• Nenhum resultado encontrado

BÍBLIA VAMOS ESTUDAR O PLANO DA SALVAÇÃO DE ACORDO COM A BÍBLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BÍBLIA VAMOS ESTUDAR O PLANO DA SALVAÇÃO DE ACORDO COM A BÍBLIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Antes de prosseguirmos, temos de concordar em aceitar uma autoridade comum. Não poder-íamos concordar que “gato” se escreve com “g-a-t-o”, se primeiramente não concordássemos que o dicionário da língua portuguesa é nossa autoridade em ortografia. Para concordarmos na questão da religião, precisamos primeiro concordar em qual será nossa autoridade.

A PALAVRA DE DEUS É NOSSA AUTORIDADE

Qual seria nossa autoridade em assuntos religiosos? O mundo reconhece muitas autoridades religiosas, desde o Alcorão muçulmano até as proclamações dos evangelistas televisivos. Deus, porém, reconhece apenas uma autoridade: Sua Palavra, a Bíblia.

O apóstolo Paulo disse: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17). Ele também escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16, 17).

A palavra “Escritura” refere-se a “o que está escrito”. Em 2 Timóteo 3 “Escritura” refere-se à Palavra de Deus. As “Escrituras” incluem o Antigo Testamento (2 Timóteo 3:15) e o Novo Testamento (2 Pedro 3:15, 16). Outro termo que se refere às Escrituras é “a palavra” (Mateus 13:23; Atos 6:4). Um termo que nós usamos hoje é a “Bíblia”. “Bíblia” é basicamente uma palavra grega que significa “livro”. A Bíblia é “o Livro dos livros”. Muitas

A

UTORIDADE

D

AVID

R

OPER

1

V

AMOS

E

STUDAROPLANODA

SALVAÇÃO

DEACORDOCOMA

B

ÍBLIA

Bíblias apresentam a inscrição “Bíblia Sagrada” na capa. A palavra “sagrada” significa “santa”1. A

Bíblia é o “Livro Sagrado” porque é inspirada por Deus.

A palavra “inspirado” significa literalmente “respirado”, “soprado”2. A expressão “inspirada

por Deus” significa “que Deus respirou, soprou”. Assim como Deus soprou nas narinas do homem e este tornou-se alma vivente (Gênesis 2:7), com efeito, Deus também “soprou” na Bíblia e esta tornou-se um livro vivo (veja Hebreus 4:12). Esta é uma forma figurada de dizer que a escrituração da Bíblia estava sob o controle de Deus. Ele se certificou de que a Bíblia contém exatamente o que Ele planejou – nem mais nem menos.

Releia 2 Timóteo 3:16, 17. Esses versículos esclarecem que a Bíblia contém tudo o que precisa-mos para agradar a Deus: é “útil para o ensino”; ela nos diz como devemos viver. É útil “para a repreensão”; ela nos avisa quando estamos errados; é útil “para a correção”; ela nos adverte a mudar de vida. É útil “para a educação na justiça”; ela nos ajuda a crescer espiritualmente. Observe que ela não nos capacita para algumas boas obras, mas “para toda boa obra”.

Muitos livros bons já foram escritos, muitos sermões grandiosos já foram pregados e muitos conselhos úteis já foram dados – mas a única autoridade religiosa é a Bíblia. Antes de con-tinuarmos este estudo, precisamos concordar quanto ao seguinte:

• Nossos pais não são a autoridade. • Nenhum pregador é a autoridade. • Nenhum líder religioso famoso é a

autoridade.

• David Roper não é a autoridade. • _____________ não é a autoridade.

(Preencha com seu nome)

(2)

como “sacerdotes” (Êxodo 28:41; 40:15); no Novo Testamento, todos os cristãos são chamados sacerdotes (1 Pedro 2:5, 9).

• No Antigo Testamento, o sétimo dia devia ser dedicado a Deus (Êxodo 20:8–11); no Novo Testamento, o dia especial de adoração é o primeiro dia (Atos 20:7)5, domingo.

