• Nenhum resultado encontrado

I - DO EMPENHO DA DESPESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I - DO EMPENHO DA DESPESA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

MINUTA INICIAL

INSTRUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS – IIP Nº 000, de dd de mmmmm de 2017 Disciplina no âmbito do IFPR as orientações acerca dos estágios da despesa pública do empenho, da liquidação e do pagamento com a utilização do SIPAC – Sistema de Patrimônio, Administração e Contratos, exceto para os contratos administrativos de serviços continuados de dedicação exclusiva de mão de obra.

O Pró-Reitor de Administração do IFPR, no uso de suas atribuições conferidas pela Portaria Interna nº 000 de 00 de mmmm de 20….. publicada no DOU de 00/00/0000 e Portaria Interna nº 000 de 00 de mmmmmm de 2…..,

Considerando a necessidade de simpli$icar os processos, racionalizar recursos e melhorar os $luxos e prazos entre as unidades no contexto da descentralização das atividades para as unidades gestoras executoras;

Considerando a necessidade de disciplinar os procedimentos relativos ao estágio da despesa pública do empenho, da liquidação e pagamento com a utilização do SIPAC -Sistema de Patrimônio, Administração e Contratos,

RESOLVE:

Art. 1º A presente Instrução Interna de Procedimentos (IIP) disciplina no âmbito do IFPR os procedimentos administrativos para atendimento aos estágios da despesa pública do empenho, da liquidação e do pagamento, na forma do disposto nos artigos 62 a 64 da Lei nº 4.320/64, artigos 36 a 44 do Decreto nº 93.872/86 e do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP.

I - DO EMPENHO DA DESPESA

Art. 2º Após a disponibilização do crédito orçamentário com a emissão da Nota de Dotação (ND) pela Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - PROPLAN, a Coordenação Administrativa ou equivalente da unidade instruirá a Solicitação de Registro de Empenho da despesa via Documento SIPAC, tendo por base as seguintes informações e documentos:

a) Formulário em 1 (uma) via de Solicitação de Registro de Empenho - SRE, devidamente assinada pelo solicitante e Ordenador da Despesa da Unidade Gestora Responsável (UGR), cujo preenchimento deverá atender ao disposto na NOTA TE%CNICA REITORIA/PROAD/DCOF N° nº 006/2017;

(2)

c) SICAF - Sistema de Cadastramento Uni$icado de Fornecedores, com as respectivas certidões de Regularidade Fiscal e Trabalhista Federal vigentes e, se for o caso, havendo certidões vencidas no SICAF, consultar as certidões diretamente no sı́tio eletrônico do emissor da certidão para veri$icação;

d) Motivação pelo Ordenador de Despesa para realização de despesa nos casos de adesão à Ata de Registro de Preços;

§ 1° O campo “Observações” do Documento SIPAC deverá ser preenchido com as seguintes informações:

a) Tipo de solicitação de empenho no formato “Solicitação de Registro de Empenho” ou “Solicitação de Reforço de Empenho” ou “Solicitação de Anulação de Empenho” ou “Solicitação de Cancelamento de Restos a Pagar”;

b) Número do Memorando Eletrônico no formato “Memorando Eletrônico n° ____/2017 - Unidade”;

c) Nome do Fornecedor; d) Valor;

e) Número do Processo Original;

f) Número do Processo Secundário (se houver).

§ 2º Para os empenhos emitidos pela PROAD/Coordenação de Orçamento/CO, deverá ser aberto um Protocolo SIPAC para cada SRE, independentemente se o processo e o fornecedor forem os mesmos.

§ 3º A Solicitação de Registro de Empenho pela unidade responsável poderá ser efetivado por meio dos documentos gerados digitalmente e anexados ao documento SIPAC, conforme orientação disposta na Nota Técnica nº 007/2017.

§ 4º A unidade responsável pela emissão do empenho fará, no momento de seu registro, nova consulta ao SICAF, para $ins de veri$icação da manutenção da condição de idoneidade do contratado, bem como da vigência das certidões negativas correspondentes.

§ 5º Em caso de inobservância das condições estabelecidas no caput e §§ 1º, 2º e 3º deste artigo, o(s) empenho(s) não será (ão) emitido(s) e o documento devolvido à unidade solicitante.

Art. 3º A Coordenação Administrativa ou equivalente das Unidades Gestoras Executoras (UGE) poderá efetivar a instrução de Solicitação de Registro de Empenho através dos processos de contratação instruı́dos (e a serem arquivados) em suas próprias unidades. Art. 4º No caso das Unidades Gestoras Não Executoras, a instrução de Solicitação de Registro de Empenho será por documento SIPAC que, após a sua criação e instrução nos termos do art. 2º, a Coordenação Administrativa ou equivalente da unidade tramitará para:

(3)

a) A* CCFO do campus principal, no caso das unidades não executoras vinculadas àquele campus;

b) A* PROAD/Coordenação de Orçamento (CO) no caso das demais unidades não executoras vinculadas à Reitoria.

Parágrafo Único: Nos casos de empenho de Dispensa, Inexigibilidade ou Adesão à Ata de Registro de Preço como Não Participante, que gerem apenas um pagamento, as Unidades Gestoras Não Executoras poderão instruir a Solicitação de Registro de Empenho pelo processo, não sendo necessário abrir um Documento SIPAC.

Art. 5º Concluı́do o registro de empenho, serão adotados os seguintes procedimentos:

§ 1º No caso de Solicitação de Registro de Empenho por documento SIPAC, a unidade responsável pela emissão do empenho, após análise da unidade de Conformidade de Registro de Gestão, disponibilizará no próprio Documento SIPAC a respectiva cópia digitalizada da nota de empenho devidamente assinada pelo gestor $inanceiro e ordenador de despesa e o tramitará para a unidade solicitante.

§ 2º Os documentos originais que instruı́ram o Documento SIPAC $icarão arquivados na unidade responsável pela solicitação do registro do empenho.

§ 3º No caso de Solicitação de Registro de Empenho instruı́do no próprio processo de contratação, após análise do responsável pela conformidade de registro de gestão, o empenho devidamente assinado será arquivado no processo, sendo os autos devolvidos (e tramitado) para a unidade solicitante.

II - DO REFORÇO/ANULAÇÃO DE EMPENHO E CANCELAMENTO DE RESTOS A PAGAR Art. 6º A solicitação de reforço e anulação de empenho, bem como cancelamento de restos a pagar, o encaminhamento e $luxo administrativo, atenderá, no que couber, ao disposto no capı́tulo anterior, atentando-se às instruções dispostas na NOTA TE%CNICA REITORIA/PROAD/DCOF N° 006/2017 quanto ao correto preenchimento da SRE.

III - DO EMPENHO DE CONTRATOS

Art. 7º Para os contratos, cuja duração ultrapasse um exercı́cio $inanceiro, a dotação orçamentária para o registro de empenho deverá atender somente as despesas para os meses do exercı́cio $inanceiro em curso, exceto quanto aos contratos de escopo, os quais poderão ter seus valores empenhados por seu total.

§ 1º Entende-se por contrato de escopo aquele em que o contratado tem o dever de entrega de objeto especı́$ico e de$inido que, uma vez cumprida a prestação, o contrato se exaure e nada mais poderá ser exigido do contratado.

(4)

§ 2º Para os contratos de serviços continuados, o registro do empenho no SIASG se fará por “contrato continuado”, conforme orientações da Nota Técnica nº…...

IV - DOS PROCEDIMENTOS PARA LIQUIDAÇÃO

Art. 8º Para a liquidação e pagamento, a unidade deverá protocolar documento SIPAC especı́$ico , instruı́do com despacho de autorização de pagamento emitido pelo Ordenador de Despesa conforme Anexo I e os documentos listados nos parágrafos seguintes, os quais serão enviados para unidade responsável pelo registro da liquidação e pagamento conforme disposto no § 11 deste artigo.

§ 1º Para possibilitar o $iltro de pesquisa no sistema SIPAC conforme disposto na Nota Técnica nº 000/2017 (Cronologia de Pagamentos) somente notas $iscais com a mesma data de ateste poderá compor o mesmo documento SIPAC.

§2º Quanto à Liquidação e Pagamento de Materiais e Serviços, o campo “Observações” do documento SIPAC será preenchido da seguinte forma (Vide modelo na Nota Técnica nº000/2017):

a)“Identi$icador do tipo de contratação; b)Nome do Fornecedor; c) CNPJ/MF; d) Nº da Nota de Empenho; e) N° do Processo mãe/Inicial; f) N° do Contrato; g) N°da NF; h) Valor da NF;

i) Mês de Competência dos serviços (se for o caso); j) Data de ateste no formato DD/MM/AAAA.

§ 3º O documento SIPAC será encaminhado para a unidade responsável pela liquidação juntamente com os seguintes documentos e informações:

a) Nota Fiscal Eletrônica – NF-e ou NFSe, quando aplicável (devidamente atestada com identi$icação da data e do servidor responsável), bem como consulta de autenticidade da mesma junto ao portal eletrônico disponibilizado pelo ente ;

b) Quando a empresa não estiver sujeita a Retenção de Tributos Federais - juntar os Anexos II ou III. Quanto ao Anexo IV da IN RFB 1234/2012, este poderá ser substituı́do pelo comprovante de consulta ao Portal do Simples Nacional (vide item “e”).

c) Quando a empresa estiver sujeita às retenções, a informação deverá constar no documento $iscal, e caso não conste tal informação, constar declaração da empresa com o reconhecimento das retenções aplicáveis, conforme IN RFB 1234/2012, Lei Complementar nº 116/2003 e IN RFB nº 971/2009;

d) SICAF com as certidões de regularidade $iscais, sociais e trabalhistas vigentes; e) Consulta a opção do Simples Nacional (Vide item b);

f ) Dados Bancários do Fornecedor (os quais deverão constar no documento $iscal);

g) No caso de serviços continuados, anexar os comprovantes de recolhimento do FGTS e INSS da última competência;

(5)

Termo de Responsabilidade e devidamente assinado pelo responsável, quando tratar-se de aquisição de bens do ativo permanente ND 44.90.52;

i) Comprovação do cadastro da Nota Fiscal no módulo Almoxarifado do SIPAC, quando tratar-se de aquisição de material de consumo ND 33.90.30.

j) Atendimento ao § 8º do artigo 15 da Lei nº 8.666/93, quando tratar-se de recebimento de material de valor superior a R$ 80.000,00, devendo constar na Nota Fiscal a identi$icação, data e o respectivo ateste de 03 membros de Comissão de Recebimento designada por portaria da unidade, cuja cópia deverá ser juntada;

k) Para as aquisições em que houver Contrato, deverá ser informado o número da Portaria, data de emissão e o nome completo do Fiscal do Contrato.

§ 4º O procedimento para liquidação e pagamento de aquisição de acervo bibliográ$icos (livros), além do disposto nesta IIP, observará suplementarmente o disposto na IIP PROAD/PROENS nº 030/2017.

§ 5º Quanto à Liquidação e Pagamento de Notas Fiscais de Aquisição de Passagens, anexar a NFS-e com identi$icação, data e o respectivo ateste pelo $iscal do contrato da unidade, e seu encaminhamento à unidade responsável pela liquidação será juntamente com os seguintes documentos e informações:

a) Fatura com a informação das retenções de tributos federais, conforme IN RFB nº 1234/2012, devidas às companhias aéreas, rodoviárias e à INFRAERO, quando aplicável. E caso não conste tal informação na fatura, constar declaração com o reconhecimento das retenções aplicáveis, conforme IN RFB 1234/2012;

b) SICAF com as certidões de regularidade $iscais, sociais e trabalhista vigentes; c) No campo observações observar o disposto no § 2º deste artigo;

d ) Dados Bancários do Fornecedor; (os quais deverão constar no documento $iscal).

§ 6º Quanto à Liquidação e Pagamento de Serviços de Obras de Infraestrutura, anexar Nota Fiscal de Serviços ou NFS-e (bem como seu comprovante de autenticidade), com identi$icação, data e o respectivo ateste pelo $iscal da obra, e encaminhar à unidade responsável pela liquidação, juntamente com os seguintes documentos e informações:

a) Cópia da GFIP do mês anterior, com a Relação de Empregados – RE, a Relação de Tomadores – RT, Protocolo de envio pela Conectividade Social e Resumo das Informações à Previdência Social, Comprovante de Declaração das Contribuições a Recolher à Previdência Social;

b) Guia de Recolhimento do FGTS – GRF e Guia de Recolhimento das contribuições dos empregados e da empresa para a Previdência Social -GPS, com autenticação ou comprovante de pagamento;

c) Planilha referente à etapa correspondente da medição da obra, com assinatura do $iscal responsável;

d) A subcontratada deverá comprovar os mesmos requisitos quanto à regularidade $iscal e social da contratante, quando houver previsão editalı́cia e contratual;

e) Quando a empresa não estiver sujeita a Retenção de Tributos Federais juntar -Anexos II ou III da IN RFB 1234/2012 -conforme aplicável a cada caso. Quanto ao Anexo IV da IN RFB 1234/2012, este poderá ser substituı́do pelo comprovante de consulta ao Portal do Simples Nacional.

f) Quando a empresa estiver sujeita às retenções, a informação deverá constar no documento $iscal, e caso não esteja, encaminhar declaração da empresa com o reconhecimento das retenções aplicáveis, conforme IN RFB nº 1234/2012, Lei Complementar nº 116/2003 e IN

(6)

RFB nº 971/2009;

g) Anexo III conforme § 6º do art. 9º da IN/RFB nº 1436/2013 quando a empresa estiver sujeita à retenção previdenciária de acordo com a Lei 12546/2011 (desoneração da folha de pagamento);

h) SICAF com as certidões de regularidade $iscais e sociais vigentes; i) Consulta a opção do Simples Nacional (vide item “e”);

j ) Dados Bancários do Fornecedor (os quais deverão constar no documento $iscal); k) No campo observações do documentos SIPAC, observar o disposto no § 2º deste artigo; § 7º Quanto à Liquidação e Pagamento de Faturas de Concessionárias referentes ao fornecimento e serviços de Telefonia móvel e $ixa, Energia Elétrica, A%gua e Esgoto, Banda Larga, Correios, Taxas de Conselho de Registro Pro$issional, de Licenças Diversas, DPVAT e assemelhados, anexar a Fatura ou Guia de Recolhimento com identi$icação, data e o respectivo atesto pelo $iscal do contrato ou responsável pela solicitação do pagamento, e encaminhar à unidade responsável pela liquidação juntamente com os seguintes documentos e informações: a) Quando o serviço contratado estiver sujeito às retenções, a informação deverá constar na respectiva fatura de acordo com a IN RFB nº 1234/2012 e, caso não esteja, encaminhar declaração da empresa com o reconhecimento das retenções aplicáveis, conforme IN RFB nº 1234/2012,

b) SICAF com as certidões de regularidade $iscais, sociais e trabalhistas vigentes; c) No campo observações do documento SIPAC, observar o disposto no § 2º deste artigo; § 8º Quanto à Liquidação e Pagamento de mensalidade referente à contratação de apólice de seguro, anexar, além da apólice de seguro , a Fatura ou Recibo com identi$icação, data e o respectivo atesto pelo $iscal do contrato, e seu encaminhamento à unidade responsável pela liquidação será juntamente com os seguintes documentos e informações:

a) Quando o serviço contratado estiver sujeito às retenções, a informação deverá constar na respectiva fatura ou recibo de acordo com a IN RFB nº 1234/2012 e, caso não esteja, encaminhar declaração da empresa com o reconhecimento das retenções aplicáveis, conforme IN RFB nº 1234/2012;

b) SICAF com as certidões de regularidade $iscais, sociais e trabalhistas vigentes; c ) Relação dos segurados, quando aplicável;

d) Dados Bancários da Seguradora, quando for necessário;

e) No campo “Observações” do documento SIPAC, observar o disposto no § 2º deste artigo; § 9º Quanto à Liquidação e Pagamento de auxı́lio assistencial a bolsistas, criar a Lista de Credores – LC no SIAFI com o CPF e os dados bancários dos bene$iciários, e seu encaminhamento à unidade responsável pela liquidação será juntamente com os seguintes documentos e informações:

a) Nº da Lista de Credores do SIAFI – LC;

b) Programa Assistencial a que se refere e o mês de competência;

c) Relação dos bolsistas bene$iciários e respectivos valores a serem pagos, devidamente atestado pelo Coordenador;

(7)

