• Nenhum resultado encontrado

Carta Mensal Iporanga janeiro de O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de 2,50% em janeiro (230% do CDI).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta Mensal Iporanga janeiro de O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de 2,50% em janeiro (230% do CDI)."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Carta Mensal Iporanga – janeiro de 2017

1

O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de 2,50% em janeiro (230% do CDI).

Mensagem da gestão

O front externo permanece como o principal fator de incerteza no nosso cenário.

Na Europa, além da evolução da saída do Reino Unido do mercado comum europeu teremos ainda as eleições na Holanda, França, Alemanha e Itália como fontes de volatilidade para os mercados.

Após a posse, Trump deixou para trás qualquer nota de conciliação e partiu para implantar sua agenda de campanha, insistindo na construção do muro, barrando a entrada de imigrantes de determinadas nacionalidades e enfrentando a mídia que critica suas medidas. Dessa maneira, polêmicas e atos mercuriais devem ser a tônica do governo Trump, adicionando ainda mais risco para o cenário externo.

As surpresas positivas nos índices de inflação e as negativas na atividade fizeram com que o Banco Central do Brasil mudasse o ritmo dos cortes nos juros e surpreendesse o mercado com um corte de 75 bps. A curva rapidamente reagiu e passou a incorporar o novo ritmo de cortes, levando as projeções para uma taxa próxima a um digito já no final deste ano. Apesar do pouco prêmio na curva de juros após o COPOM, esta decisão, aliada às grandes mudanças estruturais já feitas (teto dos gastos) e propostas pelo governo (reforma da previdência, trabalhista, política e tributária), trazem para a mesa outras oportunidades em mercados que estavam sendo deixadas de lado pelos investidores. Assim, enxergamos alguns setores do mercado acionário entre os principais beneficiados deste cenário.

Brasil

Janeiro foi marcado pela esperada aceleração do ciclo de flexibilização monetária pelo BCB. O mês também trouxe a piora da crise carcerária no país com rebeliões em vários estados, com destaque para as ocorridas no Amazonas e no Rio Grande do Norte. Apesar do recesso do STF, a morte do ministro Teori Zavascki (até então relator da

(2)

Carta Mensal Iporanga – janeiro de 2017

2

Operação Lava-Jata) colocou o Judiciário no centro das atenções acerca das discussões sobre como seria processada sua sucessão. Janeiro terminou com a ministra Cármen Lúcia homologando a delação da Odebrecht para a Operação Lava-Jato.

Em sua primeira reunião de política monetária do ano, o BCB decidiu cortar a taxa de juros em 75 bps, agora em 13% a.a. A ancoragem nas expectativas de inflação, causada em parte pelos dados de atividade e inflação abaixo do esperado, substanciou a convicção do colegiado de que a aceleração da flexibilização era compatível com o estado da economia. Discursos pós reunião do presidente Ilan Goldfajn dão conta de que o corte de 75 bps é a “nova velocidade de corte do BCB”. As Notas da 204ª Reunião de Política Monetária, por sua vez, não trouxeram novidades.

A inflação fechou 2016 em queda, com o IPCA subindo 0,30% em dezembro e terminando o ano com alta de 6,29% (em 2015, a alta foi de 10,67%). O grupo de serviços manteve a tendência positiva e mostrou a quarta queda seguida no índice acumulado de doze meses. A prévia da inflação de janeiro (IPCA-15) acumulada em doze meses registrou alta de 5,94%, ficando abaixo dos 6% pela primeira vez desde março de 2014. O mercado de trabalho, no entanto, apresentou uma dinâmica negativa: a taxa de desocupação bateu 12% no trimestre encerrado em dezembro (em 2015 a taxa estava em 9%), enquanto a renda real habitual marcou BRL 2.043 (0,5% acima do verificado no fim de 2015). O CAGED contabilizou fechamento de mais de 1,3 milhão de postos de trabalho durante 2016.

A Nota de Política Fiscal do BCB mostrou o cumprimento da meta de déficit primário de BRL 163,9 bi, com um resultado negativo de BRL 155,8 bi. Em contrapartida, houve uma piora sensível no endividamento bruto que bateu 69,5% do PIB (4 p.p. acima do verificado no fim de 2015). O setor externo fechou 2016 com um saldo deficitário nas transações correntes de USD 23,5 bi (em 2015 o resultado foi de déficit de USD 58,9 bi) e um montante de USD 79 bi de investimentos diretos no país (em linha com o esperado). Por fim, o ano terminou com um mercado de crédito ainda apertado. A taxa de juros do sistema financeiro foi de 32% a.a. em dezembro (abaixo dos 33,1% a.a. de novembro, mas 2,2 p.p. acima do final de 2015). A inadimplência total foi de 3,7% em dezembro, 0,3 p.p. acima do

(3)

Carta Mensal Iporanga – janeiro de 2017

3

ano passado, com uma melhora marginal na comparação mensal do índice (em especial nos financiamentos imobiliários para pessoas físicas).

Estados Unidos

Os olhos do mundo se voltaram aos EUA nesse início de 2017. O discurso de posse de Donald Trump seguiu a retórica protecionista sob a égide da expressão “America First”, se distanciando do tom conciliador apresentado logo após sua vitória no ano passado. As primeiras ações mostraram que o novo presidente está disposto a encarar tanto a opinião pública quanto seus opositores políticos: sinal verde para a construção do muro na fronteira com o México, banimento de entrada de imigrantes de sete países de origem muçulmana e a demissão da Procuradora-Geral Sally Yates, que se recusou a apoiar as medidas de recrudescimento da imigração.

A Ata da reunião do FOMC (que terminou com subida de juros) trouxe uma pequena revisão do prospecto da economia, com melhoras tanto para a atividade como para o cenário de inflação. O colegiado atestou que a vitória de Trump nas eleições aumentou a expectativa de aumento de gastos fiscais, mas que ainda há incertezas significativas quanto ao “tamanho, composição e horizonte de tempo das políticas fiscais”.

A prévia do PIB do 4T16 trouxe um crescimento anualizado de 1,9%, quando se esperava alta de 2,2%. O setor externo foi a maior contribuição negativa, enquanto os gastos das famílias continuam suportando a demanda interna. O mercado de trabalho criou 156 mil novos postos em dezembro, ficando abaixo da expectativa de 178 mil, mas suficiente para manter o mercado de trabalho equilibrado. Os índices de preços fecharam 2016 em alta: o CPI de dezembro marcou alta anual de 2,1% do índice cheio (1,4 p.p. acima do verificado no fim de 2015) e o PCE, medida preferencial do FED, subiu 1,6% (1 p.p. acima de um ano atrás).

Europa

A primeira reunião do ECB em 2017 não trouxe mudanças nos parâmetros de sua política monetária. O discurso de Draghi tentou dirimir as questões sobre um possível

(4)

Carta Mensal Iporanga – janeiro de 2017

4

tapering ao afirmar que o colegiado está pronto para aumentar o tamanho e/ou a duração do programa de compras de ativos caso seja necessário.

A economia no bloco terminou 2016 em um estado positivo. A prévia do PIB do 4T16 marcou alta de 1,8% na comparação anual, maior resultado desde 1T14. A inflação também foi benéfica e o índice cheio de dezembro subiu 1,1% na comparação anual, 0,9 p.p. acima do final de 2015. A prévia da inflação de janeiro também surpreendeu e apresentou alta anual de 1,8%.

No Reino Unido o tema do Brexit continua no cerne das discussões. A Suprema Corte confirmou que o Parlamento precisa referendar o resultado das urnas e a primeira ministra Theresa May sinalizou para um processo de saída mais abrupta do bloco, o “hard Brexit”. No fim de janeiro, May apresentou o Projeto de Lei para dar início ao processo de saída e, com isso, deixou nas mãos do Parlamento a responsabilidade pela celeridade do procedimento.

China

O início de 2017 apresentou um Fórum Mundial de Economia um pouco esvaziado, mas a inédita presença de um presidente chinês em Davos fez com que o evento não passasse em branco. O discurso de Xi Jinping foi alinhado com a ideia de que a globalização traz ganhos econômicos para a sociedade mundial, chegando inclusive a afirmar que “perseguir o protecionismo é como se trancar em um quarto escuro... Ninguém emergirá como ganhador em uma guerra comercial”. Xi voltou a reafirmar o compromisso de manutenção do processo de reformas na economia chinesa.

A economia terminou o ano sem surpresas: O PIB do 4T16 marcou alta anual de 6,8% e a inflação subiu 2,1% no ano (altas em linha com as expectativas). A balança comercial teve resultado misto, com a segunda alta seguida das importações e uma queda das exportações. No fim do mês, o PBoC cortou mais uma vez os depósitos compulsórios (RRR) para manter as condições de liquidez na economia local.

(5)

Carta Mensal Iporanga – janeiro de 2017

5

Posições

Câmbio

o Mantivemos posição vendida EURUSD; o Mantivemos posição comprada USDBRL;

o Abrimos posição comprada em Ouro contra o Dólar.

Juros

o Diminuímos posição aplicada na parte curta dos juros nominais;

o Fechamos posição de inclinação tomada na parte intermediária da curva.

Bolsa

o Na parte macro:

 Abrimos posição comprada nos setores financeiro e de saneamento. o Na parte micro:

 Mantivemos posição comprada em International Meal Company;

 Mantivemos posição comprada em empresas distribuidoras de energia

(6)

Iporanga Macro FIC FIM

Relatório mensal - janeiro 2017 Objetivo

Fundo multimercado que tem como objetivo buscar rentabilidade acima do Certificado de Depósito Interbancário - CDI.

Público Alvo

Fundo destinado a investidores em geral, observados os valores mínimos de aplicação inicial, permanência e movimentação constantes no regulamento.

Características Data de Início 23/07/2014 Aplicação Mínima 10.000 Saldo Mínimo 5.000 Movimentação Mínima 5.000 Cota Fechamento Cota Aplicação D+0 Cota Resgate D+5 Liquidação Resgate D+6 Taxa de saída antecipada 10,00%

Taxa de admnistração 2,00% a.a.* Taxa de performance 20% que exceder a 100% do CDI

Fundo x CDI

* A taxa de administração máxima paga pelo Fundo, englobando a taxa de administração acima e as taxas de administração pagas pelo Fundo nos fundos em que poderá eventualmente investir será de 2,00% a.a.

Calculado desde 07/23/2014 até 01/31/2017.

CDI Fundo

Performance

Número de meses positivos Número de meses negativos

Maior rentabilidade mensal Menor rentabilidade mensal Patrimônio Líquido

Número de meses acima do CDI Número de meses abaixo do CDI Desvio Padrão - média de 40 dias

23 8 18 13 -R$ 71.020.912,46 7,02% 14,44% -8,51% 1,21% 0,82% Rentabilidade anualizada

Patrimônio médio em 12 meses R$ 118.047.681,31 Rentabilidade em 12 meses 9,65% 14,04% Índice de sharpe * 22,04% 13,37% 0,96

Volatilidade anualizada (Desvio padrão - média 40 dias)

Calculado em 01/31/2017. * Calculado desde 07/23/2014 até 01/31/2017.

Rentabilidades (%) * Acum. Ano Dez Nov Out Set Ago Jul Jun Mai Abr Mar Fev Jan 2014 - - - - -0,12% 2,42% -0,18% -4,37% -1,46% 4,70% 0,75% 0,75% %CDI - - - 281% - - - 493% 16% 16% 2015 0,90% 1,68% 14,44% -2,48% 4,49% 0,59% 3,75% 2,31% 10,59% 1,77% 0,94% 2,15% 48,23% 49,35% %CDI 97% 205% 1396% - 456% 55% 319% 208% 956% 160% 89% 185% 365% 264% 2016 0,39% 2,25% 2,36% 0,43% -3,36% 2,22% 5,63% 1,43% -0,93% 3,26% -8,51% 2,74% 7,39% 60,38% %CDI 37% 225% 204% 41% - 191% 508% 118% - 311% - 244% 53% 171% 2017 2,50% - - - 2,50% 64,40% %CDI 230% - - - - - - - - - - - 230% 175%

* Rentabilidade líquida de administração. Performance bruta de impostos.

Rentabilidade Real (%) * Mês Ano

BOLSA 0,70 0,70 JUROS 1,80 1,80 MOEDAS -0,95 -0,95 CAIXA 1,14 1,14 CUSTO -0,19 -0,19 2,50 TOTAL 2,50

* Para ativos que utilizam caixa, as rentabilidades são expressas em termos reais (ex CDI).

IFMM DI (Jan19) IBOV USDBRL Fundo Correlações - 30 Dias Fundo 1,00 -0,61 0,02 0,49 0,26 USDBRL - 1,00 0,11 -0,24 -0,43 IBOV - - 1,00 -0,08 -0,14 DI (Jan19) - - - 1,00 0,14 IFMM - - - - 1,00

Breakdown - Resultado do fundo - Mês Breakdown - Resultado do fundo - Ano

A IPORANGA INVESTIMENTOS não comercializa nem distribui cotas de Fundos de Investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas nesse material são de caráter exclusivamente informativo. Rentabilidade não líquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

Referências

Documentos relacionados

Luckesi (1998) acredita que a relação professor-aluno pode favorecer a aprendizagem, desde que seja estabelecida por eles uma relação de confiança e que a sala de aula

A seleção de professores é uma medida que não parece ter uma solução tão breve e foge aos limites legais das escolas e da 28ª CRE. Para além da seleção de professores,

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

[r]