• O Antigo Testamento proíbe que se comam certos alimentos, como porco (Levítico 11:7); tais proibições são abolidas no Novo Testamento (Atos 10:9–16).

Poderíamos continuar mostrando esses con-trastes ilimitadamente. Não há como seguir as instruções de ambos os testamentos. Qual, então, devemos seguir? O diagrama abaixo ajudará a responder a essa pergunta:

Primeiro, olhe para as palavras na base do diagrama: “Testamento = Aliança = Acordo”. A ERAB e a NVI geralmente usam a palavra “aliança” (2 Coríntios 3:14; Hebreus 8:6, 7, 13; 9:1; 12:24) e “nova aliança” (Mateus 26:28; 1 Coríntios 11:25; 2 Coríntios 3:6; Hebreus 9:15). Quando falamos no Antigo Testamento, estamos falando de uma antiga

aliança. Quando falamos no Novo Testamento,

estamos falando de uma nova aliança.

O que é uma aliança? É um acordo entre duas partes. A antiga aliança era o acordo entre Deus e o povo judeu (Deuteronômio 5:1–4). Ela nunca vigorou para ninguém mais além dos judeus6 (e os

prosélitos que abraçaram a religião judaica). O Novo Testamento é o acordo entre Deus e os cristãos (Hebreus 10:16).

Agora, olhe para o alto do diagrama. A cruz representa a cruz de Jesus. A área à esquerda da cruz representa o período vétero-testamentário (do Antigo Testamento), enquanto que a área à direita é o período neotestamentário (do Novo Testamento). Observe que a seta à esquerda aponta para a frente da cruz, e a da direita, para trás da cruz.

• Nenhum livro sem ser a Bíblia é a autoridade.

• Somente a Bíblia é a autoridade.

Se você não está cem por cento certo de que a Bíblia é a revelação especial de Deus ao homem, leia o artigo suplementar “O Desafio de Crer”. Se você ainda tiver perguntas sobre isso, fale com a pessoa que lhe deu este livro. É possível que você simplesmente precise de tempo para aprender mais sobre a Bíb-lia. Afinal, Paulo disse que a “fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17). Se este for o caso, continue a leitura.

O NOVO TESTAMENTO É NOSSO GUIA A pergunta: “O que é a nossa autoridade em religião” já foi amplamente respondida: “a Bíblia”. No entanto, precisamos restringir ainda mais essa resposta.

A Bíblia tem duas seções principais: o Antigo e o Novo Testamentos. Pegue uma Bíblia e localize o início do Novo Testamento. Algumas versões trazem o título “O Novo Testamento do Nosso Senhor Jesus Cristo” na página divisória. Observe que o Novo Testamento começa por volta dos três quartos da espessura total da Bíblia. O Antigo Testamento é aproximadamente três vezes maior do que o Novo Testamento. Há várias razões para isto3; uma é que o Antigo Testamento está repleto

de mandamentos específicos do tipo “farás isto” e “não farás aquilo”, enquanto que o Novo Testa-mento se concentra mais nos princípios4.

Ao estudar as duas seções das Escrituras, você achará que elas nem sempre dão as mesmas instruções:

• No Antigo Testamento, os adorado-res iam a um prédio físico chamado templo (Salmo 5:7; Habacuque 2:20); no Novo Testamento, o local não é importante, desde que a adoração seja em espírito e em verdade (João 4:21, 23, 24).

• No Antigo Testamento ofereciam-se ao Senhor animais em sacrifício (Levítico 1–5); no Novo Testamento, Jesus é nosso sacrifício perfeito (Efé-sios 5:2; Hebreus 10:12), enquanto nós devemos oferecer nossas vidas em sacrifício (Romanos 12:1; Hebreus 13:15).

• No Antigo Testamento, um grupo especial de homens eram designados

Testamento = Aliança = Acordo Antigo

Testamento

Novo Testamento

(3)

É importante entender que o Antigo Testa-mento aguardava por Jesus Cristo. Deus nunca planejou que a antiga aliança fosse permanente. Jeremias escreveu:

Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei

nova aliança com a casa de Israel e com a casa de

Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito (Jeremias 31:31, 32; grifo meu)7.

Por quanto tempo devia perdurar a antiga aliança? Paulo disse aos cristãos em Gálatas 3 que a velha lei foi “adicionada” à promessa feita a Abraão “até que viesse o descendente a quem se fez a promessa” (v. 19; grifo meu). O versículo 16 do mesmo capítulo fala quem era “o descendente”: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu

descendente, que é Cristo” (grifo meu). No versículo

24 Paulo disse: “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo”. O Antigo Testa-mento deveria levar a humanidade até Cristo – e deveria perdurar até que Jesus viesse. É por isso que a seta da esquerda no diagrama aponta para a frente.

Por que, então, a seta aponta para a cruz? Em sua carta aos cristãos de Colossos, Paulo disse que a morte de Jesus “cancelou o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual era prejudicial” e “removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” (Colossenses 2:14). Figu-radamente, Jesus cravou certas ordenanças na cruz, anunciando que eles não tinham mais força de lei8.

De quais ordenanças Paulo estava falando? Ele mencionou algumas delas nesse mesmo contexto: Ele disse aos cristãos colossenses que, abolidas as ordenanças, ninguém podia julgá-los (isto é, condená-los) “por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados” (Colossenses 2:16). O elemento distinto aqui é o sábado. Muitas ordenanças foram feitas a respeito de comida, bebida e festas, mas somente um conjunto de leis tinha instruções sobre o sábado: o Antigo Testa-mento, que se baseava nos Dez Mandamentos. O mandamento número quatro dizia: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). Portanto (usando a terminologia de Paulo) o Antigo Testamento foi encravado na cruz.

Agora, vamos olhar para o lado direito da cruz no diagrama. A morte de Cristo não só assinalou o fim do Antigo Testamento (aliança), como também inaugurou o começo do Novo Testamento (aliança). Hebreus 9:15 refere-se a Jesus como “o Mediador

da nova aliança”9. A seguir, o texto explica: “Porque,

onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador” (9:16, 17). A “aliança” falada aqui é um acordo especial que chamamos “testamento”. (Este é um caso em que o uso da palavra “testamento” facilita a compreensão.) Quando o último desejo de um homem e seu testamento entram em vigor?

Quando ele morre. Igualmente, o último desejo de

Jesus e seu testamento entraram em vigor quando Ele morreu na cruz10.

Um mal-entendido comum consiste em datar o nascimento de Jesus como o começo do período neotestamentário; isto não é verdade. O Próprio Jesus viveu sob o Antigo Testamento. Ele foi um bom judeu e sempre guardou as leis do Antigo Testamento. (De fato, Ele foi o único que guardou a lei perfeitamente.) Isto confunde alguns. Por exemplo, alguns apontam para o fato de Jesus ter guardado o sábado (Marcos 1:21; Lucas 4:16) e insistem em que nós devemos adorar no sábado (o sétimo dia da semana). Porém, durante Sua vida na terra, Jesus encorajou a observância de todas as leis do Antigo Testamento (Mateus 19:17), incluindo a oferta de animais em sacrifício (Mateus 5:23; 8:4). O começo do Novo Testamento não se deu a partir do nascimento de Cristo, mas a partir da Sua morte. Estude o diagrama. Os judeus que viveram antes da morte de Jesus viveram sob o acordo do Antigo Testamento; nós que vivemos do lado de cá da cruz vivemos sob o acordo do Novo Testa-mento. A morte de Jesus é o ponto divisório.

Alguns cristãos primitivos, especialmente os que foram criados como judeus, relutaram com o fato de não estarem mais sujeitos às leis do Antigo Testamento. Alguns desses cristãos até tentaram persuadir cristãos gentios11 a guardarem

a Lei – ou, pelo menos, parte dela, como a circun-cisão12. Diversos livros do Novo Testamento tratam

deste problema, incluindo os Livros de Gálatas e Hebreus. Já mencionei algumas passagens de Gála-tas; deixe-me partilhar mais algumas.

Veja novamente Gálatas 3:24, 25: Paulo disse que “a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo à fé, já não permanecemos subordinados ao aio”. Como observamos ante-riormente, o supremo propósito da velha lei foi guiar a humanidade até Cristo. Alcançado esse propósito, as pessoas já não estão sob essa lei.

Em Gálatas 5, Paulo enfatizou isto ainda mais intensamente. No versículo 3 ele disse: “De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar

(4)

Alguém pode protestar: “Se não estamos sob os Dez Mandamentos, isto significa que podemos matar e roubar e fazer as outras coisas proibidas pelos mandamentos”. Não. Hoje, as pessoas não devem matar nem roubar porque isso é proibido no

Novo Testamento (Romanos 13:9; Efésios 4:28). Na

verdade, nove dos Dez Mandamentos são, efetiva-mente, repetidos no Novo Testamento.14 O único

dos Dez Mandamentos que não se repete no Novo Testamento é o quarto: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). Hoje, nosso dia “especial” de adoração é o primeiro dia da semana, não o sétimo.15

Este princípio – de que estamos sob o Novo Testamento, e não o Antigo – responderá a muitas dúvidas religiosas. Alguém pode dizer: “A Bíblia fala de um lugar sagrado de adoração chamado templo. Por que não deve=os ter um prédio sagrado para ali adorar?” A resposta é: “Porque isso está no Antigo Testamento, não no Novo”. Uma outra pessoa pode dizer: “A Bíblia fala de um sacerdote separado trajando túnicas especiais. Por que não temos isso hoje?” A resposta é: “Porque isso está no Antigo Testamento, não no Novo”. Outro ainda pode dizer: “Li na Bíblia sobre queimar incenso e tocar instrumentos musicais como ato de adoração. Por que não devemos observar essas práticas?” A resposta é: “Porque isso está no Antigo Testa-mento, não no Novo”.

No decorrer deste estudo, buscaremos no Novo Testamento como agradar a Deus e como ir para o céu após a morte.

que está obrigado a guardar toda a lei”. A palavra “circuncisão” aqui se refere à circuncisão como um rito religioso, não como uma opção médica. Alguns cristãos judeus estavam ensinando aos cristãos gentios (como os da Galácia) que eles tinham de ser circuncidados como ensinava o Antigo Testamento. A questão para Paulo em Gálatas 5:3 é que se você é obrigado a guardar parte da velha lei, então também é obrigado a guardar toda a lei.

Não conheço ninguém que queira guardar todos os mandamentos do Antigo Testamento (ir a Jerusalém três vezes por ano, fazer sacrifícios de animais, guardar as dietas alimentares, etc.). Muitos, porém, querem “selecionar, escolher” certos mandamentos do Antigo Testamento, como a observância do sábado, ter um sacerdócio sepa-rado ou usar instrumentos na adoração. Paulo explicou que não podemos fazer isso. Se guardamos uma parte do Antigo Testamento como lei, temos de guardar toda a lei. Se nos vinculamos a uma parte dela, temos de nos vincular a toda ela.

Essa conseqüência de prender-se ao Antigo Testamento já é mau, mas o resultado mencionado a seguir em Gálatas 5 é ainda pior. No versículo 4 Paulo disse: “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes”. O Antigo Testamento basicamente era um sistema de lei-e-obras, enquanto que o Novo Testamento é basicamente um acordo de graça-e-fé. Paulo disse aos cristãos na Galácia que se eles se submetessem ao ritual de circuncisão do Antigo Testamento, isto os separaria de Cristo – porque ninguém pode sujeitar-se a dois sistemas religiosos diferentes ao mesmo tempo. Ou eles ficavam sob o sistema da lei ou ficavam sob o acordo da graça, mas não podiam sujeitar-se a ambos.

Deixe-me expor isto de outra maneira: se eles optassem pelo acordo da lei (aceitando o rito da circuncisão), não poderiam ser salvos. Ninguém pode ser salvo pela lei, porque ninguém é capaz de obedecer à lei perfeitamente (Romanos 3:23; 7:15, 18, 19). Nossa salvação só é possível através da graça e misericórdia de Deus (Efésios 2:8, 9; 1 Pedro 2:10). Se os gálatas escolhessem voltar para a velha lei, então “cairiam da graça”, estariam “separados de Cristo”. Que trágico!

É importante entender que hoje estamos sob o Novo Testamento, não sob o Antigo. Esclarecido este ponto, devo salientar que isto quer dizer que

já não estamos sob os Dez Mandamentos.13 Os Dez

Mandamentos (Êxodo 20; Deuteronômio 5) consti-tuíam o coração e o cerne da antiga aliança que foi encravada na cruz. Os Dez Mandamentos Novo Testamento Antigo Testamento Novo Testamento Sacerdotes Incenso Instrumentos Musicais Antigo Testamento Templo

(5)

O VALOR DO ANTIGO TESTAMENTO Após toda esta explicação, deixe-me salientar que isto não significa que o Antigo Testamento não tenha valor para o cristão. Em 1 Coríntios 10 Paulo lembra seus leitores de um evento do Antigo Tes-tamento, dizendo-lhes: “Estas coisas lhes sobre-vieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (v. 11). O Antigo Testamento está reple-to de exemplos que têm muito a nos ensinar. Por exemplo, no Novo Testamento, somos instruídos a “viver pela fé” (Romanos 1:17; Gálatas 2:20), mas o que isto significa? Uma maneira de descobrir é olhar para os exemplos de fé do Antigo Testamento, como o de Abraão (veja Hebreus 11:9, 17).

Paulo disse aos cristãos de Roma: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consola-ção das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4). O Novo Testamento compreende menos de cem anos de história e somente sessenta anos da Era Cristã. Ele tem poucos exemplos de registros instantâneos (para um exemplo negativo, veja Atos 5:1–11), mas, principalmente, ele nos ensina a viver e promete bênçãos se obedecermos a Deus. Pode-mos ficar pensando se Deus realmente cumpre suas promessas. O Antigo Testamento assegura que Ele cumpre. Já que o Antigo Testamento compreende milhares de anos de história, podemos ver claramente as conseqüências a longo prazo da obediência e da desobediência: quando o povo obedecia a Deus, era de fato abençoado; quando desobedecia a Deus, sofria as conseqüências. Portanto, os escritos do Antigo Testamento certifi-cam que “Deus é fiel” (1 Coríntios 1:9).

Muitos outros benefícios surgem do estudo do Antigo Testamento: se você quer saber sobre a origem do mundo e do homem, a fonte primária é o Antigo Testamento (Gênesis 1; 2). Grande parte do Novo Testamento (por exemplo, o Livro de Hebreus) pressupõe que o leitor tenha algum conhecimento do Antigo Testamento. O estudo do Antigo Testamento o ajudará a compreender o Novo Testamento. Encorajamos você, então, a incluir o Antigo Testamento em seu programa de estudo e leitura. Mas tenha sempre em mente que

hoje estamos sob a nova aliança de Jesus Cristo. É

no Novo Testamento que encontramos as instruções específicas de que precisamos para alcançar nosso alvo maior: a vida eterna.

CONCLUSÃO

A Bíblia é a autoridade religiosa. Especificamente,

o Novo Testamento é a aliança que está em vigor hoje. Por isso, o Novo Testamento deve ser para nós a fonte primária de informação e instrução. Você concorda com isto? Se concorda, então está pronto para a

próxima lição. ❖

1A palavra grega traduzida por “santo” ou “sagrado”

significa “colocado à parte para um propósito especial”. Quando ensino crianças, digo que “santo” significa “espe-cial”.

12Quando alguém morre, dizemos que “deu o último

suspiro” ou “expirou”. “Expirar” significar “respirar para fora”.

13Entre essas razões: o Antigo Testamento compreende

milhares de anos de história, enquanto que o Novo Testa-mento abrange menos de um século.

14Isto não quer dizer que não existam leis específicas no

Novo Testamento. Leis específicas – tanto positivas quanto negativas – são dadas no Novo Testamento, mas a ênfase está nos princípios que Deus espera que apliquemos em nossas vidas. Uma ilustração que uso é como lidamos com os filhos. Quando são pequenos, damos instruções específicas a eles quanto ao comportamento. À medida que crescem, dizemos: “Seja bom” e esperamos que apliquem o princípio geral àquilo que fazem.

15Discutiremos isto na lição 9.

16Os judeus eram (e são) os descendentes de Jacó, neto de

Abraão e Sara. Uma vez que o nome de Jacó foi mudado para Israel, a Bíblia também se refere a esse povo como israelitas. Ocasionalmente, por falarem a língua hebraica, são chamados hebreus na Bíblia.

17Veja também Jeremias 31:33, 34 e Hebreus 8:6–13.

18Sociedades diferentes têm maneiras diferentes de

publicar acordos legais. Em algumas, os acordos são lidos publicamente; em outras, são publicados nos jornais. Aparente-mente, a prática nos tempos bíblicos era afixar certos acordos num lugar público para anunciar a todos que o acordo fora cumprido e, portanto, não tinha mais força de lei. Essa parece ser a imagem usada por Paulo ao falar da dívida (do pecado) e das ordenanças ou decretos (que conscientizavam o homem do pecado), sendo “encravados na cruz”.

19O restante de Hebreus 9:15 explica que o sangue de

Jesus não somente salva os que estão sob a nova aliança, mastambém salvou os que estavam sob a velha aliança.

10A ilustração pode ser expandida. Por exemplo, depois

da morte de um homem, há geralmente “um período de prova” antes dos termos do testamento serem lidos e imple-mentados. Cinqüenta dias se passaram entre a morte de Jesus e a primeira vez que foram revelados os termos do Seu testamento. Jesus morreu durante a festa judaica da Páscoa (João 13:1). Cinqüenta dias depois, o primeiro sermão evangelístico foi pregado durante a festa judaica do Pentecoste (Atos 2:1, 14–40).

11“Gentios” são os não judeus. Por esta definição, sou um

gentio, e provavelmente você também.

12Os meninos judeus eram circuncidados como um rito

religioso ao oitavo dia de vida (Levítico 12:3).

13Veja 2 Coríntios 3:3, 7, 8; Romanos 7:4, 7.

14Alguns são repetidos palavra por palavra como no

Antigo Testamento; outros têm seus princípios citados. A maioria dos Dez Mandamentos envolvia valores básicos necessários em qualquer época. E nove foram incluídos na nova aliança que Deus fez com Seu povo.

15Discutiremos isto na lição 9.

Referências

Documentos relacionados

Lucas, com o evangelho que mostra a vida detalhada de Cristo e com este livro que mostra a historia da igreja que Cristo estabeleceu, é o autor que escreveu mais das ações no

No Velho Testamento, primeira grande divisão da Bíblia, há muitas profecias e figuras sobre Jesus, seu nascimento, sua vida, sua obra e sua morte na cruz; o Novo Testamento,

Há alguns rituais que lembram os tiques, como por exemplo, de pessoas que têm que dar uma batidinha ou raspar as paredes, mexem no queixo quando estão lendo, mordem os

Fruto do exaustivo trabalho da Comissão de Redacção, ao longo de quase sete anos, este livro vai em busca das origens (procurando as mesmas raízes, um novo terreno, e os

• O cliente/utente e o responsável, deverão assinar um contrato de alojamento e prestação de serviços com a Misericórdia, donde conste obrigatoriamente os serviços a prestar

O Tema-Livre é uma das atividades científicas do 11º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais e ocorre através do envio prévio de resumo para a

A Metodologia adotada pela equipe para elaboração proposições dos Mecanismos e procedimentos de controle social e dos instrumentos para o monitoramento e avaliação

A partir disso, o Laboratório de Ergonomia Anamaria de Moraes (LaErg) – FATEA iniciou um processo de tradução e automação de diversas ferramentas ergonômicas