§ 10 Quanto à Liquidação e Pagamento de Recibo de Pagamento ao Contribuinte Individual RPCI, anexar o recibo devidamente datado e assinado pelo prestador de serviços, com identi$icação, data e o respectivo ateste pelo responsável da unidade solicitante do pagamento, e seu encaminhamento à unidade responsável pela liquidação será juntamente com os seguintes documentos e informações:

a) Informar no RPCI, a retenção de 11% do INSS aplicado sobre o valor da prestação de serviços, e desde que não ultrapasse o teto máximo da contribuição ao INSS, conforme tabela divulgada pelo Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS;

b) Comprovante da retenção efetuada por outras empresas/instituições no mês de referência, para que não exceda o teto máximo da contribuição ao INSS;

c) Informar no RPCI a retenção do IR, conforme tabela progressiva, quando aplicável;

d) Informar no RPCI a retenção do ISS, conforme alı́quota aplicável ao serviço no local da prestação (Municı́pio da Unidade Contratante);

e) Informar no RPCI, obrigatoriamente, o número do PIS/PASEP e se a atividade prestada ao IFPR se enquadra como docência;

f) Nº da Nota de Empenho do contribuinte individual;

g) Nº da Nota de Empenho da Contribuição Previdenciária Patronal (20%); h) Mês de competência da prestação de serviços;

i) Dados Bancários do contribuinte individual;

j) Nº do Processo do Registro de Empenho (processo mãe ou inicial).

§ 11 Os documentos originais que instruı́ram o documento SIPAC para liquidação, serão encaminhados para:

a) A* CCFO do campus principal, no caso das unidades não executoras vinculadas àquele campus;

b) A* PROAD/Coordenação de $inanças (CoFin) caso das demais unidades não executoras vinculadas à Reitoria.

Art. 9º O recebimento pela unidade responsável de Documento SIPAC para pagamento de faturas (ex: energia elétrica, telefone, água/esgoto), bem como Notas Fiscais de Serviços e Recibo de Pagamento de Contribuinte Individual – RPCI que contenham retenção de INSS e ISS em meses posteriores ao da sua emissão, deverão ocorrer com antecedência mı́nima de 10 (dez) dias do prazo de vencimento.

§ 1º Quanto ao encaminhamento de notas $iscais de serviços/aquisições contratuais, aplica-se-à o disposto no caput deste artigo, considerando para $ins de contagem do prazo de antecedência, aquele estabelecido em cláusula contratual como limite máximo para que se concretize o pagamento.

§ 2º A liquidação de qualquer despesa sujeita a pagamento em atraso com imputação de acréscimos legais estará condicionada a despacho do ordenador de despesa da unidade com a devida justi$icativa e decisão de adoção ou não de medidas cabı́veis para a situação ocorrida. Art. 10 Aplicar-se-à o disposto na alı́nea “g” do § 6º do art. 8º (retenção de INSS de empresas optantes pelo regime de desoneração da folha de pagamento) à todas as atividades

(8)

contratadas pelo IFPR que se sujeitam a tal tratamento.

V - DA INSCRIÇÃO DE DESPESAS EM RESTOS A PAGAR

Art. 11 Para o exercı́cio seguinte somente poderão ser inscritos em Restos a Pagar valores pendentes de liquidação e pagamento de despesas incorridas no exercı́cio anterior, ou no caso de obras e materiais de consumo e permanente quando iniciadas em exercı́cios anteriores e pendentes de entrega, desde que vigente o prazo estabelecido para o cumprimento da obrigação assumida pelo credor, em respeito ao princı́pio da anualidade do orçamento e da legislação vigente. (§ 4º do art.68 Decreto 93872/1986)

Parágrafo único - Não serão inscritos em restos a pagar os valores referentes à diárias, suprimento de fundos e ajuda de custo.

VI - DO RECONHECIMENTO DE DÍVIDA E DESPESA DO EXERCÍCIO SEM SUPORTE ORÇAMENTÁRIO

Art. 12 O registro contábil do reconhecimento do passivo com atributo permanente em documento hábil (DH) no SIAFI de acordo com a Nota Técnica nº… antecede à formalização de processo administrativo nos termos do §4º do art. 13.

