• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DA SERQUIP TRATAMENTO DE RESÍDUOS MG LTDA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DA SERQUIP TRATAMENTO DE RESÍDUOS MG LTDA."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE VISTORIA N.º 01/2009 RT DATA:

10/08/2009

FL.: 1/7

ASSUNTO: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DA SERQUIP TRATAMENTO DE RESÍDUOS MG LTDA.

I - INTRODUÇÃO

Na reunião da Unidade Regional Colegiada do Norte de Minas (URC Norte) realizada no dia 21/07/2009 em Montes Claros/MG foi solicitada vista do Processo Administrativo para exame da Licença de Operação da SERQUIP Tratamento de Resíduos MG Ltda. (PA n° 14563/2007/002/2009). A solicitação de vista foi devido à necessidade de se avaliar in loco a estrutura do empreendimento e de avaliar detalhadamente o processo de licenciamento em decorrência do efetivo potencial da degradação ambiental provocada pela atividade de incineração.

II - OBJETIVO

Avaliar o processo de licenciamento (LO) da SERQUIP e suas condicionantes, com visita ao empreendimento.

III - DESCRITIVO

O pedido de vista foi solicitado na reunião do dia 21/07/2009 pelos conselheiros Mônica M. Ladeia (SEDRU), Ney Barbalho (IBAMA), Edson Ferreira (SEDVAN), Aramis Mameluque (Prefeitura Municipal de M. Claros), José Avelino Pereira (FAEMG), e Cap. Paulo Veloso (Polícia Militar de M. Gerais).

Foi realizada uma reunião no dia 03/08/2009 com a presença da conselheira Mônica Ladeia e dos técnicos Cláudia Beatriz O. Araújo, Eduardo Wagner Silva Pena e Fabiano de Souza Rocha da SUPRAN NM.

A visita ao empreendimento foi realizada no dia 05/08/2008, no período de 8:30 as 11:00, pela conselheira Mônica Ladeia, Ten. Thiago (Polícia Militar de M. Gerais) e pelo biólogo da SUPRAN NM Eduardo Wagner, acompanhados pelo Sr. Gilson Almeida e Sr. Francesco Scarfone, da SERQUIP e pelo eng. Osvaldo Campillo da INCOL, fabricante do incinerador. Todas as unidades do empreendimento foram visitadas, em especial o sistema de incineração e o depósito de resíduos. Confirmamos que a capacidade do incinerador é de 0,4 ton/h (O catálogo técnico do equipamento anexo).

Em geral o empreendimento apresenta boas medidas mitigadoras dos impactos ambientais. Algumas questões que precisam ser melhoradas na unidade:

- O piso de armazenamento de resíduos apresenta pequenas fissuras que comprometem a estanqueidade (Foto 1).

(2)

- Como os resíduos são armazenados em uma área aberta, recomendamos que estes resíduos sejam incinerados o mais rápido possível. Os resíduos de saúde devem ser incinerados num prazo máximo de 8 horas, devido ao risco de contaminação.

- Não localizamos os poços de monitoramento de água subterrânea.

Sugerimos novas condicionantes e alteração de outras condicionantes para o processo: - Alterar prazo da condicionante nº. 2 para 150 diascontados a partir da Revalidação da LO. - Alterar prazo da condicionante nº. 3 para 60 diascontados a partir da Revalidação da LO. - Alterar condicionante nº. 4 e alterar prazo: “Iniciar imediatamente a implantação do PAE, etc.”. Prazo: Finalizar a implantação em 90 diascontados a partir da Revalidação da LO. - Alterar condicionante nº. 7: Como o empreendimento não terá disposição de efluentes no rio Vieiras, retirar este local de amostragem do Programa de Monitoramento. Retirar também, no anexo II, item 1, o automonitoramento de águas superficiais (Rio Vieiras).

- Condicionante nº. 8: Enviar as coordenadas dos poços de monitoramento de águas subterrâneas e dos locais a ser amostrados do solo, montante e jusante do empreendimento. Prazo: 180 dias contados a partir da Revalidação da LO.

- Condicionante nº. 9: Implantar o Plano de Treinamento para todos os operadores do sistema de tratamento térmico, conforme determinação da Resolução CONAMA nº. 316/2002, com encaminhamento de uma cópia do plano implantado para SUPRAM NM. Considerar periodicidade de 12 meses para treinamento dos operadores. Prazo: 90 dias contados a partir da Revalidação da LO.

- Condicionante nº. 10: Implantar Plano de Inspeção e Manutenção do Sistema de Tratamento Térmico, conforme determinação da Resolução CONAMA nº. 316/2002, com encaminhamento de uma cópia deste Plano para SUPRAM NM. Considerar periodicidade de 12 meses para inspeção e manutenção do sistema de tratamento térmico. Prazo: 90 dias contados a partir da Revalidação da LO.

- Condicionante nº. 11: Apresentar trimestralmente os resultados diários dos registros do incinerador, inclusive os valores máximo e mínimo da temperatura das duas câmaras, concentração de oxigênio (O2) e monóxido de carbono (CO). Prazo: 90 dias contados a partir da Revalidação da LO.

(3)

RELATÓRIO DE VISTORIA N.º: 001/2009 RT DATA:

10/08/2009

FL.: 3/7

ASSUNTO: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DA SERQUIP TRATAMENTO DE RESÍDUOS MG LTDA.

- Condicionante nº. 12: Os resíduos altamente inflamáveis (Solventes, metanol, etanol, etc.) devem ser queimados imediatamente, caso seja incinerado, já que estes são armazenados próximo ao incinerador. Prazo: Durante o prazo de validade da LO.

- Condicionante nº. 13: Os resíduos de saúde devem ser incinerados num prazo máximo de 8 h. Prazo: Durante a LO.

- Condicionante nº. 14: Consertar todas as fissuras do piso para garantir a estanqueidade. Prazo: 180 dias.

(4)

ANEXO – FOTOGRAFIAS

Foto 1 - Piso da área de acondicionamento e armazenamento de resíduos

(5)

RELATÓRIO DE VISTORIA N.º: 001/2009 RT DATA:

10/08/2009

FL.: 5/7

ASSUNTO: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DA SERQUIP TRATAMENTO DE RESÍDUOS MG LTDA.

Foto 3 – Sistema de Incineração

(6)

Foto 5 – Depósito de cinzas

(7)

RELATÓRIO DE VISTORIA N.º: 001/2009 RT DATA:

10/08/2009

FL.: 7/7

ASSUNTO: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DA SERQUIP TRATAMENTO DE RESÍDUOS MG LTDA.

Referências

Documentos relacionados

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Introduzido no cenário acadêmico com maior ênfase por Campos (1990), o termo accountability é de conceituação complexa (AKUTSU e PINHO, 2001; ROCHA, 2009) sendo

Na cidade de Évora, localizam-se dois conventos: o Convento de Nossa Senhora dos Remédios (1606), e o Convento de São José da Esperança (1681), também conhecido por Convento Novo,

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão