• Nenhum resultado encontrado

A ALGAR É PARCEIRA DE PROJETO INOVADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ALGAR É PARCEIRA DE PROJETO INOVADOR"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

AMBIENTE

VERDE

Newsletter Trimestral ALGAR

|

Março

|

2017

A ALGAR tem o Sistema de Gestãocertificado em Qualidade para o servir melhor,

Ambiente para um Algarve mais Sustentável,

Segurança para a proteção dos nossos colaboradores.

A ALGAR É PARCEIRA DE PROJETO INOVADOR

- Utilização de microalgas no tratamento de águas

lixiviantes de aterro.

Biorreactor Vorticella Fotobiorreactor de microalgas, para tratamento de águas residuais

P, de forma prismática Biorreactor Vorticella

(2)

DESTAQUE

A Algar é parceira de projeto inovador - Utilização de microalgas no tratamento de águas lixiviantes de aterro………..…...…..03 SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Veículo de sensibilização da Algar em Tavira…..…….06 Semana da Ria Formosa ………07 Concurso “Vamos dar Vida aos Resíduos” ……….….08 NOTÍCIAS

Tampas vão ajudar Cruz Vermelha..…………...…...…09 Algar renova certificações…….. ………...…...09 INDICADORES

Receção de Recicláveis/ Produção do Nutriverde e Energia Elétrica/ Recicláveis Encaminhados para Valorização ...………...……..11 Educação e Sensibilização Ambiental ………..……….12

AMBIENTE, BOAS PRÁTICAS E LAZER

Reduzir, Reutilizar e Reciclar -“Cestinha Coelho da Pascoa”.………..…....14 Visite as nossas instalações (Central de Valorização Orgânica)………...………..15 AGENDA ……….16

(3)

A Algar é parceira do projeto da ALGARMATER submetido a candidatura de financiamento europeu que entretanto foi aprovado. A parceria é realizada no âmbito da demonstração de uma nova tecnologia de tratamento de águas lixiviantes, patenteada pela Bluemater que pretende utilizar fotobiorreactores de microalgas para o tratamento de águas residuais industriais (lixiviados).

Associada a esta iniciativa está também a Universidade do Algarve, através do Laboratório de Engenharia Sanitária. O projeto utiliza uma tecnologia inovadora que combina uma etapa de oxidação química a um sistema de tratamento biológico e ainda a uma etapa de afinação do efluente tratado, através de fotobioreatores (algas). Estes fotobioreatores têm a curiosidade de serem “alimentados” com o CO2 produzido através da queima de biogás nos moto-geradores existentes no aterro.

Flotador Vulcano - Destina-se a fazer o pré-tratamento de águas residuais, lixiviados, entre outros.

Biorreactor Vorticella

Fotobiorreactor de microalgas,

para tratamento de águas residuais P, de forma prismáticaBiorreactor Vorticella

3 Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 A ALGAR É PARCEIRA DE PROJETO

INOVADOR

- Utilização de microalgas no tratamento de águas lixiviantes de aterro.

(4)

Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 4

Em 2015 foi realizado um teste piloto no Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio, onde se demonstrou o efeito da ETAR ALGAMATER. Concluiu-se que a flotação primária com ozono é muito vantajosa, pois diminui a carga orgânica e melhora drasticamente a descoloração dos lixiviados, melhorando a sua biodegradabilidade.

ESQUEMA COMPLETO DO FUNCIONAMENTO DA ALGAMATER Tendo em conta o cronograma dos trabalhos do projeto, estima-se que a linha de tratamento vai estar em fase de testes à escala industrial no Aterro Sanitário do Sotavento no final de 2018.

Na pratica, a aprovação deste financiamento, traduz-se na instalação de uma linha de tratamento de águas lixiviantes da tecnologia “ALGAMATER”, com a capacidade de 150 m3/d, no Aterro do Sotavento (concelho de Loulé), sem custo para a Algar. A Algar assumirá somente os custos energéticos decorrentes da sua operação. O projeto terá a duração de 2 anos e pretende demonstrar a adequabilidade da nova tecnologia de tratamento nas águas lixiviantes, de modo a que esta possa passar à fase de comercialização.

Processo de funcionamento da ETAR ALGAMATER

Flotador Vulcano Espessante lodo Reator Anaeróbico Flotador Secundário Sistema de ultrafiltração Espessante de lodo Microalgas Bioreatores

Syconwater & Placa Biológica Natantia

(5)

Sensibilização

e educação ambiental

A preocupação com o desenvolvimento sustentável originou um conjunto de ações de sensibilização ambiental direcionadas às escolas e à população em geral.

(6)

6 Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 Na semana em que se assinalou o

início da primavera, entre os dias 20 e 23 de março, a Algar esteve com o veículo de sensibilização ambiental em Tavira.

A unidade móvel integra uma exposição que proporciona uma viagem ao mundo dos resíduos. Está equipada com painéis expositivos, interativos e ainda vários jogos de cariz ambiental. A viatura alia o ensino ao entretenimento, pois oferece a experiência de um filme 3D composto por uma animação sobre os principais aspetos da recolha, triagem e valorização dos resíduos urbanos. O “Cool” (ave colhereiro), mascote da Algar, figura protagonista desta atividade, fez as delícias dos cerca de 500 visitantes que se deslocaram ao local, provenientes das diversas escolas do concelho. A iniciativa foi uma articulação conjunta entre o Município de Tavira, a Algar e a Taviraverde, teve como objetivo informar e sensibilizar a população para a problemática dos resíduos.

VEÍCULO DE

SENSIBILIZAÇÃO DA

ALGAR EM TAVIRA

(7)

7 Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017

A 2ª Edição da “SEMANA DA RIA FORMOSA

irá ter lugar na primeira semana de maio (2 a 6), coincidindo com a data de aniversário do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF). Esta é uma iniciativa dedicada à sensibilização ambiental nas Escolas dos cinco concelhos abrangidos por esta área protegida, que visa promover a partilha pedagógica de experiências e em simultâneo o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais do território.

O evento oferece um calendário de ações de educação ambiental diverso, distribuídas pelos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. A Algar vai estar presente com o veículo de sensibilização ambiental em Faro (Rua da Polícia de Segurança Pública). A unidade móvel contém uma exposição sobre o sistema de tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos 16 concelhos da região do Algarve, está equipada com jogos multimédia e oferece uma viagem ao mundo dos resíduos através da exibição de um filme 3D.

As atividades programadas para a SEMANA DA RIA FORMOSA estendem-se ainda a iniciativas

como: observação da fauna e flora, voluntariado ambiental (ações de limpeza para a remoção do chorão), sensibilização sobre espécies invasoras e microlixo. O objetivo é promover uma maior perspetiva interventiva, estimular práticas que possam fomentar o reconhecimento da importância da Ria Formosa e contribuir para a construção de uma consciência ecológica que zele pela preservação deste património natural e cultural.

SEMANA DA RIA FORMOSA

2 A 6 DE MAIO

CONSULTE O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PÁGINA Nº17 DESTA NEWSLETTER

PARA PARTICIPAR NAS AÇÕES PROPOSTAS É NECESSÁRIO EFETUAR MARCAÇÃO PRÉVIA.

PARA INSCRIÇÃO NA ATIVIDADE DA ALGAR:

LINHAVERDE800 203 251

(8)

Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 8 20.452 kg Embalagens Vidro 28.282 Kg Embalagens Papel/Cartão 20.391 Kg Embalagens Plástico/Metal 40 Kg Pilhas 3880 Kg REEE

O concurso “Vamos dar Vida aos Resíduos” conta nesta 5ª edição com a participação de 48 escolas, 22.793 alunos que têm aderido a uma verdadeira“maratona” dos resíduos.

Passados 3 meses desde o início do concurso (dez./2016 a fev./2017), já separaram e encaminharam para valorização um total de 73.044 kg de resíduos recicláveis (28.282 Kg de Papel/Cartão, 20.452 kg de vidro, 20.391 Kg de Plástico/Metal, 3.880 Kg de REEE - Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e 40 Kg de Pilhas).

Para que todas as escolas conseguissem alcançar o melhor desempenho, a Algar, através de um conjunto de atividades, ajudou a comunidade escolar a criar planos para a gestão dos resíduos, melhorando o seu processo de separação/deposição seletiva. Surgiram equipas “Brigadas da Reciclagem”, cuja missão foi verificar se o destino final dos resíduos das escolas era o adequado à sua valorização/tratamento. A Algar entregou equipamentos para a deposição seletiva, sinaléticas e além disso assegurou a recolha de todos os materiais recicláveis separados.

A escola que no final do concurso (Abril) apresentar o melhor resultado no“Ranking de Resíduos Recicláveis”, será premiada com um computador de última geração.

Quantidade de resíduos recicláveis recolhidos nas 48 escolas

(dez. 2016 a fev. 2017)

Concurso “Vamos dar Vida aos Resíduos”

(9)

Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 9

Notícias ALGAR

(10)
(11)

Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 11

RECICLÁVEIS ENCAMINHADOS PARA VALORIZAÇÃO

1 462,1 1 614,3 990,5 413,5 0,5 Q u an ti d ad es (t) 638 789 0 200 400 600 800 1 000 Realizado Previsto C o mp o sto ( t) 3 258 763 3 106 384 3 000 000 3 050 000 3 100 000 3 150 000 3 200 000 3 250 000 3 300 000 Produzida Prevista En e rg ia El é tr ic a (kW/h )

(12)

EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

(valores acumulados Janeiro a Fevereiro

)

Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 12

(13)
(14)

Reduzir, Reutilizar e

Reciclar

C

ESTINHA

COELHO DA

P

ÁSCOA

Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017

FAÇA VOCÊ MESMO

Estas e outras atividades são realizadas no Centro de Educação Ambiental da Algar (www.algar.com.pt).

1 2

3 4

MATERIAL NECESSÁRIO:

Pratos de papel, agrafador, tintas coloridas, lápis ou caneta, tesoura, fita de cetim/ráfia, furador e algodão.

EXECUÇÃO:

1. Sobrepor dois pratos e fazer um traço circular num dos pratos, conforme se observa na imagem nº1;

2. Recortar o prato pelo traço;

3. Cortar a parte que sobrou ao meio, para fazer as orelhas. Agrafar as orelhas ao prato que não foi cortado (imagem nº 3); 4. Agrafar as frentes dos dois pratos, de

forma a fazer uma bolsa, como apresentado na imagem nº 4;

Na lateral (perto das orelhas), fazer dois furos e colocar uma fita para fazer uma alsa.

Depois é só decorar a parte da frente para fazer um coelhinho e colocar ovinhos ou amendoas da páscoa para oferecer.

(15)

VISITE AS NOSSAS INSTALAÇÕES

A ALGAR pratica uma politica de portas abertas e como tal realiza com regularidade visitas guiadas às suas instalações a grupos escolares e/ou outras entidades.

PERCURSO DA VISITA

(São Brás de Alportel)

Para mais informações:

Gabinete de Comunicação e Imagem Tel.: 289 880 045

Linha Verde 800 203 251 Email: gci@algar.com.pt

Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 15

PARQUE AMBIENTAL DA ALFARROBEIRA

• Central de Valorização Orgânica • Centro Electroprodutor de Energia

(16)

AGENDA

Fonte: www.ersar.pt/ www.netresiduos.com www.apea.pt AGENDA Abril

19>20 11º Fórum Nacional de Resíduos, em Lisboa.

EFEMÉRIDE

22 – Dia Mundial da Terra

Maio

2 > 6 – Semana da Ria Formosa (calendário das atividades na página seguinte)

EFEMÉRIDES

14 – Dia Internacional do Clima

22 – Dia Internacional da Conservação da Biodiversidade

29 – Dia Nacional da Energia

Junho

EFEMÉRIDES

1 – Dia Mundial da Criança 5 – Dia Mundial do Ambiente 8 – Dia Mundial dos Oceanos

17 – Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Newsletter Trimestral ALGAR | Março 2017 16

(17)
(18)
(19)

INSTALAÇÕES

Sede da ALGAR

Barros de São João da Venda 8135-026 ALMANCIL

T. 289 894 480 | F. 289 894 489 GPS: 37°04'41.66" N 07°58'32.05" O

Aterro Sanitário do Barlavento

Chão Frio - Porto de Lagos 8500-800 PORTIMÃO

T. 282 460 520 | F. 282 460 529 GPS: 37°12'44.02" N 08°31'40.01" O

Horário de Funcionamento

2.ª a Sábado: 08:00-18:00

Aterro Sanitário do Sotavento

Vale Maria Dias - Cortelha Salir 8100-170 LOULÉ

T. 289 846 010 | F. 289 846 019 GPS: 37°16'05.11" N 07°58'35.88" O

Centro de Educação Ambiental de Albufeira

Quinta da Palmeira Rua dos Bombeiros Voluntários 8200-099 ALBUFEIRA

T. 289 513 268 | F. 289 513 275 GPS: 37°09'46.90" N 08°24'44.29" O

Ecocentro de Albufeira

Quinta da Palmeira Rua dos Bombeiros Voluntários 8200-099 ALBUFEIRA

T. 289 513 268 | F. 289 513 275 GPS: 37°09'46.90" N 08°24'44.29" O

Ecocentro de Portimão

Parque Industrial Coca Maravilha 8500-483 PORTIMÃO

T. 282 476 404 | F. 282 476 470 GPS: 37°09'09.79" N 08°32'57.78" O

Ecocentro de Quarteira

Rua das Musas 8125-237 QUARTEIRA

T./F. 289 380 253

GPS: 37°04'13.73" N 08°05'53.09" O

Estação de Transferência de Albufeira

Sítio do Escarpão, Paderne 8200-474 ALBUFEIRA T./F. 289 360 654 GPS: 37°13'59.74" N 08°19'44.06" O Horário de Funcionamento 2.ª a Sábado: 08:00-17:30 INSTALAÇÕES E CONTACTOS HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Horário de Funcionamento 2ª a 6ª 09:00-13:00|14:00-18:00 Horário de Funcionamento 2.ª a Sábado: 08:00-18:00 Horário de Funcionamento 2.ª a Sábado: 08:00-18:00 Horário de Funcionamento 2.ª a 6.ª: 09:00-13:00 | 14:00-18:00 Horário de Funcionamento 2.ª a 6.ª 08:00-13:00 | 14:00-17:00 Horário de Funcionamento 2.ª a 6.ª: 08:00-12:00 | 13:00-17:00 Horário de Funcionamento 2.ª a 6.ª: 09:00-13:00 | 14:00-18:00 Horário de Funcionamento 2.ª a Sábado: 08:00-17:30

Estação de Transferência de Alcoutim

Cerro do Pereiro 8970-330 ALCOUTIM

T. 281 547 223

GPS: 37°25'29.48" N 07°32'52.10" O

Estação de Transferência de Aljezur

Feiteirinha – Rogil 8670-440 ALJEZUR

T./F. 282 995 335

GPS: 37°20'52.17" N 08°47'28.15" O

Estação de Transferência de Castro Marim Sítio de Monte Matos

8950-101 CASTRO MARIM

T. 281 531 750 | F. 281 531 307 GPS: 37°14'23.69" N 07°30'09.00 O

Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão

Barros de São João da Venda 8135-026 ALMANCIL

T. 289 897 920 | F. 289 897 929 GPS: 37°04'41.66" N 07°58'32.05" O

Estação de Transferência de Lagos

Sítio do Paul, Portela 8600-317 LAGOS

T. 282 762 212 | F. 282 763 520 GPS: 37°07'15.77" N 08°41'11.17" O

Estação de Transferência de Tavira

Estrada Nossa Senhora da Saúde, Fonte Salgada 8800-205 TAVIRA

T. 281 326 933 | F. 281 326 934 GPS: 37°09'41.12" N 07°38'28.62" O

Estação de Transferência de Vila do Bispo

Parque Industrial de Vila do Bispo 8650-405 VILA DO BISPO

T./F. 282 639 543

GPS: 37°05'17.57" N 08°54'10.02" O

Parque Ambiental da Alfarrobeira

(Unidade de Compostagem/Central de Valorização Orgânica) Mesquita de Baixo 8150-048 SÃO BRÁS DE ALPORTEL T./F. 289 841 666 GPS: 37°08'16.42" N 07°50'48.17" O Horário de Funcionamento 2.ª a 6.ª: 08:00-12:00 | 13:00-17:00 Horário de Funcionamento 2.ª a 6.ª: 08:00-12:30 | 13:30-17:00 Horário de Funcionamento 2.ª a Sábado: 08:00-12:00 | 13:00-17:00 Horário de Funcionamento 2.ª a Sábado: 08:00-18:00 Horário de Funcionamento 2.ª a Sábado: 08:00-17:00 Horário de Funcionamento 2.ª a Sábado: 08:00-12:00 | 13:00-17:00 Horário de Funcionamento 2.ª a 6.ª: 07:00-12:00 | 13:00-16:00 Horário de Funcionamento 2ª a 6ª: 08:00-13:00 | 14:00-17:00

INSTALAÇÕES HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

RESÍDUOS ADMITIDOS NAS NOSSAS INSTALAÇÕES:

• Resíduos Urbanos (indiferenciados) • Resíduos Volumosos (monstros) • Resíduos Verdes

• Resíduos Industriais Banais (não perigosos) • Pneus

• Resíduos de Construção e Demolição

• Resíduos de Embalagem (papel/cartão, plástico/metal, vidro e madeira)

• REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas, tinteiros e toners) • Pilhas e Acumuladores

Para mais informações

Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. Barros de São João da Venda

8135 - 026 Almancil PORTUGAL

(20)

Missão

É missão da nossa empresa criar valor acionista com respeito pela comunidade, de uma forma socialmente responsável. Garantir a valorização de resíduos da forma mais sustentável nas suas diversas áreas de atuação, assegurando padrões ambientais exigentes, práticas sociais exemplares e a criação de valor, posicionando a empresa como farol de inovação e referência ambiental.

Visão

A visão da nossa empresa é tornar-se uma referência nos setores que exerce a sua atividade, alinhada com as melhores práticas de mercado, com uma permanente inovação para prestar um serviço de excelência aos seus clientes e à comunidade.

Valores

Alicerçar os princípios éticos e de conduta empresarial da nossa empresa nos valores fundamentais de ambição, integridade, coesão, espírito de grupo e inovação.

• AMBIÇÃO

Ser uma empresa de excelência, que procura mais e melhor, procurando alargar novos horizontes de atuação, com ousadia e confiança nas competências que contribuam para o crescimento da empresa.

• INTEGRIDADE

Comportamento coletivo enquanto organização empresarial, promotor dos princípios de honestidade, verdade, lealdade, retidão e justiça, na conduta diária de todos.

• COESÃO

Sentido de compromisso na concretização dos objetivos comuns, com sentido de lealdade institucional e perseverança coletiva nos desafios da organização.

• ESPÍRITO DE GRUPO

Consolidação do sentido de pertença e integração, na promoção de consensos e com respeito pelas

diferenças.

• INOVAÇÃO

Ser um farol de inovação, atuando na vanguarda tecnológica e de gestão.

A Algar pertence ao

Ficha Técnica

Coordenação Editorial, Produção Executiva, Coordenação Técnica, Pesquisa e Textos, Conceção gráfica, Fotografias: Algar.SA

Referências

Documentos relacionados

tuberosa, usando-se marcador AFLP e duas estimativas, uma tendo como referência a estimativa de multilocos disponíveis no software MLTR e outra considerando a frequência

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Visão Sócio-jurídica da Arquitetura penitenciária.. CONNASP II CONESP Suzann Cordeiro Tipo de regime Níveis de Segurança.. Segurança Máxima Segurança Média Segurança

Com vista à verificação da hipótese "a posteriori" de diferença significativa entre os valores observados para proteína, gordura, cinzas e amido dos

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Com relação à utilização dos aditivos HCl e NaOH juntamente com as soluções surfactantes, observou-se que a presença da base ou do ácido aumentou o percentual de remoção dos

Our results revealed that Lin 84 also presents a Type II resistance, as described by Mesterházy (1995), and, in spite of the fact that it presented marginally infection levels

Little e Amyra El Khalili; também foi dissertado sobre a Agroecologia, entendida como um caminho para uma agricultura mais sustentável; sobre a ciência homeopatia e sua aplicação