• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: PELE E GESTAÇÃO: ASPECTOS ATUAIS DOS TRATAMENTOS DERMOCOSMÉTICOS POR GESTANTES.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: PELE E GESTAÇÃO: ASPECTOS ATUAIS DOS TRATAMENTOS DERMOCOSMÉTICOS POR GESTANTES."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: PELE E GESTAÇÃO: ASPECTOS ATUAIS DOS TRATAMENTOS DERMOCOSMÉTICOS POR GESTANTES.

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: FARMÁCIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): RENATA SANTILLO LOPES AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): KATYANA FRANÇA BONINI CAMILO ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): BRUNA SOUZA ALTOE-ADORNO COLABORADOR(ES):

(2)

RESUMO

Na atualidade cuidar do corpo quando grávido não diz respeito apenas ao controle do peso e/ou a preocupação em ter um filho saudável. A gestação é um período no qual o organismo da mulher sofre várias transformações. As mudanças que acontecem no corpo da mulher durante a gestação alteram todos os sistemas do seu organismo, inclusive a sua pele. As manifestações cutâneas durante a gravidez compreendem-se em exacerbação das doenças dermatológicas, aparecimento de dermatoses próprias do período gestacional e dermatoses influenciadas pela gravidez resultantes do aumento da produção de estrógeno e progesterona. Há alterações pigmentares do tecido conjuntivo, surgimento de estrias, alterações dos pelos e unhas e maior probabilidade do surgimento da acne. O uso de formulações dermocosméticas e medicamentos durante a gravidez é frequente e cabe ao obstetra informar à paciente sobre os riscos inerentes a preparação. Embora a via tópica seja uma das mais seguras, algumas substâncias podem ser absorvidas pela pele e podem, até mesmo, alcançar a circulação sistêmica. É extremamente importante para o médico conhecer o que está prescrevendo à gestante, os potenciais riscos ao feto e optar pelo melhor benefício sem proporcionar risco fetal. Este trabalho de revisão tem o objetivo de abordar o tratamento das principais alterações cutâneas que ocorrem na gestação e os principais produtos cosméticos e medicamentos utilizados no tratamento com seus prováveis efeitos adversos, considerar os riscos e benefícios para a mãe e o concepto.

Palavras-chave: pele e gestação; fármacos e cosméticos na gestação; dermatoses na gestação

Key-Word: Skin in pregnancy, drugs and cosmetics in pregnancy; dermatosis of pregnancy.

INTRODUÇÃO

Após a catástrofe da talidomida nos anos entre de 1950 e 1960, onde cerca de 10 mil crianças nascidas nesse período apresentavam focomelia, e diversas alterações congênitas, a utilização de produtos durante a gravidez e seus efeitos sobre o feto passou a ser de grande preocupação pelos profissionais da área da saúde (RASHMI; BHUBANESWAR; UJALA 2006).

(3)

Com a repercussão dessa catástrofe em âmbito internacional, novos alertas sobre a segurança na utilização de novos fármacos e a importância de normas mais rigorosas antes da liberação de medicamentos surgiram, especialmente em relação ao período gravídico.

Em decorrência das modificações fisiológicas presentes nas gestantes utilizam-se diversos dermocosméticos, tais produtos agem nas camadas mais profundas da pele, sendo capas de mudar fisiologicamente algumas ações melhorando o aspecto da mesma. Com isso, é de extrema importância o conhecimento do que se prescrever para a gestante, proporcionando sempre o melhor benefício para a mãe e para o feto.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é compreender as alterações cutâneas que ocorrem na gestação e os principais produtos cosméticos e medicamentos utilizados no tratamento com seus prováveis efeitos adversos, considerar os riscos e benefícios para a mãe e o concepto.

METODOLOGIA

A metodologia aplicada na realização deste estudo foi uma revisão de caráter descritivo, baseada em pesquisa em livros, artigos e sites de pesquisa, como Scielo, Bireme, Lilacs e Medline.

DESENVOLVIMENTO

As alterações fisiológicas são as mais frequentes durante o período gestacional e são consideras por obstetras e dermatologistas como respostas fisiológicas, e não, como doença propriamente dita.

A pele de uma mulher grávida acompanha intensas alterações. Estas manifestações cutâneas durante a gravidez compreendem-se em dermatoses influenciadas pela gravidez resultantes do aumento da produção de estrógeno e progesterona, aparecimento de dermatoses próprias do período gestacional e exacerbação das doenças dermatológicas. As alterações pigmentares do tecido conjuntivo (estrias), vasculares, e dos pelos e unhas fazem parte desse grupo. Alguns autores incluem também a acne (URASAKI, 2010).

(4)

Dentre as alterações pigmentares, que são as mais frequentes, a hiperpigmentação (melasma) e as estrias (figura 1) se manifestam em 90% das gestantes e os microvasos atingem cerca de 40% delas (URASAKI, 2011). Por sua vez, a acne, é a principal causa de consulta dermatológica na população, abrangendo também as gestantes. Estas podem desenvolver o quadro pela primeira vez, como ter o agravamento de uma acne preexistente.

As ocorrências podem ser esteticamente significativas e comprometer a dimensão biológica, psicoemocional e social da gestante.

As estrias são lesões longas, lineares e paralelas, decorrentes da ruptura de fibras de colágeno e elastina surgindo em oposição às linhas de tensão da pele (MANDELBAUM 2001). Apresentam etiologia em discussão, porém, podem estar relacionadas à distensão dos tecidos e à atividade adrenocortical e estrogênica com estresse do tecido conjuntivo (TUNZI e GRAY, 2007). Pode estar associada também com o excesso de peso dos bebês e das mães, sendo mais frequentes em mulheres caucasianas e afetando principalmente as áreas do abdome mamas, braço e dorso (ALVES et al., 2005).

As dermatoses específicas do período gestacional compreende-se, por aquelas doenças exclusivas do período, sendo as mais comuns: Colestase intra- hepática da gravidez (CIH), herpes Gestacional (HG), placas e pápulas urticariformes pruriginosas da gravidez ( PUPPP) e prurigo gestacional (PG) (ALVES et al., 2005).

RESULTADOS PRELIMINARES

Na presença de dermatose da gestação, a paciente deve ser orientada sobre o diagnóstico, evolução e prognóstico materno-fetal, bem como quanto às alterações fisiológicas e ao comportamento de doenças prévias, durante a gravidez (Alves et al., 2005).

Anamnese e exame físico detalhado são importantes para o diagnóstico e tratamento das dermatoses da gravidez. O médico deve conhecer a idade gestacional, paridade, possibilidade de gravidez gemelar, os antecedentes de dermatoses gestacionais, história de doenças prévias à gravidez e uso de medicamentos.

(5)

No desenvolvimento de uma nova droga, geralmente não são realizados testes em mulheres grávidas. Como conseqüência, a segurança no uso da maioria dos medicamentos em gestantes não foi devidamente avaliada.

Em geral, as recomendações sugerem que o uso pode ser realizado desde que o benefício para a gestante justifique os riscos fetais. Devido á tragédia da talidomida foi intensificado os estudos em relação aos fármacos, sua teratogênicidade e os riscos e benefícios para o feto.

Com isso sabe-se que uma grande parte dos fármacos contidos nos medicamentos utilizados por gestantes atravessa a placenta, atinge a corrente sanguínea e o feto, e com isto foi criada uma classificação adotada pela Food and Drug Admnistrations (FDA).

De maneira geral, o Food and Drugs Administration - FDA classifica as drogas em

seis grupos, sendo eles:29

• X: uso contra-indicado na gestação;

• D: evidência positiva de risco para feto humano, mas os benefícios podem superar os riscos;

• C: risco não pode ser excluído, não tendo sido realizados estudos em humanos. O benefício pode superar os riscos;

• B: não há risco para fetos humanos, apesar de possível risco em animais;

• A: estudos controlados não observaram qualquer risco.

• Indeterminada: não foi classificada pelo FDA. Nesse caso, utilizar outras opções.

Teratogenia é definida como disgenesia dos órgãos fetais, evidenciada estrutural ou funcionalmente.

Um estudo no norte da Índia entrevistou 405 mulheres para avaliar a utilização de medicamentos no período gestacional, desse total 152 mulheres encontravam-se na primeira gravidez, a maioria dos fármacos utilizados por elas pertenciam à categoria A, B e D relatadas acima, sendo uma classificação de segurança proposta pelo FDA, já os medicamentos pertencentes as categorias C e

(6)

X compreendem-se 2,90% e 5,71% dos fármacos utilizados durante o terceiro e o primeiro trimestre respectivamente (RASHMI; BHUBANESWAR; UJALA 2006).

REFERÊNCIAS

ALVES GF, VARELLA TCN, NOGUEIRA LSC. Dermatologia e gestação. An Bras Dermatol. 2005;80 (2):179-86.

KROUMPOUZOS G, COHEN LM. Dermatoses of pregnancy. J Am Acad Dermatol. 2001;45:1-19

MANDELBAUM, SH. Dermatologia na gestante. In: Cuce LC. Festa Neto C. Manual de dermatologia.2ª. ed. São Paulo Atheneu; 2001. Cap 31. p. 549-53.

TUNZI M, GRAY M. Common skin conditions during pregnancy. Am Fam Physician. 2007;75:211-8

URASAKI, MBM. Alterações fisiológicas da pele percebidas por gestantes assistidas em serviços públicos de saúde. Acta Paul Enferm. 2010; 23(4): 519-25.

URASAKI, Maristela Belletti Mutt. Alterações fisiológicas da pele percebidas por gestantes assistidas em serviços públicos de saúde. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n4/12.pdf>. Acesso em: 12 maio 2015

Referências

Documentos relacionados

As empresas abrangidas pela presente Norma Coletiva descontarão, mensalmente, de todos os seus empregados associados às categorias profissionais convenentes, a título de Contribuição

As imagens transferidas para o computador podem ser transferidas de volta ao Cartão SD ou à memória interna da câmera. A visualização das imagens no LCD da câmera só será

à sua atuação como lobista junto ao Partido dos Trabalhadores. PABLO KIPERSMIT também não soube informar o porquê dos pagamentos, uma v e z que nunca contratou serviços

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

desenvolvimento, a primeira que ocorre citar é, antes de tudo o mais, que se faça um levantamento rigoroso de como é que a disciplina de EF está apetrechada

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

A mulher e seu acompanhante também recebem orientações sobre o uso de recursos não farmacológicos para o alívio da dor no trabalho de parto (bola suíça, banho quente, compressas