• Nenhum resultado encontrado

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE (CNEC) INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO (IESA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE (CNEC) INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO (IESA)"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO (IESA)

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM

BIOMEDICINA ESTÉTICA

5ª edição

Coordenadores:

Tiago Oselame Fontanive, Ms. Emanuelle Kerber Viera Mallet, Ms.

Santo Ângelo - RS Novembro ./2014

(2)

Especialização em Biomedicina Estética – 5ª edição.

1.1 Área do Conhecimento Ciências da Saúde.

1.2 Forma de Oferta

A forma de oferta do Curso de Pós-graduação Lato Sensu é presencial e a prática ambulatorial deve ser realizada na Clínica Fontanive ou no IESA Santo Ângelo.

2 JUSTIFICATIVA

Além das áreas de atuação já existentes, a biomedicina ganhou mais uma área de habilitação, a Biomedicina Estética. Na Biomedicina Estética o profissional pode realizar procedimentos invasivos não cirúrgicos para fins estéticos, dando atenção às características psicoemocionais, hábitos de vida, estudo de equipamentos de laser e outras biotecnologias para fins estéticos, além do estudo farmacológico de substâncias e materiais destinados a prevenir, identificar e corrigir as alterações/conformações anatômicas e inestéticas decorrentes de condições orgânicas congênitas e/ou adquiridas ou do próprio envelhecimento natural. A pós-graduação em Biomedicina Estética permite ao aluno ingressar na mais nova área de habilitação que permite o trabalho do biomédico na área estética. Sendo assim o aprimoramento profissional em áreas, ainda carentes destas especialidades, contribui para o desenvolvimento regional sob o ponto de vista econômico social.

3 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), com sede a rua Dr. João Augusto Rodrigues, nº 471, Centro, CEP 98.801-015 – Santo Ângelo –

(3)

RS, é uma Instituição de Ensino Superior, regida pela legislação do Sistema Federal de Ensino, criado pela Portaria nº 1.483/19981, com Regimento Interno aprovado pela Portaria nº 3.662/20022 e Estatuto da Mantenedora e Resoluções emanadas do seu Conselho Superior, entidade beneficente e de assistência social, mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, esta com sede em João Pessoa – PB e com representação no Distrito Federal - DF, reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto 36.505/54 e registrada junto ao Conselho Nacional de Assistência Social desde 1.951, como Entidade Beneficente de Assistência Social, com longa tradição de ensino e prestação de serviços educacionais à comunidade.

O Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), destinado a ministrar Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária à sociedade de Santo Ângelo e Região, assume, junto à comunidade, a seguinte missão: promover a formação integral das pessoas, oferecendo educação de excelência, com compromisso social.

A visão da CNEC poderá ser assim definida, até 2014, ser referência como Instituição Nacional de excelência em todos os segmentos em que atuar.

A CNEC/IESA possui, hoje, em pleno funcionamento 6 Cursos de Graduação, Cursos de Pós-graduação em nível de Especialização. Além desses realiza cursos de aperfeiçoamento e de atualização, atendendo as solicitações de demanda regional.

4 OBJETIVOS 4.1 Objetivo Geral

O curso visa oferecer ao profissional Biomédico uma formação em estética facial, corporal e capilar, contribuindo para uma permanente investigação científica melhorando a compreensão das questões que envolvam o processo saúde/beleza, permitindo uma atuação diferenciada no mercado de trabalho.

1

Portaria nº 1.483, de 29 de dezembro de 1998, publicado no DOU, em 30 de dezembro de 1998.

2

(4)

4.2 Objetivos Específicos

 Capacitar o profissional para atuar tanto com a beleza, quanto com a promoção, manutenção e a recuperação da saúde estética.

 Habilitar o profissional no conhecimento dos recursos farmacológicos e cosméticos que devem ser utilizados nos procedimentos estéticos.

 Capacitar o profissional para atuar como responsável técnico em clínicas, consultórios ou empresas que executam atividades para fins estéticos.

5 PÚBLICO-ALVO

Portadores de diploma de graduação em Biomedicina que queiram atuar em Biomedicina Estética.

5.1 Competências e Habilidades

A Especialização em Biomedicina Estética visa o aperfeiçoamento do profissional que trabalha ou pretende trabalhar em Biomedicina Estética. Dessa forma, o profissional terá uma atualização no que há de mais moderno em estética.

6 CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O programa de Pós-graduação Latu Sensu, Especialização em Biomedicina Estética promovida pelo Instituto Cenecista do Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA) visa através de a educação continuada subsidiar condições ao profissional que trabalha com estética a conquistar aperfeiçoamento, atualização, crescimento profissional e pessoal.

Em vista aos contínuos avanços científicos e tecnológicos da Estética e as exigências do mercado de trabalho, a especialização preconiza a imersão teórico-prática em conhecimentos atualizados indispensáveis ao desenvolvimento da atividade profissional com competência e habilidade.

(5)

7 COORDENAÇÃO

A coordenação do curso está a cargo da Prof. Emanuelle Kerber Viera Mallet, que possui o regime de contratação em tempo integral. Graduada em Biomedicina em 2006, pela Feevale; Especialização em Análises Clínicas (IESA), MBE Gestão Educacional (CNEC); Mestrado em Diagnóstico Genético e Molecular 2008, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Experiência Acadêmica: é professora universitária desde 2008, no curso de Biomedicina do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

A coordenação do curso está a cargo do Prof. Tiahgo Oselame Fontanive, que possui o regime de trabalho em tempo parcial. Graduado em Biomedicina em 2008 pela Feevale; Especialização em Acupuntura e Eletroacupuntura em 2010, pela Universidade São Judas Tadeu (USJT); Mestrado em Medicina: ciências médicas (UFRGS) em 2011. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar.

8 CARGA HORÁRIA

O curso oferece um total de 600 horas, sendo ministradas de forma presencial em sala de aula e através de trabalhos individuais, de grupos e seminários.

9 PERÍODO E PERIODICIDADE

Período do Curso: início em março de 2015 e final em fevereiro de 2017. Turno: manhã, tarde e noite.

Início e fim do turno: Manhã das 8h às 12h 10min

Tarde das 13h e 30min às 17h e 40min Noite das 19h às 23h e 10min.

(6)

10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tabela 1 – Estrutura Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

Componentes Curriculares C/H

Módulo Teórico 405

01- Introdução a Biomedicina Estética 20

02- Bioética e Biossegurança em Biomedicina Estética 20

03- Primeiros Socorros: princípios e aplicações 20

04- Consulta e Semiologia em Biomedicina Estética 20

05- Prescrição biomédica e abordagem antiaging e nutrigenômica 20 06- Laser e Luz Intensa Pulsada em biomedicina estética 20

07- Carboxiterapia Facial e Corporal 20

08- Intradermoterapia Facial e Corporal 20

09- Metodologia Científica 20

10- Cosmetologia e suas Aplicações 20

11- Síndrome da Desarmonia Corporal 20

12- Nutrição Estética 20

13- Tricologia Biomédica 20

14- Unidade Pilosebácea e Sistemas de Epilação a Laser 20 15- Peelings Químicos Superficiais, Médios e Combinados 20 16- Toxina Botulínica Tipo A e Preenchimentos Semi-permanentes 45

17- Gestão e Marketing 20

18- Manejo das intercorrências com procedimentos invasivos não

cirúrgico 20

19- Recursos Terapêuticos no Processo de Rejuvenescimento Cutâneo 20

Módulo Práticas 195

20- Práticas Clínicas Ambulatoriais 100

21- Atividades Complementares 65

22-Trabalho de Conclusão - Artigo 30

(7)

10.1 Ementas e Bibliografias

1 - INTRODUÇÃO À BIOMEDICINA ESTÉTICA – 20 h/a Ementa:

Aspectos essenciais no exercício da biomedicina estética; exercício profissional e relação com outras profissões da área da saúde; anatomofisiologia da pele; epiderme e derme; tecido celular subcutâneo; processo de cicatrização; foto dermatoses; sistema pilosebáceo; anexos cutâneos; glândulas sebáceas/sudoríparas; unhas e cabelos; envelhecimento intrínseco e extrínseco; teoria dos radicais livres; fototipos; alopecia; hirsutismo; acne; estrias; doenças de pele; tatuagens; cicatrizes hipertróficas e atróficas; estudo das principais discromias; processo de hiper e hipopigmentação.

Bibliografia:

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011. GILCHREST, B. Envelhecimento cutâneo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

AZULAY, Rubem David. Dermatologia. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.

2 - BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA EM BIOMEDICINA ESTÉTICA – 20 h/a Ementa:

Legislação específica; ética biomédica; desinfecção e esterilização; gerenciamento de resíduos sólidos; contaminados pérfuros cortantes; classes de risco; aplicação de métodos eficientes no controle da transmissão de doenças infecciosas através de instrumentos utilizados na prática profissional.

Bibliografia:

MASTROENI, Marco Fabio. Biossegurança: aplicada a laboratórios e serviços de saúde. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2005.

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.

MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011. 3- PRIMEIROS SOCORROS: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES – 20 h/a

(8)

Abordagem de situações de urgências e emergências que podem ocorrer na prestação de serviços para fins estéticos com o estudo de medidas que possam minimizar os riscos dentro ou fora da clínica de estética; prestação de atendimento em emergências.

Bibliografia:

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.

MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011. 4- CONSULTA E SEMIOLOGIA EM BIOMEDICINA ESTÉTICA - 20h/a

Ementa:

Abordagem clínica; psicológica; cuidados pré e pós-tratamentos; consulta estética; semiologia em biomedicina estética; assepsia; desinfecção e esterilização; procedimentos invasivos não cirúrgicos, instrumental básico.

Bibliografia:

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011. GILCHREST, B. Envelhecimento cutâneo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

AZULAY, Rubem David. Dermatologia. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.

5- PRESCRIÇÃO BIOMÉDICA E ABORDAGEM ANTIAGING E NUTRIGENÔMICA

– 20 h/a Ementa:

Legislação vigente; conceito de nutracêuticos, oligoelementos e fitoterápicos; abordagem antiaging (conceito “in” e “out” no tratamento do envelhecimento); conceito de radicais livres; principais antioxidantes e suas aplicações; principais nutracêuticos; doses ideais e frequências; indicações e contraindicações.

Bibliografia:

OLSZEWER, Efrain. Clínica Ortomolecula. 2.ed. São Paulo: Roca, 2009.

KEDE, Maria Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.

(9)

6- LASER E LUZ INTENSA PULSADA EM BIOMEDICINA ESTÉTICA - 20 h/a Ementa:

Biofísica dos lasers; princípios, efeitos e aplicações dos lasers e luz intensa pulsada em saúde estética; classificação do foto tipo e importância no tratamento de peles étnicas; biossegurança em laser e luz intensa pulsada; rejuvenescimento com Laser de érbio (erbium-Glass 1540nm e erbium-YAG 2940nm); rejuvenescimento com Laser de CO2 fracionado; laser de Nd-YAG e Luz Intensa Pulsada (IPL) em lesões vasculares (telangiectasias da face e membros inferiores, rosácea e poiquilodermia); Laser e IPL em lesões pigmentadas (manchas e efélides); laser em remoção de tatuagens e maquiagem definitiva; laser não ablativo (resurfacing não ablativo); laser ablativo x não ablativo; lasers utilizados no tratamento de estrias, flacidez e celulite; laser no tratamento de cicatrizes cirúrgicas, traumáticas e de acne; terapia fotodinâmica: princípios e aplicações no fototerjuvenescimento; técnicas para diminuir o desconforto na aplicação do laser fracionado; complicações e efeitos adversos com o uso do laser; protocolos na utilização dos diversos aparelhos; complicações em laser e IPL; apresentação de artigos e estudos controlas.

Bibliografia:

OSÓRIO, N; TOREZAN, L.Laser em dermatologia: conceitos básicos e aplicações. 2.ed. São Paulo: Roca, 2009.

JEDWAB, SKK. Laser e outras tecnologias na dermatologia. São Paulo: Santos, 2009.

7- CARBOXITERAPIA FACIAL E CORPORAL – 20 h/a Ementa:

Definição de carboxiterapia; mecanismo de ação: efeito mecânico, fisiológico, farmacológico e toxicidade do dióxido de carbono; técnicas de aplicação facial e corporal; tratamento da gordura localizada com carboxiterapia; tratamento da flacidez e estrias; calvíce e aplicação de dióxido de carbono; indicações e contra indicações; protocolos de aplicação.

Bibliografia:

BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2.ed. São Paulo: Phorte. 2010.

GUYTON et al. Tratado de fisIologia médica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

LEVITZKY, Michael. Fisiologia pulmonar. Barueri: Manole, 2004. 8- INTRADERMOTERAPIA FACIAL E CORPORAL – 20 h/a Ementa:

Aspectos históricos da mesoterapia; introdução à mesoterapia facial e corporal; avaliação clínica e indicações; objetivos e técnica de aplicação; fármacos utilizados e

(10)

seus mecanismos de ação; cuidados e biossegurança durante a aplicação; contraindicações.

Bibliografia:

RAUL, Mauad. Estética e cirurgia plástica: tratamento e pré-operatório. São Paulo: Senac, 2001.

LE COZ, Jacques. Mesoterapia em clínica geral . São Paulo: Andrei, 1996. BARRI, López. Mesoterapia en dermatología y estética. Masson, 1994.

9- METODOLOGIA CIENTÍFICA – 20 h/a Ementa:

Noções metodológicas de leitura e interpretação de textos. Como falar em público. O que é ciência e suas origens. Método científico. Projeto de pesquisa e tipos de pesquisa. Objetivos da pesquisa, coleta de dados, análise e interpretação de dados e apresentação do trabalho científico. O pesquisador. Paradigmas de pesquisa: quantitativo e qualitativo. Curriculum vitae.

Bibliografia:

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2.ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.

FURASTÊ, PEDRO A. Normas técnicas para o trabalho científico: o que todo mundo saber, inclusive você. Explicitação das Normas da ABNT. 14.ed. Porto Alegre:s.n.,2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

OLIVEIRA, Silvio L. Tratado de metodologia científica: Projetos de Pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Teses. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1999. SANTOS, Antônio R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6.ed. São Paulo: D&Pa, 2006.

10- COSMETOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES – 20 h/a Ementa:

Conceitos técnicos de formulações e elaboração de fórmulas antiaging para diferentes tipos de pele; fórmulas para tratamento de alterações pigmentares da pele em diferentes fototipos; hidratação e recuperação da pele após procedimentos e manutenção; fator de proteção solar; conceito FPS e PPD.

Bibliografia:

KEDE, Maria Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.

(11)

MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011. 11- SÍNDROME DA DESARMONIA CORPORAL – 20 h/a

Ementa:

Anatomia, histologia e fisiologia do tecido adiposo; gordura localizada na biomedicina estética; síndrome da desarmonia corporal (gordura localizada, flacidez e celulite); biótipos; diagnóstico da celulite, gordura localizada e flacidez; fisiopatologia; sistemas disponíveis para lipólise não invasiva; conceito de ultrassom; ultrassom focalizado de alta potência (HIFU); estratégias de tratamento; equipamentos biotecnológicos disponíveis para lipólise não invasiva; efeitos fisiológicos da radiofrequência; indicações e contra indicações; estratégias de tratamento facial e corporal; equipamentos disponíveis; protocolo de tratamento. Bibliografia:

AZULAY, Rubem David. Dermatologia. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

GILCHREST, B. Envelhecimento cutâneo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MAIO, Maurício de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011. KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. Local: Atheneu, 2009.

ANCINI, Marcio C. Tratado de obesidade. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

12- NUTRIÇÃO ESTÉTICA – 20 h/a Ementa:

Obesidade; educação alimentar; metabolismo; nutrição estética e esportiva; composição corporal e consumo energético; biometria e plicometria; controle de refeições; normas nutricionais; abordagem clínica e tratamento; associação da nutrição estética e procedimentos minimamente invasivos.

Bibliografia:

PUJOL, Ana. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, S. Krause. Alimentos, nutrição e dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

NABHOLZ, Thais. Nutrição esportiva: aspectos relacionados à suplementação nutricional. São Paulo: Sarvier, 2007.

13- TRICOLOGIA BIOMÉDICA – 20 h/a Ementa:

Cabelo normal; estrutura do folículo piloso; folículo piloso e biologia estrutural e ciclo de crescimento; tipos de cabelos; cosméticos e procedimentos estéticos para cabelos; procedimentos estéticos e suas complicações; exames complementares;

(12)

Eflúvio Telógeno; abordagem do paciente com queda de cabelo; alopecia androgenética masculina; alopecia androgenética feminina; tratamentos disponíveis; fototerapia; intradermoterapia capilar; microagulhamento; fatores de crescimento. Bibliografia:

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: ROCA, 2011. 14 – UNIDADE PILOSEBÁCEA E SISTEMAS DE EPILAÇÃO A LASER – 40 h/a Ementa:

Anatomia, histologia e fisiologia da unidade pilosebáce; fototipo cutâneo; hirsutismo e hipertricose; etiopatogenia do hirsutismo e hipertricose; luz intensa pulsada e epilação; laser de diodo para epilação; equipamentos disponíveis; dosimetria adequada; estratégias para êxito no tratamento e diminuição da dor.

Bibliografia:

AZULAY, Rubem David. Dermatologia. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011. OSÓRIO, N; TOREZAN, L.Laser em dermatologia: conceitos básicos e aplicações. 2.ed. São Paulo: Roca, 2009.

15- PEELINGS QUÍMICOS SUPERFICIAIS, MÉDIOS E COMBINADOS – 20 h/a Ementa:

Agentes quimioesfoliativos superficias e médios; peelings físicos, faciais e corporais; combinação de peelings; peelings químicos Indicações e contra-indicações; como controlar a profundidade dos peelings químicos; complicações dos peelings químicos; preparo e escolha do paciente; explicação detalhada.

Bibliografia:

DEPREZ, P. Peeling químico: superficial, médio e profundo. São Paulo: Revinter, 2008.

RUBIN, M.; DOVER J.; ALAM M. Peeling químico. São Paulo: Elsevier, 2007. MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011.

16- TOXINA BOTULÍNICA TIPO “A” E PREENCHIMENTOS

SEMI-PERMANENTES – 40 h/a Ementa:

Microestrutura da musculatura estriada facial; aspectos fundamentais da toxina botulínica tipo A; mímica facial; farmacologia e imunologia aplicada à biomedicina à toxina botulínica tipo A; segurança no uso para fins estéticos; indicação e seleção de pacientes para toxina botulínica; marcas aprovadas pela ANVISA e suas diluições

(13)

(estudos comparativos); protocolos para aplicação estética facial terço superior e inferior; pontos clássicos x pontos avançados; aplicações faciais terço inferior e regiões extrafaciais; técnica de minilift facial com toxina botulínica; complicações; preenchedores semi permanentes x permanentes; ácido hialurônico; hidroxipatita de cálcio; ácido poli-lacteo; marcas disponíveis; técnica de aplicação; indicações e contra indicações.

Bibliografia:

PIMENTEL, Arthur dos Santos. Implantes líquidos em preenchimento facial. São Paulo: LMP, 2011.

MAIO, Maurício de. Substâncias de preenchimento em medicina estética. São Paulo: Santos, 2007.

CARRUTHERS, Alastair.Técnicas de preenchimento. 2.ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

Maio, Maurício de; RZANY, B. Toxina botulínica em medicina estética. São Paulo: Santos, 2009.

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

17- GESTÃO E MARKETING – 20 h/a Ementa:

Estudo de como montar uma clínica/consultório; abertura e registro de empresas; conceitos e fundamentos e estratégias de marketing e comunicação e suas particularidades na aplicação em empresas para fins estéticos; aspectos legais na prestação de serviço.

Bibliografia:

HITT A. M. Administração Estratégica. São Paulo: Thomson, 2008

KLUYVER A. C. , PEARCE II A. J. Estratégia: uma visão executiva. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000

LONGENECKER G. J. et al. Administração de Pequenas Empresas. São Paulo: Thomson, 2007.

CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. 2004.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2008.

(14)

MINADEO, Roberto. Gestão de marketing: fundamentos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2008.

18- MANEJO DAS INTERCORRÊNCIAS COM PROCEDIMENTOS INVASIVOS NÃO CIRÚRGICO – 20 h/a

Ementa:

Conceitos avançados em Anatomia, Vascularização, Inervação, inervação motora da face, Anatomia topográfica e áreas de risco, Manejo em Emergência no consultório de Biomedicina Estética, Aspectos éticos legais em procedimentos estéticos, Complicações com preenchimentos faciais, complicações com toxina botulínica tipo A, complicações com Lasers e equipamentos de epilação, discussão de casos clínicos.

Bibliografia:

KEDE, Maria Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.

MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011.

19 – RECURSOS TERAPÊUTICOS NO PROCESSO DE REJUVENESCIMENTO CUTÂNEO – 20 h/a

Ementa:

Os sinais do envelhecimento cutâneo como uma questão social; rugas faciais: classificação, tipos e tratamento; envelhecimento cutâneo intrínseco; fatores predisponentes e desencadeantes; foto envelhecimento e foto proteção; máscaras faciais; técnicas de estimulação facial; tratamento das hipercromias; diagnose das melanoses secundárias a serem tratadas; lâmpada de Wood; despigmentantes e segurança; peelings químicos; complicações dos peelings químicos; preparo e escolha do paciente; explicação detalhada; demonstração e treinamento prático dos programas que levam à recuperação cutânea; programas de condicionamento da pele; últimos avanços em revitalização cutânea; microdermoabrasão; hidrodermoabrasão; laseres; radiofrequência; luz Intensa Pulsada.

Bibliografia:

DEPREZ, P. Peeling químico: superficial, médio e profundo. São Paulo: Revinter, 2008.

GILCHREST, B. Envelhecimento cutâneo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

RUBIN, M.; DOVER J.; ALAM M. Peeling químico. São Paulo: Elsevier, 2007. MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 2.ed. São Paulo: Roca, 2011.

(15)

11 CORPO DOCENTE

MÓDULO - TEÓRICO CH PROFESSOR FORMAÇÃO E

EXPERIÊNCIA

DATA DA AULA

Seminário: Aula Inaugural 5

Tiago Oselame Fontanive POA-RS

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Vice presidente da Associação Sul-Americana de

Biomedicina Estética, Biomédico esteta responsável técnico pela Fontanive Clínica Biomédica em Porto Alegre-RS. 21/03/2015 Introdução a Biomedicina Estética 20 Tiago Oselame Fontanive POA-RS

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Vice presidente da Associação Sul-Americana de

Biomedicina Estética, Biomédico esteta responsável técnico pela Fontanive Clínica Biomédica em Porto Alegre-RS.

25 e 26/04/2015

Bioética e Biossegurança em Biomedicina Estética 20

Vani dos Santos Laranjeira

Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura. Mestre em Biologia Molecular e celular pela Ulbra.

23 e 24/05/2015

(16)

Primeiros Socorros: princípios e aplicações 20 Gustavo Andreazza Laporte POA-RS Mestre em Ciências da Saúde (UFCSPA). Especialista em Cancerologia Cirúrgica (ISCMPA). Especialista em Cirurgia Geral (ISCMPA). Graduado em Medicina (UFCSPA). 20 e 21/06/2015 Consulta e Semiologia em Biomedicina Estética 20 Tiago Oselame Fontanive POA-RS

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Biomédico esteta responsável técnico pela Clínica Essenza em Porto Alegre-RS. 18 e 19/07/2015 Prescrição biomédica e abordagem antiaging e nutrigenômica

20 Vani dos Santos Laranjeira, POA-RS

Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura. Mestre em Biologia Molecular e celular pela Ulbra

15 e 16/08/2015

Laser e Luz Intensa Pulsada em biomedicina estética 20

Tiago Oselame Fontanive POA-RS

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS),

Doutorando em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Vice presidente da Associação Sul-Americana de

