• Nenhum resultado encontrado

VALPARAÍSO. Índice 1. Aspectos Históricos Aspectos Físicos e Humanos Aspectos Sócio-Econômicos Equipamentos Urbanos...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VALPARAÍSO. Índice 1. Aspectos Históricos Aspectos Físicos e Humanos Aspectos Sócio-Econômicos Equipamentos Urbanos..."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Índice

1. Aspectos Históricos ... 2

2. Aspectos Físicos e Humanos ... 2

3. Aspectos Sócio-Econômicos ... 7

(2)

1. Aspectos Históricos

Este bairro foi criado pela Lei nº. 717, de 28 de abril de 1956, que divide o Perímetro Urbano da Cidade em “Zona Central e Bairros”, na administração do Prefeito Frederico Guilherme Busch Junior. O nome se deve ao loteamento Conjunto Valparaíso, uma homenagem à cidade chilena de Valparaíso.

Antônio Zendron havia comprado o lote de João Gebin, em 1920, onde no local havia uma plantação de abacaxi na vertente da direita e mandioca na vertente esquerda do ribeirão. Com o desmembramento, o caminho da roça se tornou a rua Antônio Zendron, que recebeu a denominação oficial em 28 de agosto de 1952. O bairro é ainda mais conhecido por Zendron do que por Valparaíso. As leis que ampliaram o perímetro urbano deram consistência e desmembramento do bairro Garcia.

A rua Hermann Huscher constava no mapa da Colônia Blumenau em 1864 e fazia ligação dos lotes da margem esquerda do ribeirão Garcia. A rua recebeu sua denominação oficial em 28 de agosto de 1952. Na administração Dalto dos Reis, a rua foi alargada e a calçada foi coberta com paralelepípedos.

O bairro possui a Sociedade Recreativa e Desportiva Centenário, fundada em 8 de janeiro de 1950. Após três anos, adquiriu-se a área onde foi edificada a sede. O bairro possui ainda duas escolas: Escola Estadual Izolete Müller e a Escola Básica Municipal Júlia Stralzhowska.

No início dos anos 1980, foi aberta uma nova rua ao final da rua Antônio Zendron, permitindo o acesso para o bairro da Velha, mais precisamente ligando a rua Bruno Rüdger. Essa rua é uma alternativa (principalmente em períodos de cheias onde o bairro Garcia fica isolado do Centro), como acesso ao bairro da Velha e outros bairros contíguos, evitando assim o isolamento dos moradores da região sul da cidade de Blumenau. Esta rua é popularmente conhecida como Transviana. O CEI Dário João Vieira foi uma das grandes conquistas da comunidade, pois há vários anos a comunidade lutava por uma creche no bairro. Com o advento da tragédia de novembro de 2008, o CEI teve que ser transferido para um local que ofereça maior segurança em relação a acidentes geológicos, tendo como novo endereço a rua Independência, 136.

A Escola Básica Municipal Júlia Stralzhowska teve também suas instalações atingidas nesta tragédia, e por recomendação da Defesa Civil não poderá voltar a funcionar nesse endereço, portanto ela está funcionando nas dependências da EEB Com. Arno Zadrozny, localizada na rua Carl Heinz Buechler, 171, bairro Garcia. 2. Aspectos Físicos E Humanos

2.1. Localização

Bairro localizado na Região Sul do município de Blumenau, sendo mais conhecido como Zendron. Limita ao Norte com o bairro Vila Formosa; ao Sul, o bairro Progresso; a Leste, ribeirão Garcia e a Oeste, com Área Rural Sul de Blumenau. O bairro Valparaíso abrange o estreito vale do córrego Gebien, entre dois elevados morros e a margem esquerda do Ribeirão Garcia. Apresenta uma cobertura vegetal composta de floresta densa e em relevo acidentado, enquanto a Leste, às margens do ribeirão Garcia, o terreno é plano e com vegetação esparsa.

(3)

Vista parcial do Bairro Valparaíso nas proximidades da Escola Básica Municipal Profª. Julia Stzalkowska.

Vista do Bairro Valparaíso com a Rua Antônio Zendron

O bairro, com área urbana de 1,42 km², tem como principais vias a rua Hermann Huscher e a rua Antônio Zendron, onde se encontram a maioria dos

estabelecimentos de comércio e prestação de serviços, enquanto que na Rua Emilio Tallmann, em área mais plana, predomina a ocupação residencial como nas ruas transversais, cujo relevo é na maioria em declive.

2.2. Limites

Inicia no ponto de confluência da propriedade de Paulo Milverstedt e o ribeirão Garcia; sobe a montante deste ribeirão até os fundos da rua Treze Tílias;

acompanha ela em direção oeste, até a rua Emilio Tallmann; continua por esta uns 150m para logo subir pela propriedade de Ivo Rocha, onde alcançará a linha do perímetro urbano; acompanha-a em direção noroeste e depois norte, encontrando um ribeirão, nos fundos da rua Willy Bauler; desce por este ribeirão para prosseguir pela rua Willy Bauler e em seguida atravessar a rua Hermann Huscher, indo ao encontro da propriedade de Paulo Milverstedt e posteriormente o ribeirão Garcia, seu ponto inicial.

(4)

O bairro Valparaíso está localizado na margem esquerda do ribeirão Garcia, onde possui duas ruas estruturadoras: a rua Hermann Huscher e a rua Antônio Zendron. É ao longo dessas duas vias que se desenvolvem a maior parte dos usos não residenciais, sendo que no restante do bairro predomina o uso residencial

unifamiliar, em função principalmente da alta declividade ali existente. Aparecem também algumas ocupações irregulares que avançam inclusive para fora do perímetro urbano.

Superfície

Com a aprovação da Lei Complementar nº. 83 de 8 de junho de 1995, que fixou o novo perímetro urbano da cidade de Blumenau, o bairro Valparaíso teve sua área reduzida, passando de 2,6 para 1,7km². A Lei Complementar nº. 489 de 25 de novembro de 2004, que fixou o novo perímetro urbano do município de Blumenau -Sede e do Distrito de Vila Itoupava e estabeleceu a nova divisão de bairros, o bairro Valparaíso reduziu ainda mais sua área, passando de 1,7km² para 1,42km².

Vegetação

A floresta se apresenta com uma cobertura alta e densamente fechada. A hidrografia é representada pelo ribeirão Garcia e pelo córrego Gebien. Relevo

Vale estreito formado pelo córrego Gebien, entre dois morros altos, atingindo o Morro dos Porcos a altitude de 485m, já localizado na área rural de Blumenau, apresentando declividades bastante acentuadas. A Leste o terreno é menos acidentado.

Geologia

Os estudos geológicos realizados após tragédia e que compreenderam a região das ruas Antônio Zendron e transversais, a partir da rua Valéria Hostin; da rua

Independência e transversais, após a rua Guanabara e rua Paulo Eberhardt e Transversais, a partir da rua União da Vitória, concluíram que elas estão

caracterizadas por ser de Muito Alto Risco Geológico e que são áreas submetidas aos acidentes geológicos e sujeitas a novos eventos, mostrando indícios de instabilidade e apresentando alta declividade.

Enchente

Das 88 ruas existentes, 17 já foram atingidas. População

5.218 habitantes em 1980 e 5.704 em 2010, Residências

1.169 residências em 1980 e 1.912 em 2010. 2.4. Ruas/Avenidas/Alamedas

O bairro possui 88 ruas. Sendo consideradas como principais as ruas Hermann Huscher, hoje classificada, hierarquicamente, segundo o Código do Sistema de Circulação do Município de Blumenau (aprovado pela Lei Complementar nº 748, de 23 de março de 2010), como Vias Arterial.

Vias arteriais são aquelas caracterizadas por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

A rua Antônio Zendron e Centenário estão classificadas como Vias Coletoras, que é aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar

(5)

ou sair das vias de trânsito rápido ou arterial, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

A rua Hermann Huscher e Antônio Zendron foram criadas através da Lei nº 372 de 28 de agosto de 1952, e a rua Centenário pela Lei nº 1.047 de 21 de outubro de 1961.

Relação de ruas do bairro

Nome Rua Localização

1 R 17 de Janeiro Rua Otílio Zancanella

2 R

7 de Novembro

Rua Otilio Zancanella, 30 metros

3 R Adolfo Kolping Rua Espírito Santo, 88 (lado) 4 R Adriano Schaefer Rua Centenário, 240

5 R Agronômica Rua Independência, 136

6 R Alfredo de Oliveira Rua Vicente Schaeffer 7 R Altamira (nº 180 Em Diante) Rua Emilio Tallmann, 301 8 R Alwin Luiz Haensch Rua Emílio Tallmann, 205

9 R Anchieta Rua Antônio Zendron, 99

10 R Antônio Hank Rua Antônio Zendron, 1341

11 R Antônio Lopes Rua Antônio Zendron, 2108

12 R Antônio Zendron A Partir Da Hermann Huscher

13 R Araca Rua Jeronyma de Borba

14 R Augusto Butzke Junior Rua Antônio Zendron, 1653 15 R Augusto Fagundes Rua Nicolau Werner, 44 (lado)

16 R Aurea de Lima Rua Eduardo Day, 280

17 R

Azeny da Cunha

Rua Independência, 381 (frente)

18 R Bento Reginaldo Leite Rua Antônio Zendron, 897 19 R Blandina Machado Compiani Rua Antônio Zendron, 2184 20 R Capitão Corrêa De Lyra Rua Adriano Schaefer, 286 21 R Capitão José Dias do Nascimento Rua Cap. Correia de Lyra, 82 22 R Carlos Zendron Rua Antônio Zendron, 1192 23 R

Cedro Alto

Rua Nicolau Werner, 163 (frente)

24 R Centenário Rua Independência, 59

25 R Cidade de Gramado Rua Raulino Naumann 26 R Da Independência Rua Anchieta, 156

27 R Daniel V. Schramm Rua Independência, 48 (lado) 28 R Dario João Vieira Rua Antônio Zendron, 1287

29 R Eduardo Day Rua Oscar Burger, 601 metros

30 R Emílio Tallmann (Direito) Até a Rua Marabá (nº. 395) 31 R Emílio Tallmann, 487 (Esquerdo) Rua Osasco

32 R Ernesto Steinbach Rua Antônio Zendron, 229

33 R Espírito Santo Rua Independência, 40

34 R Francelina Dias R. Antônio Zendron, 1449 35 R Francisco Stiehler Rua Guanabara, 336

36 R Guaianazes Rua Antônio Zendron, 274

37 R Guanabara Rua Independência, 401

38 R Hans Sattler Rua Antônio Zendron, 2108

39 R Heinrich Gebien Rua Antônio Zendron, 2048 40 R

Hermann Buerger

Rua Paulo Ebenhardt, 455 (frente)

41 R Hermann Hass Rua Antônio Zendron, 1501

(6)

2.400)

43 R Inominada Rua Antônio Zendron, 1660

44 R Inonimada Rua Antônio Zendron, 1360

45 R Inominada Rua Antônio Zendron, 780

46 R Inominada Rua Raulino Naumann, 121

47 R Inominada Rua João Da Silva, 48

48 R

Inominada

Rua Otílio Zancanella (Desm. 3070)

49 R

Inominada

Rua Otílio Zancanella (Desm. 3070)

50 R

Izidoro Cunha

Rua Paulo Eberhard, 344 (frente)

51 R Jeronyma De Borba Rua Antônio Zendron, 926

52 R João Da Silva Rua Antônio Zendron, 1088

53 R João Vinotti Rua Centenário, 53 (lado)

54 R José Do Patrocínio Rua Luiz Delfino, 84 55 R José Gonçalves Da Luz Rua Emílio Tallmann, 303

53 R José Hostert Rua Rondonópolis (25 metros)

57 R Josephina Zendron Rua Thimoteo Zendron 58 R Júlia Lobe Zendron Rua Luiz Delfino, 170

59 R Leo Deschamps Rua Antônio Zendron, 190

60 R

Luigi Sacani

Rua Adriano Schaefer, 291 (lado)

61 R Luiz Delfino Rua Hermann Huscher

62 R Machado De Assis Rua Luiz Delfino, 117 63 R Manoel Claudino Da Costa Rua Guanabara, 75

64 R Manoel Salvador Rua Palmares, 156

65 R Marques De Abrantes Rua Antônio Zendron, 801 66 R

Nicolau Werner

Rua Agronômica, 127 (Lot. 318)

67 R Oiapoque Rua Hermann Huscher

68 R Osasco Rua Emílio Tallmann, 86

69 R Oscar Burger Rua Hans Sattler

70 R Oscar Kluger Rua Ernesto Steinbach, 109

71 R Otílio Zancanella Rua Antônio Zendron, 1.979

72 R Palmares Rua Centenário, 436

73 R Paraguassu Rua Antônio Zendron, 215

74 R Paulo Eberhard Rua Hermann Huscher, 2384

75 R Purus Rua Hermann Huscher, 2990

76 R Raulino Naumann Rua Antônio Zendron, 668

77 R Rondonópolis Rua Independência, 107

78 R Roraima Rua Antônio Zendron, 220

79 R Samuel Hofschneider Rua Antônio Zendron, 2126 80 R Saturnino Travasso Rua Rondonópolis, 63 81 R Theodora Gebien Rua Antônio Zendron, 2071 82 R Thimoteo Zendron Rua Oscar Kluger, (final) 83 R Treze Tílias (Esquerdo) Rua Emílio Tallmann, 287 84 R União Da Vitória Rua Paulo Eberhard

85 R Valéria Hostins Rua Antônio Zendron, 1979 86 R Vicente Schaeffer Rua Emilio Tallmann, 280

87 R Vilmar Neves Rua Guanabara, 336 (lado)

(7)

3. Aspectos Sócio-Econômicos 3.1. Caracterização Econômica

O bairro Valparaíso apresenta característica predominantemente residencial, embora esteja ocorrendo mudanças acentuadas para atividades econômicas. Encontra-se situado dentro de um vale relativamente estreito, bastante adensado. Segundo projeções, chegou a atingir 4.018 Hab/km² em 2010.

Constatou-se que a população residente no período de 1980/2010 (tabela I),

cresceu na ordem de 0,3% ao ano. Em 1980 tinha 5.218 habitantes, passando para 5.704 em 2010. Acompanhando o crescimento populacional, o número de

domicílios aumentou em 1,7% ao ano, ou seja, haviam 1.169 domicílios em 1980, atingindo 1.912 em 2010, onde praticamente quase já não existe espaço para crescimento populacional e residencial (no sentido horizontal).

A característica inviabiliza a instalação de indústrias e/ou atividades que requerem terrenos com médias ou grandes áreas disponíveis. Tal fato permitiu, como

alternativa, que ocorresse o desenvolvimento significativo das atividades terciárias. A Tabela I, a seguir, mostra o somatório das atividades econômicas e da população residente no bairro, do ano 1980 e 2010.

3.1.1. Tabela I - Somatório das Atividades Econômicas, População e Residências (período de 1980 a 2010)

Atividades

Ano Indústria Comércios Prest. Serv.

Autônomos População Domicílios

1980 6 6 16 62 5.218 1.169

1991 25 62 57 207 5.503 1.427

2000 26 75 87 140 5.902 1.622

2010 58 99 111 92 5.704 1.912

3.1.2. Atividades Industriais

As atividades industriais, no período 1980/2010 (tabela I), cresceram na ordem de 7,9% ao ano. O bairro possuía 06 estabelecimentos industriais em 1980, atingindo 58 em 2010, sendo importante as atividades do setor de vestuário, alimentos, equipamentos médico-hospitalar, móveis, esquadrias, máquinas têxteis, artigos domésticos, etc., podendo ser citadas as seguintes:

Nome Endereço Atividade

Paneju Ind.Com. Mat. Constr. Ltda Rua Anchieta, 330 Construção Civil Serralheria Bandeirantes Ltda Rua Antônio Zendron, 52 Serralheria Conf. Adenxavier Ltda Rua Independência, 95 Vestuário Ind. Móveis Esquadrias Glória Ltda Rua Palmares, 456 Móveis Eudora Alimentos Ltda Rua Rondonópolis, 85 Alimentícia

3.1.3. Atividades Comerciais

As atividades comerciais, no período 1980/2010 (tabela I), cresceram na ordem de 9,8% ao ano. Este bairro possuía 06 estabelecimentos comerciais em 1980,

atingindo 99 em 2010. Importante são os setores que comercializam alimentos, bebidas, rações, defensivos agrícolas, produtos do setor de vestuário, discos, artigos de vime, etc., podendo ser citados os seguintes:

(8)

Nome Endereço Atividade Mater Constr. Wermeling

Ltda

Rua Anchieta, 04 Mat.Construção Diesel Peças Com. Reprs.

Ltda

Rua Antônio Zendron, 243 Peças para Automóveis Alean Com. Embalagens

Ltda

Rua Antônio Zendron, 549 Atac. Embalagens Mini Mercado Hostin Ltda Rua Antônio Zendron, 985 Alimentos

Posto Hermann Ltda Rua Hermann Huscher, 2.969 Combustíveis

3.1.4. Atividades Prestadores de Serviços

As atividades prestadoras de serviços, no período 1980/2010 (tabela I), cresceram na ordem de 6,7% ao ano. O bairro possuía 16 estabelecimentos prestadores de serviços em 1980, atingindo 111 em 2010. Importante são os setores de

manutenção de maquinas têxteis, latoaria e pintura de automóveis, computação gráfica, limpeza comercial, vigilância, serviços de informática, serviços de negativa de desenho, representação comercial, etc., podendo ser citados os seguintes:

Nome Endereço Atividade

911 Reprs. Manut. Equip. Segurança

Rua Antônio Zendron, 699 Segurança Fidélis Serviço Ajardinamento Ltda Rua Antônio Zendron, 1.449 Jardinagem Multservice Ltda Rua Raulino Neumann, 105 Manutenção

Computadores Koleta Serviços Ltda Rua Raulino Naumann, 261 Limpeza Emobras Engenharia Ltda Rua Cap. Correa De Lyra, 62 Engenharia

3.1.5. Atividades Autônomas

Acompanhando o crescimento das demais atividades econômicas do bairro Valparaíso, no período 1980/2010 (vide Tabela I), as atividades autônomas

cresceram na ordem de 1,3% ao ano, sendo o setor que menos cresceu. No bairro existiam 62 autônomos em 1980, passando para 92 em 2010. As atividades autônomas são exercidas por profissionais liberais de diversas áreas.

Aproximadamente 34% das empresas estão localizadas nas ruas principais deste bairro, predominando a rua Antônio Zendron com 82 empresas (22,8%), Hermann Huscher com 22 empresas (6,1%) e Independência, com 17 empresas (4,7%).

Ruas Empresas %

Antônio Zendron 82 22,8

Hermann Huscher 22 6,1

Da Independência 17 4,7

Total 121 33,6

Total Empresas do Bairro 360 100,0

4. Equipamentos Urbanos 4.1. Órgãos Públicos

Origem Nome Endereço

(9)

4.2. Instituições de Ensino

Atividade Nome Endereço

Municipal Cei Brandina Buerger Rua Paulo Eberhard, 411 Municipal Cei Ignes Demmer Zendron Rua Adolfo Kolping, 117 Municipal Cei Dario João Vieira Rua Independência, 136 Estadual E.E.B. Profa. Izolete E.G. Muller Rua Adriano Schaffer, 77 Particular

Cpsqv Centro Promoção Saúde/Qual. Vida

Rua Hermann Huscher, 2.812

Obra Kolping Estadual S/C Rua João Vinotti, 73 Techno Leader Treinamentos Ltda

Rua da Independência, 381

4.3. Instituições de Saúde E Sociais

Atividade Nome Endereço

PSF Wilson G. Santhiago Rua Antônio Zendron, 1.625 Associação Moradores Vila Iná Rua Paulo Eberhard, 291 Comunidade Kolping Garcia Rua Adolfo Kolping, 117

4.4. Entidades Religiosas

Nome Endereço

Santuário da Família Rua Antônio Zendron, 580 Paulo de Souza – Centro Espírita Rua Guaianazes, 38

Capela São José Rua Antônio Zendron Alto

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Rua Antônio Zendron Alto

Salão da Benção Rua Ernesto Steinbach, 75

Igreja Assembléia de Deus Rua Osasco, S/N

4.5. Telecomunicações

Nome Endereço

Vivo S/A – Estação Rádio Base Rua Manoel Salvador

4.6. Clubes/Associações/Sindicatos

Nome Endereço

Sociedade Recreativa Desportiva Centenário Rua Centenário

Afeblu – Associação Feminina de Blumenau Rua Espírito Santo, 117 Associação de Moradores da Vila Iná Rua Paulo Eberhard, 291

4.7. Abrigos de Defesa Civil

Nome Endereço

S7 – Eeb Izolete Muller Rua Adriano Schaeffer, 77 S11 – Capela São José - Zendron Rua Theodora Gebien, Final S12 – Igreja Assembleia de Deus – Rua

(10)

Referências Bibliográficas

1. Perfil de Bairros de Blumenau 1996. IPPUB. Departamento de Pesquisas e Informações.

2. Cadernos Temáticos de História e Geografia. SEMED – SEPLAN. 2009. “Bairros de Blumenau”.

3. Sistema Viário Básico de Blumenau. SEPLAN. Diretoria de Planejamento Viário. Blumenau 2010.

4. Lei Complementar nº. 748, de 23 de Março de 2010. “Código do Sistema de Circulação do Município de Blumenau”.

5. Processo de Revisão do Plano Diretor de Blumenau 2005/2006. Relatório da Leitura Técnica. SEPLAN.

6. Plano Diretor de Blumenau. Código de Zoneamento 2009.

7. Banco de Dados do Setor de Informações da Gerência Cadastro Imobiliário e Informações. SEPLAN 2010.

8. Secretaria Municipal de Defesa Civil. Relatório dos Abrigos de Defesa Civil por Bairros. Blumenau. 2010.

9. Relatório de Empresas segundo Código CNAE. Secretaria da Fazenda Municipal. Maio de 2010.

Referências

Documentos relacionados

Outros Institutos Públicos e demais Entidades, Serviços e Organismos do Sector Público da Saúde (personalizados ou não) do âmbito territorial da Administração Regional de Saúde

67 do Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, aprovado pela Resolução nº 65/CONSUP/IFRO, de 29/12/2015, e posteriores,

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Do “distante” desse século maior para nossa civilização ocidental que é o Século XVI, Claude Dubois, de um lado, pode dar conta da fragilidade dos historicismos e das

Este livro é, entre as nossas publicações na área da psicologia hospitalar, seguramente, o mais difundido e adotado nas mais diferentes universidades, nos mais diversos cantos

A decisão do Supremo revoluciona o assunto e atua de forma a afastar a inércia legislativa, razão pela qual o presente trabalho tem como objetivo prioritário

EM GERAL LTDA.. EM

Essa regra dizia que a taxa nominal de juros de curto prazo seria função da taxa natural de juros e de mais dois hiatos, um entre a inflação e sua meta e o outro entre o