• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PADE2010

PROGRAMA DE ALTA

(2)
(3)

A semelhança do que ocorre hoje a escala internacional, a economia Angolana enfrenta o desafio de elevar a competitividade e o nível de desempenho das suas empresas. Por conseguinte, os gestores de primeiro nível são a cada instante confrontados com a necessidade de impulsionar para novos patamares as suas unidades de gestão, sendo impelidos a tornar as suas empresas mais competitivas, melhorando o nível e a qualidade dos serviços e produtos, de modo a serem capazes de actuar e intervir num mercado em processo de globalização. Esta pressão por resultados que se traduzam em soluções duradouras, impõe aos líderes empresariais a necessidade de reformular ideias, reinventar soluções, redescobrir talentos enfim, repensar a empresa, numa perspectiva e visão global. Os programas de formação de executivos, que têm já uma longa tradição no 1º Mundo, representam um espaço de transformação de pessoas, que desafia e convida os gestores a uma reflexão profunda sobre o seu papel na inquietante missão de tornar as suas empresas perenes. Estes desafios que confrontam diariamente os gestores, impõem a necessidade de superação contínua através da formação permanente.

A iniciativa da constituição da Angola School of Business (ASB) e da organização anual do Programa de Alta Direcção de Empresas (PADE) corporiza a preocupação de pôr ao serviço dos gestores de primeira linha de um espaço de conhecimento, savoir-faire, sofisticação e saber na arte de direcção de pessoas e empresas por meio da análise e discussão de casos reais da gestão, capazes de oferecer uma visão integral da gestão, através do debate de ideias e partilha de experiências aliada à qualidade, reputação e competências de um corpo de Professores de primeira água, originários da AESE – Escola de Direcção e Negócios e do IESE Business School.

Acreditamos que a combinação destes elementos permitirá robustecer as qualidades próprias da arte de liderar, como a capacidade para analisar problemas, tomar decisões, negociar ou dirigir pessoas.

Eng. José Maria Wanassi

Director do Programa

MENSAGEM DO

DIRECTOR DO PADE

(4)

RUI CARREIRA

Membro da Comissão de Gestão e Coordenador Adjunto do Comité de Refundação, TAAG

«Ter feito parte deste 1º PADE Angola foi para mim uma grande honra. Excedeu as minhas expectativas, quer pelo método – o estudo de um caso; quer pelo seu conteúdo – matérias criteriosamente seleccionadas, reflexo do quotidiano da empresa - quer pela qualidade dos seus professores. Seria também injusto não fazer referência à excelente organização do programa, desde o primeiro ao último dia. O PADE proporciona uma abordagem simultaneamente actual e inovadora aos fenómenos ligados à direcção das empresas dos nossos dias. Tenho o privilégio de o constatar pessoalmente, ao aplicar, diariamente, o que aprendi. Nesta fase do renascer da economia angolana, o PADE é uma ferramenta indubitavelmente útil.»

(5)

Aprofundar e actualizar os conhecimentos e UÊ

capacidades directivas na óptica de Alta Direcção; Reflectir sobre as tendências e desafios que UÊ

influenciam a economia e a sociedade angolana; Aperfeiçoar as capacidades directivas,

nomeadamente ao nível da melhoria do processo de tomada de decisões e ao nível da capacidade de eficazmente trabalhar em equipa; Estimular a capacidade de iniciativa

e de empreendedorismo;

Debater ideias e valores na óptica da empresa UÊ

como parte integrante da sociedade angolana. O PADE - Programa de Alta Direcção de Empresas

- é o espaço privilegiado de reflexão e aprendizagem, onde os empresários e gestores poderão aprofundar questões fundamentais associadas à missão da organização, pensar que futuro construir e qual a sua responsabilidade nesse processo. O PADE constitui uma abordagem integrada e multidisciplinar da gestão das organizações, numa óptica de Alta Direcção, com uma forte perspectiva internacional. Permite ainda o desenvolvimento dos conhecimentos e competências nas diferentes áreas funcionais das organizações de forma relevante, rigorosa e coerente. Esta é uma abordagem que tem presente o carácter prudencial da Alta Direcção, tendo por isso particular atenção ao desenvolvimento pessoal dos participantes.

OBJECTIVOS

DO PROGRAMA

PORQUÊ FAZER

O PADE?

(6)

FÁTIMA COELHO MARTINS Administradora Financeira, EPAL

«O PADE assenta numa escola muito rica, com uma temática baseada no “método do caso”, inovadora no nosso mercado. Constitui uma oportunidade incomensurável de aprendizagem e de troca de experiência a nível das competências profissionais e humanas e um momento de convivência salutar e de interacção entre a organização, o corpo directivo, docentes e colegas.

A participação no PADE, constituiu um marco indelével que impulsionará a mudança de visão no que concerne à gestão das empresas e sociedades comerciais em que os beneficiados da formação estão envolvidos.»

(7)

Programa desenhado para gestores de topo que procuram: UÊ ˜Vœ˜ÌÀ>ÀʘœÛ>ÃʜÕʓi…œÀiÃÊvœÀ“>ÃÊ`iÊ`ˆÀˆ}ˆÀ°

UÊ ˜V>À>ÀÊiÊ̈À>ÀÊ«>À̈`œÊ`>Ê}œL>ˆâ>XKœÊ`>ÊiVœ˜œ“ˆ>]ʵÕiÊVÀˆ>Ê modelos de concorrência em mutação constante.

Uʜ˜…iViÀÊiÊ>«ÀœÛiˆÌ>ÀÊ>ÃʘœÛ>ÃÊÌiV˜œœ}ˆ>Ã]ʘKœÊ>«i˜>ÃÊ>ÃʵÕiÊÃiʜÀˆi˜Ì>“Ê para o negócio, mas também as que afectam a vida da sociedade em geral. UÊLÀˆÀ‡ÃiÊ>ʘœÛœÃʓiÀV>`œÃÊiÊ>ʘœÛœÃÊVˆi˜ÌiÃÊVœ“Ê«Àœ`Õ̜ÃÊiÊ

serviços mais adaptados às necessidades dos seus clientes.

UÊ«œÃÌ>ÀʘœÊÃiÕÊ«À«ÀˆœÊ>«iÀviˆXœ>“i˜Ìœ]ʵÕiÀʘ>ÃÊV>«>Vˆ`>`iÃÊÌjV˜ˆV>ÃÊ e na actualização de conhecimentos, quer nas competências pessoais, nomeadamente naquelas que permitem uma melhor liderança e uma maior compreensão de todos aqueles com quem trabalham.

A QUEM SE DIRIGE

O PADE destina-se a empresários e

dirigentes de empresas com um mínimo

de 10 anos de experiência em gestão em

posições de Alta Direcção e Direcção Geral.

(8)

HERNÂNI MÁXIMO TECNOSERVE

«Depois de 25 anos de actividade profissional, decidi frequentar o 1º PADE, um programa de formação muito estimulante pela sua objectividade e processo utilizado - Método do Caso. O PADE constituiu uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e uma fonte de ensinamentos que nos ajudam a ver mais e mais longe. Recomendo a todos os profissionais de gestão

(9)

A análise dos casos tem três fases:

ESTUDO INDIVIDUAL:

"Ê«>À̈Vˆ«>˜ÌiÊiÃÌÕ`>Ê«Àiۈ>“i˜ÌiʜÊ>Ü]Ê o que lhe exige cerca de 2 horas de tra-balho pessoal, procurando tomar as de-cisões que a situação lhe pede.

"Ê >ÃœÊ Vœ˜ÃˆÃÌiÊ ˜>Ê `iÃVÀˆXKœÊ `iÊ Õ“>Ê situação real, semelhante àquelas que um dirigente encontra no dia-a-dia da sua vida profissional.

TRABALHO DE GRUPO:

As conclusões de cada participante são, depois, discutidas numa reunião de oito a dez pessoas. O encontro de diferentes pontos de vista – correspondentes ao background de cada membro do grupo, às suas características pessoais e aos seus modelos de direcção – acrescentam valor à análise individual e do grupo.

SESSÃO GERAL:

Finalmente, em plenário, o professor co-ordena o debate e sintetiza os aspectos «Àˆ˜Vˆ«>ˆÃÊ `œÊ >Ü]Ê >Ìi˜`i˜`œÊ DÃÊ Û?Àˆ>ÃÊ alternativas de solução e aos possíveis cri-térios de decisão.

O MÉTODO DO CASO

O programa PADE, baseado no Método do Caso, representa uma

estimulante experiência formativa. Utilizado na Harvard Business

School, o Método do Caso é um processo vivo e interactivo de

aprendizagem, que desenvolve a competência analítica e favorece

a decisão racional e prudente.

Ao exame e discussão dos Casos, une-se o estudo

da documentação científica e técnica proporcionada

e elaborada pela AESE, e também a participação

em conferências-colóquio.

(10)

POLÍTICA DE EMPRESA 20 sessões

Responsável: Prof. Luis Manuel Calleja

UÊÊ iÃi˜ÛœÛiʜʫœ˜ÌœÊ`iÊۈÃÌ>Ê`>ʏÌ>Ê ˆÀiVXKœ]Ê ˆ˜Ìi}À>˜`œÊ>Ãʜ«iÀ>XªiÃʵÕiÊVœ˜Ã̈ÌÕi“Ê>Ê `ˆ˜@“ˆV>Êi“«ÀiÃ>Àˆ>]ÊVœ“œÊՓÊ̜`œÊ…>À“˜ˆVœÊ «>À>ÊVœ˜Ãi}ՈÀÊÀiÃՏÌ>`œÃʍÕÃ̜ÃÊiÊiwV>âiÃÆÊ UÊÊ«Àœv՘`>]ÊiëiVˆ>“i˜Ìi]Ê>ÃÊ`iVˆÃªiÃÊ `iÊ}œÛiÀ˜œÊ`>Êi“«ÀiÃ>]ÊVœ˜Ìi“«>˜`œ\ qÊÊiÃVœ…>ÊiÊ>ÊÀi>ˆâ>XKœÊ`œÊ˜i}Vˆœ]Ê qÊÊiÃÌÀÕÌÕÀ>ÊiÝiVṎÛ>ÊiʜÃÊÈÃÌi“>ÃÊ `iÊVœ˜ÛˆÛk˜Vˆ>ʘ>ʜÀ}>˜ˆâ>XKœ] qÊÊVœ˜w}ÕÀ>XKœÊˆ˜Ã̈ÌÕVˆœ˜>Ê`œÃÊ«œ`iÀiÃÊ iÊ`>Ãʈ˜ˆVˆ>̈Û>ÃÊ«iÃÜ>ˆÃÊ«iÀ“ˆÌiÊÌ>˜ÌœÊœÊ `iÃi˜ÛœÛˆ“i˜ÌœÊ`iÊV>«>Vˆ`>`iÃÊ`>ʏÌ>Ê ˆÀiVXKœ]Ê Vœ“œÊ>ÃÊ`œÃÊÃiÕÃÊVœ>LœÀ>`œÀiÃʈ“i`ˆ>̜ð MARKETING E POLÍTICA COMERCIAL 19 sessões

Responsável: Prof. Ramiro Martins

i`ˆV>‡ÃiÊ>œÊVœ˜…iVˆ“i˜ÌœÊ`œÃÊVˆi˜ÌiÃÊ œÕÊ«œÌi˜Vˆ>ˆÃÊVˆi˜ÌiÃÊiÊ`>ÊVœ˜VœÀÀk˜Vˆ>Êi]Ê >Ê«>À̈ÀÊ`ii]Ê>œÊ`iÃi˜ÛœÛˆ“i˜ÌœÊ`iÊՓ>Ê iÃÌÀ>Ìj}ˆ>ÊiÊ>œÊiÃÌ>LiiVˆ“i˜ÌœÊ`iÊ«œ‰ÌˆV>ÃÊ Vœ“iÀVˆ>ˆÃ]ÊÌKœÊˆ˜œÛ>`œÀ>ÃʵÕ>˜ÌœÊ«œÃÉÛi°Ê ÃÌÕ`>Ê`i«œˆÃÊ>ÃÊÛ>Àˆ?ÛiˆÃÊ`œÊmarketing- -mix,Ê«ÀœVÕÀ>˜`œÊi>LœÀ>ÀÊ«>˜œÃÊVœ“iÀVˆ>ˆÃÊ µÕiÊ`iw˜>“ÊՓ>ʜviÀÌ>Ê`ˆviÀi˜Vˆ>`>Ê`>ÃÊ`>Ê Vœ˜VœÀÀk˜Vˆ>]ʈÃ̜Êj]Ê>VÀiÃVi˜Ì>˜`œÊ“>ˆÃÊÛ>œÀÊ ˜>ÊÃ>̈Ãv>XKœÊ`>ÃʘiViÃÈ`>`iÃÊ`œÃÊVˆi˜Ìið ECONOMIA E FINANÇAS 17 sessões

Responsável: Prof. Pedro Pimentel

"ÃÊÌi“>ÃÊ`ˆÃVṎ`œÃÊÛiÀÃ>ÀKœÊÜLÀi\ UÊʘ?ˆÃiÊiÊ`ˆ>}˜Ã̈VœÊw˜>˜ViˆÀœ]Ê `>Ê}iÃÌKœÊ`œÊVˆÀVՏ>˜ÌiÆÊ UÊʈ˜>˜Vˆ>“i˜ÌœÊ>ÊVÕÀ̜ʫÀ>âœÆ UÊÊ ÃÌÕ`œÊ`iʈ˜ÛiÃ̈“i˜ÌœÃÊiÊ`œÊiÃÌ>LiiVˆ“i˜ÌœÊÊ `iÊ«œ‰ÌˆV>ÃÊw˜>˜ViˆÀ>ÃÊ>ʏœ˜}œÊ«À>âœÊÊ ­`‰Ûˆ`>]Ê`ˆÛˆ`i˜`œÃÊiÊ>Õ̜‡w˜>˜Vˆ>“i˜Ìœ]ÊiÌV°®° ˜VœÀ«œÀ>“‡ÃiÊÌ>“Lj“ÊœÃÊii“i˜ÌœÃʵÕiÊ >VÀiÃVi˜Ì>À>“ʘœÛ>ÃÊ`ˆ“i˜ÃªiÃÊDÊ}iÃÌKœÊw˜>˜ViˆÀ>° FACTOR HUMANO NA ORGANIZAÇÃO 26 sessões

Responsável: Prof. Eugénio Viassa Monteiro

˜ÀˆµÕiViÊ>Ê ˆÀiVXKœÊ`iÊ,iVÕÀÜÃÊՓ>˜œÃÊ Vœ“Ê>Êi>LœÀ>XKœÊ`iÊՓÊiõÕi“>ÊVœ˜Vi«ÌÕ>Ê`>Ê œÀ}>˜ˆâ>XKœ]Êv՘`>`œÊ˜>Ê>˜?ˆÃiÊ`>ÃʓœÌˆÛ>XªiÃÊ …Õ“>˜>ÃÆʘœÊiÃÌÕ`œÊ`iÊ>}՘ÃÊ«ÀœLi“>Ãʅ>LˆÌÕ>ˆÃ]Ê Vœ“œÊœÃÊÀi>̈ۜÃÊDÊVœ“Õ˜ˆV>XKœ]Ê>Õ̜Àˆ`>`i]Ê `ii}>XKœ]ÊVœ˜yˆÌœÃʈ˜ÌiÀ«iÃÜ>ˆÃ]ÊiÌV°Æʘ>ÃÊ `ˆviÀi˜ÌiÃÊiÃÌÀ>Ìj}ˆ>ÃʵÕiʜÃÊ«œ`i“Ê܏ÕVˆœ˜>À]Ê i]Êw˜>“i˜Ìi]ʘ>Ê>˜?ˆÃiÊ`>Êw}ÕÀ>Ê`œÊ ˆÀˆ}i˜Ìi]ÊiÊ ÃÕ>ÃÊ`ˆ“i˜ÃªiÃÊ­˜œ“i>`>“i˜ÌiÊ>Ê`>ʏˆ`iÀ>˜X>®]Ê iʜÃÊ>ëiV̜ÃÊ`iœ˜Ìœ}ˆVœÃÊ`>ÊÃÕ>ÊÌ>Àiv>°Ê LœÀ`>Ê>Êj̈V>]ÊVœ“œÊ«>ÀÌiʘÕVi>ÀÊ`>Ê>VXKœÊ i“«ÀiÃ>Àˆ>]Êv՘`>“i˜Ì>‡ÃiʘՓ>Ê«iÀëiV̈Û>ÊÀi>ˆÃÌ>]Ê `iÃÌ>V>˜`œÊœÊ«Àˆ“>`œÊ`>Ê«iÃÜ>ÊÜLÀiÊ>ÃÊVœˆÃ>ð

DESENVOLVER A CAPACIDADE DE

LIDERANÇA

E RENOVAR A ORGANIZAÇÃO

RENOVANDO A FORMA DE PENSAR E AGIR.

PLANO DE ESTUDOS

O Programa terá um total de 120 sessões de 1h15

cada, distribuídas segundo as seguintes áreas:

(11)

OPERAÇÕES E INOVAÇÃO 22 sessões

Responsável: Prof. José Ramalho Fontes

As operações são apresentadas na perspectiva da Direcção-Geral, integradas numa cadeia de valor centrada na satisfação do cliente, e como base para aumentar a competitividade empresarial.

As primeiras sessões abordam as variáveis da acção e as relações com fornecedores e clientes, particularmente nas empresas de serviços. Num segundo grupo analisa-se o papel do conhecimento na resolução de problemas,

problem driven management.

Na terceira parte, estudam-se as operações na perspectiva da sua melhoria contínua.

ANÁLISE SOCIAL E ECONÓMICA PARA A DIRECÇÃO

4 sessões

Apresenta-se a visão cristã da economia e da empresa, de acordo com a Doutrina Social da Igreja, com especial ênfase nos problemas actuais e na responsabilidade social do empresário. A Análise Social e Económica para a Direcção estuda os diferentes aspectos do enquadramento (social, económico – nacional e internacional –, laboral, sindical, etc.) na medida em que afectam a vida da empresa. Aborda-se essa análise em dois níveis: conjuntural e estrutural. Deste modo, facilita-se a compreensão das complexas situações que a sociedade oferece, assim como as suas repercussões, directas ou indirectas, na empresa.

CONTROLO E CONTABILIDADE 9 sessões

Responsável: Prof. Rafael Franco

UÊÊ"VÕ«>‡ÃiÊ`œÃÊ«ÀœViÃÜÃÊ`iʜLÌi˜XKœ]Ê>˜?ˆÃiÊiÊṎˆâ>XKœÊ`iÊ dados quantificáveis na empresa, do ponto de vista da direcção; UÊÊ ÃÌÕ`>‡ÃiÊ>ʜ˜Ì>Lˆˆ`>`iʈ˜>˜ViˆÀ>]ʜ˜`iÊÃiÊÀiÛki“Ê œÃÊVœ˜ViˆÌœÃÊv՘`>“i˜Ì>ˆÃ]ÊLi“ÊVœ“œÊ>ʜ˜Ì>Lˆˆ`>`iÊ`iÊ Gestão, em sentido próprio, mediante uma breve panorâmica da contabilidade de custos e da análise económica e das decisões; UÊʈ˜>“i˜Ìi]ÊiÝ>“ˆ˜>“‡ÃiÊ>ÃʵÕiÃ̪iÃÊÀi>Vˆœ˜>`>ÃÊ

com a avaliação de desempenho da empresa, dos vários departamentos e dos responsáveis, e a sua conexão com o processo de planeamento, com a implementação da estratégia e com a motivação dos intervenientes.

HERMENEGILDA BENGE

Vice-Presidente, Banco Millennium Angola

«Não posso deixar de reconhecer o elevado nível organizativo e o

Além destas sessões,

o Programa é constituído

por um total de 54 horas

de trabalho de grupo,

distribuídas em 24 sessões

de 2h15 cada.

No 2º PADE inclui-se um

encontro com o PADE da

AESE, durante a realização

de uma semana de

(12)
(13)

SEMANA INTERNACIONAL

EM LISBOA E MADRID

Em Madrid, no IESE, os participantes terão a oportunidade de desenvolver as áreas de política de empresa, operações e enquadramento socio ecónomico. Em Lisboa, na AESE, os participantes terão a oportunidade de visitar empresas de diferentes sectores de actividade, bem como, desenvolver as áreas de ética e gestão de conhecimento.

O programas das semanas internacionais em Business Schools de referência permite que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas. Para além de abrir novos horizontes, pretende-se que o contacto com contextos empresariais paradigmáticos diferentes, e as conferências dadas por professores locais, proporcionem aos participantes do PADE o enquadramento macroeconómico dos mercados visitados.

Componente fundamental do 2º PADE é

a semana internacional de trabalho.

ANTÓNIO HENRIQUES DA SILVA UNITEL

«Fazer o PADE num ambiente em que as ideias são debatidas e as experiências são partilhadas, os conhecimentos e a experiência profissional são valorizados constituiu uma experiencia única. Permitiu de uma forma intensa e envolvente, adquirir novos conhecimentos, consolidar e reforçar outros que já detinha. A organização do curso conseguiu juntar um grupo de formandos com uma variada experiência

(14)

MANUEL AGUIAR

Professor de Política de Empresa; PDE (AESE); MBA (EGP); PAGE (UCP); Lic. em Direito (UCP).

LUIS MANUEL CALLEJA

Professor de Política de Empresa; MBA (IESE); Lic. em Física (U. Complutense de Madrid).

ADRIÁN CALDART

Professor de Política de Empresa; Professor de Marketing and Strategic Management Group na Warwick Business School; Doutor em Business Administration (IESE); MBA (ESEADE Business School).

JOÃO MARTINS DA CUNHA

Professor de Comportamento Humano na Organização — Comunicação; Mestre em Comunicação nas Organizações (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (Instituto de San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).

RAUL DINIZ

Professor de Comportamento Humano na Organização e Ética, e de Doutrina Social da Igreja; Presidente da AESE; PADE (AESE); SPSN (John F. Kennedy School

of Government, Harvard University); Lic. em Direito (U. Coimbra).

ADOLFO GONZÁLEZ

Professor de Política Comercial e Marketing; PDE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (U. Minho).

FÁTIMA CARIOCA

Professora de Comportamento Humano – Relações Laborais; PDE (AESE); Mestre em Matrimónio Y Família (U. Navarra); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Lic. em Engenharia Electrotécnica (IST).

RAFAEL FRANCO

Professor de Contabilidade e Controlo; Executive MBA (AESE/ IESE); Lic. em Economia (UNL).

AGUINALDO JAIME

Ministro-adjunto do Primeiro Ministro 1998-2002; Governador do Banco Nacional de Angola 1997-1998; Presidente da Comissão Executiva do BAI 1992-1997; Conselheiro Especial do Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, 1990-1992; Ministro das Finanças; Mestrado em Direito Económico; Licenciatura em Direito.

JOSÉ RAMALHO FONTES

Professor de Operações e Tecnologia; Director-Geral da AESE; PADE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (U. do Porto).

PROFESSORES

(15)

VASCO BORDADO

RAMIRO MARTINS

Professor de Direcção Comercial; PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Química (U. Porto).

JORGE RIBEIRINHO MACHADO

Professor de Operações e Tecnologia; Executive MBA (AESE/ISESE); Mestre em Planeamento Urbanístico (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto).

BEATRIZ MUÑOZ-SECA

PADE (IESE); Doutora em Ciências da Educação (U. Navarra); Mestre em Educação – Comportamento nas Organizações (U. Harvard).

EUGÉNIO VIASSA MONTEIRO

Professor de Comportamento Humano na Organização e Ética; Doutor em Filosofia da Acção e Direcção de Organizações (U. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Electrotécnica (IST).

JOSÉ FONSECA PIRES

Professor de Comportamento Humano na Organização; Executive MBA (AESE/ IESE); Lic. em Medicina (U. Porto).

PEDRO PIMENTEL

Professor de Finanças; Doutor em Economia (UNL); Mestre em Engenharia Estrutural (FEUP); Lic. em Engenharia Aeronáutica (U. Politécnica de Madrid).

JOSEP RIVEROLA

Doutor em Investigação Operacional (Stanford University); Mestre em Investigação Industrial (Stanford University); Doutor em Engenharia Industrial (E.T.S.I.I Terrassa).

LLUÍS G. RENART

Professor de Política Comercial e Marketing; Doutor em Gestão (IESE); MBA (University of Chicago)

J. MIGUEL PINTO DOS SANTOS

Professor de Finanças; Doutor em Economia (U. Hiroshima); MBA (UNL).

MANUEL ALVES DA ROCHA

Conferencista; Investigador e consultor económico; Professor Associado na Universidade Católica de Angola; Lic. em Economia (ISEG), Pós-graduações (modelos económicos e práticas económicas restritivas - França).

JUAN TORÍBIO

(16)

A ASB – Angola School of Business – é uma iniciativa de qua-dros e instituições públicas e privadas, angolanas e estran-geiras, comprometidos com a criação em Angola de uma Escola de Negócios de referência, baseada no método do caso, com elevados padrões de exigência e excelência, capaz de competir com o que de melhor se faz no mundo, ao nível da Alta Direcção de empresas.

Com este propósito lançámos, em 2008, o 1º Seminário de Alta Direcção de Empresas. Em Março de 2009, face à ade-são e ao êxito do Seminário e da identificação da necessida-de necessida-de instituir em Angola um programa regular necessida-de formação de executivos, iniciámos o 1º Programa de Alta Direcção de Empresas (PADE).

Para 2010, programámos iniciar e realizar o 2º PADE, direc-cionado para gestores de Alta Direcção com experiência re-levante e significativa na função.

Os nossos programas apoiam-se num corpo de professores com experiência empresarial, ligados à AESE – nossa parceira – e ao IESE Business School e formados em escolas de

refe-rência internacional. Os conteúdos e o nível de rigor da ASB situam-se entre os mais altos e exigentes, porquanto acredita-mos que o desenvolvimento e a criação de valor se produzem através da excelência nas aspirações e no espírito de serviço. Para além de uma Business School, a ASB pretende posi-cionar-se como um centro de investigação, de geração de conhecimento competitivo sobre a empresa e como pólo de criação de relações empresariais baseadas no savoir-faire. Até à data, e apesar de ser um projecto novo, nos progra-mas da ASB, promovidos pelo FACIDE e a AESE, participa-ram quadros de primeiro nível de prestigiadas instituições angolanas, do sector público e privado, com grande proveito para a sua missão de governo da empresa, conforme teste-munhos que terá a ocasião de verificar.

A ASB garante-lhe um programa completo, vocacionado para a alta performance, transversal e integral, de formação ao nível da alta administração de pessoas e organizações. Convidamo-lo a conhecer o Programa de Alta Direcção de Empresas da Angola School of Business.

ASB - ANGOLA SCHOOL OF BUSINESS

*, --Ê*/,"  ",-Ê Ê - \

A AESE – Escola de Direcção e Negócios – é uma iniciativa da Associação de Estudos Su-periores de Empresa, instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, que, desde 1980, dá formação específica em direcção e gestão de empresas, segundo uma perspectiva cristã do homem e da sociedade.

Nos programas da AESE em Lisboa e no Porto, participaram já mais de 3300 Alumni, oriundos de organizações públicas e privadas, em busca da excelência profissional, do aperfeiçoamento da sua capacidade de liderança e de maior amplitude de perspectivas. A AESE apoia-se no know-how do seu corpo docente, composto por académicos e diri-gentes empresariais que compõem em grande parte o painel de professores e conferen-cistas do 2º PADE Angola, a par de numerosos especialistas angolanos das mais diversas áreas de actividade.

Para além da colaboração permanente do IESE Business School, da Universidade de Na-varra, a AESE mantém ainda um estreito contacto, no âmbito da docência e investigação, com outras Escolas de Negócios tais como o IPADE (México), o IAE (Argentina) e o ISE (Brasil). A AESE é Membro Honorário da Ordem de Mérito.

