• Nenhum resultado encontrado

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO Coral Cristo é Vida Cantata de Páscoa: O Messias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOMINGO DA RESSURREIÇÃO Coral Cristo é Vida Cantata de Páscoa: O Messias"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I

greja

B

atIsta

F

undamentalIsta

C

rIstoé

V

Ida www.cristoevida.com

Ano XXIII - nº 835 • Fortaleza, 24 deabrilde 2011

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

C

oral

C

risto

é

V

ida

Cantata de Páscoa: O Messias

“Ele não está aqui”

(Mateus 28:6)

Foto atual do Jardim do Túmulo, em Jerusalém

(local histórico do túmulo vazio de Jesus Cristo)

“Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem” 1 Coríntios 15:20

A R

ESSURREIÇÃO DE

C

RISTO

1 - A RESSURREIÇÃO DE CRISTO FOI PREDITA NO ANTIGO TESTAMENTO

“Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem per-mitirás que o teu Santo veja corrupção” (Salmos 16:10).

2 - JESUS É A RESSURREIÇÃO E A VIDA

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11:25).

3 - O TESTEMUNHO DE PEDRO ACERCA DA RESSURREIÇÃO

“A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; ao qual Deus

ressus-citou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela” (Atos 2:23-24).

4 - OS APÓSTOLOS COMO TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

“E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles

(2)

A R

ESSURREIÇÃO DE

C

RISTO

É UM DOS PILARES DA FÉ CRISTÃ

Foi devido à importância doutrinária do assunto, que em toda a extensão do capítulo 15 da Primeira Carta aos Corín-tios, Paulo traz provas irrefutáveis da ressurreição de Cristo e as bases escriturísticas da glorificação dos salvos ao ressoar da última trombeta.

Paulo escreveu a primeira carta aos Coríntios por volta de 59 d.C., no final dos três anos de sua prisão em Éfeso. Esta carta tem conteúdo totalmente doutrinário, e refutou práticas e idéias erradas que estavam sendo ensinadas.

Infelizmente hoje são muitas as seitas que negam a ressur-reição corporal de Cristo, e para sua própria ruína (Romanos 10:9-10), admitem que Jesus Cristo tenha ressuscitado apenas em espírito, são elas: As Testemunhas de Jeová, A Ciência Cristã, A Igreja da Unificação, o Kardecismo (A LBV que diz que Jesus nem sequer ressuscitou).

A DOUTRINA BÍBLICA DA RESSURREIÇÃO

“Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?” (Jó 14:14).

Esta pergunta milenar do patriarca Jó, foi plenamente respondida quando “Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito

as primícias dos que dormem”.

Nas Sagradas Escrituras, a ressurreição dos mortos, tanto a dos salvos, como a dos perdidos, é uma doutrina de suma importância. A ressurreição pode ser definida como o retorno à vida de modo sobrenatural. A Bíblia afirma que os salvos ressuscitarão com um corpo transformado e glorioso (1 Corín-tios 15:35-53), enquanto que os ímpios ressuscitarão com um corpo desprezível e vergonhoso: “E muitos dos que dormem

no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno”. (Daniel 12.2).

Cristo ressuscitou, retornando sobrenaturalmente à vida física:

“E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés e o adoraram”. (Mateus 28:8-9)

A ressurreição de Cristo é a nossa garantia no presente. Quanto a isso, a Bíblia declara: “E, se Cristo não

ressusci-tou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”

(1 Coríntios 15:14). Mas, Ele ressuscitou e: “se apresentou

vivo, com muitas e infalíveis provas” (Atos 1:3). Portanto, a

ressurreição de Cristo é a nossa garantia no futuro: “Se

espe-ramos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:19, 20).

ao rebanhode deus

(3)

-AS PROFECI-AS DA RESSURREIÇÃO

A verdade da ressurreição dos mortos permeou de forma marcante as Escrituras Hebraicas. As três principais estão em Jó, Davi e Daniel.

Jó é considerado contemporâneo dos personagens do livro de Gênesis, numa remota antiguidade. Em seu livro, no capítulo 19 e versículos 25 a 27, o patriarca afirmou que após sua morte, ressurgirá e verá claramente o seu Redentor.

25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim

se levantará sobre a terra.

26 E depois de consumida a minha pele, ainda em minha

carne verei a Deus.

27 Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o

verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim.

Daniel é considerado o principal escritor apocalíptico do Antigo Testamento, refere-se assim esse profeta:

“Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno”

(Daniel 12:2).

O rei Davi, que também era profeta, já antevia, por inspira-ção divina, que o Messias provaria a morte, mas haveria de ressuscitar dentre os mortos:

“Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita”

(Atos 2:34).

A PROFECIA DA RESSURREIÇÃO

PELO PRÓPRIO CRISTO

Em diversas ocasiões, o Senhor Jesus advertiu aos seus discípulos que Ele, haveria de ser entregue aos pecadores, e também morrer, a fim de resgatar a humanidade de seus pecados. Todavia, iria ressuscitar ao terceiro dia:

“Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus dis-cípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e

ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia”. (Mateus 16:21).

O FATO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Assim Lucas registra a ressurreição de Nosso Senhor:

“E, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham pre¬parado. E acharam a pedra do sepulcro removida. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E acon-teceu que, estando elas perplexas a esse res¬peito, eis que pararam junto delas dois varões com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia” (Lucas 24.1-6).

(4)

LEITURA PARA A CONSAGRAÇÃO

A Rica Viúva Pobre

- P

arte

2

Leiamos Marcos 12:41-44.

Vimos, na edição anterior, que Jesus elogiou a fé daquela viúva. Ela deve ter saído do templo radiante, com espe-rança no coração, com coragem para outros dias, por causa do ensino de Jesus. Por isso, várias lições emergem dessa história.

O padrão bíblico para ofertar a Deus se encontra em Malaquias 3:10. O método de

Deus é descrito no plano da proporcionalidade. Ele nos pede que devolvamos a Ele um pequeno percentual do que Ele tem nos dado. Realmente, esse é o único meio justo de medir a dádiva. Às vezes, podemos nos iludir pensando que temos dado muito, apenas porque temos dado mais dinheiro do que outros. Mas, na justiça de Deus, a dádiva deve ser proporcional ao que recebemos.

Temos aqui um outro princípio: Deus mede nossas dádivas, não pelo valor dado, mas pela quantia que nos sobrou após termos dado. E por Sua avaliação a viúva havia dado mais do que todos os outros, pois ela deu sacrificialmente.

Vamos tomar uma ilustração. Suponhamos que um jovem crente, que estava lutando para entrar no mercado de trabalho, conseguiu seu emprego. Ele recebeu o salário de mil reais. Conforme o princípio bíblico do dízimo, ele decidiu devolver ao SENHOR Deus 100 reais. Isto não é uma oferta. É apenas ser honesto. Isto não é ser generoso. O ensino da Bíblia é que 10% de nossas entradas pertencem a Deus.

Mas, se este mesmo jovem, tão grato a Deus, resolvesse ofertar 20 reais, além de seu dízimo, como ele poderia avaliar se seu coração é realmente generoso ou não?

A resposta está em como ele iria utilizar o restante do recebido. Se ele pagasse todas as suas contas e quitasse todas as suas reais despesas, e avaliasse o que é supérfluo, ele, na verdade, poderia saber se aquela oferta era sacrificial ou não.

Eu sei que há pessoas que não gostam de pensar nisso. Ficam imaginando que a igreja está interessada em dinheiro. Porém, quem pensa assim está errado. Nós, como igreja, não temos nenhum interesse nos recursos de quem quer que seja. Somos uma igreja local, formada de membros comprometidos com a obra de Deus. A igreja somos nós, e cremos que todos os recur-sos para a obra de Deus são providenciados por Deus. Apenas ensinamos a Palavra e administramos o que Deus providencia. E quanto a esse assunto, é bom que nos lembremos que foi o próprio Senhor Jesus Cristo que trouxe esse tema para que seus verdadeiros discípulos vivessem como Deus quer, e não como nós gostaríamos que fosse.

É por isso que o momento de Consagração é tão importante para todos nós, e fazemos nos moldes bíblicos, num Culto a Deus, com alegria e convicção, fazendo desse momento uma celebração ao SENHOR, como em Deuteronômio 26: 8 a 11.

(5)

PRECIOSA KOINONIA

COMO VIGIAR E ORAR?

Mateus 26:41

PRIMEIRO

Sejamos convencidos da nossa incapacidade para nos guardar de entrar em tentação. Quanto mais percebermos que não há poder

em nós para nos guardar da tentação, mais sentiremos nossa necessidade de orar por socorro. Este é um poderoso meio de nos preservarmos. Precisamos reconhecer a nossa necessidade de ajuda quando entrarmos em tentação. Nesses momentos não podemos confiar em nossa força para vencer a tentação. Assim

devemos clamar ao Senhor para que nos socorra.

SEGUNDO

Ele nos ensina a orar: “não nos deixes cair em tentação” (Mateus 6:13) e nos diz: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Ensinando-nos a orar dessa maneira Ele está nos mostrando que devemos colocar nossa confiança no poder e na sabedoria

de Deus, não na nossa, para nos guardar da tentação.

TERCEIRO

Seguir o exemplo de Jesus. Ele mesmo ora pelo Seu povo para que seja guardado do maligno (João 17:15). Ele sabe que

há muitos modos diferentes de entrarmos em tentação. Sabe que podemos entrar em tentação sem que percebamos. Sabe como a tentação é poderosa e como pode ser enganosa e sutil. Conhece a nossa ingenuidade, nossa fraqueza e nossa

tendência de sermos descuidados. Que lição: orar por nós mesmos e por outros também!

QUARTO

Precisamos aprender a falar, freqüentemente, com nós mesmos e recitar textos bíblicos, lembrando-nos de coisas tais como: “Eu sou pobre e fraco; satanás é sutil, poderoso, ardiloso e está esperando uma oportunidade para me destruir.

O mundo, especialmente quando satanás se vale dele como seu instrumento, é atraente, persistente e cheio de modos enganosos de me tentar. Minha natureza pecaminosa é forte e está sempre pronta para me trair na hora da tentação. Tudo ao meu redor é uma variedade provocadora de oportunidades

adequadas para satisfazer meus desejos pecaminosos.” Por isso preciso lembrar-me dessa Palavra e confiar em sua

(6)

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefones: (85) 3286.3330 (Secretaria) - 8841.3710 (Pr. José Nogueira) Jornalista Responsável: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

notas & notÍCias

AGENDA DA IGREJA

30 (sábado) • Além da Programação da Mocidade, haverá: • 19h: Encontro de Casais (IUPI+CEU) • 19h: Reunião Dorcas – Casa da irmã Socorro

1º (domingo) • 09h: Celebração da Ceia do Senhor

04 (quarta) • 19h: Encontro dos Amigos de Sião

07 (sábado) • Viagem Missionária ao Assentamento Raposa 14 (sábado) • 08h: Passeio Especial para as Mães: Dia e Almoço

no Hotel Donana (filhos e maridos podem adquirir os convites e presentear às mães e esposas)

15 (domingo) • EBD e Culto: Celebração da Fundação

do Estado de Israel (14 de maio de 1948) 21 (sábado) • 17h30: Reunião Pastoral com os Noivos

• 19h: Programação da Mocidade • 19h: Encontro de Casais (IUPI+CEU) • 19h: Reunião das Dorcas

28 (sábado) • Programação da Mocidade

• Reunião do Ministério Dorcas (externa)

ENCONTRO DE CASAIS

COMO MANTER A CHAMA ARDENDO

O Romantismo no Casamento

No próximo sábado (dia 30), às 19 horas, haverá o Encontro de Casais. Conforme a pesquisa feita entre os casais de nossa igreja, o tema enfocará o Romantismo no Casamento.

NOSSA PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2011

abr

2011

mai

DOMINGO 09h • Escola Bíblica Dominical

16h • Ensaio do Coral 18h • Culto de Adoração e Pregação da Palavra de Deus

TERÇA-FEIRA 19h • Koinonia: Reunião de

oração para toda a família QUARTA-FEIRA Dia de Ajuda Mútua – A partir

das 16h até 21h, há sempre pastores, evangelistas e casais

de nossa igreja à disposição para uma boa conversa e

aconselhamento.

QUINTA-FEIRA 19h • CBD: Evangelismo e Discipulado de Crianças –

Diácono Luiz Cláudio 19h • Técnica Vocal – Dra. Lucy

SEXTA-FEIRA 15h • CBD: Homilética 18h30 • CBD: Grego 19h30 • CTBPL: Panorama do Antigo Testamento SÁBADO 15h • EBEC 16h • Grupos de Evangelismo Pessoal 19h • Programação da Mocidade

Referências

Documentos relacionados

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm

- DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS DESCEU E

Coevolução é o processo evolutivo resultante da adaptação recíproca entre duas espécies; cada espécie exerce uma pressão seletiva sobre a outra espécie e evolui em resposta

BB divulga a MPE Week para mais de 20 milhões de clientes nos canais próprios, mídias e redes sociais.. BB conecta os clientes MPE aos

A grande vantagem dos serviços de consultoria para as empresas, neste caso, é que não há necessidade de contratação de um profissional a mais para o quadro permanente

Fazendo reportagens sobre esses problemas, como quem vê de fora (com olhar de repórter) o grupo poderá tomar a distância crítica necessária para uma compreensão mais aguda de

É o avarento dentro de você que está inquieto, então você tem que dizer a ele que, mesmo que se esta perda o incomode, ele deveria dormir com isso.. Ele terá que dormir à