Parágrafo único: Para $ins de atendimento ao disposto no caput deste artigo, as unidades encaminharão o documento $iscal originário devidamente atestado via memorando eletrônico (ME) para a Coordenação de Contabilidade da unidade responsável pelo registro do DH. Art. 13 Os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercı́cio correspondente poderão ser pagos à conta de dotação destinada a atender despesas de exercı́cios anteriores, respeitada a categoria econômica própria, e que tratem de despesas obrigatórias em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do credor após o encerramento do exercı́cio a que correspondeu à obrigação e desde que devidamente fundamentada em processo administrativo nos termos do § 4º deste artigo, sujeitando-se o agente público causador à apuração de responsabilidade.

§ 1º Por ser vedada a realização de despesa sem prévio empenho, conforme preceitua o artigo 60 da Lei nº 4.320/64, a sua ocorrência ensejará a instrução de processo administrativo nos termos do § 4º deste artigo.

§ 2º Sem prejuı́zo do disposto no § 3º do art. 14, excetuam-se do disposto no § 1º deste artigo, as despesas inerentes aos acréscimos legais decorrentes de pagamentos de obrigações realizados após seu vencimento (no exercı́cio corrente), obrigando-se contudo ao Ordenador de Despesa, conforme disposto no § 2º do art. 9º, a emissão de despacho com a devida justi$icativa e decisão de adoção ou não de medidas cabı́veis para a situação ocorrida.

§ 3º O processo administrativo aludido no caput deste artigo será instruı́do pela Coordenação Administrativa ou equivalente, em conformidade ao disposto no § 4º deste artigo e será encaminhado para:

(9)

a) A* Coordenação Contábil, Financeira e Orçamentária - CCFO, no caso das unidades gestoras executoras;

b) A* CCFO do campus principal, no caso das unidades não executoras vinculadas àquele campus;

c) A* PROAD/DCOF no caso das demais unidades não executoras vinculadas à Reitoria.

§ 4º O processo administrativos conterá as seguintes informações e documentos de acordo com o disposto na legislação, no MCASP, nas NBCASP e na Macrofunção SIAFI 021140:

a) Cópia da Nota de Lançamento de Sistema (NS) do registro contábil do passivo com atributo permanente conforme disposto no art.12.

b) Nota Técnica de acordo com o Anexo III com a narrativa circunstanciada dos fatos que deram causa ao reconhecimento da dı́vida e o indicativo dos motivos que ocasionaram a execução da despesa sem a devida cobertura contratual, processo licitatório ou prévio empenho no ano anterior, importância a pagar, dados do credor (Nome Completo ou Razão Social, CNPJ ou CPF, Dados Bancários), data do vencimento do compromisso, e declaração da boa e regular prestação dos serviços ou fornecimento dos materiais/serviços assinada pelo servidor responsável em conjunto com o Ordenador de Despesa da Unidade em que efetivamente ocorreu a despesa.

c) Documentos originários da situação (Nota Fiscal, Fatura, Recibo, Contrato, etc.);

d) Termo de Reconhecimento da Dı́vida do Ordenador de Despesas nos termos do Anexo II; e) Nota de Dotação Orçamentária com a indicação do elemento da despesa 92 – Despesas de Exercı́cios Anteriores e, quando for o caso, quando se tratar de reconhecimento de dı́vida do exercı́cio corrente, no elemento que corresponder a despesa.

f) Solicitação de Registro de Empenho preenchida e assinada pelo solicitante e Ordenador de Despesas da Unidade;

g) Parecer Jurı́dico da Procuradoria Federal, ou, se for o caso de dispensa de consulta jurı́dica, Declaração do Ordenador de Despesa da Unidade - conforme Anexo IV - de que a situação se amolda ao Parecer Referencial, que deverá estar juntado aos autos.

VII - DO PAGAMENTO

Art. 14 Os pagamentos deverão seguir a ordem cronológica de exigibilidade conforme artigo 5º da Lei 8.666/93 e IN/MPOG Nº 02/2016.

§ 1º Para os casos excepcionais, o não atendimento da ordem cronológica de exigibilidade nos termos do caput somente será admitido quando presentes relevantes razões de interesse público e mediante prévio despacho do ordenador de despesa da unidade, devidamente publicado no sı́tio eletrônico do IFPR.

(10)

§ 2º Os procedimentos técnicos operacionais para atendimento deste artigo obedecerá ao disposto na Nota Técnica nº 000/2017.

§ 3º - Deverá ser observado as obrigações com prazos exigı́veis para que não possam gerar encargos moratórios e multas à Administração.

§ 4º - Não serão retidos pagamentos em decorrência da não regularidade $iscal e trabalhista do credor, de acordo com entendimento do acórdão nº 964/2012 do Tribunal de Contas da União - TCU, no entanto, sujeitando-se a unidade responsável pelo pagamento ao encaminhamento da informação ao Gestor/Fiscal do Contrato para tomada de providências cabı́veis em conformidade ao § 4º do art. 3º da IN 02/2010 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

§ 5º Para $ins do disposto no § anterior, a unidade responsável pelo pagamento encaminhará via e-mail - conforme modelo do Anexo V - noti$icação ao gestor/$iscal (com cópia à área responsável por contratos da unidade), devendo uma via digital ser anexada ao documento SIPAC de liquidação.

§ 6º Para $ins de retenções tributárias e o correto enquadramento do regime tributário do Simples Nacional do contratado, uma nova veri$icação se dará no momento da emissão da ordem bancária de forma suplementar ao ato de liquidação no SIAFI.

VIII - DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 15 As solicitações para empenho, liquidação e pagamento que não estiverem de acordo com as normas e procedimentos previstos nesta IIP, serão devolvidas à origem para que sejam sanadas as irregularidades.

Art. 16 Os documentos digitalizados devem corresponder à cópia $iel do documento original. A veracidade das informações e dos documentos digitalizados enviados para empenho, liquidação e pagamento por meio do SIPAC é de inteira responsabilidade do Ordenador de Despesas da Unidade Solicitante.

Art. 17 Os casos omissos ou inicialmente não abrangidos por esta IIP referente aos procedimentos a serem adotados para o empenho, a liquidação e pagamento, serão dirimidos junto a Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças – DCOF.

Art. 18 Esta Instrução Interna de procedimento entra em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim Interno do IFPR.

Art. 19 Revoga-se a IIP 011/2012 de 27 de agosto de 2012. CELSO LUIZ BUIAR

Pró-Reitor de Administração Instituto Federal do Paraná

(11)

ANEXO I

DESPACHO DE AUTORIZAÇÃO DE PAGAMENTO

1. Vistos;

2. De$iro o pagamento da Nota Fiscal/ Fatura 0000 , cujo montante perfaz o valor de R$ 0.000,00 , ao credor Empresa Tal LTDA, inscrita sob o CNPJ 00.00.000/0000-00 , em conformidade com os estágios da despesa previstos na Lei 4.320/64 e o cronograma de desembolso $inanceiro da instituição;

3. Indico para liquidação da despesa o empenho registrado sob o nº 2017NE000000 , e processo 23411.000000/2017-00.

4. Encaminhe-se à (unidade responsável pela liquidação/pagamento) para os trâmites orçamentários e $inanceiros.

(12)

ANEXO II

TERMO DE RECONHECIMENTO DE DÍVIDA (Macrofunção SIAFI 02.11.40)

Em conformidade com o art. 100 da Lei nº 4.320 de 17 de março de 1964, reconheço a dı́vida no valor de R$ ……….. (valor por extenso), junto ao credor………..( nome completo ou razão social), CNPJ/CPF nº ………., situado à ………. (domicı́lio do credor completo) pela aquisição ………. (especi$icar a aquisição de serviços/materiais/bens que motivaram o reconhecimento da dı́vida).

Informo que o passivo foi reconhecido sem o correspondente crédito orçamentário devido……….. (justi$icativa dos motivos pela ausência de cobertura orçamentária/empenho).

Memória de cálculo de estimativa do valor contábil do passivo (se for o caso); ………..

Local, ……...de ……….de ………...

……… ORDENADOR DE DESPESAS DA UNIDADE

(13)

ANEXO III

NOTA TÉCNICA PARA RECONHECIMENTO DE DÍVIDA

Assunto: Reconhecimento de Dívida – (título descritivo do objeto do reconhecimento) Proc: (nº do processo administrativo) Unidade: (Campus…..)

Curitiba, 24 de maio de 2017.

1. Do Objeto

Constitui objeto da presente Nota Técnica o reconhecimento de dı́vida junto a (Nome do credor/ CNPJ/MF), no valor de R$ ………. (valor por extenso) referente a (citar em detalhes o objeto) .

