• Nenhum resultado encontrado

Acontece hoje: Jailson Quiuqui recebe Casagrande para série de agendas em Águia Branca Pág. 07

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acontece hoje: Jailson Quiuqui recebe Casagrande para série de agendas em Águia Branca Pág. 07"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

São Gabriel da Palha, ES -Sábado 07, deagostode2021- Ano XI - Edição nºV 2810- Distribuição Gratuita Es1.com.br - Hoje Notícias

Acontece hoje: Jailson

Quiuqui recebe Casagrande

para série de agendas

em Águia Branca

Pág. 07

Foto: Arquivo Pessoal

Dia dos Pais: Procópio

Cowboy fala sobre

paternidade,

sonhos e gratidão

Pág. 03

Conheça o "Projeto

Emagreça" criado

pelo Educador Físico

Karlos Santana em

São Gabriel da Palha

Prefeituras poderão

disponibilizar aos

contribuintes

pagamentos de

impostos via Pix

no Banestes

“Não há mais motivo

para a Eco 101 não

iniciar imediatamente

a duplicação do

trecho Norte da

BR-101”, afirma

Da Vitória

Pág. 04

Pág. 05

Pág. 05

Os contribuintes poderão realizar

o pagamento dos impostos de

forma fácil e rápida, a qualquer

hora do dia, inclusive aos finais

de semana ou em feriados

(2)

Reflexao

~

"Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós."

Refletindo: Quando entregamos nossa vida a

Deus, abandonamos alguns hábitos do velho homem, e procuramos não envolver-se com o pecado. Esta atitude chama a atenção das pessoas próximas a nós, que logo nos perguntam a razão disso tudo. Paulo nos ensina a estar preparados, para responder com mansidão, sabedoria, afim de não somente exaltar ao Senhor, mas também atrair estes corações que ainda não tiveram um encontro com Jesus. Interessante também, que a palavra "razão" dá o sentido racional para nossa fé, ou seja, uma fé baseada em comportamento, atitude, e não apenas de sentimentos.

Oração: Senhor Deus, quando entreguei minha

vida ao Senhor, eu assumi um compromisso de mudança de comportamentos, e hoje meu testemunho tem revelado a outras pessoas, que há uma esperança em mim, que talvez estas pessoas ainda não conheçam. Por isso Senhor, ajuda-me a estar sempre pronto para responder, falar do Seu amor, e anunciar a salvação. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

1 Pedro 3:15

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação:Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO = ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

representantes de comunidades terapêuticas

que não estão credenciadas ao Estado

Representantes de comunidades terapêu-ticas de todo o Espírito Santo, que ainda não estão credenciadas ao Governo do Estado, estiveram presentes em uma atividade realiza-da no Centro de Aco-lhimento e Ação Inte-g r a l s o b r e D r o Inte-g a s (CAAD), no Centro de Vitória, na quarta-feira (04). O objetivo do en-contro foi apresentar a Nova Rede Abraço e divulgar um novo edi-tal que será lançado.

As comunidades terapêuticas são enti-dades da sociedade civil que acolhem pes-soas com problemas devido ao uso de subs-tâncias psicoativas,

com a finalidade de apoiá-los a interrom-perem este uso e a se organizarem para a retomada de sua vida social. Atualmente, cinco estão credencia-das ao Governo do Estado do Espírito San-to. O encaminhamento para estes espaços ocor-re após avaliação do indivíduo no CAAD e de acordo com a vonta-de vonta-dele.

Durante a ativida-de, o subsecretário de Estado de Políticas so-bre Drogas, Carlos Lo-pes, explicou sobre o Programa Estadual de Ações Integradas So-bre Drogas (Nova Re-de Abraço), que passou por uma recente refor-mulação.

“A organização da

Nova Rede Abraço sus-tenta-se em quatro ei-xos: prevenção, trata-mento, reinserção soci-al, e estudos pesquisas e avaliações. O progra-ma visa a promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com proble-mas decorrentes do uso de drogas, seus fa-miliares e comunidade em geral”, disse.

Também foi um mo-mento para apresentar a estrutura do CAAD e informar sobre o novo edital de credencia-mento de comunida-des terapêuticas, que deverá ser lançado na próxima semana.

Durante a conversa, o subsecretário Carlos Lopes ainda abordou o tema das comunidades

terapêuticas clandesti-nas e os problemas que acarretam, assunto que também é discutido via Conselho Estadual so-bre Drogas, e o curso para conselheiros tera-pêuticos, que tem pre-visão de ser ofertado neste ano.

Na mesa de apre-sentação também esti-veram presentes, junto com o subsecretário, o pastor Luiz Cesar Fer-reira de Oliveira, coor-denador da comunida-de terapêutica Projeto Alfa, e a advogada Sil-via Maria Lameira Hansen, representante da Ordem dos Advoga-dos do Brasil no Espíri-to SanEspíri-to (OAB/ES). Todos fazem parte do Conselho Estadual so-bre Drogas (Coesad).

Foto: divulgação SEDH

(3)

Dia dos Pais: Procópio Cowboy fala

sobre paternidade, sonhos e gratidão

Amanhã, 8, é come-morado o Dia dos Pais e o cantor Procópio Cowboy de São Gabri-el, vai comemorar pela primeira vez esta data tão importante. Sua filha Maria Alice, nas-ceu no dia 23 de julho e desde então sua vida mudou para melhor. O cantor sempre teve em mente a vontade enor-me de ser pai e torcia para que fosse uma menina, nos shows a afetividade com as cri-anças sempre o deixou motivado em um dia viver esse momento especial de ser pai. Ho-je com esta realização, ele comenta a sensa-ção: “muita, mais mui-ta alegria mesmo, ba-ter no peito e sentir es-sa energia e honra em ser pai, comemorar

esse dia tão especial”. A história e o sonho de ser pai passou por momentos difíceis, isso porquê, Procópio foi diagnosticado com varicocele, que é a dila-tação das veias que drenam o sangue testi-cular devido à incom-petência das válvulas venosas, associada ao refluxo venoso. A vari-cocele pode causar in-fertilidade, mas possui tratamento dependen-do dependen-do grau e sendependen-do sempre através da ci-rurgia.

O cantor descreve o acompanhamento do parto de sua filha Ma-ria Alice e sobre o diag-nóstico da varicocele: “Sentimento de muita emoção, coração ba-teu forte e dei um grito na hora bem alto em Graças ao Senhor pelo milagre em minha

vi-da, fui diagnosticado com varicocele que poderia passar por ci-rurgia para conseguir ter filhos, minha ora-ção, minha fé em Deus é prova deste milagre. Minha filha veio ao mundo pelo milagre e bênçãos de Jesus. Mi-nha esposa Alice é uma mulher esplêndi-da e ungiesplêndi-da, uma mãe e tanto, cuidadora e atenciosa em cada de-talhe por nossa filha.”

O amadurecimento

Sobre o amadureci-mento que os pais car-regam, ele enfatizou: “De imediato, este a m a d u r e c i m e n t o é natural, o foco é mi-nha filha, a felicidade dobra, triplica, a me-lhor fase na minha vi-da ser papai.”

O Dia dos Pais & Música

No seu primeiro Dia dos Pais o cantor Procópio Cowboy irá cantar em Cariacica, voltando aos traba-lhos, comenta como vai ser este momento e como é ter sua filha como inspiração: “Irei viajar com o coração repleto de gratidão, com o peito cheio de ar por ser papai da Maria Alice, meu milagre. Redobro hoje essa ins-p i r a ç ã o e m f a z e r shows e breve ver mi-nha filha me assistin-do, isso vai fazer eu chorar muito, irei sol-tar a voz e dizer para o mundo inteiro o quan-to amo minha filha.”

O legado do papai...

Muitos pais se per-guntam o que vão dei-xar para a sua geração, para seus filhos e Pro-cópio comenta o que pretende ensinar a Ma-ria Alice: “Passarei para ela o que é viver a vida na humildade, na paciência em Deus e literalmente na pre-sença de Deus, sendo educada e comportada sabendo entrar e sair em qualquer lugar”.

A ligação de pai e filha já é enorme e Pro-cópio comenta esses momentos com a pe-quena: “Ela olha pra

mim e neste olhar eu vejo o quanto seremos interligados, pai e filha unidos e o quanto deve-mos cuidar de quem amamos.”

Para os futuros papais...

P r o c ó p i o d e i x a uma mensagem: “Me-us amigos futuros pa-pais, vocês sentirão o que é amor de verdade, olhar para o rosto de um filho, no caso mi-nha filha, me alimenta de muita força para vencer e mostrar na prática para minha filha o quanto darei carinho, atenção e no futuro, saber que ela terá muito orgulho de mim, ser pai é incrível.

Viva em oração como eu fiz, Deus irá te un-gir, te gloriar e você sentirá o que eu estou sentindo!”

E para quem já é papai...

Procópio enfatiza os valores: “Pai, valo-rize seu filho, dê aten-ção e respeito, faça va-ler a pena cada segun-do de sua vida, lá na frente dependeremos de nossos filhos na ve-lhice, cuide deles hoje como você gostaria de ser cuidado quando estiver idoso. Sou Pai com muito orgulho! Obrigado meu Deus pela minha filha Ma-ria Alice, meu milagre, minha vitória.”

Fotos: Arquivo Pessoal

Procópio com a filha Maria Alice

Procópio, Maria Alice e a esposa Alice

(4)

Conheça o "Projeto Emagreça"

criado pelo Educador Físico Karlos

Santana em São Gabriel da Palha

O “Projeto Emagre-ça” tem como idealizador o profissional de Educa-ção Física, personal trai-ner há 15 anos, especialis-ta em obesidade e mem-bro da Sociedade Brasile-ira para estudo da obesi-dade, Karlos Santana.

O projeto procura ajudar a população que se encontra obesa e quer buscar uma melhor quali-dade de vida, através de uma reeducação alimen-tar, exercícios e a conse-quente perda de peso, hoje 8 pessoas são assisti-das pelo projeto. O proje-to conta com a parceria de nutricionista, médico endocrinologista e psicó-logo.

Editora Hoje - Como foi a ideia de criação do “Projeto Emagreça?”

Karlos Santana - O projeto emagreça foi projeto

idealizado desde a época de faculdade, pois des-de essa época meu sonho era trabalhar somente com o público obeso que queira mudar de vida.

Editora Hoje - O que o projeto oferece?

Karlos Santana - O projeto oferece academia,

personal particular, acompanhamento nutricio-nal e psicológico.

Editora Hoje - Tem interesse de levar esse pro-jeto a outros municípios?

Karlos Santana - O projeto pode ser feito pela

consultoria on-line, o objetivo é levá-lo para to-do estato-do to-do Espírito Santo inicialmente.

Editora Hoje - Qual resposta você tem obtido dos participantes deste projeto?

Karlos Santana - Uma grande mudança de

esti-lo de vida, perda de peso, reeducação alimentar.

Editora Hoje - Qual a sua satisfação a frente deste projeto?

Karlos Santana - É muito gratificante você ver

uma pessoa que chegou ao extremo do seu cor-po, mudando seus hábitos de vida para uma vida mais saudável, com a perda de peso.

Editora Hoje - Onde é realizado este projeto? Karlos Santana - É realizado na academia Bem

Estar

Editora Hoje - Como se inscrever?

Karlos Santana - Pelo celular (27) 99521-0806,

Instagram: @karlosjsantana ou procurar Karlos Santana na academia Bem Estar.

Editora Hoje - Deixe uma mensagem a todos que neste momento pretendem tomar uma ini-ciativa e iniciar atividades físicas para emagre-cimento.

Karlos Santana - Hoje 22% da população

brasi-leira está obesa segundo o ministério da saúde. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desen-volver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de pro-blemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula. O projeto Emagreça vem para ajudar essa população a perder peso e me-lhorar a qualidade de vida.

Sedu realiza mais uma capacitação para a Avaliação da Fluência em Leitura

A Secretaria da Educa-ção (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), realizou, na quin-ta-feira (5), a 2ª Capacita-ção sobre a AvaliaCapacita-ção da Fluência em Leitura para os coordenadores munici-pais do Programa de Alfa-betização em Regime de Colaboração (PARC) 2021. O encontro transmi-tido via YouTube, contou com a participação de 217 profissionais da Educação.

O objetivo da

capacita-ção foi promover os alinha-mentos necessários entre os 76 coordenadores muni-cipais e os coordenadores regionais, representantes das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE), bem como promo-ver a apropriação dos pro-cedimentos pedagógicos e operacionais relativos ao processo de aplicação da avaliação, de acordo com os materiais, instrumentos e procedimentos indicados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade

Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), responsá-vel pelo desenvolvimento da Avaliação.

O objetivo da Avalia-ção da Fluência em Leitu-ra é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, no processo de aprendiza-gem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desen-volvimento da compreen-são de textos escritos. Após a aplicação da avalia-ção e divulgaavalia-ção dos

resul-tados, será possível identi-ficar o nível de fluência em que cada estudante se en-contra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização, portanto, é considerada um avaliação formativa, na medida em que seus resultados indi-cam as principais ativida-des e habilidaativida-des que de-vem ser reforçadas em sala de aula, permitindo a (re)orientação de cami-nhos possíveis para o de-senvolvimento dos estu-dantes.

Sobre a Avaliação da Fluência em Leitura

A Avaliação da Fluên-cia em Leitura é uma das ações previstas no Progra-ma de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), instituído no Espí-rito Santo a partir do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), uma iniciativa do Governo do Estado, objetivando o for-talecimento de ações em prol da aprendizagem das crianças desde a Educação

Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental. A Avaliação da Fluência em Leitura é realizada a partir do estabelecimento de um regime de colabora-ção entre o Estado e as redes municipais de ensi-no. Em 2021 teve a adesão de 76 municípios capixa-bas.

A avaliação acontecerá no Espírito Santo, no pe-ríodo de 16 a 27 de agosto de 2021, seguindo os pro-tocolos de biossegurança vigentes para o combate à Covid-19.

Editora Hoje

Sedu

(5)

Prefeituras poderão disponibilizar

aos contribuintes pagamentos de

impostos via Pix no Banestes

Mais um diferencial passa a ser ofertado por meio do Pix, o sistema de pagamentos instan-tâneos brasileiro. O Banco do Estado do Espírito Santo (Banes-tes) anunciou, nesta semana, a disponibili-zação da tecnologia de arrecadações de impos-tos via Pix no Banestes, para as prefeituras do Espírito Santo.

Por meio da solução “Pix na Arrecadação”, as prefeituras poderão oferecer aos contribuin-tes o pagamento de im-postos, como o Impos-to sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e de-mais tributos municipa-is via Pix, de forma on-line e segura, sem inci-dência de tarifas adicio-nais.

Os contribuintes

poderão realizar o paga-mento dos impostos de forma fácil e rápida, a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana ou em feriados, por meio da leitura do QR Code Pix, uma ima-gem que será gerada pela própria prefeitura e estará impressa na guia de arrecadação, assim como atualmen-te aconatualmen-tece com os códi-gos de barras. São rece-bidos pagamentos de correntistas de todas as instituições financeiras cadastradas ao Pix. Ou seja, não é obrigatório que o contribuinte seja correntista do Banes-tes.

Para oferecer a faci-lidade de pagamento, é necessário que as prefe-ituras estaduais tenham suas chaves Pix cadas-tradas no Banestes. “A solução agrega valor às prefeituras. Possibilita

ao contribuinte a facili-dade de realizar o paga-mento a qualquer hora, durante os sete dias da semana, de forma on-line e sem custo adicio-nal. E a prefeitura terá acesso às informações de pagamento também de forma instantânea, com o crédito realizado em tempo real em sua conta corrente”, ressal-ta o diretor de Meios de Pagamentos do Banes-tes, Marcos Vinícius Nunes Montes.

As prefeituras inte-ressadas em ofertar a nova opção de paga-mento facilitado aos seus contribuintes deve-rão entrar em contato com o Banestes, por meio das equipes da Rede de Agências, dis-tribuídas em todos os 78 municípios do Esta-do, que estarão à dispo-sição. As informações de atendimento do

ban-co estão disponíveis no site oficial www.banes-tes.com.br.

Saiba mais – Pix na Arrecadação, disponibilizado pelo

Banestes:

- Possibilidade de pagamento de IPTU, ISS, ITBI e taxas de forma rápida e prática, via QR Code Pix.

- Para oferecer a so-lução aos

contribuin-tes, as prefeituras do Estado deverão cadas-trar as chaves Pix no Banestes.

- Os contribuintes poderão realizar o paga-mento durante os sete dias da semana, a qual-quer hora, de forma rápida, prática e segu-ra, sem cobrança de tarifa adicional.

- Os pagamentos podem ser realizados por clientes de todas as instituições financeiras cadastradas ao Pix. - A prefeitura terá acesso às informações de pagamento de for-ma on-line e instantâ-nea, com recebimento do crédito em conta em tempo real.

