador de combate Sea Air and Land (SEAL).

realiza Ação Cívico-Social em Belém

Atracado no Cais da “Escadinha”, em Belém (PA), no período de 22 a 26 de julho de 2011, o Navio-Auxiliar (NA) “Pará” realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO), atendendo moradores da capital paraense e ilhas adjacentes.

Uma equipe de médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos em radiologia, do Hospital Naval de Belém realizou, a bordo do NA “Pará”, em quatro dias, 86 exames de mamografia, 669 aten-dimentos médico-ambulatoriais e 198 atenaten-dimentos odontológicos.

O Centro de Instrução Almirante Alexandrino sediou, no dia 29 de julho de 2011, a 37ª Reunião de Coordenação do Setor do Pessoal (RECOSEPE).

O evento predidido pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Alte Esq Fernando Eduardo Studart Wiemer, contou com a participação dos Almirantes e Titulares de Organizações Militares do Setor, além dos Assessores-Chefe da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha.

Ao término das apresentações e debates, o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha transmitiu orientações pontuais sobre os temas abordados.

37ª Reunião de Coordenação

do Setor do Pessoal (RECOSEPE)

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1