• Nenhum resultado encontrado

Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas Diretoria Executiva PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas Diretoria Executiva PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas Diretoria Executiva

PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2012 – 2015

(2)

Controle de Revisão

Ver. Natureza Data Elaborador Revisor Aprovador

1 Elaboração 13/06/2012 Ronald Huppers Carlo Turk / Daniel Güths

Alexandre Marmitt

(3)

Sumário

Controle de Revisão ... 1 1 – Introdução ... 3 2 – Motivação ... 4 3 – Objetivos... 5 4 – Estrutura Organizacional ... 6 5 – Missão ... 7 6 – Visão ... 7 7 – Valores ... 7 8 – Análise SWOT ... 8 9 – Iniciativas ... 10 10 – Conclusão ... 13 11 – Referências ... 14

(4)

1 – Introdução

As melhores práticas relacionadas à governança de TI recomendam que qualquer instituição, pública ou privada, para que possa realizar uma gestão eficiente dos recursos da área de TI, necessita contar com um planejamento no qual estejam relacionadas todas as metas da instituição associadas às ações que a área de TI terá que executar para o alcance daquelas metas.

Assim, um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) representa um instrumento indispensável para a gestão dos recursos de TI. Os órgãos de controle de governo, em especial o Tribunal de Contas do Estado (TCE), há muito vêm enfatizando a necessidade dos órgãos públicos elaborarem um PDTI que contemple todas as ações e as associem às metas de suas áreas de negócio antes de executarem seus gastos relacionados à TI.

Sendo a Tecnologia da Informação tão importante para as organizações, torna-se necessário entender as atividades empresariais e os objetivos estratégicos, eventualmente já traçados pela instituição. Neste sentido, o planejamento estratégico é o responsável pela tomada de decisão relativa aos objetivos, metas, recursos, planejamento e controle da organização. Geralmente a quantidade de julgamento no processo decisório é muito alta e é representada pela alta administração.

Em muitas instituições as decisões de TI são tomadas de forma isolada, por diferentes motivos e pessoas dentro de sua estrutura. Assim, normalmente, o planejamento estratégico e tático integrado do ambiente de TI é colocado em segundo plano, ou nem mesmo é realizado.

A elaboração de um PDTI, neste contexto, traz um rico conjunto de questionamentos, reflexões e revisões que resultará no amadurecimento da TI e da própria instituição. Dentre as evoluções esperadas, pode-se citar:

 Reflexões sobre a missão e visão de futuro da unidade de TI, alinhadas à missão e visão de futuro da instituição;

 Busca de respostas às oportunidades e ameaças externas e aos pontos fracos e fortes internos, de modo a cumprir suas atribuições com efetividade;

 Identificação, revisão e explicitação dos objetivos, orientações estratégicas e recomendações para a TI, alinhados aos objetivos estratégicas na organização, e decorrentes planos de ação atrelados às necessidades das áreas de negócio;

 Identificação e explicitação não apenas das ações operacionais a serem realizadas pela área de TI, mas também dos aspectos de estrutura e gestão sobre a TI, em especial pela operacionalização de uma estrutura de governança que viabilizará a execução das ações e a revisão periódica do PDTI aprovado;

 Desenvolvimento de capacidades que fortaleçam e assegurem a execução dos planos e projetos de TI.

(5)

2 – Motivação

Entre os dias 14 e 15 de abril de 2011 ocorreu o 1º Congresso da Cidade de Canoas, cujo foco primário era traduzir, para um único formato, os anseios da população de Canoas, de maneira consolidada e organizada, convergindo anseios e necessidades em objetivos estratégicos a serem alcançados até 2021.

O Congresso da Cidade, com 608 delegados eleitos, foi a oportunidade não apenas de discutir e aprovar a Estratégia de Cidade para Canoas entre 2011 e 2021, mas também aprender com experiências práticas e opinião de especialistas nacionais e internacionais em estratégia e desenvolvimento de cidades. Este documento contém a Estratégia analisada e aprovada pelos Delegados, além de projeções, constatações e um resumo do processo que se iniciou em 14 de abril de 2010.

A estratégia apresentada para aprovação no Congresso da Cidade de Canoas foi construída pelas 3.825 participações presenciais de canoenses durante todo o seu processo de construção, sem contar as visitas ao blog do Congresso da Cidade e as inserções no Portal do Futuro, instalado entre 20 e 28 de março no Calçadão do Centro de Canoas.

O grande desafio foi conjugar à extensiva participação da população a formulação de uma estratégia que permitisse à sociedade canoense ter uma estratégia de cidade com 43 iniciativas e 104 ações em diferentes focos – educação, saúde, desenvolvimento, cidadania, meio ambiente - que permitam à cidade atingir um nível diferenciado de atratividade, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida a seus cidadãos nos próximos dez anos.

Como princípios, o objetivo comum de construção de uma Canoas mais sustentável, humana, integrada, inovadora e próspera, fazendo da cidade um foco de atratividade regional, nacional e internacional e tornando possível Canoas projetar-se como cidade média metropolitana brasileira de destaque na busca de seu desenvolvimento sustentável com comprometimento, transparência e senso de urgência.

A Estratégia da Cidade 2011-2021 submetida à aprovação dos delegados no dia 15 de abril de 2011 foi construída a partir de um amplo processo de discussão, pesquisa de melhores práticas nacionais e internacionais e proposição de conteúdo - uma metodologia que buscou privilegiar tanto a participação quanto o detalhamento e a excelência técnica na proposição.

(6)

3 – Objetivos

Diante deste cenário, o objetivo do presente Plano Diretor é, justamente, identificar formas e mecanismos de atender aos Princípios da Estratégia da Cidade, por meio da Tecnologia da Informação e Comunicações, atuando de forma interna (focada nas necessidades e objetivos da administração pública municipal) e de forma externa (focada nas necessidades diretas de cidadãos e organizações sediadas em Canoas). Tais princípios consolidaram-se da seguinte forma:

+ SUSTENTÁVEL

•Desenvolva com equilíbrio ambiental, social e econômico.

+ HUMANA

•Amplie conquistas sociais, cidadania, acessibilidade e qualidade de vida com valorização de suas identidades e cultura.

+ INTEGRADA

•Supere efeitos da divisão territorial da cidade e desenvolva suas potencialidades de forma conjunta.

+ INOVADORA

•Se insira nos setores e tendências de maior dinâmica global, além de consolidar a vocação de cidade inovadora e intensa em conhecimento.

+ PRÓSPERA

•Desenvolva suas atividades econômicas, gerando mais e melhores oportunidades de trabalho de qualidade e renda para os canoenses.

+ ATRATIVA

•Canoas como referência em cidade metropolitana na atração de investimentos, visitantes e atenção à cidade na oferta de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável a seus cidadãos

(7)

4 – Estrutura Organizacional

O Diretor Presidente terá a responsabilidade de representar a CANOASTEC, judicial e extrajudicialmente, bem como responder por todos os atos de gestão.

Ao Superintendente Executivo compete representar o Diretor Presidente em sua falta e executar outras atividades definidas pelo Diretor Presidente.

Ao Superintendente de Projetos e Sistemas compete gerir o desenvolvimento dos sistemas de informações utilizados pela Prefeitura sejam os mesmos desenvolvidos no ambiente interno ou contratados junto a terceiros, gerir as políticas de segurança, gerir os aplicativos utilizados pelo Município, emitir parecer sobre a viabilidade e oportunidade de novas contratações de serviços de tecnologia da informação e comunicação, gerar laudos de entregas e certificação de todas as contratações feitas pelo Poder Executivo Municipal, relativas à área de TIC, gestão de indicadores de sistemas, de projetos e de segurança, gerar e manter a documentação atualizada dos sistemas, preparar plano anual de atividades e plano diretor de informática para projetos, sistemas e segurança e executar outras atividades definidas pelo Diretor Presidente.

Ao Superintendente de Produção compete manter a infraestrutura de tecnologia de comunicação e os sistemas corporativos disponíveis, gerar e gerir o orçamento de Infraestrutura e comunicação, manter o atendimento aos usuários, gerar indicadores de disponibilidade de cada um dos itens de sua responsabilidade, gerar e manter a documentação atualizada do ambiente computacional, apoiar na definição, documentar e gerar laudos de entregas e certificação de todas as contratações efetuadas no âmbito do Poder Executivo Municipal, relativas à área de TIC, preparar plano anual de atividades e plano diretor de informática para área de infraestrutura e executar outras atividades definidas pelo Diretor Presidente.

Diretor Presidente

Superintendente

Executivo

Superintendente de

Projetos e Sistemas

Superintendente de

Produção

(8)

5 – Missão

Gerenciar e assessorar o Poder Executivo Municipal em todos os aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, com foco no interesse coletivo e utilidade pública, provendo soluções inovadoras e sustentáveis.