- Para ofertar aos contribuintes a nova forma de pagamento, as prefeituras deverão entrar em contato com o Banestes para realizar o cadastro de seus da-dos.

“Não há mais motivo para a Eco 101 não iniciar imediatamente

a duplicação do trecho Norte da BR-101”, afirma Da Vitória

O coordenador da bancada federal capi-xaba, deputado Da Vitória (Cidadania-ES), afirmou nesta sex-ta-feira (06) que não há mais motivos para que a concessionária Eco 101 não dê o início ime-diato das obras de du-plicação da BR-101 no trecho entre a Serra e Pedro Canário, norte do Espírito Santo.

O parlamentar afir-mou que foi comuni-cado pelo presidente da Comissão Externa de Fiscalização da Du-plicação da BR-101 no ES, o deputado federal Ted Conti (PSB-ES) de

que o Ibama vai conce-der a licença ambien-tal para a execução das obras de duplicação de todo o trecho Norte, excluindo os 25 quilô-metros que ficam den-tro da Reserva Biológi-ca de Sooretama.

“O Ibama acatou a proposta da bancada federal em liberar a duplicação de todo o trecho na região norte do Espírito Santo, se-parando a Reserva de Sooretama. Agora, não há mais nenhum motivo para a Eco 101 não promover imedia-tamente a duplicação de toda a BR-101 no Espírito Santo. Muitas mortes já ocorreram,

muitos acidentes ain-da acontecem por con-ta de não escon-tar duplica-da a rodovia. A banca-da capixaba e nosso mandato continuarão vigilantes e cobrando para que o contrato de concessão seja cum-prido. Os pedágios es-tão sendo pagos e o cidadão capixaba me-rece respeito no cum-primento do contra-to”, afirmou Da Vitó-ria.

A bancada esteve reunida ontem com o ministro da Infraestru-tura, Tarcísio Freitas, para tratar das obras de infraestrutura no Estado, incluindo o impasse na duplicação

da BR-101.

Da Vitória vem co-brando ao longo dos

últimos meses a con-cessionária pelo atraso nas obras de

duplica-ção da rodovia, que está sob concessão des-de 2013.

Assessoria Banestes

Foto: divulgação

(6)

Pessoas com câncer podem visitar

pais vacinados contra a covid

A pandemia do no-vo coronavírus ainda não terminou, mas este Dia dos Pais promete ser mais acolhedor pa-ra pessoas em tpa-rata- trata-mento de câncer do que o do ano passado, quando filhos tiveram que matar a saudade dos entes queridos por videochamada.

De acordo com o médico radioterapeuta Augusto Freitas, do Instituto de Radiotera-pia Vitória (IRV), visi-tas presenciais podem ocorrer, desde que ob-servados alguns cuida-dos, principalmente os

relacionados à vacina-ção, em função da me-lhora no Mapa de Ris-co no Espírito Santo, hoje com 73 cidades em risco baixo e 5 no moderado.

“A vacinação está caminhando no Esta-do e no País, permitin-do que os pais que já tomaram as duas doses do imunizante contra a covid-19 sejam visita-dos por seus filhos”, explica o médico.

O especialista des-taca que encontros pre-senciais não dispen-sam cuidados com a higiene das mãos e uso de máscaras.

“Ainda é prudente

usar a máscara. A tão discutida imunização coletiva ou de rebanho, situação em que existe diminuição da propa-gação por conta da imu-nidade decorrente de infecções prévias da população ou vacina-ções realizadas, asenta valores não pre-cisos. Israel dispensou o uso da proteção em locais abertos com 60% da população vaci-nada com duas doses. Existe quem defenda o número de 40% ou 50%”, disse.

Mas mesmo entre parentes é preciso usar a máscara? “Se os fi-lhos já tiverem

recebi-do a segunda recebi-dose da vacina, não vejo pro-blema em dispensar a proteção”, diz o médi-co.

Segundo Augusto Freitas, um cuidado necessário é evitar o compartilhamento de pratos, talheres e uten-sílios no almoço de Dia dos Pais, uma vez que a covid-19 é uma doença com alto poder de transmissibilidade. Pessoas gripadas Em casos de pesso-as gripadpesso-as, a reco-mendação é evitar os encontros presenciais, mantendo o distancia-mento e o uso de más-caras.

“Na presença de pai com imunidade preju-dicada, transplantado, em uso de corticoide, imunossupressores ou em quimioterapia,

mes-mo com uso de másca-ras, pessoas com sinto-mas gripais devem evi-tar o encontro, pois eles podem indicar ou-tras doenças além da covid”, orienta o médi-co.

Encontros presenciais não são recomendados para quem estiver gripado.

Compartilhamento de talheres e utensílios deve ser evitado

Desmatamento na Amazônia cai,

mas patamar continua elevado

O mês de julho apre-sentou uma redução de 15% do desmatamento na Amazônia em com-paração com o mesmo mês do ano passado. Segundo dados do siste-ma Deter, divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até o dia 30, foram 1.417 quilôme-tros quadrados derruba-dos em 2021, versus 1.659 quilômetros qua-drados em 2020.

Com isso, o acumu-lado entre agosto de 2020 e julho de 2021, referência do governo brasileiro para cálculo do desmate, apresentou uma redução de 5% em relação ao período ante-rior, conforme o vice-presidente Hamilton Mourão havia adianta-do nesta semana. A

ten-dência deve ser confir-mada até dezembro, com a divulgação do número oficial do des-matamento anual pelo sistema Prodes, também do INPE. É a primeira queda em três anos.

Ao comparar o acu-mulado do Deter dos últimos três anos (2019, 2020 e 2021) com o acu-mulado dos três anos anteriores (2016, 2017 e 2018), houve um au-mento de 70% no des-matamento.

“Apesar da redução entre um ano e outro de 5%, seguimos em níveis altíssimos de desmata-mento na Amazônia”, a f i r m a o d i r e t o r -executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), A n d r é G u i m a r ã e s. “Estamos em um mo-mento crucial para o equilíbrio climático do

planeta, e manter as flo-restas é a principal con-tribuição que o Brasil pode dar neste momen-to a esse desafio global”, disse.

Outra questão é o aumento observado do desmatamento nas flo-restas públicas não des-tinadas, categoria fun-diária sob a responsabi-lidade da União e dos Estados. No primeiro semestre de 2021, 32% da derrubada registrada pelo Deter aconteceu nessas áreas, enquanto 25% foi registrada em imóveis rurais e 19%, em assentamentos. “É um indício claro do avanço da grilagem e da ilegalidade”, explica o pesquisador sênior do IPAM, Paulo Mouti-nho. “As florestas públi-cas precisam receber ações enérgicas por par-te do governo, para

coi-bir o avanço sobre áreas que por lei deveriam ser protegidas. Se não, a redução não vai se man-ter”, afirma. CERRADO – Já no Cerrado, a tendência é contrária. Em julho, o desmatamento nesse bioma subiu 84% de um ano para outro: foi de 360 quilômetros qua-drados em 2020 para 661 quilômetros qua-drados em 2021. Entre agosto de 2020 e julho de 2021, ano-referência do INPE, a taxa foi de 5.102 quilômetros qua-drados acumulados, 23% a mais do que o período anterior, quan-do o Deter viu um acu-mulado de 4.137 quilô-metros quadrados.

O s n ú m e r o s d o INPE confirmam a ten-dência de aumento já observada pelo MapBi-omas, iniciativa

multi-institucional da qual o IPAM faz parte. Em 2020, o desmatamento no Cerrado subiu 9%, segundo relatório divul-gado neste ano, com indícios de ilegalidade em 99% dos casos. A elevação foi puxada pelo Matopiba, região que abarca trechos do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e que con-centrou 77% da área derrubada.

Ipam

Vera Caser Comunicação

Foto: divulgação Foto: divulgação

(7)

Acontece hoje: Jailson Quiuqui

recebe Casagrande para série

de agendas em Águia Branca

O Governador Re-nato Casagrande esta-rá hoje, 7, em Águia Branca para cumpri-mento de sua agenda.

Dentre elas, está o anúncio de funciona-mento do Samu para Todos - CIM Noroeste. Em seguida, Casa-grande realizará assi-natura de ordens de

serviço e convênios para o município. O prefeito de Águia Bran-ca, Jailson Quiuqui, recepcionará o Gover-nador do Estado para acompanhar as

agen-das.

O evento será reali-zado na Praça do Imi-grante no Centro de Águia Branca, a partir de 9 horas.

MPES

MPES debate “Violência Política de Gênero Contra as

Mulheres” em encontro sobre a Lei Maria da Penha

Com o objetivo de discutir os desafios en-frentados para a prote-ção integral das mulhe-res no âmbito da violên-cia doméstica e da vio-lência política de gênero e buscando aprimorar a atuação do poder públi-co, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por me-io do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Fun-cional (Ceaf), do Nú-cleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) e do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), deu início na sexta-feira (06) ao VIII Encontro Estadual so-bre a Lei Maria da Pe-nha. Pela manhã, o even-to virtual abordou o te-ma “Violência Política de Gênero Contra as Mulheres” e reuniu cer-ca de 120 participantes. A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, ao abrir as apresentações, saudou os participantes

e lembrou que a Lei Ma-ria da Penha, a Lei 11.340 de 2006, que completa 15 anos hoje, é um marco legal brasilei-ro de repúdio à violên-cia contra as mulheres. “A Lei Maria da Penha é resultado de uma luta histórica de movimen-tos feministas, tendo como expressão maior, e por isso leva popular-mente o seu nome, uma mulher também inte-grante desse movimen-to, que sofreu no próprio corpo as dores e as mar-cas dessas agressões, que, por conta da sua força, não perdeu a pró-pria vida, se recuperou, ainda que com graves sequelas, e se mantém reverberando palavras e ações. É Maria da Pe-nha, que assim como tantas Marias, Joanas, Luzias, Anas, enfim, infindáveis mulheres vítimas de violência, se mantêm firmes na resis-tência”, destacou.

Luciana Andrade ressaltou ainda que a violência de gênero con-tra a mulher é entendida como problema de

saú-de pública pela Organi-zação Mundial da Saú-de (OMS), cujos estudos apontam índices entre 20% e 75% desse tipo de agressão em diferentes sociedades. Em meio à pandemia de Covid-19, também aumentaram os casos de violência de gênero. “Não obstante a legislação vigente há quinze anos, ainda se apresenta um longo e árduo caminho a per-correr, porquanto os dados de números de mulheres mortas e agre-didas em suas relações de afeto, dentro de suas casas ou fora dela ainda são assustadores”.

A procuradora-geral de Justiça reforçou o f i r m e t r a b a l h o d o MPES para ajudar a mudar esse cenário e lembrou a importância da troca de experiências entre instituições e re-presentantes da socieda-de em geral para cons-truir soluções. “Porque, como já disse Hanna Arendt, ‘o poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as

palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades’. Va-mos então criar novas realidades, pois isso de-pende de nós”, obser-vou.

A coordenadora do Nevid, promotora de Justiça Cristiane Este-ves Soares, informou que o Encontro Estadu-al da Lei Maria da Pe-nha faz parte do calen-dário do núcleo desde 2013. “Esse evento se destina a todos que atu-am no enfrentatu-amento às violências de gênero contra as mulheres vi-sando colaborar com a disseminação do conhe-cimento das legislações relacionadas à temáti-ca”, explicou.

O mediador do even-to, dirigente do Cael, promotor de Justiça Cláudio José Ribeiro Lemos, reforçou ainda a importância da nova

legislação de combate à violência contra a mu-lher. “É uma satisfação que tenha sido sancio-nada a Lei 14.192/21, que trouxe alterações no Código Eleitoral, na lei dos partidos políticos e na lei geral das eleições, para estabelecer normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra mulhe-res”, reforçou.

O dirigente do Ceaf, promotor de Justiça Her-mes Zaneti, saudou e agradeceu a presença das palestrantes e parti-cipantes.

Palestras

A primeira palestra do dia foi realizada pela professora do programa de Pós-Graduação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universida-de FeUniversida-deral da Bahia (UFBA), Teresa Sac-chet, e teve como tema “Violência Política de Gênero”.

A vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jacqueline

Mora-es da Silva, também par-ticipou como palestran-te abordando o palestran-tema “Violência Política de Raça”. Ao destacar a presença das mulheres em espaços de poder, citando como exemplo, inclusive, a procurado-ra-geral de Justiça do M P E S , a v i c e -governadora afirmou que essa representativi-dade é “uma correção social histórica” dos entraves que dificultam a equidade participativa entre os gêneros. Ao abordar ainda a quota de gênero e a participa-ção das mulheres brasi-leiras na política, que só conquistou o direito ao voto há 89 anos, Jacque-line Moraes disse que a mulher não pode se dei-xar ser usada, principal-mente, pelos partidos políticos. E ressaltou a importância de se incen-tivar cada vez mais a participação feminina na política. “Sou uma das defensoras da demo-cracia representativa, só assim a gente consegue incentivar que outras participem”.

Polícia Militar realiza 1º Leilão próprio de bens inservíveis

A Polícia Militar do Espírito Santo, de forma inédita, realizará o 1º Leilão próprio de bens patrimoniais inservíveis – veículos, que não aten-dem mais as aten-demandas

no âmbito desta admi-nistração pública mili-tar, por terem sido clas-sificados como antieco-nômico.

Em atendimento ao prescrito no Decreto Estadual nº 1.110-R, de 12.12.2002, a PMES

torna público e informa aos órgãos interessados a existência desses bens inservíveis no banco de dados de materiais em disponibilidade, que estão sujeitos à movi-mentação no interior dos órgãos públicos e

entre órgãos e institui-ções de direito público fora do âmbito do Esta-do.

Os órgãos interessa-dos em alguns desses bens em disponibilidade deverão contactar a Co-missão Especial de

Lei-lão da PMES, através do e-mail chefealmoxa-rifado.dal@pm .es.-gov.br ou do telefone 3298-3601.

Os bens disponíveis não requisitados no pra-zo de 90 (noventa) dias, contados a partir da

da-ta de sua publicidade, serão incluídos na pri-meira ocorrência de alie-nação posterior ao ven-cimento desse prazo.

A lista completa de veículos pode ser con-s u l t a d a n o con-s i t e www.pm.es.gov.br.

PMES MPES

(8)

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

EDITAL DE PROCLAMAS Nº

MATRÍCULA: 0237050155 2021 6 00007 068 0004165 93 CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E NOTAS DA SEDE DE VILA VALÉRIO ES

Faço saber que pretendem casar-se:

[JOCIMAR CONCEIÇÃO COSTA e BEATRIZ DE SOUZACOSTA]

Ele, natural de Linhares-ES, nascido em 08 de julho de 1997, estado civil solteiro, profissão seringueiro, residente no Córrego d Agua, Zona Rural em Sooretama-ES, filho de JOSÉ SAÚDE COSTA e ELIETE CONCEIÇÃO COSTA.

Nome a adotar após o casamento: JOCIMAR CONCEIÇÃO COSTA.

Ela, natural de Linhares-ES, nascida em 15 de fevereiro de 2004, estado civil solteira, profissão estudante, residente na Rua José Groberio, 177, Vila Nova em Vila Valério-ES, filha de HELIO DE ANGELES DE OLIVEIRA COSTA e ARIANE DE SOUZA PINHEIRO.

Nome a adotar após o casamento: BEATRIZ DE SOUZACOSTA.

E, juntamente declaram que vão adotar o regime de Comunhão parcial de bens. E para que chegue ao conhecimento de todos lavrei o presente edital para ser fixado na forma da lei e lugar de costume.

Vila Valerio -ES, 06/08/2021 MONIQUE SPERANDIO DA SILVA

Referências

Documentos relacionados

O Curso de Administração da Faculdade Araguaia tem como missão formar administradores para enfrentar com competência as exigências do mercado de trabalho, com

pH (como solução aquosa) Sem dados disponíveis Não existe informação disponível Viscosidade cinemática Sem dados disponíveis Nenhum conhecido. Viscosidade Dinâmica

Hepatoxicidade foi verificada em 6,1% dos pacientes que tiveram o esquema de tratamento de acetilcisteína por via oral iniciado até 10 horas após a ingestão de paracetamol e em

Nesse sentido, este trabalho objetiva analisar as ações implementadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, no que tange

Este equipamento não deve ser ativado se o mesmo não for conectado ao TERRA. A primeira conexão a ser efetuada deve ser conectar o cabo terra proveniente da haste de aterramento

Pela análise bivariada verificou-se que a manutenção do aleitamento materno exclusivo além do quarto mês de vida sofreu influência dos seguintes fatores: participação no

(2008, p.18) ilustraram um outro uso para essas mesmas taxas com o objetivo de avaliar o seu benefício para o mercado de trabalho. Eles encontraram uma associação positiva direta

a) “Os critérios de avaliação são indicações claras acerca do que é importante aprender e, consequentemente, avaliar através de uma ou mais tarefas. Os critérios