AESE - ESCOLA DE

(17)

VALTER BARROS

Administrador, Banco Desenvolvimento de Angola

«A minha participação no PADE foi de uma profunda mais-valia para a minha actividade profissional enquanto gestor público. Por um lado, porque permitiu-me complementar os conhecimentos adquiridos na minha formação académica com os novos paradigmas da gestão e, por outro lado, permitiu-me uma actualização de conhecimentos decorrentes da troca de experiências profissionais e pessoais com colegas e professores das mais diferentes áreas do saber através do método “o estudo do caso”. Permitiu-me também desenvolver uma nova visão dos objectivos da gestão das empresas no que diz respeito a valores, como ética, dignificação da pessoa humana e responsabilidade social. Recomendo vivamente a todos as pessoas que têm responsabilidades BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA

BANCO MILLENNIUM ANGOLA BPA

BPC BANCO KEVE BANCO SOL

CAIXA DE SEGURANÇA SOCIAL DOS FAA ENE - EMPRESA NACIONAL ELECTRICIDADE ENANA - EP

EPAL FINICAPITAL

GB – CONSULTORES REUNIDOS GESTIGRUPO – HOLDING GRUPO INVISTA HOIL GROUP

M. COUTO ALVES VIAS, S.A. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS MINISTÉRIO DA ECONOMIA MINISTÉRIO DOS PETRÓLEOS MUNDIAL SEGUROS NOVACAMBIOS

ORDEM DOS MÉDICOS DE ANGOLA

PROJECTA E APLICA – CONSULTORES INTERNACIONAIS PORTO DE CABINDA

SECRETARIA DE ESTADO DAS ÁGUAS TAAG – LINHAS AÉREAS DE ANGOLA TECNOSERVE

UNITEL

Empresas dos participantes no PADE:

QUEM FEZ O 1º PADE

LUANDA, ABRIL DE 2009

(18)

MARÇO

04, 05, 06

11, 12, 13

25, 26, 27

ABRIL

08, 09, 10

22, 23, 24

MAIO

03 a 08 *

20, 21, 22

JUNHO

03, 04, 05

17, 18, 19

JULHO

01, 02, 03

15, 16, 17

QUINTA-FEIRA 13h15 – 14h30 Almoço 14h30 – 16h30 Trabalho de Grupo 16h45 – 18h00 Sessão 1 18h15 – 19h30 Sessão 2 SEXTA-FEIRA 09h00 – 10h15 Sessão 3 10h30 – 11h45 Sessão 4 12h00 – 13h15 Sessão 5 13h15 – 14h30 Almoço 14h30 – 16h15 Trabalho de Grupo 16h45 – 18h00 Sessão 6 18h15 – 19h30 Sessão 7 SÁBADO 09h00 – 10h15 Sessão 8 10h30 – 11h45 Sessão 9 12h00 – 13h15 Sessão 10

Horário tipo

* Semana Internacional

em Lisboa (AESE) e Madrid (IESE)

(19)

Informações Gerais

O Programa é compatível com o trabalho profissional,

requerendo a presença dos participantes nas sessões de trabalho.

O PADE, em Luanda, realiza-se no Hotel Alvalade,

na Avenida Comandante Gika.

A distribuição das áreas faz-se a título representativo.

Gabinete de Admissões:

José Maria Wanassi Joaquim Pipa

PREÇO TOTAL: 26.000,00 USD *

* O preço inclui os custos de estadia e deslocação entre Lisboa e Madrid. Mas não inclui as deslocações

Operações e Tecnologia Política de Empresa Finanças Política Comercial e Marketing Comportamento Humano na Organização e Ética Contabilidade e Sistemas de Controlo de Gestão Conferências de Enquadramento 5 sessões 5 sessões 5 sessões 5 sessões 5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

2 sessões 2 sessões 1 sessão 6 sessões 6 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões 5 sessões

(20)

ASB

Rua General Roçadas Nº 37, Bairro Ingombotas

Luanda - Angola

Telefone/Fax [+244] 222 326 650

AESE | Sede

Edifício AESE, Calçada de Palma de Baixo n.º 12 1600-177 Lisboa [Portugal] Telefone [+351] 217 221 530

PROMOTORES:

Referências

Documentos relacionados

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A ligação entre o Agrónic 2500 e o programa Agrónic PC realiza-se através do módulo Wi-Fi instalado no in- terior do equipamento e de uma antena exterior; esta conectar-se-á