2. Dos fatos e motivos

Os débitos junto ao (nome credor) originaram-se em razão de (descrever a justi$icativa).

Ressalte-se ainda que, ………. (se for o caso, faça o complemento com outras considerações).

3. Da identificação do credor e do valor devido

A dı́vida ora reconhecida se faz em favor de (Nome credor/CNPJ/MF), devendo ser creditado o valor devido a conta do credor conforme procedimentos da IIP 11 da Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças, decreto 93.872/86, Lei 4.320/64, e Macrofunção SIAFI - 02.11.40.

O valor devido e que se reconhece soma a quantia de R$ ………... (Valor por extenso).

(14)

Conforme se evidencia nos autos, as notas encontram-se atestadas, pressupondo a esta administração que o serviço foi executado e/ou o bem foi entregue, logo não há óbice em reconhecer a dı́vida e efetuar o pagamento ao credor identi$icado.

_______________________________ Servidor responsável (nome) (SIAPE) __________________________________ xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Pró-reitor ou Diretor Geral

SIAPE 0000000

(15)

ANEXO IV DECLARAÇÃO

RECONHECIMENTO DE DÍVIDA DISPENSA DE PARECER JURÍDICO

Eu, fulano de tal, Ordenador de Despesa da Unidade xxxxxxxxxx, declaro para os devidos $ins que o Reconhecimento de Dı́vida conforme instrução dos autos do processo nº 23411.00000/2000-00 não se sujeita à oitiva jurı́dica junto a Procuradoria Federal/IFPR em razão de existência de Parecer Jurı́dico Referencial nº 000/2000, juntado às $ls.xx a xx, o qual se amolda à situação ora apresentada.

ORDENADOR DE DESPESAS DA UNIDADE MATRÍCULA SIAPE

(16)

ANEXO V

COMUNICAÇÃO AO GESTOR/FISCAL - IRREGULARIDADE FISCAL DO CONTRATADO POR OCASIÃO DO PAGAMENTO

Nos termos do § 4º do art. 3º da IN 02/2010 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), nesta data de ... /.... / ... informamos para as devidas providências legais que, embora apresentando irregularidade $iscal por falta da certidão (...) efetuamos o pagamento da Nota Fiscal n° (...) da empresa (...) contrato nº (...) Nota de Empenho: (...).

(17)

ANEXO VI

MODELO PORTARIA DE DESIGNAÇÃO DE COMISSÃO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS E BENS ACIMA DE R$ 80.000,00

(ar.15 § 8º c/c art. 23 Inciso II , alínea “a” da Lei nº 8666 de 21 de junho de 1993) PORTARIA N° 000 PROREITORIA (OU DIREÇA=O GERAL CAMPUS..) de 00 mmm de AAAA

O Pró Reitor (ou Diretor Geral do Campus), no uso da competência que lhe confere a Portaria nº 000, de 00 de MMMM de AAAA , publicada no D.O.U de 00 de MMMMM de AAAA, seção 00, página 00, resolve:

Considerando o disposto no art. 15, § 8º c/c art. 23, Inciso II, alı́nea “a” e, ainda, o art. 73, todos da Lei 8666, de 21 de junho de 1993;

Considerando o memorando nº 000/AAAA do Gabinete da Pró Reitoria de …. (Ou da Diretoria Geral do Campus…..)

RESOLVE:

Art. 1º Designar os servidores abaixo identi$icados, sob a presidência do primeiro, para constituı́rem comissão (permanente) de recebimento de materiais e bens móveis1 permanentes de valor superior a R$ 80.000,00;

Art. 2º O exercı́cio das funções de Presidente e integrantes da Comissão de Recebimento, será considerado serviço público relevante e não será remunerado.

Art. 3º As decisões que ultrapassarem a competência desta comissão, deverão ser encaminhadas por escrito, à Pró Reitoria (ou Diretoria Geral do Campus….) para adoção de medidas julgadas pertinentes;

Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Dirigente (Pró Reitoria ou Direção Geral) Instituto Federal do Paraná

Referências

Documentos relacionados

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

The company is responsible for training and raising the awareness of its employees from stores and warehouses about the concept of reverse logistics, about the entire associated

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne