• Nenhum resultado encontrado

Plaina Elétrica MODELO MKP080 DE INSTRUÇÕES. Dupla Isolação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plaina Elétrica MODELO MKP080 DE INSTRUÇÕES. Dupla Isolação"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Plaina Elétrica

MODELO M

KP080

M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S

IMPORTANTE:

Para sua própria segurança, LEIA e COMPREENDA este manual de instruções na íntegra, antes de utilizar a ferramenta.

GUARDE ESTE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FUTURAS CONSULTAS.

Dupla

(2)

ESPECIFICAÇÕES

Modelo MKP080

Largura de corte 82 mm

Profundidade de corte máxima por passagem 1 mm

Profundidade máxima de rebaixo 6 mm

RPM (sem carga) 16.000

Comprimento total da ferramenta 290 mm

Peso líquido 2,5 kg

Classe de segurança /II

Leia o manual de instruções Dupla Isolação

Devido a um contínuo programa de pesquisa e desenvolvimento, reservamo-nos o direito de alterar especificações de partes e acessórios, que constam neste manual, sem aviso prévio.

NOTA: As especificações podem diferir de país para país. As imagens reproduzidas neste manual são de caráter ilustrativo. Símbolos

A seguir, estão os símbolos usados para a ferra-menta. Esteja certo que você compreendeu seu significado antes de utilizar.

Indicação de uso

A ferramenta é indicada para aplanar madeira. Fonte de Alimentação

A ferramenta deve ser conectada somente à uma fonte de alimentação da mesma tensão que indicada na placa de inscrição, e pode somente ser operada na fonte de fase monofásica AC.

(3)

Mantenha a área de trabalho sempre limpa e bem iluminada. A desorganização pode

causar acidentes.

Considere as condições da área de trabalho. Não utilize ferramentas elétricas

em locais molhados ou em que haja a presença de gases ou líquidos inflamáveis. Não exponha ou use a ferramenta sob chuva.

Mantenha as crianças ou outros visitantes afastados do local de trabalho. Não

permita-lhes ter contato com a ferramenta ou com o cabo elétrico ou extensão.

Guarde corretamente as ferramentas quando não estiver usando. Guarde-as em

local seco, alto e fora do alcance de crianças, preferencialmente trancado à chave.

Não force a ferramenta. Nunca utilize a

força dos braços empurrando a ferramenta contra o material trabalhado e nem o corpo sobre ela, isso prejudica a operação, diminui a rotação (velocidade), podendo provocar a queima total ou parcial dos componenes. Ela fará o trabalho melhor e com mais segurança se utilizada dentro das especificações técnicas e de uso para as quais foi desenvolvida.

Utilize a ferramenta certa. Não force

pequenas ferramentas a fazerem o trabalho de uma ferramenta com características técnicas maiores ou melhores. Não use a ferramenta a não ser para o propósito a que foi desenvolvida.

Use roupas apropriadas. Não use roupas

demasiadamente largas ou qualquer tipo de jóias, pois elas podem ficar presas nas partes móveis da máquina. Luvas de borracha e sapatos anti-derrapantes são aconselhados para uso em locais abertos. Pessoas com cabelos longos devem prendê-los apropriadamente antes do uso.

Use óculos de proteção caso a operação a ser realizada produza poeira ou resíduos no ar. Use máscara de respiro. Nunca carregue a ferramenta pelo cabo elétrico ou puxe-o à distância para desconectar da tomada. Proteja o cabo

elétrico ou extensão do calor, óleo ou superfícies pontiagudas.

Fixe a peça a ser trabalhada. Utilize morsas

ou similares para fixação, o que permite ao usuário manter as duas mãos livres para operar a ferramenta.

Sempre posicione-se corretamente.

Mantenha-se em posição adequada e segura para operar o equipamento. Ao colocar a máquina em operação, conserve-a a uma distância de 20 cm do corpo, mesmo desligando do interruptor, pois a parada não é instantânea; espere até a parada total.

Verifique a voltagem corretamente antes de ligar a ferramenta:

a) A voltagem alta pode causar acidente ao operador e danos ao motor.

b) A voltagem baixa pode causar danos ao motor.

Cuide da ferramenta. Mantenha-a sempre

limpa e com os acessórios afiados para uma

PRECAUÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA

AVISO:

Leia todas as instruções. AO USAR FERRAMENTAS ELÉTRICAS, DEVEM SER SEGUIDAS AS PRECAUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO, INCÊNDIO E ACIDENTES. SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

AO CLIENTE MAKITA

Siga corretamente as instruções do manual de uso, de segurança e “CERTIFICADO DE GARANTIA”. A Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda. garante o seu produto contra defeitos ou falhas de fabricação por um período de doze (12) meses após a data de compra.

Verifique se o “ CERTIFICADO DE GARANTIA” que acompanha a ferramenta foi corretamente preenchido, carimbado e assinado pelo revendedor.

Confira a Nota Fiscal de compra e verifique se consta o tipo, modelo, voltagem e, principal-mente, o NÚMERO DE SÉRIE DE FABRICAÇÃO que poderá ser identificado na placa de inscrição afixada no corpo da ferramenta.

(4)

performance melhor e mais segura. Siga corretamente as instruções de lubrificação e troca de acessórios.Inspecione o cabo elétrico periodicamente, assim como as escovas de carvão. Caso seja necessário a troca procure sempre uma ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA. Mantenha os cabos e pontos onde o operador segura a ferramenta sempre limpos, secos e livres de óleos ou graxa.

Se a ferramenta apresentar excesso de faísca dentro da caixa do motor, desligue-a imedidesligue-atdesligue-amente e leve-desligue-a à ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA.

Desconecte a ferramenta da tomada quando não estiver usando-a, assim como antes de operá-la e durante a troca de acessórios como lâminas, brocas ou facas. Não retire os

protetores de segurança. Para maior segurança do operador e da própria ferramenta, mantenha o protetor de segurança que acompanha a mesma.

Antes de ligar a ferramenta ou operá-la crie o hábito de checar se chaves e acessórios de ajuste foram removidos da ferramenta.

Evite acionamentos involuntários.

Nunca carregue a ferramenta com o cabo elétrico conectado a tomada e com o dedo no gatilho do interruptor. Assegure-se de que o interruptor está

14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24.

desligado e destravado antes de conectar o cabo elétrico à tomada. Ao operar a ferramenta em local aberto, use somente extensões destinadas a essa função evitando fios improvisados. Fique atento. Preste atenção no que está fazendo. Não opere a ferramenta quando estiver cansado.

Verifique partes móveis. Antes de usar a ferramenta, verifique se as proteções estão funcionando adequadamente. Verifique se os acessórios estão devidamente instalados, se existem elementos danificados ou quebrados na ferramenta. Caso haja partes danificadas, procure uma ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA.

Não substitua peças ou partes pessoalmente, e nem peça a outra pessoa para fazê-lo. Não utilize a ferramenta caso o interruptor não funcione adequadamente e nunca faça “ ligação direta” .

Proteja-se contra choque elétrico. Evite tocar em canos, arames ou outros metais que façam “terra” ao usar a ferramenta, inclusive nas partes metálicas da ferramenta.

Partes e peças - Use somente partes, peças e acessórios originais.

A insistência na utilização incorreta da ferramenta previstas e expostas nos ítens 5, 6, 12, 21 e 23, implicarão na perda do direito à GARANTIA deste produto.

NORMAS DE SEGURANÇA ADICIONAIS PARA A FERRAMENTA

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Evite cortar pregos e procure retirar todos os objetos da peça de trabalho antes de realizar a operação.

Manipule as facas cuidadosamente. Assegure-se que os parafusos de fixação da faca, estejam apertados firmemente antes de realizar a operação.

Mantenha as mãos longe das partes giratórias. Segure a ferramenta firmemente com ambas as mãos.

Antes de utilizar a ferramenta na peça de trabalho, deixe-a funcionar durante um tempo. Verifique que não haja vibrações e oscilações que possam indicar uma má instalação das facas.

Não deixe as facas tocarem a peça de trabalho antes de acionar o interruptor. Espere as facas alcançarem a velocidade total antes de começar a cortar.

Mantenha-se ao menos a 200 mm (8”) de

distância da ferramenta em todo o momento.

Quando desligar a ferramenta, espere as facas pararem totalmente antes de realizar qualquer tipo de ajuste.

Nunca coloque o dedo na saída de cavaco. Caso ocorra obstrução na saída de cavaco, limpe a mesma com um pedaço de madeira.

Não deixe a ferramenta funcionando, opere a ferramenta somente quando estiver segurando-a firmemente.

Quando não estiver operando, deixe a ferramenta de forma que a base frontal fique em cima de um pedaço de madeira, de maneira que as facas não encostem em nada. Troque sempre as facas aos pares, de outra maneira o desequilíbrio que ocorreria, causaria vibrações e encurtaria a vida da ferramenta. Utilizar proteção para os ouvidos. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

(5)

Ajuste da Profundidade de Corte

DESCRIÇÃO FUNCIONAL

CUIDADO:

Antes de ajustar ou aferir as funções da ferramenta, verifique se a mesma está desligada e fora da tomada.

004839

A profundidade de corte deve ser ajustada simplesmente girando o punho 46 existente na parte frontal da ferramenta.

Interruptor

1 2

004840 Para ferramentas sem trava do interruptor e botão de

segu-rança

Para ligar a ferramenta, simplesmente pressione o interruptor e solte-o para desligar.

Para ferramentas com trava do interruptor

Para uma operação contínua, acione o interruptor e aperte o botão de bloqueio.

Para desligar a ferramenta na posição bloqueada, basta pres-sionar o interruptor totalmente e soltá-lo.

Para ferramentas com botão de segurança

Para evitar que o interruptor acione acidentalmente, a ferramenta oferece um botão de segurança. Para ligar a ferramenta, pres-sione o botão de segurança e aperte o interruptor. Solte o inter-ruptor para parar.

1. Trava do interruptor / Botão de segurança

2. Interruptor

CUIDADO:

Antes de ligar a ferramenta na tomada, verifique se o inter-ruptor trabalha corretamente e retorna na posição “OFF”, quando solto.

Montagem CUIDADO:

Antes de ajustar a ferramenta para o trabalho verifique sem-pre se está desligada e desconectada da tomada.

Removendo ou Instalando as Facas da Plaina CUIDADO:

Apertar cuidadosamente os parafusos de fixação da faca para acoplar as facas à ferramenta. Um parafuso de fixação frouxo pode ser perigoso. Verifique sempre que estejam aper-tados firmemente.

Segure com muito cuidado as facas. Use luvas ou panos para proteger seus dedos ou mãos ao remover ou instalar as facas Use somente a chave da Makita fornecida para remover ou •

• •

(6)

instalar as facas. Caso contrário, a não utilização da mesma poderá resultar em excesso ou insuficiente aperto dos para-fusos de fixação. Isto poderá ocasionar acidentes.

Para ferramentas com mini facas da plaina

Remova a faca existente, se a ferramenta esteve em uso, limpe com cuidado as superfícies de tambor e o fixador da faca. Para remover as facas do tambor, retire os três parafu-sos da fixação com a chave T 9. O fixador da faca sairá jun-tamente com a faca.

Para instalar as facas, una a placa de ajuste à placa de fixação com os parafusos cabeça redonda deixando uma pequena folga para ajustar a mini faca da plaina na base do calibrador de modo que a aresta de corte das facas esteja perfeitamente nivelada com o flanco interno da placa do cali-brador.

Ajuste a placa de ajuste/placa de fixação na base do cali-brador de modo que as guias de posicionamento da placa de fixação encontre com os sulcos da mini faca da plaina, em seguida pressione o ressalto da placa de ajuste para obter o nivelamento com o lado traseiro da base do calibrador e em seguida aperte os parafusos cabeça redonda.

É importante que a faca se assente em nível com o flanco interno da placa do calibrador, as guias de posicionamento assentem nos sulcos da faca e o ressalto da placa de ajuste fique nivelado com o lado traseiro da base do calibrador. Verifique com cuidado este alinhamento para assegurar um corte uniforme 1. 2. 3. 4. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 002565 1 2 3 4 5 6 002566

1. Mini faca da plaina 2. Sulco

3. Placa de fixação 4. Parafuso sextavado 5. Fixador da faca 6. Tambor

Deslize o ressalto da placa de ajuste pelo canal do tambor. Coloque o fixador da faca sobre a placa de ajuste / placa de fixação e aperte os três parafusos sextavado de modo que uma abertura exista entre o tambor e a placa de fixação para que haja deslizamento da mini faca da plaina na posição. A faca será posicionada pelas guias de posicionamento que se encontram na placa de fixação.

O ajuste longitudinal da faca necessitará ser posicionado manualmente de modo que as extremidades da faca estejam desobstruídas e equidistantes da carcaça da máquina de um lado e do suporte do metal do outro.

Aperte os três parafusos sextavados (com a chave T 9 forneci-da) e gire o tambor com a mão para verificar a folga entre as extremidades da faca e o corpo da ferramenta.

Verifique se os três parafusos sextavados estão apertados firmemente.

Repita os procedimentos 1 - 9 para outra faca. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 004841

1. Parafuso cabeça redonda 2. Placa de ajuste

3. Guia de posicionamento 4. Placa do calibrador 5. Ressalto da placa de ajuste 6. Placa de fixação

7. Flanco interno da placa do calibrador

8. Base do calibrador 9. Lado traseiro da base do calibrador

(7)

Para extrair as facas do tambor, desparafuse os três parafusos sextavados utilizando a chave T 9. O fixador da faca sairá junta-mente com as facas.

004841

Para instalar as facas, primeiro limpe os cavacos e os materiais estranhos aderidos no tambor ou nas facas. Use facas de mesmo tamanho e peso, para não ocorrer vibrações / oscilações. 1 2 3 4 5 002555 1 2 3 4 5 6 7 8 9 002556 1. Parafuso sextavado 2. Tambor 3. Faca da plaina 4. Fixador da faca 5. Placa de ajuste

Coloque a faca no medidor da base do afiador de maneira que a borda da faca se ajuste à borda interior da placa do calibrador. Coloque a placa de ajuste na faca, encostando-a na base e aper-tando os parafusos da placa de ajuste. Monte o conjunto de forma que o ressalto da placa de ajuste encaixe na ranhura do tambor. Coloque o fixador da faca e aperte os três parafusos sextavados alternadamente utilizando a chave T 9.

1. Borda interior da placa do calibrador 2. Borda da faca 3. Faca da plaina 4. Placa de ajuste 5. Parafuso 6. Ressalto

7. Lado traseiro da base do calibrador

8. Placa do calibrador 9. Base do calibrador

A superfície a ser plainada ficará grosseira e desnivelada, a não ser que a faca seja ajustada adequada e firmemente. A faca deve estar de tal maneira que a parte cortante esteja absolutamente nivelada, ou seja, paralela a superfície da base; segue alguns exemplos impróprios de ajustes:

(8)

(A) (B) (B) (A) (B) (A)

(A) Base Frontal (Móvel) (B) Base (Fixa)

Ajuste correto

Superfície com entalhes

Entalhe no princípio

Entalhe no final

Apesar desta vista lateral não mostrar, as facas correm perfeita-mente paralelas à superfície da base (Fixa)

Causa: Uma ou ambas as facas não estão paralelas à linha da base (Fixa)

Causa: Uma ou ambas as facas não sobressaem suficiente-mente em relação à linha da base (Fixa)

Causa: Uma ou ambas as facas sobressaem demasiada-mente em realação à base (Fixa)

Primeiramente, coloque a ferramenta sobre a peça de maneira que a faca não encoste na peça de trabalho. Ligue a ferramenta e espere atingir a velocidade máxima, após, mova a ferramenta para frente com cuidado. Aplique pressão sobre a parte frontal da ferramenta no início da plainagem. O trabalho se torna mais fácil se a peça de trabalho for fixada firmemente. A velocidade e a pro-fundidade de corte determinam o tipo de acabamento. A força motriz da ferramenta corta a uma velocidade que não ocorrerá obstáculos devido ao cavaco. Para um corte grosseiro poderá se trabalhar com profundidade de corte elevada, porém para um bom acabamento da superfície deve-se reproduzir a profundidade de corte e avançar a ferramenta mais lentamente.

Operação de Plainagem 1 2 004844 1. Final 2. Começo 002580 Rebaixo

Para fazer um corte escalonado como mostra a figura, utilize a guia reta. Trace uma linha de corte na peça de trabalho. Coloque a guia reta no orifício central na parte frontal da ferramenta. Alinhe a faca com a linha de corte.

(9)

1 2

004845

1. Borda da faca 2. Linha de corte

Ajuste a guia reta tomando como referência a lateral da peça de trabalho, após acerto aperte o parafuso na parte frontal da ferra-menta.

Quando estiver plainando, mova a ferramenta com a guia reta acoplada ao lado da peça de trabalho, de outra maneira, resultará em um plainado desigual. A profundidade máxima de rebaixo em média é de 6 mm. 1 2 004846 1. Parafuso 2. Limitador

002584 Caso queira colocar um pedaço de madeira na posição

longitudi-nal da guia reta, o usuário encontrará uns furos que serão conve-nientes para esse propósito, e também unindo a guia da extensão (acessório opcional).

003634 Chanfros

Para fazer um corte chanfrado como mostra a figura, alinhe a ranhura “V” da base frontal com a borda da peça de trabalho, e plaine como mostra a figura.

1

004847

(10)

Manutenção CUIDADO:

Antes de efetuar inspeção e manutenção, verifique se a ferra-menta está desligada e desconectada da tomada.

1

002588

Mantenha sempre suas facas afiadas para o melhor desempenho possível. Use o suporte de afiação (acessório opcional) para remover os entalhes e produzir uma borda fina.

Afiação das facas da plaina (acessório opcional)

1. Suporte de afiação 1 2 3 5 4

004952 Primeiramente, afrouxe as porcas borboletas do suporte e

coloque as duas facas (A) e (B), deste modo elas vão estar em contato com a superfícies (C) e (D). Então aperte as porcas bor-boletas 1. Porca borboleta 2. Faca (A) 3. Faca (B) 4. Superfície (D) 5. Superfície (C)

004953 Coloque a pedra na água por 2 ou 3 minutos antes de afiar as

facas. As duas facas devem ser afiadas juntas para evitar des-balanceamento. Mantenha o mesmo ângulo da fiação original.

1

001145

1. Marca limite

Verifique regularmente as escovas de carvão. Substitua-as por novas quando aingiram a marca limite. Mantenha as escovas de carvão sempre limpas e livres para deslizarem nas guias de carvão. Ambas deverão ser substituídas ao mesmo tempo. Utilize somente escovas de carvão MAKITA.

(11)

1

2

004848

1. Desviador de lasca 2. Chave de parafuso

Utilize uma chave de parafuso para remover o desviador de lasca.

1 2

004849 Utilize chave de fenda para tirar a tampa da guia de carvão. Tire as escovas de carvão gastas, e coloque as novas, fechando as tampas da guia.

Para manter a seguraça e confiabilidade do produto, os reparos, serviços de manuteção e ajustes, deverão ser efetuados pela REDE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA MAKITA, sem-pre utilize peças de reposição originais MAKITA.

1. Tampa da guia de carvão

(12)

ANOTAÇÕES:

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

(13)

ANOTAÇÕES:

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

(14)

CERTIFICADO DE GARANTIA

Sr. Consumidor:

Toda ferramenta elétrica MAKITA é inspecionada e testada ao sair da linha de produção, sendo garantida contra defeitos de material ou fabricação por 3 meses (por lei) + 9 meses do fabricante, a partir da data da compra. Se algum defeito ocorrer, leve a ferramenta completa ao seu revendedor ou a oficina autorizada.

Se a inspeção pela autorizada apontar problemas causados por defeito de material ou fabricação, todo o conserto será efetuado gratuitamente.

A GARANTIA SERÁ VÁLIDA SOB AS SEGUINTES CONDIÇÕES:

01- Apresentação da Nota Fiscal de compra ou deste Certificado de Garantia devidamente preenchido.

02- No atendimento de consertos em Garantia; o Sr. Consumidor deverá apresentar obrigatoriamente:

- Nota Fiscal de compra da ferramenta contendo em sua discriminação: tipo, modelo, voltagem e número de série de fabricação, localizados na placa de inscrição afixada na carcaça da mesma ou ainda, este Certificado devidamente preenchido, carimbado, datado e assinado pelo REVENDEDOR.

03- Por ser uma Garantia complementar à legal, fica convencionado que a mesma perderá totalmente sua validade se ocorrer uma das hipóteses a seguir:

A – Se o produto for examinado, alterado, fraudado, ajustado, corrompido ou consertado por pessoas não autorizadas pela MAKITA DO BRASIL;

B – Se qualquer peça, parte ou componente agregado ao produto caracterizar-se como não original;

C – Se ocorrer a ligação em corrente elétrica adversa da mencionada na embalagem, na placa de inscrição e na etiqueta afixada no cabo elétrico da ferramenta;

D – Se o número de série que identifica a ferramenta e que também consta no verso deste, estiver adulterado, ilegível ou rasurado.

04- Estão excluídos desta Garantia, os eventuais defeitos decorrentes do desgaste natural do produto ou pela negligência do Sr. Consumidor no descumprimento das Instruções contidas no Manual de Instruções; bem como, se o produto não for utilizado em service regular. 05- As ferramentas de corte, tais como: serras, fresas, abrasivos, deverão seguir as

especificações exigidas pela máquina.

06- Esta Garantia não abrange eventuais despesas de frete ou transporte.

(15)

Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda.

MODELO: N° SÉRIE: VOLTAGEM 127V 220V

CLIENTE:

ENDEREÇO:

FONE: MUNICÍPIO: ESTADO:

REVENDEDOR:

NOTA FISCAL: DATA DA COMPRA: / /

1.

2.

3.

4.

PARA USO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA CARIMBO E ASSINATURA

(16)

Makita do Brasil Ferramentas Elétricas ltda.

R. Makita Brasil, 200, B. dos Alvaregas, São Bernardo do Campo - SP - CEP 09852-080

Referências

Documentos relacionados

4) INSTALANDO AS FACAS DA PLAINA (Fig. 09) ATENÇÃO: Desconecte a máquina da fonte de alimentação antes de instalar as facas da plaina... As ferramentas usadas para verificação

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O segundo Beneficiário será designado pelo Segurado na Proposta de Adesão, podendo ser substituído a qualquer tempo, mediante solicitação formal assinada pelo próprio Segurado, para

Diante disso, é que este trabalho teve como objetivo demonstrar a importância de atividades que possibilitem os multiletramentos a partir dos gêneros textuais, para

MARCELA DE PAULA MOURA BELO Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho 41 EXCEDENTE ALYNNE FIGUEIREDO CAMPBELL Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho 42 EXCEDENTE

50178 Deferida LUDIMILLA PORTELA ZAMBALDI LIMA SUZUKI 908 / Engenharia Ambiental ou Tecnologia em Gestao Ambiental - Governador Valadares 49980 Deferida LYDAYANNE LILAS DE

Este artigo apresenta um levantamento das necessidades de progra- mas de computador do Departamento de Musica (DMUSI) da UFSJ buscando, preferencialmente, ferramentas FLOSS (Free