• Nenhum resultado encontrado

Casar na Igreja ficou mais difícil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Casar na Igreja ficou mais difícil"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Casar na Igreja – porque

ficou mais difícil

Ok é tanta moda nova – inventada por pseudo profissionais do

mercado de casamento – e tantos noivos sem noção, que algum

tipo de regulamento é sim necessário.

Mas, em alguns casos há exageros em outros verdadeiras aberrações por parte dos padres e paróquias. Quem tem razão? Na maior parte das vezes os padres – que tentam preservar o ritual. Mas em outras há controvérsias…

Vejamos :

1 – Obrigação de ir a 12 missas – com visto de presença dado pelo padre! É mole? Pois é uma das exigencies de um padre do interior de Minas que pegou já em Sampa também…

2 – Pagar multa por atraso – esse é um clássico – e agora

exigem cheques caução altos – que depois são devolvidos. E, com isso, os atrasos acontecem menos. Beleza.

(2)

3 – Trilha sonora ao gosto do padre – é isso aí. Nada de

canções hollywoodianas ou de tema de filmes ou novelas. E muito menos as manjadas como “Ässim falou Zaratutstra “ou “Carruagens de Fogo”. Fazer o que? Até os padres cansaram de ouvir – e há de fazer bem procurer trilhas mais criativas.

4 – Nada de arroz na noiva – essa é uma das muitas regras criadas para preservar prédios históricos. O arroz, muitas vezes risca os pisos de madeira das igrejas mais antigas

Esse tipo de proibição procede, uma vez que há relatos de decoradores que usam pregos nos bancos centenários para fixar arranjos ( só para falar de uma barbaridade)…

Segundo os religiosos, cabe a cada diocese ou arquidiocese criar regras para casamentos em suas paróquias. Beleza.

Mas se os chefes das igrejas aderem a essa moda alterarando um pouquinho aqui e outro tanto ali em breve não precisaremos mais nem dos religiosos, nem dos Templos para as cerimônias. Ora, cada ritual tem um siginificado e uma simbologia – ao começar a alterar aqui e ali cria-se uma perda irreversível de valores e da própria essência da religião e do sacramento.

(3)

Pois foi o que percebi perplexa em Aracajú – Sergipe no

Wedding Concept 2017 onde fui dar um workshop.

Em determinado momento os colegas cerimonialistas me relatam que lá a diocese proibe que padrinhos e noivos fiquem no presbitério, a área mais elevada que os leigos chamam de altar. e

Em alguns lugares do Nordeste, os padrinhos, por serem mais numerosos sentam-se nas primeiras fileiras – já perpetrando uma variação já aceita no ritual católico.

(4)

Mas a resolução da diocese de Sergipe me deixou preplexa – mais pela falta de sentido do que pela arbitrariedade.

Segundo relato de colegas o noivos não podem subir ao presbitério para assinar por ser o altar considerado um lugar sagrado. Beleza.

Porem, na hora da foto, aí sim é permitido a noivos e padrinhos ficarem ali para cliques e selfies.

Quer dizer que durante a cerimonia do sacramento o altar deve ser preservado por ser sagrado e finda a própria ele deixa de sê-lo?

Ah entendi! É que hoje, o ritual do sacramento pode até ter ajustes, já as selfies e fotos – essas sim, foram elevadas ao

(5)

patamar de sacras – e podem ser feitas em área sagrada e mais elevada… Então tá.

(6)

Beleza. E por conta disso vemos noivas e noivos desavisados pagando micos e orangotangos pra ninguém botar defeito.

Se não quiser passar vergonha anos depois, ao ver as imagens do seu grande dia, pense duas, três vezes antes de aderir a qualquer idéia maluca ou “diferente” que te apresentem.

(7)

1 precisamos mesmo disso?

2 – vai ficar mais bonito ou só diferente? Alguns exemplos :

Excesso de flores – além de anti ecológico, como a foto acima

mostra, nem sempre enfeita e é caro – muuuuito caro….

Lustres Gigantes – um lustre grande fica majestoso e valoriza

o ambiente. Mas dois ou mais além de ser demais, podem causar um efeito sufocante: notem como está baixo esse da foto…

Placa de Noivos – para que essa placa iluminada com o nome dos

noivos em frente a festa? É redundante e só polui o visual da fachada…

Banheira de bebidas – é até prático se a idéia é usar uma só

(8)

banheiras (e nem todas são bonitas) quando há outros recipientes muito mais próprios para isso.

Selfie com padre – gente como assim?! Então para a

cerimonia, e todo mundo espera os fofos posarem quebrando completamente o clima de emoção?! Hello!!! Não basta a foto clicada pelo profissional contratado? Não sei quem é mais sem noção: se os noivos que concordam em posar ou os Padres…

(9)

Passarela de espelho:custo dispensável.

Passarela de espelho – ok, podem me odiar mas não me conformo

com a fortuna gasta em forrar o piso da nave de espelho para …. para que mesmo? Já vi gente dizendo que é porque o véu desliza… mas também já vi véu enganchar em um canto de espelho

(10)

lascado e fazer a noiva empacar….

E tudo isso porque o espelho ele reflete a imagem da noiva !? Socorro. Noivas, entendam de uma vez por todas: quanto menos elementos existirem perto de vocês (menos flores, espelhos, laços, jóias, daminhas, cachorrinhos, carrinhos entrando na frente) mais vocês serão percebidas!

Usem apenas o vestido e o véu como moldura – porque a sua felicidade e um sorriso não deveriam precisar de mais do que isso para iluminar esse dia.

Como retomar a vida depois do

divórcio

A dor é imensa e a estrutura emocional desmorona. Para sair desta fase difícil, é preciso muita força e racionalidade.

O fim do casamento representa uma mudança radical na forma de conduzir a vida. A administração do dinheiro, reformulação dos objetivos pessoais, criação dos filhos, neste momento tudo ganha um novo formato. É hora de seguir em frente e retomar as rédeas da sua vida. Para ajudar, listamos algumas dicas para

(11)

que você siga adiante e coloque tudo em ordem!

Seja racional. Por mais que esteja magoada e triste, essa é a

hora de recomeçar. Mantenha seu lado emocional tranquilo e evite querer prejudicar o seu parceiro gratuitamente. Queira o que é seu por direito, caso contrário desista. Os fatos acontecem porque tem que acontecer – a expressão tem fundamento, por mais clichê que seja. E veja pelo lado positivo: sua vida é de novo uma tela em branco, para você pintar como desejar.

Troque o nome de cartões, apólices e outros. Se na hora de

casar optou por acrescentar o nome de seu marido, no divórcio tire. Assim evita complicações na justiça. Aos poucos vai se restabelecendo e voltando as boas.

Faça a separação bancária, de investimentos e dívidas. Além da

separação de corpos, também precisa mudar a conta conjunta, os investimentos e especificar as dívidas. Explique para seu gerente de banco e gestor financeiro que está passando por divórcio e que precisa separar tudo certinho – melhor falar tudo de uma vez, do que ficar recebendo contas no nome dele. Reúna todas as dívidas feitas por vocês dois, sente com ele e façam a separação de quem vai pagar o que lhe cabe. Isso serve desde a parcela do apartamento até para a fatura do cartão de crédito.

Reavalie a sua vida financeira. A partir de agora, é com você.

Então crie objetivos e sonhos apenas para si. Esse é um momento difícil, porém não impossível. Tire todas as suas dúvidas e faça um balanço das suas finanças. Entenda onde investir, como fazer esse processo e tenha cartas na manga para possíveis emergências. Em casos de muita dificuldade, consulte com um planejador financeiro independente. O profissional com certeza poderá ajudar e trazer muitas respostas.

(12)

como farão o pagamento de todas as contas deles. Coloquem na

ponta do lápis quanto custa a vida deles – escola, esportes e lazer. Façam a divisão de como os dois podem contribuir. Tentem fazer isso numa conversa simples, mas caso não seja possível procurem ajuda de um advogado.

Controle seus gastos. Algumas mulheres quando estão chateadas

ou magoadas partem para o shopping. Nas compras elas se “refazem” e se sentem melhor. Tudo isso é paliativo. Quanto mais você se enganar, mais atrasada sua vida ficará. Lembre-se que existe vida após o casamento! Fique firme, controle seus gastos e não perca dinheiro. Agora você pode sonhar os seus sonhos e os de mais ninguém: lute para transformá-los em realidade!

Carolina Ruhman Sandler é especialista em educação financeira para mulheres, fundadora do site www.financasfemininas.com.br e autora do l i v r o “ F i n a n ç a s f e m i n i n a s ” – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Benvirá).

(13)

Casamentos com imagens de

Santos e Santas

Sim pois há maneiras e maneiras de incluir nossas imagens e Santos no dia mais importante de vida concorda? Na foto abaixo a imagem está em destaque mas separada respeitosamente dos bem casados que apenas fazem uma moldura .

(14)

Já na foto abaixo Nossa Senhora Aparecida relegada a decoração de bolo não é uma boa idéia. A intenção pode ter sido boa, mas faltou bom senso…

(15)

E o que dizer dessa imagem com spray dourado no rosto praticamente pisando nos doces espalhados na mesa de doces?

(16)

Gente, menos. Quanto mais destacada e simples a Imagem do Santo ou Santa, mais ela vai se destacar – e agradecer acredite. E, porque não dizer, abençoar também…

(17)

Princesa Noriko do Japão:

plebéia por escolha

A princesa Noriko, sobrinha o Imperador Akihito do Japão, sucumbiu a paixão e fez o caminho inverso de Kate Middleton e das Cinderelas modernas: para se casar com Kunimaro Senge, o noivo plebeu, ela teve que renunciar publicamente a qualquer direito ao trono.

(18)

jovem princesa de 26 anos se despediu sob aplausos de mais de 600 serviçais. O noivo tem 41 anos é, filho de um sacerdote shintoísta e é, segundo a jovem apaixonada, um homem tranquilo e sincero. Nas fotos abaixo, ela assina definitivamente a sua renúncia e em cerimônia Shintoísta , radiante no dia de seu casamento iniciando uma nova vida junto ao noivo.

Referências

Documentos relacionados

Se os fornecedores de ITCM usam versões dos codecs de G.711 ou de G.729 que são diferentes daqueles usados nesse exemplo, você deve estaticamente configurar moldes de perfil de QoS

Outros fatores que contribuíram para o avanço tecnológico das máquinas elétricas foram: o desenvolvimento de materiais, como os ímãs de ferrita e os de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

uma redução do saldo contábil desse ativo (“impairment” ou deterioração). Para os ativos registrados pelo custo, a redução no valor recuperável é registrada ao