• Nenhum resultado encontrado

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: 308286/2007

Indexado ao(s) Processo(s): • Licenciamento Ambiental No : 00370/2003/003/2007 • Outorga No: • APEF No : 0520.000.475/2005 • Reserva Legal No : • DNPM: 830083/2001 1. Identificação

Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor:

CRUZEIRO DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS E BEBIDAS EM GERAL LTDA.

CNPJ / CPF: 04.183.890/0001-75 Empreendimento (Nome Fantasia):

CRUZEIRO DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS E BEBIDAS EM GERAL LTDA. Município: PAULA CÂNDIDO

Atividade predominante:

Extração de água mineral ou potável de mesa Código da DN e Parâmetro: A-04-01-4

Vazão Captada: Litros/ano Porte do Empreendimento

Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( )

Potencial Poluidor

Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Classe do Empreendimento:

I ( ) II ( ) III ( X ) IV ( ) V ( ) VI ( ) Fase Atual do Empreendimento

LP ( ) LI ( ) LO ( X ) LOC ( ) Revalidação ( ) Ampliação ( )

Localizado em UC (Unidades de Conservação)?

( X ) Não ( ) Sim⇒⇒⇒ _____________________________________________ Bacia Hidrográfica: _Rio Piranga_______________________________________

Sub-Bacia:__Rio_Turvo Sujo____________________ 2. HISTÓRICO Inspeção/Vistoria/fiscalização ( ) Não ( X ) Sim Relatório de Inspeção/Vistoria/Fiscalização Nº: 239/2007 Data: 04/07/2007

(2)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br 2.1 DESCRIÇÃO DO HISTÓRICO:

Em 29/07/2004 a CMI/COPAM (Câmara de Atividades Minerarias do Conselho Estadual de Política Ambiental) concedeu a Licença Prévia, com condicionantes, ao empreendimento Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda., situada em Paula Cândido/MG. Em 16/12/2005 o empreendimento formalizou o processo para a Licença de Instalação para a sua atividade.

Em 20/02/2006 foi concedida pela URC/COPAM Zona da Mata a Licença de Instalação para o empreendimento, sendo essa com condicionantes.

Em 04/07/2007 foi realizada vistoria técnica no empreendimento para comprovação do efetivo cumprimento das condicionantes exigidas na Licença de Instalação.

3. CONTROLE PROCESSUAL

O processo encontra-se formalizado e devidamente instruído com a documentação exigível. O empreendimento encontra-se em área urbana, bem como o empreendimento apresentou a Autorização Especial para Permanência em Área de Preservação Permanente, emitida em 24 de outubro de 2005 pelo Sr. Fernando Antônio de Souza Rodrigues, Gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Viçosa – IEF.

A água utilizada no empreendimento é fornecida por concessionária pública local. 4. DISCUSSÃO

4.1 – INTRODUÇÃO:

A Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda. é uma empresa de médio porte situada no município de Paula Cândido, cuja principal atividade será a extração e o envase de água mineral.

O empreendimento cumpriu todas as condicionantes referentes à Licença Prévia dando posteriormente entrada na documentação para formalização do processo de Licença de Instalação.

Após análise da documentação referente ao pedido de Licença de Instalação e posterior realização de vistoria e parecer técnico, foi concedida à empresa a Licença de Instalação vinculada ao cum primento de condicionantes.

Durante vistoria realizada no empreendimento, como objetivo de dar continuidade à análise do processo de licenciamento (LO), foi constatado que o mesmo vem cumprindo as condicionantes vinculadas ao processo de Licença de Instalação, podendo destacar a implantação do reflorestamento referente à compensação ambiental, a cortina arbórea no entorno do empreendimento e o Programa de Educação Ambiental.

4.2 – CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

A Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda. desenvolverá as atividades de extração e envase de água mineral de uma fonte natural, visando o consumo humano, através da venda de garrafas e galões (20 litros) de água.

(3)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br O empreendimento localiza-se na área conhecida como Córrego do Sapo, bairro Antônio Raimundo, na rua Bonfim S/N, zona urbana do município de Paula Cândido/MG.

A energia elétrica utilizada no empreendimento provém da concessionária CFLCL (Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina).

A água utilizada no consumo humano é fornecida pela COPASA, bem como aquela utilizada na pré-lavagem dos garrafões e limpeza dos galpões , sendo que nesta etapa ocorre o tratamento prévio desta água por ozonização.

A nascente na qual a água será captada está situada no terreno pertencente à própria empresa que apresenta uma área de aproximadamente 13.000 m2 (1,3 ha), inseridos na área requerida ao DNPM para a extração de água mineral. A área total concedida pelo Alvará de Pesquisa do DNPM é de 25,46 ha.

O volume a ser explotado é de aproximadamente 38.000 l/dia de água mineral no período de chuvas e de 20.000 l/dia no período de seca, sendo que o empreendimento prevê a utilização de 10 funcionários trabalhando de segunda a sábado.

4.2.1 – PROCESSO PRODUTIVO

O processo produtivo tem seu início na explotação da água mineral e posterior armazenamento da mesma em reservatório situado a jusante da nascente. O enchimento deste reservatório se dá pela ação da gravidade, sendo que este comporta um volume de 22.000 litros de água mineral. Através de bombeamento a água é encaminhada, através de tubulação aérea, até uma caixa d’água (alvenaria) situada sobre a unidade de envase, sendo que o volume deste reservatório é de 18.000 litros.

Estando a caixa d’água cheia, inicia-se o processo de engarrafamento que será totalmente automatizado, seguido da rotulagem das embalagens, encaixotamento e envio a área de embarque para serem expedidas.

À medida que forem rebaixados os níveis de água tanto na caixa d’água quanto na unidade de armazenamento, a água da mina irá encher tais reservatórios. Após o enchimento destes, a água da mina escoará para o riacho situado imediatamente a jusante desta.

Anterior ao processo de envase da água ocorre o processo de lavagem dos garrafões de 20 litros. Esta água de lavagem, proveniente da concessionária local, passará por um sistema de filtro de carvão e de areia para limpeza, antes de ser utilizada, bem como por um sistema de ozonização, totalmente automatizado.

Após a sua utilização na lavagem dos garrafões, esta água será direcionada para um outro filtro de areia e carvão, para só então ser lançada na rede de coleta de águas do município.

A empresa realiza a rotulagem dos garrafões e galões utilizados por meio de equipamento automático de rotulagem a quente, sendo que este aquecimento ocorre por meio de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

(4)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br 4.2.2 – RESERVA LEGAL

O empreendimento encontra-se na área urbana do município de Paula Cândido, sendo assim não há a necessidade de averbação de reserva legal.

4.3 – UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

O empreendimento irá utilizar recursos hídricos provenientes da concessionária COPASA para a lavagem dos garrafões de 20 litros (processo industrial) e para lavagem das instalações e escritórios, bem como para o consumo humano e utilização nos sanitários. 4.4 – EXPLORAÇÃO FLORESTAL

4.4.1 – PERMANÊNCIA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

O empreendimento apresentou a Autorização Especial para Permanência em Área de Preservação Permanente, emitida em 24 de outubro de 2005 pelo Sr. Fernando Antônio de Souza Rodrigues, Gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Viçosa – IEF.

4.5 – IMPACTOS IDENTIFICADOS 4.5.1 – RESÍDUOS SÓLIDOS

Os resíduos sólidos do processo produtivo serão gerados devido aos rótulos, películas plásticas, garrafões e garrafas plásticas inutilizáveis.

Haverá ainda a geração de resíduos sólidos provenientes do escritório (lixo administrativo) e do lixo doméstico gerado no refeitório e nos sanitários .

O empreendimento irá gerar ainda, mesmo que em pequena quantidade, lâmpadas utilizadas para a iluminação da área da empresa.

4.5.2 – EFLUENTES LÍQUIDOS

Os efluentes líquidos industriais são gerados devido ao processo de lavagem dos garrafões e galões.

Haverá a geração de efluentes líquidos a serem tratados devido aos sanitários e refeitório presentes na empresa.

Haverá ainda a geração de efluentes líquidos originados da limpeza da área do galpão e do escritório.

4.5.3 – EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

Não foi constatada a presença de nenhum equipamento ou máquina capaz de emitir efluente gasoso passível de poluição.

4.5.4 – EMISSÕES DE RUÍDOS

As emissões de ruídos poderão se dar pelo funcionamento dos equipamentos e máquinas presentes na indústria.

(5)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br 4.6 – MEDIDAS MITIGADORAS

4.6.1 – RESÍDUOS SÓLIDOS

Os rótulos, películas plásticas, garrafões e garrafas que não servirem para o processo produtivo (resíduo), bem como os resíduos de escritório deverão ser encam inhados à reciclagem quando possível ou destinados a uma disposição ambientalmente adequada. Os resíduos sólidos domésticos deverão ser armazenados em locais adequados e posteriormente destinados à coleta pública de lixo do município.

As lâmpadas consumidas pelo empreendimento deverão ser encaminhadas a empresas que realizem a reciclagem dessas.

Caso venha ocorrer outros resíduos sólidos provenientes do processo produtivo, diretamente ou indiretamente, estes deverão ser destinados à reciclagem ou disposição adequada.

4.6.2 – EFLUENTES LÍQUIDOS

A água utilizada para a lavagem dos garrafões e galões irá passar por um sistema de caixa de areia e carvão para posterior encaminhamento a rede de coleta de águas do município, uma vez que no processo de lavagem não ocorrerá a utilização de qualquer produto químico.

O esgoto sanitário e o efluente líquido proveniente do refeitório deverão ser encaminhados à fossa séptica com filtro anaeróbio presente no empreendimento para o devido tratamento.

Caso haja a geração de qualquer outro efluente líquido, mesmo que de forma esporádica, tal efluente deverá ser recolhido e tratado de forma correta para posterior lançamento. 4.6.3 – EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

Não se verificou a presença de emissões ou possíveis emissões atmosféricas passíveis de tratamento ou medida mitigadora.

4.6.4 EMISSÕES DE RUÍDO

Caso se verifique a geração de ruídos pelo funcionamento das máquinas e equipamentos, deverá haver o enclausuramento de bombas, bem como a constante manutenção (preventiva e corretiva) destas máquinas e equipamentos presentes na empresa.

5. CONCLUSÃO

Com base na vistoria realizada no empreendimento, o atendimento às condicionantes previstas na Licença de Instalação, as adequações realizadas e as condicionantes propostas por este Parecer Técnico, conclui-se que o processo industrial da Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda. apresenta medidas que irão mitigar os impactos gerados pelo seu processo produtivo.

Diante do exposto, este parecer sugere á Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata a concessão da Licença de Operação em caráter corretivo, com validade de 6 (seis) anos,

(6)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br para indústria Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda

.

condicionada ao cumprimento condicionantes relacionadas nos ANEXOS I e II deste Parecer Único.

Por derradeiro, ressalta-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção, pelo requerente, de certidões, alvarás ou licenças de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual ou municipal, devendo sobredita observação constar no Certificado de Licenciamento.

6. Parecer Conclusivo

Favorável: ( ) Não ( X ) Sim 7. Validade da licença: 6 (seis) anos.

8. Data / Responsabilidade Técnica: Data: 05/ 07 /2007

. Gestor:

____________________________________

Rafael Fernando Novaes Ferreira (MASP – 1148533-1)

.Equipe Técnica/Jurídica Interdisciplinar:

______________________________________ Antônio Márcio Cardoso da Cruz

(MASP 1021267-8)

___________________________________ Leandro Barros

(OAB 91241)

____________________________________ Danilo Vieira Júnior

(MASP 1136907-1)

. Diretor Técnico:

_____________________________________ Dorgival da Silva

(7)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br

Anexos

CONDICIONANTES PARECER ÚNICO

(SUPRAM/ZM) Nº: 308286/2007

Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00370/2003/003/2007 Tipo de processo:

Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( )

Validade da Licença: ____6____ anos Válida até:

_____ /______/______ Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome completo):

CRUZEIRO DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS E BEBIDAS EM GERAL LTDA.

CNPJ / CPF:

04.183.890/0001-75 Empreendimento (Nome Fantasia)

CRUZEIRO DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS E BEBIDAS EM GERAL LTDA. Município:

PAULA CÂNDIDO / MG

Atividade predominante: Extração de água mineral ou potável de mesa Código da DN e Parâmetro: A-04-01-4

Vazão Captada: Litros/ano Porte do Empreendimento:

Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( )

Potencial Poluidor:

Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Classe do Empreendimento:

DN 74/04: 1 ( ) 2 ( ) 3 ( X ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( )

Fase Atual do Empreendimento:

(8)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br

ANEXO I

ITEM DESCRIÇÃO PRAZO

1 Execução do Programa de Automonitoramento Ambiental, conforme definido no ANEXO II.

Durante a vigência da

licença 2 Execução do Programa de Acompanhamento da geração e disposição

dos resíduos sólidos, conforme definido no ANEXO II.

Durante a vigência da

licença

3 Apresentar Programa de coleta seletiva. 60 dias*

4 Apresentar relatório técnico (com ART do técnico responsável) e fotográfico das atividades vinculadas ao reflorestamento e implantação da cortina arbórea em torno do empreendimento.

Semestralmente (A partir de Janeiro de 2008)

por 2 anos. 5 Atender aos parâmetros de qualidade e potabilidade de água, segundo o

que é imposto pela Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

Durante a vigência da

licença 6 Apresentar licença definitiva emitida pelo DNPM. 180 dias*

(9)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br ANEXO II

PROGRAMA DE AUTOMONITORAMENTO AMBIENTAL 1. EFLUENTES LÍQUIDOS

a) Deverão ser efetuadas amostragens e análises dos efluentes líquidos sanitários, de acordo com o quadro abaixo:

Ponto Despejo Local de Amostragem

Parâmetros Freqüência das Análises 1 Efluente Bruto Entrada do

Tanque Séptico 2 Efluente Final Tratado Saída do Filtro Anaeróbio pH, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos, DBO5,

DQO, óleos e graxas. Trimestral

Relatórios: Enviar trimestralmente à SUPRAM – Zona da Mata os resultados das análises efetuadas. O relatório deverá conter a identificação, registro profissional e assinatura do responsável técnico pelas análises.

b) Deverão ser efetuadas amostragens e análise da água de lavagem das garrafas e galões de acordo com o quadro abaixo:

Ponto Efluente Local de Amostragem Parâmetros Freqüência das Análises 1 Água de lavagem dos garrafões e galões

Após o filtro de areia e carvão, anterior ao lançamento na rede de coleta do município. pH, DBO5, DQO, sólidos suspensos, sólidos sedimentáveis,

óleos e graxas. Semestral

Relatórios: Enviar semestralmente à SUPRAM – Zona da Mata os resultados das análises efetuadas. O relatório deverá conter a identificação, registro profissional e assinatura do responsável técnico pelas análises.

Observação: Conforme determina o artigo 18 da Deliberação Normativa 010/86, os métodos de coleta e análise das águas devem ser os especificados nas normas aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO ou, na ausência, delas, no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater APHA-AWWA-WPCF, última edição, ressalvado o disposto no Art. 8º.

(10)

Rua José Campomizzi, 187 – Ubá – MG

CEP 36500-000 – Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531 -2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br 2. RESÍDUOS SÓLIDOS

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE GERAÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Relatórios: Enviar semestralmente à SUPRAM – Zona da Mata planilhas mensais de controle da geração e disposição dos resíduos sólidos, contendo no mínimo os dados do

modelo a seguir, bem como o nome, registro profissional e assinatura do responsável

técnico.

Obs.: Deverão ser monitorados no Programa de Acompanhamento de Geração e Disposição de Resíduos Sólidos todos os resíduos sólidos contemplados neste Parecer Único e aqueles que porventura venham a ocorrer futuramente.

MODELO DE PLANILHA PARA O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE GERAÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Resíduo Sólido Industrial

Denominação Origem Quantidade Gerada (kg/mês) Disposição (*) Transportador (nome, endereço, telefone) Empresa Recebedora (nome, endereço, telefone) Observação (*)1 – Reutilização; 2 – Reciclagem; 3 – Aterro Sanitário; 4 – Aterro Industrial; 5 – Incineração; 6 – Co-processamento; 7 – Aplicação no solo;

8 – Estocagem Temporária (informar quantidade estocada); 9 – Outras (especificar).

Referências

Documentos relacionados

No nosso relatório, correspondem às despesas para manutenção das atividades da Ufal como, por exemplo, aquisição de material de consumo, pagamento de diárias, etc. Despesas

4.1 As inscrições para o Programa de Bolsa Cultura serão efetuadas na Coordenadoria de Cultura-COC/PROEX/UFGD, no prédio da Unidade I da UFGD, localizado na Rua João Rosa Góes,

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

O objetivo deste trabalho foi validar a aplicação do Female Sexual Function Index (FSFI) em uma amostra de mulheres de casais inférteis que desejam engravidar e de mulheres

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades