• Nenhum resultado encontrado

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BuscaLegis.ccj.ufsc.Br"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

® BuscaLegis

.

ccj.ufsc.Br

Do título executivo juntado por cópia em ação de execução. Possível

ou necessária extinção da demanda executiva?

Pablo Berger*

O título executivo é o pressuposto de qualquer execução, consoante deflui do artigo 583 [1] do Código de Processo Civil. Não há execução sem título, uma vez que é documento necessário e suficiente para o aforamento de ação de execução. Vem daí o axioma NULLA EXECUTIO SINNE TTTULO.

A teoria propugnanda por Carnelutti [2] considera o título executivo como documento, servindo, pois, de prova legal; ou seja, a função do título executivo é fornecer a prova do crédito. A lei deu ao título o caráter e a força de prova legal do crédito, ou seja, do direito substancial.

Pela teoria carneluttiana, o título executivo é como um bilhete de viagem, um bilhete que deve ser apresentado por quem pretende ingressar no recinto da execução, de modo que o ofício jurisdicional não será ativado em benefício de quem não se apresentar munido do título. [3] Portanto, o título executivo é, tal como o bilhete de viagem, uma prova documental.

É, ainda, estritamente, uma prova legal, visto que, para que o ofício executivo possa atuar e conceder a tutela jurisdicional, mister se faz que o título apresentado esteja revestido das formalidades que a lei substancial demandar.

Se o suposto credor não apresenta o documento, segundo o tipo estabelecido pela lei, o ofício executivo não pode lhe dar crédito, tanto quanto lhe daria se ele fosse apresentado, conforme o figurino legal. A execução não é outra coisa senão a instituição de uma ou mais regras de prova legal. Para que o juízo possa dizer existente o crédito, este deve estar representado em um documento, que deve ter determinada forma e um determinado conteúdo.

(2)

Em síntese, se o exeqüente não apresenta um documento conforme o tipo organizado pela lei, o órgão executivo não poder crer nele; se apresenta, deve crer. De modo que o título é um documento a que a lei atribuiu o efeito de prova integral ou a prova legal do crédito que se pretende executar.

Nas palavras do eminente professor Sérgio Shimura [4], o título, judicial ou extrajudicial, pode ser visto sob os aspectos substancial e formal. Substancialmente, título é apreciação oficial do fato pelo juízo, no caso de ser judicial, ou o negócio pactuado entre as partes, sendo o título extrajudicial. Formalmente, é o documento oficial ou extrajudicial, autentico, em que a obrigação está contida. É o papel continente do que foi escrito nos autos da ação, pelo julgador, como decisão oficial, ou do que foi subscrito pelo devedor em favor do credor.

Araken de Assis, com esteio nas lições de Liebman, anota que o acesso ao procedimento executivo depende da posse pelo credor do título executivo, ou seja, o fato constitutivo depende da posse pelo credor do título executivo, ou seja, o fato constitutivo da ação executiva, concebida como independente do crédito, ou do direito material, é analisado pelo fenômeno da abstração do título, no que tange ao seu processo formativo. E, nessa hipótese, a abstração se afigura como um predicado do documento. [5]

Logo, a função do título executivo é autorizar e justificar a propositura da ação de execução. "Lo svolgimento del processo esecutivo e conesso alla sola esistenza del titolo, indipendentemente della esistenzia Del diritto sostanzilae al qual si ricollega". [6]

Diante de todo o exposto, não há dúvidas que o título embasador da ação de execução deve ser juntado em original quando da propositura da demanda executiva. Nesse sentido, Sérgio Shinura assim destaca, "in verbis":

"No referente a necessidade de o título ser apresentado em via original cumpre salientar que essa é a regra que vige quando a lei acentua no título o seu caráter documental. De toda maneira, realçando o aspecto documental ou de ato, junto com a peça inicial é inarredável a anexação dos documentos indispensáveis."

Com efeito, o artigo 283, do CPC, menciona que "a petição inicial será instruída com os documentos indispensáveis a propositura da ação". Por seu torno, o artigo 614, estatui que "Cumpre ao credor, ao requerer a execução, pedir a citação do devedor e instruir a petição inicial: I - com o título executivo, salvo se ela se fundar em sentença"

(3)

O Supremo Tribunal Federal já entendeu que a anexação do título no original há de ser feita desde a propositura da ação; inadmitiu sequer a juntada após os embargos do devedor (RT 636/230). O TAMG declarou nula a execução fundada em cópia de título cambial.

Verifica-se, portanto, que em não tendo instruída a petição inicial com o original do título executivo, deve ser declarada nula a execução, com a extinção da ação.

Nesse sentido, cumpre destacar a posição consolidada do e. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Superior Tribunal de Justiça - STJ, "ad litteram":

Ementa:

CONTRATO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. EXECUÇÃO. EMBARGOS DE DEVEDOR. ALEGAÇÃO DE DESCUMPRIMENTO. AUSENCIA DE TÍTULO EXECUTIVO. CONTRATO JUNTADO POR CÓPIA. Não serve como título executivo, para instruir inicial de execução, cópia de contrato de compra e venda de equipamento em tomada de preços. Pacto cujo cumprimento é discutido, foi rescindido pelo embargante. Impugnação intempestiva. APELAÇÃO DESPROVIDA. (Apelação Cível No 70011547908, Vigésima Segunda Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rejane Maria Dias de Castro Bins, Julgado em 09/06/2005)

Ementa:

APELAÇÃO CÍVEL. NEGÓCIOS JURÍDICOS BANCÁRIOS. EMBARGOS A EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. EXECUÇÃO LASTRADA EM CÓPIA SIMPLES DE CÉDULA DE CRÉDITO INDUSTRIAL. AUSENCIA DO ORIGINAL DO TÍTULO. INVIABILIDADE DO MANEJO DA EXECUÇÃO POR AUSENCIA DE TÍTULO FORMAL. Mostra-se inviável a execução de título extrajudicial aparelhada em cópia, tendo em vista a essencialidade da posse do documento para o exercício do direito, salvo em situações especialíssimas, tais como aquelas em que constatado que o título já esta juntado em outro processo ou que a cautela indique a pertinência de proteger-se o título sob pena de perecimento, furto, etc. Ademais, tratando-se de título cambial, é de se observar o princípio da cartularidade, com a exigência da juntada do título original, sob pena de extinção da execução. Hipótese em que o original do título não veio aos autos nem mesmo em momento posterior, não se suprindo, assim, o defeito processual. Precedentes jurisprudenciais. RECURSO DE APELAÇÃO PROVIDO. UNÂNIME. (Apelação Cível

(4)

No 70011359080, Décima Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Pedro Celso Dal Pra, Julgado em 05/05/2005)

Ementa:

CÉDULA RURAL PIGNORATÍCIA. TÍTULO DE CRÉDITO. APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CAMBIAIS. NECESSIDADE DE APRESENTAÇÃO DO ORIGINAL. EXTINÇÃO DA EXECUCAO. Aos títulos de crédito rural aplicam-se todas as normas de direito cambial. Art. 60 do DL 167/67. Entre estes avulta o da incorporação do direito ao documento - princípio da cartularidade - que exige do credor a anexação do original, pois no documento esta o direito pretendido exigir. A lei processual, repetindo a norma de direito material, diz que só e executável o título executivo extrajudicial (art. 585, VII do CPC), o que por obvio exclui a apresentação por fotocópia. Trata-se de matéria reconhecível de oficio, mesmo que não alegada pela parte. No caso, o embargante suscitara a questão nos embargos embora não a reproduzisse no recurso. Ao Tribunal, ante o efeito devolutivo, e dado examinar a questão, porque não preclui, já que diz respeito a carência de ação. Não tendo o credor juntado com a inicial e sequer em momento posterior os originais dos títulos, e ele carecedor da ação de execução. Carência decretada de oficio. Execução extinta. (APELAÇÃO CÍVEL No 194113304, QUINTA CÂMARA CÍVEL, TRIBUNAL DE ALÇADA DO RS, RELATOR: JORGE ALCEBÍADES PERRONE DE OLIVEIRA, JULGADO EM 06/10/1994, grifei).

Ementa:

EXECUÇÃO. CHEQUE. CÓPIA AUTENTICADA. CARENCIA DE AÇÃO. EXAME DO MÉRITO. DESCABIMENTO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. 1 - Não deve prosperar a execução embasada com a cópia autenticada de cheque, quando ausente caso excepcional em que o credor fica impedido de apresentar o título de crédito original. Carência de ação executiva reconhecida, em face dos princípios da titularidade e autonomia dos títulos de crédito. 2 - Sentença alterada no que se refere ao exame do mérito, pois não se pode adentrá-lo quando extinto o feito e reconhecida a carência. 3 - Na espécie, a fixação da verba sucumbêncial é feita de acordo com o disposto no art. 20, § 4o, do CPC, e incidente sobre o valor da causa na execução, correspondente ao valor do título exeqüendo. Improveram os apelos. (APELAÇÃO CÍVEL No 70001507193, DÉCIMA CÂMARA

(5)

CÍVEL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS, RELATOR: PAULO ANTÔNIO KRETZMANN, JULGADO EM 13/06/2002)

Ementa:

PROCESSUAL CIVIL - EXECUÇÃO - CÓPIAS AUTENTICADAS DE TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (CHEQUES) - DETERMINAÇÃO JUDICIAL DE DEVOLUÇÃO DOS ORIGINAIS AO CREDOR - APRESENTAÇÃO EM AUDIENCIA - NULIDADE - INEXISTÊNCIA. I - A juntada da via original do título executivo extrajudicial é, em princípio, requisito essencial a formação válida do processo de execução, visando assegurar a autenticidade da cártula apresentada e afastar a hipótese de ter o título circulado, sendo, em regra, nula a execução fundada em cópias de cheques, ainda que autenticadas. [...]. Recurso não conhecido, com ressalvas quanto a terminologia. (RESP 330086/MG, DJ DATA:22/09/2003 PG:00315, Min. CASTRO FILHO, j. 02/09/2003, TERCEIRA TURMA).

Não restam dúvidas, portanto, que a execução desacompanhada do título executivo original não atende aos requisitos formais insculpidos na legislação processual, especificamente ao disposto no artigo 583 do CPC, ante a inexistência de título executivo.

NOTAS

[1] Art. 583. Toda execução tem por base título executivo judicial ou extrajudicial. [2] In, Carnelutti, Diritto e processo, p. 286.

[3] In SHIMURA, Sérgio. Título Executivo. Ed Método, p. 116. [4] Op. Cit., p. 141.

[5] In ASSIS, Araken. Manual do Processo de Execução.

(6)

*advogado

Disponível em :<

http://juristas.com.br/a_547~p_1~Do-título-executivo-juntado-por-cópia-em-ação-de-execução.-Possível-ou-necessária-extinção-da-demanda-executiva?> Acesso

Referências

Documentos relacionados

Na Tabela 2, o Intervalo entre chegadas (em segundos) representa o tempo entre chegadas das peças na lavanderia, o número de máquinas de lavar representa a quantidade de

Como consequência da antiguidade dos edifícios em análise e da consideração de diferentes valores de Risco Aceitável de acordo com a sua idade procedeu-se, no capítulo 5

➢ Um Pedido para executar uma Transação em CFD na Conta Pro pode ser colocado da seguinte forma: a) colocar uma ordem de mercado ao preço atual de um CFD publicado na conta

Colabore com o meio ambiente... Colabore com o

Através desse estudo podem-se caracterizar os aspectos agrícolas e pecuários dos agricultores familiares da Comunidade Rural do Sítio Cacimbas, Exu-Pe, onde a base do

Assim, com o intuito de contribuir para educação profissional e para a promoção da saúde da população, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional

Nesse sentido, apresenta-se como objetivo: produzir uma oficina sobre a construção de jogos de tabuleiro para o ensino de Ciências nas séries finais do Ensino

Assim, com este estudo se objetivou identificar os desafios relacionados à prática cotidiana dos entrevistados como gestores de pessoas no seu contexto de tra- balho e os