6 – Visão

Ser referência em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Administração Pública, a nível nacional.

7 – Valores

(9)

8 – Análise SWOT

A Análise SWOT1 é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário interno e externo (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma organização. Trata-se de um método que possibilita verificar e avaliar os fatores intervenientes para um posicionamento estratégico da Unidade de TI no ambiente em questão.

Tem como objetivos principais efetuar uma síntese das análises internas e externas, identificar elementos chave para a gestão, o que implica estabelecer prioridades de atuação e preparar opções estratégicas: análise de riscos e identificação de problemas a serem resolvidos.

Ao longo da elaboração deste PDTI, foi realizado um trabalho no sentido de identificar as forças e as fraquezas dos processos internos de competência da CANOASTEC, seguido da identificação das oportunidades decorrentes de fatores favoráveis verificados no ambiente da Prefeitura Municipal de Canoas, bem como as ameaças decorrentes de fatores desfavoráveis e mudanças sazonais ou permanentes do ambiente externo.

O resultado dos estudos realizados permite entender melhor o ambiente organizacional da Tecnologia de Informação e auxilia na busca de formas de se evoluir a gestão, corrigindo as fraquezas e ameaças encontradas e alavancando as forças e oportunidades identificadas.

A tabela a seguir apresenta o resultado da análise dessas atividades.

AMBIENTE INTERNO AMBIENTE EXTERNO

Forças Oportunidades

 Equipe altamente comprometida e capacitada tecnicamente

 Competências da área de TI mapeadas

 Gestores qualificados

 Conhecimento dos processos

operacionais da Prefeitura de Canoas

 Estrutura de servidores (hardware) atualizada

 Unidades de armazenamento (storages) atualizadas

 Aplicação de virtualização de servidores

 Utilização de novas tecnologias, tais como computação em nuvem e mobilidade

 Utilização de softwares disponibilizados pelo portal softwarepublico.gov.br

 Disponibilidade de recursos de Programas Federais com vistas à qualificação dos serviços públicos

1

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

(10)

Fraquezas Ameaças

 Sistemas de informações não completamente integrados

 Redundância de dados embora pouca, existe

 Documentação praticamente inexistente

 Processos e controles de governança de TI não definidos

 Inexistência de planejamento e controle orçamentário de TI

 Equipamentos de rede obsoletos

 Restrições orçamentárias

 Dificuldade de adaptação e mudança de cultura pelas áreas de negócios aos novos direcionamentos de gestão de TI.

 Demandas não planejadas

 Áreas de TI independentes nas secretarias Alta dependência do fornecedor do sistema de gestão

(11)

9 – Iniciativas

Diante do cenário identificado, as iniciativas ou ações necessárias para atingimento dos princípios do Planejamento Estratégico do Município de Canoas, foram organizadas de forma que uma ou mais ações possam servir a um ou mais princípios, conforme tabelas abaixo:

INFOVIA DIGITAL Princípios + Integrada

+ Inovadora + Próspera

Ação Implementar uma infovia de fibra óptica que conecte todas as escolas municipais, secretarias, subprefeituras e demais entidades do município.

Duração Estimada De 18 à 24 meses

PORTAL DE SERVIÇOS AO CIDADÃO Princípios + Integrada

+ Inovadora

Ação Promover acesso dos cidadãos a serviços informatizados da administração municipal, por meio da Internet.

Duração Estimada 12 meses

CONTINGENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI Princípios + Inovadora

Ação Realizar melhorias na atual infraestrutura tecnológica que suporta os serviços de TI utilizados pela PMC, com foco na disponibilidade e contingenciamento de tais serviços.

Duração Estimada 48 meses

UNIVERSALIZAÇÃO DE ACESSO À INTERNET Princípios + Humana

+ Integrada + Inovadora

Ação Viabilizar acesso à Internet em localidades não atendidas por operadoras de telecomunicações, viabilizando a inclusão digital.

(12)

POLÍTICA DE SEGURANÇA DE TI Princípios + Inovadora

Ação Criar e manter uma cultura de proteção da informação que permeie todo seu ciclo de vida, tendo como foco recursos de tecnologia da PMC.

Duração Estimada 6 meses

POLÍTICA DE AQUISIÇÕES DE TI Princípios + Inovadora

+ Sustentável

Ação Definição de processos e de padrões técnicos e de qualidade para aquisição de equipamentos, softwares e serviços a serem utilizados pela PMC.

Duração Estimada 6 meses

TI VERDE – SUSTENTABILIDADE Princípios + Sustentável

+ Humana + Inovadora

Ação Identificar oportunidades e promover ações que objetivem a diminuição de impactos ambientais relacionados ao uso da tecnologia da informação.

Duração Estimada 12 meses

GOVERNANÇA DE TI Princípios + Inovadora

Ação Aplicação das melhores práticas e metodologias de gestão da Tecnologia da Informação comumente utilizadas pelo mercado, traduzidas para a realidade da PMC.

Duração Estimada 12 meses

METODOLOGIA DE PROJETOS Princípios + Inovadora

Ação Disseminar uma cultura de gerenciamento de projetos tomando de base as melhores práticas e metodologias utilizadas pelo mercado, traduzidas para a realidade da PMC.

(13)

COMUNICAÇÃO UNIFICADA Princípios + Integrada

+ Inovadora

Ação Definir e implementar recursos tecnológicos que melhorem e otimizem a comunicação entre as mais variadas áreas da PMC, racionalizando custos diretos.

Duração Estimada 24 meses

TI NA EDUCAÇÃO Princípios + Humana

+ Integrada + Inovadora

Ação Desenvolver iniciativas que promovam o uso da tecnologia da informação como forma de aprimorar as técnicas de ensino tradicionais, potencializando o aprendizado.

Duração Estimada 12 meses

ESTRUTURA DE TI UNIFICADA Princípios + Integrada

+ Inovadora

Ação Estruturar a área de TI de maneira a garantir sua unicidade, padronizando ações, unificando processos para atender plenamente as necessidades da PMC.

(14)

10 – Conclusão

A Administração Pública Municipal de Canoas tem passado por transformações positivas nos últimos tempos, focando em melhorias internas e em seus instrumentos de planejamento estratégico. Com o surgimento de novas regulamentações governamentais, melhorias nos controles e acompanhamentos financeiros e orçamentários, principalmente sobre os gastos com serviços e recursos de TI, novos instrumentos formais vêm sendo instituídos.

Considera-se o PDTI o primeiro passo para o alcance da missão da TI. Durante a elaboração do documento identificaram-se os principais potenciais e fragilidades da área de TI. A partir da sua construção, ratificou-se a importância do planejamento das ações na área de TI alinhados aos objetivos estratégicos da Cidade de Canoas, bem como revisão cíclica do seu conteúdo visando manter o alinhamento a estes objetivos.

Este Plano Diretor de Tecnologia da Informação da CANOASTEC, norteará as iniciativas junto a Prefeitura Municipal de Canoas, resultando ações, com metas e indicadores, que serão contempladas em planos operativos.

(15)

11 – Referências

1. CANOAS. Lei nº 5627, de 26 de Outubro de 2011. Dispõe sobre a Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas.

2. Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, 4 ed., Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. São Paulo, SP : IBGC, 2009.

3. ITGI, “COBIT 4th Edition”, IT Governance Institute. 2005.

Referências

Documentos relacionados

Para realizar a transferˆencia individual de servidor, isto deve ser feito cada vez que um novo servi- dor ´e cadastrado, ´e necess´ario acessar o menu Cadastro e escolher a

Clique no botão , disponível na aba Termos Aditivos, a seguinte tela será exibida, deve-se preencher os campos no formulário de acordo com o tipo do termo aditivo:.

- Caso a chefia imediata não esteja no cargo de chefia há tempo suficiente para avaliar o desempenho da pessoa avaliada de forma consistente, existem duas possibilidades:

Esta opção está disponível no menu SUAP, na seção Pesquisa, submenu Editais,. na opção

Esta funcionalidade tem por objetivo analisar os agendamentos de viagens cadastrados no sistema, classificando a viagem como: Deferida ou Indeferida e, somente depois

Passo: Após, o lançamento da entrada de material permanente, quando os números patrimoniais são gerados, é necessário definir a carga patrimonial dos bens

 Plano de Desembolso: Para adicionar um item no plano de desembolso do projeto, clique no botão (1) , que exibirá a tela para preenchimento dos dados (2) :. Clique no

Os módulos de documento eletrônico e processo eletrônico do SUAP, foi desenvolvido para atender o.. Decreto