Biomedicina Estética, Biomédico esteta responsável técnico pela Fontanive Clínica Biomédica em Porto Alegre-RS. 19 e 20/09/2015 Carboxiterapia Facial e Corporal 20 Rosangela Guzzi Sampaulo São Paulo-SP Especialista em Administração Hospitalar. Especializanda em Biomedicina Estética Graduada em Biomedicina. 17 e 18/11/2015

(17)

Intradermoterapia Facial e

Corporal 20

Tiago Oselame Fontanive POA-RS

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS),

Doutorando em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Vice presidente da Associação Sul-Americana de

Biomedicina Estética, Biomédico esteta responsável técnico pela Fontanive Clínica Biomédica em Porto Alegre-RS.

14 e 15/12/2015

Metodologia Científica 20 Débora Pedroso

Mestre em Parasitologia (UFPEL). Especialista em Análises Clínicas. Graduada em Biomedicina

(FEEVALE).

12 e 13/12/2015

Cosmetologia e suas

Aplicações 20 Tatiele Katzer

Mestrado em Ciências

Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2012)

Professora concursada horista da Universidade de Santa Cruz do Sul , Brasil

20 e 21/02/2016

Síndrome da Desarmonia

Corporal 20 Jauru de Freitas

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina ATM 001 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -Porto Alegre -Rio grande do Sul pos graduacao em

Dermatologia pelo Instituto de Ciências da Saude - Belo Horizonte /Mg

Pós graduado em Medicina Estética pela Associação Internacional de Medicina Estética TC laser e

tratamento de ritides faciais . Homologazione Medico Chirurgo Dermatologo Ordine Medici Veneto /Piemonte /Italia

Master Dermatologia Plástica Mediche e

Chirurgiche -Universitá Tor Vergata/ TESE Terapia Foto Dinamica /italia -

fellow consulente Dottore em Dermatologia Studio

Michelangelo Merrino Verona/Italia

Pesquisador Doutorando em Medicina e Cirurgia Estética ,Hipercromia tardia Laser fracionados

12 e 13/03/2016

Nutrição Estética 20 Raquel de Oliveira Lupion

Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2014) Docente do Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde , Brasil

09 e 10/04/2016

(18)

Tricologia Biomédica 20 Jauru de Freitas, RJ-RJ

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina ATM 001 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -Porto Alegre -Rio grande do Sul pos graduacao em

Dermatologia pelo Instituto de Ciências da Saude - Belo Horizonte /Mg

Pós graduado em Medicina Estética pela Associação Internacional de Medicina Estética TC laser e

tratamento de ritides faciais . Homologazione Medico Chirurgo Dermatologo Ordine Medici Veneto /Piemonte /Italia

Master Dermatologia Plástica Mediche e

Chirurgiche -Universitá Tor Vergata/ TESE Terapia Foto Dinamica /italia -

fellow consulente Dottore em Dermatologia Studio

Michelangelo Merrino Verona/Italia

Pesquisador Doutorando em Medicina e Cirurgia Estética ,Hipercromia tardia Laser fracionados

14 e 15/05/2016

Unidade Pilosebácea e

Sistemas de Epilação a Laser 20

Jauru de Freitas, RJ/RJ

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina ATM 001 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -Porto Alegre -Rio grande do Sul pos graduacao em

Dermatologia pelo Instituto de Ciências da Saude - Belo Horizonte /Mg

Pós graduado em Medicina Estética pela Associação Internacional de Medicina Estética TC laser e

tratamento de ritides faciais . Homologazione Medico Chirurgo Dermatologo Ordine Medici Veneto /Piemonte /Italia

Master Dermatologia Plástica Mediche e

Chirurgiche -Universitá Tor Vergata/ TESE Terapia Foto Dinamica /italia -

fellow consulente Dottore em Dermatologia Studio

Michelangelo Merrino Verona/Italia

Pesquisador Doutorando em Medicina e Cirurgia Estética

11 e 12/06/2016

(19)

,Hipercromia tardia Laser fracionados Peelings Químicos Superficiais, Médios e Combinados 20 Tiago O. Fontanive

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS),

Doutorando em Medicina: Ciências Médicas. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Vice presidente da Associação Sul-Americana de

Biomedicina Estética, Biomédico esteta responsável técnico pela Fontanive Clínica Biomédica em Porto Alegre-RS.

09 e 10/07/2016

Toxina Botulínica Tipo A e Preenchimentos Semi-permanentes

40 Tiago O. Fontanive

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS),

Doutorando em Medicina: Ciências Médicas. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Vice presidente da Associação Sul-Americana de

Biomedicina Estética, Biomédico esteta responsável técnico pela Fontanive Clínica Biomédica em Porto Alegre-RS.

06 e 07/08/2016

Gestão e Marketing 20 Renato Przyczynski SAN-RS

Doutorando em

Administração (UNISINOS); Mestre em Desenvolvimento, gestão e cidadania (UNIJUI); Especialista em Informática na Educação (URI) e Graduação em Administração (URI). 03 e 04/09/2016 Manejo das intercorrências com procedimentos invasivos não cirúrgico 20 Mário Cabral, SP-SP Coordenador do curso de medicina estética da Associação Internacional de Medicina Estética em São Paulo. Coordenador do ambulatório de resultados indesejados e palestrante internacional 01 e 02/10/2016 Recursos Terapêuticos no Processo de Rejuvenescimento Cutâneo 20 Tiago O. Fontanive

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS),

Doutorando em Medicina: Ciências Médicas. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Vice presidente da Associação

05 e 06/11/2016

(20)

Sul-Americana de Biomedicina Estética, Biomédico esteta responsável técnico pela Fontanive Clínica Biomédica em Porto Alegre-RS.

MÓDULO - PRÁTICAS CH PROFESSOR TITULAÇÃO

Práticas Clínicas Ambulatoriais 100

Tiago Oselame Fontanive POA-RS

Mestre em Medicina: ciências médicas (UFRGS). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Medicina complementar. Biomédico esteta responsável técnico pela Clínica Essenza em Porto Alegre-RS. Atividades Complementares 65 Emanuelle Kerber Viera Mallet SAN-RS Mestre em Diagnóstico Genético e Molecular (ULBRA). Especializanda em Análises Clínicas (IESA). Graduada Biomedicina (FEEVALE).

Trabalho de Conclusão -Artigo 20 Débora Pedroso SAN-RS

Mestre em Parasitologia (UFPEL). Especialista em Análises Clínicas. Graduada em Biomedicina

(FEEVALE).

TOTAL GERAL DA C/H: 600

12 METODOLOGIA

Sala de aula com projetor multimídia, filmes, livros didáticos, literários, biblioteca, aulas expositivas e dialogadas, aulas práticas ambulatoriais na Clínica Fontanive e Laboratório Escola de Análises Clínicas da CNEC/IESA, apresentação de casos clínicos, planejamento de aula baseadas em textos científicos atuais.

13 INTERDISCIPLINARIEDADE

A programação do curso com suas respectivas disciplinas seguem uma metodologia interdisciplinar considerando a sua proposta pedagógica e as perspectivas teóricas que compõe a estrutura curricular do curso.

(21)

Os profissionais devem ser capazes de se adaptar às necessidades e aos recursos de cada programa em particular em relação ao número e demais características acadêmicas propostas.

A equipe de professores trabalha numa perspectiva transdisciplinar uma vez que a formação e atuação profissional apontam à necessária superação da visão fragmentada do conhecimento proposto. Nesse contexto são promovidas atividades transdisciplinares desenvolvidas através da interação prática das diversas disciplinas, buscando sempre alcançar os melhores resultados.

14 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Seminários integradores.

15 TECNOLOGIAS

Quanto à estrutura tecnológica estão disponíveis: salas de aula equipadas com projetor multimídia e notebook com acesso a Internet, para uso do docente.

Na sede da CNEC/IESA estão disponíveis laboratórios de informática para consultas, softwares matemáticos e estatísticos à disposição dos alunos, além de periódicos científicos que podem ser acessados na biblioteca da instituição.

O sistema de gerenciamento acadêmico e biblioteca estão informatizados e disponíveis na rede Intranet, e na WEB e em terminais de consulta para alunos e professores. O acesso a bases de dados e pesquisa em periódicos científicos está disponível pela Internet.

16 INFRA-ESTRUTURA FÍSICA

A estrutura física disponibilizada ao Curso é composta por salas de aula equipadas com carteiras escolares, biblioteca; auditório, sala de procedimentos práticos, as salas e auditórios são climatizados e Laboratório de Análises Clínicas na Sede da CNEC/IESA.

(22)

17 CRITÉRIO DE SELEÇÃO

A seleção será mediante análise de currículo e entrevistas.

18 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação envolve produção textual, trabalhos científicos e a participação em seminários das disciplinas. Ao final da disciplina será realizada uma avaliação pelo professor, sendo 7,0 (sete) a nota mínima para aprovação na disciplina.

Ao final do curso é obrigatória a elaboração do trabalho de conclusão na forma de iniciação científica resultando em artigo científico.

Quanto à avaliação do curso, esta será avaliada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, a qual aplicará questionários para avaliar os professores, a coordenação do curso os atendimentos administrativos e as instalações físicas.

19 CONTROLE DE FREQUÊNCIA

A freqüência obrigatória mínima é de 75%, conforme Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007. O controle da freqüência é exercido através de chamada de competência do professor da disciplina.

Caso o especializando não atinja o percentual mínimo de presença em determinado componente curricular, poderá solicitar à Coordenação do Programa de Pós-Graduação, mediante requerimento e pagamento de taxa no valor proporcional ao número de horas a recuperar, estipulado pela Instituição, num prazo máximo de 10 dias após a sua falta, atividade de recuperação do conteúdo e nota, se for o caso. O comprovante de pagamento será encaminhado à Coordenação do Programa de Pós-Graduação, que fará o contato com o Professor do respectivo conteúdo, a fim de dar-lhe ciência do fato. A partir deste momento, o aluno manterá contato com o Professor, para que seja estabelecida a forma de recuperação, que deverá acontecer num prazo de até 30 dias a pós a data da falta. Após a atividade de recuperação, o Professor comunicará à Coordenação, sobre o aproveitamentoou não do trabalho realizado pelo aluno, bem como a nota. Não poderá ser

(23)

ultrapassando o limite máximo de 04 “quatro” trabalhos de recuperação ao longo de todo o curso.

20 TRABALHO DE CONCLUSÃO

O Trabalho de Conclusão será através da modalidade iniciação científica resultando em artigo com padrão para publicação em periódicos científicos e a avaliação e orientação dos temas será exercida pelo corpo docente do Programa de Pós-graduação do IESA.

Caberá ao orientador e ao coordenador do curso a atribuição da nota final para o artigo.

21 CERTIFICAÇÃO

Para fins de certificado de Especialista em Biomedicina Estética, Lato Sensu, o aluno deverá ter concluído todas as disciplinas, bem como ter entregue o trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo, em data estabelecida pela a coordenação do curso. A nota mínima para aprovação em disciplinas e no artigo é 7,0 e a expedição do certificado está baseado na Resolução CNE/CES nº 1/2007.

Os pós-graduandos que não frequentarem com aprovação todas as disciplinas do Curso no período de 24 meses a partir do início do Curso receberão um certificado de Curso de Extensão com a carga horária correspondente às disciplinas frequentadas com aproveitamento.

22 INDICADORES DE DESEMPENHO DO CURSO

O curso de especialização em Biomedicina Estética está em sua quinta edição, oferece o número mínimo de 30 vagas e no máximo 40 vagas, admitindo-se um percentual médio de até 10% de evasão.

Grande parte dos candidatos aos cursos de pós-graduação procura essa formação para atender as exigências do mercado, das organizações às quais estão vinculados ou porque estão à procura de novas áreas desafios.

(24)

Ao adotar como Trabalho de Conclusão, a modalidade artigo, a qual gera automaticamente iniciação científica, tem-se como meta publicar os trabalhos de conclusão selecionados que apresentarem qualidade científica, em forma de livro organizado e/ou em revista científica indexada – Revista Saúde Integrada - desta IES, conta-se também com a colaboração de produções científicas dos docentes.

O grau de aceitação do egresso após a formação é bastante elevada por se tratar de uma nova área de habilitação, a qual o mercado de trabalho está carente por profissionais com esta formação técnica.

23 RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO

O curso de graduação em Biomedicina do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo iniciou suas atividades no ano de 2007. Tem uma duração mínima de 8 (oito) períodos letivos e no final do ano de 2014 completa o quinto ciclo, portanto formando sua quinta turma.

Durante o percurso dos 8 (oito) períodos de formação acadêmica verificou-se a necessidade de um curso de Pós-Graduação lato sensu em Biomedicina para que os acadêmicos do IESA e de outras instituições do estado pudessem complementar sua formação universitária em outras áreas de habilitação da biomedicina como a Biomedicina Estética. A pós-graduação em Biomedicina Estética permite ao biomédico que queira atuar no processo saúde/beleza, uma formação diferenciada na realização de procedimentos invasivos não cirúrgicos para fins estéticos.

Referências

Documentos relacionados

A sistemática institucional para a avaliação da aprendizagem considera a participação do estudante na construção do próprio saber e nas atividades acadêmicas programadas para

Aveia, cultivar “UPF 18”, da safra agrícola 2002/2003 foi submetida à secagem em três temperaturas (65ºC, 85ºC e 105ºC) e a três relações de intermitência (1:2,5, 1:3,7 e

No texto apresentaremos conceitos e ferramentas b´ asicas desta teo- ria, como fun¸c˜ ao de pertinˆ encia, vari´ aveis lingu´ısticas, sistema baseado em regras fuzzy e o m´ etodo

O seu cliente pode sempre optar por reservas de vida selvagem livres de malária, como Madikwe ou Pilanesberg na província do Noroeste, Waterberg em Limpopo, ou as reservas privadas

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.. O que precisa

O índice agregado de impacto social da tecnologia produção integrada de abacaxi em Tocantins, aplicado a oito dos quinze estabelecimentos que adotaram o novo sistema, apresenta

Também é possível usar uma VPN para interligar várias redes remotas, bastando para isso criar um servidor VPN com uma conexão dedicada à Internet em cada rede.. À

Três métodos numéricos distintos foram utilizados para o cálculo da divergência horizontal a partir de observações de radiossondagem feitas durante o Large Scale Biosphere-