• Nenhum resultado encontrado

SERTARIADO: PROJETO DE VOLUNTARIADO NA MOBILIDADE ACADÊMICA DO ESTUDANTE INTERNACIONAL DA UEFS NO SERTÃO FEIRENSE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERTARIADO: PROJETO DE VOLUNTARIADO NA MOBILIDADE ACADÊMICA DO ESTUDANTE INTERNACIONAL DA UEFS NO SERTÃO FEIRENSE."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SERTARIADO: PROJETO DE VOLUNTARIADO NA MOBILIDADE ACADÊMICA DO ESTUDANTE INTERNACIONAL DA UEFS NO SERTÃO

FEIRENSE.

Aislan dos Santos Aquino¹, Liz Sandra Souza e Souza² (orientadora)

¹Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS Feira de Santana, Ba

TEL: (75) 9 8252-9453 E-mail: aislanmariano@gmail.com

²Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS Feira de Santana, Ba

TEL: (75) 9 8151-2001 E-mail: lizsouza30@gmai.com

(2)

Contextualização

A Assessoria Especial de Relações Institucionais-UEFS (AERI) promove a cada ano atividades que visam envolver os estudantes internacionais com o cotidiano acadêmico da instituição e incentivar cada vez mais a mobilidade interna e externa da comunidade acadêmica. Estas atividades são consideradas de suma importância, pois colaboram para o desenvolvimento de uma cultura de internacionalização, que está em construção na universidade ao longo dos anos.

Entre estas atividades é importante pontuar: AERI Buddy, Summer Class, Chat whel, seminário cultural, Café palestra e Workshop Internacionalização Universitária. Em comum, estas propostas abrem espaço para reflexão a respeito das experiências nas universidades anfitriãs, para contribuições dos estudantes internacionais em suas especificidades, como também, proporciona ao aluno em intercâmbio uma imersão em nas mais diversas práticas culturais, principalmente por meio do programa AERI Buddy.

Deste processo, minha participação no programa de mobilidade acadêmica da UEFS, no ano de 2017, na Universidade Veracruzana, Xalapa, México, me permitiu entre outros aspectos desenvolver minhas habilidades e competências voltadas para a construção da minha carreira profissional e também mobilizar habilidades como saber ser e conviver, especialmente, após conhecer o programa de voluntariado que proporcionava aos estudantes internacionais e mexicanos a trabalharem juntos na região de atuação da universidade.

A partir deste contanto que tive com o serviço social nas comunidades e cidades pequenas que são mal assistidas em Xalapa, proponho neste trabalho apresentar uma proposta de projeto de voluntariado no sertão feirense, SERTARIADO, vinculado ao AERI Buddy, que visa criar ações que envolvam os alunos internacionais, a comunidade interna e externa universitária na cidade de Feira de Santana.

Fundamentação teórica

O seguinte projeto foi desenvolvido pensando no trabalho voluntario no meio acadêmico e seu impacto social. Oliveira (2010) trata em seu artigo, sobre a importância do trabalho voluntário para o estudante acadêmico. A autora diz que o estudante acadêmico precisa vivenciar experiências extraclasse para que sua formação seja ainda mais completa. Desta forma, atividades como o voluntariado ajudam no enriquecimento da formação do estudante, pois a educação deve estar vinculada ao trabalho e práticas sociais.

Em sua publicação no site do Centro Universitário Universus Veritas, o mestre e doutor em direito Janguiê Diniz, explana, que dentro do contexto acadêmico a responsabilidade social deve ser atribuída como na missão de cada IES. A criação de projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade deve estar incluída como responsabilidade de toda a

(3)

comunidade acadêmica. A mobilidade acadêmica pode ser uma grande oportunidade para que as ideias entorno dos projetos sociais desenvolvidos pelas IES, recebam maiores contribuições. O aluno que volta, pode, por meio de suas experiências contribuir na elaboração de ações de cunho social reforçando assim um ciclo de solidariedade.

Objetivo e proposta do projeto: Sertariado

O objetivo deste trabalho é ampliar o programa AERI Buddy desenvolvido pela assessoria especial de relações institucionais-UEFS (AERI), que tem como intuito proporcionar aos estudantes a oportunidade de trazer para o seu cotidiano a cultura de algum país estrangeiro. Além do que o programa AERI Buddy propõem, este projete tem o intuito de auxiliar o aluno estrangeiro junto ao seu buddy e orientados pela AERI para desenvolverem trabalhos sociais nos distritos e/ou povoados que cercam a nossa cidade proporcionando assim, experiências interculturais entre nativos e estrangeiros, comunidade interna e externa.

Serão três passos que ajudaram no processo de desenvolvido do projeto Sertariando. Esses momentos serão de grande importância para um bom desenvolvimento, organização e aplicação do projeto, são elas:

Passo 1: Divulgar um edital convocando os alunos da academia, para serem candidatos no programa AERI buddy. O buddy, deverá familiarizar o estrangeiro com a universidade e seu entorno, lhe ajudar no que for preciso e estiver ao seu alcance. Essas atividades deveram ser cumpridas dentro de uma carga horaria estabelecida junto a AERI.

Passo 2: Desenvolver uma parceria entre a AERI-UEFS, povoados e distritos de Feira de Santana. Criando assim atividades que apresente a cultura local, para os alunos estrangeiros e nativos, onde juntos vivenciaram esse momento em uma visita a esses locais. Essa atividade deve estar inserida dentro das atividades ofertadas aos estrangeiros e no programa de Buddy.

Passo 3: Após a visita, deverá ser proposto aos alunos estrangeiros e seus tutores, que desenvolvam um plano de trabalho (justificativa, objetivos, metodologia, etc.) com atividades segundo sua área de estudo ou experiências vividas em seu país, que tenha impacto social nos povoados e distritos. Essas atividades deveram ser aplicadas pelos estrangeiros e seus tutores, sobre a supervisão da AERI, podendo também, contar com a participação de professores e alunos da academia, que receberam um certificado de participação. Os projetos deverão estar relacionados como saúde, mobilidade, educação etc.

As atividades do passo 1 ocorreram de acordo com o que já está proposto no edital da do programa AERI Buddy. Já as atividades do segundo passo serão adicionadas as atividades do primeiro, tendo a carga horaria mínima de cinco horas. Por fim, as atividades do terceiro passo deveram ter uma carga horaria

(4)

mínima de cinco horas e máxima de vinte horas, podendo ser aplicada ao longo da semana de acordo com a proposta feita pelos estudantes.

Resultados pretendidos

Os principais resultados que se espera obter com a implantação desse projeto são i) ampliar a visibilidade das comunidades; ii) conhecer as práticas culturais da região de Feira de Santana; iii) desenvolver propostas que possam melhorar as condições sociais dos distritos que mais precisam; iv) universidade mais próxima da comunidade externa; v) fortalecimento das relações interpessoais entre estudantes internacionais e nativos; vi) troca de experiências entres ambos; vii) o projeto como mais uma opção de atividade extra curricular para os acadêmicos, principalmente os da UEFS.

Considerações finais

A realização deste projeto beneficiará a todos os envolvidos no mesmo, como por exemplo: a AERI, que crescerá ainda mais em suas práticas de internacionalização acadêmica, ampliando essa experiência para a comunidade externa, aos alunos da casa e estrangeiros que por meio da experiência vivida, desenvolveram uma consciência a respeito de sua responsabilidade social, além de contarem com uma certificação que irá a colaborar para o cumprimento de suas práticas acadêmicas, aos povoados e distritos que terão a oportunidade de amplicar sua contribuição na sociedade. Além dos benefícios citados, todos vivenciaram uma experiência intercultural, dando espaço para novos conhecimentos e agregando experiências que permearam por toda vida.

Referências:

AERI Buddy Program. Disponível em: http://aeri.uefs.br/eventos lista.php?id=6#conteudo. Acessado em 03 de maio de 2018.

CASTRO, Alda A; NETO, Antônio C. O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação, 2012, v.21, p. 69-96.

Responsabilidade social deve fazer parte da missão das instituições de educação superior. Disponível em:

https://www.univeritas.com/noticias/responsabilidade-social-deve-fazer-parte-da-missao-das-instituicoes-de-educacao-superior. Acessado em 09 de maio de 2018.

(5)

RUDOLF, Lilian. A interculturalidade e os programas de mobilidade estudantil: uma amostragem com participantes do AFS Intercultural Programs. Biblioteca Digital Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2014.

SANTOS, J. Luiz. O que é cultura? 16º Edição. São Paulo: Editora brasiliense, 2009.

Referências

Documentos relacionados

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Juntou documentos (fls. 112), o requerido Facebook Serviços On-line do Brasil Ltda apresentou resposta em forma de contestação (fls. Discorreu sobre a necessidade de

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Os principais objetivos deste projeto são o aumento da rentabilidade da unidade de Vilela, através da imputação de parte dos custos fixos aos produtos

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Para obter o diploma de Mestre, o aluno deve ter uma dissertação, de sua autoria exclusiva, defendida em sessão pública e aprovada por uma Comissão Examinadora

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários